Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

domingo, 24 de janeiro de 2010

POLIGAMIA 05 - a ilegalidade - parte1


                                                                                                                    POSTERIOR
 
A ILEGALIDADE DA POLIGAMIA 
parte 1

Polígamos em uniformes listrados de prisão, incluindo George Q. Cannon (ao centro, com bengala), William Gimbert Saunders (segundo à direita), e William Morley Black (à direita de Cannon com barba branca). Esses homens também eram conhecidos como "prisioneiros da consciência."

Nota: a foto é de um manual de lições complementares SUD intitulado My Kingdom Shall Roll Forth: Readings In Church History, 1979. As páginas 53-60 falam sobre a poligamia.

Por que essas pessoas, incluindo o primeiro conselheiro da Presidência, George Q. Cannon, estavam na prisão por praticarem poligamia?


Por que estes cartazes foram feitos com os líderes da Igreja mórmon? 


A poligamia sempre foi ilegal, independente de quando e onde os mórmons a praticassem. Era ilegal também no Canadá e no México, pois estes países apenas reconheciam os casamentos que eram legais na terra natal da pessoa.

John Taylor, terceiro presidente da igreja, alegou que acreditava em manter todas as leis dos Estados Unidos "exceto uma" - ou seja, "A lei em relação à poligamia." (Journal of Discourses, vol. 20, página 317).

A maioria dos casamentos polígamos de Joseph Smith aconteceu em Illinois, no início dos anos 1840. A Lei de Illinois anti- bigamia foi promulgada em 12 de fevereiro de 1833, e indicava claramente que a poligamia era ilegal. Lê-se:

"Sec. 121. Bigamia consiste em ter duas mulheres ou dois maridos ao mesmo tempo, sabendo que o ex-marido ou a esposa ainda está viva. Se qualquer pessoa ou pessoas dentro deste Estado, sendo casado, ou que deve se casar, em qualquer momento se casar com qualquer pessoa ou pessoas, e o ex-marido ou a esposa estiverem vivos, a pessoa agressora deve, em caso de condenação, ser punida com uma multa não superior a mil dólares, e presa na penitenciária não mais do que dois anos.

“... e quando esse segundo casamento ocorrer em outro estado, a coabitação neste estado após o segundo casamento será incriminado por cometer o crime de bigamia, e o julgamento neste caso, pode ocorrer no município onde a coabitação ocorreu." Revised Laws of Illinois, 1833, p.198-99
Imagem da The Revised Laws of Illinois, 1833

Entendemos, assim, porque Joseph Smith, em 25 de maio de 1844, negou ter qualquer mulher que não fosse Emma Hale Smith. Ele foi indiciado por Willian Law (foto abaixo) sob a acusação de poligamia e adultério em 23 de maio de 1844:

"O casamento com as irmãs Lawrence tornou-se de conhecimento público quando William Law, segundo conselheiro na Primeira Presidência de Joseph, afastou-se do Profeta. Law, que conhecia a família Lawrence desde a sua conversão no Canadá, escolheu o casamento de Smith e Maria Lawrence como um caso para processar Smith por adultério. Em 23 de maio, ele entrou com uma ação contra o líder mórmon em Hancock Count Circuit Court, em Carthage, alegando que Smith tinha vivido com Maria Lawrence ‘em um estado aberto de adultério' a partir de 12 de outubro de 1843 até o dia do processo."

"Em resposta, Smith negou categoricamente a poligamia em um discurso proferido em 26 de maio: 'Que coisa é para um homem ser acusado de cometer adultério, e de ter seis esposas, quando eu posso ter apenas uma’. Como a poligamia era ilegal nos termos da legislação americana, Smith não tinha outra escolha senão repudiar abertamente tal prática. Mas como é frequente com as políticas secretas que são negados ao público, a credibilidade Smith viria a sofrer."

"Realisticamente, ele deve ter entendido que trinta e três ou mais casamentos não poderiam ser mantidos em segredo para sempre, e que, quando se tornassem conhecidos, a distância entre suas declarações públicas e sua prática privada iria voltar para assombrá-lo." In Sacred Loneliness por Todd Compton, pp. 476-477.

Assim, vemos que Joseph Smith não só cometeu os crimes de bigamia e adultério, mas também mentiu sobre isso. Foi essa negação em maio de 1844, que iniciou o movimento que levaria à morte de Smith, um mês depois.

A POLIGAMIA NUNCA FOI LEGAL - NEM MESMO NO TERRITÓRIO DE UTAH

O casamento é um contrato legal entre um homem e uma mulher. Todos os mórmons casados que imigraram para Utah, em 1847, tinham sido casados sob as leis civis dos seus respectivos estados, e cada um desses estados tinha leis contra a bigamia, tornando assim a monogamia a lei "comum".

A razão pela qual Brigham Young optou por mudar para Utah, ao invés de Oregon, Califórnia, ou Texas como alguns SUDs sugeriram, foi porque Utah era uma região desabitada, uma "terra de ninguém". No entanto, a área era legalmente território mexicano e a poligamia era ilegal no México.

Utah tornou-se território americano em 1848, logo após a Guerra do México, e assim todos os cidadãos que viviam nele sujeitavam-se à legislação comum da nação, incluindo as leis do casamento.

Uma vez em Utah, Young tentou estabelecer o "território de Deseret," e explorar a área como uma teocracia sob a "Lei do Senhor", que incluía o casamento plural e expiação de sangue. No entanto, o Congresso rejeitou a tentativa de Young, e em 1850 a área foi oficialmente estabelecida como Território de Utah, com políticos territoriais nomeados por Washington DC. O presidente Millard Fillmore indicou Young como governador.

Assim, a poligamia tornou-se ilegal sob as leis comuns americanas em 1850, mas, uma vez que a poligamia era também ilegal sob as leis mexicanas, nunca houve uma época em que a poligamia fosse legal em Utah.

O Ato Federal Morrill de 1862 não foi a primeira lei que tornou ilegal a bigamia, mas foi a primeira lei que especificamente reforçou as  leis anti- bigamia estaduais existentes. Ela foi promulgada especificamente para fechar a “lacuna" que os mórmons equivocadamente acreditavam estar usando. Além desta lei, houve a decisão de 1879 de Scouts Reynolds, e a Lei 1882 de Edmunds, todas reafirmando a ilegalidade dos "casamentos plurais" SUDs.

Mesmo após a aprovação do Ato Morrill, a igreja mórmon continuou a praticar a poligamia, a violar a lei por mais meio século, e repetidamente desafiou as leis.

Infelizmente, quem afirma que "os mórmons que praticavam a poligamia pararam quando ela foi declarada ilegal" está mal informado ou desvirtua a verdade.

Quando Ann Eliza Webb (foto ao lado) pediu o "divórcio" de Brigham Young e o processou exigindo pensão alimentícia, em 1877 mostra que a poligamia era ainda praticada.  

Young arguiu,de forma bem sucedida, que seu relacionamento era "uma questão eclesiástica, e não uma questão jurídica", e com razão, o juiz determinou que uma vez que nunca houve qualquer casamento legal, Webb não podia pedir o divórcio nem processar Young.

Uma vez que o próprio Young admitiu que os seus "casamentos plurais" não eram casamentos legais, significa que nenhum outro "casamento plural" mórmon era um casamento legal em qualquer momento.  

As licenças de casamento legal nunca foram pedidas nem concedidas, e cada criança nascida de um "casamento plural mórmon " era ilegítima - ou seja, não nascia em um casamento legal.

Em 1878, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos confirmou a condenação de um mórmon no âmbito federal proibindo a bigamia, contra a alegação de que a lei violava a Primeira Emenda que concede o direito à liberdade de religião, entre outras coisas.

Ao fazê-lo, o Tribunal constatou que a poligamia:

"sempre foi odiosa entre as nações do norte e oeste da Europa e, até o estabelecimento da Igreja mórmon, era quase exclusivamente uma característica da vida dos asiáticos e dos povos africanos."

Mesmo que você só veja publicações SUD, o manual do sacerdócio utilizado em 2006 diz que a poligamia era ilegal em 1881. Assim, a igreja admite que seus membros a praticaram ilegalmente por pelo menos 9 anos. Na realidade, todo o tempo que os membros praticaram a poligamia, esta era ilegal, mesmo no primeiro casamento polígamo de Joseph, em 1833.

O PRESIDENTE LORENZO SNOW ADMITE QUE A POLIGAMIA ERA ILEGAL ANTES DE 1843.

O depoimento de Lorenzo Snow (foto ao lado) no processo "Caso do Lote doTemplo", pp. 320-322:

"Um homem que violou esta lei em Doutrina e Convênios, edição de 1835, até a aceitação daquela revelação por parte da Igreja, violou a lei da igreja se ele praticou o casamento plural. Sim senhor, ele teria sido expulso da igreja, eu acho que eu deveria ser [expulso] se eu tivesse [praticado a poligamia].

“Antes da revelação de 1843, se um homem se casasse com mais mulheres além da que estava vivendo com ele, ao mesmo tempo, ele teria sido expulso da igreja. Teria sido adultério sob as leis da igreja e sob as leis do Estado também."

Joseph tomou muitas esposas plurais em segredo até 1843. E a poligamia era ilegal antes deste ano, como o Presidente Snow declarou, assim como o era após 1843.

OS ESFORÇOS DA IGREJA PARA ENGANAR O GOVERNO AMERICANO

Os Santos fizeram o que podiam para escapar dos deputados federais. Kimball Young (foto ao lado) dá esta informação:

"Além de nomes falsos, disfarces e ardis, todo um sistema de coleta de informação, sinalização e informantes locais foi desenvolvido. Por exemplo, as autoridades da Igreja passavam as informações para as comunidades menores sobre os movimentos dos deputados federais de Salt Lake City, na direção de qualquer cidade". (Isn't One Wife Enough? página 396).

Wilford Woodruff (ao lado), que se tornou o quarto presidente da igreja, tinha um guarda armado para protegê-lo. Em uma carta escrita em 1887, Woodruff explicou:

"Tenho um homem grande e corpulento que vai comigo a cada ____ [onde?] noite e dia. [Ele] carrega 2 pistolas e uma arma de tambor de tiro duplo e disse que ele vai disparar nas autoridades se elas vierem me levar. (Não diga isso a ninguém) por isso estou ____ bem vigiado... " (Carta de Wilford Woodruff a Miss Nellie Atkin, datada de 3 de setembro de 1887, cópia de microfilme do original).

Por volta de 1890, os líderes da igreja estavam usando o suborno para impedir o governo de prendê-los. Sob as datas de 17 e 18 de outubro de 1890, o apóstolo Abraham H. Cannon (foto ao lado), filho de George Q. Cannon, registrou o seguinte em seu diário:

"Tio Davi chegou por volta do meio-dia e me disse ... uma autoridade ... disse-lhe que havia documentos para a minha prisão ... eu coloquei Chas H. Wilcken para investigar ... irmão Wilcken veio e me informou que ele havia subornado Doyle, e tinha conseguido a sua promessa que eu não seria molestado, nem qualquer outra pessoa, sem ser dado um aviso prévio por eles, com tempo suficiente para escaparmos, e conseguiria que as testemunhas ficassem caladas. Ele deu ao irmão Wilcken os nomes de cerca de 51 pessoas que ele pretendia prender ... Um mensageiro foi enviado, portanto, para dar o alerta a essas pessoas. Assim, com um pouco de dinheiro, um canal de comunicação é mantido aberto entre os escritórios do governo e os membros da Igreja sofrimento e perseguidos."

A POLIGAMIA CONTRADIZ AS REGRAS DE FÉ.

"Cremos na submissão a reis, presidentes, governantes e magistrados; na obediência, honra e manutenção da lei." - Artigo 12 das Regras de Fé, escrito pelo Profeta Joseph Smith.

A prática da poligamia era contra a lei, conforme foi descrito acima. Assim, como a Igreja afirma que um dos seus princípios fundamentais é a obedecer às leis da terra?

Gordon B. Hinckley (foto ao lado) disse sobre os fundamentalistas que praticam a poligamia hoje:

“Gostaria de afirmar categoricamente que esta Igreja não tem nada a ver com aqueles que praticam a poligamia. Eles não são membros desta Igreja. A maioria deles nunca foram membros.

“Eles estão em violação à lei civil. Eles sabem que estão em desacordo com a lei. Eles estão sujeitos à penalidades. A Igreja, naturalmente, não tem qualquer competência nesta matéria.

“Se algum dos nossos membros for descoberto praticando o casamento plural, ele será excomungado, a pena mais grave que a Igreja pode impor. Aqueles envolvidos não estão apenas  violando diretamente a lei civil, estão violando a lei desta Igreja.

“Um artigo de nossa fé está vinculada a nós. Afirma: ‘Cremos na submissão a reis, presidentes, governantes e magistrados; na obediência, honra e manutenção da lei’. Uma pessoa não pode obedecer a lei e desobedecê-la ao mesmo tempo.

Se o Presidente Hinckley pode condenar pessoas que praticam a poligamia hoje, pois estão contra as leis civis, então como os SUDs que praticaram a poligamia em 1800 podem ser  justificados quando eles também estavam contra as leis civis?

ALGUMAS QUESTÕES SEM RESPOSTA:

A legislação do país estava bem clara contra a poligamia, mais especificamente a partir de 1862. Por que Deus esperaria até 1890 para revelar a Wilford Woodruff que era necessário que a Igreja cumprisse as leis da terra, se esta lei já estava em vigor há mais de 40 anos?

E se Deus disse à Woodruff para obedecer as leis do país em 1890, então por que Woodruff casou-se com a “esposa plural" Lydia Mountford em 1897?

Por que outras autoridades gerais SUD autorizaram secretamente dezenas de outros "casamentos plurais" entre 1890 e pelo menos 1906?

Por que o presidente da igreja mórmon Joseph F. Smith foi acusado de coabitação ilegal e multado em US $ 300, em 1906?

O que devemos ter em mente é que a revelação de Joseph Smith sobre o "casamento celestial", que instituiu e autorizou o "casamento plural", já foi dada em contradição às escrituras prévias e à lei do país. Como seria possível essa contradição de Deus, ao “obrigar” que seus servos ensinassem e praticassem a poligamia?

Se a prática da poligamia estava errada, então por que Joseph Smith dizia aos seus seguidores que Deus mandou um anjo com uma espada para ameaçá-lo de morte, caso ele não a praticasse?

IR PARA SUMÁRIO

6 comentários:

  1. Obrigada Débora.

    E qualquer sugestão para melhorar este blog será bem-vinda.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Engraçado........desde que o mundo existe só os machos tem essa regalia sexual. Que Deus é esse? PARCIAL, QUE OPRIME SUAS FILHAS E A EXPÕE EM HUMILHAÇÕES..........Quero um Deus imparcial que trata pessoas com direitos, deveres e necessidades iguais

    ResponderExcluir
  3. Maria Angélica

    Entendo perfeitamente. E creio que na igreja SUD você jamais encontrará esse deus...

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com o que li.
    Fui mormon por 5 anos de minha vida e em todas as alas/estacas onde morei e entrei em contato com a igreja, encontrei muitos homens inspirados por deus que pregavam no domingo que devíamos respeitar as leis de deus e dos homens, mas no sábado enchiam kombis com adolescentes, para irmos para um retiro em um sítio, mas quando passávamos na polícia rodoviária, na estrada, mandavam que nos abaixássemos para que a polícia não visse a superlotação.
    Com relação a bigamia, a melhor explicação que nos davam era que ficavam muitas mulheres com crianças sem pai de família, que eram mortos devido a perseguição sofrida pela igreja, e por isso os homens que tinham melhor condição financeira adotavam essas famílias.
    Agora, nunca nos explicaram porque as mulheres "adotadas" tinham que pagar sua adoção com sexo, em verdadeiras orgias de harens típicas de sheikes...
    Na realidade eles se aproveitavam das viúvas não terem condições de se sustentar e as usavam como simples prostitutas, como o proprio Brigham Young falou, no seu texto.
    Muito obrigado pelo texto claro, correto e pela pesquisa imensa que voce fez. Parabéns, seu blog já está nos meus favoritos...

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Roberto.

    E NUNCA houve falta de homens em Utah, muito pelo contrário...

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.