Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

JOSEPH SMITH E A POLIGAMIA 01- convencendo as mulheres


CONVENCENDO AS MULHERES À POLIGAMIA

Além da ilegalidade da poligamia (veja AQUI), um grande obstáculo à sua prática era convencer as mulheres que isso era correto diante de Deus. Afinal, as escrituras mórmons, como o Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios da época condenavam a poligamia (veja AQUI).

Evidentemente Smith apelou à nova revelação e à prática da poligamia no Antigo Testamento como justificativa para "restaurar" o princípio no seu dia, e relacionou-a à exaltação eterna.  Sobre isso, o próprio Joseph disse:

"O mesmo Deus que até agora ditou-me, dirigiu-me e fortaleceu-me neste trabalho, deu-me essa revelação e mandamento sobre o matrimônio celestial e plural, e o mesmo Deus me ordenou a obedecê-lo. Ele disse-me que se eu não o aceitasse, introduzisse e praticasse, eu, juntamente com o meu povo, seríamos  amaldiçoados e destruídos. Temos que observá-lo. É um princípio eterno e foi dado por meio de mandamento e não na forma de instrução." Prophet Joseph Smith, Contributor, Vol. 5, p. 259

Um outro argumento usado por Smith foi o da salvação não só da esposa plural, mas de toda a famíla dela. Richard Bushman comentou:

“Joseph disse à uma mulher que se ela se submetesse ao casamento plural, estaria ‘garantindo a sua salvação eterna e a exaltação da casa de seu pai, e de todos os seus parentes’." (Joseph Smith: Rough Rolling Stone, pp. 438-439).

De fato, como os ensinamentos da igreja endossavam que Joseph recebia visitações angelicais, seria difícil discutir tais afirmações. Em uma publicação recente, lê-se o que sempre foi dito e ensinado na igreja SUD:

"É verdade que o Profeta Joseph Smith foi visitado por muitos mensageiros celestiais que ajudaram a inaugurar esta dispensação final.

"Os Santos dos Últimos Dias são abençoados através da grande fé do Profeta Joseph Smith e sua missão, que abriu as janelas do céu. Ele era o agente preordenado através do qual a comunhão com os céus e o ministério terreno de anjos foram retomadas de forma grandiosa.

"Pela fé, suas fraquezas tornaram-se fortes, e ele nobremente cumpriu sua grande missão predestinada, porque mensageiros celestiais eram seus guias." Publicação SUD " Ensign", outubro 1994, página 62

Os mórmons aceitam a história de Joseph Smith conversava diretamente com Deus, o Pai e Jesus Cristo, assim como a visita do anjo Moroni e de outros anjos.

Portanto, para os SUDs não é difícil aceitar que Joseph Smith também testemunhou um outro visitante angélico, aquele que veio a ele várias vezes para comandá-lo a ensinar um mandamento e princípio eterno. 

Assim, o testemunho de Joseph Smith a respeito deste mensageiro celeste é tão aceitável como as histórias que ele contou sobre as visitas do anjo Moroni.

"Quando esse princípio [poligamia] foi revelado ao profeta Joseph Smith ... ele não vacilou, mas apenas quando um anjo de Deus, com uma espada flamejante, ficou diante dele, e ordenou que ele deveria entrar na prática deste princípio ou ele seria totalmente destruído ou rejeitado, que ele decidiu revelar e estabelecer esta doutrina."  Prophet Joseph F. Smith, "Plural Marriage for the Righteous Only-Obedience Imperative-Blessings Resulting", Journal of Discourses, Vol.20, p.28 - p.29

"Joseph foi ordenado a tomar mais esposas e esperou até que um anjo com uma espada flamejante diante dele declarasse que se ele demorasse mais a cumprir este mandamento, iria matá-lo." Hyrum Smith, Elder Benjamin F. Johnson's Letter to George S. Gibbs, 1903


"...Ele pregou a poligamia, e ele não só a pregava mas também a praticava. Eu sou uma testemunha viva disso. Foi dada à ele antes que ele a desse à Igreja. Um anjo veio a ele e, na última vez, veio com uma espada flamejante em sua mão e disse a Joseph que se ele não entrasse nesse princípio, ele iria matá-lo." - Sister Mary Lightner, Address to Brigham Young University, April 14th, 1905, BYU Archives and Manuscripts. Also See: http://www.ldshistory.net/pc/merlbyu.htm

"Seu irmão Hyrum disse-me: ‘Agora, irmão Benjamim, você sabe que o irmão Joseph não aprovaria isto se não fosse do Senhor. O Senhor revelou isto ao irmão Joseph há muito tempo, e ele deixou isso de lado até que o Anjo do Senhor veio à ele, com uma espada flamejante, e lhe disse que ele seria morto se não fosse adiante e cumprisse a lei.’ Ele disse à minha irmã para não ter medo, e então selou a minha irmã, Almira ao Profeta.


"Logo depois disso ele foi à minha casa novamente, onde ocupou o quarto e a cama da minha irmã Almira, também  pediu por minha irmã mais nova, Esther M. Eu disse-lhe que ela estava prometida em casamento ao irmão da minha esposa. Ele disse: ‘Bem, deixe-os casar, pois tudo dará certo’." - Joseph Smith's personal secretary and church patriarch, Elder Benjamin F. Johnson, My Life's Review

"O Profeta Joseph Smith, aqui e acolá, explicou-me a doutrina da pluralidade das esposas. Ele disse que o Senhor tinha revelado isto a ele, e lhe ordenou que tivesse mulheres seladas à ele como esposas. Que ele previu o problema que se seguiria, e procurou afastar-se do mandamento. Que um anjo do céu, em seguida, apareceu diante dele com uma espada flamejante, ameaçando-o com a destruição, a menos que ele fosse em frente e cumprisse o mandamento.

"Ele ainda disse que a minha irmã, Eliza R. Snow, havia sido selada a ele como sua esposa para o tempo e a eternidade. Disse-me que o Senhor abriria o caminho, e eu deveria ter mulheres seladas à mim como esposas. Essa conversa  prolongou-se, penso eu, por uma hora ou mais, em que ele me disse muitas coisas importantes.

"Eu declaro solenemente diante de Deus e dos santos anjos, e como eu espero estar presente na manhã da ressurreição, que a afirmação acima é verdadeira." Prophet Lorenzo R. Snow, sworn affidavit. Also See: http://www.mormons.org.uk/celest.htm

" Zina, de 19 anos de idade, permaneceu em conflito até que um dia, em outubro, aparentemente Joseph mandou [o irmão mais velho] Dimick até ela com uma mensagem: um anjo com uma espada flamejante tinha ficado em frente de Smith e disse-lhe que se ele não estabelecesse a poligamia, ele iria perder ‘a sua posição e sua vida’. Zina, confrontada com a responsabilidade de sua posição como profeta, e talvez até mesmo sua vida, finalmente concordou." (In Sacred Loneliness, page 80-81)


Vários casos também foram documentados onde a fraude e a coerção foram utilizadas para induzir o casamento plural. (Ostling, Richard and Joan (1999), Mormon America, Harper Collins .pp. 60-63).

Um exemplo utilizado por Joseph Smith era a ameaça, a algumas esposas potenciais, de condenação eterna se elas não consentissem em serem suas esposas (Compton, Todd (1997), In Sacred Loneliness: The Plural Wives of Joseph Smith, Salt Lake City, UT: Signature Books)

Em 1893, o membro casado da igreja mórmon, John D. Miles, viajou para a Inglaterra e propôs casamento a Caroline Owens, assegurando-lhe que ele não era polígamo. Ela retornou para Utah e participou do casamento, apenas para descobrir logo após a cerimônia que Miles já era casado.  

Ela fugiu, mas Miles caçou-a e a estuprou. Ela acabou fugindo, e moveu ação contra a Miles, que chegou à Suprema Corte e se tornou um caso importante na jurisprudência da poligamia. (Gage, Matilda Joslyn (1972), Woman, Church, and State: A Historical Account of the Status of Woman Through the Christian Ages, With Reminiscences of the Matriarchate, Arno)

Ann Eliza Young, a décima nona esposa de Brigham Young, afirmou que ele a coagiu a casar-se com ele, ameaçando uma ruína financeira para seu irmão (Young, Ann Eliza (1876), Wife no.19, or the story of a life in bondage., pp. 440-454)

Algumas questões a ponderar:

1. O livre arbítrio de Smith importava ao Pai Celestial?

2. Por que o anjo ameaçador não aparecem para outros (ou seja, para as mulheres, inclusive à Emma), mas apenas para Smith?

3. O livre arbítrio das mulheres importava à Smith ou ao Pai Celestial?

4. Se Smith foia enviado para estabelecer uma lei, por que ele não o fez claramente? Por que ele não solicitou ao governo uma petição legal, arguiu perante o judiciário, e cuidou de alguns dos passos difíceis e necessários para estabelecer essa lei?

5. Como é possível que a salvação de um pai seja assegurada pelo casamento de sua filha com Smith, se isso contraria os Artigos de Fé?

6. Smith previu que a poligamia poderia causar problemas, mas Deus, que deu este mandamento, não o fez?


IR PARA SUMÁRIO

10 comentários:

  1. Amiga Investigadora!!!

    Infelizmente as verdades devem ser ditas!! isso nos causa dor e revolta, uma covardia!!

    Em minhas razões éticas me transfiguro apra essas mulheres e posso sentir sua dor .. um Estupro!!

    Infelizmente o "homem é lobo do próprio homem", tudo gira em torno do Sexo??

    Porque nao nos apegamos somente a essência do Cristianismo?? Somente na ética passada por Cristo?? Amor e Perdão??

    A Igreja tem uma diida muito grande com a sociedade e em especial às mulheres.. Não digo às que gostem de orgias e sexo "bizzaro", mas sim as que são de fato mulheres e na sublime manifestação divina da natureza.. para mim a maior concepção de Deus - Força, Serenidade, Amor, Beleza...

    Tive mãe, tenho irmã, esposa e posso um dia ter uma filha... que Deus é esse que permite tal violência contra as pessoas que me dão razão à vida.. Nasci de uma Mulher me Relaciono com uma Mulher e divido minha herança familiar com uma Mulher.. sou eu melhor?? tenho o direito de esuprar??

    Desculpe o desabafo!! e talvez termos vulgares, mas o assunto é muito pessado.. Nào em termos de religião, mas em termos sociais..

    Abraços,

    Salomão Lopes

    ResponderExcluir
  2. Salomão

    Não se preocupe, sua indignação é partilhada por muitos! Se puder, leia também sobre os sofrimentos das mulheres no casamento polígamo.

    Mas o que mais impressiona, de fato, é que muitas mulheres no mormonismo aceitam, com resignação, que se exaltadas dividirão seu esposo com várias mulheres.

    Particularmente, creio ser muita falta de auto-estima.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Olá pesquisadora,
    Aqui estou eu mais uma vez, para tornar publico a minha indignação.
    Com respeito a esse homem. Li os três artigos sobre a poliandria e senti nojo!Também li esse sobre “convencendo as mulheres” e só posso dizer uma coisa :Revolta!
    Realmente,onde está o livre-arbítrio em tudo isso? E as pobres mulheres? A senhora Pratt foi uma heroína,mas infelizmente foi injustiçada.E aquela outra que rolou na mão do Joe,do Kimball e depois do Young,Caracas!! Agora eu sei porque sempre surgiam os “APOSTATAS” claro,com todo esse desrespeito,com toda essa manipulação!
    Já li vários artigos aqui em seu blog,mas agora estou lendo por temas. Não tenho mais vontade de ir para a igreja. Não confio em mais ninguém. É muita sujeira para colocar debaixo do tapete!
    Bem, em outra ocasião vc tinha me desejado um feliz natal,agradeço ,mas o legal foi estar com a família,como sempre.Mas Natal para mim já era!!!Nem sei mais no que acreditar! E eu que criticava o Edir Macedo com sua IURD...
    É,uns gostam de dinheiro..outros gostam de muitas mulheres! E outros gostam de muito dinheiro,muitas mulheres e poder!
    Bem,vamos continuar a leitura de seus artigos,estão interessantes e com base.
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Investigando

    Entendo seus sentimentos, e como já disse, passei pr todos eles: indignação, nojo, inconformação, etc etc etc.

    Mas uma hora você vai encntrar a paz por saber a verdade, tenho certeza. É o que realmente desejo à você!

    E o amor ainda existe. Apenas procure-o nos lugares certos.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Estou tão indignado que cometi um pequeno erro..
    É investigadora e nao "pesquisadora" apesar de que vc pesquisa pra caramba :)(vc tem a liberdade para mudar,ok?)
    O duro é: Onde está a verdade agora? Se formos ver,a biblia não deixa de ser um livro bastante confuso. Muita matança!Muita injustiça etc.
    Estou me sentindo um órfão!!! tem q dar risada,né? O duro que foram 26 anos e 5 meses..a "brainwashed" foi tanta que se fosse para lavar o meu cerebro,teria que usar ácido!!
    Mas muito obrigado pela força! Ainda vou comentar mais em seu blog,sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  6. Investigando

    Muita calma, muita calma. o priemiro e maior passo, que é reconhecer a realidade, você já deu.

    Não tente apressar as coisas, tudo tem seu tempo de maturação. É como umluto: há momentos, de dor, depois raiva, depois inconformação, e um momento, de aceitação.

    Esse momento chegará. E esses sentimentos também existirão, mas em uma escala muito, muito menor.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. "Até que a morte os separe" frase usada no casamento civil.(lei 6015/12/73 art. 1515-1516)
    libera o casamento civil por um ECLESIÁSTICO ou ministro religioso. ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE.
    os casamentos feitos na terra, dentro de igrejas que sejam com poderes civis justificam
    para sociedade e leis da terra por direito até o fim da vida mortal. Se alguém casar nesse
    ato o vigor desta lei feitas por homens servem ate a morte como fala a lei a pessoa autorizada
    por ela o poder conferido até a morte. Significa que depois de morrer não há lei. É vencida minha certidão de casamento. (caso a pessoa acredite em vida após a morte) . É como um contrato que precisa ser renovado após a morte. Vamos na bíblia;
    E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.Mateus 16:19
    Mas as leis da terra só liga até a morte.
    R: Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.Mateus 22:30
    Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus.Marcos 12:25
    Em Mateus e Marcos cristo ensina veja o restante da parábola
    Mais cuidado.
    E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?
    Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
    Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
    Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
    E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis Mateus 13: 10-14

    SE NÃO CASAR PARA ETERNIDADE NÃO TERA SUA ESPOSA.
    Como na lei em que vivemos

    Obs: o que você acha errado as coisas sagradas são escondidas de satanás não dos homens. Onde esta a ilusão nisto.voce não gostaria de esconder seus filhos das coisa ruins da vida, drogas,álcool, doenças,calunias e etc. pense nisso. Sobre o novo nome... se você foi no templo te desafio fala ai o seu o verdadeiro nome me conta .. abri o jogo .. e ta na bíblia
    Apocalipse 2:17 leia. E verdade......

    ResponderExcluir
  8. Renato

    Tua cabeça está mesmo uma confusào só, né? Usando escrituras que negam haver casamento depois da ressurreição, exatamente um dos princípios do milênio para os SUDs....

    Enfim... o nome que TODAS AS MULHERES QUE FORAM NO TEMPLO NAQUELE DIA, EM TODAS AS SESSÕES, receberam foi MÍRIAN.

    Todas, todas as mulheres daquele dia = Mírian

    Vai ser uma confusão...

    Abra sua cabeça e estude um pouco. Vejo que tuas idéias estão totalmente desconexas, e aqui, neste tópico, falo sobre COMO JOSEPH SMITH FAZIA BULLYNG ESPIRITUAL para conseguir esposas.

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  9. Incrivel alguem seguir um cara que afirma receber revelações do proprio Deus e comete os mais horriveis crimes contra a humanidade e a fé!
    Joseph Smith foi (e ainda é) o pior inimigo daqueles que buscam ter paz com Deus!
    Parabéns pelo Fantastico trabalho neste Blog!
    Magnifico!

    ResponderExcluir
  10. Guerreiro

    Obrigada. Infelizmente, MUITOS membros da igreja SUD desconhecem esses fatos, e quando os vêem, dizem que são artimanhas do "inimigo".

    Maior cego é aquele que nào quer ver, não é?

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.