Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

SIMBOLOGIA E CONSTRUÇÕES SUD - parte 2


PRÉVIO                                                                                                             POSTERIOR
 TEMPLO DE SALT LAKE: OUTRAS EXPLICAÇÕES PARA OS SÍMBOLOS



Texto extraído e adaptado de Apocalink


Situado no centro de Salt Lake City, Utah, O templo da praça é o centro espiritual, cultural e administrativo da fé SUD. 


Este lote de dez hectares de terra inclui um templo (figura abaixo), uma tenda em forma de abóbada e numerosos edifícios, monumentos e memoriais. 
 image


Porém, uma olhada detalhada nas estruturas irá revelar a presença de ocultismo, paganismo e símbolos maçônicos. Certamente um estudo mais profundo desses motivos contribui para a controvérsia a respeito do mormonismo. 



Um pessoa que visite o espaço religioso se encontrará rodeado de símbolos esotericamente associado com o antigo paganismo. Por que esses símbolos encontram-se em edifícios supostamente cristãos?

O TEMPLO



O Templo é a peça central da Praça e atua como o coração da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
image
O próprio edifício é grande e imponente e cercado com muitas esculturas. Diz-se que é para ter as mesmas funções do antigo Templo de Jerusalém. Embora esta não seja uma versão correta, vamos nos concentrar nos símbolos existentes na estrutura deste templo.



O exterior do templo contém inúmeros símbolos que não são apenas resquícios do paganismo antigo, mas ainda usados por diferentes religiões ocultistas e pela maçonaria, conforma discutido AQUI


A seguir, faremos uma análise destes símbolos à luz das religiões pagãs.


1 - PENTAGRAMA INVERTIDO

image


Este símbolo é encontrado ao redor do Templo, acima das portas frontais e acima das janelas, em seu arco superior, nos lados norte e sul.



O pentagrama foi originalmente símbolo da deusa romana Vênus foi associado a diversas divindades e cultuado por diversas culturas. 


Trata-se de um dos símbolos pagãos mais utilizados na magia cerimonial, pois representa os quatro elementos (água, terra, fogo e ar) coordenados pelo espírito (quinto elemento). Significa o redomínio do espírito divino sobre a natureza inferior do homem.



Como um talismã, é uma proteção contra espíritos malígnos, sendo considerado muito eficiente.


Por outro lado, muitas pessoas que se intitulam satanistas usam o Pentagrama invertido (com duas pontas para cima), afirmando significar exatamente o oposto do pentagrama normal: o triunfo da Matéria sobre o Espírito.



Porém, originalmente, o pentagrama com duas pontas para cima já aparecia no paganismo pré-cristão, como um dos símbolos da Grande Mãe (pela semelhança com um canal vaginal, um útero e duas tubas uterinas). Assim, o pentagrama invertido possui significados paralelos (CHEVALIER, Jean e Gheerbrandt, Alain. Dicionário de Símbolos - Mitos, sonhos costumes, gestos, formas figuras, cores números).


Portanto, Levi, da maçonaria, não foi o primeiro a usar o pentagrama invertido, como se acredita popularmente.



image

Renderização do pentagrama de Eliphas, usado por Levi, tanto para cima como invertido. 


Vejamos uma das explicações para o pentagrama: 


"O pentagrama com a ponta para cima repele o mal, mas um pentagrama invertido, com dois pontos para cima, é um símbolo do diabo e atrai forças sinistras, porque está de cabeça para baixo e porque é o número 2. Ele representa o grande sabbath das bruxas, e os dois pontos para cima são os chifres de um bode."
(Richard Cavendish, The Black Arts, New York: Capricorn Books, 1967).


Porém, nem todos concordam com esta explicação:



"No simbolismo, uma figura invertida sempre significa um poder pervertido. A pessoa ignorante nem sequer suspeita as propriedades ocultas destes simbolos emblemáticos ".
(Manly P. Hall, ensinos secretos de todas as eras)


2 - SOL, LUA E ESTRELAS


image
image


As pedras das paredes do templo tem o Sol, as fases da lua e as estrelas (na forma de pentagramas invertidos). Esses três corpos celestes podem ser encontrados em antigos templos pagãos e seu uso pode ser comparados até mesmo nos tempos de adoração a Baal.
 
Algumas religiões ocultistas e ordens, como a maçonaria, têm preservado os símbolos e usam-nos em seus próprios monumentos (veja mais sobre simbologia maçônica na Wikipedia).



3 - O ''OLHO QUE TUDO VÊ''


image

As representações do que hoje conhecemos como "O Olho que Tudo Vê" tiveram sua origem na mitologia Egípcia, com o Olho de Órus.



Olho de Hórus ou 'Udyat'  significa proteção e poder, e está relacionado à divindade Hórus. Este era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas.

Segundo a mitologia, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol. Durante uma luta, o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe dava visão total. Foi colocada, então, uma serpente sobre sua cabeça para aumentar sua visão. Depois da sua recuperação, Horus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth.

Portanto, era a união do olho humano com a visão do falcão, animal associado ao deus Hórus. Era usado, em vida, para afugentar o mau-olhado e, após a morte, contra o infortúnio do Além. Assim, superando o além, este símbolo de indestrutibilidade auxiliaria no renascimento, em virtude de suas crenças sobre a alma e a ressurreição dos corpos.


Em 1782, o Olho da Providência, com o formato que é atualmente conhecido foi adotado como parte do simbolismo no verso do Grande selo dos Estados Unidos da América (figura ao lado). Este selo é utilizado para autenticar determinados documentos emitidos pelo governo dos Estados Unidos. 

O Olho foi introduzido pelo comitê original do projeto em 1776 e foi desenvolvido de acordo com as sugestões do consultor artístico Pierre Eugene du Simitiere. 

A primeira referência maçônica oficial ao Olho está em O Monitoramento Maçônico por Thomas Smith Webb em 1797, alguns anos depois que o Grande Selo foi projetado. O uso Maçônico do Olho em geral não incorpora uma pirâmide, embora o triângulo seja incluído freqeentemente e interpretado como parte do símbolo.


 O Olho que Tudo Vê é um símbolo exibindo um olho cercado por raios de luz ou em glória, normalmente dentro de um triângulo. Costuma ser interpretado como a representação do olho de Deus observando a humanidade.


É cercado por glória e um véu. Ele provavelmente representa o processo iniciático da Igreja Mórmon, que é muito semelhante à maçonaria .

image


4 - CUMPRIMENTOS SECRETOS



image


Este, de fato, é um típico símbolo maçom, e como os maçons, os mórmons também tem apertos de mão secretos e senhas. 


Este aperto de mão está na fachada do templo e é semelhante ao retratado em apertos de mão maçônicos edifícios e monumentos como este:

image


No topo do aperto de mão tem a frase "Eu sou o Alfa e o Ômega", que foi tirada do Livro do Apocalipse. Pode ser traduzido como "Eu sou o começo e o fim".



O fato dela ser colocada na parte superior do aperto de mão, o símbolo que representa doutrina secreta maçônica, deve nos fazer pensar o que é o Alfa e o Omega?

5 - PIA BATISMAL PARA O TRABALHO VICÁRIO



image

Não apenas no templo de Salt Lake, mas em cada Templo Mórmon existe uma fonte batismal, montada nas costas de doze (ou seis) bois. 


Os mórmons dizem que esta é igual à pia que ficava na entrada do Templo de Salomão. Porém, esta pia era utilizada pelos sacerdotes para limparem-se do sangue de animais após o sacrifício de animais. Lembrando que no AT, o sacrifício de animais era pregado e executado com o intuito de preparar o povo para o sacrifício do Messias.



A pia da antiguidade, que ficava à vista de todos, nunca foi usada para batizar pessoas, e certamente não foi usada para o "batismo dos mortos", uma prática Mórmon conhecida. Veja mais informações AQUI.



Numerosos escândalos por causa desta prática de batismo pelos mortos apareceram, dentre eles as vítimas do holocausto e os nazistas que os executaram, assim como padres e papas da igreja Católica. Todos foram batizados sem o consentimento da família. 


Mais recentemente, a mãe de Barak Obama, que morreu de câncer, foi batizada pelos mórmons (novamente sem o  consentimento da famíla). 

IR PARA SUMÁRIO

16 comentários:

  1. vc ñ sabe nada sobre a igreja fica "viajando"em mitos se vc ter um pouquinho de conhecimentos de simbologia antiga vai ver que suas interpretaçoes estao erredas....ISSO NÃO PASSA DE INVEJA,ARROGANCIA E TUDO QUE IMAGINA....SE ARREPENDA...PROCURE OS MISSIONARIOS DA IGREJA VEM PRA "CÁ"ELA É A IGREJA DO SENHOR JESUS...

    ResponderExcluir
  2. lulu,a interpretacao,nao e da investigadora,vc leu mesmo??sao fatos comprovados,esta tudo com referencias,ja sei vc so consegue ler aquilo q lhe interessa,qt aos ataques pessoais,isso e tipico de mormon q nao tem argumentos,vc nao foge a regra,lulu bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu, como um membro ativo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias, não entendo o por que que varias pessoas , como o(a) autor(a) deste site, ao inves de aproveitar seu tempo livre para estudo das escrituras, e fortalecer seu espirito contra as armadilhas do inimigo, fica procurando defeito na igreja dos outros. Não sei a qual denominação religiosa vc pertence, mas com certeza não deve ser ensinado lá que as pessoas tem o seu livre arbitrio para escolher qual caminho seguirá. E tbm nao deve ensinar qu nos devemos respeitar as escolhas do nosso proximo! Seu argumentos nao tem fundamento, talvez se vc pesquisasse mais um pouquinho, saberia que um pentagrama é uma estrela DENTRO DE UM CÍRCULO!!!!!!!!!!!
    Se nao fosse assim os oficias do exercito, a bandeira do Brasil, E.U.A. e outros, seria pentagramas por conterem estrelas. Lendo a biblia voce saberia q o ceu se divide em 3 graus de gloria: Teleste, Terrestre e Celeste.
    A gloria do Celeste brilha como o SOL e não como bahal! A gloria do Terrerstre brilha como a lua. E a gloria do Teleste brilha como as estrelas. Saberia tambem que o que os SUDs precisam para entrar no templo é uma recomendação e não um aperto de mão secreto. "O olho q tudo vê"? Deus é onisciente e onipresente.
    Por favor, não pesso que mude de opinião, mas essa é minha fé e a de mais 13 milhões de pessoas. Só peço que a respeite. Respeitar não é aceitar. Só estou nesta igreja porque eu tive a corajem de perguntar sobre a verdade ao homem que a criou: Deus, o Pai. Eu me ajoelhei e orei.
    E perguntei ao Senhor se o que eu estava fazendo era certo. Se aquilo tudo que eu aprendi não era uma simples farsa. Leia Thiago 1:5. Ore irmão, pergunte a Deus se o que vc estah fazendo neste site eh certo. Mas não duvide de q Ele responderá a sua pergunta. Ele a responderá do mesmo jeito q responde às minhas. Você é um(a) filho(a) precioso(a) dEle. E Ele terá o mior prazer de responder a uma duvida sua. Tenha fé.
    Se ainda hover duvidas, não poste calunias e difamações neste site, procure por um missionario, uma amigo seu que seja da Igreja, ou qualquer outro membro. Se ele não souber responder, procure outro, ateh axar uma reposta te satisfaz. Busque a verdade, não tenha medo disso. Se o fizer, vc será um exemplo para o mundo, uma pessoa especial, pois o mundo precisa de pessoas assim. Perdoe-me se usei um tom grosseiro. Não sei quem vc eh, mas tenha certeza, que vc estará em minhas orações, para que voce axe oq procura, e para que um dia possamos nos encontrar, para vivermos para toda eternidade com o nosso Pai: Deus.
    abraços, obrigado por permitir que nós, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias, tenhamos o direito de defesa.

    ResponderExcluir
  4. ah! antes que eu eskeça:
    os 12 bois na pia batismal representam as 12 tribos de israel!
    abraço

    ResponderExcluir
  5. Wesley

    Trazer a verdade à tona nunca é perda de tempo.

    Julgar os outros, isso sim ;e perda de tempo: nào pertenço a nenhuma denminação religiosa, e não julgo, apenas exponho os fatos. Veja as fotos, meu caro!

    Respeito sua escolha, e expor o lado oculto e escondido da igreja SUD é uma prova disso: você agora, assim como quem buscar, poderá conhecer plenamente a igreja, e optar por continuar nela. Isso sim se chama livre-arbítrio!

    Quanto às suas observações:

    Pentagrama é uma estrela dentro de um círculo?????????? Onde vc viu isso????????????

    No dicionário:
    "Um pentagrama (do grego antigo πεντάγραμμος) é uma estrela composta por cinco retas e que possui cinco pontas. Na língua portuguesa, pentagrama significa uma palavra com cinco letras. Também é, em música, as cinco linhas paralelas que compõem a partitura."

    Portanto, penta = 5. E nada de círculo aqui.

    Se vc observar as fotos, verá que não apenas são pentagramas, mas estes estão INVERTIDOS, alguns ainda com a ponta inferior alongada.

    Belo símbolo, mas usado muito por satanistas. Veja as fotos, não há como negar!

    Estude, meu caro. Estude.

    O olho que tudo vê = é simbologia maçônia, e exite muito, mas muito antes dos mórmons a colocarem no templo. E foi um dos símbolos retirados da maçonaria. Por que vc nga os fatos?

    Os próprios mórmons e maçons sabem disso, e sabem da grande influência que a maçonaria teve nos membros. % dos primeiros presidentes da igreja eram maçons, inclusive JSmith. Tudo bem documentadinho.

    Estude, amigo!

    O aperto de mão - jamais disse que ele é necessário para entrar no templo! Realmente não sei onde vc leu isso. Inclusive há uma postagem aqui, neste blog, que fala o que é necessário para entrar no templo, inclusive com uma foto da recomendação.

    O fato e que PARA ENTRAR NO CÉU MÓRMON, VOCÊ PRECISA CONHECER TODOS OS TOQUES DE MÃO, estes sim ensinados dentro do templo mórmon. Senão o seu Deus não vai deixá-lo entrar. FATO!

    Não coloque palavras no meu blog que não foram escritas.

    Ao contrário, estude-o antes de escrever coisas que VOCÊ ACHA QUE.

    E para sua surpresa, no NT, não há os nomes terreste, teleste, etc. E a interpretação dos graus de glória está totalmente equivocada. Em breve colocarei uma tradução aqui sobre isso!

    Mas...você acha que o templo colocaria os pentagramas invertidos, usados por cultos satânicos, para representar o pior grau de glória???? Estranho, heim?

    Quanto à orar à deus: fiz isso por mais de 10 anos. Nunca tive resposta. Jejuei, orei, chorei, implorei por um testemunho e...nada.

    Quando sai da igreja, me senti tão bem, e desde então tenho sido muito abençoada! E tenho orado à Deus e tenho tido comfirmação, uma após a outra, de que o que faço é certo.

    Sabedoria, conhecimento. Todos com referências dos livros da sua igreja, com fotos.... um trabalho sério, e não de calúnias.

    Estude, mas estude seriamente!

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Investigadora,
    peço sua permissão para orar e jejuar por você.
    faço isso por que a amo, mesmo sem conhecê-la.
    Não sei por que vc quis se fastar da igreja, talvez agum mebro tenha tratado vc mal. Dê mais uma chance à Igreja... Procura por outra ala, outro membros, outros bispos... Converse com os missionarios. Mas saiba ouvir, nao fique soh falando e bombardeando. Espere pelas explicaçoes,e faça isso em espirito de oração. Ore, ore, ore, quantas vezes for preciso. Não eh possível que o Senhor responda uma coisa a 13 milhões de pessoas, e outra a vc! Na sua oração peça humildemente ao Senho que não permita que Satanás a confunda e então peça sabedoria. Peça a resposta a essa grande pergunta: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias é a verdadeira?
    Espera pacientemente enquanto vc reflete sobre a sua pergunta. mas nao fique dizendo em sua mente: "Eu sei que eh tudo mentira, eh demoniaca"
    Diga em sua mente:" Senhor espero humildemente por essa resposta, nao importa qual seja ela!"
    ou se preferir, nao pense em nada, apenas espere!
    Mas lembre-se que não eh a resposta eu vc quer ouvir, mas a que o Senhor quer te falar. Alegrei-me ao saber que vc ateh ja jejuou. Mas não desista, peça ao Senhor qe não pemita que o inimigo a confunda, isso eh muito importante, pois do mesmo jeito que o Espírito Santo pode te tocar, o diabo e suas hostes também pode. Eles não tem um corpo e querem o seu. Por favor, não se sinta ofendida, essa não eh a minha intenção.
    Este eh o ultimo comentario meu que vc verá no seu blog. Ore. Não desista de sua fé.
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Prezado Wesley

    Obrigada pela sua preocupação. Senti seu amor e agradeço, pois o mundo carece de amor. Carece imensamente!

    Mas creio que você não leu o meu perfil: fui membro muito, mas muito ativo da igreja por mais de 10 anos, nunca perdi reuniões, fui professora, tive vários chamados. Trabalhei constantemente, fiz o seminário por 6 anos (12-18anos), fui ao Instituito, participava de todas as atividades da ala/estaca. Enfim, conheço muito, mas muito bem como a igreja funciona, o que prega.
    Orei esse tempo todo para que Deus me desse um testemunho. Orei, jejuei, chorei, pedi, implorei. Mas nunca, nunca acreditei no Livro de Mórmon, em Joseph Smith, na "única e verdadeira igreja".
    Ninguém, de novo, NINGUÉM jamais me tratou mal dentro da igreja, jamais me decepocionei com ninguém. Apenas descobri que estava me enganado....

    Quanto à orar por mim, agradeço imensamente. Oração sempre é necessária, para todos. Mas nào ore para que eu volte para a igreja, apenas ore para que o melhor aconteça. Assim como estarei orando por você também.

    Espero que você veja esse comentário...

    Abs

    ResponderExcluir
  8. É impressionante como as igrejas ainda conseguem dominar a cabeça de alguns.
    A fé ou a crença em Deus independe de você estar ou não em uma igreja, templo, mesquitas ou seguir qualquer tipo de doutrina religiosa.

    Porque existe diferença entre religiões?
    Porque igrejas e religiões distintas ainda brigam pra conquistar territórios e fazem força para manter e ampliar o número de fiéis e seguidores, já que a finalidade de todas é a mesma?

    Religião é riqueza é dominação, é lavagem cerebral. Comparando com o dia-a-dia, toda empresa gostaria de ser uma igreja, pois com poucos funcionários é possível captar milhares de clientes.

    A idéia de dependência ou de que você necessita de Deus para viver, ou necessita de Deus para que o inimigo não desvie seu caminho e que você só encontrará esse Deus se você seguir uma determinada doutrina ou frequentar determinados lugares... "Pelo amor de Deus" se isso não é dominação eu não sei o nome.

    Continue acreditando em Deus, mas abra sua cabeça pro que está na sua cara, não seja "dominado", não seja um fraco!

    Às vezes penso se pastores, missionários padres etc. irão para o céu, porque aproveitar de fraquezas de qualquer indivíduo e usar o nome de Deus para conquistar a submissão do próximo, é divino?

    Antes de criticar leiam, estudem um pouco que irão ver que são fatos e não fazem parte de qualquer tipo de conspiração.

    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  9. Thiago

    Creio que é exatamente isso que você expôs: uma questão de "clientela", dinheiro e poder, e quem tem mais. E o verdadeiro objetivo perde-se nisso: uma vida de amor.

    Abs

    ResponderExcluir
  10. oi concordo plenamente com vc querida , pk essa declaração de j.smith , é completamente errada , porque essa dele dizer que teve uma visão com Cristo é errada , porque a bíblia diz que ninguém verá a Deus e que permaneça vivo , isso foi quando moises pediu a Deus para ver a sua face , e segundo o livro de 1joão explica exactamente quem são os falsos profetas.Deus é mto mas do que isso , ele n é um boneco , mas é real , e se vc saiu eu fico feliz por vc ter saido , e que vc possa sinceramente conhecer a Jesus como unico mediador(1timoteo2:5)e como unico salvador (joão 3:16 e romanos 10:9)ísso sim , e quando Jesus se reere a igreja , Ele n está falando de paredes , não mas de nós mesmos porque nós somos igreja , o templo de Espirito Santo , a verdadeira igreja que Jesus vem buscar (santa , sem macula).Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Márcia

    O mais interessante é que este é um dos pontos fracos do mormonismo: como JS viu Deus e sobreviveu, sem possuir o alegado sacerdócio? Bom, dizem que Deus abriu uma excessão à Joseph.

    Hummm....

    ResponderExcluir
  12. gicelmo,data:10/12/2010.Olá investigadora, interessante seu estudo mais pouco aprofundado,gostaria de falar sobre os símbolos da igreja de jesus cristo dos santos dos últimos dias a começar pelos pentagramas(estrela da manha)1-esse símbolo era muito utilizado nas igrejas e representava jesus cristo(a estrela da manha),só no século 19 com o surgimento dos primeiros ocultistas e que por um erro foi associado com baphomet(diabo) e que as igrejas deixarão de usa o simbolo que representava jesus cristo,2- horus nunca foi associado ao mal e sim ao bem, e quem representava o mal era seu tio seth ao qual ele combateu,3- o alfa e o omega para os maçons e para os mormons é o grande arquiteto do universo(deus),4- a pia batismal e o batismo pelos mortos era uma pratica descrita bíblicamente por paulo nas escrituras sagradas em primeiro coríntios15:29,e ainda existe muitos outros temas que gostaria de salientar mais tarde,de qulquer modo fique com deus.

    ResponderExcluir
  13. Marivalda

    Engano seu.

    Esses símbolos existem muito antes de Cristo e, portanto, são símbolos pagãos, que foram incorporados à igreja.

    E o batismo pelos mortos... não vou discutir aqui essa besteira, tem um post apenas para isso.

    Sua visão é distorcida, lamento. Não publicarei mais seus argumentos aqui, que são apenas repetições daquilo que ouvimos por muitos anos dentro da igreja...

    Fique em paz e siga seu caminho!

    ResponderExcluir
  14. Ola , eu vi que vc é uma pessoa muitu inteligente !! eu tbm Gosto muitu de investigar e ja estudei varias Religiões !! asim eu me convenci de que uma era Verdadeira , e por isso estou me filiando a ela

    Cara Investigadora vc atualmente esta filiada a algum grupo religioso? Se estiver vc poderia me dizer qual é ?

    Obrigado des de ja ^ ^

    ResponderExcluir
  15. AH sim e parabens pelo seu Trabalho , realmente muitas destes simbulos pagão eu ja conhecia a muitu nos meus respectivos estudos , mas o seu Blog tem muita coisa intereçante , e reçalta coisas que é muitu dificil de se descobrir

    ABRX

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.