Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

SIMBOLOGIA E CONSTRUÇÕES SUD - parte 1

                                                                                                                    POSTERIOR
  A SIMBOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES SUD - UMA ANÁLISE SOB O PONTO DE VISTA MAÇÔNICO


Texto traduzido e adaptado - de Sandra Tanner (original AQUI)



Na Primavera de 2002, a Igreja SUD completou sua reconstrução do Templo de Nauvoo, em Illinois. 

Ele foi originalmente construído em 1840 (figura ao lado), mas foi destruído depois que os mórmons abandonaram a cidade. Devido à publicidade e fotos sobre este templo, muitas pessoas perguntaram sobre os símbolos do edifício.


Para entender os símbolos é preciso primeiro compreender o grande envolvimento de Joseph Smith com a Maçonaria. O historiador SUD Reed Durham observou:


"Em 1840, John Cook Bennett, um ex-líder ativo na Maçonaria tinha chegado no Comércio [de Nauvoo] e rapidamente exerceu sua liderança persuasiva em todas as áreas da Igreja Mórmon, incluindo a Maçonaria. ... Joseph e Sidney [Rigdon] foram introduzidos à Maçonaria formal... no mesmo dia ... " [1]


Reed Durham ainda comentou:


"Eu tenho tentado, até agora, para demonstrar que Maçônica influências sobre José na história da Igreja inicial, anterior à sua adesão formal na Maçonaria, foram significativos .... Na verdade, creio que há poucas evoluções significativas na Igreja, que ocorreram após 15 de março de 1842, que não têm alguma interdependência Maçônica ". [2]


Veja mais sobre o envolvimento de Smith com a maçonaria AQUI.


The Salt Lake Tribune (4 de maio de 2002, p.C3) publicou uma foto do original templo de Nauvoo, que mostra o símbolo maçônico do compasso e do esquadro acima do anjo. A repórter Peggy Stack escreveu:


"Cada detalhe do histórico Templo de Nauvoo foi reconstruído [no novo templo de Nauvoo] meticulosamente com uma exceção: o anjo voando que enfeitou o edifício Mórmon no início do século 19. Em seu lugar está o anjo  Moroni folheado à ouro e usado pela primeira vez no Templo de Salt Lake ...


Alguns especulam que o anjo horizontal, com compasso e esquadro, possa estar muito intimamente associado aos rituais maçônicos para os mórmons modernos". [3]




Desenho arquitetônico original do catavento do templo de Nauvoo.
Note o compasso e o esquadro acima do anjo






Reed Durham observou:


"É também óbvio que a arquitetura do Templo de Nauvoo foi, pelo menos em parte, maçonicamente influenciado. Na verdade, parece que houve uma tentativa deliberada de utilizar símbolos maçônicos e motivos. O sol, a lua e as estrelas são exemplos. Um exemplo adicional foi o anjo usado no topo do templo. [Acima do anjo] há um belo compasso e esquadro, no típico estilo maçônico ". [4]





Desenho arquitetônico das estrelas do templo de Nauvoo







O compasso e o esquadro utilizados na Maçonaria.




Detalhes adicionais dos símbolos e imagens do edifício do templo de Nauvoo  estão no Deseret News Church Almanac 2001-2002 (ver pp.120-141). Na página 135 do Almanaque, há uma fotografia de um dos sóis originais que foi colocado no alto das colunas do lado de fora do templo.

  

Uma fotografia de um sol do templo de Nauvoo também está no livro de Fawn Brodie, No Man Knows My History, p.298 (b).






O sol do templo de Nauvoo, com seu rosto humano, é semelhante às representações maçônicas do sol. Ao lado está uma ilustração do livro maçônico The Craft and Its Symbols, p.75.


Os símbolos maçônicos foram retratados e discutidos em diversos livros. Albert Pike, em seu livro, Morals and Dogma of the Ancient and Accepted Scottish Rite of Freemasonry, discute os vários símbolos maçônicos e seu significado.


No livro The Craft and Its Symbols: Opening the Door to Masonic Symbolism, de Allen E. Roberts, p.11, há um desenho do avental maçônico presenteado ao Presidente George Washington, por Lafayette. Os símbolos sobre o avental, que foram posteriormente utilizados pelos mórmons, incluem uma colméia, o olho que tudo vê, o compasso e esquadro, e o sol, a lua e as estrelas.



O Masonic Monitor, em 1820, tinha uma ilustração dos símbolos da Maçonaria. Este desenho (encontra-se ao lado) é muito semelhante ao avental de Washington.


Muitos símbolos maçônicos (o sol, a lua, as estrelas, olho que tudo vê, a colméia, e os toques de mão) também foram colocados no Templo de Salt Lake.



Um dos símbolos mais familiares do mormonismo é a colméia. 

Exemplos de uso inicial da colméia pode ser visto na casa de Brigham Young (conhecida como a Casa da Colméia - ao lado, com a Eagle Gate aparecendo parcialmente), em Salt Lake City. 


Atualmente, a colméia é exibida nas maçanetas das portas do templo de Salt Lake, assim como em uma cúpula em seu exterior.


No entanto, a maioria das pessoas não estão cientes de que a colméia já era um símbolo da Maçonaria muitos anos antes de Joseph Smith começar a sua igreja. O historiador maçônico Allen E. Roberts explica:


"A colmeia de abelhas, na maçonaria, é um símbolo da Indústria .... Quando e por que a colméia da abelha entrou Maçonaria como um símbolo ninguém sabe .... No livro The Early Masonic Catechisms, a abelha na Maçonaria é mencionada em 1724 ... " [5]



Apesar de muitas pessoas estarem conscientes dos símbolos usados no templo de Salt Lake, estes também foram utilizados em outros edifícios SUD em Utah (fotos abaixo - veja "Where Are All The All-Seeing Eyes?", Sunstone Magazine, vol.10, no.5, Maio de 1985).



O pesquisador SUD Michael Homer discutiu o uso de símbolos maçônicos pelos mórmons:


"Mesmo depois da virada do século e do abandono da poligamia, a mesma comparação [a Maçonaria] foi feita. A Primeira Presidência declarou em uma mensagem em 15 de outubro de 1911, que ‘por causa de suas características maçônicas, as cerimônias do templo são sagradas e não para o público’.


O uso de símbolos maçônicos pelos mórmons também tem sido reconhecido publicamente. Os mórmons não eram nada discretos nas suas representações dos símbolos associados por muito tempo com a Maçonaria ... incluindo o esquadro, o compasso, o sol, a lua e as estrelas, a colméia, o olho que tudo vê, toques de mão ritualísticos, dois triângulos entrelaçados formando uma estrela de seis pontas ... e uma série de outros símbolos maçônicos em casas de endowment, templos, cooperativas, lápides, tabernáculos, capelas da igreja, cabeçalhos de jornais, hotéis, residências, dinheiro, logotipos e selos." [6]



Além desses símbolos, a Igreja SUD continua a usar o pentagrama invertido. O atual templo de Nauvoo tem várias janelas com ele.












A estrela invertida também foi usada em outras construções mórmons (veja 1 e 2).

Além disso, a roupa íntima, chamada de garment mórmon (usada diariamente por SUDs fiéis) são bordadas com o compasso e o esquadro. Elas parecem com uma pequena costura formando um "V" do lado esquerdo e um "L" no lado esquerdo da peça, ambos sobre o peito. Há também uma pequena linha costurada no umbigo e no joelho direito. Estes estão nos garments masculinos e femininos. Leia mais AQUI.


Uma vez que a igreja mórmon rejeita o uso da cruz como um símbolo religioso, podemos nos perguntar: por que eles adotariam símbolos usados pelos maçons, satanistas e paganistas?


Ao tentar explicar as semelhanças entre Mormonismo e Maçonaria, um autor SUD escreveu:




"Os maçons que visitam o Bloco do Templo em Salt Lake City ficam impressionados com o que eles chamam de emblemas maçônicos, exibidos do lado de fora do templo Mórmon.
 
Sim, os ‘emblemas maçônicos’ estão exibidos nas paredes do Templo – o sol, a lua e as estrelas, a ‘Santidade ao Senhor’, as duas mãos direitas cumprimentando-se em comunhão, o olho que tudo vê, o Alfa e o Ômega, e a colméia. 

 Os escritores maçons dizem que o ritual do Templo Mórmon e os seus próprios são muito parecidos em alguns aspectos.


Sem desculpas estamos francamente admitindo que pode haver alguma verdade nestas declarações." [7]


Negar os fatos realmente não é a melhor atitude diante de tantas evidências. 

É interessante que, já em Utah, Brigham Young continuou a usar o símbolo maçônico do compasso e do esquadro em sua roupa (veja o detalhe sobre seu peito ao lado).



Mais tarde, no mesmo livro, o Sr. McGavin declarou:


"Na agenda de Benjamin F. Johnson, um amigo íntimo e colaborador de Joseph Smith, está registrado que 'Joseph disse-me que a Maçonaria era o endowment apóstata, assim como as religiões sectárias eram as religiões apóstatas.’ Élder Heber C. Kimball, que havia sido maçom por muitos anos, relatou que depois que Joseph Smith tornou-se um maçom, ele explicou a seus irmãos que a Maçonaria havia sido retirada do sacerdócio". [8]


O problema com a posição do Sr. McGavin é que nem os rituais maçônicos ou mórmons podem ser demonstrados existirem na época do templo do Rei Salomão. Na verdade, a maioria dos historiadores colocam o início da Maçonaria nos anos 1700. O autor SUD Michael Homer escreveu:


“Antes de 1860, a maioria dos escritores maçons aceitavam as lendas que alegavam que a Maçonaria teve origem na antiguidade. Embora estas alegações foram contestadas, em sua maioria, por escritores anti-maçôns nos Estados Unidos, ... a maioria dos escritores maçônicos recusava-se a ouvir estas afirma;cões até que uma escola de investigadores Inglêses começou a avaliar as minutas das Lojas, os antigos rituais e os registros municipais. Eventualmente esse movimento ... desmascarou a noção de que os rituais praticados na Maçonaria surgiram antes do século XVI.


Gould e outros argumentam que a melhor evidência indica que a Maçonaria originou-se com as corporações de comércio na Idade Média, e que o desenvolvimento da Maçonaria especulativa, com cerimônias e rituais semelhantes aos praticados hoje, começou no século XVII


.... os rituais da Maçonaria nunca foram estáticos, mas evoluíram tanto no tempo e no espaço. Por exemplo, apenas após-1760 os rituais incluíram as obrigações distintas para os graus em conjunto com os sinais, as penalidades, toques e palavras, a forma encontrada na maioria dos rituais subsequentes e no mesmo formato seguido pelo endowment no templo mórmon ". [9]




Uma vez que a Maçonaria data de 1700 e Joseph Smith era um maçom antes de introduzir os rituais do templo mórmon e construir o templo de Nauvoo, somos forçados a concluir que as semelhanças entre os dois grupos são devidas à elementos de “empréstimo” que Smith fez da maçonaria (veja os símbolos comuns ao lado).










IR PARA SUMÁRIO
____________________
Notas:
1- "Is There No Help for the Widow's Son?" by Dr. Reed C. Durham, Jr., as printed in Joseph Smith and Masonry: No Help for the Widow's Son, Martin Pub. Co., Nauvoo, Ill., 1980, p. 17
2 – Ibid., p.17
3 - Salt Lake Tribune, 4 de maio de 2002, p.C3
5 - The Craft and it’s Symbols, por Allen E. Roberts, Macoy pub., 1974, p.73
6 -  "Similarity of Priesthood in Masonry": The Relationship between Freemasonry and Mormonism, by Michael W. Homer, Dialogue: A Journal of Mormon Thought, vol.27, no.3, Fall 1994, p.73
7 - Mormonism and Masonry, Introduction, by E. Cecil McGavin, Bookcraft, 1956.
8 - Mormonism and Masonry, p.199
9 - "Similarity of Priesthood in Masonry," Dialogue: A Journal of Mormon Thought, vol.27, no.3, Fall 1994, pp.103-104.



Para mais informações, veja:


23 comentários:

  1. O Pentagrama tem muito significados não só de um símbolo Satanista.
    E os Templo na sua maioria foram mesmos construídos com base em Templo Maçons.

    ResponderExcluir
  2. Sério mesmo eu não tenho nada contra a Maçonaria.
    Tenho amigos maçons, um membro daqui de Lavras é da ORDEM DEMOLAY e uma vez um colega meu que é um dos "chefões" da ROSA CRUZ disse que me colocaria lá dentro se eu quisesse.
    Mais ná época eu tinha 16 anos e me dedicava mais ao judô e a Escola então não quis.
    Hoje eu me arrependo de não ter entrado nessa Maravilhosa sociedade secreta.
    Vou deixar uma parte de uma citação que eu gosto e concordo mais eu não me lembro direito como ela é e depois eu mando ela inteira e a fonte.
    "Ah se todas fossem como tu, oh santa Maçonaria. Não averia o que satanás fazer e neste mundo."
    Eu não concordo com nada que os Evangélicos falam dos maçons pra mim é tudo injuria.
    Penso como Spencer W. kimball:"A Igreja de Jesus Cristo SUD não tem nada contra A Grande Loja Maçônica do Vale do Lago Salgado (a maçonaria em si).
    Nem eu tenho.

    ResponderExcluir
  3. Quase tudo verdade.
    Qual o problema?
    Lá pergunta?

    ResponderExcluir
  4. Que ridículo, tenho até pena de qem fez isso...
    vou falar como o Senhor..., perdoa-lhes pq não sabem o que dizem...aiaiai

    ResponderExcluir
  5. Paula

    Também acho ridículo copiar um monte de símbolos pagãos numa igreja cristã... você tem toda razão! hihihi

    ResponderExcluir
  6. "O olho que tudo vê = é simbologia maçônia"

    Na realidade é simbologia egipcia, pois assim como os cristãos, os maçons plagiaram muitos dogmas egípcios.

    Maçonaria é uma salada de cristianismo e religião egípcia. Querem assim, falsamente, alegra a antiguidade maçônica que não vai além do século 17/18 nem com reza braba.

    Todos querem ser antigos para parecerem mais verdadeiros, esquecendo que isso não passa da conhecida falácia "argumentum ad antiquitatem" ou APELO À ANTIGUIDADE.

    Jairo Luis

    ResponderExcluir
  7. Jairo

    Você tem razão ao afirmar que o Olho que Tudo Vê tem origem egípcia. Esta afirmação está no post a seguir, onde explico sobre o Olho de Hórus.

    Mas como este post tem como objetivo comparar a simbologia SUD com a maçõnica, coloquei aqui o olho que tudo vê, que está presente também na maçonaria.

    De qualquer forma, este blog não tem por objetivo desrespeitar a maçonaria, mas apenas comparar a simbologia maçônica com a simbologia "roubada" por Smith e pelos outros presidentes que se seguiram, todos maçons.

    E novamente afirmo que apenas os símbolos foram plagiados, mas não seus significados.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Sem contar que tais símbolos e organizações secretas estão ligados aos Illuminatis, procurem saber quem são eles. Eu sei que esse assunto não faz parte deste blog, mas sei que seus objetivos não são cristãos e muitos afirmam que o mormonismo estão ligados à eles (Illuminatis)

    ResponderExcluir
  9. A simbologia maçonica tem as mais diversas origens. Mas a maçonaria foi buscar grande parte do simbologismo aos templos antigos... Joseph smith não copiou a maçonaria. Joseph "copiou" os templos antigos. E a maçonaria também... E outra coisa... Joseph Smith era maçom, mas o templo de Salt Lake foi mandado construir e dirigido por Brigham Young. A colmeia e todos os outros simbolos usados por Brigahm Young nao tinham descendencia directa da maçonaria mas sim dos templos antigos, e os que a maçonaria usava e usa também... Análogamente, são irmãos, não são filho e pai. Ah! E outra coisa. Pk partes do principio que a Igreja usa um símbolo satánico e não que as organizações satánicas usam um símbolo divino? Sabes que tem tudo a ver com o ponto de vista...

    ResponderExcluir
  10. Tomatxi

    Acredite no que você quiser.Este é um país livre!

    Abs

    ResponderExcluir
  11. o Pai não tem culpa dos erros dos filhos, só o de amar demais...

    ResponderExcluir
  12. Querida Investigadora,

    Apesar de eu ainda nao concordar com tudo isso, quero te dizer que os simbolos podem ser até de maçonaria ou coisa e tal, mas nós fazemos tudo com a mais boas das intençoes. Podemos acreditar em coisas erradas... Mas uma coisa que vc nao pode dizer é que nos fazemos tudo errado ou nossos padroes sao erraddos.

    Nao bebemos porque isso faz mal e pode matar,l e isso é comprovado.
    nao fumamos pois faz mal, nao usamos drogas, nao bebemos café pois é algo que vicia o nosso corpo. Isso tudo é comprovado.
    Tentamos ajudar todos que podemos e fazer boas obras.

    Nao somos maçonicos, satanmistas ou qualquer coisa estranha assim. Vc pode pesquisar e achar que tudo que aprendemos é errado ou que estamos sendo inganados, mas nao somos uma seita, nao acreditamos em mais de um deus ou praticamos poligamia.Somos apenas pessoas que aprendem sobre Deus e que também acreditam na biblia, tentando a cada dia serem pessoas melhores e um dia quem sabe voltar a presença de Deus...

    POR isso, porque não para de nos criticar e procure um pouquinho mais, pois a fé nunca deve morrer. Se eu nao souber o que estou falando e vc realmente se esgotou pelo menos nao nos critique e nos faça sentir tão mal. Somos apenas seres humanos, que, como eu disse, estão tentando ser pessoas melhores.

    Muito obrigada, e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Cara Becky

    Eu creio que você nào teve oportunidade de ler mais postagens do blog, mas em nenhum momento eu disse qualquer coisa que você mencionou acima.

    Não sou contra os membros, e quando algum post fala mal dos membros da igreja, eu vou contra.

    O problema é o alto escalão da igreja, que de forma deliberada engana as pessoas de boa fé, como você e muitos, muitos outros dentro da igreja SUD.

    Existem pessoas de mau caráter dentro da igreja? Claro, como em todos os ugares deste mundo.

    Mas o problema é que a história da igreja é mostrada de uma maneira errônea para seus membros. Apenas isso. E é esse o objetivo deste blog: mostrar a outra face da oeda.

    Eu nào critico os que pagam o dízimo, por exemplo. Critico o que a igreja faz com tanto dinheiro. Não critico quem vai ao tempo, mas a origem dos rituais, que a igreja insiste em dizer que foram restaurados por inspiração.

    E se você está feliz no mormonismo, deve continuar nele e nào ler o blog. Veja o aviso lá em cima, na página. Não quero que nenhum mórmon abandone sua fé e sua vida de felicidade! Afinal, estamos aqui para sermos felizes, certo?

    Só um adendo: a poligamia é "praticada" quando um homem viúvo sela-se a uma nova esposa, e ambos os selamentos (o prévio e o atual) valem. Isso significa que após a exaltação, esse homem viverá com ambas (ou até mais) esposas.

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Querida Investigadora,

    Em relação a poligamia, o homem ou a amulher pode apenas se selar uma vez. Sou da igreja e sei bem disso, como também já vi casos.

    Vc pode até mesmo achar que estão nos enganando, mas não estão. Tudo o que vc escreve neste blog, me desculpe, mas tem certas mentiras que contradizem a verdadeira face de nossa igreja. Eu mesma sou uma pessoa com pleno entendimento disso. E tenho certeza que vc pode procurar melhor isso tudo.

    O IMPORTANTE, COMO FALEI, NÃO SERIA SE A IGREJA NOS ESTIVESSE ENGANANDO, MAS AS COISAS CERTAS E MARAVILHOSAS QUE NOS ENSINAM.

    E QUANTO AO TEMPLO NÃO SÃO RITUAIS, SÃO BENÇÃOS QUE REALIZAMOS, TUDO COM AS MAIS BOAS DAS INTENÇÕES.

    SE QUISER CONVERSAR COMIGO MELHOR, PODE, POIS NÃO QUERO TE CONVERTER, APENAS QUERO QUE VC PENSE E PESQUISE MELHOR NAS COISAS QUE DIZ AQUI.

    E QUANTO AO DÍZIMO TAMBÉM, TODO O DINHEIRO, COM TODA A CERTEZA DO MEU CORAÇÃO, DA VISÃO E POR EXPERIENCIA, ELE VAI PARA OS NECESSITADOS, PARA A MISSÃO DOS RAPAZES E MOÇAS SEM CONDIÇOES. TENHO MEMBROS DA IGREJA NA FAMILIA E AMIGOS QUE TRABALHAM NESTA PARTE DE ADMINISTRAR O DINHEIRO DO DIZIMO. TUDO EM SEU DEVIDO LUGAR.

    ABRAÇOS E QUE DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  15. Queria dizer outra coisa, Investigadora.
    Os simbolos maçonicos tem varios significados, e não apenas os significados maçons. PROCURE MAIS SOBRE ELES, POIS NADA A NOSSA IGREJA TEM ALGO RELACIONADO COM A MAÇONARIA. ISSO JAMAIS.

    ResponderExcluir
  16. Becky

    Você tem 14 anos.... eu vivi aproximadamente a tua idade dentro da igreja, e entrei quando já era adolescente.

    Portanto, o que você chama de mentiras neste blog são apenas as doutrinas que você ainda não aprendeu.

    Viva tua vida em paz, cresca, amadureça e continue seguindo o caminho que você acha melhor. Aqui ninguém quer converter ninguém.

    Apenas saiba que você ainda está engatinhando dentro da igreja.... ainda tem muito o que aprender, se ler coisas além dos manuais. Estude os livros, se souber inglês leia o Journal of Discourses, entre outros....

    Dai sim você aprenderá, com os LIVROS DA IGREJA, o que realmente aconteceu.

    E se para você não importa que a origem da igreja tenha sido maligna.... bom, continue então no seu caminho.

    Abs

    ResponderExcluir
  17. Que pena você negar tão veementemente a ligação da igreja com a maçonaria.... quando até mesmo a igreja nào o faz.

    Veja esse blog, escrito por um mórmon, fiel seguidor da igreja:

    http://mormonsmacons.blogspot.com/

    Estude com cuidado.... você ainda tem muito para aprender, como te disse.

    Abs

    ResponderExcluir
  18. Investigando

    deixou um novo comentário sobre a sua postagem "SIMBOLOGIA E CONSTRUÇÕES SUD - parte 1

    ":

    Investigadora,sou membro há 26 anos.Tenho uma esposa que amo e um casal de filhos maravilhosos que tambem fazem parte da igreja.
    Li LÁ ENCIMA ONDE VC DEIXA BEM CLARO que este blog( e que blog!) é para aqueles que querem investigar,saber mais sobre o mormonismo.
    Já tinha lido muitas coisas sobre poligamia,racismo e outros,confesso,minha mente estava bloqueada.Sempre fui um defensor da igreja.
    Sinceramente,estou me sentindo como o "agente Mulder" do arquivo x..."Iwant to believe"mas pelo que estou vendo aqui no seu blog,nao tem como acreditar 100% no mormonismo e sei que vc nao acredita em nada rs.
    Estou lendo todos os dias e confesso mais uma vez,estou chocado com o que estou vendo...
    "Me sinto um conjuge traído!"
    Falei para minha esposa sobre o que o presidente

    Wilford disse sobre o "anjo "ter aprecido para Joseph Smith em 1827..que coisa! quanta contradição!Sabe,eu gosto muito de ler,baixei recentemente,mais de 850 e-books da igreja e tambem os 26 volumes do Journal of discurses,e o mais interessante é que cada vez que vc coloca a referencia desses livros(Journal of discurses) eu vou lá relmente ver se bate com o que vc fala e ...BATATA!!Ainda vou postar muitos comentarios aqui.Vai ser uma batalha grandissima,mas terei que tomar a minha decisão.Vou ser bem sincero com vc,depois de tudo isso,vai ser dificil acreditar em outra igreja...talves vc pense diferente,mas para mim vai ser muito,muito dificil mesmo.
    Parabens pelo seu blog.
    Gostei do teu jeito,transparente,realista,educadada e muito bem centrada em cada "contra-comentario"(nem sei se existe essa palavra :))
    E para aqueles irmaozinhos(as) que sentem ofendidos,abram a mente e se não gostarem sumam desse blog!!!

    ResponderExcluir
  19. Investigando

    Obrigada pelos elogios. Tento ser sempre o mais precisa possível quanto àscitações, mas às vezes pode acontecer de não estarem corretas. Há inclusive um post aqui no blog para correções.

    E eu entendo perfeitamente sua postura quanto a não acreditar em nenhuma igreja. Eu, particularmente, não creio em nenhuma religião, pois todas são dos homens.

    Mas religião não é sinônimo de fé (ou vice-versa), portanto, uma coisa não exclui a outra.

    Parabéns pela coragem de ir além dos manuais da igreja e estudar além do que a igreja publica como verdade. Continue seus estudos, e acredite que usar o sentimento em detrimento da razão, da verdade e das provas NÃO É sagrado ou proveitoso.

    Sinta-se à vontade para postar o que desejar. Infelizmente não me comunico por email, mas sinta-se livre para fazer qualquer comentário. Aqui seu anonimato é seguro.

    Abs

    ResponderExcluir
  20. PARA A NOSSA AMIGUINHA BECKY, VC É MUITO NOVINHA AINDA, O Q VC TEM DE IDADE EU TINHA DE CHAMADO NA IGREJA TRABALHANDO EM HISTÓRIA DA FAMILIA E TE GARANTO QUE UM HOMEM PODE SIMMMMMMMMM SELAR COM VARIAS MULHERES.... BOA SORTE

    ResponderExcluir
  21. E uma coisa a acrescentar, sou membro da igreja, mais até hoje ninguém me responde com clareza líderes da igreja sobre os símbolos, e se a igreja é verdadeira e tem revelações de Deus por meio dos profetas porque não falam para os membros sobre os símbolos , e realmente depois disso tudo, não consigo acreditar em nenhuma igreja aqui na Terra, admiro cada uma delas, pois muitas ensinam coisas boas para o nosso crescimento , coisas maravilhosas, o detalhe disso tudo sobre religiões e igrejas que pregam e falam sobre o mesmo Deus , mais de maneira diferente ou até igual, e mesmo assim assiste conflitos, só fico agora de olho bem aberto e ouvindo atentamente cada palavra que é dita pois não quero ser enganado e sempre busco ajuda do Pai Celestial por meio da oração .

    Um homem perguntou certa vez a Jesus: "Qual é o grande mandamento na lei ?" Jesus respondeu: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo".
    (Mateus 22:36-39)
    A caridade é o "puro amor de Cristo".

    O Senhor ordenou: "Procurai conhecimento, sim, pelo estudo e também pela fé ". Ele também advertiu: "É impossível ao homem ser salvo em ignorância". Procure obter conhecimento, especialmente o conhecimento espiritual.

    O amor inclui pureza, progresso, sacrifício e altruísmo. Esse tipo de amor nunca se cansa ou se enfraquece, mas continua a viver em meio a enfermidades e pesares, problema e privações, triunfos e decepções, no tempo e na eternidade." ( Pres. Spencer W.Kimball)

    "...Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível " Mateus 17:20

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.