Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

SIMBOLOGIA E CONSTRUÇÕES SUD - parte 3

PRÉVIO             
OUTRAS CONSTRUÇÕES SUD COM SIMBOLOGIA MAÇÔNICA E PAGÃ

Texto extraído e adaptado de Apocalink

Nas partes 1 e 2, mostramos os símbolos ocultistas nos templos mórmons, o local mais sagrado para os mórmons (a casa de Deus).

Porém, em outras edificações mórmons podemos verificar os mesmos símbolos. Vejamos:

1 - The Museum of Church History and Art 
(Museu de História e Arte da Igreja)

Este museu exibe exposições falando sobre Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e sua história. Você pode encontrar informações sobre a migração dos SUDs, os assentamentos, e os homens que serviram como profetas e presidentes de 1830 até o presente. 


Acredite, nesta construção existem vários... pentagramas invertidos!

Abaixo, encontram-se fotos da entrada do museu:

image

Observe o detalhe dos dois pentagramas invertidos:
image




O pentagrama circulado na esquerda é particularmente significativa por ser justamente ele o usado em rituais de magia negra.

Podemos encontrar mais pentagramas no Museu Mórmon em ... um cantinho.

image

Qual a função destes símbolos pagãos nas construções sagradas?


2 - The Visitor's Center
(Centro de Visitantes)

The Visitor's Center é um dos pontos favoritos do turismo, mas contém o simbolismo mais perturbador da
praça do Templo.

1 - ESCULTURA DE CRISTO

image

Esta estátua de Cristo é um ícone da Igreja Mórmon e é belamente exibida no Centro de Visitantes. 


É uma réplica do Christus de Bertel Thorvaldsen em Copenhague, na Dinamarca. A versão dos Mórmon é colocada na frente de um cenário inusitado: o universo. Isso poderia referir-se ao conceito gnóstico de "Cristo Cósmico"?
Porém, um detalhe é marcante e incomum: uma das maneiras mais simples de analisar uma obra de arte é através da relação entre luz e sombra. Bem, neste cenário, a figura Christus, na verdade, lança sua sombra sobre o planeta Terra. 

Porém, Jesus é considerado a "Luz do Mundo". Lançar uma sombra sobre algo significa, simbolicamente, que este será mantido na escuridão e na ignorância. 

Se esta figura de Jesus não é a fonte de luz, o que é então? A resposta está dentro da redoma do Centro de Visitantes, que envolve a estátua.

2 - A REDOMA

image
A redoma está de frente para estátua Christus e carrega um tipo especial de pentagrama invertido. Veja abaixo o detalhe:

image

Aqui vemos um Pentagrama Invertido, mas diferente dos demais, com a ponta inferior alongada. Há algum significado ou é apenas uma variação estética do pentagrama invertido?
 

Este detalhe, que passa despercebido pela maioria dos visitantes, também carrega um significado oculto: Em primeiro lugar, o comprimento irregular do ponto inferior representa uma perversão da força do bem. Segundo, este pentagrama particular, com o ponto inferior caindo carrega um significado preciso esotérico: a queda de Lúcifer, o anjo caído, a estrela da manhã.

"Quando a estrela aponta para parte inferior alongada, ela dignifica uma queda, significa a queda da Estrela da Manhã".
Manly P. Hall, Secret Teachings of All Ages

Depois de estabelecer este fato, o enigma da luz e da sombra pode ser facilmente resolvido:


- a figura que representa Jesus Cristo bloqueia a fonte de luz na Terra e, portanto, significa que o cristianismo tem um efeito de obscurecer a humanidade. 
- Lúcifer, o portador da luz, é considerado a fonte de luz do universo. 

image

A elite dos Mórmons na frente do Christus

Ao longo da história, todas as correntes espirituais têm luz como sendo a representação final do bem, da verdade, beleza, conhecimento e sabedoria divina. 


Em toda a arte religiosa, a fonte de luz é de uma extrema importância. Alguns ex-mórmons têm afirmado que a veneração a Lúcifer existe de formas muito, muito sutis e enganosas. O simbolismo no lugar certo parece corroborar seu testemunho.

3 - A OFERENDA DE CAIM


Outra característica estranha do Centro de Visitantes é retratada abaixo: Adão e Eva, ajoelhados em frente a um altar, com frutos. Esta é uma referência a Gênesis 4, que descreve as ofertas de Caim e Abel à Deus.

image

Vejamos o que diz na Bíblia, Gênesis 4:1-8:

"E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.

E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.

 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.

E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.

Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

 E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou"

Interessante notarmos que a escultura exibida retrata Adão, Eva e as frutas ofertadas à Deus, enquanto um cordeiro (presente de Abel) está vivo. 

Mas por que retratam a oferta de Caim, que foi rejeitada por Deus? Por que a oferta de Abel está viva e fora do altar? Seria uma postura de desafio? Ou uma lembrança do que não foi ofertado de coração?


Certamente, as respostas não são claras.


4 - EAGLE GATE

image
A Eagle Gate, que se encontra ao sul do templo, foi eregida em 1859 para marcar a entrada da propriedade de Brigham Young. Ela foi refeita várias vezes, e a presente tem 23 metros de altura e no seu topo, uma estátua de bronze de uma águia de 1800kg, com uma envergadura de 6 metros.

Situado na esquina sul do Templo mórmon, o Portal da Águia é mais uma obra com um pentagrama invertido. 

Podemos verificar que a águia enorme agarra uma colméia, o símbolo de Utah, do mormonismo e coincidentemente um símbolo importante da Maçonaria. Sob a colméia, o pentagrama invertido.

CONCLUSÃO

Este artigo certamente é apenas superficial na análise dos símbolos ocultos encontrados nas construções mórmon. Um exagero? Talvez em alguns pontos. Mas os símbolos estão presentes e visíveis, o que é impossível negar!


Existem inúmeros conceitos esotéricos que podem ser estudados, tais como piscinas reflexivas, referências astronômicas à Saturno, simbolismos utilizados no Satanismo e muitos mais. 

Mesmo sem ter conhecimento prévio da história, filosofia ou crenças dos mórmons, qualquer pessoa pode verificar o ocultismo e paganismo desta igreja através da leitura do significado de sua arte. 

Os rituais, símbolos e modus-operandi dos mórmons estão diretamente ligados ao ritual maçônico escocês e o significado ocultista da arte na praça do templo incorpora uma mistura de simbologia pagã e subversiva e aproxima-se muito do simbolismo usado pelas religiões que celebram a adoração à Lúcifer.

 IR PARA SUMÁRIO

17 comentários:

  1. parabens pelo site, por mostrar tantas coisas a respeito dos mormons, realmente se voce conhecesse a igreja mormon voce iria saber que Cristo é o nosso Salvador e a luz deste mundo mas tudo bem todos cometem erros espero que se arrependa um dia, seja feliz.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo elogio...

    Você tem algo a acrescentar sobre os "erros" do que exponho aqui? Certamente não!

    ResponderExcluir
  3. é muito facil dizer mais quem já visitou a igreja sabe q isto não tem nada a fazer.lucifer ensina que o filho deve obedecer seus pais,amar a Deus?
    e á seu proximo como assi mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Alexsandro

    Ter um pedacinho de coisas boas não significa que tudo é bom.

    E quanto a amar ao próximo.... veja estes links:
    1 - http://investigacoessud.blogspot.com/2010/02/o-amor-do-deus-mormon-condicional.html

    2 - http://investigacoessud.blogspot.com/2010/01/doutrina-sud-jesus-de-amor.html

    3 - http://investigacoessud.blogspot.com/2010/02/amaldicoando-os-inimigos.html

    ResponderExcluir
  5. Caro "investigador" por favor me expique como chegou a estas conclusões? dizer do Templo de Utha é facil, mais como se explica o fato de outros templos não terem estes simbolos? aqui no Brasil não possui estes simbolos nos nossos Templos! E infelizmente falar mal é facil, difícil é ser humilde,justo, não digo isso pelo fato da religião mais pelo fator social!
    Blasfemar contra outras religiões é algo que DEUS TEM COMO OBJETIVO? nos fazemos isso Nos Mormons falamos da sua Igreja? A Imagem de CRISTO acima apenas Significa que ele É O NOSSO SALVADOR E QUE ELE É O UNICO QUE PODE NOS GUIAR A PRESENÇA DE DEUS O NOSSO PAI CELESTIAL! QUAL IGREJA NÃO PREGA ISSO? CREIO QUE NOSSOS OBJETIVOS SÃO TÃO PARECIDOS COM OS TEUS QUE VC NEM IMAGINA

    ResponderExcluir
  6. Gustavo

    Quando você ler esse tópico com mais calma, verá que não falei apenas do templo de Utah.

    Verá também que sou investigadorA e que não cheguei a conclusão nenhuma, apenas TRADUZI o que já se sabe há muito tempo. Mas partilho da opinião do texto, claro!

    Mais um mórmon lendo com parcialidade!

    Quanto à pergunta "Nos Mormons falamos da sua Igreja?", responderei em partes:

    1 - não sou dona de nenhuma igreja

    2 - não frequento nenhuma igreja. A igreja mórmon fez o favor de acabar com a minha fé nas instituições!

    3 - SIM. Os mórmons falam mal de TODAS as religiões. É só ir às aulas e as reuniões dominicais da igreja. Caso queira negar, veja os discursos dos teus líderes:

    http://investigacoessud.blogspot.com/2009/11/igreja-sud-5-cristianismo.html

    E meus objetivos estão muito, mas muito longe dos da igreja mórmon. Sou grata a cada segundo do dia por isso!!!!!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Estou participando das reuniões SUD a mais ou menos 2 meses, aqui em Fortaleza-CE.

    Tenho muitas dúvidas a respeito dessa religião. O que me chama atenção na mesma é q as pessoas são bem legais e receptivas! Quer dizer sinto-me muito bem...

    Mais como as pessoas falam muito mal da religião MORMON resolvi me aprofundar e sempre quando posso, leio seus posts e de outros sites! Espero que tudo escrito aqui, seja realmente verídico.

    Pois bem, quanto aos simbolos em igrejas SUD brasileiras, pelo menos no Ceará ñ existem esses tais simbolos, a não ser como vc mesmo diz, estão OCULTOS!

    Mas percebi q possui na arquitetura da igreja muitos "CIRCULOS" que me deixam um pouco intrigado!

    CIRCULO: O movimento cíclico do Universo e das energias. Representa toda forma de força cíclica, seja corpórea ou universal ininterrupta.

    Em determinados simbolos como o Pé-de-galinha, representa o inferno!Vcs podem confirmarem no site abaixo:
    Q pena q no comentário ñ podemos colocar fotos!

    fonte: http://www.jesussite.com.br/acervo.asp?Id=1097 (possui outros simbolos)
    http://www.brazilsite.com.br/mistiscismo/wicca/wicca06.htm

    Gostaria de saber se o CIRCULO é um simbolo oculto?

    Investigadora gostaria muito de convessar com vc, para tirar algumas duvidas!
    msn: carlim-alves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Carlim

    nas capelas, esses simbolos de fato não existem, assim como nos templos modernos. Eles estão restritos aos templos mais antigos, onde a maçonaria era mais evidente, assim como em algumas construções ainda do final de 1800/início de 1900, ou Museu de história ou no Centro de Visitantes, ambos em Salt Lake City, Utah, EUA.

    Aas fotos estão ai para serem comprovadas, meu caro. Pode ter certeza que não ganho absolutamente nada com isso, muito menos faria algo mentiroso apenas pelo prazer de deturpar uma religião.

    Meu objetivo é apenas trazer à luz a verdade, e se algo neste blog for apontado e provado como falso, serei a primeira a corrigir o erro.

    Infelizmente, não adiciono ninguém ao MSN por falta de tempo mesmo. mas suas questões podem ser postadas aqui, e sempre que tiver tempo, as responderei com o maior prazer. Caso não deseje que sejam postadas, é só avisar e as lerei e reponderei privadamente.

    Quanto à decisão de ficar ou não na igreja, ela deve ser apenas sua, mas não se esqueça, ao contrário do que dizem, de usar sua razão, sua inteligência e seu raciocínio, que são dons sagrados, para analisar e estudar muito, antes de qualquer decisão "emocional". As emoções somos nós que produzimos, assim como podemos nos apaixonar por um modelo de carro, por um/a ator/atriz de cinema e por ai vai.

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Carlim

    Desculpe, não respondi sobre o círculo, mas não creio que isso seja um símbolo do ocultismo. Aliás, se formos muito críticos, passaremos a ver simbologia onde não existe, não é mesmo? Até mesmo em árvores, em pelagem da animais.... coitados!

    Os que eu mostrei aqui foram feitos propositadamente, e tem muita similaridade com o ocultismo ou com a maçonaria - que fique claro que a similaridade é apenas o símbolo, e não seu significado - pois Joseph smith e vários presidentes da igreja mórmon foram maçons.

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo seu excelente trabalho em informar as pessoas a respeito das verdades ocultas por traz de certos ensinamentos! E também pela atitude de fornecer as fontes originais em inglês! O Senhor te abençoe e guarde!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, Adson.

    Após o início de agosto darei continuidade a este trabalho.

    Abs

    ResponderExcluir
  12. O pentagram invertido pode indicar que a ideia inicial de JS era criar uma seita satânica e depois mudou de ideia...hehehehehe...de certa forma criou a sua seita satânica...hehehehe

    Se bem que os princípios satanistas são superiores aos mórmons:

    "O arquétipo de Satan representa o fim da adoração a qualquer ente externo e a possibilidade da auto-deificação. Este é o significado da serpente no Éden. O homem deixa de ser um animal pastando no jardim do Paraíso, para assumir a responsabilidade pela própria vida, sem que outros a assumam no seu lugar."

    O homem com senhor de si mesmo certamente é um principio superior ao mórmom: "o homem como escravo e fonte de renda e trabalho gratuíto da igreja".

    ResponderExcluir
  13. O simbolismo: do grego SYN (juntar) + BALOS (lançar) = serve para LANÇAR nossos pensamentos para JUNTO de Deus.Presente desde a criação da Terra, esse foi o propósito ao ensinar Adão a lei do sacrifício. Ou seja, o verdadeiro simbolismo provém de Deus. Lúcifer imita a capacidade pedagógica do Criador ao ensinar seus filhos, ele manipula as verdades claras e preciosas, tornando-as "ocultas" ou "misteriosas". Quando não somos constantemente lembrados de Deus, tornamo-nos paulatinamente DIABÓLICOS: do grego DIA (apartar, separar) + BALOS (atirar, lançar).
    Não há "ocultismo" ou "mistérios" na igreja, há o que é chamado de SAGRADO, se assim não fosse, o próprio Salvador poderia ser confundido como um "misterioso", quantas vezes não se retirou e permaneceu só? Quantas vezes não chamou apenas Pedro, Tiago e João? Quantas vezes não manifestou o poder do Santo Sacerdócio e pediu para àqueles a quem foram beneficiados não contassem a ninguém?
    Mais uma vez, minha tão respeitada, admirada e venerada Historiadora (pois o trabalho a que prestaste é digno de elogios), o olhar crítico suscita dúvidas sim, mas decidimos enxergar o que nosso coração está cheio, "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!" (MT 6:22-23).

    ResponderExcluir
  14. Daniel

    Obrigada por sugerir que há trevas em mim....

    Enfim, creio que você comete um sério engano, proposital ou não, no seu texto acima. Fazer as coisas de maneira sigilosa, para não suscitar ira ou curiosidades daqueles que não estão preparados é uma coisa.

    Mas introduzir símbolos de outros grupos antes mesmo da existência de Cristo (como os egípcios, por exemplo), ou após sua existência (maçônicos) chama-se PAGANISMO. E na igreja isso existe.

    Ainda, há apertos de mão, frases que devem ser decoradas... todas vindas e adaptadas da maçonaria, da Cabala... portanto, são de origem ocultista. Há ainda a estrela de cinco pontas invertida, o olho que tudo vê.... típicos símbolos ocultistas, usados antes da suposta "restauração".

    Nunca, em nenhum lugar, Jesus ensinou qualquer coisa desse tipo, pode ter certeza.

    Já o significado que você atribui às palavras SÍMBOLO ou DIABÓLICO nào cabem aqui.

    Aliás, estude também o significado da palavra LÚCIFER e verá que seu uso é totalmente inapropriado (http://investigacoessud.blogspot.com/2010/02/livro-de-mormon-o-problema-com-lucifer.html)

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Cleyvison, e aprovo que essas investigações sejam apresentadas, para que todos nós possamos ter conhecimento das coisas que são escondidas ou não reveladas por esse tipo de "religião" que leva a muitos a seguir caminhos tortuosos levando os mesmos ao pecado sem saber o que de errado estão fazendo. Parabéns e continue com o seu trabalho, e que Deus te abençoe cada vez mais.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela sua pesquisa, e sou de acordo com as suas revelações, e desejo que as pessoas sejam mais vigilantes a respeito desta "religião" que mais se parece com uma ceita.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada, Cleyvison

    Agora, conhecer passou a ser uma escolha, e não falta de opção.

    Quem deseja continuar ignorando a verdade, o faz por desejo.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.