Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

JOSEPH SMITH - acusações criminais


ACUSAÇÕES CRIMINAIS CONTRA JOSEPH SMITH

A igreja SUD insiste em afirmar que a vida de Joseph Smith e dos mórmons que o seguiram foram extremamente conturbadas por pertencerem à verdadeira religião (aliás, mais uma entre tantas outras "verdadeiras" que surgiam). 

Porém, nada é ensinado sobre todos os incidentes legais que levaram os mórmons a serem expulsos dos locais onde viviam e das prisões de Joseph Smith apenas como consequência de seus atos ilegais! 

Este fato indiscutível é claramente evidente quando se analisa a vida de Smith mesmo antes da "restauração da igreja" mórmon.

RESUMO DAS ACUSAÇÕES PENAIS CONTRA JOSEPH SMITH

O texto a seguir vem do livro de Arza Evans, "The Keystone of Mormonism" [St. George, Utah: Keystone Books, Inc., 2003], pp.154-162. Todas as citações encontram-se neste livro.

Mesmo antes de Smith ser detido e preso em Carthage, Illinois, após ordenar e ser bem sucedido na destruição de um jornal de propriedade independente - Nauvoo Expositor, ele já enfrentava várias acusações.

"Logo após o incidente do ‘Nauvoo Expositor’ [destruição], vários mandados para a detenção de Joseph, Hyrum e uma série de outros líderes da Igreja foram emitidos por autoridades estaduais e municipais .

"As acusações incluiam traição contra o Estado de Illinois, poligamia, adultério, resistência à prisão, destruição de propriedade e perjúrio.

"Essas novas encacusações, além das antigas acusações em Ohio e Missouri, juntamente com a acusação de alta traição pelo presidente dos Estados Unidos certamente justificam chamar Smith de 'bandido'.

"Infelizmente, Smith foi transformado em um mártir antes que ele pudesse ir a julgamento por seus crimes."

Crimes específicos cometidos por Joseph Smith incluem os seguintes:

1 - CONDUTA DE DESORDEIRO E CAÇADOR DE TESOURO

- "... [Smith] [registrado no tribunal] detido, julgado e condenado como uma ‘pessoa desordeira’ e um ‘vidente' na corte [pública] do juiz Albert Neely."

2 - CRIAÇÃO DE ILEGAL EXÉRCITOS

- A organização ilegal de seu próprio exército, chamado Exército de Israel (Armies of Israel).



"[Smith] organizou um exército pessoal ainda maior do que aquele organizado mais tarde, em Nauvoo, [também] claramente ilegal. Eles não estavam sujeitos as autoridades do Estado ou federais, mas apenas para aos comandos de Smith."

3 - BANCO ILEGAL - KIRTLAND SAFETY SOCIETY

- Smith criou um banco ilegal - leia mais sobre esse evento AQUI.

"Quando a legislatura de Ohio negou a petição de Smith para um ato de incorporação, ele não permitiu que isto o impedisse de organizar seu próprio banco e imprimir dinheiro. Ele simplesmente ignorou as leis de Ohio e seguiu em frente com o seu banco....

"Quando as autoridades de Ohio finalmente perceberam o que Smith tinha feito... [Após seu banco quebrar, custando a alguns de seus crédulos seguidores a poupança da sua vida,]... Eles mandaram um xerife e um suplente para prenderem [ele], Sidney Rigdon e outros líderes da Igreja que haviam violado as leis estaduais de Ohio.

"Smith e Rigdon escaparam de serem presos ao fugirem às escondidas de Missouri no meio da noite...

"Outros funcionários do banco não tiveram tanta sorte... Foram presos e mandados para a cadeia por circulação de moeda ilegal e outras atividades bancárias ilegais."

4 - CRIAÇÃO DE FORÇA POLICIAL SECRETA

- "... Smith ... organizou um grupo secreto de policiais mórmons chamado Danitas, para lutar contra os inimigos externos e também para livrar a Igreja de dissidentes (apóstatas).

"Cada Danita fez um juramento de sangue para apoiar a Primeira Presidência, estivesse ela certa ou errada, mesmo para derramar sangue. Forami dados a cada membro sinais secretos, apertos de mão e senhas para identificar os outros membros.

"Foi dito aos Danitas, por Smith e Rigdon: ‘Vocês foram escolhidos para serem o nosso capitão, para governarem sobre este último reino de Jesus Cristo." ...

"No reino de Deus de Smith, os apóstatas eram culpados de traição e, portanto, mereciam ser mortos. Pouco importa que nenhuma organização religiosa na América tinha qualquer autoridade legal para matar alguém....

"Uma vez que o reino de Deus tem precedência sobre os governos dos homens, o profeta do Senhor e seus seguidores estavam acima das leis de Missouri, de qualquer outro estado ou até mesmo do governo dos Estados Unidos....

"Essa atitude ‘acima da lei' logo causou sérios problemas a Smith e a seus parceiros no crime. Ainda em Missouri, Smith, Rigdon, Pratt e outros líderes da Igreja foram presos por causa de um grande número de crimes, incluindo traição contra o Estado de Missouri, assassinato, incêndio, roubo e furto.

"Enquanto estava sendo transferido da cadeia de Liberty para outro local, ele escapou e fugiu para Commerce (Navuoo), Illinois. Mas essas antigas acusações em Missouri iriam assombrar estes fugitivos da lei ainda por muitos anos.

"Apesar dos depoimentos e declarações sob juramento de vários homens, incluindo dois dos próprios apóstolos de Smith (Marsh e Hyde), Smith afirmou que não tinha conhecimento nem qualquer responsabilidade sobre os Danitas....

"Mas Smith, Rigdon, Taylor e outros líderes da Igreja estavam no controle dos Danitas. Organizaram este grupo militar secreto e deram-lhes suas ordens. Ao negarem o envolvimento, estavam simplesmente mentindo.

"A história pessoal de Smith afirma que, para se livrar de problemas legais no Missouri, ele pagou as despesas jurídicas e subornos em mais de 50.000 dólares!...

5 - ADMITIR A QUEBRA DA LEI

- A atitude de Smith acima da lei.

"No início, os líderes da Igreja alegaram que os seus problemas em Missouri eram relativos a perseguição religiosa.

"Porém, mais tarde, o primeiro conselheiro de Smith, Sidney Rigdon, admitiu que a principal razão que os mórmons tiveram tanta dificuldade em Missouri, é que eles não obedeciam as leis terrenas. Ele disse: 'Nós não as quebrávamos, estávamos acima delas’." ...

"Eventualmente, o iníquo Smith tornou-se tão embriagado com o poder que ele começou a exibir um comportamento muito bizarro.

"Por exemplo, ele começou a requisitar que outros líderes da Igreja trouxessem a ele suas esposas e filhas. Isto tornou-se teste de Smith sobre obediência e lealdade".

6 - TRAIÇÃO

- "A acusação de traição contra os Estados Unidos foi levantada contra Smith, em 1841, pelo . . presidente dos EUA, John Tyler, que tinha suportado o suficiente sobre o exército privado de Smith, sua arrogância e seu comportamento fora da lei.

"Em 31 de março, ele emitiu uma proclamação acusando Joseph Smith de traição... [conforme segue]:

" ‘Senhor: Você foi acusado de alta traição. Você deve se entregar ao governador em Springfield, Illinois, a fim de ser julgado perante o Supremo Tribunal dos Estados Unidos. O governador de Illinois tem ordens de levá-lo sob custódia se você não se entregar. O Presidente entregará uma proclamação contra você se você não obedecer a esta ordem até 1 de maio de 1843. Respeitosamente, Hugh L. Legare, procurador-geral, pela Ordem de J. Tyler, o Presidente dos Estados Unidos’

"Este mandado de prisão federal por traição ainda estava pendente quando Smith foi morto em Carthage, Illinois, em junho de 1844....

"Mesmo depois de ser acusado de traição pelo presidente dos Estados Unidos, Smith... enviou um memorial ao Congresso dos EUA solicitando a aprovação de uma lei, dando-lhe autoridade para levantar um exército de 100.000 homens para assumir a parte oriental da América (veja AQUI).

"A lei proposta puniria qualquer um que tentasse impedir ou perturbar Smith em sua campanha militar. Ele pediu uma multa de US $ 1.000 ou dois anos de prisão para quem tentasse se opor a ele.

"O exército de Smith não seria parte do Exército regular dos Estados Unidos. O Congresso, é claro, recusou-se a aceitar a proposta inconstitucional de Smith para ter poder militar".

7 - VIOLAÇÃO DA SEPARAÇÃO IGREJA/ESTADO

-  Smith tomou uma decisão incrível, durante este mesmo período, ao tornar-se um sério candidato a Presidência dos Estados Unidos (veja AQUI).


"Em uma violação flagrante de uma importante tradição legal, Smith derrubou o muro colocado por Thomas Jefferson separando a Igreja do Estado, e chamou centenas de portadores do sacerdócio para irem a todos os estados da União e fazerem campanha para sua eleição.”

8 - INTRODUÇÃO DA POLIGAMIA

- A introdução da poligamia por Smith, em 1841, a alguns dos principais homens e mulheres em Nauvoo...

"A poligamia era contra a lei na maioria dos estados. A seção 1221... da lei do estado de Illinois, de 1833, determina uma multa de US $ 500 e um ano de prisão por cada violação da lei contra bigamia e poligamia.

"Uma vez que Joseph Smith tinha por vota de cinquenta mulheres, ele poderia ter sido multado em US $ 25.000 e ser mandado para a prisão por 50 anos!... Esta atmosfera de ‘parceiros de crime’  criado por Smith, serviu para unir os líderes e membros da Igreja para muitos anos que vriam."

9 - REJEIÇÃO DA COMPETÊNCIA DO GOVERNO

- "Como ele mesmo sendo a lei... o Prefeito de Nauvoo, Smith e o Conselho da cidade aprovaram um decreto-lei que tornava ilegal qualquer pessoa em Nauvoo servir a qualquer chamado municipal, estadual ou federal, ou a busca ou apreensão de qualquer imóvel na cidade sem a permissão do prefeito [Smith].

"Esta ação estava planejada para colocar Nauvoo fora da jurisdição de qualquer autoridade governamental em todo o Estados Unidos."

10 - DESTRUIÇÃO DE UMA IMPRENSA LIVRE

- "Smith ordenou a destruição da imprensa do 'Nauvoo Expositor'...

"Este jornal expôs a poligamia e algumas das outras atividades ilegais dos dirigentes da Igreja. Smith ordenou então que esta tipografia fosse destruída... também ordenou que todas as cópias fossem confiscadas e queimadas.

"No dia seguinte, um moinho e alguns outros imóveis pertencentes a Laws, Higbees, Fosters e outros que imprimiram o 'Nauvoo Expositor’ também foram destruídos. Esses homens e suas famílias que ousaram questionar o poder ilimitado de Smith foram obrigados a fugir de Nauvoo por suas vidas! Smith e seus bandidos estavam em um violência descontrolada ".

CONCLUSÃO

Ao lermos a “ficha criminal” de Smith, percebemos porque ele foi acusado e preso tantas vezes. Percebemos os motivos dos mórmons serem perseguidos e expulsos de onde se estabeleciam. Tudo está relacionado com a quebra e desobediência da lei. Apenas isso!

IR PARA SUMÁRIO


22 comentários:

  1. Sou muito grato por Joseph Smith, ele foi um homem muito valente, restaurou uma igreja maravilhosa que mudou a minha vida. Ele ensinou principios que me ajudam muito a cada momento. Sei que ele foi chamado por Deus, que ele era um homem de Deus, que era um servo de Jesus Cristo e sua obra é incrivel. Somos um povo inteligente e bem organizado, somos um povo que busca ser honesto e justo, estabelecemos os principios de Jesus Cristo em nossas vidas e vamos a frente, avante povo de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Marco Aurélio

    Também acho que muitos mórmons são benevolentes e organizados. Que buscam coisas boas.

    Mas Joseph Smith foi quem foi, e contra fatos não há argumentos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com seu ponto de vista Investigadora!Parabéns novamente pelo blog,é de boa ajuda,bons materias!!Continue assim! ;D

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Débora.

    Mas aqui não tem apenas meu ponto de vista... São provas do que realmente aconteceu.

    Faço questão de colocar essas provas para que não se torne um site de "eu acho". Para "achismos" não há credibilidade, certo?

    Abs

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Mas essas acusações sobre ele podem ter sido criadas por pessoas que na época eram contra a igreja?

    ResponderExcluir
  6. O Gato

    Infelizmente não. Há documentações sobre

    ter sido um caçador de tesouros, desordeiro e ter side condenado pela justiça - veja

    http://investigacoessud.blogspot.com/2010/01/joseph-smith-problemas-com-justica.html

    sobre o banco de Kirtland - veja

    http://investigacoessud.blogspot.com/2009/11/joseph-smith-4-ambicoes-presuncosas.html

    sobre a ilegalidade da poligamia já em Nauvoo -

    http://investigacoessud.blogspot.com/2010/01/ilegalidade-da-poligamia.html

    Infelizmente para os SUDs e felizmente para quem busca a verdade, tudo está documentado.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. De fato, o teu blog expõe muitas argumentações a respeito da Igreja SUD. Porém, assim como tu questiona a Igreja, eu quero questionar os teus argumentos. Veja bem, é algo que fica meio a meio, pois da mesma forma que tu afirma que J. Smith mentiu, pode tu estar também mentindo, não? Ambos defendem o seu lado. Portanto, cabe a cada indivíduo ler e pensar sobre ambas as partes. Justo seria se, nesse blog, tu incentivasse o pesquisador a ir à Igreja, ler o Livro de Mórmon e pensar. Logo depois, lesse os teus argumentos e relatórios. Desse modo, o pesquisador, por si só, poderia chegar a uma conclusão, pois tu induz as pessoas, nesse blog, a pensarem mal da Igreja. Portanto, tu está fazendo o mesmo que, supostamente tu afirma a Igreja praticar: alienação. É extremamente fácil convencer as pessoas de qualquer fato ocorrido se dermos a elas apenas um lado da situação. Se tu argumenta que a Igreja só demonstra um lado da moeda para, assim, convercer as pessoas, por que tu não faz a diferença expondo os dois lado da moeda? Talvez porque tu não queira realmente ajudar as pessoas a encontrar uma solução e sim, apenas compelí-las a fazer parte do teu lado. Eu sou SUD, mas nem por isso sou uma alienada. Sou uma estudande de Direito e penso muito na minha religião e nos fatos. Há muitas coisas, na Igreja, que eu não consigo aceitar ou entender; porém, o sentimento de continuar vivendo esse evangelho é forte. Não esqueça que essa Igreja é constituída por homens e que, com certeza, eles comentem erros, mas ainda assim, permaneço firme. Sou SUD porque tenho fé em Cristo, e não pelas pessoas que fizeram ou fazem parte da Igreja.

    ResponderExcluir
  8. Prezada estranha

    Interessante que, para uma estudante de direito, voce leia as coisas de uma forma tao tendenciosa.

    Pontuando:

    1 - LEIA no canto superior esquerdo de todas as paginas o meu recado de Bem-vindo.

    2 - O site oficial da igreja, assim como os livros-padrao estao neste blog, no lado esquerdo, em LIVROS OFICIAIS DA IGREJA

    3 - Ha muitos sites e blogs contando a historia oficial da igreja, isto e, apenas mostrando o lado idealizado de uma suposta igreja com doutrinas perfeitas. Mostro aqui o outro lado, justamente o que estava em falta.

    4 - Eu jamais incentivaria alguem a entrar para a igreja SUD e passar a viver em uma matrix de ilus~ao. Prefiro, antes de tudo, a realidade. mas cada um decide o que faz com a sua vida, desde que tenha a opcao de escolher sabendo TODA A VERDADE!

    Tudo que esta neste blog, COMO ESTA NO CABECALHO DE TODAS AS PAGINAS, e traducao. Nada aqui e de minha autoria. E o que contem aqui neste blog pode ser verificado em fotos de jornais, no Journal of Discourses e outros livros da sua igreja.

    Seja mais cuidadosa ao ler, avaliar todos os detalhes, e nao deixar escapar informacoes importantes que estao bem visiveis ANTES de julgar. Caso contrario, voce deveria mudar de profissao.

    Aproveite o que esta aqui, ja traduzido, estude tudo e retenha a verdade!

    Bons estudos

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Cara investigadora,

    Gostaria de saber como você faz para ter acesso "físico" a todo o material mencionado no blog.

    Também queria saber se você tem explicação para duas perguntas:

    a) Hoje a doutrina da igreja se baseia no respeito às leis (de Deus e dos homens), às pessoas, na honestidade, no serviço ao próximo, etc... tudo que, ao que parece, Joseph Smith não defendeu. Como a igreja conseguiu se transformar tão profundamente?

    b) Se você foi membro por 10 anos, creio que, em algum momento, sentiu o Espírito Santo. Como você explica esse sentimento? Sei que o Espírito Santo pode ser sentido por qualquer pessoa, mas eu o sinto com muita força em relação a "coisas" que só existem na igreja, p. ex, ao frequentar as reuniões, ao ler o livro de Mórmon, ao assistir às conferências, etc... E não vale dizer que estou "pre-disposta" a isso, porque, embora hoje eu esteja, quando eu estava conhecendo a igreja eu não estava (pre-disposta), mesmo assim, senti o Espírito Santo com muita intensidade.

    Não são perguntas capiciosas, é q eu estou buscando a verdade, e, por mais q vc me relate fatos, sem uma explicação para os sentimentos de paz q eu sinto em relação ao igreja, fica difícil de me afastar.

    Reitero, não são perguntas capiciosas.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  10. Luana

    TODOD o material está disponível na internet, mas m inglês. Todo e muito mais, é só procurar.

    E a igreja mudou muito memso, foi se moldando de acodo com os valores dos homens e da sociedade. Mais uma prova que não é de Deus!

    E quanto ao Espírito Santo? Sinto esse sentimento forte quando aprendo coisas da ciência, quando leio romances que tocam minha alma e me fzem chorar.... por acaso não são os mesmos sentmentos?

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelo seu blog. Muito bem documentado e factual.

    ResponderExcluir
  12. Com sua licença Investigadora, gostaria de responder a Luana a questão do Sentimento.

    Luana,
    A religião é algo que move muito com nosso lado emocional. Filmes, textos, discursos, tudo envolve a emoção, cauterizando pouco a pouco a razão e a lógica. Quando nos emocionamos, é natural deixarmos a razão de lado, e nos tornamos suscetíveis a qualquer sugestão. Quando fui missionário depois de ler qualquer passagem de escritura para alguém que e estivesse ensinando, voz imposta, todo um ritual, logo perguntava..."- Está sentindo a paz?" diante de um sim, respondia ..."É o Espírito Santo..." e daí vinha todo um discurso de convencimento. Sim... nos ensinaram a manipular, sem dizer esta palavra. Até hoje consigo fazer isso... facilmente.
    Por vezes eu leio a história de Joseph pela versão da Igreja, e acho tão bonita e fantástica, tão emocionante... acho tudo tão "coool" que gostaria muito que fosse verdade...
    Mas não é.

    ResponderExcluir
  13. Nuxk

    Perfeita sua colocação. E é meio óbvio que quando falamos de lindas histórias nos sentimos bem. Associando o "sentir-se bem" ao Espírito Santo, somos convencidos.

    Apenas questão de retórica!

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Só sei de uma coisa Acredito na Biblia e noque nela esta escrito,ao que me parece e esta eum muitos sites Joseph é só uma pessoa cheia de erros,porem para os mormons ele se equipara a Deus! e ele esta muiiiiiiiiiiiiitttoooooooo longe disto! Os mormos tem muitos rituas até não oração que mais parece rezas,sei lá como explicar!? para Mim JESUS é a Verdade a Luz,Ninguem vai ao Paí sem O Filho JESUS e parace que Joseph quer assumir este lugar ou mais ainda! me desculpe se magoei alguem mas Tenho Toda Certeza Que Não Magoeià DEUS e a JESUS!!

    ResponderExcluir
  15. Alvimar

    Você tem razão. Se alguém for à Salt lake, cidade " dos mórmons", ficará impressionado com a quantidade de estátuas e monumentos erigidos à Joseph Smith. Ao mesmo tempo, criticam tanto qualquer tipo de estátua, cruz ou objeto de adoração. Mas a estátua de JS pode.

    Inclusive, há pouco tempo atrás, a cidade literalmente parou para comemorar uma data ligada à JS... interessante, nào?

    Abs

    ResponderExcluir
  16. Penso como será a posição de Edir Macedo, daqui há 150 anos, aos seus futuros adeptos IURDS. Existe muito material relatando a corrupção desse bispado na internet e nos arquivos da imprensa, mas quem sabe num futuro muito distante ele se torne um santo ou um mártir como JOseph Smith, pois eu sei que ele também fez muitas publicações de sua autoria parecerem livros evangelistas e ninguém discorda que tais publicações orientam os homens no caminho de Deus, mas nem por isso fará o passado ser mudado. Pode uma organização divina ter base em coisas malignas e corruptas???

    ResponderExcluir
  17. Sinceramente?

    Impossível um castelo sustentar-se em terreno de areia...

    ResponderExcluir
  18. Recentemente tenho questionado o que hoje considero "falhas no sistema mórmon". Tal questionamento me trouxe uma série de desafios, medos e incertezas que me fizeram desistir da missão, entregar meu chamado de secretário da ala e perder a namorada. No momento estou ciente que existem informações não liberadas ou de difícil acesso que me faz, mesmo que sem querer, efetuar um paralelo entre tais atitudes da Igreja SUD com a Igreja católica na época da Inquisição. Este processo de dissonância cognitiva (conflitos internos) está me enlouquecendo e ler a citação do pres. Hinckley que diz "não me importa se as portas dos céus são de abrir ou de correr mas sim que elas se abram para mim" não é mais argumento bastante para meu bispo. A questão é: todos que estudam a história da igreja se afastam? Uma coisa somente me tranquiliza. Não estou me desassociando por descumprimento de princípios empregados ou mau relacionamento com pessoas quaisquer.

    Saudações a todos e grato pelo espaço.
    astf

    ResponderExcluir
  19. Caro Alberto

    Creio que a grande maioria que estuda, de fato, a historia da igreja, acaba se afastando. Sempre temos excecoes, claro! Estes que nao se afastam gostam da igreja, mas ja desistiram de acreditar que ela eh perfeita...

    E nao se desespere, pois voce nao esta so! Muitos dos que abandonam essa igreja passam pelo processo de desespero, de indignacao consigo (por ter se deixado enganar por tanto tempo) e depois com os lideres da igreja, que mesmo sabendo de tudo continuam mantendo a farsa de perfeicao...

    Mas uma hora voce encontrara paz, e nada mais animador e gratificante do que saber a verdade e ter paz.

    Geralmente recomendo uma comunidade do orkut chamada ex-mormons brasil, onde os ex-mormons trocam experiencias e debatem sobre as doutrinas absurdas da igreja SUD.

    Abs

    ResponderExcluir
  20. É triste irmão ver que um homem que ajudou tanto o reino de Deus voltar-se contra ele e ataca-la de modo a fazer um blog sobre muitas acusações sobre a igreja que você mesmo sabe que são mentiras. Infelismente, é assim que Satanás trabalha. Ele pega o mais forte dentre os santos e transforma em uma arma em suas mão para querer atrapalhar o progresso da Igreja. Minha alma chora em ver seus argumentos, especulações, falso testemulho, mentiras e injúrias contra a A.B.I.J.C.S.U.D . Um dia responderemos por nossas ações junto a Deus e veremos que está certo ou errado. Oro para que assim como aconteceu com os filhos de Alma e Paulo, aconteça com você, só espero que não seja tarde demais.

    ResponderExcluir
  21. Vinicius

    Orações e lamentações diante de fatos nào tem força nenhuma.

    Você pode dizer que são distorções minhas, mas são traduções do que seus profetas e líderes disseram e continuam dizendo.

    São FATOS! Apenas isso.

    Portanto, sua escolha está feita: ignora fatos e opta por rotulá-los como distorções, quando a realidade é justamente a oposta.

    Nào se esqueça que está é a sua opção, e de mais ninguém. E esta opção é a mais fácil, nào tenha dúvidas.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.