Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

domingo, 7 de fevereiro de 2010

DOUTRINAS ESTRANHAS - Jardim do Éden em Missouri


O JARDIM DO ÉDEN EM MISSOURI

Texto traduzido e adaptado de Sandra Tanner http://www.utlm.org/onlineresources/gardenofeden.htm

Quando as pessoas ouvem os mórmons referirem-se ao Jardim do Éden, incorretamente presumem que os SUDs acreditam que ele estava próximo aos rios Tigre e Eufrates.

Porém, Joseph Smith afirmou através de uma revelação, que o Jardim do Éden estava a oeste de Missouri. Essa afirmação descartaria toda a primeira parte do Gênesis, e Noé teria partido em sua arca de Missouri e rumado para algum lugar no Oriente Médio.

O Apóstolo SUD John A. Widtsoe explicou:

“Os Santos dos Últimos Dias sabem, através de revelação moderna, que o Jardim do Éden estava no continente norte-americano, e que Adão e Eva começaram a conquista da terra na parte superior do que é hoje o estado de Missouri. Parece muito provável que os filhos dos nossos primeiros pais terrenos mudaram-se ao longo das férteis terras agradáveis do vale do Mississippi." (John A. Widtsoe,  Evidences and Reconciliations, three volumes in one, Salt Lake City: Bookcraft 1960, p. 127)

Mapa do My Kingdom Shall Roll Forth, na História da Igreja, p.2, 1980. Publicado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Joseph Smith declarou esta nova interpretação de Gêneses e a localização do Éden durante uma viagem através de Missouri, em 1838.  

Após serem expulsos do Condado de Jackson, Missouri,  resolveram estabelecer-se logo ao sul do Condado de Daviess, no Condado de Caldwell, Missouri, no assentamento de Far West.

Naquela primavera, Joseph Smith  visitou o local. Ele proclamou, em 26 de abril de 1838, que havia dois ou três (dependendo de interpretações posteriores) altares construídos por Adão no local. 
 
Joseph Smith dedicou este  terreno em outubro de 1838, para ser um templo SUD.

Um altar chamado de "altar de oração", foi descrito como

"dezesseis pés de comprimento, por nove ou dez pés de largura, tendo sua maior extensão norte e sul. A altura do altar em cada extremidade era cerca de dois pés e meio, aumentando gradualmente para o centro, que tinha de quatro a cinco pés de altura - toda sua superfície é como uma coroa" ("Geography at Adam-ondi-Ahman" The Absalom Collection)
O outro altar - chamado "altar do sacrifício"- estava a uma milha ao norte acima de Spring Hill [1].


Vale de Adão-ondi-Amã (vale do Grand River)

Em 19 de maio de 1838, Smith formalmente revelou sua crença de que
Adão-ondi-Amã foi realmente o lugar onde Adão viveu depois de ser exilado do Jardim do Éden. [2]  

Em 25 de junho de 1838, em uma conferência nas terras de Wight, foi estabelecido um assentamento mórmon em Adão-ondi-Amã. Em poucos meses, sua população cresceu para 1500 pessoas (Smith, Becky Cardon, 2003. "Adam-Ondi-Ahman. The LDS Family Travel Guide).



A historiadora Fawn Brodie reproduziu o seguinte testemunho:

"Pouco depois de sua chegada, Joseph remou no Grand River até Lyman Wight para explorar a terra na margem norte do Condado de Daviess [Missouri]. Em uma ribanceira alta com vista para o rio, alguém no grupo descobriu as ruínas do que parecia ser um altar e animadamente levou o profeta até o local. 

"Depois de examinar o local, Joseph ficou em silêncio, seus olhos varrendo a pradaria abaixo dele ...

" ‘Este é o vale de Deus, onde Adão abençoou os seus filhos’, disse ele,’ e em cima deste mesmo altar, Adão ofereceu sacrifícios ao Senhor .... vamos fazer uma cidade que será chamada Adão-ondi-Amã. Aqui Adão, o Ancião dos Dias virá para visitar o seu povo ....'." (No Man Knows My History, Fawn Brodie, Random House, 1971, p. 211)

Em 1835 o Messenger and Advocate publicou um poema intitulado "Adam-ondi- Ahman": 



Este poema foi considerado de tal importância que foi incorporado no primeiro hinário SUD, em 1835 e ainda está no hinários atuals SUD (ver o hinário SUD 1985, p. 49). 

Enquanto o poema não designa o local como sendo Missouri, que é a primeira impressão com o nome de Adão-ondi-Amã.

Mesmo após os Mórmons irem para o oeste, continuaram a falar sobre a importância de Adão-ondi-Amã no Missouri.  

Wilford Woodruff, escrevendo em seu diário em 30 de março de 1873, comentou:

“Novamente, o presidente Young disse que Joseph, o Profeta, falou-lhe que o Jardim do Éden estava no Condado de Jackson, Missouri, e quando Adão foi expulso do Jardim do Éden, ele foi para um lugar cerca de 40 milhas de onde chamamos Adão-ondi-Amã

"Ali ele construiu um altar de pedras e ofereceu sacrifícios. Aquele altar permanece até hoje. Eu vi como Adão deixou, assim como  muitos outros também, e mesmo com todas as revoluções do mundo, o Altar não tinha sido destruído

"Joseph também disse que, quando a cidade de Enoch foi transladada, ela estava onde o Golfo do México está agora. Ela deixou naquele golfo muitas águas." (Waiting for World's End: The Diaries of Wilford Woodruff, edited by Susan Staker, Signature Books, 1993, p. 305)

Retrato de: Joseph Smith Beguins his Work, volume 1  (Reprodução de um Livro de Mórmon de 1830 folhas sem cortes).

Oliver B. Huntington, um mórmon fiél, escreveu um artigo sobre Adão-ondi-Amã para a revista SUD Juvenile Instructor:

" Já visitei muitas vezes o altar de Adão, que foi mencionado. Sentei-me sobre o muro de pedra e refleti sobre as cenas que ocorreram milhares de anos atrás, exatamente onde eu estava. Ali estavam as rochas que o Pai Adão havia usado ... . A casa do meu pai ficava cerca de duzentos e cinquenta jardas daquele altar, nas terras atrás do Grand River, no vale de Adão-ondi-Amã". (Juvenile Instructor, 15 de novembro de 1895, p. 700-701)

Juvenile Instructor, 15 de novembro de 1895, páginas 700 e 701

O apóstolo SUD Bruce R. McConkie dá esta informação sobre a localização do Jardim do Éden:

Significado de Adão-ondi-Amã

“Adão foi o primeiro homem de todos os homens. Ahman é um dos nomes pelos quais Deus era conhecido por Adão. Adão-ondi-Amã, um nome vindo da linguagem Adâmica pura para o Inglês, é uma das quais nós não temos uma tradução literal e revelada. O mais próximo que podemos julgar - e esta visão vem dos irmãos antigos que associaram-se ao Profeta Joseph Smith, que foi o primeiro a usar este nome nesta dispensação - Adão-ondi-Amã significa o local ou a terra de Deus onde morava Adão.

“Aparentemente, a área era grande. Pelo menos as revelações falam da terra, dos vales e das montanhas de Adão-ondi-Amã. Dizem que o próprio Cristo ‘estabeleceu as bases de Adão-ondi-Amã (DeC. 78:15-16), e que incluía o lugar hoje conhecido como Spring Hill, Condado de Daviess, Missouri. (DeC. 116).

“Far West, Missouri, também parece estar incluída na terra de Adão-ondi-Amã. Em 17 de abril de 1838, o Senhor ordenou a seus santos que fossem a Far West, um lugar, disse Ele, que era santo, e lá foram eles para construirem uma cidade. (DeC. 115).

“Em 8 de julho do mesmo ano, William Marks e Newel K. Whitney não tinham deixado as suas preocupações temporais em Kirtland, Ohio, e não estavam na construção com os santos que vieram à Sião. Repreendendo-lhes, o Senhor disse:

" ‘Não há lugar suficiente nas montanhas de Adão-ondi-Amã e nas planícies de Olaa Sineá, ou seja, a terra onde Adão habitou, de modo que cobiçais aquilo que é apenas uma gota e negligenciais assuntos de maior importância? Portanto subi à terra de meu povo, ou melhor, Sião.’ (DeC 117:8-9)

“À William Marks foi dito:

" ‘Que presida no meio de meu povo, na cidade de Far West, e que seja abençoado com as bênçãos de meu povo", e  à Newel K. Whitney foi dito que ele ‘suba à terra de Adão-ondi-Amã e seja um bispo para meu povo.’ (DeC. 117:10-11).

“Os irmãos desta dispensação ensinaram que o Jardim do Éden estava localizado no que é conhecido por nós como a terra de Sião, uma área na qual Jackson County, Missouri, é o lugar central.

"Em nosso popular hino SUD que começa assim: ' Glorious things are sung of Zion, Enoch's city seen of old', verificamos que William W. Phelps preservou a doutrina de que "em Adão-ondi-Amã, Sião cresceu onde estava o Éden....

“Um dos encontros mais espirituais de todos os tempos teve lugar no vale de Adão-ondi-Amã, cerca de 5.000 anos atrás, e um outro encontro – de uma importância ainda maior em relação ao destino desta terra - está prestes a acontecer no mesmo local. Nossas revelações dizem:

"Três anos antes da morte de Adão, ele chamou Sete, Enos, Cainã, Mahalaleel, Jarede, Enoque e Matusalém, que eram todos sacerdotes, com o restante de sua posteridade, que era justa, ao vale de Adão-ondi-Amã, e lá lhes conferiu sua última bênção.

"E o Senhor apareceu-lhes, e eles se levantaram e abençoaram Adão, e chamaram-no de Miguel, o príncipe, o arcanjo. E o Senhor confortou Adão, e disse-lhe:

" 'Eu te pus para estar no topo. Uma multidão de nações nascerá de ti, e tu serás um príncipe sobre eles para sempre'.

"E Adão se levantou no meio da congregação, e, não obstante estar inclinado por causa da idade, foi preenchido pelo Espírito Santo, e predisse tudo que aconteceria à sua posteridade, até a última geração." (DeC 107:53-56) (Mormon Doctrine, by Bruce McConkie, p. 19-20)

O apóstolo McConkie passou a explicar que Joseph Smith tinha ainda identificado um altar em Missouri como o construído por Adão:

“Nesse grande encontro, Adão ofereceu sacrifícios em um altar construído para este propósito. Uma parte deste altar permaneceu no local, através dos tempos.  

"Em 19 de maio de 1838, Joseph Smith e um certo número de seus companheiros depararam-se com o restante da pilha de pedras, em um lugar chamado Spring Hill, no Condado de Daviess, Missouri. Lá, o Profeta ensinou-lhes que Adão iria visitar novamente o vale de Adão-ondi-Amã, dando um grande conselho como um prelúdio para o grande e terrível dia do Senhor. (Mediation and Atonement pp. 69-70).

“Nesse conselho, todos os que possuem as chaves da autoridade prestarão contas de sua gestão a Adão. Cristo então virá, receberá de volta as chaves e, assim, dará um dos passos preparatórios finais para reinar pessoalmente sobre a terra". (Dan. 7:9-14; Teachings, p. 157.) (Mormon Doctrine, by Bruce McConkie, p. 21)

O presidente Joseph Fielding Smith escreveu:

"As planícies de Olaha shineahah, ou lugar onde habitava Adão. Devem fazer parte ou estar localizadas nos arredores de Adão-ondi-Amã. Este nome, Olaha Shinehah, pode ser, e provavelmente é, uma linguagem adâmica. Podemos crer, sem muita controvésia, ser esta a denominação que Adão deu a esse lugar; pelo menos é uma suposição válida." Manual do Aluno - Doutrina e Convênios, pg.289.

O apóstolo John A. Widtsoe fez os seguintes comentários sobre o Jardim do Éden:

“Mais tarde, o profeta designou Spring Hill, um monte a cerca de cinquenta ou sessenta milhas ao norte e um pouco a leste de Independence, como Adão-ondi-Amã...o lugar onde Adão virá para visitar seu povo, ou o Ancião dos Dias se assentará, como mencionado por Daniel, o profeta." (DeC. 116)

“Uma vez que Adão reuniu sete gerações de seus descendentes em Adão-ondi-Amã, podemos acreditar que ali era o local que ele habitava. Se assim for, o Jardim do Éden provavelmente não estava muito distante, pois foi a entrada no leste do Paraíso que foi fechada para eles no momento da queda. (Gênesis 3:24)

“De fato, tem sido comumente compreendido pelos santos dos últimos dias, a partir dos ensinamentos do profeta, que o templo deveria ser construído no ou perto do local do Jardim do Éden. Que o profeta realmente ensinou que o Jardim do Éden era ou estava perto de Independence, Missouri, foi testemunhado por muitas pessoas que conheciam-no e ouviam-no.

"Heber C. Kimball, colaborador próximo e amigo do profeta, disse em uma ocasião:

“ ‘O local escolhido para o Jardim do Éden foi o Condado de Jackson, no estado de Missouri, onde está agora Independence. Ele foi ocupado na manhã da criação de Adão e seus associados, que vieram com ele com o propósito expresso de povoar esta terra.’ (Journal of Discourses, 10:235)

“Brigham Young, também um próximo associado do profeta, testemunhou de forma semelhante:

“ ‘No começo, depois que a terra foi preparada para o homem, o Senhor iniciou seu trabalho sobre o que é agora chamado de continente americano, onde o Jardim do Éden foi feito. Nos dias de Noé, nos dias dentro da arca, ele levou o povo para a outra parte da terra.’ (Discourses, p. 102)

“ Em conversa com Orson Hyde, em 15 de março de 1857, o Presidente Young disse:

“ ‘Você esteve tanto em Jerusalém quanto em Sião, e viu a ambos. Eu não vi tanto, porque eu nunca estive no condado de Jackson. Agora é agradável pensar e saber onde era o Jardim do Éden. Alguma vez você já pensou nisso? Eu não acho que muitos o façam, pois no Condado de Jackson estava o Jardim do Éden. Joseph declarou isso, e eu sou obrigado a acreditar nisso, assim como a acreditar que Joseph foi um profeta de Deus'. (Journal History, March 15, 1857)

“Essa é a posição dos Santos dos Últimos Dias hoje, com relação à localização muito discutida do Jardim do Éden. Adão, após sua expulsão do Jardim do Éden, vivia nos arredores dos grandes rios Missouri e Mississippi. Como seus descendentes multiplicaram-se, eles naturalmente assentaram-se  ao longo dos vales férteis e climaticamente aceitáveis. 

"Quando veio o dilúvio nos dias de Noé, a drenagem do Mississippi deve ter aumentado em um enorme volume, em harmonia com o relato bíblico. Arca de Noé teria sido lançada sobre as poderosas e rápidas águas, em direção ao Golfo do México. Com ventos favoráveis, atravessaria o Atlântico até o continente oriental. Ali, a raça humana, em seu segundo início na terra, começou a multiplicar-se e encher a terra.

“A localização do Jardim do Éden na América, e em Independence, Missouri, esclarece para muitos o problema que o relato bíblico do Éden e seu jardim deixou nas mentes dos estudantes". (Evidences and Reconciliations, by John A. Widtsoe, p. 395-397)


Por fim, no site oficial da igreja, GEE, lemos:

As revelações modernas confirmam o relato bíblico do Jardim do Éden, e também nos fornecem a importante informação de que ele se localizava onde agora é o continente americano (D&C 116; 117:8).

PROBLEMAS DESTA DOUTRINA:

Não há nada no livro de Gênesis que indique que os oito primeiros capítulos da história aconteceram na América do Norte.

Porém, o maior problema nestes ensinametos, usando as próprias escrituras SUD, é que a designação de Smith 1838, do Missouri como o lar de Adão e Eva contradiz sua primeira revelação de 1830 do Livro de Moisés.  

Este livro, em Pérola de Grande Valor, conta sobre a criação, apresentando claramente o Jardim do Éden no Oriente Médio. Nele podemos ler:

“E eu, o Senhor Deus, fiz um rio sair do Éden para regar o jardim; e dali ele se dividia e tornava-se em quatro braços. E o nome do segundo rio era Giom; é o que rodeia toda a terra da Etiópia. E o nome do terceiro rio era Hidequel, o que vai para o lado oriental da Assíria. E o quarto rio era o Eufrates.” (Pérola de Grande Valor, Moisés 3:10, 13-14)

Teria Deus dado duas revelações tão distintas?

Ou teria Joseph "esquecido" uma e inventado outra "revelação"???


Alguns SUDs ainda insistem que:


"Os rios" citados que "se encontram no oriente médio, foram nomeados com nomes semelhantes apenas para que o povo pudesse ser relembrado de onde sairam ou onde estavam seus primeiros pais."
 
Estes não conhecem sequer os livros de sua própria igreja....



IR PARA SUMÁRIO

_____________________________
Notas

1 - The two altar concept was promoted by Alvin R. Dyer who has written much of the modern history of the site. However the three altar arrangement was recorded by Heber C. Kimball who wrote: "The Prophet Joseph called upon Brother Brigham, myself and others, saying, ‘Brethren, come, go along with me, and I will show you something.’ He led us a short distance to a place where were the ruins of three altars built of stone, one above the other, and one standing a little back of the other, like unto the pulpits in the Kirtland Temple, representing the order of three grades of Priesthood; ‘There,’ said Joseph, ‘is the place where Adam offered up sacrifice after he was cast out of the garden.’ The altar stood at the highest point of the bluff. I went and examined the place several times while I remained there."

2 - "Adam-ondi-Ahman"
 . Selected Quotes and Instructional Pictures. Compiled by Bruce Satterfield, BYU-Idaho Professor of Religion
http://emp.byui.edu/SATTERFIELDB/Quotes/Adam-ondi-Ahman.html

13 comentários:

  1. Essa foi a maior tontice que ouvi de uma religião: adotaram os Estados Unidos como Jardim do Éden!

    ResponderExcluir
  2. Um verdadeiro absurdo, não?

    E ainda há muitos mórmons que defendem isso como verdade!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse o Brasil!!! ou qualquer lugar!!
      daria na mesma para vocês. Investigadora, o porquê de tanta energia para desacreditar essas coias! se são futilidades, para que tanta atenção. Tinha uma matéria de sociologia e Politica em uma das graduações e a professora era igual a você, no fundo, era apenas um rótulo, demostrava muito conhecimento, mas tinha falhas nas entrelinhas que apenas algumas pessoas percebiam. Inteligência é um dom, nasce com ele, conhecimento, é só decorar saberes e depois reproduzir para os desprovidos de saber, opa! "você é inteligente". mas seu empenho é considerável. A descrença é sempre útil, na medida em atenda a interesses próprios, ou seja, chamar a atenção para o vazio próprio.

      Excluir
    2. !!!!!

      Rotule-me como quiser, pense o que você quiser. Aliás, se quiser acreditar que o Jardim do Éden foi no Missouri, acredite. Esse blog nào foi feito para você, mas para quem está preparado para ler a verdade.

      O que você pensa ou imagina sobre mim não me interessa. Nada disso acrescenta ao blog, às informações aqui discutidas e detalhadamente desconstruídas.

      Portanto, não volte aqui. Continue lendo os manuais da sua igreja, que você não ocupará o tempo de quem tem interesse em saber a verdade. Ah sim, e de quem é inteligente!

      Excluir
  3. Tenho uma dúvida, pesquisei um pouco mas não encontrei:
    O Jardim do Édem foi localizado por Joseph justamente na mesma época em que ele estava fortemente desacreditado por causa da falência de seu banco Kirtland Safety Society?

    ResponderExcluir
  4. Nilde

    - Joseph criou o Kirtland Safety Society Anti-Banking Company em 2 DE JANEIRO DE 1837, um dia após ter negada a permissão para criar o banco que desejava.

    - Em 27 JANEIRO DE 1837, menos de um mês após a abertura do banco, ele já estava falido oficialmente.

    - Joseph Smith anunciou que o local era o Édem em 26 de abril de 1838, e dedicou o mesmo local para a construção de um templo em outubro do mesmo ano.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. gente isso é um absurdo se querem realmente saber a verdade orem ao pai celestial que eu tenho certeza que ele vai te responder,eu poderia dizer milhares de palavras que negam tudo isso que esse blog diz mas só deus pode realmente mudar seu jeito de pensar

    ResponderExcluir
  6. Fanática Allyne

    O que é um absurdo?

    Seus líderes pregarem essa doutrina?

    Pois é, também acho.

    Você percebeu que só citei livros da igreja? Vá lá, procure e acharás.

    Fanatismo é isso ai. Não procure, negue de pés juntos que isso nunca existiu. E fique falando pra todo mundo orar.

    Além de fanatismo, isso é, na melhor das palavras QI abaixo de 90!

    Cada um que aparece por aqui!

    ResponderExcluir
  7. o que um pessoa com qi de 130 acha disso?
    meio engraçado!! se quiser conversar comigo, me passa seu tele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. !!!!!

      Certamente você nào tem esse QI acima de 130. Se tivesse, saberia que uma sigla se escreve com maiúsculas e também saberia que eu jamais passaria meu telefone para você ou para qualquer leitor do blog!

      Repito: Cada um que aparece por aqui....

      Excluir
  8. Segundo Joseph Smith !!!!!!! - ‘O local escolhido para o Jardim do Éden foi o Condado de Jackson, no estado de Missouri, onde está agora Independence. Ele foi ocupado na manhã da criação de Adão e seus associados, que vieram com ele com o propósito expresso de povoar esta terra.’ (Journal of Discourses, 10:235)(copiando informaçoes)
    Segundo JS , o jardim do édem era na américa, mas eu pergunto; !!!!!!!Seria Noé, Abraão, Moisés e etcs de profetas e patriarcas norte americanos ??? !!!!!!!Não seria os rios tigres e eufrates , mas sim Missouri e mississsipi ??? !!!!!!!Será que a Asia é na américa ??? !!!!!!!Seria Jesus Cristo também norte americano de olhos azuis??? Doutrina "profundas" mórmons quem pode explicá-las ??? Só falta encontrar o templo semelhante ao de salomão em Nova York, juntamente com as placas de ouro!!!!!!!

    “E eu, o Senhor Deus, fiz um rio sair do Éden para regar o jardim; e dali ele se dividia e tornava-se em quatro braços. E o nome do segundo rio era Giom; é o que rodeia toda a terra da Etiópia. E o nome do terceiro rio era Hidequel, o que vai para o lado oriental da Assíria. E o quarto rio era o Eufrates.” (Pérola de Grande Valor, Moisés 3:10, 13-14).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FALUZ47

      Já ouvi o absurdo de que quando houve o dilúvio, a arca de Noé foi parar no oriente médio, e assim eles nomearam tudo de acordo com o que conheciam no Missouri!!!!!!!!

      Mas a contradição com a PGV é enorme! Colocar como pontos de referência a Etiópia, Eufrates, Assíria - que ainda estão lá - e nada disso está nos EUA?

      Cada explicação pior do que a outra! E ainda tem quem defenda essa história que é mais do que cômica!

      Excluir
  9. Se fosse no Brasil, até poderia acreditar, o Brasil é um verdadeiro paraiso, (que estraga são os corruptos) , mas aquela terrinha feia lá de cima , Deus não teria este mal gosto.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.