Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 12 de março de 2010

ETERNA MUDANÇA - Introdução do LdM

 MUDANÇA - INTRODUÇÃO DO LIVRO DE MÓRMON

Por A. Flauber - Diário da História SUD
 
"O Livro de Mórmon é um volume de escrituras sagradas comparável à Bíblia. É um registro da comunicação de Deus com os antigos habitantes das Américas e contém a plenitude do evangelho eterno.
O livro foi escrito por muitos profetas antigos, pelo espírito de profecia e revelação. Suas palavras, escritas em placas de ouro, foram citadas e resumidas por um profeta-historiador chamado Mórmon. O registro contém um relato de duas grandes civilizações. Uma veio de Jerusalém no ano 600 a.C. e posteriormente se dividiu em duas nações, conhecidas como nefitas e lamanitas. A outra veio muito antes, quando o Senhor confundiu as línguas na Torre de Babel. Este grupo é conhecido como jareditas. Milhares de anos depois, foram todos destruídos, exceto os lamanitas, que são os principais antepassados dos índios americanos." (trecho da página introdução datado de 2001)

Logo na edição mais recente, disponibilizada no site oficial da Igreja encontramos:

"...Milhares de anos depois, foram todos destruídos, exceto os lamanitas, que estão entre os antepassados dos índios americanos." (página introdução datado de 2010)

A mudança veio de “são os principais antepassados” para “que estão entre os antepassados

Pesquisando também pela net, para buscar compreender a posição da Igreja em relação aos índios americanos/lamanitas, encontrei um artigo datado de 08 de novembro de 2007 do jornal Salt Lake Tribune que comenta:

"Muitos Mórmons, incluindo vários Presidentes da Igreja, ensinaram que as Américas foram largamente habitada pelos povos do Livro de Mórmon.

Uma proclamação do quórum dos doze apóstolos datada de 06 de abril de 1845

"Nós também prestamos testemunho de que os "Índios" (assim chamados), do Norte e da América do Sul são um remanescente das tribos de Israel, como agora se manifesta com a descoberta e revelação de seus oráculos antigos e registros."

Em 1971, o Presidente da Igreja Spencer W. Kimball disse que Lehi, o patriarca da família, foi "o antepassado de todos os índios e tribos mestiças do Norte e do Sul e América Central e nas ilhas do mar.”...
 
“O termo 'Lamanita' inclui todos os índios e misturas indígenas, como os polinésios, os guatemaltecos, peruanos, bem como o dos Sioux, os Apache, os Mohawk, os Navajo, e outros. É um grupo grande de grandes pessoas.” (Ensign, July, 1971 - Of Royal Blood (President Spencer W. Kimball, Acting President of the Council of the Twelve

Em adição, Spencer W.Kimball sobre os habitantes das ilhas do mar:

"Vocês polinésios do Pacífico são chamados de Samoanos ou Maori, Taitianos ou Havaianos, de acordo com suas ilhas. Provavelmente há 60 milhões de vocês sobre os dois continentes e nas ilhas do Pacífico, todas relacionadas por laços de sangue. 
 
"O Senhor lhes chama Lamanitas, um nome que tem um toque agradável, entre aqueles dentre as maiores pessoas que já viveram na face da terra foram chamados. Em um sentido restrito, o nome significa os descendentes de Laman e Lemuel, filhos de seu primeiro pai americano, Lehi, mas vocês sem dúvida, possuem também o sangue dos outros filhos, Sam, Néfi, e Jacó. E você provavelmente tem um pouco de sangue judeu de Muleque, filho de Zedequias, rei de Judá. 
 
"O nome Lamanita distingue dos outros povos. Não é um nome de escárnio ou constrangimento, mas um dos quais se deve ter muito orgulho." (Os Ensinamentos de Spencer W. Kimball, p.596, SLC:Bookcraft 1982)

Após testar o DNA de mais de 12.000 índios, porém, a maioria dos pesquisadores concluíram que os primeiros habitantes do continente vieram da Ásia através do Estreito de Bering.

A grande questão é, com esta mudança, a Igreja estaria de uma certa forma "admitindo" que as teorias científicas sobre a colonização das Américas têm algum elemento de verdade nelas, se partirmos do princípio de que os atuais testes de DNA revelaram que os índios presentes nas Americas atualmente têm relação com a Sibéria? Bom aguardemos alguma pronunciação oficial da Igreja.

IR PARA SUMÁRIO 

6 comentários:

  1. Investigadora! fico lisonjeado de ter o meu texto, tal qual foi escrito na comunidade "Mormon Thought" aqui em seu blog, mas reproduzí-lo aqui sem me consultar e ou reproduzir as fontes de consulta, nome do site e autor? sinto em te dizer, mas não aprovo.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Flauber

    Desculpe meu erro crasso. Concordo plenamente e gostaria de pedir sua permissão para manter este texto neste blog. Infelizmente não tenho contato com você por outro meio (email, orkut) a não ser neste blog.

    Sua argumentação é excelente e creio que é muito pertinente e enriquecedor!

    Também acrescentei seu nome e o link para o local onde essa discussão se originou.

    Novamente desculpe-me, assim como peço desculpas aos leitores.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Ok, investigadora, para o texto na integra vc encontra no meu blog, aquele lá do orkut era apenas uma prévia, quando puder veja minhas atualizações.

    abraços,
    Flauber

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Flauber.

    Já atualizei a postagem.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Nesta parte do blog , não aparece um mórmon para contestá-las. Quero um iludido mórmon, prestar o testemunho que os povos antigos das amèricas são descedentes de Hebreus, que o anjo moroni tinha razão quando apareceu para JS, falando das placas , que ela continha a "estória" dos antepassados americanos, cadê!!!

    ResponderExcluir
  6. FALUZ47

    Na verdade, nunca apareceu reais contestações - aliás, apenas uma, onde eu disse que nào havia menção na Bíblia de guerra nos céus, e me enviaram uma passagem de Apocalipse.

    Mas, no geral, nada aparece além de "você é instrumento de Satanás" ou "eu senti que a igreja é verdadeira", "essas provas que você apresenta nào são provas reais" e assim vai...

    Lamentável!

    Abs

    Lamentável!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.