Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O LIVRO DE ABRAÃO - ANACRONISMOS


PRÉVIO                                                                               POSTERIOR



 ANACRONISMOS DO LIVRO DE ABRAÃO

Texto traduzido e adaptado de Examining the Book of Abraão - Chapter 8
by Kevin Mathie

Tão interessante quanto as imagens, são os capítulos e versículos que compõem a maioria do Livro de Abraão. Existe alguma coisa que o corpo principal do livro possa nos dizer sobre a sua autenticidade?

Uma das maneiras que os estudiosos determinam se um documento é verdadeiramente histórico é determinar se existem anacronismos. Simplificando, anacronismos são fatos/coisas mencionados no documento que estão “fora do lugar”.

Infelizmente, na maioria dos casos de falsificação ou fraude, os investigadores de documentos antigos não têm o luxo de ler algo muito óbvio. Eles devem contar com o reconhecimento muito sutil de anacronismos, como a menção de um objeto ou um nome que não existia quando o documento foi supostamente escrito.

O mesmo acontece com o Livro de Abraão. Se este livro foi realmente escrito "pela mão" de Abraão, então não deve haver qualquer coisa que não seri conhecido da população que vivia em seu tempo na história. Portanto, se aceitarmos que Abraão viveu entre 2200 aC e 1500 aC. (o Dicionário Bíblico coloca seu nascimento em 1996 aC), então não pode haver qualquer coisa em suas páginas que só poderia ser conhecido após esse período. Se um anacronismo ocorrer, certamente foi ali colocado após o tempo de Abraão.

Anacronismos no Livro de Abraão

Se assumirmos que a última data acima, ie. 1500 aC, é a última possível para a existência de Abraão, então é correto afirmar que são anacronismos 1:

1 - Facsímile n º 1 - Esta vinheta é especificamente mencionada no texto do Livro de Abraão (Abr. 1:12, 14), mas a vinheta em si data de cerca de 150-100 aC

2 - Caldéia - Este nome ocorre em Abraão 1:1, 8, 13, 20, 23, 29, 30 e 2:4. Os caldeus surgiram no século IX aC, na terra ao sul do atual Iraque (Babilônia), e, aparentemente, migraram para a Síria2. Se os caldeus surgiram no século 9 aC, e Abraão viveu antes de 1500 aC, então a referência para os caldeus no Livro de Abraão é um anacronismo de 700 anos ou mais - um anacronismo muito grande.

3 -  Faraó - Abraão 1:6 usa a frase "Faraó, rei do Egito." Abraão 1:20 diz que o Faraó "significa rei por sangue real". E em Abraão 1:25, "Faraó" é usado como um nome próprio em vez de um título: "... o primeiro governo do Egito foi estabelecida pelo Faraó, filho mais velho de Egitus, a filha de Cão". A palavra Faraó vem de um termo egípcio para o rei do palácio, que em egípcio poderia ser chamado de "casa grande". O termo "Faraó" não foi usado como um título para o governante do Egito até 1504 aC.

Alguns apologistas sugerem que o "Faraó" teria sido a tradução de Joseph para a palavra que significa "rei", e que a palavra "faraó" nunca realmente apareceu no texto. No entanto, devemos lembrar que em Abraão 1:25, "Faraó" é usado como um nome próprio. Além disso, Joseph claramente considerou que Faraó era o nome de uma pessoa, conforme   sua interpretação do Facsímile n º 3 e Figura 2, onde se lê, "o rei Faraó, cujo nome é dado nos caracteres acima de sua cabeça" 3.

Conclusão: O termo "Faraó" está na beira de um anacronismo. Se assumirmos que Abraão viveu muito antes de 1500 aC – como é datado no Dicionário da Bíblia - então a palavra "Faraó" é definitivamente um anacronismo. No entanto, se data da existência de Abraão foi por volta de 1500 aC, então ela não pode ser considerada anacrônica. Portanto, o leitor deve decidir se a palavra "Faraó" é problemática ou não.

4 - Colina de  Potifar - Potifar é, na realidade, a forma hebraica de um nome egípcio, que seria estranho Abraão ter utilizado, pois é mais provável que ele tenha falado babilônico-semítico ao invés de hebraico (que pode, por si só, ser anacrônico nos dias de Abraão) 4. De acordo com o egiptólogo SUD Stephen E. Thompson, "A única ocorrência do equivalente egípcio de" Potifar" é encontrado no Cairo, na estela(pilar) 65444, que remonta à XXI dinastia egípcia (1069-945 aC)"5.

5 - Egitus - Abr. 1:23: "A terra do Egito sendo, primeiramente, descoberta por uma mulher, que era filha de Cão e filha de Egitus que, em caldeu, significa Egito e quer dizer aquilo que é proibido". Stephen E. Thompson:
"Primeiro, Egitus não é uma palavra caldéia, mas grega, e não significa "proibido" em qualquer idioma. O grego "Egitus "aparentemente deriva do egípcio hwt-k3-pth, "a casa da ka de Ptah", que era o nome de um templo de Ptah em Memphis. Durante o Novo Império, este termo passou a designar a cidade de Memphis, a capital do Egito, onde o templo estava localizado. Também há alguma evidência de que os estrangeiros se referiam ao país do Egito por este termo, como é atestado em uma barra de Micenas, que está datada em cerca de 1375 aC, ou seja, 125 anos depois de Abraão, como o nome de um homem, pressupondo que já era o nome para o Egito. Note também que o texto (Abr. 1:22-25) implica que o nome “Egito” derivou de um antepassado epónimo, Egyptus. Dado aos fatos relativos à origem da palavra Egyptus, no entanto, isso não pode representar a realidade histórica"6.

Estes não são todos os anacronismos encontrados no Livro de Abraão, mas eles são representativos. Com base nos cinco anacronismos acima, o Facsímile 1 é aquele com a data mais recente. Portanto, o texto do livro de Abraão não poderia ter sido composto até 150-100 aC na melhor das hipóteses.
Poderia ter sido escrito em qualquer momento após esse período, mas não antes.

Reconstrução Incorreta da História

O egiptólogo Stephen E. Thompson afirmou:

“Um dos eventos principais do Livro de Abraão é o atentado de sacrifício que Abraão sofreu. Somos informados de que na terra dos caldeus, o "deus do Faraó", que aparentemente deve ser tomado como "o deus Faraó", era adorado (Abr. 1:7, 9-10, 13, 17). Havia até mesmo sacerdotes dedicado à adoração do Faraó, e estes sacerdotes ofereciam sacrifícios humanos a ele. Dizem-nos que a "oferta de gratidão" que foi oferecida consistia de um filho (v. 10), e que três "virgens" foram mortas no altar sacrificial porque "não se curvaram para adorar deuses de madeira ou de pedra" (v. 11). Finalmente, o sacerdote do Faraó tentou sacrificar Abraão, e nessa altura o Senhor interveio, resgatou Abraão, e destruiu o altar e o sacerdote (v. 15-20)”.

Disto podemos inferir várias coisas. Aparentemente, o Faraó e várias outras divindades egípcias eram adorados na Caldéia. Não é dito especificamente que os outros deuses eram egípcios, mas somos informados que as práticas de culto foram "à maneira dos egípcios" (Abr. 1.9,11), e as imagens que representam esses deuses são egípcias (v. 14). Podemos, portanto, inferir de maneira plausível que eram divindades egípcias.

Parte da adoração dos deuses envolvia o sacrifício humano. A religião daquela época e local era intolerante, e qualquer um que escolhesse não se envolver nestas práticas de culto corria o risco de perder a sua vida. Estas práticas parecem ter sido aprovadas ou promovidas, ou pelo menos incentivadas, pelo faraó egípcio. O livro diz que quando o sacerdote que tentou realizar o sacrifício de Abraão morreu “houve grande lamentação na Caldéia e também na corte do Faraó" (v. 20) 7

Em primeiro lugar, não há evidências de que o sacrifício humano era praticado pelos antigos egípcios em sua vasta história - e certamente nenhum sacrifício humano de crianças! Os egípcios pareciam ser, no seu conjunto, uma sociedade relativamente pacífica e gentil.

As únicas indicações de que o sacrifício humano fora praticado no antigo Egito tendem a apontar para a pré-história egípcia e parecem ter sido realizadas em apenas um ou dois contextos: ou criminosos e prisioneiros de guerra eram sacrificados, ou funcionários foram sacrificados para ser enterrado com seu mestre. No entanto, após a primeira dinastia, o sacrifício humano não foi praticada.7a

Em segundo lugar, todas as evidências apontam que os egípcios eram muito tolerantes para com as religiões dos outros. J. Cerny escreveu:

"Os egípcios eram tolerantes uns com os outros dentro do próprio Egito e eles eram igualmente tolerantes aos deuses do país conquistado. ... Com os deuses nativos eles se comportavam como faziam tantas vezes no Egito com o deus ou deusa de outra cidade: eles simplesmente consideravam-nos como nomes e formas diferentes das suas próprias divindades egípcias. É evidente que, nestas circunstâncias não poderia surgir a heresia, e com exceção do um curto período do reinado de Akenaton, nada se sabe sobre a perseguição religiosa de qualquer tipo no Egito ". (J. Cerny, Ancient Egyptian Religion, 1957) 8

Em terceiro lugar, estudos "indicam que os deuses egípcios raramente eram adorados na Síria-Palestina, e apenas a título excepcional. Ao invés de introduzir deuses egípcios na Ásia, a ocorrência mais comum era os egípcios que estavam nos postos na Palestina adotarem o culto do Deuses asiáticos locais. Stefan Wimmer escreveu recentemente que os egípcios "nunca pensaram em forçar a população [local da Síria-Palestina] a abandonar seus deuses em troca dos deuses egípcios" 9.
_____________________
Notas

1. This list comes from: Stephen E. Thompson, "Egyptology and the Book of Abraão", Dialogue: A Journal of Mormon Thought, Spring 1995
2. Stephen E. Thompson, "Egyptology and the Book of Abraão", Dialogue: A Journal of Mormon Thought, Spring 1995, p. 154
3. Stephen E. Thompson, "Egyptology and the Book of Abraão", Dialogue: A Journal of Mormon Thought, Spring 1995, pp. 154-155
4. Samuel A. B. Mercer, PhD., "Joseph Smith as an Interpreter and Translator of Egyptian", The Utah Survey, Vol. 1, No. 1, September 1913, p. 22 — Also, check out an interesting site called History of Hebrew by David Steinberg. According to Steinberg, we would have had a "Proto-Hebrew" language around the year 2000 B.C.E., but "Biblical Hebrew" didn't really crystalize until 900 B.C.E. in Jerusalem
5. Stephen E. Thompson, "Egyptology and the Book of Abraão", Dialogue: A Journal of Mormon Thought, Spring 1995, pp. 155
6. Stephen E. Thompson, "Egyptology and the Book of Abraão", Dialogue: A Journal of Mormon Thought, Spring 1995, pp. 155-156
7. Stephen E. Thompson, "Egyptology and the Book of Abraão", Dialogue: A Journal of Mormon Thought, Spring 1995, pp. 156-158
7a. For an overview of human sacrifice practices of Ancient Egypt, see Caroline Seawright Human Sacrifice in Ancient Egypt, October 11, 2003
8. As quoted by Stephen E. Thompson, "Egyptology and the Book of Abraão", Dialogue: A Journal of Mormon Thought, Spring 1995, p. 159
9. Stephen E. Thompson, "Egyptology and the Book of Abraão", Dialogue: A Journal of Mormon Thought, Spring 1995, pp. 158-159


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.