Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O LIVRO DE ABRAÃO – NOMES EGÍPCIOS?


PRÉVIO                                                                               POSTERIOR


ALGUM DOS NOMES EGÍPCIOS E OS TERMOS IDENTIFICADOS POR JOSEPH FORAM VERIFICADOS COMO SENDO REALMENTE EGÍPCIOS?


Texto traduzido e adaptado de Mormonthink

Há muitos nomes egípcios sobre a explicação dada por Joseph para os três Facsímiles, bem como inúmeros nomes no Livro Egípcio do Alfabeto e Gramática, também de Smith. Nomes como Elkenah, Libna, Mahmackrah, Korash, etc. Apesar de alguns defensores das alegações em contrário, nenhum destes nomes foi encontrado em quaisquer documentos egípcios.

Declarações dos apologistas

Do site do apologista SUD Jeff Lindsay, vemos:

Um apoio adicional para a interpretação de Joseph sobre vários elementos do Facs. No 1 vem de um artigo de Daniel Peterson, em janeiro de 1994, na revista Ensign:

Os textos antigos indicam que os deuses dos idólatras Elkenah, Libna, Mahmackrah e Korash, descritos no livro de Abraão (Abr. 1:6, 13, 17; facsímile 1, figs. 5-8), na verdade eram adorados no mundo antigo, apesar do fato de que a Bíblia não faz nenhuma menção a eles. http://www.jefflindsay.com/LDSFAQ/FQ_Abraham2.shtml

A declaração acima é muito enganadora. Um número suficiente de críticos protestaram, e assim seu colega apologista SUD Kerry Shirts providenciou esta resposta em outra página da web:

“Sobre os nomes dos quatro vasos canópicos no Facsímile n,1:
por Kerry A. Shirts

“Uma nota de explicação:

“Os críticos disseram que os nomes dessas figuras não são egípcias e, portanto, não são autênticas.

“Este artigo lança um olhar mais atento.
----------------------------------------------

“Nós damos aos críticos o ponto que nada nos quatro nomes canópicos sob o sofá de leão sejam necessariamente nomes egípcios. Mas são nomes que são encontrados no mundo antigo, ou seja, Egípcio combinado com antigos elementos sirio-cananeus, e este é o ponto.

“Estes não são apenas rabiscos. Abraão está apontando os costumes antigos egípcios para um público não-egípcio no seu Livro de Abraão.”

Então, os apologista SUD Kerry Shirts admite que eles não são nomes reais egípcios, então como isso possivelmente apóia a interpretação de Joseph como alegado por Jeff Lindsay?

A ciência ainda não foi capaz de encontrar qualquer evidência de que os quatro nomes mencionados por Joseph sejam nomes egípcios reais.

Note-se que nem Lindsay ou Daniel Peterson fornecem qualquer evidência para mostrar como esses nomes antigos podem ser derivados e, eventualmente, ser interpretados por qualquer pessoa para sustentar as afirmações de Joseph. Se fizesse sentido, Lindsay teria simplesmente mostrado a evidência para estes quatro nomes em seu web site, que  acrescentariam credibilidade à Joseph, mas ele não  fez porque realmente não há evidências que apóiam as declarações de Joseph quando você as analiza.


Os quatro nomes referidos por Joseph não parecem ser nomes antigos reais, a menos que sejam combinados várias partes de palavras diferentes de idiomas diferentes. Isso é típico dos esforços de alguns apologistas SUD para encontrarem algum tipo de explicação ensandecida para as traduções de Joseph dos facsímiles.

Mesmo que fossem nomes verdadeiros, embora certamente não egípcios, Joseph poderia simplesmente ter tirado-os de uma enciclopédia ou dicionário. A única maneira que isto ajudaria a apoiar as declarações de Joseph seria se ele identificasse nomes reais do Egito que não eram conhecido na época, mas ele falhou nessa tarefa.

Você notará no site de Jeff Lindsay que ele não corrigiu sua declaração original e enganosa. Assim, qualquer pesquisador que vai para o site de Lindsay terá a impressão de que os quatro deuses nomeados por Joseph no Facsímile 1 foram, de alguma forma, corretamente identificados por Joseph.

Se Joseph Smith realmente tivesse traduzido os papiros, ele teria se referido às figuras como os quatro filhos de Hórus e dado os seus nomes reais de Imset, Hapt, Qebe senuwef e Duwa mutef. Isso seria um poderoso testemunho da veracidade do Livro de Abraão e do papel profético de Joseph Smith, mas ele falhou de forma gritante neste papel.

NOTA DO ADMINISTRADOR: Não fomos capazes de encontrar, de forma alguma, os quatro nomes mencionados por Lindsay. Se alguém tiver referências concretas para sustentar o pedido de Daniel Peterson, por favor envie um email para nós em truthseeker@mormonthink.com



PALAVRAS ENCONTRADAS NO LIVRO DE ABRAÃO - por Joseph Smith

Texto traduzido e adaptado de http://www.lds-mormon.com/boanames.shtml

A palavra “Colobe”, que aparece neste livro é uma palavra muito similar à palavra hebraica para estrela – “kokob”. "Kokaubeam” é um dos  plurais, em hebraico, para "estrelas".

"Shinehah" é uma palavra interessante, por ser muito próxima da palavra hebraica "dois", que é "shenayim”. (O hebraico não tem vogais escritas, assim as duas palavras são mais próximas do que parece).

"Olea" também é muito interessante. É muito próxima de uma palavra hebraica que significa “noite”. (A palavra em questão é "layil”e uma possível variante é"layolah").

Por que estas palavras são tão interessantes? Porque as mesmas três aparecem no verso do Velho Testamento - Gênesis 1:16:

"E fez Deus os dois grandes luminares (duas shenayim): o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite (layil); e fez as estrelas (kowkab)”

Por que isto seria lamentável para os SUDs? Porque Joseph Smith estava estudando hebraico na época que supostamente teria “traduzido” o Livro de Abraão. Seu professor era Andrew Seixas, que tinha escrito o seu próprio manual de gramática hebraica, e que fazia muito uso do primeiro capítulo do Gênesis como exemplo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.