Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sábado, 25 de setembro de 2010

Doutrina SUD - O Espírito Santo


A TEORIA DO  ESPÍRITO SANTO!

 

Para os mórmons, quem é o Espírito Santo?

 

De acordo com as ordenanças realizadas no Templo de Nauvoo, escritas  por Brigham, diziam que a criacao foi feita pelo que ele chamava de "Trindade", sendo Elohim, Jeova e Miguel (Adão). Isto pode ser lido no Times and Seasons 3 de 15 de marco de 1842, pagina 720. Ainda:


"Bem, deixe-me dizer que o Espírito Santo é um homem; ele é um dos filhos do nosso Pai e nosso Deus; e ele é o homem que ficava após Jesus Cristo". (Heber C. Kimball, Journal of Discourses, 5:179).


"Joseph também disse que o Espírito Santo está agora em um estado de provação, o qual, se ele realizar em retidão, ele pode passar pelo mesmo curso ou um curso similar de coisas que o Filho passou". (Words of Joseph Smith, p. 245).

Portanto, o "cargo" de Espírito Santo seria tomado por aquele que é o segundo após Jesus Cristo. Ainda, "curso similar ao que Cristo passou" signfica a pessoa mais próxima de Cristo, ou seja, um profeta que abre uma dispensação


Assim, o Espírito Santo não foi apenas um, mas vários espíritos que se revezaram nesta posição. Após certo período, ele teria vindo à terra e obtido um corpo físico, como todos nós. 

 

Porém, por estar em um estágio mais avançado, ele teria, nesta terra, ocupado uma posição espiritual superior, como um profeta de uma nova dispensação!  



Examinando a "doutrina" da pré-existência e de como foi traçado o plano da salvação, de acordo com o mormonismo, lemos:


"[O Pai perguntou]: “Quem redimirá a Terra, quem descerá e fará o sacrifício pela Terra e por todas as coisas que ela contém”? O irmão mais velho disse: “Eis-me aqui”, e então acrescentou: “Envia-me”. Mas o segundo, que era “Lúcifer, o Filho da Manhã”, disse: “Eis-me aqui, envia-me e serei Teu filho e redimirei todo filho e filha de Adão e Eva que vive e que viverá sobre a Terra”. “Mas”, disse o Pai, “isso de nada adiantará. Dei a cada pessoa o livre-arbítrio; todos devem usa-lo para alcançar a exaltação em Meu reino; uma vez que têm o poder de escolha, devem exercer esse poder. Eles são Meus filhos; os atributos que em Mim vês existem também em Meus filhos, e eles devem usar seu arbítrio. Se tentares salvar a todos, terás que salvá-los em sua iniquidade e corrupção.” (Ver Abraão 3:23-28; Moisés 4:1-4)". 

Portanto, seguindo a lógica mórmon, Lúcifer era o segundo após Cristo, antes de sua queda. Assim, ele poderia ter sido o Espírito Santo!

 

Porém, de acordo com os SUDs, a doutrina do Espírito Santo não é tão simples. John A. Widtsoe em "A Rational Theology", sexta edição, páginas 72-73, disse:


"O principal agente utilizado por Deus para comunicar sua vontade ao universo é o Espírito Santo (holy spirit), que não deve ser confundido com o Santo Espírito (Holy Ghost), o personagem que é o terceiro membro da Divindade. O Espírito Santo penetra todas as coisas do universo .., material e espiritual. Através do Espírito Santo, a vontade de Deus é transmitida por rádio, transmitido de forma exata. Isso forma o que pode ser chamado de “o grande sistema de comunicação” entre os seres inteligentes do Universo. O santo espírito vibra com a inteligência;. ele recebe a palavra e da vontade de Deus, dada por Ele ou por seus agentes pessoais, e transmite a mensagem para as partes mais remotas do espaço. Pela operação inteligente e extensão infinita do Espírito Santo, todo o universo se mantém unido e como uma unidade. Por meio dele, não há distância que os seres inteligentes possam escapar da dominação vontade de Deus."

Interessante que, de acordo com uma das perspectivas do Talmude, o Espírito Santo estava entre as dez coisas que foram criadas por Deus no primeiro dia (Talmude Bavli, Hag. 12a, b). Embora a natureza do Espírito Santo, na realidade, não esteja descrita em lugar algum, o seu nome indicia que era concebido como uma espécie de vento que se manifestava através de som e luz.

 

Depois vieram os Profetas:


De acordo com os SUDs, todos os profetas de dispensações ocuparam, antes de virem a este mundo, a terceira posição na Presidência Celestial, ou seja, ocuparam a posição e privilégio de serem Consoladores (Espírito Santo). Vejam:


"Nosso grande príncipe, Miguel, conhecido na mortalidade como Adão, é o segundo após Cristo no plano de salvação e progresso eterno. Na existência pré-mortal Miguel foi o mais inteligente e mais poderoso filho espiritual de Deus, com exceção apenas do Primogênito, sob a direção e conselhos de quem ele trabalhou, e recebeu a missão de vir a esta terra. ‘Ele é o pai da família humana e preside sobre os espíritos de todos os homens." (Teachings of Joseph Smith, p. 153). 
Novamente:

"O nome Miguel aparentemente, e com toda a propriedade, significa ‘alguém que é semelhante a Deus’. Miguel desempenhou um papel importante na criação da terra, sendo superado apenas por Jesus Cristo". (Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine, p. 491, Ver Também Manual do Velho Testamento, de Gênesis a 2 Samuel, p. 27).

Portanto, com a decadência de Lúcifer, Miguel tornou-se o segundo após Cristo e o primeiro profeta das dispensações.


Abaixo, reproduzo as citações de profetas e apóstolos da igreja SUD em relação ao Espírito Santo.

 ''Um convênio eterno foi feito entre três personagens antes da organização desta Terra e se relaciona à sua dispensação das coisas para os homens na Terra. Esses personagens, de acordo com o registro de Abraão, são chamados Deus, o Primeiro, o Criador; Deus, o segundo, o Redentor; e Deus, o terceiro, a Testemunha ou Testificador." (Teachings of the Prophet Joseph Smith, p. 190; Manual Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, p. 45)

A Teoria continua com Joseph Smith:



Joseph Smith, também um profeta para os SUDs, já teria sido o Espírito Santo. Esta teoria que Joseph poderia ter sido o Espírito Santo é sustentada em sites da Igreja. Em uma de suas citações, ele diz o seguinte:

 

"Se fosse da vontade de Deus, Irmãos, eu poderia lhes dizer quem sou eu! Se fosse da vontade de Deus eu poderia lhes dizer o que sei! Mas vocês chamariam isto de blasfêmia e desejariam tirar-me a vida. (Joseph Smith, LHCK 333). Brigham Young disse: Não diga nada então, pois o que eu já sei, eu sei!"  



De acordo com Vern G. Swanson:

“A crença mais difundida é de que Smith foi o Espírito Santo, ou melhor, que ele representava o espírito que emana do Pai e do Filho. Esta teoria surgiu a partir de várias fontes. Em um discurso de 09 de marco de 1841 Joseph Smith aparentemente descorreu sobre os três deuses que presidiram esta criação: 

"‘[Uma] Eterna Aliança foi feita entre três personagens antes da organização desta terra, e [que] se relaciona à sua dispensação de coisas para homens sobre a terra.’  

"Esses três deuses, argumentam alguns, eram o Pai Adão, que começou o mundo mortal, Cristo, que viveu no meridiano dos tempos, e Joseph Smith, que viveu na Dispensação da Plenitude dos Tempos. Outros viram em  Doutrina e Convênios 135:3 uma evidência de que Smith é o Espírito Santo:

“ ‘Joseph Smith, o Profeta e Vidente  do Senhor, com exceção apenas de Jesus, fez mais pela salvação dos homens neste mundo do que qualquer outro homem que jamais viveu nele.’  

“Assim, Cristo fez o máximo para salvar a humanidade e é o segundo membro da Trindade e, portanto, Smith, que foi o segundo maior, seria o terceiro membro.”

(Vern G. Swanson, "The Development of the Concept of a Holy Ghost in Mormon Theology," in Line Upon Line: Essays on Mormon Doctrine, Gary James Bergera, ed., Salt Lake City: Signature Books, 1989, 97).

Porém, de acordo com o mesmo, esta não é uma doutrina canonizada pela igreja.Ouvir
Ler foneticamente

Perguntas que surgem diante destas declarações:

I - O Espírito Santo torna-se, durante o um estado de provação (esta vida), um profeta que abre uma dispensação?

II - De acordo com esta teoria, Lúcifer (filho da manhã), poderia ter sido o Espírito Santo, pois ele era o segundo após Cristo?

III - Miguel, Noé, entre outros (e para os mórmons, até Joseph Smith) poderiam ter sido, em suas vidas pré-mortais, Consoladores? Eles poderiam ter ocupado a posição de terceiro na Presidência Celestial e terem o privilégio de serem o Espírito Santo? 


http://en.fairmormon.org/Joseph_Smith_is_the_Holy_Ghost

8 comentários:

  1. Sério... eu ri muito disso tudo, hehehehheeh...veja só, continuo rindo...hehehhee... Continue "investigando", deve fazer vem a você...hehhehehe...kkkkkkk...uiashuiahiuah...vejá só, continuo rindo... hehehhehehhee...alguem por favor me dê uma porrada para que eu pare de rir e começe a chorar...kkkkkkkkk...acho que nem assim adiantaria... Ei, investigadora...sauihsaiuhsauhauih, nem vou falar o que eu iria dizer pois não consigo parar de rir...hehehheheehe...aiushaiuhsauhsauhsa... (duvido que tu aprovara esse comentario para ficar aí pra todos verem, duvido, "Investigadora"!), aisuhsaiuhasuihsaiuhsaiu...

    ResponderExcluir
  2. Dih

    Só espero que todo esse bom humor, um dia, não se transforme em tristeza e desapontamento....

    Realmente, espero isso! Porque você já deve ter ouvido dizer que, quanto maior a altura, maior a queda.

    Que você nunca caia e continue vivendo assim, feliz.

    Ah sim, em tempo: este blog nào é para você, então nào perca teu tempo voltando...

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Dih Madeira:


    Muito riso, pouco siso...


    Provar que a investigadora está enganada é que ninguém consegue provar.

    ResponderExcluir
  4. Caro Paulo

    Posso estar enganada em alguns preceitos, pois não afirmo, como a igreja mórmon, que estes estudos são perfeitos.

    Quando alguém mostrar algo pertinente, sem as histórias estapafúrdias inventadas pela FARMS/Instituto Maxell, e que mostre alguma análise incorreta, eu a refarei, sem problemas.

    Mas isso ainda não aconteceu.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Prezada senhora,
    Acredito que a divulgação crítica da fé de outrm pede uma análise crítica de quem lê do ponto de vista de fora da doutrina e dentro dos parâmetros do direito individual.Confesso que anotei algumas informações as quais a senhora postou em seu blog que serão objeto de uma fria análise de minha parte.Porém,veja,não sou membro da Igreja a que procura desmoralizar empregando seu tempo e energia mas membro de uma igreja de denominação protestante tradicional.Com tradicional,não quero dizer que seja melhor nem pior.Com efeito tenho visto ao longo dos anos pastores e congregações perdendo o foco de sua fé,e cegos caminharem na direção da destruição da fé alheia quando o foco,assim nos ensina as escrituras,é crescermos em nossa experiência pessoal com Jesus Cristo.Vejo particularmente,e assim tento passar para minha filha de 6 anos que existem muitas igrejas e que cada uma delas diz uma coisa diferente.Mas enfatizo porém que guarde em seu coraçãozinho que Deus é um só ,que criou as estrelas,o sol e nosso planeta.Claro que de uma forma que ela entenda e de forma breve ,ela entende.Nosso Senhor Jesus Cristo nos alerta para ficarmos atentos e não pecarmos,pois é chegada a hora.Quando colocamos o foco em Cristo nos tornamos pacientes,tolerantes e mais amorosos.Ao darmos um passo nos tornamos mais reflexivos e pensamos como naquele famosos best seller,o que Jesus faria se estivesse em meu lugar? Agimos ao invés disso nos colocando no lugar de Deus como juízes das escolhas de nossos irmãos de jornada neste planeta.Não precisamos de mais discórdias.Não importa a religião que seu irmão professe,ou se a minha é mais perfeita do que a dele.Hoje estive junto com estes mesmos mórmons pela manhã empacotando doações para as vítimas da região serrana e confesse que nem na minha igreja vi tanto amor e dedicação.Usemos nosso tempo para construir a nossa condição de verdadeiros cristãos e moldar nossa fé ao invés de atacar a fé alheia.
    A Graça e a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo
    Geraldo Ferreira
    Membro da Igreja Metodista

    ResponderExcluir
  6. Geraldo

    Você teve UMA experiência, onde trabalhou com mórmons que estão organizand alimentos para as vítimas da enchente. Você viu um único lado.

    Se você ler sobre a "Empresa de Deus", "Mentindo em Nome de Deus", "Racismo- declarações", "Poligamia", "O que pensam dos Cristãos", talvez mude de idéia.

    Informe-se antes de tomar partido. Mas informe-se bem.

    É como eu decidir votar no Paulo Maluf (o que rouba mas faz) porque ele tapou um buraco na rua que estava justamente na frente da minha casa. E o resto? Fecho meus olhos por causa de um único ato?

    Informe-se, Leia também sobre o "Domínio sobre seus seguidores", e se puder, sobre "A voz do povo mórmon NÃO é a voz de Deus", para vez como a igreja modifica as pessoas.

    Dai sim podemos conversar.

    Vivi dentro dessa igreja por mais de 10 anos, sei exatamente do que estou falando. Também já visitei a Metodista, e digo que é muito, muito diferente da igreja mórmon que você pensa.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você que realmente não tenho o direito de julgar ninguém e bom, também não estudei quase nada comparado a você em relaçao a tudo que escreveu e por isso não discordo nem concordo, mantenho-me em posiçao neutra. Porém, confesso que tenho curiosidade de saber, como foi sua história na igreja, o que a fez desistir e principalmente, a se aprofundar nestes aspectos, o que para mim está mais do que correto, quando digo se aprofundar nisso porque tenho certeza assim como eu, tu vês muitas, mas muitas pessoas que se encontram na igreja fervorosamente todos os domingos mas sequer conhecem um pingo da história da igreja ou como ela foi formada e até mesmo alguns de seus "podres".

    Aguardo resposta.
    Grata, Jéssica

    ResponderExcluir
  8. Jéssica

    Por que saber sobre mim? O que isso muda quanto às informações que se encontram aqui?

    Este blog não é para divulgar quem sou, no que creio ou deixo de crer, mas dados sobre a igreja SUD. Só isso. Todos os dias recuso vários comentários de pessoas criando histórias a meu respeito, achando que sou isso, aquilo, me desafiando a me expor. Eu simplesmente os ignoro porque ESSE NÃO É O OBJETIVO DO BLOG. O objetivo é informar àqueles que tem desejo de saber, só isso. Quem nào quiser, que não leia e que continue com sua vida de acordo com o que julga ser melhor.

    É como universidade: ela está lá. Se você nòa quiser, não estude, não frequente. Mas se frequentar, nào fique todo dia exigindo ver o dono e saber a história de vida dele para saber se você pode confiar na universidade ou não. Ou nõa vá para um curso se você não fez nem mesmo o ensino médio.

    Simples assim!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.