Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Manual Geral de Instruções - mudanças sobre homossexualidade - 2010

O novo Manual Geral de Instruções da Igreja SUD de 2010 tem algumas alterações pequenas, mas importantes desde a versão de 2006, em sua seção sobre a homossexualidade.

Seriam os ventos das mudanças para um diálogo mais aberto sobre esta questão dentro da Igreja ou estamos começando a experienciar o passado depois das pressões externas quanto ao casamento plural e o sacerdócio aos negros?

De qualquer forma, notem que, apesar das mudanças, o preconceito ainda é extremamente grande.

As exclusões estão em sublinhado. Adições estão em negrito, observem: 

“O comportamento homossexual viola os mandamentos de Deus, é contrário aos propósitos da sexualidade humana, distorce os relacionamentos amorosos, e priva as pessoas das bênçãos que podem ser encontradas na vida familiar e nas ordenanças salvadoras do evangelho. Aqueles que persistirem nesse tipo de comportamento ou que influenciem os outros a fazê-lo estão sujeitos à disciplina da Igreja. O comportamento homossexual pode ser perdoado através do arrependimento sincero.

Se os membros têm pensamentos ou sentimentos homossexuais ou se envolvem em comportamento homossexual, os líderes da Igreja devem ajudá-los a ter uma compreensão clara da fé em Jesus Cristo, o processo de arrependimento e o propósito da vida na Terra. Os líderes também devem ajudá-los a aceitar a responsabilidade por seus pensamentos e ações e aplicar os princípios do evangelho em suas vidas.

Enquanto se opõe ao comportamento homossexual, a Igreja alcança a compreensão e o respeito aos indivíduos que são atraídos para os de mesmo sexo. (Este foi movido para o segundo e terceiro parágrafo)  


Além da ajuda inspirada dos líderes da Igreja, os membros podem precisar de aconselhamento profissional. Quando apropriado, os bispos devem entrar em contato com o Serviço Social SUD para identificar recursos para prover tal aconselhamento em harmonia com os princípios do evangelho. Se os membros sentem atração pelo mesmo sexo, mas não se envolvem em qualquer comportamento homossexual, os líderes devem apoiar e encorajá-los na sua vontade de viver a lei da castidade e controlar os pensamentos injustos. Esses membros podem receber chamados na Igreja. Se eles são dignos e qualificados, eles também podem ter recomendações para o templo e receber as ordenanças.

Quando os membros que têm atração pelo mesmo sexo, são aconselhados pelos presidentes de estaca e bispos, estes podem consultar o folheto Deus Ama Seus Filhos.

Além da ajuda inspirada dos líderes da Igreja, os membros podem precisar de aconselhamento profissional. Quando apropriado nos Estados Unidos e Canadá, os presidentes de estaca e os bispos deverão poderão entrar em contato com o Serviço Social Familiar SUD para identificar recursos para prover tal aconselhamento em harmonia com os princípios do evangelho. . . . Fora dos Estados Unidos e Canadá, os presidentes de estaca podem contactar a Presidência de Área para orientação

Fonte:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=99907685&tid=5538056403428415146&start=1

16 comentários:

  1. Tal mudança foi meramente formal.

    Considerando inclusive que houve captação no ano de 2010 de curriculos entre os membros para a formação do cadastro de psicologos e psiquiatras que por ventura sejama membros da Igreja.

    Contudo o que é pedido acaba ferindo, no mínimo, o código de ética do Psicólogo novo (2005) e a Resolução nº 01/99 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) pelos simples fato de propor tratamento para o homossexualismo.

    Então, entre em conflito a 12ª Regra de fé que trata da obediencia as Leis do Pais. Nesse sentido, o membro que estiver disposto a "tratar homossexuais" cometerá falta ética punivel com a perda do Registro Profissional.

    Existem mais coisas envolvidas, e o problema é o mesmo que outras diversas Igrejas que organizaram um serviço de atendimento psicológico e tratamento homossexual, especialmente no que tange ao confusão entre o ministro religioso e a pscicologia/psiquatria científica.

    È no minimo curioso e a pesquia é longa.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  2. Jonathas

    Muito bem colocada o código de ética do psicólogo.

    E sim também sei do programa que a igreja está implementando (novamente) aqui no Brasil, para atendimento psicológico para os membros da igreja.

    Em Utah e outras localidades, há vários ambulatórios que já fazem esse atendimento. Aqui no Brasil, como será impossível ter profissionais qualificados e SUDs, profissionais fora da igreja também serão cadastrados para tais atendimentos.

    E realmente, muito me preocupa a direção que estes atendimentos tomarão.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. O que acho interessante é que você queira perder seu tempo com algo que você não acredita ser verdadeiro. Para mim o manual serve, sim, de apoio a quem tem dificuldades até mesmo para aceitar a si mesmo. O objetivo descrito no manual é que as pessoas saibam que Deus as ama e que Ele as quer de volta. Se houver a necessidade de o problema ser acompanhado por profissionais da saúde, qual o problema nisso?

    ResponderExcluir
  4. Aline

    1 - homossexualidade NÃO É PROBLEMA! Deixe de ser homofóbica.

    2 - "Se houver a necessidade de o problema ser acompanhado por profissionais da saúde, qual o problema nisso? "

    É contra a lei. Só isso.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo post Investigadora, o teu blog está cada vez melhor!

    No ano passado, o Conselho Nacional de Psicologia cassou a licença de uma psicóloga evangélica, porque ela estava tentando tratar homossexuais.

    Essa psicóloga deu até uma entrevista para a revista Veja, dizendo que "curava" os homossexuais.

    Mentira ou verdade, o problema é que isso vai contra tudo que os cientistas tem descoberto sobre a homossexualidade, e, é claro, contra a lei.

    A Igreja mudou muito sua política para com os psicólogos, antigamente eles eram evitados a qualquer custo. A Igreja agora precisa se cuidar para não ser pega tentando "curar" homossexuais.

    ResponderExcluir
  6. DB

    Vale lembrar que um homossexual, mesmo que seja casto e faça tudo melhor que muitos mórmons, nunca será um "Deus"! Já está condenado a ser anjo.

    ResponderExcluir
  7. Investigadora, já coloquei os devidos créditos ao texto de teu blog Ciência x Fé. Realmente tinha esquecido de colocar. Obrigado por lembrar!

    ResponderExcluir
  8. Os mórmons sempre trataram os homosssexuais como "doentes" e carentes de "tratamento".
    Isso demonstra a homofobia praticada por essa seita, que não respeita os gays e lésbicas. Ficam inventando patologias e "aconselhamento" com profissionais. Esquecem-se que dentro da própria seita existem gays e lésbicas que se escondem de medo de serem excomungados pelos tribunais ditatoriais desses fanáticos religiosos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Investigadora!

    Onde conseguiu o texto em questão? muito interessante!

    ResponderExcluir
  10. Mário

    Eu tenho recebido vários posts neste tópico de mórmons que usam das idéias mais odiosas sobre os homossexuais, e por ser contra tal discriminação, recuso-me a postá-los.

    São uma verdadeira afronta ao ser humano. E não sei se deixo tais comentários como exemplo do que uma religião pode fazer de mal ao ser humano ou se continuo sem publicá-los por nõa querer "sujar" este blog com idéias tão baixas e vergonhosas!

    ResponderExcluir
  11. Caro Flauber

    Em uma comunidade do Orkut. Aliás, foi bem lembrado, vou colocar a fonte.

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Ah... o tópico foi apagado! Que desperdício!

    ResponderExcluir
  13. Caro Flauber

    Vi que na sua comunidade, você colocou o mesmo post. Então, coloquei o endereço dela como fonte, ok?

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Investigadora, sinceramente tenho pena de você, pq fala do que não conhece a fundo e se diz informada. O que não compreende e nunca via compreender é que o relacionamento entre Deus e o homem tem razões e propósitos que a vã (por mais sábia que seja) filosofia ou ciência humana desconhecem.
    Cuidado, porque ninguém nunca voltou para contar o que tem do outro lado, depois que deixamos essa curta e breve vida. Você pode estar afrontando coisas sagradas e poderá ser punida por isso. Não tem medo? Por mais que diga que não, deveria. Pense bem antes de falar de coisas sagradas de que nunca experimentou. Experiências espirituais que com certeza nunca teve.
    Abraços e que Deus tenha misericórdia de vc.

    ResponderExcluir
  15. Bianca

    Seus comentários são por demais infantilizados!

    Cuidado porque ninguém nunca voltou pra dizer o que tem do lado de lá? Então porque vc está tão segura de si? Pela queimadura no peito? Antiácido pode ajudar....

    Se eu tenho medo? Não. Mas certamente é isso que rege sua vida, certo?

    É interessante, pois cada comentário que recebo fala mais da pessoa que escreve do que sobre qualquer coisa!

    Julgando? Con certeza nunca tive....

    Novamente, obrigada por me avisar... Eeeee, mente fértil.

    Espero que a misericórdia divina um dia faça seu raciocínio funcionar e que você possa trazer argumentos REAIS para este blog. Enquanto isso, se continuarem neste nível de "abelinhas", nem serão publicados. Não insista.

    Nõ perca seu tempo aqui. Vá ler um livro bom (nada de vampiro purpurinado e casto, ou de revistinhas pré-adolescentes) e desenvolva seu raciocínio. Urgente!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.