Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

MUDANÇA - o Batismo e o Sacerdócio

O RECEBIMENTO DO SACERDÓCIO E O BATISMO DE JOSEPH SMITH E OLIVER COWDERY

A história oficial da igreja sobre esse assunto pode ser vista em Pérola de Grande Valor, JSH 1: 68-71 e no discurso de L. Tom Perry (Quórum dos Doze Apóstolos) -  O Sacredócio de Aarão:

"No dia 15 de maio de 1829, Joseph e Oliver já tinham chegado até 3 Néfi. (...) começaram a ponderar sobre a questão do batismo. Qual seria a maneira correta de batizar? E quem teria autoridade para realizar essa ordenança sagrada de salvação? ... Decidiram buscar a resposta em uma oração, ... e os céus se abriram para eles. Um anjo apareceu, apresentou-se como João Batista (ver Joseph Smith—História 1:72). 

"Depois, colocou as mãos sobre a cabeça de cada um e disse: “A vós, meus conservos, em nome do Messias, eu confiro o Sacerdócio de Aarão, que possui as chaves do ministério de anjos e do evangelho do arrependimento e do batismo por imersão para remissão de pecados;” (D&C 13:1).

Veja também o que diz o site oficial da igreja:

"O Sacerdócio Aarônico foi restaurado na Terra, nesta dispensação, em 15 de maio de 1829, quando João Batista o conferiu a Joseph Smith e Oliver Cowdery, às margens do Rio Susquehanna, perto de Harmony, Pensilvânia, nos Estados Unidos da América. (D&C 13; JSH 1: 68-73)".
 O Sacerdócio de Melquisedeque, por sua vez, seria conferido posteriormente (veja JSH1:72):
"O mensageiro que nos visitou nessa ocasião e conferiu-nos esse sacerdócio disse que seu nome era João, o mesmo que é chamado João Batista no Novo Testamento; e que agia sob a direção de Pedro, Tiago e João, que possuíam as chaves do Sacerdócio de Melquisedeque, sacerdócio esse que, declarou ele, nos seria conferido no devido tempo; e que eu seria o primeiro élder da Igreja e ele (Oliver Cowdery), o segundo."

O Sacerdócio de Melquisedeque abrange os ofícios de élder, sumo sacerdote, patriarca, setenta e apóstolo (DeC 107).  Este teria sido conferido a Joseph Smith e a Oliver Cowdery, em 28 de março de 1835, por Pedro, Tiago e João (DeC 27:12)
 

"E também com Pedro e Tiago e João, que vos enviei, por intermédio de quem vos ordenei e confirmei para serdes apóstolos e testemunhas especiais de meu nome e para portardes as chaves de vosso ministério e das mesmas coisas que a eles revelei"


OUTRA VERSÃO DA HISTÓRIA

A - o Sacerdócio Aarônico

Pouco depois de terem chegado à casa de Peter Whitmer, de acordo com depoimentos, Joseph e Oliver receberam autoridade adicional da mesma forma que a anterior. Agora eles seriam capazes de conferir o dom do Espírito Santo.  Esta autoridade maior teria sido prometida à Joseph quando ele se batizou. Ele explicou como Deus deu-lhe esta autoridade na casa dos Whitmer em junho de 1829:
“ ... (nós) estávamos há algum tempo dedicados em solene e fervorosa oração, quando a palavra do Senhor veio até nós naquele quarto, nos mandando que eu deveria ordenar à Oliver Cowdery para ser o Élder de A Igreja de Jesus Cristo e que ele também deveria me ordenar ao mesmo ofício e então ordenar a outros...

(Nós) fomos, no entanto, mandados a postergar esta ordenação até que pudéssemos ter nossos irmãos que foram e que seriam batizados congregados juntos...” (Dean C.Jessee, ed., The Papers of Joseph Smith: Autobiographical and Historical Writings. Salt Lake City:Deseret Book  Co., 1989, 1:299).

Esta reunião e as pré ordenações tomaram lugar no dia 6 de abril de 1830, o dia em que a Igreja foi organizada. Dois meses depois, uma revelação publicada no Livro de Mandamentos fazia referência ao novo e maior autoridade do sacerdócio ao afirmar que:

“mandamentos foram dados à Joseph, que foi chamado por Deus e ordenado um apóstolo de Jesus Cristo e também à Oliver, que também fora chamado por Deus um apóstolo de Jesus Cristo, um Élder em sua Igreja e ordenado sob suas (Joseph) mãos.”  (Livro de Mandamentos, 22:3-4)

Note que eles teriam recebido "o chamado" na casa dos Whitmer, e ordenado a cada um deles na primeira reunião da Igreja. O grupo autorizou que estes dois homens fossem élderes. 

Nenhuma administração de anjos é mencionada. 

Verifique no Livro de Mandamentos 24:2-7 (figura abaixo) de junho de 1830, onde diz:
 
2- que a igreja deveria ser organizada e estabelecida de acordo com as leis do país;

3-4 - que Joseph havia sido ordenado "Élder" de acordo com os mandamentos de Deus, e Oliver havia sido ordenado Élder pelas mãos de Joseph Smith;

6 - que Joseph havia recebido a remissão de seus pecados;

7 - que Joseph havia sido ministrado por um anjo sagrado, que o inspirou e deu poder para traduzir o livro (livro de mórmon)

Apesar de citar um anjo, cujas vestes eram mais claras e que foi justamente esse anjo que falou sobre o conteúdo das placas, sabemos que se trata de Morôni.

Portanto, nada ainda sugere de que Joseph e Oliver tinham recebido autoridade através de uma ordenação angelical - especificamente de Pedro, Tiago e João.


B - o Batismo de Joseph Smith e Oliver Cowdery

Apesar do relato acima ter supostamente ocorrido em 1829, apenas em 1833 aparece oficialmente a primeira citação sobre o batismo de Oliver Cowdery e Joseph Smith, no Livro de Mandamentos. 

De acordo com a seção 15:6-7, Oliver Cowdery foi “batizado (um mês antes) pela mão do meu servo, do modo que Eu havia ordenado.” (compare com Doutrina e Convênios 18:7). 

Absolutamente nada é citado sobre o ser celestial (ou João Batista) ter aparecido e ordenado que eles se batizassem. Veja figura abaixo do Livro de Mandamentos:
Lucy Smith, mãe de Joseph, explicou as circunstâncias sob as quais este mandamento chegou à seu filho, na ocasião em que Joseph e Oliver traduziam o terceiro capítulo de Néfi do Livro de Mórmon:
“Numa manhã, não obstante, eles se puseram como de costume a fazer seu trabalho, quando a primeira coisa que se apresentou a Joseph foi o mandamento de Deus de que ele e Oliver deveriam descer às águas e cada um deles ser batizado.

Rio Susquehanna
"Eles imediatamente foram ao rio Susquehanna e obedeceram ao mandamento lhes dado através do Urim e Tumim. Quando voltavam para casa ouviram a Samuel Smith em oração num lugar recluso. Eles haviam recebido a autoridade para batizar... E eles contaram à Samuel que lhes seguiu direto para também ser batizado." (Lucy Smith's Preliminary Manuscript, ditado a Martha Jane Conray, 1844-45, original se encontra nos arquivos do Historical Departament, Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, Salt Lake City, Utah (LDS archives) citado em Early Mormon Documents, ed. Dan Vogel, 3+ vols. (Salt Lake City: Signature Books, 1996-), 1:381.


Em 1885, David Whitmer, um outro membro da Igreja de Nova Iorque e uma das três testemunhas especiais do Livro de Mórmon, contou a mesma versão acima de como Joseph e Oliver foram batizados - sem mencionar sequer o recebimento do Sacerdócio:
“Eu mudei a Joseph Smith e Oliver Cowdery para a casa dos meus pais em Fayette, condado de Sêneca, Nova Iorque de Harmony, Pensilvânia, no ano de 1829 (para que pudessem terminar o trabalho de tradução do Livro de Mórmon).

"No caminho, eu conversei à vontade com eles sobre este grande trabalho que eles estavam fazendo e Oliver me disse, na presença de Joseph, de que eles batizaram-se um ao outro procurando cumprir com aquele mandamento...

"Eu nunca ouvi de que um anjo havia ordenado à Joseph e Oliver ao Sacerdócio Aarônico até o ano de 1834 ou 1836 em Ohio. Minha informação de Joseph e Oliver sobre esta questão se mantêm conforme eu afirmei, de que eles haviam recebido este mandamento através de revelação dada à Joseph. Eu não creio que João Batista houvesse jamais ordenado à Joseph e Oliver como dito e acreditado por alguns. Eu considero que este seja um erro, um equívoco.” (David Whitmer em entrevista concedida à Zenas H.Gurley Jr., em 14 de janeiro de 1885, typescript, LDS archives. Veja Edward Stevenson Journal de 09 de fevereiro de 1886 e citado em Stenson Family History por Joseph Grant Stevenson, Provo, Utah, 1955. 1.177-78).

Alguns argumentam de que a razão de que ninguém ouviu sobre a ministração de anjos antes é como Joseph Smith disse em 1838:

“Nós fomos forçados a guardar segredo sobre as circunstâncias do recebimento do Sacerdócio e sobre nosso batismo, devido ao espírito de perseguição instalado em nossa vizinhança...” (Harmony, Pensilvânia) Nós fomos ameaçados de ser atacados. (Pérola de Grande Valor - JS-H 1:74-75).

Sob a luz dos depoimentos de David Whitmer e Lucy Smith, Joseph parece que pretendia manter seu batismo e o de Oliver e o recebimento do Sacerdócio fora do alcance de todos. Sua explicação do que acontecera só viria 13 anos após o fato!

É importanto lembrar que não há registro de nenhum tipo de perseguição de Joseph naquela época. Ao contrário, ele participava abertamente de reuniões da igreja  Metodista, e era bem recebido por todos (veja AQUI).

____________________
Notas:

Parte deste texto foi extraído de Diário História SUD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.