Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

A vara de Aarão

Texto traduzido e adaptado de MormonThink

O que os SUDs são ensinados na igreja e crêem como verdade.

O dom de Oliver Cowdery

A seção 8 de Doutrina e Convênios discute o dom especial dado a Oliver Cowdery, chamado "dom de Aarão".

O cabeçalho da seção 8 fornece o contexto para a discussão:

“Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, a Oliver Cowdery em Harmony, Estado da Pensilvânia, em abril de 1829 (History of the Church 1:36–37). Durante a tradução do Livro de Mórmon, Oliver, que continuava como escrevente quando o profeta ditava, desejou receber o dom da tradução. O Senhor deu esta revelação em resposta a sua súplica.”

A revelação explica, na parte relevante:

“6 Agora, este não é teu único dom; porque tens outro dom, que é o dom de Aarão; eis que esse dom tem manifestado muitas coisas a ti;
7 Eis que nenhum outro poder existe, a não ser o poder de Deus, que faça com que este dom de Aarão esteja contigo.
8 Portanto não duvides, porque é o dom de Deus; e tê-lo-ás em tuas mãos e farás obras maravilhosas; e nenhum poder será capaz de tirá-lo de tuas mãos, porque é a obra de Deus.
9 E, portanto, qualquer coisa que pedires que eu te diga por esse meio conceder-te-ei e receberás conhecimento a respeito dela.
10 Lembra-te de que sem fé nada podes fazer; portanto pede com fé. Não trates essas coisas levianamente; não peças o que não deves.
11 Pede que te seja concedido conhecer os mistérios de Deus e que possas traduzir e receber conhecimento de todos os registros antigos que foram ocultos e que são sagrados; e ser-te-á feito segundo a tua fé.” (DeC 8:6-11, ênfase adicionada)

Com base neste texto, não sabemos muito sobre o que exatamente era o dom de Aarão que Oliver Cowdery recebeu, mas a maioria dos membros tem a impressão de que tem algo a ver com ser o porta-voz de Deus.


Detalhes importantes e problemas que a maioria dos SUD não estão conscientes.

O que é "o dom de Aarão?" O texto dá várias pistas.  

Primeiro, Oliver tem uma história de usá-lo, já que "ele esse dom tem manifestado muitas coisas a ti".

Segundo, é "o dom de Deus".  

Em terceiro lugar, deve ser mantido nas mãos de Oliver (e aí mantido, inacessível a qualquer poder).

Em quarto lugar, ele permite que Oliver fará “obras maravilhosas".  

Quinto, é "a obra de Deus".  

Em sexto lugar, o Senhor falará com Oliver através dele e lhe dirá qualquer coisa que pedir ao usá-lo.

Em sétimo lugar, ele funciona através da fé.  

Finalmente, permite que Oliver traduza documentos sagrados antigos.

Com apenas essas pistas, o “dom de Aarão” continua a ser enigma.  

No entanto, a tarefa torna-se muito mais fácil quando estudamos a versão original da revelação contida em O Livro dos Mandamentos, um volume antecessor de Doutrina e Convênios, usado pela Igreja SUD entre 1831-1835. Na seção 7 do livro, existe a mesma redação da versão atual, exceto que o termo “dom de Aarão”, que substitui o seguinte texto (em negrito):

“Agora, isso não é tudo, pois tens outro dom, que é o dom de usar a vara; eis que esse dom tem manifestado muitas coisas a ti; Eis que nenhum outro poder existe, a não ser o poder de Deus, que faça com que esta vara da natureza funcione em tuas mãos.”(veja figura abaixo)

Qual é o dom de Aarão? É uma "vara da natureza". O que é uma “vara da natureza"?

O registro histórico indica que ela é uma forquilha (ou vara de radiestesia), que Oliver Cowdery usava em sua juventude para caçar tesouros enterrados. (Veja por exemplo Dan Vogel, ed., Early Mormon Documents - Salt Lake City: Signature Books, 1998, 1: 603-05, 619-20).

O uso da forquilha por Cowdery para procurar tesouros enterrados evoca imagens semelhantes de Joseph Smith caçando tesouros com uma pedra em seu chapéu.  

Oliver também quis usar sua forquilha para traduzir as escrituras antigas, da mesma forma que Joseph Smith usava a pedra e o chapéu. A seção 8 de Doutrina e Convênios indica que o Senhor, por intermédio de Joseph Smith, concedeu o pedido de Oliver.

Se o dom Oliver Cowdery era realmente usar uma forquilha, então isto indica que as origens da Igreja estão muito mais envolvidas em magia popular e superstição do que temos acreditado. Ainda, mostra como a verdadeira história da igreja SUD tem sido violentamente censurada por seus líderes.

A Forquilha de Aarão era realmente um objeto físico?

Alguns membros fiéis dizem que quando o Livro dos Mandamentos se refere a uma "forquilha" que não é realmente uma haste física, mas uma metáfora e, portanto, não pode ser uma varinha de condão. Leia a seguir as frases do livro de Mandamentos:

 ‘você deve mantê-la em suas mãos e nenhum poder será capaz de tirá-la de tuas mãos”

As escrituras referem-se a um objeto físico que Oliver tinha em suas mãos.

O que a Igreja SUD diz?

O seguinte foi retirado na íntegra do estudo do guia de estudo de Princípios do Evangelho:

DC 8:6 - o dom de Aarão

Joseph Fielding Smith:

"Havia um outro dom concedido a Oliver Cowdery, e este era o dom de Aarão. Como Aarão, com uma vara em sua mão veio antes de Moisés como seu porta-voz, assim Oliver Cowdery veio antes de Joseph Smith. Tudo o que ele pedisse ao Senhor, pelo poder deste dom seria concedido, se solicitado com fé e sabedoria. Oliver foi abençoado com a grande honra de receber as chaves desta dispensação com Joseph Smith e, como Aarão [Ex. 4:10-17], ele realmente se tornou um porta-voz em numerosas ocasiões. Foi Oliver quem fez o primeiro discurso público nesta dispensação". (Roy W. Doxey, comp., Latter-day prophets and the Doctrine and Covenants [Salt Lake City: Deseret Book Co., 1978], 1: 82.)

DeC 8:8 - você deve mantê-la em suas mãos

Como poderia Oliver Cowdery segurar o dom de Aarão em suas mãos? Uma revisão da primeira edição do Livro dos Mandamentos torna este verso mais claro. No original, os versos são os seguintes:

“Agora, isso não é tudo, pois tens outro dom, que é o dom de usar a vara; eis que esse dom tem manifestado muitas coisas a ti; Eis que nenhum outro poder existe, a não ser o poder de Deus, que faça com que esta vara da natureza funcione em tuas mãos.” (Melvin J. Petersen, "Preparing Early Revelations for Publication," Ensign , Feb. 1985, 20)

Oliver manteve esta forquilha (símbolo da vara de Aarão e o dom de Aarão) em suas mãos. Oliver estava de posse de uma vara - um instrumento para profetizar a vontade do Senhor, e que funcionava de forma semelhante ao Urim e Tumim. A posse de tal vara explica porque o versículo seguinte diz: "você deve mantê-la em suas mãos e nenhum poder será capaz de tirá-la de tuas mãos”.

"Parece evidente que o Senhor confiou a Oliver um instrumento sagrado através do qual ele poderia traduzir pelo Espírito de revelação. Tendo recebido instruções sobre a utilização do instrumento sagrado que possuía, Oliver Cowdery procurou traduzir as placas de Mórmon, provavelmente através do instrumento que havia sido confiado aos seus cuidados. Mas ele falhou." (Hyrum L. Andrus, Doctrinal Commentary on the Pearl of Great Price [Salt Lake City: Deseret Book Co., 1967], 6.)


Para o guia de Doutrinas do Evangelho mórmon, a vara era um objeto físico - um "instrumento sagrado através do qual ele poderia traduzir.

Por que a Igreja eliminou a palavra "vara” de suas escrituras?

A pergunta lógica é: "por que as escrituras foram alteradas, removendo-se a palavra ‘vara’?”

Os críticos diriam que a liderança SUD estava tentando afastar tudo que fizesse com que a origem da igreja parece  menos sagrada e mais supersticiosa. 

De fato, pessoas bem-intencionadas, educadas e com razoável conhecimento sobre o envolvimento pesado dos primeiros líderes SUDs com magia e ocultismo estão justificados em rotular a Igreja SUD como um culto. As varas de radiestesia são ferramentas usadas por pessoas supersticiosas e não algo que Deus faria seus apóstolos usarem.

Pessoas atenciosas veem as Pedras de Vidente que Joseph Smith usou mais como um instrumento mágico utilizado para enganar os ingênuos. A Igreja SUD naturalmente tenta se distanciar de qualquer coisa que pareça com magia e superstição popular, utilizados por imprudentes caçadores de riquezas.

Joseph usou as  Pedras do Vidente praticamente toda a sua vida. No entanto, a Igreja preferiu reescrever sua história e fazer que seus membros acreditem que ele usou um equipamento como o do Velho Testamento – o Urim e Tumim – que o próprio Joseph afirmou estar na caixa de pedra com as placas de outro. Porém, está bem documentado que parentes e amigos de Joseph afirmaram que ele usava uma pedra, que ele acreditava ter propriedades mágicas, dentro de seu chapéu. Joseph e Hyrum encontraram essa pedra cavando um poço para o Sr. Chase.

A vara que Oliver Cowdery utilizava é mais uma prova de que os fundadores da Igreja SUD eram fiéis devotos aos poderes mágicos de pedras e paus. Ao eliminar o uso da palavra "vara" das escrituras, a origem da Igreja parece mais “divina” e menos supersticiosa e ridícula.

De um Historiador da Igreja Reorganizada

Os caçadores de dinheiro usavam varas divinatórias para encontrarem tesouros enterrados. Elas também eram usadas como "um meio de revelação." Aqueles que usavam bastões divinatórios eram por vezes conhecidos como "rodsmen".

Richard P. Howard, historiador da Igreja Reorganizada, faz algumas afirmações surpreendentes em um livro publicado pela sua igreja:

“Diversos autores demonstraram que, tanto em Vermont e em Nova York ocidental, no início de 1800, uma das muitas formas que a religião adaptou-se de forma entusiástica foi usando bastões de avelã ....

“Por exemplo, uma ‘forquilha’ foi utilizada eficazmente por Nathaniel Wood no condado de Rutland, Vermont, em 1801. Wood, Winchell, William Cowdery, Jr. e seu filho, Oliver Cowdery, todos tinham algum conhecimento e associação com seus diversos usos, tanto  secular quanto sagrado, forquilha encantada de avelã. Winchell e outros utilizavam tal forquilha na busca de tesouros enterrados

 “…quando Joseph Smith conheceu Oliver Cowdery, em abril de 1829, ele encontrou um homem particularmente adepto do uso da vara bifurcada ...

“e contra suas próprias experiências com o uso de meios de comunicação oracular, as afirmações de Joseph Smith, em abril de 1829, sobre os poderes sobrenaturais de Cowdery relacionados ao uso da forquilha são bastante compreensíveis ....

“Na época em que Joseph Smith iniciou a reinterpretação e reformulação deste documento para a edição de 1835 de Doutrina e Convênios, ele tinha  tempo e experiência necessários para colocar o significado de sua afirmação de 1829, sobre o dom de Cowdery de trabalhar com a vara, em uma perspectiva mais acurada.

“Tanto ele quanto Cowdery tinham evoluído para longe dos significados religiosos ou místicos de objetos como a vara que localiza água. De acordo com as palavras de  Joseph, de 1835... ele deixou para trás a dependência aparente dos meios externos em 1829, e por volta de 1835, a mente de Joseph já tinha assumido um tom harmônico que sobrepujava a superstição e a experimentação especulativa.” (Restoration Scriptures, Independence, Mo. 1969, pp.211-14).

Nós não estamos cientes de qualquer escritor na igreja Mórmon de Utah que tenha sido tão honesto sobre a mudança na revelação de Joseph Smith referente ao “dom da vara”, mas Marvin S. Hill, professor assistente de História na BYU, admitiu que:

"Oliver Cowdery, quando tomou posse como escrevente de Joseph Smith em 1829, ele tinha uma vara em sua posse e que Joseph Smith o sancionara ...." ( Dialogue: A Journal of Mormon Thought , Winter 1972, p.78).

Marvin Hill afirma:

"Alguns dos rodsmen ou escavadores de dinheiro que se converteram para o mormonismo foram Oliver Cowdery, Martin Harris, Orrin P. Rockwell, Joseph e Newel Knight, e Josiah Stowell."

É interessante notar que Marvin Hill inclui duas das três testemunhas do Livro de Mórmon em sua lista de "rodsmen ou escavadores dinheiro." * (O livro Mormonism-Shadow or Reality? Pp.47-49, reproduz uma série de testemulhos e declarações ligando Joseph Smith a Pedras do Vidente, forquilhas e caçador de tesouro).


O que a Igreja SUD diz?

Brigham Young explicou porque algumas alterações foram feitas no Livro dos Mandamentos:

"Quando as revelações são dadas através de uma pessoa designada para recebê-las, elas são dadas para o entendimento daquelas pessoas. Essas revelações, após um período de anos, tornam-se confusas para aqueles que não estão pessoalmente familiarizados com as circunstâncias do momento em que foram dadas". (Journal of Discourses, 3:333).

Melvin J. Petersen escreveu:

"O significado dessa revelação como registrado no Livro dos Mandamentos e em Doutrina e Convênios não é claro. A história não registra que Oliver Cowdery ou alguém que viveu naquela época em que ela foi dada tinha uma compreensão do problema, mas hoje algumas das revelações (tais como constam no original) não são claras para nós." (Melvin J. Petersen, "Preparing Early Revelations for Publication," Ensign , Feb. 1985, 20)

Assim, quando o texto da revelação foi revisado em 1835, ele foi alterado.

Mas quem o mudou?

Tanto Joseph Smith quanto Oliver Cowdery fizeram parte da "comissão de revisão do Livro de Mandamentos, quando a formulação desta revelação de 1829 foi alterada." ("The Mature Joseph Smith and Treasure Searching" by Richard Lloyd Anderson Fn, BYU Studies, vol. 24 (1984), Number 4 - Fall 1984)

A experiência de Oliver Cowdery com uma vara mágica.

Sabe-se que Oliver Cowdery e seu pai usavam a vara mágica antes que Oliver entrasse para a Igreja.

Do livro de D Michael Quinn, Early Mormonism and the Magic World View:

 “...um grupo religioso começou a usar varas bifurcadas mágicas para fins de revelação em Vermont por volta de 1800. Isso não aconteceu muito longe dos Smiths ou de William Cowdery (pai do futuro escrevente do livro de Mórmon, Oliver Cowdery).

 “Em Middletown, Vermont, Nathaniel Wood estava instruindo os seus seguidores que ‘eles eram descendentes dos antigos judeus, e os herdeiros legais do país inteiro.’ Eles acreditavam em alquimia e usavam um ‘bastão bifurcado, ou haste’ para descobrir ‘tesouros ocultos na terra’e receberem instruções através de ‘um gesto de assentimento das varas’ (ênfase adicionada), incluindo uma revelação ‘de onde eles devem construir um templo’...

“O destaque do grupo civil de Wood, seu fervor e conflito aberto com os não crentes levou ao chamado ‘Arranhão de Wood’, um evento sensacional conhecido muito além residência da família Cowdery, que se encontrava muito próxima.

“O grupo de Wood ousadamente profetizou que herdaria aquela região do país em um evento apocalíptico em 14 de janeiro de 1802 .... Isto acontecia a seis milhas da casa dos Cowderys...

“De 1800 a 1802, Nathaniel Wood ‘usava a vara principalmente como um meio de revelação’ ... A ligação entre William Cowdery e o ‘Arranhão de Wood’ ajudaria a explicar por que seu filho Oliver tinha uma vara através da qual ele recebia revelações....”

Para ler mais sobre isso do texto de Quinn (cerca de 1/3 do do texto): http://olivercowdery.com/gathering/Newisrael.htm

Também:

Dan Vogel, ed., Early Mormon Documents (Salt Lake City: Signature Books, 1998), 1: 603-05, 619-20 1998 Lake

Usando a vara para descobrir onde o templo deveria ser construído.

O escritor mórmon D. Michael Quinn admitiu que "Oliver Cowdery foi, por revelação, dado o dom de trabalhar com uma ‘vara da natureza’ ..." (Brigham Young University Studies, Fall 1978, p.82).

Dr. Quinn informa ainda que "durante o período de Nauvoo, o apóstolo Heber C. Kimball perguntou para a vara ‘em oração’.

Em uma nota de rodapé no mesmo artigo o seguinte é citado do diário de Anthon H. Lund, de 5 de julho de 1901:

“...na revelação de Oliver Cowdery de maio 1829, o irmão[BH] Roberts disse que o dom que o Senhor diz que ele tem em suas mãos significava uma vara que era como a Vara de Aarão. Diz-se que o irmão. Phineas Young [cunhado de Oliver Cowdery e irmão de Brigham Young] recebeu-a dele [Cowdery] e deu-a ao presidente Young, que a tinha com ele quando chegou no vale [em Salt Lake] e que foi com esta vara que ele apontou onde o templo deveria ser construído.”

Portanto, agora sabemos que a famosa cena de Brigham Young enfiando seu cajado no chão e anunciando: "Este é o lugar" no Vale do Lago Salgado, que seu "cajado" era, na verdade, a forquilha mágica de Oliver Cowdery.

Referência:


Se não é embaraçoso usar uma varinha mágica ou pedras mágicas colocadas dentro de um chapéu, então por que essas ferramentas não são utilizadas hoje pela primeira presidência da igreja? O que os membros fiéis da igreja diriam hoje se a Primeira Presidência utilizasse uma pedra mágica ou haste para obter revelações?

Nossos pensamentos

Conforme a igreja começou a crescer, os líderes sentiram-se embaraçados com as práticas mágicas, que foram fundamentais para o desenvolvimento da igreja, como o uso de Pedras do Vidente e Varas de Adivinhações.

Se aceitarmos que nos primórdios da igreja estes foram eventos reais, então devemos acreditar que a vara que Oliver utilizou era mais do que apenas uma vara, e que a pedra que Joseph usou para traduzir o Livro de Mórmon era uma pedra “mágica”.

Podemos ver por que a igreja evita até mesmo falar sobre essas coisas. Os líderes da igreja de hoje se distanciaram de dispositivos para receber a revelações de Deus que, na crença popular, tem “poderes mágicos”.

Mas o registro histórico é claro: os primeiros líderes mórmons invocaram paus e pedras “especiais”, a fim de produzir "revelações" que alegaram serem de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.