Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

terça-feira, 1 de março de 2011

As 116 páginas perdidas – parte 3

    PRÉVIO                                                                                                              


Após a perda do manuscrito, Smith disse que deveria ter ficado satisfeitos com as duas primeiras respostas negativas que ele recebeu do Senhor, e como ele não o fez, ele havia desobedecido a Deus. 

Smith devolvendo as placas à Morôni

Como consequência de sua desobediência (e de Harris, por ter mostrado o manuscrito a pessoas além da sua família), as placas de ouro e o Urim e Tumin com as pedras mágicas foram supostamente tirados dele por um certo período.   

De acordo com Smith, o anjo Morôni afirmou que, se ele se mantivesse digno diante de Deus, ele receberia as placas de ouro novamente. Certamente isso aconteceu alguns meses depois. Martin Harris jamais voltaria a trabalhar como escriba de Joseph.

Joseph foi, supostamente advertido a não traduzir novamente as mesmas placas, pois os “homens iníquos” – até mesmo Martin Harris – haviam roubado o manuscrito e desejavam alterá-lo para que, quando o livro fosse publicado, este seria comparado com o manuscrito e assim, ridicularizado.

“Eis que tentaram destruir-te; sim, até o homem em quem confiaste procurou destruir-te. E por isso eu disse que ele é um homem iníquo, porque procurou tirar as coisas que te foram confiadas; e também procurou destruir teu dom... E eis que Satanás os incitou em seus corações a alterarem as palavras que fizeste escrever, ou seja, que tu traduziste e que saíram de tuas mãos.” Doutrina e Covênios 10:6-7, 10. [1]

“Pois ele incitou-os em seus corações a fazerem isso para que, mentindo, possam dizer que te apanharam nas palavras que fingiste traduzir.” Doutrina e Covênios 10: 13

“Pois eis que não levarão a efeito seus desígnios iníquos de mentir sobre aquelas palavras. Pois eis que, se escreveres as mesmas palavras, dirão que mentiste e que fingiste traduzir, mas que te contradisseste.” Doutrina e Covênios 10: 31

Críticas:


MT Lamb, em The Golden Bible (1887), fez uma revisão crítica do problema do manuscrito perdido. Lamb notou que as placas das quais as 116 páginas foram traduzidas haviam sido conservadas por 1.400 anos pela providência especial de Deus, mas que "uma mulher irada" havia desfeito Seus planos. 

Ainda, nem Deus nem o anjo impediram que Smith traduzisse as placas erradas até que Harris perdesse o manuscrito.

Deus repreendeu Smith pela perda do manuscrito, mesmo que esta perda tenha sido "a melhor coisa que poderia ter acontecido pela causa da verdade."

Embora Smith disse que "homens maus" produziriam um manuscrito alterado se ele traduzisse a mesma parte das placas de ouro novamente, nenhuma tentativa desse tipo foi descoberta. E Smith nunca anunciour o que aconteceu com as páginas perdidas, apesar da crença de seus seguidores em seu dom profético. 

Leia mais AQUI.

Problemas


1 - Placas de Néfi ou Placas de Leí?


Joseph Smith foi informado de que, cerca de 600 anos antes do nascimento de Cristo, o Senhor já havia antecipado este mesmo problema. Ele tinha, de fato, inspirado o antigo profeta Néfi a fazer um outro conjunto de placas que cobriam exatamente o mesmo período de tempo que o primeiro conjunto de placas.


Placas Menores
Escritores mórmons referem-se à essas placas como as "Placas Menores de Néfi" e as placas que continham o material para as 116 páginas perdidas são as chamadas "Placas Maiores de Néfi" ou "Placas de Leí". 

Um assunto bastante confuso é que no prefácio da primeira edição do Livro de Mórmon, Joseph Smith se referia à falta 116 páginas como sendo de:

Placas Maiores de Nefi

"O Livro de Leí, que era um relato resumido das placas de Leí, feito pela mão de Mórmon..."


Os escritores mórmons, no entanto, argumentam que Leí não escreveu nada sobre as placas, mas que toda escrita foi feita por seu filho Néfi:

"Além de empregar seu nome honorificamente, esta obra aparentemente não foi escrita em qualquer parte por Leí ..." [2]

Além disso, Smith quis deixar claro que as Placas Menores de Néfi tratavam mais de questões espirituais do que as páginas que faltavam. 

Assim, a perda das 116 páginas foi tida, pelos líderes da Igreja Mórmon, como uma vitória para o Senhor (???), pois o Livro de Mórmon é mais espiritual do que seria se possuísse as páginas roubadas!

2 – Satanás enganando Deus?


Deus, é claro, saberia do plano de Satanás e fez Néfi produzir dois conjuntos de placas que cobrissem exatamente o mesmo período, mas escritos de forma um pouco diferente. 

Depois da perda das páginas, Joseph foi supostamente instruído a traduzir agora as Placas Menores de Néfi (com mais ênfase nos ensinos espirituais) em vez das placas Maiores (ou placas de Leí - com mais ênfase na história secular) - as placas resumidas de Mórmon que ele já havia traduzido. 

Desta forma, as mesmas informações básicas que deveriam ser incluídas no Livro de Mórmon ali estavam, mas não corresponderiam exatamente às 116 páginas originais perdidas que foram traduzidas pela primeira vez por Joseph.

A história oficial ensinada pela igreja é sem sentido pelas seguintes razões:


1) Os homens maus que estavam conspirando para alterar o documento original não poderiam fazer isso sem deixarem muito óbvio que o documento original havia sido alterado. 

Quando Martin Harris foi o escriba de Joseph, ele não usava um lápis e papel.  

Martin escreveu com tinta sobre papel almaço

Qualquer alteração seria muito perceptível e não convenceria a ninguém.

Além de apagar as palavras antigas e reescrever as novas palavras, a caligrafia seria diferente. 

Qualquer inspeção rudimentar de caligrafia determinaria que o documento tinha sido alterado, especialmente fácil de determinar, dado que a nova caligrafia apareceria no mesmo local onde a palavra anterior fora apagada e reescrita.

2) Os homens maus que planejaram alterar as 116 páginas roubadas, não teriam seu plano totalmente frustrado quando Joseph decidiu traduzir a mesma história a partir de placas diferentes. Eles poderiam tentar alterar algumas coisas das 116 páginas para desacreditar seu trabalho.

Por exemplo, eles poderiam ter mudado alguns nomes de pessoas ou lugares ou alterado eventos que são centrais no início do Livro de Mórmon e, assim, provar que a nova tradução de Joseph estava errada.  

Eles poderiam ter mudado os nomes dos irmãos de Néfi e as cidades de onde vieram, dentre muitos outros itens que estavam em ambos os conjuntos de placas. Mas por que eles nunca fizeram isso?
 

3) É conveniente que os profetas do passado simplesmente tivessem feito um grupo extra de placas há 1500 anos atrás, que cobririam exatamente o mesmo período, não é?  

Não são apenas as 116 páginas perdidas, mas temos uma explicação de como isso foi remediado no próprio documento, escrito milhares de anos antes do evento acontecer.  

Para mais detalhes, consulte o seguinte texto perspicaz: o manuscrito roubado [3]


É muito difícil acreditar que Satanás e alguns homens maus estivessem realmente por trás do plano para roubar as 116 páginas

Se assim o fosse, estas teriam ressurgido de alguma forma para, ao menos, tentar desacreditar Joseph, mesmo se estes adversários não fossem bem-sucedidos. Ou então valeriam muito dinheiro. 


Não podemos imaginar porque os homens maus, se é que existiram, não teriam usado as páginas para tentarem desacreditar Smith, ou para vendê-las para Martin e Joseph ou para guardá-las e eventualmente vendê-las. As páginas roubadas não teriam simplesmente sido destruídas por homens que tiveram tanta dificuldade para obtê-las.


Em vez disso, parece muito mais plausível que a esposa de Martin Harris tenha realmente destruído as páginas para desafiar o marido. 

Se for este o caso, existe alguma outra razão pela qual Joseph inventaria a história sobre o plano de Satanás para desacreditá-lo? [4]



4) Se o Senhor soubesse de antemão que este era o plano de Satanás, então ele teria avisado Joseph Smith com antecedência e o instruido a não deixar que as 116 páginas saísse de seus cuidados? 

E mesmo se as páginas ainda desaparecessem, o Senhor não poderia simplesmente dizer a Joseph  onde e com quem elas estavam?

Parece que tanto Smith quanto o Senhor foram completamente enganados nessa experiência. Rapidamente percebemos que Smith simplesmente não conseguiu retraduzir o Livro de Leí e mostrar ao mundo que ele estava dizendo a verdade [5].

Abaixo está a evidência fotográfica para esta afirmação

"Quando Martin Harris foi escriba de Joseph, ele não usava um lápis e papel. Martin escreveu com tinta sobre papel almaço. Qualquer alteração seria muito perceptível e não convenceria ninguém."
Página do livro original do manuscrito de Mórmon, cobrindo 1 Néfi 4:38-5:14. Observe que ele foi escrito com tinta.

Refutação Apologista


O depoimento de Martin Harris de que havia ocorrido uma fraude teria sido inútil. Ainda hoje, a evidência física é vista como mais confiável do que uma testemunha ocular.  


Enquanto qualquer pessoa poderia analisar as duas versões das 116 páginas e ver as diferenças, a negação de Martin Harris atuaria como boato, com todos os problemas decorrentes. Qualquer pessoa confrontada com a questão poderia pensar:  

"Por que alguém deveria acreditar no Sr. Harris, quando temos a prova aqui na nossa frente?"


Refutação Crítica:


A proclamação de Martin Harris que o documento era falso não seria tão facilmente descartada. 

Um dos desenhos equivocados do
Facsímile 1 acima, e abaixo o correto.

Os testemunhos de SUDs fiéis não foram abalados quando os egiptólogos mostraram como a tradução de Joseph Smith dos Fac-símiles egípcios do Livro de Abraão estão totalmente equivocados (veja AQUI). 


Então, por que uma explicação tão fácil como a de Martin Harris causariam preocupação?

 
Para o ponto:

"Por que alguém deveria acreditar na Igreja, quando temos a prova aqui na nossa frente?" 

- Joseph não traduziu nenhum dos Facsímiles do Livro de Abraão ou os hieróglifos dos papiros corretamente!

A igreja poderia solicitar um exame aprofundado de certas páginas e se as inconsistências, tais como caligrafia ligeiramente diferente, diferença de papel, tinta diferente, etc, fossem encontradas apenas nas páginas que Martin afirmasse não ter escrito, então estas seriam evidências suficiente para, pelo menos, dizer que havia um impasse - ele disse/ela disse.  

Os SUDs fiéis evidentemente acreditariam nos outros SUDs e os críticos acreditariam nos não SUDs. A Igreja continuaria existindo.

Se os homens maus eram espertos o suficiente a ponto de falsificarem os documentos de tal forma que estas falsificações seriam imperceptíveis, então certamente eles sabiam que poderiam ainda trapacear Smith, alterando algumas das 116 páginas e causando inconsistências com as histórias do LdM. [3]

Observações finais:


Os críticos não aceitam qualquer uma das explicações dadas por Smith ou pela igreja SUD. Eles ressaltam que, se Satanás realmente fez com que os inimigos de Joseph Smith alterassem o manuscrito, essas pessoas perversas teriam que reescrever as páginas originais inteiras para provarem que Joseph Smith não poderia produzir uma duplicata exata. Seria quase impossível alterar o manuscrito sem que esta alteração fosse detectada. 

Assim, os mórmons poderiam ter levado o caso ao tribunal e facilmente teriam uma vitória.


Os críticos acham que a simples verdade é que Joseph Smith não podia reproduzir uma cópia exata do que ele havia escrito anteriormente.  

Portanto, ele foi forçado a aparecer com essa história elaborada sobre “o Senhor proporcionando um segundo conjunto de placas” que cobrem exatamente o mesmo período de tempo, para preencher a parte que falta do Livro de Mórmon.

_____________________
Fontes:

Texto traduzido e adaptado de A Black Hole in the Book of Mormon: http://utlm.org/newsletters/no72.htm

1- Veja também, Lucy Smith: Biographical Sketches, 1853 edition, Cory/Pratt, chapter 27)
2 - S. Kent Brown, Brigham Young University Studies, Winter 1984, p. 21, n. 10



4 comentários:

  1. Mesmo que os "homens maus" reescrevessem todo o manuscrito, seria necessário apenas que Martin Harris reescrevesse uma única frase para se saber qual era o manuscrito original através da confrontação das caligrafias.
    Joseph perdeu uma chance única de provar que era um profeta de Deus, simplesmente porque nunca foi.

    ResponderExcluir
  2. Nilde

    Exato. Algo tão simples....

    Mas para mentiras oomplexas, são necessárias desculpas complexas.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, como sempre, investigadora, parabéns. Notem, que depois do "castigo" de deus, JS levou meses para elaborar a história das placas depois, ou seja, ele teve bastante tempo pra trabalhar em sua fraude. Investigadora, estou pensando seriamente em me desfiliar da igreja, mesmo correndo o risco da minha esposa pedir o divórcio. Será que além de ser investigadora, você também quer ser conselheira e me dar um conselho aí? Será que a partir dessa decisão, minha esposa vai me levar mais a sério e talvez tenha o desejo sincero de investigar a igreja também? Ela sabe que frequento seu blog, mas sempre vem com aquela conversa, "ah, ela é dissidente da igreja, por isso faz isso, deve estar em pecado, blá blá blá". Ela sabe que não acredito mais em deus nem na igreja, mas tenho certeza que na mente dela ela pensa que isso é algo temporário, que eu vou mudar de ideia, "me arrepender". O que você acha? Os outros frequentadores do blog podem dar sua opinião também.

    ResponderExcluir
  4. God Slayer

    Infelizmente, você se encontra em uma situaçã extremamente complicada.

    Sua esposa pode continuar com você se o amor dela for real, mas não tenha dúvidas que a relação vai mudar, pois agora você nào poderá mais proporcionar uma vida eterna à ela.

    E eu, particularmente, nào acredito que ela mudará os conceitos que tem em relação à igreja por seu desligamento. Mas eu nào a conheço, estou falando pelo que conheço, de forma geral, os membros da igreja.

    Mas nem peça que ela escolha, pois ela fará uma escolha entre Deus e um apóstata. E você sabe quem provavelmente ganhará..

    Antes de supor o que acontecerá, tenha uma conversa sincera com ela. Exponha sua real vontade e pergunte como ela agirá diante disso. Diga que você nào mudará, continuará sendo a mesma pessoa que sempre foi, que nào cairá no vício das drogas, a trairá, voltará bêbado para casa... e dê alguns dias para ela pensar e se decidir.

    Sou a favor de conversas, pois envolverá a vida de ambos. É melhor do que fazer histórias em nossa mente, pois geralmente as istórias são muito piores do que a realidade.

    Boa sorte, amigo!

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.