Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Livro de mórmon com problemas de Smith


Ao revisar o Livro de Mórmon, Alexander Campbell expôs a nova religião de Joseph Smith.

A análise do livro, que apareceu pela primeira vez no Millennial Harbinger em fevereiro, foi reimpresso no Telegraph Painesville em  08 de março e 15 de março, 1831.

Campbell, um especialista estudante da Bíblia, compara o Livro de Mórmon com a Bíblia e declarações da história judaica. Uma vez que os mórmons aceitam a Bíblia como parte de suas escrituras sagradas, parece justo.

Ele aponta inúmeras falácias que mostram a ignorância Smith sobre "as questões do Novo Testamento". O resumo de sua declaração é a seguinte:

"Este profeta Smith, através de seus óculos de pedra, escreveu sobre as placas de Néfi, no seu Livro de Mórmon, todos os erros e quase toda a verdade discutida em Nova York nos últimos dez anos.

"Ele decidiu todas as grandes controvérsias - o batismo infantil, a ordenação, a trindade...ressurreição, o castigo eterno, quem pode batizar, e até mesmo a questão da Maçonaria, o governo republicano, e os direitos do homem....

"Ele profetizou sobre todos estes temas, e sobre a apostasia, e infalivelmente resolveu, através de sua autoridade, sobre cada pergunta. Como é fácil profetizar no passado sobre o presente.

"Mas ele estava mais qualificado nas controvérsias de Nova York do que na geografia ou história da Judéia. Ele faz João batizar na aldeia de Betânia (p. 22) e diz que Jesus nasceu em Jerusalém (p. 240). Grande deve ser a fé dos Mormonitas nesta nova Bíblia!

"A bússola dos navegantes foi apenas conhecida na Europa cerca de 300 anos atrás, mas Néfi sabia tudo sobre barcos a vapor e bússola há 2.400 anos atrás ....

"O livro professa ter sido escrito em intervalos e por pessoas diferentes durante o longo período de 1.200 anos. E ainda pela uniformidade de estilo, nunca houve um livro mais evidentemente escrito por um conjunto de mãos ... E, como Joseph Smith é um homem muito ignorante mas ele é chamado de o autor na página de rosto1, não posso duvidar por um só momento que ele seja o único autor e dono do mesmo.

"Como uma amostra de seu estilo, o leitor tome os exemplos a seguir – Página 4, em seu prefácio - "As placas de que se tem falado." ...No juramento assinado por Cowdery e duas outras testemunhas, ele usa a mesma expressão "que veio da torre da qual se tem falado"...

Campbell continua com uma coluna de "smithisismos" e diz:

"Estas são apenas uma gota no oceano ... comparado com a quantidade ... neste livro.

"Ele está recheado e cimentado de "E aconteceu que" - "Eu vos digo" - "E disse-lhes" - e todas as expressões, pontos e vírgulas [da Bíblia] do Rei Tiago. Na pior imitação da versão comum. E é, sem exagero, o pior livro do idioma Inglês.
"Mas é uma tradução feita por meio de óculos de pedra, em uma sala escura, e no chapéu do profeta Smith, do egípcio reformado!!! Não há uma única boa frase no mesmo, salvo a profanação das frases citadas dos oráculos do Deus vivo."

____________________
1. Alexander Campbell, Millennial Harbinger (Bethany {West} Virginia, 1831), Vol. 2, No. 1, p. 100-101 .

7 comentários:

  1. "Ele está recheado e cimentado de "E aconteceu que" - "Eu vos digo" - "E disse-lhes" - e todas as expressões, pontos e vírgulas [da Bíblia] do Rei Tiago James.

    Estas frases são um espinho para o mormonismo e seu Livro de Mórmon. É ensinado na Igreja que as placas de ouro não continham muito espaço para escritos adicionais, mas então vem a pergunta: Por que seus escritores gastaram tanto espaço repetindo as mesmas frases?

    Alexander Campbell acerta em cheio quando faz as primeiras análises das controvérsias encontradas no Livro de Mórmon. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Antônio Carlos.

    Achei esta passagem interessante, pois sempre ouvimos que o LdM traz os problemas da época de Smith, mas nunca os vi listados. Finalmente os encontrei e de fato, não há como negar a presença deles no "livro antigo."

    De fato, é muito fácil fazer profecias sobre o presente NO presente.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, Investigadora!

    Eu recordei que quando li No Man Knows My History havia algo parecido com isso também, dos jornais da época que tiravam sarro dele, justamente por ele ser tão óbvio na "doutrina" que colocou no livro.

    Realmente interessante, eu mesmo me perguntava isso que vocês levantaram sobre o espaço desperdiçado antes de realmente começar a questionar... Não seria no mínimo estranho os profetas nefitas perderem tanto espaço escrevendo capítulos inteiros de Isaías (inclusive copiando os erros junto)?

    Uma leitura mais crítica também revela que é o mesmo estilo o livro todo, nada parecido com várias pessoas escrevendo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, DB.

    O mesmo estilo é atribuído a Mórmon - o que resumiu o LdM. Mesmo assim, as inconsistências como a falta de espaço e a reprtição ad eternun de "e aconteceu que... sim, aconteceu que" são absurdas.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Eu já havia questionado um bispo e vários outros professores sobre essa questão da bússola. Eis então que a resposta era quase sempre a mesma:

    "Deus o guiou"

    WTF?!?!?!

    ResponderExcluir
  6. eraumavezchaplin

    Eu ainda pretendo fazer um post sobre a famosa Liahona.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. A bússola foi introduzida por volta do século XV na Europa. Consequentemente, o conhecimento da declinação magnética, quer dizer, da diferença entre o Norte magnético, indicado pela agulha, e o Norte verdadeiro e, possivelmente, foi descoberta pelos portugueses. A declinação era verificada pelo confronto com a observação da Estrela Polar, quando no hemisfério norte, ou da Estrela Pé do Cruzeiro, quando no hemisfério sul, e a direção apontada pela bússola. (Wikipedia)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.