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By Ferramentas Blog

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quinta-feira, 7 de abril de 2011

"Manuscrito Encontrado" x “História do Manuscrito" de Spalding


 

Texto traduzido e adaptado de Easy to be Entreated


Não tenho a pretensão de saber quem ou como o LdM foi escrito. Mas há uma confusão sobre a teoria Spalding-Rigdon, que tem sido agravada pela maioria dos que escreveram sobre o assunto, tanto por apologista e por céticos, da mesma forma.

É muito importante que todos que lerem este tópico entendam a maioria do que foi escrito sobre a teoria Spalding-Rigdon centra-se no livro errado.

Partes do texto a seguir são de sites que forneço os endereços eletrônicos.




A "teoria Spalding-Rigdon" foi amplamente publicada em 1834 com o livro Mormonism Unvailed. Nele, o autor acompanhou publicações prévias baseadas em jornais de Ohio, que um homem chamado Salomon Spalding era o real (e inconsciente) criador do Livro de Mórmon.

Para resumir, a teoria diz que Salomon Spalding é o autor de um trabalho chamado "Manuscrito Encontrado" (não confundir com "História do Manuscrito"!)...

Supostamente Sidney Rigdon, que realmente vivia nas proximidades e que mais tarde se tornaria o braço direito de Joseph Smith, estava familiarizado com o editor.

Rigdon teria adquirido o manuscrito de Spalding, editado-o inserindo uma grande quantidade de material religioso, e mais tarde levou-o para Joseph Smith, e então o usaram, e não as placas de ouro, como fonte de material parcial ou total para o Livro de Mórmon.

O documento de Spalding descrito no Mormonism Unvailed foi redescoberto no Havaí, em 1884, mas mostrou-se distante do esperado paralelismo com o Livro de Mórmon, de palavra por palavra. Então a teoria entrou em hiato.

A teoria entrou em moratória virtual em 1945 com a publicação de Fawn M. Brodie, No Man Knows My History.

Apesar de ser considerado pelos mórmons como um livro anti-mórmon, ela rejeitou a "teoria Spalding-Rigdon" da autoria do livro de Mórmon, devido em parte à sua documentação das atividades de Rigdon da época. Estas supostamente provavam que Rigdon nunca encontrara Joseph Smith até depois do Livro de Mórmon ser publicado.

Ela tinha, no entanto, recebido esta informação de uma fonte pró-SUD e fez muito pouco, se fez alguma investigação própria sobre o assunto. Existem também diferenças significativas na cronologia desta história.

Embora a teoria de Spalding-Rigdon ficar em banho-maria por mais de meio século, em julho de 2005, o livro Who Really Wrote the Book of Mormon? The Spalding Enigma chegou às livrarias. Ele contém uma grande quantidade de novas evidências e traz prontamente a controvérsia Spalding-Rigdon de volta à história.



Muitos apologistas amam mostrar como "História do Manuscrito" não tem muito em comum com o LdM e que não contém nomes do LdM como muitas testemunhas atestaram que existiam no manuscrito que Spalding produziu.

Por outro lado, defensores da teoria Spalding-Rigdon demonstraram existir muitos paralelos nas palavras entre "História do Manuscrito" e o LdM.

Conneaut Creek

Porém, as evidências sugerem que houve dois livros que Spalding escreveu, um dos quais intitulado "Manuscrito Encontrado", sobre hebreus que viajaram para a América, e um outro livro anterior, intitulado "História do Manuscrito: Conneaut Creek", sobre um pequeno grupo de romanos que foi tirado do seu curso de navegação e desembarcou na América.


 
Para aumentar a confusão, a RLDS publicou a cópia havaiana do "História do Manuscrito" com o nome de "Manuscrito Encontrado", aparentemente porque acreditavam que o livro que eles possuiam era o mesmo que os depoimentos se referiam. Não se pode culpá-los, pois a confusão parece ter começado no Mormonism Unveiled.

Aparentemente, um homem chamado Hurlbut coletou depoimentos de várias pessoas que conheciam Spalding e o ouviram ler partes do "Manuscrito Encontrado".

Eles alegaram que haviam muitas semelhanças entre o livro de Spalding e o Livro de Mórmon, exceto que o LdM possuia muitos ensinamentos bíblicos que não estavam no livro de Spalding.

ED Howe, autor de "Mormonism Unveiled " ouviu falar desses depoimentos e procurou os parentes de Spalding para ver se as alegações desses depoimentos eram verdadeiros (Salomon Spalding já estava morto).

Howe acabou deixando a casa com o "História do Manuscrito" de Spalding, pensando ter encontrado o que estava procurando. Mas ao examiná-lo, descobriu que ele não sustentava a forte semelhança com o LdM que ele esperava. Sua cópia foi perdida depois que ele morreu e posteriormente foi encontrada no Havaí.

A igreja RLDS corretamente acreditava que era o mesmo manuscrito que Howe possuia, mas acreditava incorretamente, assim como Howe, que aquele era o documento referido nos depoimentos.

Os RLDS queriam mostrar que o LdM não era uma fraude e não era semelhante ao livro de Spalding, assim publicaram a cópia do "História do Manuscrito" que eles possuiam, com o nome de "Manuscrito Encontrado".

Uma filha de Spalding disse que a "História do Manuscrito: Conneaut Creek" não era o mesmo que o "Manuscrito Encontrado" (http://www.mormonstudies.com/matilda1.htm):




Em sua declaração de 1880, a Sra. McKinstry afirmou que, após Salomão morrer em 1816, seus escritos foram guardados em um baú:

“Lembro-me perfeitamente da aparência de um tronco, e de olhar o seu conteúdo. Havia sermões e outros papéis, e eu vi um manuscrito, com cerca de uma polegada de espessura, escrito em letras pequenas, amarrado com algumas das histórias que meu pai tinha escrito para mim, uma das quais ele chamou de 'Os Sapos de Wyndham’.

“No exterior deste manuscrito estavam escritas as palavras: ‘Manuscrito Encontrado'.

“Eu não o li, mas olhei por ele e o tive em minhas mãos muitas vezes, e vi os nomes que eu tinha ouvido falar em Conneaut, quando o meu pai o lia para seus amigos. Eu tinha cerca de onze anos de idade na época." (Cowdrey et al., 1977, 52-53)

Matilda também foi muito clara sobre o fato de que o manuscrito de seu pai, que continha os nomes de Mórmon, Maroni, Lamenita e Néfi, tinha o título "Manuscrito Encontrado" e não "História de Manuscrito".

Em uma carta a James Fairchild, de 18 de fevereiro de 1886, AB Deming escreveu:

"Eu estava em Washington DC por 10 dias entre dezembro e janeiro e dei à filha de Spaulding, a história de LL Rice como publicada em Lamôni. Ela disse que não era o ‘Manuscrito Encontrado’."

Isto foi confirmado por Matilda em uma carta a Deming, em Novembro de 1886:

"Eu li muito da ‘História do Manuscrito: Conneaut Creek’ que você me enviou. Eu sei que não é o ‘Manuscrito Encontrado’, que continha as palavras ‘Néfi, Mórmon, Maroni e Laminitas’. Será que os mórmons esperam enganar o público ao tirarem a página-título – ‘Conneaut Creek’ – e chamando-o de ‘Manuscrito Encontrado’ e ‘História do Manuscrito’?" (See Cowdrey et al. 1977, 157-58.)

Estas cartas escritas por AB Deming e pela Sra McKinstry. assumem mais importância ainda quando comparadas à uma outra carta datada de 25 de janeiro de 1886, deRedick McKee para Deming.

A carta de McKee começa com esta frase:

"Quando nesta cidade, há alguns dias atrás, você me informou que estavam a caminho de Pittsburg, no condado de Washington, para recolherem alguns testemunhos adicionais sobre a origem da Bíblia Mórmon para um livro que você tem a intenção de publicar sobre o assunto. Que você tinha visto a velha senhora McKinstry - a filha de Salomon Spaulding - e obteve uma declaração de suas lembranças, e agora pede uma declaração semelhante a mim, que inclua os incidentes da minha infância e juventude, levando ao meu presente parecer maduro sobre o mormonismo."

Após relatar o que sabia de Salomão Spalding, enquanto vivia na casa pública de Spalding em Amity, entre 1814 e 1816, McKee deu esta informação:

“Ao tocar nesse assunto, relatarei as lembranças de sua filha (Sra. McKinstry), recentemente narradas por ela à mim, que eu creio serem mais completas e explanativas que as minhas.

"Esta senhora ainda é residente em Washington DC, com a família de seu falecido genro, o coronel Seaton, do Census Bureau, em notável boa saúde para uma senhora da sua idade.

"Ela corrobora o depoimento de seu pai sobre a sua remoção para Conneaut em 1809, sua análise dos montes Indian, etc, e distintamente, recordei que ele escreveu duas ou mais histórias que apoiavam a teoria de que os índios da América do Norte eram descendentes diretos dos judeus da Palestina.

"Na primeira delas, ele trouxe os judeus da Palestina para a América, via Itália, durante o reinado de Constantino, e estabeleceu que, em Roma, eles se empenharam em navegar para certo lugar na Grã-Bretanha, mas encontraram uma tempestade e acabaram naufragando em algum lugar da costa da Nova Inglaterra [EUA].

"O que aconteceu com o manuscrito desta história, ela não sabia com certeza, mas sabia que ele foi publicado em alguns revisão ou revista Oriental. Este romance, ele [Spaulding] depois abandonou e começou a escrever uma história mais provável, fundamentada na história das dez tribos perdidas de Israel.

"Ela acreditava que seu pai tinha maravilhosos poderes de imaginação e de memória, grande comando de linguagem e facilidade de descrição. Muitas de suas descrições eram de caráter histórico e religioso. Outras eram grotescas e ridículas ao extremo.

"Ela lembrou-se que em uma delas, descrevendo o modo de guerra naqueles dias (sendo de homem contra homem), ele representou um dos grupos com listras de tinta vermelha nas bochechas e na testa para diferenciá-los de seus inimigos na batalha. Ele chamou essa história de "O Manuscrito Encontrado".

"Ele pretendia contar uma história das dez tribos, suas disputas e desavenças sobre a religião de seus pais, sua divisão em duas partes, uma chamada nefitas e outra lamanitas. Suas guerras sangrentas, seguidas de reunião e de migração através do Mar Vermelho para o Oceano Pacífico, a sua residência por um longo tempo na China, a travessia do oceano pelo Estreito de Behring na América do Norte, tornando-se os progenitores dos índios que habitaram ou agora vivem neste continente.

"Esta foi a história que seu tio John, Mr. Lake, Mr. Miller e outros vizinhos ouviram ele ler em Conneaut, em diferentes ocasiões.” (Cowdrey et al. 2000, 798-99)




Você pode ler a "História do Manuscrito", que foi publicado incorretamente como "Manuscrito Encontrado" AQUI (inglês)

Para ler as declarações feitas por aqueles que ouviram o "Manuscrito Encontrado" de Salomon Spalding veja  aqui: http://www.solomonspalding.com/docs/1834howf.htm#pg278b

Além de ler os links acima, não deixe de ler: http://sidneyrigdon.com/criddle/rigdon1.htm e http://sidneyrigdon.com/criddle/rigdon2.htm (inglês)

2 comentários:

  1. Andei olhando o site do Solomon Spalding. Eu traduzi algumas coisas com o Google. Vou elaborar um artigo baseado nesse site. Principalmente sobre as revelações que Smith repassava aos membros sobre dízimos. No site fala que Smith, Rigdon e Cowdery se beneficiaram diretamente comprando imóveis com o dinheiro que os membros pagavam como dízimos.

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  2. Antônio

    Há tantas histórias ainda a serem descobertas por nós, brasileiros....
    E há tantas informações para serem traduzidas ainda! Será um prazer ler seu artigo! Divulgue o link dele neste blog assim que você publicá-lo.

    Abs

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