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sexta-feira, 13 de maio de 2011

Quem são os lamanitas? parte 3 - terras do LdM


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Texto traduzido e adaptado de http://www.utlm.org/newsletters/no103.htm

Terras do Livro de Mórmon

Se os lamanitas podem ser encontrado em qualquer lugar da América do Norte até o Chile, supõe-se que essas áreas fazem parte das terras do Livro de Mórmon.

No entanto, o professor da BYU John L. Sorenson tenta evitar as implicações óbvias das declarações dos líderes da igreja, concentrando-se em pistas internas do Livro de Mórmon. Ele sustenta que:

 “A Igreja não tomou nenhuma posição sobre locais específicos do Livro de Mórmon. As autoridades da Igreja, desde o tempo de Joseph Smith até o presente, não chegaram a um consenso, não fizeram nenhuma declaração oficial, e não relataram nenhuma solução definitiva para a questão da geografia do Livro de Mórmon.” (An Ancient American Setting for the Book of Mormon , John L. Sorenson, Deseret Book, 1985, p. 4).

Estreitamento as discussões para a identificação “específica" e "definitiva" dos lugares do Livro de Mórmon, ao invés de locais gerais das terras do Livro de Mórmon, ele faz parecer que não há declarações oficiais sobre a localização dos lamanitas.

Assim, ele evita o problema de que os líderes da igreja, ao longo dos últimos 170 anos, têm sustentado: de que as terras do Livro de Mórmon incluem a América do Norte e Sul, e todos os índios têm sido descritos como descendentes da família de Leí.

Sorenson tenta determinar a geografia do Livro de Mórmon pelo cruzamento de referências diferentes para estimar as distâncias entre as cidades mencionadas no livro.

No entanto, seu modelo requer que os nefitas alterem seu sistema direcional (Ancient American Setting , p. 38), de modo que o Norte/Sul se torne Leste/Oeste.

O "Mar do Leste" fica, portanto, localizado ao norte do Istmo de Tehuantepec.

Se o grupo de Leí podia navegar em todo o Oceano Índico e Pacífico até as Américas, supomos que eles poderiam determinar o Norte e o Sul dos céus.

Então, por que elas mudaram o seu conceito direcional?

John L. Sorenson e Matthew Roper defendem um geografia muito limitada do livro de Mórmon, e ainda fazem concessões para acomodá-la.

"Uma população de mais de dois milhões. Em seu auge, os habitantes ocuparam várias cidades com extensos edifícios públicos, mantinham muitos registros escritos, lutaram em guerras de grande escala, e continuaram com um intenso comércio.” ("Before DNA," by John L. Sorenson and Matthew Roper, Journal of Book of Mormon Studies , vol. 12, no. 1, 2003, pp. 7-8).

Infelizmente para a Igreja SUD, nenhuma evidência de tal civilização cristã/israelita jamais foi encontrada.

Na realidade, encolhendo as terras do Livro de Mórmon em 400 milhas na Mesoamérica deveria aumentar a probabilidade de encontrar algum vestígio dessa civilização.

Simon Southerton comentou:

“Apesar da ampla aceitação pelos dirigentes e membros dessa visão global da geografia do Livro de Mórmon, eruditos ‘mais sérios’ do Livro de Mórmon, particularmente aqueles da Brigham Young University, afirmam que esta geografia continental está fora de questão.

“Os estudiosos da BYU tem experimentado grandes dificuldades na tentativa de alinhar a descrição dos tempos de viagem, do crescimento populacional e da proximidade geográfica dos tempos de viagem, do crescimento populacional e da proximidade geográfica dos eventos com os vastos territórios da América do Norte e Sul.

“Ao longo dos 1000 anos de história dos nefitas e lamanitas, seus principais centros populacionais eram relativamente fixos, distantes alguns dias de marcha um do outro. Seria de esperar que as culturas desse tipo descritas no Livro de Mórmon teriam deixado traços marcantes de sua presença... 

“Dezenas de modelos alternativos de geografia surgiram ao longo dos anos.... No entanto, há apenas um candidato sério aceito pela maioria dos acadêmicos Mórmons, que propõe que a maioria dos acontecimentos do Livro de Mórmon ocorreram em uma parte restrita da Mesoamérica. Apenas na América Central existem ruínas de civilizações da magnitude evidente no Livro de Mórmon.

“Os eruditos SUD apóiam este local ou a abordagem da topografia da “geografia limitada" do Livro de Mórmon apresentada pelo professor John L. Sorenson...As terras Leítas, segundo sua opinião, devem ter sido restritas a 400 milhas ao longo da América Central, que abrange a região cultural do sul do México e norte da América Central. 

“São evidentes as dificuldades com o istmo de Tehuantepec, pois tem pelo menos 125 milhas em linha reta, sendo uma "formidável" viagem a pé de um dia e meio.

“Outra falha é que os mares a leste e oeste mencionados nas Escrituras tem que ser deslocados cerca de 90 graus, pois eles estão essencialmente no sul e norte da faixa estreita de terra ( Perder uma Tribo Perdida , p. 156-57).

Outros modelos para a geografia do Livro de Mórmon têm sido sugeridos.

Ralph Olsen, autor SUD e químico, propôs uma geografia totalmente diferente da do Livro Mórmon. Ele crê que a península malaia, no sudeste da Ásia, é o local certo da história ("A Malay Site for Book of Mormon Events," Ralph A. Olsen, Sunstone , March 2004, p. 30). Seu mapa e teoria parecem tão plausíveis quanto os de Sorenson, e ele nem precisa mudar o sistema direcional.

Vern Holley, no Book of Mormon Authorship, acredita que o autor do Livro de Mórmon tinha em mente a região dos Grandes Lagos da América do Norte para sua história.

Enquanto os Tanners não são defensores da teoria de Holley de que Salomon Spalding escreveu o Livro de Mórmon, ele tem uma boa configuração alternativa da geografia limitada para a história de Smith. Seu mapa da área ainda tem alguns nomes em paralelo com o Livro de Mórmon (http://sidneyrigdon.com/vern/vernP3.htm, consulte a página 54).

Joseph Smith poderia ter facilmente adaptado tal área local para a sua história sem a necessidade de tomá-la emprestada de alguma outra fonte.

Ter uma imagem mental de uma área com a qual já se está familiarizado tornaria mais fácil contar uma história a alguém e manter estes vários locais em mente.

Além disso, o Livro de Mórmon teria uma audiência receptiva, desde que houvesse grande interesse público nos ditos construtores que habitaram as áreas de Nova York e do vale de Ohio.

Eruditos SUD tem rejeitado a área dos Grandes Lagos, uma vez que eles estão à procura de locais que contenham restos de grandes cidades, como as dos maias.

Ao limitar as terras do Livro de Mórmon para a Mesoamérica, os estudiosos SUD supostamente resolveram o problema de saber onde procurar as ruínas. Isso também elimina o problema de como se alimentar e movimentar exércitos gigantescos do sul do México até Nova York.

A Mesoamérica está repleta de ruínas. Infelizmente, os edifícios são decorados com esculturas de várias divindades e inscrições maias, e não se referem aos israelitas.

A fim de explicar o porque das cidades do Livro de Mórmon não serem encontradas, alguns mórmons têm usado 3 Néfi 8. Este capítulo mostra que, no momento da crucificação de Cristo, "o trigésimo quarto ano" depois do nascimento de Cristo, Deus trouxe julgamento sobre os ímpios nos Estados Unidos.

(Podemos nos perguntar por que esse julgamento não foi derramado sobre aqueles em Jerusalém, onde Cristo realmente morreu).

Houve grandes terremotos nas terras do Livro de Mórmon "até que os edifícios tivessem caído por terra". Algumas cidades ficaram "irrecuperáveis", terríveis incêndios destruíram outras, turbilhões destruíram as pessoas, até que muitas pessoas e cidades estivessem destruídos.

No entanto, outras cidades foram poupadas.

Esta devastação continuou durante três horas, até que "toda a face da terra foi alterada". Isto foi seguido por três dias de "espessa escuridão".

Os justos sobreviventes foram, então, capazes de se reunirem no templo em Abundância para ver o Cristo ressuscitado. Obviamente, a área ainda era reconhecível e o templo ainda estava de pé.

Além disso, uma vez que os escritores posteriores do Livro de Mórmon não parecem ter tido problemas para determinarem onde essas várias cidades estavam localizadas, pode-se pensar que elas poderiam ser encontradas hoje.

Mas onde está a evidência de tais cidades e eventos catastróficos na Mesoamérica, em aproximadamente 32-34 dC? 

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