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sexta-feira, 24 de junho de 2011

Derramamento de Sangue: Fato ou fantasia?

By Jerald e Sandra Tanner
(This article originally appeared in The Salt Lake City Messenger, Issue No. 92, April, 1997)

Texto traduzido e adaptado de Recovery from Mormonism

É fato bem conhecido que os primeiros mórmons  sofreram perseguições nas mãos dos gentios, isto é, não-mórmons. Joseph Smith e seu irmão foram assassinados por uma turba covarde, que tomou a lei em sua própria mão. Um número de Mórmons perdeu sua vida durante esses primeiros anos. Infelizmente, no entanto, muitos historiadores mórmons têm ignorado o outro lado da história.

Durante os primeiros anos do mormonismo, era frequentemente alegado que os líderes da igreja sancionaram a prática de matarem ambos os gentios e apóstatas Mórmons. Em 1969-70, fizemos um estudo detalhado das acusações e as nossas conclusões foram publicadas em um livro intitulado The Mormon Kingdom, vol. 2.

A evidência que nós encontramos nos convenceu de que muitas das afirmações eram genuínas. Desde que começamos a fazer esta pesquisa, encontramos ainda mais evidências  para verificar que houve uma conspiração para destruir os dissidentes e outras pessoas que os líderes mórmons odiavam.

Enquanto muitos estudiosos mórmons gostariam de zombar de quem tem estudado seriamente este assunto, há provas incontestáveis ​​de que Brigham Young, o segundo profeta da Igreja Mórmon, pregou publicamente uma doutrina chamada de "expiação pelo sangue". 

Embora possa-se pensar que o nome desta doutrina veio da expiação de Jesus na cruz, na verdade trata-se de pessoas que eram condenadas à morte. Brigham Young explicou isso em um sermão dado em 21 de setembro de 1856:

"Há pecados que os homens cometem pelos quais não podem receber perdão neste mundo ou no mundo vindouro, e se eles tivessem os olhos abertos para ver sua verdadeira condição, estariam perfeitamente dispostos a ter seu sangue derramado sobre o chão, e que a fumaça dele possa subir ao céu como uma oferenda para os seus pecados. E que a fumaça desse incenso possa expiar seus pecados. Se isso não acontecer, os pecados grudarão neles e permanecerão sobre eles no mundo espiritual.

"Eu sei, quando você ouvir meus irmãos dizendo sobre tirar pessoas da terra, você considerará que é uma doutrina forte. Mas é para salvá-los, não para destruí-los....

"E ainda mais, eu sei que há  transgressores, que, se eles se conhecessem, e conhecessem a única condição  que eles podem obter o perdão, implorariam aos seus irmãos para derramar seu sangue, que a fumaça dos mesmos pudesse ascender a Deus como uma oferenda para aplacar a ira que se caiu contra eles, e que a lei pudesse tomar o seu curso. Eu vou dizer mais:

“Tive homens que vieram a mim e ofereceram suas vidas para expiar seus pecados.

"É verdade que o sangue do Filho de Deus foi derramado pelos pecados devido à queda e aqueles cometidos por homens, mas os homens podem cometer pecados que jamais poderão ser redimidos....

“Há pecados que podem ser expiados por uma oferta sobre um altar, como nos dias antigos, e há pecados que o sangue de um cordeiro ou um bezerro, ou de um pombo não podem redimir, mas esses pecados devem ser expiados pelo sangue do homem." (Sermão de Brigham Young, Journal of Discourses, vol. 4, páginas 53-54. Também publicado no Deseret News da Igreja Mórmon, 1856, página 235)

Em outra ocasião, Brigham Young fez esta declaração arrepiante sobre a obrigação de uma pessoa  derramar o sangue daqueles que cometeram pecados graves:

"Agora pegue um indivíduo nesta congregação que tenha conhecimento no que diz respeito a ser salvo ... e suponha que ele seja surpreendido em uma falta grave, que cometeu um pecado que ele sabe que irá privá-lo da exaltação que ele deseja, e que ele não poderá atingi-la sem o derramamento de seu sangue, e também sabe que, por ter seu sangue derramado, ele irá reparar seu pecado e ser salvo e exaltado com os Deuses. Existe um homem ou mulher nesta casa que diria: 'derrame meu sangue para que eu possa ser salvo e exaltado com os Deuses? "

"Toda a humanidade se ama, e deixemos que estes princípios sejam conhecidos por um indivíduo, e ele ficará feliz em ter seu sangue derramado. Isso seria amar a eles até à exaltação eterna.

“Você amará seus irmãos e irmãs da mesma forma quando eles cometerem um pecado que não pode ser expiado sem o derramamento de seu sangue? Será que você amará esse homem ou mulher o suficiente para derramar o sangue dele? Isso é o que Jesus Cristo quis dizer....

"Eu poderia referir-me a uma abundância de casos em que os homens foram mortos justamente, a fim de expiar os seus pecados. Eu vi dezenas e centenas de pessoas que não teriam alguma chance ... se suas vidas tivessem sido tiradas e o seu sangue tivesse sido derramado no chão, como uma fumaça de incenso ao Todo-Poderoso, mas que agora são anjos do diabo ... eu conheço muitos homens que deixaram esta Igreja, e para quem não há qualquer chance de exaltação, mas se seu sangue fosse derramado, seria melhor para eles ....

"Isso é amar ao próximo como a nós mesmos. Se ele precisa de ajuda, ajude-o, e se ele quer a salvação e é necessário derramar seu sangue sobre a terra para que ele possa ser salvo, derrame-o .... se você tiver cometido um pecado que exige o derramamento de seu sangue, exceto o pecado da morte, não esteja satisfeito nem descanse até que o seu sangue seja derramado, e assim você poderá ganhar a salvação que você deseja. Essa é a maneira de amar a humanidade." (Sermão pelo Presidente Brigham Young no Tabernáculo Mórmon,  8 de fevereiro de 1857; impresso no Deseret News, 18 de fevereiro de 1857;. Também reimpresso no Journal of Discourses, vol. 4, páginas 219-220)

Estes são apenas dois dos muitos sermões de "expiação pelo sangue"  pregados pelos líderes mórmons. Sandra Tanner, uma das autores deste boletim que é também a bisbisbisneta de Brigham Young, ficou muito chocada quando leu os sermões de Young. Isso, na verdade, foi um fator importante em sua decisão de deixar a Igreja Mórmon.

Em 1958, Gustive O. Larson, professor de História da Igreja na  Brigham Young University, reconheceu que a doutrina da expiação pelo sangue  era realmente praticada. Ele relatou o seguinte:

"De qual forma a pregação da expiação pelo sangue influenciou ações? Pode ter sido em relação à ação disciplinar mórmon entre seus próprios membros. Por exemplo, há o caso relatado verbalmente de um Mr. Johnson em Cedar City, que foi considerado culpado de adultério com a enteada por um tribunal do Bispo e condenado à morte pela expiação de seus pecados.

De acordo com o relatório de testemunhas de boa reputação, o julgamento foi executado com o consentimento do delinquente, que foi para o seu túmulo não consagrado na plena confiança de salvação através do derramamento de seu sangue. Esses casos, apesar de primitivos, são compreensíveis na acepção da doutrina e nos extremos emocionais da Reforma [Mórmon]." (Utah Historical Quarterly, January, 1958, page 62, note 39)

Este pode ser o mesmo caso relatado por John D. Lee, que era selado a Brigham Young e foi membro do Conselho Secreto dos Cinquenta de Young:

"O pecado mais mortal entre as pessoas era o adultério, e muitos homens foram mortos em Utah por causa desse crime.

"Rasmos Anderson era um homem dinamarquês que chegou a Utah ... Ele havia se casado com uma senhora viúva um pouco mais velha que ele ... Numa das reuniões durante a reforma, Anderson  e sua enteada confessaram que haviam cometido adultério ... eles foram rebatizados e receberam suas confirmações. Eles foram então colocados sob um convênio que, se eles novamente cometessem adultério, Anderson deveria ser morto. Logo depois, uma acusação foi feita contra Anderson perante o Conselho, acusando-o de adultério com sua enteada.

“Este Conselho foi composto por Klingensmith e seus dois conselheiros. Este era o Conselho do Bispo. Sem dar a Anderson qualquer chance de se defender ou fazer uma declaração, o Conselho votou a favor da morte de Anderson  por violar seus convênios. Klingensmith dirigiu-se à Anderson e o notificou que as ordens eram que ele deveria morrer,  tendo sua garganta cortada, de modo que seu sangue derramado iria expiar os seus pecados.

"Anderson, sendo um firme crente nas doutrinas e ensinamentos da Igreja Mórmon, não fez objeções ... Sua esposa foi condenada a preparar um terno limpo, com o qual seu marido seria enterrado... Ela foi instruída a dizer, para quem perguntasse sobre seu marido, que ele havia ido para a Califórnia.

"Klingensmith, James Haslem, Daniel McFarland e John M. Higbee fizeram uma cova no campo perto de Cedar City, e naquela noite, por volta da meia-noite, foram à casa de Anderson e ordenaram-no a estar pronto para obedecer ao Conselho.

"Anderson levantou-se ... e sem qualquer palavra de protesto, acompanhaou aqueles que ele acreditava que estavam realizando a vontade do 'Deus Todo-Poderoso'. Eles foram para o local onde o túmulo estava preparado. Anderson  ajoelhou-se ao lado do túmulo e rezou. Klingensmith e seu grupo, em seguida, cortaram a garganta de Anderson de orelha a orelha e seguraram-no para que seu sangue caísse sobre seu túmulo.

"Assim que ele estava morto, eles o vestiram com suas roupas limpas, atirou-o em seu túmulo e o enterraram. Eles, então, levaram sua roupa coberta de sangue de volta para sua família,e deram-na para sua esposa  lavar ... Ela obedeceu suas ordens .... Anderson foi morto pouco antes do massacre de Mountain Meadows.

"O assassinato de Anderson foi, então, considerado um dever religioso e um ato justo. Ele foi justificado por todos, pois estavam sob o mesmo convênio, e a menor palavras de objeção quanto ao tratamento de um homem que houvesse quebrado esse convênio,  traria o mesmo destino à pessoa que fora tão tola para se levantar contra qualquer ato cometido por ordem das autoridades da Igreja." (Confessions of John D. Lee, fotoreimpressão da edição de 1877, páginas 282-283)

No mesmo livro,  John D. Lee fez esta declaração surpreendente:

"Eu soube de muitos homens sendo mortos em Nauvoo ... e eu sei de um homem que foi silenciosamente tirado do caminho por ordens de Joseph e seus apóstolos, enquanto a Igreja estava lá." (Ibid., p. 284)

Lee revelou também uma outra prática muito cruel que ocorreu tanto em Nauvoo, Illinois, e no início de Utah:

"Em Utah, era costume o Sacerdócio tornar eunucos os homens que eram desagradáveis aos líderes. Isso era feito com um duplo propósito: primeiro, era uma vingança perfeita, e segundo, isso deixava a vida da pobre vítima como um exemplo para os outros, sobre os perigos da desobediência do Conselho e de não viver como ordenado pelo Sacerdócio.

"Em Nauvoo, eram ordens de Joseph Smith e seus apóstolos baterem, ferirem e castrarem todos os gentios que a polícia pegasse entrando ou saindo de uma casa de mórmons, em circunstâncias que levassem à crença de que eles estavam lá com fins imorais.... 
"Em Utah era a vingança favorita dos velhos e desgastados membros do Sacerdócio, quando queriam mulheres jovens seladas a eles, mas descobriam que as moças preferiam homens jovens e bonitos.

"Os velhos élderes geralmente conseguiam as meninas, e muitos jovens eram castrados por se recusarem a desistirem de sua namorada, a pedido de um apóstolo ou membro do Sacerdócio velho e acabado, mas ainda sensual.
 “A título de ilustração ... Warren Snow era bispo da Igreja de Manti, Condado de San Pete, Utah. Ele tinha várias esposas, mas havia uma jovem bela, e de seios grandes na cidade, que Snow queria como esposa...

"Ela agradeceu pela honra oferecida, mas disse-lhe que estava então noiva de um rapaz, um membro da Igreja, e, consequentemente, não poderia se casar com o velho élder..

"Ele disse que era a vontade de Deus que ela se casasse com ele, e ela deveria fazê-lo. Que o jovem poderia ser eliminado, enviado em uma missão ou receber algum tipo de tratamento... que, na verdade, uma promessa feita ao jovem não era um vínculo, pois ela estava sendo informada de que essa promessa era contrária aos desejos das autoridades.”

A garota e o rapaz continuaram obstinados. Assim, o Bispo Snow e seu grupo castraram o rapaz de forma cruel, e a garota acabou cedendo ao bispo, selando-se à ele. (veja a história completa AQUI) - Ibid., pages 284-286

Os mórmons de hoje ficariam horrorizados se tal ato covarde fosse cometido e exigiriam que os responsáveis ​​fossem severamente punidos. Brigham Young, no entanto, aprovou muitos atos de violência perpetrados por aqueles que ele colocou em posição de autoridade.  

Curiosamente, D. Michael Quinn encontrou evidências documentadas de que o Presidente Young apoiou os maus tratos cruéis do jovem feitos pelo bispo Warren S. Snow:

"No verão de 1857, Brigham Young também expressou aprovação a um bispo SUD que tinha castrado um homem. Em maio 1857 o conselheiro do bispo Warren S. Snow escreveu que, Thomas Lewis, de 24 anos de idade, ‘ficou louco’ depois de ser castrado pelo Bispo Snow por um crime sexual não divulgado. Quando informado da ação de Snow, Young disse:

‘Sinto que devo apoiá-lo...’

Em julho, Brigham Young escreveu uma carta tranquilizadora ao bispo sobre esta castração:

“ ‘Apenas deixe esse assunto morrer, e não diga mais nada sobre isso’ aconselhou o presidente SUDe ele morrerá em breve entre o povo’." (The Mormon Hierarchy: Extensions of Power, Vol. 2, pages 250-251)

Em 30 de novembro de 1871, T.B.H. Stenhouse recebeu uma carta de um indivíduo que estava presente em uma reunião em Provo, Utah. 

A carta indicava que bispo Blackburn também estava pressionando muito para a emasculação dos homens que foram desobedientes a seus líderes:

"Caro Stenhouse: 

"Eu tenho lido atentamente o comunicado que acompanha a ‘Reforma’ .. Se você quiser viajar mais e mostrar o efeito, no país, dos discursos inflamados feitos em Salt Lake City, nesse momento você pode mencionar os assassinatos de Potter e Parrish em Springville, a bárbara castração de um jovem em San Pete, e, para coroar o clímax, o massacre de Mountain Meadows... 

"Ameaças de violência pessoal ou morte eram comuns nos assentamentos contra todos os que ousaram falar contra o sacerdócio, ou em qualquer forma de protesto contra este ‘reinado de terror.’

"Eu estava em uma reunião de domingo, na primavera de 1857, em Provo, quando a notícia da castração em San Pete foi comentada pelo bispo presidente Blackburn. Alguns homens em Provo havia se rebelado contra a autoridade, sobre algum assunto trivial, e Blackburn gritou em sua reunião dominical - uma congregação mista de todas as idades e de ambos os sexos –

Quero que o povo de Provo entenda que os rapazes de Provo podem usar suaa facas, bem como os rapazes de San Pete. Rapazes, deixem suas facas prontas, há trabalho para você! Não devemos estar trás de San Pete em boas obras.’

"O resultado disso foi que dois cidadãos, chamados Hooper e Beauvere, ambos com famílias em Provo, morreram na noite seguinte ... A única ofensa deles foi uma rebelião contra o sacerdócio.

“Este homem, Blackburn, continuou no cargo, pelo menos, um ano depois disto ...As qualificações de um bispo eram uma submissão e obediência cega a Brigham e às autoridades, e um governo firme e implacável de seus súditos." (The Rocky Mountain Saints, by T. B. H. Stenhouse, 1873, pages 301-302)

Esta é uma carta muito importante porque traz luz sobre o conhecimento do Presidente Brigham Young sobre emasculação, no início de Utah. Segundo o diário de Wilford Woodruff, não muito tempo depois do ataque covarde de Warren S. Snow contra Thomas Lewis, o Presidente Young discutiu a questão da castração, usada para salvar as pessoas:

"Então fui ao escritório do presidente e ali passei a tarde. O bispo Blackburn estava presente. O assunto surgiu sobre algumas pessoas que haviam se apostatado e estavam deixando Provo. Alguns pensavam que o Bispo Blackburn e o Presidente Snow eram culpados. O irmão Joseph Young apresentou isto ao presidente Young. Mas quando as circunstâncias foram informadas, o presidente Brigham Young apoiou os Irmãos que presidiam Provo....

"A história dos eunucos veio à tona... Brigham disse que chegaria o dia quando milhares seriam feitos eunucos para que eles fossem salvos no reino de Deus". (Wilford Woodruff's Diary, June 2, 1857, Vol. 5, pages 54-55)

Em 1861, o apóstolo Orson Hyde reuniu-se com Wilford Woodruff e indicou que ele acreditava que Warren Snow era culpado de roubo. Wilford Woodruff escreveu o seguinteem seu diário:

"Ele falou de sua missão em Sanpete e do imprudente curso tomado pelo bispo Warren Snow, e de George Pecock, seu primeiro conselheiro. Eles desperdiçaram uma grande quantidade de dinheiro do dízimo, dos impostos do condado, etc. O irmão Hyde pensa em testemunhar que ele é culpado de roubar muito gado." (Ibid., vol. 5, página 554)

É espantoso pensar que o profeta da Igreja Mórmon permitisse que um homem como Warren Snow fosse um bispo na igreja.  

Infelizmente, porém, o Presidente Young foi além, dando-lhe uma bênção especial. Wilford Woodruff registrou o seguinte em seu diário sob a data de 01 de abril de 1861:

"Warren Stone Snow foi abençoado pelo Presidente Young, que lhe deu uma bênção muito boa." (Ibid., p. 571)

Além disso, em 1867, foi-lhe dada a oportunidade de pregar no Tabernáculo Mórmon (ver vol. 6, página 319). Em um discurso público, o Presidente Young reconheceu que a igreja tinha usado alguns demônios muito ruins que residiam no início de Utah:

"E se os gentios desejam ver alguns truques, temosMórmons’ que podem realizá-los.Temos os piores demônios da terra em nosso meio, e pretendemos mantê-los, pois temos muito trabalho para eles. E se o Diabo não for esperto, vamos enganá-lo no final, pois eles vão mudar e irão para o céu conosco." (Journal of Discourses, vol. 6, página 176)

Orrin Porter Rockwell era certamente um dos "piores demônios" de Brigham Young. Rockwell, que tinha servido como guarda-costas de Joseph Smith, não hesitou em derramar sangue.

Bill Hickman foi outro homem cruel que matou muitas pessoas.Em seu livro Brigham's Destroying Angel, Hickman confessou que havia cometido assassinatos para a igreja.

Em 1858, um assassinato duplo e extremamente grotesco foi cometido. Henry Jones e sua mãe foram condenados à morte. Estes assassinatos foram, obviamente, o resultado direto da doutrina de Brigham Young de "expiação pelo sangue".  

Dois meses antes de Henry Jones ser assassinado, ele foi violentamente atacado. Hosea Stout escreveu o seguinte sobre o primeiro ataque de Jones:

"Sábado 27 de fevereiro de 1858. Esta noite várias pessoas disfarçadas de índios entraram na casa de Henry Jones e o arrastaram para fora da cama com uma prostituta e o castraram com  uma amputação limpa." (On the Mormon Frontier; The Diary of Hosea Stout, Vol. 2, page 653)

Poderíamos pensar que isso teria terminaria a vingança contra Jones. Infelizmente, este não foi o caso. Em 19 de abril de 1859, o jornal Valley Tan imprimiu uma declaração – na realidade, um affidavit -  de Nathaniel Case, que continha uma declaração comprometendo o bispo e outros mórmons que viviam em Payson:

"Sobre o caso de Nathaniel diz: que ele tem residido no Território de Utah desde o ano de 1850. Viveu com o Bispo Hancock (Charles Hancock) na cidade de Payson, no momento em que Henry Jones e sua mãe foram assassinados ...

Na noite anterior ao assassinato, uma reunião secreta do conselho foi realizada na sala superior da casa do Bispo Hancock. Vi Charles Hancock, George W. Hancock, Daniel Rawson, James Bracken, George Patten e Price Nelson irem para essa reunião naquela noite .... Por volta das 8 horas da noite do assassinato, o grupo reuniu-se na casa do bispo Hancock ... eles disseram que estavam indo para cuidar de um curral onde Henry Jones iria aquela noite para roubar cavalos. Eles tinham armas.

"Eu tinha um bom mini rifle e Bispo Hancock quis pegá-lo emprestado. Eu recusei-me a dá-lo a ele. As pessoas acima foram-se juntas ... Na manhã seguinte ouvi dizer que Henry Jones e sua mãe foram mortos.

“Eu fui até o local onde viviam ... a velha senhora estava deitada no chão num banco feito com um pouco de palha, com as roupas em que ela foi morta. Tinha um buraco de bala na cabeça dela ... Cerca de 15 ou 20 minutos depois, Henry Jones foi levado para lá e colocado ao seu lado. Eles então, em seguida, jogaram algumas roupas de cama sobre eles e um velho colchão de penas e, em seguida, cobriram-nos....

"No domingo seguinte, após o assassinato, em uma reunião da igreja em Payson, Charles Hancock, o bispo, disse que, quanto à morte de Jones e sua mãe, ele não se importava sobre isso, e que isso teria sido feito à luz do dia, se as circunstâncias o permitissem. Isso foi dito do púlpito, e havia 150 ou 200 pessoas presentes. Ele não deu nenhum motivo para matá-los. E não disse mais nada. Caso Nathaniel.”

"Juramentado e assinado diante de mim neste dia 09 de abril de 1859.

“John Cradlebaugh, Juiz do Segundo Distrito Judicial."

Aqueles que assassinaram Henry Jones e sua mãe podem ter-se lembrado do sermão do Presidente Brigham Young, que foi feio dois anos antes desses assassinatos:

"Suponha que você encontrou seu irmão na cama com sua esposa, e você os atravessa com uma lança, você será justificado, e eles iriam expiar pelos próprios pecados, e seriam recebidos no reino de Deus. Eu, pelo menos, faria isso em tal caso, sob tais circunstâncias. Eu não tenho nenhuma mulher que eu ame tanto que eu não colocaria uma lança através de seu coração, e eu o faria com as mãos limpas." (Journal of Discourses, vol. 3, p. 247)

Em seu livro, The Mormon hierarchy: Extensions of Power, vol. 2, páginas 241-261, Dr.Quinn apresentou provas convincentes que mostram que a "expiação pelo sangue" foi aprovada pelos líderes da igreja e realmente praticada pelo povo Mórmon. Quinn deu os nomes de vários homens violentos que serviram como "executores" de Brigham Young. Além disso Quinn escreveu:

"Durante este período, Brigham Young e também outros líderes mórmons pregaram repetidamente sobre pecados específicos pelos quais era necessário derramar o sangue de homens e mulheres. A expiação dos pecados pelo sangue incluía apostasia, adultério, ‘quebra do convênio’, falsificação, muitos homens que deixaram esta Igreja’, assassinato, não ter o 'coração ao lado do Senhor’, profanar o nome do Senhor', relação sexual entre uma ‘pessoa branca’ e um ‘Africano-Americano’, roubo e mentiras....

"Alguns historiadores SUDs têm proclamado que os sermões de expiação pelo sangue eram simplesmente usados por Brigham Young como ‘artifícios retóricos projetado para assustar os indivíduos obstinados em conformidade com os princípios dos Santos dos Últimos Dias’ e blefar com os anti-mórmons.

“Os escritores costumam descrever esses sermões como limitados ao entusiasmo religioso e ao frenesi da Reforma de Utah até 1857. O primeiro problema com essas explicações é que as fontes oficiais SUDs mostram que já em 1843, Joseph Smith e seu conselheiro Sidney Rigdon defendiam a decapitação ou degola como punição por vários crimes e pecados.

"Além disso, uma década antes da reforma de Utah, instruções privadas de BrighamYoung mostram que ele esperava que os seus companheiros de confiança matassem várias pessoas por violarem obrigações religiosas. A história oficial da igreja SUD ainda cita as palavras de Young para ‘os irmãos’ em fevereiro de 1846:

“ 'Eu estou completamente disposto a ver os ladrões terem suas gargantas cortadas’.

"No próximo dezembro, ele instruiu os bispos:

" ‘Quando um homem for pego como um ladrão, ele nào mais será um ladrão, cortem sua garganta e joguem-no no rio’

“e Young não instruiu-os a pedirem sua permissão. Uma semana depois, o presidente da igreja explicou em uma reunião em Winter Quarters que cortar as cabeças dos constantes pecadores 'é a lei de Deus e deve ser executada...’

“Uma mudança nas palavras de Young, mais tarde, apareceu referenciada por Hosea Stout sobre pecadores específicos, ‘para cortá-lo de orelha a orelha, de acordo com a lei de Deus em tais casos.'...

"Quando informado de que um mórmon negro em Massachusetts havia se casado com uma mulher branca, Brigham Young disse aos apóstolos, em Dezembro de 1847 que ele teria matado os dois 'se eles estivessem distante dos gentios’." (The Mormon Hierarchy: Extensions of Power, Vol. 2, pages 246-247)

Enquanto não temos espaço para as extensivas citações do livro de Quinn, a seguir colocamos alguns trechos:

"Em setembro de 1857, o apóstolo George A. Smith disse, em uma congregação em Salt Lake City, que os mórmons em Parowan, no sul de Utah

" ‘desejam que seus inimigos venham e dêem a eles uma chance de lutarem e vingarem-se das crueldades que haviam sido infligidas sobre nós nos Estados Unidos’.

“Smith tinha acabado de voltar do sul de Utah, onde ele havia incentivado tais sentimentos, pregando sermões inflamados sobre resistência ao exército dos EUA vingança contra os anti-mórmons.Poucos dias antes de seu discurso em Salt Lake City, os membros da milícia Mórmon Parowan participaram da matança de 120 homens , mulheres e crianças no Massacre de Mountain Meadows ....

"Embora a maioria das histórias alegam que a milícia matou apenas os homens adultos e deixou seus aliados indígenas matarem as mulheres e crianças, o autor Néfi Johnson disse mais tarde a um apóstolo SUD que ‘os homens brancos fizeram a maior parte da matança’. O autor George W. Adair também disse a outro apóstolo que ‘John Higbee deu a ordem para matar mulheres e crianças’ e Adair 'viu as mulheres e crianças com as gargantas cortadas'...

"No fim de 1868, o jornal Deseret News encorajou os mórmons a matarem qualquer um que se envolvesse em relações sexuais fora do casamento....

"Sob tais circunstâncias, a hierarquia Mormon tomou total responsabilidade pelos atos violentos dos zelosos Mórmons que literalmente aceitaram suas instruções e realizaram várias formas de expiação pelo sangue.

Obviamente, havia aqueles que não podiam facilmente fazer uma distinção entre a retórica e a realidade’ escreveu um professor de religião da BYU....

“Não é realista pensar que todos os Mórmons fiéis se recusaram a agir de acordo com tais instruções repetidas em Utah.... Também não é razoável supor que os casos conhecidos de expiação pelo sangue sequer se aproximem do número real que ocorreram nos primeiros 20 anos após a entrada dos Mórmons em Utah....

"Os líderes SUD, pública e privadamente, encorajavam os mórmons a consideram como seu direito religioso matarem pessoas não mórmons e antagônicas, criminosos comuns, SUDs apóstatas, e até mesmo mórmons fiéis que cometeram pecados ‘dignos de morte’." (The Mormon Hierarchy: Extensions of Power, Vol. 2, pages 251-53, 56-57, 60)

Nas páginas 804-805, do mesmo livro, Quinn informou sobre um assassinato cometido em 1902:

"05 de abril, ‘Clyde Felt confessou ter cortado a garganta do velho Collins, a seu pedido. O velho era um degenerado moral. O menino é filho de David P. Felt’. Neto de uma ex-autoridade geral, Clyde Felt tem quatorze anos. Apesar deste assassinato por expiação pelo sangue, os líderes SUDs permitiram que o jovem homem fizesse sua Investidura e se casasse no templo oito anos depois."

Embora não possamos ter certeza, este pode ser o último caso conhecido de "expiação pelo sangue" cometidos pelos mórmons. 

Deve-se notar, no entanto, que pelo menos dois grupos (o Lebarons e Laffertys) se separaram da Igreja Mórmon e ainda mantém o ensino de Brigham Young de "expiação pelo sangue". Consequentemente, eles cometeram um número significativo de assassinatos pela "expiação pelo sangue" entre 1972 e 1988.

Enquanto o livro do Dr. Quinn, The Mormon Hierarchy: Extention of Power, vol. 2, apresenta muitas provas para estabelecer o fato de que assassinatos pela "expiação pelo sangue" foram cometidos pelos pioneiros Mórmons, Quinn não teve espaço para lidar longamente com esta importante questão.

Para complementar o excelente trabalho de Quinn, recomendamos o nosso livro, The Mormon Kingdom, vol. 2. Neste livro temos fotografias reais do Deseret News da Igreja, confirmando que os líderes da igreja apoiaram fortemente a doutrina da "expiação pelo sangue."

8 comentários:

  1. Saudações fraternas. O mundo é um lugar pequeno, onde todas as verdades humanas se colidem e se transformam...Quando digo mundo, digo deste,que é criação nossa e não do verdadeiro mundo, onde a divindade age amorosamente. Palavras, são coisinhas miúdas que vem e vão e que invariavelmente não descrevem a verdade. Sei de você, apenas o que aqui li, por isso sei que tua verdade aqui expressa não te define como ser humano, define apenas tua indignação... Eu não tenho duvida em te afirmar que as religiões e mesmo seitas, são necessárias para a evolução das criaturas, no entanto, estas mesmas religiões necessárias, podem cegar e cristalizar mentes entorpecendo filhos de deus nascidos para a claridade do universalismo. Jesus não criou religião e sabemos disto. Este mestre, esta inteligencia, esta potencia criadora tem tido seu nome usado demagogicamente por pessoas, cuja índole carece de atenção e zelo. Vejo com preocupação a crescente onda de demagogos conduzindo multidões que passam da fé cega a brutalidade de querer impor na chibata sua religião e a ter no outro que com ela não comunga princípios, um adversário ou mesmo inimigo, quiçá seja o tempo, estes novos tempos de solidão e dor, quiçá seja mesmo pura vaidade, filha do egoismo, e irmã da ira. Seja feliz minha irmã... Daqui lhe saúdo respeitosamente... Sou Olímpio de Roseh, se pareci não tenho o objetivo da discordância, afinal Eu sou o que Eu Sou! Um amante de meu maior amor, aprendiz de esteta, poeta irrisório...

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  2. Prezado Rabe

    Belas palavras, e muito verdadeiras.

    Apenas te digo que não sinto mais indignação, como já senti quando fiz as descobertas que aqui coloco.

    Este blog é apenas para alertar aqueles que, com bom coração, deixam-se levar por doutrinas errôneas, por pessoas que se interessam mais na instituição/empresa do que nas pessoas que dela fazem parte.

    Acredite, como mórmon, sei exatamente do que falo.

    Não faço proselitismo do que está neste blog. Aqueles que estiverem preparados, chegarão à ele e aproveitarão o que ele traz como informação. Os que não o estiverem, apenas escreverão bobagens ou irão embora.

    E não pense que não concordo com você sobre religiões. Mas algumas são extremamente danosas aos seres humanos. E vejo, infelizmente, o mormonismo, como uma religião danosa.

    Obrigada pelas suas sábias palavras.

    Paz!

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  3. Investigadora,

    Quero comprar alguns livros (ou talvez só um, devido à grana curta!) sobre os mórmons, destes que estão frequentemente nas referências aqui do blog, tipo, um que referende as coisas que debatemos aqui, pra quando o próximo mórmon vier à minha casa dizer que na internet se escreve qualquer coisa. Tem alguma sugestão? De preferência, um que eu possa achar no Book Depository. Por falar nisso, se alguém aí quiser comprar livros no Book Depository, pode usar meu link, se não tiver problema distribuir aqui:

    http://www.bookdepository.co.uk/?a_aid=lazaromsousa

    Grande abraço!

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  4. Olá God Slayer

    É tão difícil indicar um livro....

    Enfim, o que eu posso indicar são os de autores considerados "anti-mórmons", como os Tanners, D. Michael Quinn ou mesmo o John D. Lee. Há ótimos livros, mas veja bem, todos considerados anti-mórmons. Mesmo alguns tendo sido escritos por mórmons, estes foram excomungados da igreja por causa dos livros, e os livros, rotulados de anti-mórmons.

    Então, para os SUDs, não tem menor valia.

    Quanto aos livros da igreja, qualquer um que vc usar, como O milagre do Perdão, Caminho da Perfeição, apesar de serem citados nas aulas, os mórmons dirão, dependendo da doutrina, que é apenas opinião pessoal.

    Eles já o fazem relativo ao Journal of Discourses e ao The Seer!!!

    Sugiro que vc veja o link de livros que disponibilizo, tanto da igreja como sobre a igreja.

    Desculpe não responder apenas com uma lisa de livros. mas é realmente difícil.

    Abs

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  5. Excelente postagem. Um assunto intrigante e que certamente deve trazer muito desgosto aos líderes mormons atuais. Todos esses fatos vindo à tona recentemente atrapalham a obra de proselitismo da IJCSUD. Você possui fontes notáves. Os Tanners fizerem um excelente trabalho nos Estados Unidos. Você está fazendo um excelente trabalho aqui no Brasil. São golpes diretos no mormonismo fantasioso que nos empurraram por longos anos, enquanto ainda éramos membros. Se eu soubesse de algo parecido, bem no inicio, após o meu batismo, ou antes mesmo de batizar-me jamais teria ficado tantos anos lá. Servindo e contribuindo para as barbáries de lavagem cerebral e alienação. Parabéns. continue divulgando esse lado sombrio do mormonismo. eu, por outro lado, continuarei com meu blog escrevendo coisas minhas relacionadas com o mormonismo. Um abraço
    Antonio Carlos Popinhaki

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  6. Obrigada, Antônio Carlos.

    Ainda há muito material sobre esse assunto a ser traduzido, assim como sobre tantos outros assuntos. Mas infelizmente os mórmons dirão que nada disso tem valia, pois trata-se de fonte anti-mórmon, e nem ao menos lerão.

    Mas como disse acima, apenas aqueles que estiverem preparados buscarão além das histórias fabricadas pela igreja.

    Temos muito trabalho ainda, meu caro! Trabalho para uma vida inteira!

    Abs

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  7. Investigadora,

    Eu pensei mesmo em adquirir um dos livros do Quinn, só esqueci o nome agora. Infelizmente, não dá pra encontrar history of the church ou journal of discourses no Book Depository, mesmo se encontrasse, provavelmente seriam caros! Talvez o de John D. Lee, esse pelo menos foi o "principal" responsável pelo massacre de Mountain Meadows, deve significar alguma coisa. Obrigado pelas dicas!

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  8. God Slayer

    Veja na lista os livros que estão disponíveis na internet. O Journal of Discourses é um deles, mas você só o encontrará em inglês.

    Livros SUD:
    http://investigacoessud.blogspot.com/2010/12/livros-oficiais-da-igreja-sud.html

    Livros sobre a igreja SUD:
    http://investigacoessud.blogspot.com/2009/11/livros-on-line.html

    Abs

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