Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

As últimas palavras de John D. Lee


John D. Lee
Texto traduzido e adaptado de http://www.johndlee.net/last_words.htm

Palavras de John D. Lee ditas antes de sua execução devido ao Massacre de Mountain Meadows - em 23 de março de 1877.


"Eu tenho pouco a dizer esta manhã. É claro que eu sinto que estou à beira da eternidade. E as solenidades da eternidade devem descansar em minha mente no presente.

Lee escrevendo suas confissões
"Eu tenho feito - ou tenho me esforçado para fazer - um manuscrito, envolvendo a história da minha vida. Ele deve ser publicado. Nele, eu dou a minha opinião e sentimentos em relação a estas coisas.

"Sinto-me resignado com meu destino. Eu me sinto tão calmo como uma manhã de verão, e eu não fiz nada errado intencionalmente. Minha consciência está limpa diante de Deus e do homem. Estou pronto para encontrar-me com meu Redentor e com aqueles que se foram antes de mim, diante do véu.

"Eu não sou um infiel. Eu não neguei Deus e sua misericórdia.

"Eu sou um grande crente nessas coisas. O que mais lamento é despedir-me de minha família. Muitas deles estão desprotegidos e serão deixados órfãos. Quando falo destas coisas, um suave acorde toca dentro de mim. Declaro a minha inocência de nunca ter feito qualquer coisa a que fui designado de forma errada em todo este caso. Eu usei de todos os meus esforços para salvar essas pessoas.

"Eu teria dado mundos, se eles estivessem ao meu comando, se eu pudesse evitar essa calamidade, mas eu não poderia fazê-lo. Tudo seguiu em frente.
Lee com advogados de defesa

"Parece que eu fui feito de vítima – deve haver uma vítima, e eu sou a vítima. Estou sendo sacrificado para satisfazer os sentimentos - os sentimentos de vingança, ou em outras palavras, estou sendo usado para satisfazer todas as partes.

Lee sentado próximo ao seu caixão
"Estou pronto para morrer. Eu confio em Deus. Eu não tenho medo. Morte não me aterroriza.
"Não pedi sequer uma partícula de misericórdia ao tribunal, ao mundo, ou aos oficiais para pouparem minha vida. 

"Eu não tenho medo da morte, eu não irei para um lugar pior do que o que eu estou agora.

"Já o disse à minha família, e vou dizê-lo hoje, que o Governo dos Estados Unidos sacrifica seu melhor amigo. Isso dito é muita coisa, mas é verdade - é exatamente isso.

"Eu sou um verdadeiro crente no evangelho de Jesus Cristo.    

"Eu não acredito que tudo o que está sendo ensinado e praticado por Brigham Young. Eu não me importo com quem ouve isso. É minha última palavra - é esta. Eu acredito que ele está levando o povo a cometer erros, indo destruição abaixo. Mas eu acredito no evangelho que foi ensinado em sua pureza por Joseph Smith, em dias anteriores. Eu tenho minhas razões para isso.

"Eu estudei para fazer dos desejos deste homem meu prazer por 30 anos. Vejam, agora, o que eu recebo neste dia!

"Eu estou sendo sacrificado de forma covarde, ignóbil. Eu não evitá-lo. Esta é minha última palavra - é isto.

"As evidências que foram levantadas contra mim são tão falsas quanto as dobradiças do inferno, e essas provas foram feitas para me sacrificar. Sacrificar um homem que tem confiado neles, que tem vagado e suportado com eles nos dias de adversidade, de verdade desde o início da Igreja! E agora estou sozinho e serei sacrificado desta maneira! Que confiança posso ter em um homem? Eu não tenho nenhuma, e eu não acho que meu Pai no céu tenha também.

"Ainda assim, existem milhares de pessoas na Igreja que são colegas e de bom coração, e alguns dos quais estão perto de meu coração. Há um tipo de existência, de influência magnética que veio sobre o povo, e eu não posso compará-la com qualquer outra coisa a não ser com um réptil que espreita sua presa, até cativá-la, paralisá-la, e colocá-la dentro das mandíbulas da morte. Eu não posso compará-la com qualquer outra coisa. É assim, eu sei, estou satisfeito com ele. 

"Lamento deixar minha família. Eles são próximos e queridos para mim. Estas são coisas que tocam a minha tristeza, mesmo quando penso naquelas pobres crianças órfãs.

Momentos antes da execução de Lee
"Declaro eu não fiz nada intencionalmente errado neste lamentável caso. Eu fiz tudo ao meu alcance para salvar as pessoas, mas eu sou o único que deve sofrer.

"Tendo dito isto, sinto-me resignado. Peço ao Senhor, meu Deus, que se meu trabalho está feito, que receba o meu espírito." (grifo nosso)



[TEXTO: Juanita Brooks, The Mountain Meadows Massacre (Stanford University Press, 1950), pp. 151-52.]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.