Texto traduzido e adaptado de http://www.utlm.org/onlinebooks/mclaims4.htm
Os mórmons já publicaram centenas de livros e folhetos que "provam" a veracidade do LdM. Um panfleto intitulado Whence Came The American Indian — America's Ancients Speak From the Dust (Isa. 29:4) começa dizendo:
"Muitos arqueólogos concordam que: houve duas grandes migrações da Ásia para a América. A primeira, há cerca de 4.000 anos atrás e a segunda migração, há cerca de 600 aC. Eles eram da casa de Israel. Eles adoravam um Deus supremo. Eles tinham um conhecimento do início da história bíblica. Eles praticavam o cristianismo. Eles tinham um conhecimento do nascimento e morte de Cristo".
Mas o Dr. Frank H. H. Roberts Jr., diretor do Bureau of American Ethnology do Smithsonian Institution, disse em 1963, em uma carta ao autor deste livro:
"Os antepassados dos índios americanos entraram na América, provavelmente há 15.000 anos e, possivelmente, mais cedo. É duvidoso que qualquer migração tenha ocorrido tão tardiamente quanto 600 aC. Não há evidência alguma de qualquer migração de Israel para a América, e também nenhuma evidência de que os índios pré-colombianos tivessem qualquer conhecimento do Cristianismo ou da Bíblia." - grifo nosso.
Note que o Dr. Roberts contraria tudo no panfleto mórmon!
Os escritores mórmons nunca fornecem o nome e o endereço de um único arqueólogo respeitável que apóie suas reivindicações!
No entanto, os mórmons devotos continuam a fazer afirmações de como o LdM tem sido usado como um guia para encontrar antigas ruínas na América Central e do Sul.
Joseph Fielding Smith |
"Eu não conheço qualquer pessoa que utilize o LdM como um guia para descoberta de conhecimento desses ancestrais dos índios".
Stela 5, de Izapa |
Em uma carta ao autor deste livro, datada de 01 de maio de 1963, George Crossette, chefe da Geographic Research da National Geographic Society, disse:
"Ninguém associado a nossa expedição conecta a Stela, de forma alguma, ao Livro de Mórmon."
Apesar disso, várias publicações SUDs têm fotos e comentários feitos pelo Smithsonian Institute e National Geographic Society, que deixam a impressão de que eles apóiam as reivindicações SUDs.
Jakeman |
Os SUDs costumam referir-se a pedra como ‘A Pedra da Árvore da Vida de Leí’, porque supostamente tem muitas semelhanças com a visão da árvore da vida de Leí, em I Néfi 8, no LdM. Alguns artigos de jornais ainda afirmam que os nomes de Leí , Saria, e Néfi estão em três hieróglifos na pedra. Mas, não há qualquer ‘nome em hieróglifo’ na pedra!
George Crossette também disse em sua carta que a pedra é quase uma duplicata, em todos os seus detalhes elaborados, da pedra chamada ‘Chapultapec’, de proveniência desconhecida, agora no Museu Nacional do México.
Professores da Universidade Brigham Young, como o Dr. John Sorenson e Dr. Hugh Nibley, nunca aceitaram a teoria da "A Pedra da Árvore da Vida de Leí". O Dr. Sorenson disse inclusive:
"A maioria da literatura SUD em Arqueologia e LdM varia de fatual e logicamente não confiável para realmente bizarra" (Dialogue, Verão 1969, p. 81).
Quetzalcoatl |
Até agora, todas as "provas" acabaram sendo uma falsificação ou uma interpretação tendenciosa de algum material antigo. Nunca existiu um nome do LdM, evento, local, ou qualquer outra coisa verificada através das descobertas arqueológicas!
Muitas vezes, os SUDs alegam de que a razão pela qual nada no LdM foi verificado pelos arqueólogos é porque não ele não existe há tanto tempo quanto a Bíblia. Mas a arqueologia é uma ciência relativamente nova. O Instituto Arqueológico da América só foi constituído em 1906, muito depois do LdM ser publicado. Assim, houve a mesma oportunidade para encontrar evidências arqueológicas e históricas para apoiar o LdM quanto a Bíblia.
Inúmeros sites bíblicos foram localizados usando a Bíblia como um guia - mas nenhum lugar jamais foi encontrado usando o LdM como um guia! Se Deus é o autor de ambos, por que isso aconteceria?
Antropólogos afirmam também que os nativos americanos estão "mais estreitamente relacionadas com os povos da Ásia oriental, central e nordeste". Sua estrutura corporal é bastante diferente dos israelitas, que são semitas. Se eles são descendentes dos israelitas, porque a sua estrutura corporal é mais parecida com o povo da Ásia?
Cinco diferentes fontes de idiomas diferentes formam a base para todos os idiomas nativos americanos. Cada fonte é tão distante da outra como o Inglês é do japonês. Estas cinco fontes são a base de 169 línguas relacionadas que ainda diferem tanto entre si como o latim do Inglês. Uma vez que o LdM indica que o "Egípcio Reformado" foi usado por todos na América, de onde todas estas outras línguas vieram? (leia mais AQUI e AQUI)
Na sua declaração sobre o Livro de Mórmon (Statement Regarding the Book of Mormon), em fevereiro de 1978, o Smithsonian Institution afirmou:
"Relatórios dos achados do Egito antigo, hebraico e outros escritos do Velho Mundo no Novo Mundo em contextos pré-colombianos têm aparecido com frequência nos jornais, revistas, e livros sensacionalistas. Nenhuma destas alegações têm resistido ao exame por acadêmicos respeitáveis." - grifo nosso.
Em 14 de março de 1966, o autor deste livro, pediu ao presidente Joseph Fielding Smith:
"A Igreja tem toda a escrita egípcia ou hebraica que foi encontrada na América? Se sim, onde pode ser vista?"
James E. Talmage |
"os caracteres e a linguagem são aliadas à forma mais antiga de hebraico, e não mostra qualquer um dos sinais de vogais ou letras terminais que foram introduzidas no hebraico no continente oriental, após o retorno dos judeus do cativeiro babilônico." (Articles of Faith, p. 293).
Talmage precisaria ter visto esse hebraico escrito a fim de fazer essa comparação, então outros deveriam ser capazes de vê-lo também.
O Presidente Smith nunca respondeu às perguntas, mas ao invés disso ele pediu uma leitura com oração do LdM, assim poderíamos adquirir um testemunho de que ele é verdadeiro!
É incrível acreditar que uma multidão de israelitas viveram na América, usando a língua egípcia e a escrita em "Egípcio Reformado", mas nunca deixaram um único traço de sua língua!
O único indício de língua nativa americana recente e escrita encontrado é o dos maias, em Yucatán. Os arqueólogos encontraram muitas inscrições antigas em toda a América, mas não "Egípcio Reformado", egípcio puro ou hebraico! Seriam todos os "nefitas" e "lamanitas" analfabetos - exceto os escribas do LdM?
Caracteres supostamente copiados das placas de ouro |
Papiros traduzidos por Smith. |
Em 27 de novembro de 1967, o papiro egípcio original do qual Joseph Smith traduziu o Livro de Abraão na PGV foram dadas à Igreja SUD pelo New York Metropolitan Museum of Art. São verdadeiros papiros egípcios que Smith comprou do Sr. Chandler, enquanto ele estava em Kirtland, Ohio, em 1835.
Cópias dos papiros foram enviadas para os egiptólogos de todo o mundo para a tradução e comentário, e todos disseram que os papiros são papiros egípcios comuns de funeral do "Livro dos Mortos".
Dialogue, A Journal of Mormon Thought, Vol. III, No. 2, summer of 1968, tem as traduções preliminares de dois egiptólogos proeminentoes dos EUA, que também negam que os papiros tenham relações com Abraão.
Se Joseph Smith não traduziu corretamente o verdadeiro egípcio, ele seria confiável para traduzir corretamente o desconhecido "Egípcio Reformado" da língua do LdM?
As habilidades de tradução de Joseph Smith podem ser facilmente testadas hoje, mostrando os três desenhos dos papiros egípcios encontrados em todas as cópias do Livro de Abraão, na PGV, e perguntando a um egiptólogo se explicações de Smith estão corretas.
As habilidades de tradução de Joseph Smith podem ser facilmente testadas hoje, mostrando os três desenhos dos papiros egípcios encontrados em todas as cópias do Livro de Abraão, na PGV, e perguntando a um egiptólogo se explicações de Smith estão corretas.
Escritos do Mar Morto |
Mas o mesmo pode ser dito do LdM? Não só não existe qualquer texto original (as placas de ouro), como não há um único exemplar da língua original do "Egípcio Reformado"!
Pior ainda, a lingua "Egípcio Reformado" jamais foi encontrada na América ou em qualquer outro lugar! Nem mesmo os arqueólogos encontraram uma única prova que testifique sobre o LdM.
No entanto, os mórmons afirmam que a Bíblia está cheia de problemas e querem que os outros aceitem o "mais preciso" LdM pela fé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.