Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sábado, 20 de agosto de 2011

O suicídio da Juventude, uma epidemia que muitos preferem ignorar em Utah

Texto traduzido e adaptado de Deseret News, Published: Monday, April 24, 2006


Sierra Alvorada Woodward, 15 anos, estudante do segundo ano da Escola American Fork, faleceu em 28 de março de 2006.

Sepultado nos detalhes cuidadosamente redigidos do obituário, as trágicas pistas emergem:


"Sierra preferiu deixar esta vida e voltar ao que ela acreditava que seria um lugar melhor."


A cada 11 dias, um adolescente de Utah como Sierra tira sua própria vida. Com o suicídio de adolescentes liderando como o motivo de morte de jovens de Utah, funcionários do Estado poderiam montar um ataque frontal e total sobre o problema.

Porém, o oposto é verdadeiro.

O suicídio é, claramente, um tabu. E falar sobre o suicídio de jovens é entrar na arena complicada e misteriosa da saúde mental e no mundo delicado da emoção adolescente. Este é um lugar onde poucos querem ir.

Ninguém quer se aventurar no reino escuro onde os jovens de Utah - com as possibilidades e os potenciais que eles representam – e encontrar desespero e autodestruição. Praticamente ninguém quer explorar os fatores que contribuem com a decisão de um adolescente em acabar com sua vida com uma arma, pílulas, monóxido de carbono ou uma corda. Mas aqueles que estão mais próximos a esta questão, dizem que isso deve ser feito.

Terapeutas, educadores, "suicidólogos" e os pais que perderam filhos em suicídio dizem que esta comunidade deve começar a falar de suicídio entre adolescentes de uma forma mais honesta, a fim de mudar a reputação infame do Estado: Utah lidera a nação em suicídios masculinos na idade entre 15 e 24 anos.


"Nós temos muito a perder se nós não trabalhamos juntos e falarmos sobre esta epidemia silenciosa", 

disse a primeira-dama de Utah Mary Kaye Huntsman, que voltou sua atenção para a questão nos últimos meses.


Mulheres jovens não estão imunes. Na verdade, as mulheres tentam o suicídio três vezes mais que os homens. Homens, no entanto, utilizam meios mais letais e tem quatro vezes mais chances de serem bem-sucedidos.

Utah também se encontra na posição número 11 de maior taxa de suicídio: 14,3 mortes por 100 mil pessoas - na nação relativo a todos os grupos etários, de acordo com os dados mais recentes da Associação Americana de Suicidologia.

O ex-cirurgião geral, que recentemente falou em Utah sobre prevenção do suicídio, disse que ficou impressionado com o povo acolhedor e amigável do estado, comentou Ken Tuttle, diretor de psiquiatria da Utah Valley Regional Medical Center. Mas ele acrescentou: 

"Em Nova York, nós matamos uns aos outros. Em Utah, vocês matam a si mesmos."

7 comentários:

  1. Obrigado, investigadora, mais um ótimo post. Você se importa se eu compartilhar os links do blog no meu feed de notícias do Facebook?

    ResponderExcluir
  2. Olá God Slayer.

    De forma alguma, todos os posts aqui podem e devem ser usados! Apenas não devem ser usados para ganhos financeiros (o que não é o caso, obviamente...hehe) e o link do blog deve ser citado - e esta é a sua proposta.

    Portanto, meu caro, esteja à vontade.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Investigadora,
    ...
    Muito triste isso, mas é o tipo de coisa que essa seita consegue produzir. Quem foi da igreja sabe que tem muita gente com depressão e muitos membros vivem a beira de um ataque de nervos, tamanho é o controle que ela exerce. Há poucos anos atras, a filha de um bispo se jogou do décimo quinto andar no prédio dela - Foram ver no diario dela, a menina não queria ser da igreja, mas era obrigada pelos pais. Ela escreveu que odiava os pais por obrigarem-na a ir para a igreja.
    E o incrível é que ninguem fala do assunto, é como se a menina fosse culpada. Não falam do que pode estar errado no trato com os jovens da igreja.
    ..
    Cobrança, imposição, chantagem, ameaça, medo, submissão, exigencia da perfeição... Vão aos poucos destruindo a pessoa por dentro. Isso é escravidão! E muitas pessoas não aguentam o cativeiro e "saltam" para a liberdade.
    ..
    O mormonismo é tão maléfico que para alguns é preferível a morte.

    ResponderExcluir
  4. TheOlafec

    Conheço outros casos semelhantes ao que você falou, de jovens que se suicidam, mas não tem coragem de comunicarem aos pais sua repúdia à igreja, pois a pressão já é grande demais.

    Também conheço casos de rapazes que saem em missão, e, se não tentam suicídio, entram em depressão profunda, pois apenas fazem isso para agradar pais, amigos, liderança, etc. E quando voltam, antes do tempo, são literalmente ostracizados.

    A pressão para a perfeição, a cobrança, a culpa incultida até mesmo nos pensamentos...isso é o maior malefício que se pode fazer à um ser humano. E nada, nem mesmo o abandono da religião, poderá reparar alguns danos causados por ela. Infelizmente.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. É exatamente algo que Nietzsche salienta muito bem: a igreja católica - ora essa, quem disse que a igreja mórmon está longe de ser considerada católica? há muito de católica na mórmon - contribuiu muito para o desprezo de si, porque, afinal, do que vale uma viver uma vida difícil e cheia de miséria quando podemos nos matar e ir viver em paz com nosso salvador? São pessoas fracas, de rebanho, de estirpe baixa. É sempre bom ler os teus blogs, eles comprovam muito daquilo que Nietzsche e outros pensadores dizem e disseram.

    ResponderExcluir
  6. Eraumavezchaplin

    Eu tenho uma visão muito particular de Nietzche, e apesar de achá-lo extremamente deprimido e, portanto, com um pessimismo à flor da pele (que eu, com meu pouco conhecimento, atribuo, em parte, à sua depressão profunda), devo concordar que, em sua crua visão do mundo, ele via as coisas como elas realmente são.

    Assim, não posso negar que a idéia da morte e de abreviar essa vida é muito mais agradável do que de vivê-la totalmente, com suas misérias e injustiças. mas lembre-se que todas as igrejas, para desencorajarem tal ato, colocam o suicídio como um dos maiores pecados, e sem perdão.

    E isso - o medo do inferno eterno - impede que muitos, muitos mesmo, abreviem sua vida neste nosso mundinho insano!

    Abs

    ResponderExcluir
  7. A questão de Nietzsche ser pessimista ou não é algo bem diferente - o qual não concordo muito, uma vez que ele negou, ulteriormente, a filosofia de Schopenhauer, um verdadeiro pessimista -, ainda mais por ele ser um filósofo de afirmação da vida - veja no wikipédia sobre o "amor fati" em Nietzsche.

    Aliás, esse não poder se suicidar faz apenas atenuar mais e mais o ódio dessa vida: você tem de vivê-la, por pior que seja, e não pode se matar para se encontrar com Deus porque senão ele vai te mandar ao inferno - sendo que, antigamente, o suicídio era um castigo para alguns pecados, mas quando a igreja percebeu que estava perdendo os fiéis, começou a botar o suicídio como algo ruim e pecaminoso - um disparate, óbvio.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.