Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Testemunho 19 - James


Querida investigadora, quero prestar meu testemunho. 

O testemunho mais difícil da minha vida, o testemunho de que cansei, cansei de tentar acreditar, cansei de tentar seguir o “pretenso evangelho” de Jesus Cristo. Mas vou contar minha história com o mormonismo desde o começo. 

Conheci formalmente a Igreja em 2001 (antes só tinha ouvido falar dos mórmons), eu estava bem afastado de minha antiga fé protestante (batista), daí conheci os missionários, recebi as palestras, frequentei a Igreja e fui batizado! 

Em um ano eu me tornei um verdadeiro fanático religioso. 

Na minha tacanha visão já impregnada de mormonismo, todos deveriam filiar-se a Igreja ou iriam para o inferno. Fiquei contra a minha própria família e amigos, me considerava um verdadeiro sábio. Com um ano e meio de Igreja, já tinha lido o Livro de Mórmon de capa a capa 5 vezes, tinha lido toda a literatura da Igreja traduzida para o português: Jesus, o Cristo; Regras de Fé, O Milagre do Perdão, Doutrinas de Salvação Vol. I, II e III, O Nosso Legado, A Verdade Restaurada, entre outros. Enfim, eu me impregnava cada vez mais e mais de mormonismo e entorpecia cada vez mais a minha mente como essa verdadeira “droga” religiosa. 

Em 2003 finalmente sai para a missão. Servi o mormonismo em Santa Catarina na Missão Brasil Florianópolis por dois anos honrosamente (como eles definem). Voltei, tive vários cargos mas em 2007 acabei me afastando da Igreja (como a maioria dos missionários retornados que não tem família firme no mormonismo). Fui taxado de fubeca, pseudo amigos se afastaram de mim, etc. 

Em 2009, Deus colocou um anjo na minha vida. Minha esposa. Vivemos felizes por 2 anos até que em meados de 2011, eu voltei ao mormonismo. Aqueles pseudo amigos antigos, voltaram a se aproximar, minha esposa foi batizada e se tornou mórmon, recebemos cargos na Igreja (inclusive quando relato isso pra vc ainda sou professor do Instituto, rsrsrs).

Mas com toda a sinceridade, cheguei a conclusão de que vivemos uma mentira mórmon. O que eu acreditava que era um testemunho, não passa de sentimentos frustrantes que são impostos pela religião. Sentimentos que te levam a buscar uma perfeição impossível de ser alcançada, de se viver numa redoma que te afasta daqueles que o mormonismo considera “más influências”, o problema é que desenvolvi uma espécie de “auto defesa” mórmon, que me fez tentar agir contra a própria razão e contra argumentos factuais! 

Desde que conheci seu blog (um verdadeiro tesouro), tenho procurado textos para refutar suas postagens uma a uma, e adivinha onde busquei “inspiração”? na F.A.I.R. e na F.A.R.M.S., lugares que provavelmente se encontrará poucos críticos sinceros. Mas a razão sempre ecoava na minha cabeça, e o sufoco que a Igreja me impunha, me ajudavam a refletir sobre a verdade do mormonismo (e da religiosidade em geral). 

Hoje tive coragem de dizer a minha esposa que chega de mormonismo, chega de leis e regras que tentam tirar minha liberdade e felicidade. hoje penso que cada um tem de buscar sua felicidade onde quer que ela esteja (no mormonismo, budismo, islamismo, catolicismo, etc.) a minha felicidade jamais foi o mormonismo. Nunca me senti feliz na Igreja, sinceramente. Só sentia que eu não era perfeito, que eu era um fubeca, que eu tinha de melhorar e me esforçar pra fazer sacrifícios terríveis pra ser abençoado. 

Não creio que Deus espere isso de nós! 

Com certeza existem pessoas boas no mormonismo, mas a Igreja como organização, é uma instituição autoritária, severa, arrogante, com líderes pedantes e fanáticos. Cansei de abaixar minha cabeça para os mesmos. Está sendo difícil, não sei como será quando comunicar oficialmente que quero meu nome e de minha esposa fora dos registros da Igreja. 

Não quero “magoar” ou decepcionar ninguém (afinal existem pessoas que prezo muito na Igreja), mas estou decidido a mostrar a minha vontade e verdadeiros sentimentos a eles. Não falarei mal da Igreja, que eles sejam felizes (se é que são), mas não tentem me forçar ou a minha esposa porque quero sair de cabeça erguida do mormonismo, (apesar de serei taxado de fraco, apóstata, infiel e etc. por alguns). Meu nome é James *** e quando publicar minha carta de renúncia, serei oficialmente um ex-mórmon!

(Licenciatura matemática)

26 comentários:

  1. Caro James

    Você foi muito corajoso em escrever sua históiria, e mais ainda em tomar essa decisão. Creia, sei exatamente as pressões que sofremos ao mudarmos nossa vida, abandonando a igreja.

    Quanto a alguns pontos que você colocou no seu testemunho: fiquei ipressionada com a quantidade de livros que você leu. De todos, digo que o pior, sem dúvidas, é "O milagre do perdão", pois nele, praticamente, a mensagem é que tudo o que fazemos é pecado. Este livro ajuda muito a manipular os membros d aigreja, e na realidade, ao invés de trazer uma boa mensagem, é muito destrutivo! Mesmo assim, aigreja insiste em mantê-lo em suas obras oficiais... interessante, não?

    O testemunho é outra manipulação da igreja. Qualquer bom sentimento é associado ao "testemunho dado por um ser supremo, o Espírito Santo, que só alguns poucos podem sentir". Veja como todos buscam isso desesperadamente. Portanto, qualquer um desejará ter isso e qualquer sentimento bom associará a isso e jurará que foi um testemunho. Mas seinceramente, quantos sentimentos fortes e bons temos em nossa vida, e não tem nada a ver com testemunho ou ES?

    Apenas mais uma forma de manipulação. E os que nào sentem isso são "admoestados" a continuarem orando e jejuando para sentirem. Se nào sentirem, a "culpa" é exclusivamente daquele que está tanto se esforçando. Outor grande absurdo!

    E quanto à FAIR e FARMS (agora Instituto Maxwell), são duas instituições que não são da igreja, mas todos os funcionários são pagos pela igreja SUD. Portanto, já sabemos os tipos de publicações que sairão de lá. Isso se chama conflitos de interesse: jamais publicarão algo contra a igreja, mesmo se for verdadeiro, pois seus salários são pagos por ela. Além disso, NENHUM "pesquisador" dessas duas instituições são reconhecidos ou levados à sério pelo mundo acadêmico real. Ao contrário, são tidos como charlatões, que dão nós em pingo d'água para provarem o que querem.

    Por fim, não publiquei seu nome completo apenas para não comprometê-lo. Seu testemunho aqui pode causar sua excomunhão se você ainda estiver frequentando a igreja. Por isso preferi mantê-lo anônimo por enquanto.

    E retirar seu nome dos registros é uma decisão apenas sua. Não seja fiel à ninguém, apenas à você e à sua consciência. Não é uma decisão que se toma em um dia, mas uma vez tomada, seja fiel à ela. Importe-se em não magoar você mesmo, seus princípios, a ser justo e correto com aquilo que você acredita.

    Conheci pessoas neste blog que, mesmo após estarem 20 anos afastadas da igreja, ao lerem as coisas aqui, se irritaram, mas aos poucos acabaram aceitando. A igreja tem esse sistema muito eficaz de causar culpa, de levantar muros contra a verdade e de fazer as pessoas sentirem-se fiéis à ela ou aos seus membros para o resto da vida.

    Mas nisso, as pessoas se anulam, perdem sua essência e tudo por uma fantasia.

    Você já teve muita coragem até aqui. Apenas continue sendo fiel à sua consciência!

    E obrigada por compartilhar sua história conosco! Você nào tem idéia de como isso é importante!!!!

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Minha Investigadora favorita, está sendo muito difícil, te confesso que quando vi que vc tinha publicado minha postagem me deu até um frio na barriga (teria sido o espírito? rsrsrsrs), mas brincadeira a parte, sinto-me mais leve agora. Apesar de que sei o que terei de enfrentar daqui pra frente. Estou decidido e não volto atrás, procurarei o mais rápido possível os líderes locais e conversarei com eles sobre minha posição e entregarei formalmente a minha carta de renúncia assim com a de minha esposa. Quero desvincular-me totalmente do mormonismo, quero ser livre para agir de acordo com minha consciência (ou luz de Cristo, como eles chamam, rs), não ter a vida pautada em regras absurdas, sacrifícios dispendiosos e qualquer coisa que me distancie dos meus amigos e minha família. Agradeço muito a Deus, porque sei que Ele me apoia em minha decisão mais do que todos, e agradeço também a você, que sempre foi cordial e compreensiva comigo mesmo quando eu tentava defender o mormonismo e pelo excelente trabalho deste blog que assim como me ajudou e a outras pessoas, continua ajudando a muitos outros a se livrarem do peso de serem escravos de um sistema servil e manipulador que é o mormonismo!

    ResponderExcluir
  3. Investigadora, pra você ver quanto tempo perdi no mormonismo com esses livros falsos, hoje eu dou risada de cada absurdo que li neles. Concordo com você sobre o Milagre do Perdão. Na minha época de fanatismo, eu fazia uma oração fervorosa a cada capítulo que terminava de ler pois o "espírito" (entenda-se minha consciência mórmon) me "testificava" que deveria melhorar meus "comportamentos e pensamentos pecaminosos". Realmente nos leva a sentimentos de culpa e de que precisamos buscar a inatingível perfeição! Hoje também dou risada da experiência relatada por Kimball do líder que supostamente viu Caim! (ou seria o pé grande? rsrsrs) Mas os piores absurdos estão em Doutrinas de Salvação, o sol é uma terra celestializada? quem não casar-se no Templo não terá órgãos genitais? (faz sentido, anjos sem sexo, rsrs), entre outras doutrinas no mínimo estranhas, sem contar no tom racista do senhor Joseph Fielding Smith quando trata dos negros. Imagine agora como não se sente um líder mórmon norte americano fanático, que conhece e acredita nessas doutrinas sem questionar! são alguns dos piores racistas e xenófobos que existem!

    ResponderExcluir
  4. James,

    Parabéns, você realmente tomou a melhor decisão de sua vida. Não adianta passar a vida tentando acreditar em algo impossível de acreditar. Como você , tomei a mesma decisão mas demorei quase 40 anos ,neste período passei tentando provar para mim que o mormonismo era a única verdade. Mas felizmente descobrí a pura verdade, e hoje estou livre dos ensinamentos de escravidão, e a igreja hoje não faz a menor falta. Hoje tenho minha fé em Deus, independente de religiões, que somente quer nos aprisionar, acorrentar e no final tirar nosso tempo e dinheiro. Somente estudando a verdadeira história do mormonismo, seus livros, é que vamos descobrir a farsa. Hoje a maioria dos ativos mórmons são aqueles que não estudam, ou somente "lêem" , vivem procurando "sentimentos". Creio que, se todos os membros estudassem o que realmente esta escrito nos livros e manuais mórmons,e aceitasse história verdadeira do mormonismo a igreja já teria fechado as portas . Como você , lí e estudei quases todas as obras padrão , quanto mais eu lia e estudava , mais dúvidas criava em minha mente, e estas dúvidas me levaram a questionar , criaram coragem para enfrentar todos os medos e inseguranças. Não dá pra engolir mentiras em nome de Deus, sacrifícios em nome de uma falsa religião , que não move um dedo em prol de seus membros. Bem vindo à liberdade, melhor coisa que existe é viver sem culpa de não ser perfeito.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Investigadora (com a contribuição essencial do James, o qual também agradeço, é claro), por mais um post!

    ResponderExcluir
  6. Querida investigadora, que alívio, acabei de chegar em casa de uma conversa com o Pres. do ramo que eu faço parte (por enquanto). Abri meu coração e reiterei o motivo real de querer abandonar o mormonismo. Para a minha surpresa, devivo ao fato dele ser quase um fanático quanto à Igreja; ele se demonstrou bem compreensivo. Amanhã ele ligará para o Pres. da Missão para dar início a remoção do meu nome e de minha esposa! Foi um peso terrível que saiu dos meus ombros mas agora estou imensamente aliviado, mas não sossegarei até ter a certeza de que nem meu nome nem o de minha esposa ainda contarão nas estatísticas mórmons! Mais uma vez quero te agradecer de coração pela sua ajuda e pelo seu blog maravilhoso que mesmo que vc não saiba é um verdadeiro instrumento nas mãos de Deus para libertar os Seus filhos das garras do mormonismo!

    ResponderExcluir
  7. James

    Fico feliz por voce se sentir aliviado. Sinta-se cercado de amigos (ligados pela internet) que também compartilham do mesmo sentimento e das mesmas experiências que você. E se dificuldades aparecerem, se você titubear, não se culpe, não se recrimine.

    Já é hora de jogarmos todas as culpas para bem longe de nós, não é?

    E fico feliz que este blog possa estar ajudando pessoas. Este é o intuito, e o titubear, a dúvida, incerteza passou também pela minha mente. mas devo dizer que quanto mais eu lia e estudava, menor essas dúvidas ficavam, e hoje nào há clpa alguma. Lembre-se que isso tudo faz parte de uma seita, e a manipulação permanece por um pouco após sairmos dela. Mas isso também irá acabar. E então, a liberdade virá com uma paz incrível. Nada, absolutamente nada, paga isso.

    Portanto, estou extremamente feliz por você estar indo em direção à esse cmaino.

    Parabéns pela sua coragem!!!!

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Depois de tantos anos longe do mormonismo,acabei de receber a visita dos elderes e sinceramente me senti tão mal com o estado viajante em que flutuam, sinto dó,bem jovens,muito educados,más um deles mais fanático prestou testemunhos e falou em juízo final,eu falei sobre as falcatruas de j Smith e as citações lunáticas dos "Profetas" e
    o elder que parecia ser sênior não gostou e ficou aborrecido e retirou-se rapidamente.mas antes falou sobre condenação,o outro ficou calado e senti nele uma possível insatisfação em ter que ouvir novamente a verdade nua e crua,recebemos eles muito bem e os convidei a voltar,más sei muito bem que não virão tão cedo me visitar, se eu pudesse ajudar estes jovens que poderiam estar estudando e trabalhando por uma vida melhor,2 anos jogados fora pregando uma teia embaraçosa de mentiras.Depois desta inesperada visita,tô pensando em remover o meu nome e da minha esposa da igreja,nefertiti por favor me dê uma luz,vc acha muito necessário a retirada do nome? eu não retirei talvez pelo motivo de não ter guardado mágoas de ninguém,e estou longe dos Sud a 30 anos,más esta visita me fez refletir sobre o desligamento estatístico da igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcobagda

      Provavelmente os missionários jamais voltarão à sua casa. Eles consideram sua família "perda de tempo", pois você agora está rotulado como um "anti-mórmon" e baboseiras assim.

      Quanto a retirar o nome dos arquivos da igreja, acho importantíssimo, pois ela usa, de forma enganosa, os nomes de quase 75% dos que a abandonam, e os conta como membros. Ela não especifica que são inativos, e ai que está a falcatrua. Infelizmente sõa membros sim, mas inativos. Porém, ela divulga, aos quatro cantos da terra, que possui milhões de membros e você e 75% inativos estão ajudando a engrossar essas estatísticas.

      Seria muito, mas muito interessante se todos os membros decidissem tirar seus nomes para acabar com essa estatística distorcida.

      Abs

      Excluir
  9. marcobagda, corcordo plenamente sobre a retirada do nome, além de vc se desvincular oficialmente do peso de ser mórmon (ninguém deveria ser submetido a carregar essa sujeira com esse rótulo ridículo), vc não será usado como número pra satisfazer o orgulho e arrogância da "Mormon Inc.", que com empáfia declara ter mais de 14 milhões de membros no mundo. Grande coisa, num mundo com mais de 6 bilhões de pessoas isso contabiliza 0,2% da população mundial! ou seja, como a suposta "igreja verdadeira" quer cumprir a "profecia" de Smith de encher a terra com o "evangelho" com números tão fracos? e ainda assim, estima-se que de entre esses 14 milhões, pouco mais de um terço estejam inativos? é muita mentira pra se engolir e aceitar! marcobagda, não ajude mais os mórmons a se encherem de orgulho! eu espero ansiosamente que meu nome e o da minha esposa sejam deletados dos registros mórmons!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investigadora, eu li suas postagens sobre histórias de pessoas que enviaram as cartas de resignação para a Igreja, resultando em "ações disciplinares" fajutas dos mórmons! há 3 dias recebi um e-mail do Pres. da Missão dizendo que está procedendo meu pedido conforme o solicitado, mas cara; se acontecer qualquer espécie de conselho disciplinar eu gasto todo o meu dinheiro com advogado, mas eu processo essa organização do mal! a única coisa que faço que vai contra os princípios mórmons é tomar café (voltei a tomar faz umas duas semanas,rsrsrs) e isso sei que não resulta em excomunhão! Não vou permitir que esses fanáticos tentem "provar!" (ou tentar me humilhar) que sou indigno só porque eles querem ter a consciência limpa de ter excomungado alguém. ah! hj assisti o filme Setembro Negro, cara como eu queria que os membros da Igreja pudessem assistir esse filme! depois eu comento sobre ele, abraço!

      Excluir
    2. James

      Você nem precisa gastar seu dinheiro com advogado. Primeiro, é só citar o manual de instruções, e dizer quais casos cabem uma excomunhão. Depois, dizer que o processo de retirada do seu nome iniciou-se antes dessa tentativa de excomunhão, e então ameaçar buscar a justiça. É causa ganha, e a igreja terá que arcar com todas as custas do processo, no caso de perder.

      Portanto, mostre sue conhecimento e nada acontecerá. Simples assim... eles apenas se aproveitam daqueles que nào conhecem o mínimo das regras, e por isso mesmo, elas se mantém trancadas a 4 chaves!

      Quanto ao filme, eu o tenho em casa, e de vez em quando eu o assisto. É magnífico, pois todos os discursos de BY são literais, retirados, palavra por palavra, do Journal of Discourses!

      Abs

      Excluir
  10. Querida investigadora, estou passando uma barra com alguns membros. Assim, eu prometi que não iria falar mal da igreja e tal mas alguns dos membros que eu prezo, pessoas boas mas que estão cegas pela fé inquestionável do mormonismo, tem me procurado pra conversar. Na carta de resignação tem uma parte onde a gente pede pra não ter essas visitas, mas algumas dessas pessoas que insistem me parecem que estão um pouco desiludidas e ficaram desnorteadas com o choque da minha decisão, então nesse caso é impossível de não falar mal da igreja (no sentido de contar a verdade incômoda) p elas por que é onde eu explico meus motivos. Eu quero que elas sejam felizes mas inevitavelmente eu vou ter que falar a verdade pra elas e creio que isso pode vir a ser um problema. Ninguém conhece o coração de ninguém então não sei se estou ajudando essas pessoas ou se estou dando "munição" pra que um dia possam difamar meu nome em suas reuniões ou sei lá! Não vou expulsá-las sabe, talvez vc tenha passado por isso e é uma situação chata porque não quero expulsá-los sabe, mas como eu disse não quero que isso possa se tornar uma situação mais incômoda depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro James

      Não sei realmente o que dizer... mas sei que falar qualquer coisa contra a igreja desperta um ódio contra aquele que o faz de um tamanho enorme. Poucos, muitos poucos estão com o coração aberto para que uma sementinha seja ali plantada.

      Eu nào passei por isso, pois quando me afastei, estava mudando de cidade, e portanto, ninguém da igreja me conhecia naquela nova região. E só escrevi minha carta cerca de 20 anos após meu afastamento.

      Quanto a dar munição aos membros, não se preocupe, você já o fez. Apenas o fato de sair da igreja já o tornou um homem fraco, que nào teve capacidade de seguir os mandamentos de Deus, que decidiu viver como um mundano...porque, na cabeça deles, nào há outra explicação plausível. Por mais que você mostre provas, eles dirão que estas não são provas, e que você está sendo manipulado pelo demo, ou absurdos do tipo...

      Enfim, é uma situação complicada, ver pessoas que gostamos e que nos viram as costas por causa de uma porcaria de doutinação. Mas todos passamos por isso, e é um preço - e digo que é bem barato - que pagamos para termos nossa liberdade.

      Fique em paz, aja com sua consciência limpa, seja fiel à sua inteligência e ao seu bom senso e você encontrará o caminho a seguir.

      Uma sugestão é você receber essas pessoas - se assim desejar - e logo de cara dizer que, se for para falar sobre a igreja, você se recusa e que essa pessoa nào será bem vinda na sua casa. Assim você limita o assunto, não cortando laços com as pessoas, mas com um tópico.

      Abs

      Excluir
  11. querida investigadora, no site "allaboutmormon" achei isso aqui e como resposta a uma certa pergunta o cara respondeu :"Marcel, é importante salientar também que livros como "Doutrinas de Salvação" e "Journal of Discourses" não são considerados escrituras na nossa igreja. Ou seja, a doutrina não é determinada pelo conteúdo destes livros. Eles contêm algumas verdades, mas também muitas suposições. Citar estes livros numa tentativa de estabelecer o que é a doutrina mórmon é super desonesto também. É uma técnica comum que os anti-Mórmons usam." Por favor existe alguma escritura que afirma ou comentário que afirme essa história? grato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Joze

      A desonestidade está nos líderes que afirmam isso e nos membros que repetem esse discurso. O Journal of Discourses contém os discursos dos presidentes da igreja, e muitos destes eles falam "em nome de Deus". Bom, se isso nào é MAIS doutrina, é aceitável, mas dizer que NUNCA foi doutrina é desonesto.

      O mais interessante é que ainda hoje, alguns trechos do Journal of Discourses são usados nos discursos e manuais da igreja, mas apenas aqueles que são convenientes. O mesmo se dá com Doutrinas da Salvação. As partes incômodas deixaram de ser doutrina (com a desculpa que nunca foram doutrina) mas trechos convenientes ainda são utilizados.

      Portanto, quem é desonesto?

      Um exemplo: a doutrina do Deus Adão, que Brigham Young falou muitas e muitas vezes que era uma revelação de Deus, uma doutrina revelada, hoje é considerada uma não doutrina. Quem mentiu? Brigham Young ou a igreja SUD hoje?

      Excluir
  12. James!

    Li seu testemunho e entendi que você acertou em desabafar. Muitas pessoas estão dentro do mormonismo e não têm a coragem que você teve. Parabéns. o mormonismo como doutrina faz muito mal às pessoas. Elas ficam bitoladas, alienadas e não conseguem enxergar vida além do que a própria doutrina mostra a elas. Gostaria de te perguntar uma coisa. Você disse que foi missionário em santa Catarina no ano de 2003. Por acaso você me conheceu pessoalmente ou ouviu falar de mim e da Ala curitibanos no teu período de Missão? Pode até ser que já tenhamos conversado antes. Desejo para você todo sucesso neste momento de transição para o mundo dos ex-mórmons.

    ResponderExcluir
  13. Olá Investigadora, filiei-me a igreja ainda criança com os meus 10 anos de idade e há algum tempo muitas duvidas que já existiam e outras que foram surgindo com relação a igreja e sua organização me incomodavam e como muitos não consegui as respostas que necessárias, então resolvi junto com meu marido procurar mais informações além do que era fornecido pela mesma, o que sempre foi nos aconselhado a não fazer, e para minha surpresa o que eu temia apenas se confirmou, tive um momento de grande pesar, lastima e tristeza, pois o que eu acreditei ou queria acreditar por anos não passa de uma grande mentira, minha revolta é muito grande, sei que terei muita dificuldade em abandonar e começar a transformar não só minha vida como de minha família, pois como todo bom mormon programamos toda nossa vida em cima dos "ensinamentos sud", e pensar que tinhamos plano de fazermos uma missão em casal como fossemos mais velhos, mas com todas as informações desencontradas, os absurdos que escutei, já não dava mais para aquentar e como disse lendo as informações que aqui encontrei e em outros lugaremos ou mesmo dentro das escrituras cheguei a seguinte conclusão que está igreja não passa de uma grande impressa e é mais uma religião qualquer que existe no mundo inventada pela mão do homem.

    Grata pelas informações de seu blog e as postagens dos ex-membros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por engano, deletei o segundo comentário:

      "Por favor, estou enviando novamente o comentário com correções.

      Olá Investigadora, filiei-me a igreja ainda criança com os meus 10 anos de idade e há algum tempo muitas duvidas que já existia, e outras que foram surgindo com relação a igreja e sua organização que me incomodavam e como muitos, não consegui as respostas necessárias. Então resolvi junto com meu marido procurar mais informações além do que era fornecido pela mesma, o que sempre foi nos aconselhado a não fazer, e para minha surpresa o que eu temia apenas se confirmou, tive um momento de grande pesar, lastima e tristeza, pois o que eu acreditei ou queria acreditar por anos não passa de uma grande mentira, minha revolta é muito grande, sei que terei muita dificuldade em abandonar e começar a transformar não só minha vida como de minha família, pois como todo bom mormon, programamos toda nossa vida em cima dos "ensinamentos sud", e pensar que tínhamos planos de fazermos uma missão em casal quando fossemos mais velhos, mas com todas as informações desencontradas, os absurdos que escutei, já não dava mais para aquentar e como disse, lendo as informações que aqui encontrei e em outros lugares ou mesmo dentro das escrituras cheguei a seguinte conclusão que está igreja não passa de uma grande empresa e é mais uma religião qualquer que existe no mundo inventada pela mão do homem.

      Grata pelas informações de seu blog e as postagens dos ex-membros. "

      Excluir
    2. Prezada MM

      tente eliminar o sentimento de revolta, pois este não a ajudará neste momento. Sei que é difícil, mas na realidade nos deixamos enganar por uma necessidade nossa, e agora essa necessidade nào existe mais. Pense assim, que apenas foi parte de seu crescimento emocional e intelectual. Hoje você se encontra em um outro patamar, e não precisa mais do que um dia precisou, apenas isso.

      E reestruturar a vida tem suas dificuldades, no sentido de, às vezes, nos pegarmos pensando que tudo poderia ser muito perfeito e que porcaria que nào é!!! Mas pense que esta é a realidade, e aprendemos a lidar com a vida como ela é, sem mentiras, sem enganos, e apenas pessoas muito fortes conseguem isso. Mesmo aquelas que acabam precisando de ajuda profissional apra lidarem com essa nova vida, mas é necessário muita coragem, muita força para sair da redoma de vidro perfeita e mentirosa.

      Portanto, tenha muita força, não desanime e construa uma vida nova, livre - acredite, apesar das dificuldades, a vida é bem mais simples e fácil do que dentro do mormonismo - com seus desafios reais e com suas recompensas reais.

      Sim, a igreja SUD é uma empresa, talvez uma das maiores religiões-empresa que exista hoje. Sim, seu maior objetivo é lucro, escondido muito bem sob uma fachada de fé. Mas isso só deve ajudá-la a seguir em frente com sua vida, e sem nenhum remorso!

      Abs

      Excluir
  14. Obrigada Investigada por suas palavras, como ainda é muito recente minha decisão de não mais frequentar, é difícil não pensar o tempo em que fiquei na Igreja, mas não foi de todo ruim assim, o que mais fere nossos sentimentos é não enxergar toda essa ilusão, mas enfim... agora já me sinto mais aliviada com essa decisão e já tenho alguns planos em mente.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara MM

      A separação da igreja é semelhante a um divórcio ou final de namoro: primeiro vem a raiva do outro, depois a raiva de nós memsos por termos sidos tão ingênuos, depois vem a indiferença. Hoje só nõa me deixo levar pela indiferença para poder avisar a alguns sobre a grande mentira que é a igreja SUD.

      Mas fique tranquila... você nào está só! Todos nós, que realmente nos envolvemos dentro e pela igreja, já passamos por todos esses sentimentos.

      Isso melhora, pode ter certeza!

      Abs

      Excluir
  15. Olá investigadora!!
    Eu era membro da igreja a nove anos,"até está semana rsrs" conheci a igreja como a maioria conhece, através dos missionários, tive vários chamados na igreja, presidente dos rapazes,presidente do quórum de élderes, secretário da ala, conselheiro na escola dominical e o último 1º conselheiro do bispo, e muitas vezes me perguntei sobre a organização da igreja, nunca consegui ter um testemunho da primeira visão e joseph smith, acho que ia no embalo dos outros, das amizades que fazemos na igreja. Tinha muitas dúvidas sobre que as pessoas não conseguiam me responder, mas que fosse orar e jejuar. Nas reuniões de testemunhos via muitos membros chorando ao testemunhar e sempre me perguntava, por que não sinto nada?? Para mim era muito estranho, não ter nenhum sentimento. Algumas vezes fui pedir desobrigação do chamado e ouvia que não podia pedir, pois o Senhor que me chamou, e eu já tinha sido pré ordenado para aquele chamado, mas muitas vezes os chamados na igreja acaba com o nosso tempo, tem que se dedicar muito, e muitos de meu fins de semana, não ficava muito com a minha família, inclusive se afastaram um pouco. Não entendia por que eu precisava me dedicar tanto, se a igreja dizia que a nossa família era "prioridade". Engraçado eu sempre tinha uma resposta para a minha esposa "Quando estai a serviço de vosso próximo está a serviço de nosso Deus. Que tristeza!!!!!!Passei muito tempo mentindo para mim mesmo. Hoje vejo que a unica coisa boa que me aconteceu na igreja foi ter conhecido a minha esposa e hoje temos uma filha. Depois de pesquisar algumas coisas da igreja e seu blog decidimos nos afastar está semana e neste final de semana vou comunicar ao Bispo. Sinto o tempo perdido, sei que muitos dos meu amigos não serão mais amigos, muitos irão dizer que cai, não queria responsabilidades, que fui fraco, mas sei que está é a escolha certa, que independente de religião ou igreja, acredito muito que Jesus nos ama, a não nos condenará como aprendi na igreja. Obrigado pelo seu blog, depois desta decisão ficamos aliviados e não sinto mais um sentimento de culpa.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeff

      Entendo perfeitamente esse sentimento de "ir no embalo". Eu ouvia que devíamos prestar nosso testemunho sempre para fortalecê-lo, e lá ia eu, todo domingo, tentando usar as técnicas de neurolinguística para me convencer do que é impossível: acreditar em coisas surreais demais para qualquer um que use o mínimo da razão.

      Não deixe jamais que qualquer sentimento de culpa tome sua mente. Culpa é o sentimento-chave que a igreja SUD usa para manter seus membros presos e acorrentados a tantas regras e à ela. Nada mais eficaz do que a culpa, tenha certeza, e uma culpa insana, sem sentido!

      A vida é simples, e se te julgarem, não se deixe levar...são pessoas desesperadas, dominadas pela culpa e que nào se conformam que alguém nào está se sentindo tão culpado como eles. Ainda tem tanto a aprenderem...

      Obrigada por compartilhar sua história. Tenha certeza que ela é muito importante para muitos que a lerão. Nossa história verdadeira deve ser compartilhada, isso faz a grande diferença!!

      Abs

      Excluir
  16. olá a todos.. me chamo Pedro, não faço parte da igreja SUD e nunca fiz, mas estava analisando a possibilidade de escolher essa igreja para seguir, minha esposa é membro nao ativa e me falou a respeito e está querendo q eu e ela venha a frequentar. Eu fazia parte da igreja católica porém por ser uma pessoa muito crítica e que gosta de questionar tudo eu me afastei, era católico devido a tradição familiar.. e agora me encontro sem igreja.. queria poder encontrar uma em que eu pudesse me sentir plenamente satisfeito, mas antes de entrar em uma igreja assim totalmente diferente com a eu estava acostumado.. seria fundamental uma pesquisa a fundo e tenho lido bastante sobre a igreja e tbm as criticas.. acho o site importantissimo para pessoas que estão estudando a possibilidade de entrar na igreja como eu! obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro

      Então continue a estudar este blog. Estude sobre as 9 versões da primeira visão, inclusive sobre Brigham Young dizendo que Deus NUNCA apareceu à Joseph Smith.
      Estude sobre a falsa tradução do Livro de Abraão, que continua sendo um livro canônico na igreja e cujos princípios básicos da doutrina estão lá.
      Estude sobre o racismo e a poligamia.
      Estude sobre as mudanças da "doutrina perfeita".
      E estude também sobre os anacronismos, os erros, a fadiga do Livro de Mórmon. De quebra, sobre a impossibilidade dos hebreus terem dado origem aos nativos americanos.

      Há tantas outras coisas, mas para iníco, isso é mais do que suiciente!

      Abs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.