Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

terça-feira, 10 de novembro de 2009

DOUTRINA SUD 1 - a palavra da sabedoria - parte1

                                                                                                                    POSTERIOR
 A PALAVRA DE SABEDORIA

Em 27 de fevereiro de 1833, Joseph Smith deu uma revelação conhecida como “Palavra de Sabedoria”, que aparece na seção 89 de Doutrina e Convênios. Nesta revelação, lemos:

1 UMA Palavra de Sabedoria, para o benefício do conselho de sumos sacerdotes, reunido em Kirtland, e da igreja e também dos santos de Sião—
  2 Para ser enviada como saudação; não como mandamento ou coerção, mas como revelação e palavra de sabedoria, manifestando a ordem e a vontade de Deus quanto à salvação física de todos os santos nos últimos dias—
  3 Dada como princípio com promessa, adaptada à capacidade dos fracos e do mais fraco de todos os santos, que são ou podem ser chamados santos.
  4 Eis que, em verdade, assim vos diz o Senhor: Devido a maldades e desígnios que existem e virão a existir no coração de homens conspiradores nos últimos dias, eu vos adverti e previno-vos, dando-vos esta palavra de sabedoria por revelação—
  5 Eis que não é bom nem aceitável aos olhos de vosso Pai que alguém entre vós tome vinho ou bebida forte, exceto quando vos reunis para oferecer vossos sacramentos perante ele.
...........................
  7 E também bebidas fortes não são para o ventre, mas para lavar vosso corpo.
  8 E também tabaco não é para o corpo nem para o ventre e não é bom para o homem, mas é uma erva para machucaduras e todo gado doente, a qual se deve usar com discernimento e habilidade.
  9 E também bebidas quentes não são para o corpo nem para o ventre.
............................
12 Sim, também a carne de animais e a das aves do ar, eu, o Senhor, indiquei para uso do homem, com gratidão; contudo, devem ser usadas moderadamente;
13 Agrada-me que não sejam usadas a não ser no inverno ou em tempos de frio ou de fome.

Note que a palavra de sabedoria proibe o uso de bebidas quentes, fortes e tabaco. Atualmente, a igreja interpreta bebida quente apenas como café e chá, apesar de haver evidências que TODAS as bebidas quentes eram proibidas no início.

Apesar de algumas partes da Palavra de Sabedoria serem muito cobradas pelos líderes da igreja, outras são praticamente ignoradas. O escritor mórmon John J. Stewart observou:

“A admoestação de comer pouca carne é grandemente ignorada, assim como alguns pontos da revelação” (Joseph Smith the Mormon Prophet, p.90).



ORIGEM DA REVELAÇÃO


Brigham Young nos deu uma interessante declaração de como aconteceu a revelação da palavra de sabedoria:

"A primeira escola dos profetas era realizada em um quarto pequeno, situado atrás da cozinha do profeta Joseph…"

"Quando eles se reuniam nesta sala, após o café da manhã, a primeira coisa que faziam era acenderem seus cachimbos e, enquanto fumavam, falavam sobre as grandes coisas do reino, e cuspiam em toda a sala, e assim que seus cachimbos estavam fora de suas bocas, começavam a mascar grandes quantidades de tabaco."

"Isto, e as reclamações de sua esposa, de ter que limpar aquele chão nojento, fez com que o profeta pensasse sobre esta questão. Ele perguntou ao Senhor sobre a conduta relativa aos élderes usarem tabaco. A revelação conhecida como a Palavra de Sabedoria foi o resultado desta pergunta." (Journal of Discourses, vol. 12, p.158).

Leonard J. Arrington, que se tornou um historiador da igreja, nos dá maiores informações:

“Atualmente, um grande número de estudiosos tiveram que aceitar que a revelação foi o desdobramento do “Movimento de Temperança” do início do século XIX. Este movimento era contra o uso de bebida alcoólica.”

De acordo com Dean D. McBrien… a palavra de sabedoria é uma incrível compilação do pensamento que prevalecia na fronteira da América no início de 1830. Cada parte da revelação pertencia à um dos itens que formavam a base da agitação popular muito difundida no início de 1930:

“Uma investigação da situação existente em Kirtland quando aconteceu a revelação é a explicação suficiente. A onda da Temperança, por um tempo, dominou o Oeste…

…em 1826, a SOCIEDADE DE TEMPERANÇA AMERICANA foi fundada…

…em junho de 1830, o Millenial Harbinger [publicação da igreja batista] citou um artigo do Philadelphia 'Journal of Health,' que condenava veementemente o uso do álcool, tabaco, e a ingestão destemperada de carnes…

… as Sociedades da Temperança estavam organizadas em grande número durante o início dos anos 30, sendo que seis mil foram formadas em um ano…

… Em 6 de outubro de 1830, a Sociedade de Temperança de Kirtland foi organizada com 239 membros… esta sociedade de Kirtlans era a mais ativa de todas… e isso revolucionou os costumes sociais da vizinhança.”

McBrien vai além, mostrando que a Sociedade da Temperança foi bem sucedida em eliminar uma destilaria de Kirtland em 1 de fevereiro de 1833, apenas 27 dias antes que a revelação SUD sobre abstinência fosse anunciada, e a destilaria foi fechada na mesma época (Brigham Young University Studies, Winter 1959, pp.39-40).



Em seu livro, The Burned-Over District, páginas 211-12, Whitney R. Cross mostra que:

“O Movimento da Temperança começou muito antes… Durante os anos de 1830, alcançou fama nacional…
"Josiah Bissel, antes mesmo de 1831, foi além do Movimento da Temperança, indo para a Sociedade de Água Fria, que era contra o uso de chá, café ou qualquer bebida quente.”

O jornal Wayne Sentinel, impresso nos arredores do local onde Smith cresceu, publicou estas afirmações relativas ao tabaco três anos antes da palavra da sabedoria:

“É realmente surpreendente que podemos encontrar uma pessoa que, após experimentar as sensações de sofrimento quase sempre produzidas pelo uso do tabaco na primeira vez, se arrisque a experimentá-lo novamente… O tabaco é, de fato, um veneno absoluto…” (Wayne Sentinel, November 6, 1829).

Com estes relatos, concluímos que, apesar da Palavra de Sabedoria conter bons princípios, ela é obviamente produto das correntes de pensamento e dos acontecimentos da época de Smith, e não uma “revelação divina”.


EXEMPLOS DE JOSEPH SMITH


A Palavra de Sabedoria é considerada uma das mais importantes revelações na igreja mórmon. Um mórmon que continue quebrando a Palavra de Sabedoria é considerado "fraco" em sua fé. 

A quebra desse mandamento é considerado um pecado que impede, inclusive, que um membro da igreja digno entre no templo.

Joseph Fielding Smith afirmou que o hábito de beber chá pode barrar uma pessoa de receber o reino celestial de Deus:
 
SALVAÇÃO E UMA XÍCARA DE CHÁ…

”Se você tomar café ou chá, ou usar tabaco, você estará permitindo que essa xícara de chá ou um pouco de tabaco obstrua seu caminho e impeça que você receba o reino celestial de Deus."


"Onde você deverá receber toda a glória?"

"Não há nada que seja pequeno neste mundo. Uma xícara de chá, depois outra xícara de chá, depois outra, e se você as colocar todas juntas, elas não serão tão pequenas” (Doctrines of Salvation, vol. 2, p.16).

O escritor mórmon John J. Stewart afirma que:

“[Joseph Smith] observava cuidadosamente a Palavra de Sabedoria, e insistiu na sua observância por outros homens em altos cargos na igreja” (Joseph Smith the Mormon Prophet, p.90).

Mr. Stewart também declara que:

“Ninguém poderia ter um alto cargo na igreja, ou mesmo na estaca ou no ramo, ou participar das ordenanças do templo, se fosse usuário de chá, café, bebida ou tabaco”.

Apesar de muitos membros da igreja sentirem que Joseph Smith, o fundador, “observava cuidadosamente a palavra de sabedoria”, pesquisas revelam justamente o oposto.


De fato, Joseph Smith não estaria digno de entrar no templo para realizar as ordenanças que ele instituiu, se vivesse hoje, por cauda do uso frequente de bebidas alcoólicas. As evidências? No próprio livro de Smith, History of the Church.

Primeiro dos muitos exemplos, em maio de 1843:

“Quarta-feira, 3 – Fui chamado ao escritório e bebi um copo de vinho com a sister Jenetta Richards, feito por sua mãe na Inglaterra, e revisei uma parte das minutas da conferência”. (History of the Church, vol. 5, p.380).

“Elderes Orson Hyde, Luke S. Johnson e Warren Parrish presentearam a presidência da igreja com três rodadas de copos cheios de vinho para serem abençoados. 

"E caiu sobre mim realizar esta tarefa, que eu prontamente o fiz. Foi então passado [o vinho] em ordem e então o pão, na mesma ordem. E devo dizer que nossos corações estavam gratos enquanto compartilhávamos do presente da terra que nos fora dado, até que tivéssemos bebido nossa parte” (History of the Church, vol. 2, p.378).

Há ainda relatos interessantes no diário de Joseph Smith, mas que foram omitidos ou retirados posteriormente do livro History of the Church.

O primeiro relato data de 11 de março de 1843, onde Joseph Smith relata tomar “chá no seu café da manhã”. 

Quando sua esposa perguntou se estava de seu agrado, Joseph respondeu “se estivesse um pouco mais forte, seria melhor”.


O segundo relato, “Joseph profetizou em nome do Senhor que ele beberia vinho” com Orson Hyde “no leste” (Joseph Smith Diary, January 20, 1843).

Neste terceiro relato, Joseph Smith admitiu francamente que ele “bebeu um copo de cerveja no Moessers.” Estas palavras foram omitidas nas edições recentes da History of the Church

http://www.utlm.org/images/changingworld/chwp32millennialstar.gif

O apologista mórmon F. L. Stewart tenta defender Smith:

“A Palavra de Sabedoria fala que o vinho poderia ser usado ‘apenas quando reunidos, para oferecere seus sacramentos diante d’Ele’… Uma vez que casamentos e batismos são sacramentos, Joseph não estava quebrando sua revelação quando bebia vinho nos casamentos…” (Exploding the Myth About Joseph Smith, The Mormon Prophet, p.55).

A tentativa de explicação do Sr. Stewart só mostra que a palavra de sabedoria não era levada à sério. O copo de vinho com a irmã Janetta Richards não tem nenhuma relação com “sacramento”, ou ter bebido “cerveja no Moessers” não pode ser explicado dessa maneira.



Joseph Smith continuou bebendo em várias ocasiões e inclusive fazendo registro disto em seu diário. Durante um casamento em janeiro de 1836 ele descreveu:

Nós partilhamos de um lanche e nossos corações se alegraram com o fruto da vinha. Isto de acordo com o padrão estabelecido pelo próprio Salvador e nós nos sentimos dispostos a partilhar de todas as instituições dos céus.” History of the Church, Vol.II, pp.252 (para outros relatos veja também pp.369, 378 e 447)

O profeta mórmon continuou a desobedecer a Palavra de Sabedoria até o dia de sua morte. Os escritos de History of the Church  mostram o seguinte incidente na cadeia de Carthage:

"O guarda queria um pouco de vinho. Joseph deu ao Dr. Richards 2 dólares para dar ao guarda. O guarda imediatamente trouxe uma garrafa de vinho, cigarros e dois pequenos rolos de tabaco. O Dr. Richards abriu a garrafa, e deu um copo à Joseph, que experimentou, assim como seu irmão Taylor e o doutor, e a garrafa foi então dada ao guarda, que saiu” (History of the Church, vol. 6, p.616).

Quando Joseph e seus amigos beberam vinho na cadeia de Carthage [foto ao lado, onde JS foi morto], certamente não foi em sacramento. John Taylor deixou isso muito claro em History of the Church:

"Um pouco depois do jantar, tomávamos um pouco de vinho. Alguns afirmam que era tomado como sacramento. Não era assim: nossos espíritos geralmente estavam aborrecidos e pesados, e o vinho era enviado para nos reavivar… acredito que todos nós bebemos vinho…” (History of the Church, vol. 7, p.101).

Uma vez que Smith e outros lideres mórmons não seguiam a Palavra de Sabedoria, os membros da igreja ficaram confusos em relação à este assunto. George A. Smith descreveu:

“…uma certa família… chegou a Kirtland, e o profeta pediu que parassem em sua casa… a irmã Emma perguntou à velha senhora se ela gostaria de tomar uma xícara de chá… ou uma xícara de café. Toda essa família apostatou porque eles foram convidados à tomar uma xícara de chá ou café, após a revelação da Palavra de Sabedoria”. (Journal of Discourses, vol. 2, p.214).

Como Joseph não cumpria a Palavra de Sabedoria, Almon W. Babbitt sentiu que tinha o direito de quebrá-la também. 

Em 19 de agosto de 1835, o Sr. Babbitt foi levado à julgamento, sendo que uma das acusações era “que ele não cumpre a Palavra de Sabedoria”. Em sua defesa, Babbitt:

“disse que ele tomara a liberdade de quebrar a palavra de sabedoria por causa do exemplo do presidente Joseph Smith Jr. e de outros, mas sabia que era errado…” (History of the Church, vol. 2,  capítulo XIX, p.252 - Minutes of the High Council of Kirtland--Trial of Almon W. Babbitt).

Não sabemos quão frequente Joseph Smith usou tabaco, mas sabemos que uma vez ele “passou através das ruas de nauvoo fumando um charuto”. Essa descrição é dada por Gary Dean Guthrie:


"Joseph testava os santos [SUDs] para garantir que seus testemunhos eram sobre a religião e não sobre ele como líder.

"Amasa Lyman, da primeira presidência, relatou:

" 'Joseph Smith provou a fé dos santos várias vezes. Uma vez, ele pregou um poderoso sermão sobre a Palavra de Sabedoria e, logo depois, ele cavalgou pelas ruas de Nauvoo fumando um charuto. Alguns dos irmãos foram testados como foi o velho Abraão'." ("Joseph Smith As An Administrator," Master.'s Thesis, Brigham Young University, May 1969, p.161).

O BAR DE JOSEPH SMITH


Em Nauvoo, Joseph Smith vendia bebidas alcoólicas. Esta lei relativa à esse assunto foi aprovada em 1843, quando Joseph Smith era o prefeito da cidade:

DECRETO PARA A VENDA PESSOAL DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Seção 1. Que seja decretado pelo conselho da cidade de Nauvoo, que o prefeito da cidade é e está autorizado a vender ou dar bebidas destiladas em qualquer quantidade que ele, em sua sabedoria, julgar ser para a saúde e conforto ou conveniência, como para os viajantes ou outras pessoas que possam visitar sua casa de tempos em tempos.
Aprovado em 12 de dezembro de 1843.

Joseph Smith, prefeito.
Willard Richards, Recorder (History of the Church, vol. 6, p.111).

O próprio filho de Joseph Smith relatou o seguinte:

“Por volta de 1842, uma casa nova e grande foi construída para nós… e uma placa foi colocada, dando à ela o nome digno de 'A Mansão de Nauvoo'…

"A mamãe foi nomeada como a senhoria do local, e logo fez uma viagem para Saint Louis…
"Quando ela voltou, encontrou na sala do hotel – que vamos dizer, é a sala principal onde os clientes se reuniam e onde eram recebidos quando chegavam – um bar, com pia, prateleiras, garrafas, copos e outras parafernálias de um bar bem equipado, e Porter Rockwell no comando como graçom. Ela ficou muito surpresa e confusa com essa mudança…
 
" 'Joseph', perguntou ela 'qual é o significado de um bar na nossa casa?... o que vai parecer sr o cabeça espiritual da religião mantém um hotel com uma sala vendendo bebidas alcoólicas?'

"Ele a lembrou que todas as tabernas tinham seus bares e que era impescindível a venda de bebidas…"

"A resposta de mamãe foi claramente enfática, apesar de proferida em voz baixa:"

“ 'Bem, Joseph… Eu pegarei meus filhos e voltarei à nossa velha casa e permanecerei lá, pois não vou criá-los sob estas condições impostas a nós, e não quero que se misturem com os tipos de homens que frequentam estes lugares. Você tem a liberdade de escolha:  ou o bar sai da casa ou saio eu!' ”
"Não demorou para que o papai fizesse sua escolha, pois ele respondeu imediatamente: 'Muito bem, Emma, eu vou remover o bar' e ele o fez.” (The Saints' Herald, January 22, 1935, p.110).

PARA REFLETIR

Após tantos relatos sobre a quebra da palavra de sabedoria por Joseph Smith, estamos dispostos à acreditar na força de Joseph em não ingerir bebida alcoólica?

Podemos acreditar que foi uma revelação de Deus?


IR PARA SUMÁRIO 

12 comentários:

  1. Está cientificamente comprovado que o vinho, a cerveja e o café ingeridos moderadamente não fazem nenhum mal à saúde, aliás, até ajudam. Os mórmons estão ultrapassados, são fanáticos e dão as costas o que a ciência comprova. Bando de ignorantes. Parabéns investigadora pelos esclarecimentos retirados da própria história da igreja, que aliás, o que não é conveniente aos mórmons (escritos históricos) eles suprimem e só deixam escrito aquilo que podem manipular as mentes dos seus seguidores.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Mário

    E ainda há taas coisas "escondidas" para serem traduzidas (e não reveladas).

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Mario,

    Acredito que vc seja mais um ignorante em citar e julgar desta forma.. Aprecio o estudo histórico que a Investigadora fez, entretanto não o vejo como uma forma de censurar ou criticar desta forma.

    Não existem fatos cientificos que comprovem o que vc afirmou, existem experimentos com amostagem quanto ao uso de certas substâncias presentes determinados alimentos e bebidas e efeitos em seus usuários!!

    Em pesquisas recentes, mostram que uma amostra de pessoas que tiveram infartos estavam presentes os que bebiam café e os que não bebiam café em quantidades aproximadas, entretanto era menor em pessoas que bebiam café descafeínado. Até agora não se tem uma posição cientifica sobre o uso ou não de café ou cafeína, o mesmo se estende ao chá e ao vinho..

    Na relaidade se vc observar os mercados determinam as verdades a que seguimos (tendências)... Seja em consumir algo, comportamento (principios) e pricipalmente fabricação de líderes (marketing) - Basta lê o livro A Arte da Guerra para Executivos.

    O que é bom e apreciavél no Mormonismo e a liberdade e arbitrio moral para só aceitar a partir de uma verdade divina. Se temos ela ou não, é outra coisa.. O que entendo e vejo como foco do Site da Investigadora (muito paltado no livro "Por que abandonie o Mormonismo") é o combate a pessoas com capacidade de raciocinio pequena e a brutalidade em impor a verdade, simplesmente pelo uso violento da do comportamento do grupo (em ética é a classificação nivel 3 - Faço porqu o grupo faz).

    Assim é pertinente criticar e atribuir generalisticamente o termo "bando"citando a todos como ignornates.. Para seu conhecimento a universidade de BYU (Mariot Bunisses School) está entre as melhores escolas de busines no mundo... A FGV está investido pesado para manter intercâmbio entre profissionais e fazer parcerias.. A Universade de Yale, Oxford e Harvard seguem a mesma linha....

    o que a Investigadora cita, são os abusos e uma lavgem cerebral de coisas não esclarecidas, por pura ignorância.. Agora se existem pricipios éticos estes deveriam ser incentivados. E na minha opinião (não generalista) a grande massa deveria ser "lavada" cerebralmente e aí sim alcançaríamos uma sociedade melhor... Ou seja buscar o ponto mínimo da imperfeição - O que é aceitável ou não numa sociedade em termos éticos (http://www.imil.org.br/artigos/o-ponto-minimo-da-imperfeicao/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+org%2Fhetj+%28Instituto+Millenium%29)

    Tenha mais cuida com suas afirmações, pois assim vc se mostra pior que os Mórmons "ignorantes' que vc cita!!

    Investigadora, mais uma vez obrigado por suas publicações, estou ansioco por mais informações!! Parabésn.

    ResponderExcluir
  4. Caro Sal

    Li com cuidado seus comentários e devo afirmar que não conheço o livro que voce citou. Minhas traduções são de vários autores e as fontes estão citadas.

    Quanto ao café, existem trabalhos científicos (e estes não são influenciados pelo modismo ou pelo lobby, tão frequente) que indicam que baixas doses de café são boas (inclusive diminuindo o ácido úrico sanguíneo e , mas que o consumo exagerado nào. Ainda, desmentem a associação do café com infartos, câncer e outras doenças.

    - http://www.ajcn.org/content/81/3/578.abstract

    - http://www.springerlink.com/content/755245n47g31316k/

    - http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/art.22762/full

    - http://www.annals.org/content/98/5_Part_1/641.abstract

    Ainda, ao contrário do que vc afirmou, o uso de café descafeinado está relacionado com o aumento de artrite reumatóide; de café comum, não há relação, e de chá, há uma diminuição da frequencia desta doença.

    http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/1529-0131%28200201%2946:1%3C83::AID-ART10042%3E3.0.CO;2-D/full

    Apenas citar "pesquisas" não tem valor. Estas precisam ser referenciadas. E quanto ao café, estas são apenas algumas das referências.

    Quanto ao vinho:

    Vinho tinto reduz doenças coronárias

    - http://www.nature.com/nature/journal/v414/n6866/full/414863a.html?lang=en

    -http://circ.ahajournals.org/cgi/content/abstract/circulationaha;106/13/1652

    Tem anti-oxidantes que se formam durante a fermentação (diferente do suco de uva) e previne a formação de placas de ateroma

    - http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/014067369390206V

    Devido aos seus compostos, aumenta a longevidade

    - http://www.nature.com/nature/journal/v444/n7119/abs/444566a.html

    Note que sempre há a advertência do uso MODERADO.

    Portanto, é incorreto afirmar que não há pesquisas sobre isso. e elas são muito boas, por sinal.

    Abs

    PS. Apesar de dar os links, todas são revistas científicas, e não de notícias.

    ResponderExcluir
  5. Investigadora,mais uma vez parabens pelo seu post.
    Tenho 6 e-books(html) sobre a historia da igreja
    mas o titulo é : Comprehensive History of Church of the Jesus Christ of latter Day Saints.mas persebi que não é o mesmo que History of the church..minha pergunta é,vc tem esses livros ou os links deles?
    Outra coisa,fiz referencias com as citaçoes acima e constatei que essa "“disse que ele tomara a liberdade de quebrar a palavra de sabedoria por causa do exemplo do presidente Joseph Smith Jr. e de outros, mas sabia que era errado…” (History of the Church, vol. 2, p.252)." nao consta.Poderia postar o livro certo,por favor?
    Bem,com respeito ao topico,mais uma vez a minha decepção! A velha maxima: "faça o que digo mais não faça o que eu faço!"
    Posso dizer uma coisa com certeza: A casa tá caindo e rapidamente!Só nao vê quem não quer!
    Outra coisa, a declaração sobre o City Creek Mall é pra acabar .." A Igreja Mórmon, que aconselha seus membros contra o consumo de álcool, tem dito que não se opõe ao consumo responsável de bebidas alcoólicas por adultos informados." Minha nossa!E eu deixando de tomar uma batidinha de amendoim ou maracujá!!!Sou um adulto e sou responsvel..Beleza,agora é minha vez!!! A gente se fala.

    ResponderExcluir
  6. Caro Investigando

    Obrigada pelo alerta da referência.

    Vou revisá-la e logo este erro será sanado. Como escrevi antes, as referências são tantas, que às vezes acontece de uma ou outra sair errada.

    O livro a que você se refere nào deve ser o mesmo.

    Aqui, no blog, tenho uma lista de livros, e este que você me pede está lá.

    Vou deixar a lista para você dar uma olhada e baixar o que lhe interessa, tá?

    Abs

    http://investigacoessud.blogspot.com/2010/12/livros-oficiais-da-igreja-sud.html

    ResponderExcluir
  7. Ah, em tempo....

    Aproveite sua batidinha e uma taça de champagne no ano novo.

    Creio que somos mais do que responsáveis para bebermos isso, certo?

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Valeu pela lista dos livros.Eu já tinha visto apenas nao tinha prestado atenção em todos os livros.Agora vou poder fazer e muito bem a minha pesquisa.
    Só uma correção:Ali encima eu quis dizer "faça o que eu digo "mas"não faça o que eu faço " eu errei no portugues feio ali :).Nos ainda vamos conversar e muito.

    ResponderExcluir
  9. Investigando

    Que bom que os livros o ajudarão. E se você encontrar algum que não está na lista, e puder indicá-lo, por favor o faça.

    Agradeço qualquer material que possa facilitar nossa pesquisa.

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Caro Investigando

    Verifiquei no livro on-line (e coloquei o link) na referida referência.

    Como está on-line e não contém paginação, pode ser que o número esteja errado.

    Procure por este parágrafo (o segundo do capitulo XIX, do segundo volume):

    "Elder Babbitt said that he had taken the liberty to break the Word of
    Wisdom, from the example of President Joseph Smith, Jun., and others, but
    acknowledged that it was wrong; that he had taught the Book of Mormon and
    Commandments as he had thought to be wisdom, and for the good of the
    cause; that he had not intended to dictate to Elder J. B. Smith, but only
    to advise with him."

    Abs

    ResponderExcluir
  11. Investigadora, novamente alguns links muito úteis para os verdadeiros investigadores da igreja sud.

    - History of the Church - http://www.boap.org/LDS/History/History_of_the_Church/

    - Book of Mormon - NY, 1830 - http://www.inephi.com/Search.htm

    - Journal of Discourses - http://contentdm.lib.byu.edu/cdm4/browse.php?CISOROOT=/JournalOfDiscourses3

    Percebi que muitos outros documentos também citados em seus posts podem ser encontrados na internet. É só usar o Google!!!

    ResponderExcluir
  12. Pedagogia - UESB

    Obrigada pelos endereços.

    Existem alguns neste blog, em LIVROS OFICIAIS DA IGREJA SUD:

    http://investigacoessud.blogspot.com/2010/12/livros-oficiais-da-igreja-sud.html

    Qualquer link que acrescente será muito bem vindo.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.