Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

JOSEPH SMITH - um profeta hermético


JOSEPH SMITH - UM PROFETA HERMÉTICO

Texto adaptado de Lance S, Owens - em http://www.gnosis.org/ahp.htm

A história de Smith, mostrando-o como um profeta puro, um instrumento na mão de Deus, que foi martirizado por defender a verdade, é amplamente canonizada em relatos publicados pela igreja SUD. Mas há um outro lado da história que tem emergido.

No início dos anos de 1980, uma série de acontecimentos bizarros chamaram a atenção para vários outros fatos ainda mais curiosos - elementos nunca antes narrados sobre a história de Joseph Smith.  

Naquela década, um obscuro comerciante de livros em Salt Lake, chamado Mark Hofmann, começou a desenterrar uma série de documentos desconhecidos e relacionadas ao início da história do mormonismo. Gordon B. Hinckley e o presidente Spencer W. Kimball aceitaram comprar vários destes documentos, que provavelmente somaram cerca de 60 mil dólares. [1]

Dentre eles estava uma carta, supostamente escrita em 1830, por um dos primeiros discípulos de Joseph. Cheio de referências a tesouros e encantamentos, a carta explicava como Joseph Smith obteve o Livro de Mórmon - não de um anjo, mas de uma salamandra mágica branca, que transfigurou-se em um espírito.  

Quando divulgada publicamente em 1985, a "Carta  da Salamandra" - como ficou conhecida - recebeu destaque na mídia nacional, e estimulou uma intensa atividade em grupos de estudo do mormonismo.

Desestabilizada pela publicidade prejudicial trazida pela carta, as autoridades da Igreja mórmon e começaram a negociar com Hofmann a compra de outros materiais "recém descobertos", especialmente os que poderiam contrariar as versões ortodoxas de sua história. 

Estas negociações secretas e altamente irregulares foram tragicamente desvendadas após um historiador e uma mulher, ambos mórmons, serem vítimas de assassinatos com explosões de cartas-bomba. Complexas investigações forenses giraram em torno do assassinato, e finalmente revelaram que a "Carta da Salamandra" e vários documentos eram falsos - todas criações do patológico Hofmann, um mestre em falsificação que se tornou assassino. [2] Veja mais detalhes em 1 e 2.

Até então, no entanto, vários historiadores já haviam se comprometido em detalhadas reavaliações da história de Smith, concentrando-se em associações que ele poderia ter tido com coisas mágicas. 

Ironicamente, os pesquisadores logo trouxeram à tona uma grande riqueza de evidências históricas indiscutivelmente verdadeiras – muitas delas há tempos disponíveis, mas mal compreendidas, suprimidas ou ignoradas - comprovando que Smith e seus primeiros seguidores tinha vários envolvimentos com magia, maçonaria irregular, e tradições geralmente denominadas ocultismo. Apesar de muito trabalho ainda estar "em andamento", a história de Joseph Smith está agora sendo vista em uma forma inteiramente nova e pouco ortodoxa. [3]

No início de sua adolescência, Joseph foi reconhecido por outras pessoas por ter capacidades "paranormais", e entre 1822 e 1827 ele foi contratado para atuar como "vidente" para vários grupos envolvidos na escavação de tesouros (veja AQUI).  

Não só ele possuía uma “pedra de vidente" (foto acima), onde ele olhava e encontrava coisas perdidas ou escondidas na terra, mas também tornou-se evidente que essa mesma pedra foi provavelmente o "Urim e Tumim", posteriormente usada para "traduzir" a maior parte do Livro de Mórmon (veja mais detalhes AQUI).

De acordo com relatos da época da “tradução” do livro, Joseph colocava a sua pedra de vidente dentro do chapéu e, em seguida inclinava-se para a frente, com os cotovelos sobre os joelhos, e o rosto enterrado no chapéu. Contemplando a pedra, enquanto nessa postura, ele visualizava e ditava as palavras para um escriba sentado nas proximidades. Esta fora exatamente a forma com que ele procurava os tesouros escondidos.

As atividades das escavações de tesouro também envolviam rituais mágicos, e é provável que Joseph Smith era conhecedor, ao menos dos rudimentos de magias cerimoniais durante a sua adolescência.

Um possível mentor de ocultismo do jovem Smith também foi identificado - um médico chamado Dr. Luman Walter. Walter era um primo distante da futura esposa de Smith e um membro do círculo de Smith associado às buscas de tesouros. Por relatos contemporâneos, ele não era apenas um médico, mas um mágico e hipnotizador que havia viajado extensivamente pela Europa para obter a "aprendizagem profunda" - provavelmente incluindo o conhecimento da alquimia, da medicina de Paracelcius e da sabedoria hermética.

Outras evidências foram adicionadas à este cenário. Três pergaminhos muito curiosos (foto de um deles à esquerda) e um punhal possuído pelo irmão de Joseph Smith, Hyrum, foram cuidadosamente preservados por seus descendentes como relíquias sagradas, transmitidas do filho mais velho para o filho mais velho após sua morte. A tradição da família afirmava que estes eram objetos religiosos, usados de alguma forma por Hyrum e Joseph. Quando finalmente foi permitido que pessoas fora da família os examinassem, estes foram reconhecidos como instrumentos de uma cerimôbia mágica.

O punhal tem o selo de Marte. Os três pergaminhos, cada um aparentemente destinado a uma diferente operação mágica, estão inscritos com uma variedade de símbolos mágicos e imagens.

Outra relíquia também ficou em evidência: um “medalhão de prata", que foi identificado como um talismã (foto ao lado). Este era de propriedade de Joseph Smith, e fora unclusive usado por ele no momento de seu assassinato, na cadeia de Carthage. Na sua frente e costas estão gravados um quadrado mágico e o selo de Júpiter, a força astrológica associada ao ano do nascimento de Joseph Smith.  

Todos esses itens poderiam ter sido fabricados baseados nos textos-padrão de cerimoniais mágicos, todos disponíveis no final do século XVIII e início do século XIX: A Filosofia Oculta de Agrippa, As Ciências Ocultas de Sibly, e Barrett, o Mago.

À esta luz, a visita do anjo Moroni assumiu aspectos inusitados. O anjo apareceu na noite do equinócio do outono, entre meia-noite e a madrugada - horário propício para uma invocação mágica. No dia do equinócio, Joseph já havia feito suas quatro visitas anuais ao morro. Quando ele finalmente pegou as placas, na noite do equinócio, na primeira hora após a meia-noite.

Algumas citações afirmam que ele tinha sido obrigado a levar com ele naquela noite uma consorte (sua esposa), que montasse um cavalo preto e se vestisse de preto - todos os requisitos condicionados à uma operação mágica (veja AQUI).

Os historiadores ficaram intrigados sobre como unir estas informações com a história comumente relatada de Smith. Os pergaminhos mágicos tinham sido usados para invocar o Anjo Moroni ou os outros visitantes angélicos vistos por Joseph? E acima de tudo, como é que isto se relacionaria ao conteúdo doutrinário e evolução do mormonismo, que eram aparentemente desprovidos de um conteúdo mágico?

Enquanto a magia cerimonial era praticamente desconhecida - ou pelo menos, pouco documentada - elementos com aspectos ocultos eram abertamente evidentes no mormonismo. A mais óbvia era sua ligação irregular com a maçonaria.  

Em 1842, dois anos antes de sua morte, Joseph tinha abraçado a Maçonaria. Mas, muito antes de sua própria iniciação como maçom em Nauvoo, ele havia viajado em companhia de maçons - uma sociedade que incluía, entre outros proeminentes discípulos, Brigham Young. Sua primeira conexão com o ofício provavelmente veio com seu irmão Hyrum. Ele fora iniciado como maçom por volta de 1826, pouco antes de Joseph começar a trabalhar no livro de mórmon.[4] - veja AQUI.

Algum tempo antes de 1826, Joseph pode ter tido contato com uma figura maçônica historicamente importante, o capitão William Morgan. Morgan publicou o primeiro livro com identificação do autor, com a exposição dos ritos maçônicos em Batavia, Nova Yorque, em 1826. O seu desaparecimento (e morte assumida) pouco antes da impressão do livro foi considerado um ato de vingança maçônico e desencadeou uma onda nacional de luta feroz contra os Maçons.

Dada à proximidade geográfica - eles viviam cerca de 20 quilômetros de distância - é perfeitamente possível que Morgan e Smith tenham se encontrado. Um historiador maçônico do século XIX sugeriu inclusive que Smith havia influenciado Morgan.

Curiosamente, em 1834, a viúva de William Morgan, Lucinda, converteu-se ao mormonismo, juntamente com seu segundo marido, George Washington Harris. Harris também era maçom e ex-associado de William Morgan. Joseph Smith tornou-se bem familiarizado com George e Lucinda em torno de 1836, e algum tempo depois, ele entrou em um relacionamento íntimo com Lucinda. Eventualmente, Lucinda se tornou uma de suas “esposas espirituais"- uma relação que evoluiu plenamente, apesar dela ainda estar casada com Harris.

A relação do profeta com a maçonaria após 1841 tornou-se extremamente complexa. Em junho de 1841, começaram os esforços para estabelecer uma Loja Maçônica em Nauvoo. Em 15 de março de 1842, a Loja foi instalada, e à noite Joseph Smith foi iniciado. No dia seguinte ele foi  elevado ao grau de Mestre Maçom.

Dois dias depois, Smith organizou a "Sociedade de Socorro Feminina ", talvez pretendendo que fosse uma auxiliar Maçônica, ou o início de uma nova maçonaria andrógina mórmon. Eventualmente, toda a dirigente da Sociedade de Socorro também se tornava uma esposa espiritual e consorte de Joseph, com sua primeira esposa Emma na qualidade de presidente da Sociedade (uma situação complicada pelo fato de que Emma não entender/aceitar o relacionamento de Joseph com as outras mulheres).

Estes três últimos anos antes de seu assassinato foram sem dúvida o período mais criativo de sua vida. Pouco depois de sua iniciação maçônica, Smith começou a formular os rituais que seria instituídos no templo da igreja mórmon, ainda em fases iniciais de construção, em Nauvoo.

Seis semanas depois, uma primeira versão do “endowment" (como o ritual foi posteriormente chamado) foi dada por Joseph à uma "Ordem Sagrada" com nove discípulos, todos eles mestres maçons. Muitos elementos do ritual do endowment tem um paralelo direto com a cerimônia Maçônica, um fato claro e evidente para os participantes. Até mesmo o templo de Nauvoo tem, em sua frente, uma escultura que é um símbolo maçom (foto acima)

Smith explicou à seus seguidores que a Maçonaria era um remanescente - mesmo que modificado - do sacerdócio antigo que Deus lhe havia incumbido de restaurar. Por sua vez, todos os homens proeminentes da Igreja Mórmon tornaram-se um Mestre Maçom em Nauvoo.

Outro elemento incomum entrou na “matriz de criatividade” de Smith por volta deste período. De suas associações com cerimônias mágicas e, em seguida, com a maçonaria, Smith tinha quase certamente ouvido falar na "Cabala". Em 1841, um judeu criado na fronteira polonesa da Prússia, educado na Universidade de Berlim, e familiarizado com a Cabala, entrou para a Igreja mórmon, migrou para Nauvoo, e lá tornou-se frequente companheiro de Smith e professor em hebraico.

Certa documentação veio recentemente à luz, sugerindo que este indivíduo, Alexander Neibaur, não só conhecia a Cabala mas provavelmente possuía uma cópia do texto clássico da Cabala, o Zohar, em Nauvoo. Joseph provavelmente tornou-se familiarizado com o Zohar, enquanto sob a tutela de Neibaur. Na verdade, em 7 de abril de 1844,  a declaração pública de Smith sobre a pluralidade de deuses é apoiada por uma exegese das primeiras palavras em hebraico do Gênesis (Bereshit bara Elohim), extraídos da seção de abertura do Zohar.[5]

Durante o período pós 1841, Joseph introduziu a prática do “casamento celestial” plural - que mais tarde evoluiu para a poligamia em Utah – mas apenas para um pequeno grupo de seus seguidores confiáveis. Nesta época não só os homens, mas algumas mulheres - como Lucinda - secretamente tinham um cônjuge "plural".

O casamento sagrado ritualizado por Smith foi uma união transformadora que ungia homens e mulheres a se tornarem "os sacerdotes e sacerdotisas", "reis e rainhas" e, finalmente, Deusas e Deuses - a substância dupla criadora da Divindade no intercurso eterno e tântrico. A cerimônia era realizada no recinto mais sagrado de seu novo templo.

No final de 1843, Joseph revelou várias extensões ritualísticas para o “endowment", todos incorporados na cerimônia dos Templos mórmon. Este legado de rituais iniciatórios misteriosos revelados por Joseph Smith, entre 1842 e 1844, permanece (mas alterado) como o núcleo sagrado do mormonismo.

Cinquenta anos depois, no final do século XIX, os líderes da igreja de Utah ocasionalmente falariam, de forma privada, que o ritual no templo mórmon era "a verdadeira maçonaria" - um fato desconhecido para a maioria dos mórmons modernos.  

Mesmo os mórmons bem-educados de hoje raramente compreendem as origens do compasso e do esquadro bordados no peito do garment usado pelos “iniciados” no templo. A relação da introdução destes rituais do templo com a visão de Joseph Smith do ocultismo e da introdução simultânea da maçonaria em Nauvoo é alvo de intenso interesse.

No Outono de 1994, as peças do quebra-cabeça que compõem Joseph começaram a se encaixar: um padrão foi descoberto dentro desta matriz incomum de informações históricas.

A busca de Joseph Smith por um tesouro sagrado de ouro, enterrado na terra escura, o seu envolvimento com cerimônias mágicas, as visitações angélicas, os textos pseudepigráficos que ele "traduziu", sua declaração de que a maçonaria seria um resquício do sacerdócio, e sua restauração de um templo com o mistério central no casamento sagrado - todos podem ser encaixados em um contexto recentemente reconhecido: Hermetismo.

Não só Smith tem inúmeras associações documentadas com heranças históricas do hermetismo, como a magia e a maçonaria, mas sua criação religiosa também evidencia diversos paralelos com idéias herméticas. John L. Brooke, professor de história na Tufts University, explorou este tema em 1994 em um estudo do mormonismo e Hermetismo, The Refiner's Fire: The Making of Mormon Cosmology, 1644-1844.[6]

Brooke observa os 

paralelos notáveis entre os conceitos Mórmon de igualdade da matéria e do espírito, do convênio do casamento celestial, de um objetivo final [de atingir a] divindade humana e das tradições filosóficas da alquimia e Hermetismo, elaborados a partir do mundo antigo e fundido com o cristianismo no Renascimento italiano."

Certamente a leitura poética de Joseph Smith como um "gnóstico" feita por Harold Bloom, assume nuances amplificadas: embora despercebido por Bloom, a imaginação de Smith na invenção de uma religião estava aliada, de várias maneiras, com remanescentes de uma tradição hermética frequentemente ligada ao gnosticismo.

Quando ainda jovem, na companhia de caçadores de tesouros ocultos, desenhando círculos mágicos e lutando contra encantamentos no interior da Pensilvânia, Joseph Smith provavelmente desenvolveu sua crença sobre desta visão religiosa alternativa e pouco puritana. Smith pode até ter ouvido a velha lenda da Rosacruz, sobre um profeta de dezesseis anos de idade chamado Christian Rosencreutz e o misterioso livro M, que ele havia traduzido.

Certamente ele teria aprendido sobre os mistérios da transmutação alquimica e da Pedra Filosofal. Logo depois, aos dezoito anos de idade, Smith encontrou seu próprio tesouro sagrado enterrado, um tesouro de ouro e ainda - como promete a tradição alquímica – de uma substância mais sutil que o ouro vulgar. Olhando para a sua “pedra de vidente”, que viu nas placas de ouro do livro de Mórmon um registro de antigas oposições e um Cristo que trouxe a união.

Por uma década, Brooke sugeriu que a teologia hermética emergente de Smith foi disfarçada sob a coloração de restauração do cristianismo tradicional e formada como uma nova igreja cristã. Mas, finalmente, nos últimos anos de sua vida, a verdade foi exposta: em Nauvoo, ele publicamente e inequivocamente anunciou sua nova teologia de:
- espíritos preexistentes, 
- a unidade de matéria e espírito, 
- a divinização dos fiéis, e prosseguida, em particular, com a 
- consumação do casamento alquímico-celeste como o último passo para esta divindade.  

O termo alquímico-hermético de coniunctio resume poderosamente as convicções que Smith havia alcançado em Nauvoo, por volta do verão de 1844.

Ele estabeleceu uma teologia de conjunção - de unificação - dos vivos e dos mortos, dos homens e mulheres, de material e espiritual, secular e sagrado, todos unidos em um "novo e eterno convênio", sobre o qual ele presidiria como rei e deus.  

Nestas circunstâncias, os limites convencionais entre pureza e perigo, certo e errado, lei e revolução, simplesmente desapareceram .... De fato, a maior experiência mórmon pode ser vista como experiência meta-alquímica, indo da oposição para a união, uma experiência formada e realizada de acordo com a personalidade de Joseph Smith.[7]

Como essa estranha religião hermética evoluiu para a igreja mórmon de hoje é uma das questões mais interessantes e que ainda tem muito a ser explorada. No entanto, aqui daremos apenas um resumo aproximado do que se seguiu à morte de Smith.

Joseph não estabeleceu uma ordem clara de sucessão profética, e no período caótico após sua morte, vários seguidores alegaram o seu ofício de profeta (veja AQUI).  

Brigham Young, que foi por um longo período um apóstolo fiel a Smith, emergiu como o líder da organização e, apenas 3 anos após ser apoiado como Presidente da igreja, foi aceito como "profeta novo, vidente e revelador" - uma posição que ocupou até sua morte, três décadas mais tarde. 

 Forçado a abandonar Nauvoo, no inverno de 1846, Brigham Young conduziu seu povo através de uma difícil jornada para o vale do Grande Lago Salgado, e ali organizou uma nova sociedade mórmon.

Young defendeu firmemente os ensinamentos e rituais apresentados por Smith em Nauvoo, incluindo as cerimônias do templo e as doutrinas relativas à poligamia, e acrescentando algumas outras. Isolado no deserto das Montanhas Rochosas, ele esperava realizar os sonhos de Joseph e estabelecer Sião longe de um mundo hostil e desentendido.

Mas não era para ser. Com a força total do governo dos Estados Unidos e uma legislação pública, em 1890, a prática da poligamia teve que ser publicamente abandonada. Após a sua derrota nesta batalha, o mormonismo lentamente encontrou uma acomodação no mundo que havia fugido. No processo, muitos elementos da religião misteriosa de Joseph foram necessariamente encobertos ou atenuados - e no final do século XX, talvez em grande parte esquecidos.

UM JOSEPH SMITH GNÓSTICO?

A união entre Joseph Smith com a tradição gnóstica, feita por Harold Bloom, tem suscitado divergências entre os estudantes do mormonismo e do Gnosticismo.

Várias questões cruciais aos modernos estudos gnósticos são levantadas por estas idéias emergentes: 

Qual é a relação entre o movimento "gnóstico" antigo com  o gnosticismo clássico?  

Os rudimentos da tradição foram transmitidos aos grupos pós-clássicos por laços históricos (transmissão oral, mitos e textos); ou, foi este um produto independente do um tipo repetitivo de visão?  
Ou são duas forças de transmissão histórica e experiência gnóstica primária geradas interdependentes, ou mesmo ocultamente ligadas?

Embora Joseph Smith tivesse uma ligação histórica com os remanescentes do gnosticismo veiculados pelo Hermetismo e Cabala da Renascença, sua criação religiosa claramente vem, em grande parte, de uma experiência pessoal. Sua criatividade primária foi "gnóstica"? Se sim, como se relaciona com a matriz da tradição?

A complexidade dessas questões desafiam declarações simplistas. No entanto, Smith de fato expôs temas familiares ao Gnosticismo - proeminente dentre eles sendo sua a afirmação da realidade e necessidade de revelação individual e contínua como fonte de conhecimento para a salvação.

Joseph Smith e sua religião evitaram a teologia, favorecendo o processo dinâmico da revelação. O resultado foi melhor resumido no que Bloom observou ser "um dos sermões mais notáveis já feito na América", proferido por Joseph em 7 de abril de 1844. Conhecido como o discurso King Follett (veja AQUI), ele foi o último sermão importante de Joseph para a sua igreja, feito apenas dez semanas antes de sua morte.

"Há muito poucos seres no mundo que entendem corretamente o caráter de Deus", começou. "Se os homens não compreendem o caráter de Deus, eles não compreendem o seu próprio caráter." 

Na humanidade existe uma centelha imortal da inteligência, declarou, a semente da inteligência divina ou luz, que é "tão imortal quanto, e tem a mesma condição que o próprio Deus."  

Deus não é, entretanto, para ser entendido como único e singular. Voltando-se para o hebraico e uma estranha exegese cabalística das três primeiras palavras de Gênesis (uma exegese provavelmente tirada diretamente do Zohar), Smith pronunciou que há uma infinidade de deuses emanados do Primeiro Deus, existindo um acima do outro sem fim. Aquele que a humanidade chama de Deus fora uma vez um homem, e o homem, através do avanço em inteligência, conhecimento -consciência - poderá ser exaltado com Deus, tornar-se como Deus.

Próximo do início do seu ministério, em 1833, Smith declarou que "a glória de Deus é a inteligência", eterna e não criada. Aqueles que desejam encontrar em Joseph um gnóstico, têm apontado que Smith usou a palavra "inteligência" como sinônimo de "conhecimento" em seus escritos proféticos durante este período.  

De fato, eles sugerem, as suas palavras possam ser lidas poeticamente para proclamar que a glória de Deus é Gnose - Gnose que salva uma mulher e um homem, levando-os juntos para um Eu único, não-criado e intrinsecamente divino.

Veja o vídeo sobre ocultismo e Joseph Smith AQUI (youtube)

IR PARA SUMÁRIO
_______________
Notas
1 - Robert Lindsey, A Gathering of Saints: A True Story of Money Murder and Deceit (New York: Simon and Schuster, 1988) -68-69, 81, 100-106.
2 - See Linda Sillitoe and Allen Roberts, Salamander: The Story of the Mormon Forgery Murders (Salt Lake City: Signature Books, 1988); Steven Naifeh and Gregory White Smith, The Mormon Murders (New York: Weidenfeld & Nicolson, 1988).
3 - Smith's associations with occult traditions in early America, including extensive documentation of events discuss here, are comprehensively detailied in D. Michael Quinn, Early Mormonism and the Magic World View (Salt Lake City: Signature Books, 1987). For a interpretive reading of this history see Lance S. Owens, "Joseph Smith Kabbalah: The Occult Connection", Dialogue: A Journal of Mormon Thought 27 (Fall 1994): 117-194.
4 - Joseph Smith's and his religion's interactions with the Masonic tradition are fully documented in Michael W. Homer, "'Similarity of Priesthood in Masonry': The Relationship between Freemasonry and Mormonism", Dialogue: A Journal of Mormon Thought 27 (Fall 1994): 1-113.
6 - John L. Brooke, The Refiner's Fire: The Making of Mormon Cosmology, 1644-1844 (New York: Cambridge University Press, 1994).
7 - Brooke, 281.

23 comentários:

  1. Ja conhecia este texto, bem como váris outros que seguem a mesma linha, todos refletem apenas os pessamentos de um contrário a Igreja.
    Não me incomoda a existencia dos contrários, na verdade vocês são essencias no fortalecimento e filtrgem dos fiéis.
    Lembre-se "o homem é livre para se expressar, mas um dia terá que prestar constas de todas as palavras que proferir" à aquele que embora fiel e verdadeiro, não conseguiu a unanimidade.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Cesóstre

    Na realidade, este texto foi apenas uma tradução (veja no início da página).
    Achei-o essencial, pois informa que várias idéias "novas" de Joseph já existiam, muitos séculos antes, na cabala e na maçonaria. Em momento algum este texto desmerece estas duas ideologias, apenas conecta o mormonismo à elas. Caso você tenha alguma contribuição ou sugestão, saiba que ela será muito bem vinda!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Cesóstre, se você já conhecia esse texto....parou para examiná-lo realmente, querendo saber a verdade???? O que a investigadora traz à tona são fatos documentados pela propria igreja e a verdade aparece. Pode continuar com a sua pseudo-verdade,cada qual acredita/tem a igreja que merece, e que lhe faz bem!!! Vá em frente, mas por favor não negue estes fatos comprovados....chega de magia.... Percebo que tem quem goste.

    ResponderExcluir
  4. ***Á PROFECIA DE DANIEL 8:14 E JOSEPH SMITH***

    Olá internauta:
    Considerando que a amiga investigadora é liberal e busca investigar tudo, leiam apenas como curiosidade meu estudo sobre o "cumprimento da profecia" de Daniel 8:14 e o assassinato de Joseph Smith.
    Digitem no Google "joseph smith santuario" sem aspas, e vc será direcionado para lá.

    Boa sorte e profunda paz à todos

    Carlos Lins - aleph3

    ResponderExcluir
  5. Prezado Carlos

    Li a sua indicação e achei-a muito interessante. Acredito que todos somos inteligentes o suficiente para estudarmos história e acontecimentos, independentemente da escolaridade, como é colocado naquele blog.

    Mas uma coisa deve ficar bem clara: Joseph Smith NÃO FOI COMO UM CORDEIRO para a prisão, e nem foi martirizado.

    Estas são "lendas" que os próprios mórmons que guia a visita à Carthage, contando os fatos históricos, fazem questão de continuar.

    Devo admitir que foi realmente cruel e insano seu assassinato. Jamais discordarei disto!

    Mas devemos saber que Joseph Smith e seus companheiros, na cadeia, haviam tomado vinho para ficarem mais calmos, e estavam armados. De fato, Joseph MATOU dois dos três homens que ele acertou ao atirar.

    Ao dirigir-se à janela, fel o sinal de socorro dos maçons à turba que se encontrava sob a janela, juntamente com a frase específica. Só então foi acertado e caiu pela janela...

    Um cordeiro nào atira... um mártir nào mata, nào luta... não pede por socorro usando sinais e frases...

    Jesus Cristo, de acordo com a história, aceitou tudo quieto e jamais tentou se defender ou usar seus poderes para escapar da morte.

    Joseph Smith jamais deve ser considerado um cordeiro ou um mártir. A igreja SUD iniciou esta lenda, e todos a repetem sem examinarem a história contada pelos que estavam com ele!

    Portanto, analisando sob este ponto de vista, esta profecia não foi cumprida... não houve derramamento de sangue de um cordeiro, mas de um lutador. E Joseph era, de fato, culpado das acusações que o levaram à cadeia.

    Oras, se Joseph era culpado, jamais podemos considerar que ele purificou qualquer coisa. Novamente, não justifico seu assassinato, e jamais o farei. mas ele era, de fato, culpado, e lutou no momento de sua morte, matando duas outras pessoas.

    Em breve, os textos referentes ao seu assassinato estarão aqui.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. ***Olá amiga investigadora:
    Obrigado por sua pronta resposta. É reconfortante verificar que você é uma pesquisadora que busca fatos históricos. Isto nesta "rede web" maluca é realmente muito reconfortante.

    ***Mas, minha querida; nosso estudo "biográfico" sobre Joseph Smith, nós o buscamos em: "THE STORY OF RELIGION" (baseada na vida de seus fundadores) de Charles Francis Potter - impresso no Brasil pela Editora Universitária-São Paulo - 1944 - Na obra ele cita alguns fatos inteiramente contrários aos que os SUD afirmam.
    Contudo, ele faz o mesmo de: (inglêses) Wesley; Bunyan; Fox; Murray; Booth... (americanos) Robert Ingersoll; Phineas Quimby, Roger Williams; Ellery Channing... e até em Lutero.
    São centenas de biografias e em todas ele encontra algo desabonador.
    ***E é assim mesmo, investigadora; na própria Bíblia existem absurdos que os evangélicos não querem admitir. Em praticamente todas as religiõe, a história escrita pelos fundadores é altamente questionável, para não dizer "mentirosa" ou envolta em uma "cortina de fumaça teológica" -
    *** Quanto ao "cordeiro" eu citei uma declaração pessoal do profeta Joseph Smith, mas não tenho nenhuma procuração dos SUD para o exaltar, ou mesmo defende-lo. Seria ridículo tentar ser o "advogado" dele. Mas como estou fazdo uma sinopse sobre um estudo sobre ele, em relação a prof. de Daniel 8:14, escrevo o que penso: "que o único fato ocorrido no final da profecia, em 1844, foi o assassinato de Joseph Smith e isto para mim é o cumprimento da profecia" - mas nenhum mórmon acredita nisso.

    ***Bom; continuarei visitando seu ótimo blog investigativo.
    Muita paz, alegrias e saúde plena é a minha oração e anseio, a você e todos que lerem esta postagem. Amém!

    ResponderExcluir
  7. Hora hora, enfim alguém para debater à altura.
    Bem, vamos começar pelo conhecimento 'científico', animador, não Dra.?
    Gostaria de esclarecer em primeiro lugar um erro cometido pela investigadora no primeiro de seus conceitos sobre ´A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias', o de que ela é uma seita... A etimologia da palavra vem do latim secta ou sectare definido como seguidor ou seguir. Interessante pensar que puro e simplesmente todo seguidor deve ser cético, resumindo um seguidor que não é cético é 'cego'. Neste ponto parebenizo-a por suas investigações. Mas ainda sobre a seita, ela está designando também um código comportamental ou princípios de vida ou ainda uma escola de filosofia ou doutrinas, bem neste ponto, o próprio ateu professa ser participante de uma seita, mas, continuemos, Em oposição, o termo denominação religiosa é utilizado para designar os movimentos com reconhecimento geral na sociedade, de forma tal que, no Islã, os grandes grupos de seguidores wahhabis, xiitas e sunitas sejam considerados por muitos como seitas. Bem, vejamos, se você investigar bem, verá que o próprio cristianismo deriva do judaismo, o que o torna uma seita. Portanto chamar a igreja de Jesus Cristo de seita seria improvável por ela surgir através de revelação e não de dissolvissção de outra denominação ou credo, no máximo você poderia chamá-la de seita Judaica... O que você pensa disso? Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Prezado Prof. Fagundes

    A palavra SEITA atualmente, tem vários significados. Alguns reais, outros que caíram na tradição popular.

    Prefiro sempre utilizar o significado real, e o mais simples: um grupo religioso que é distinto ou discordante do grupo majoritário. Neste sentido, na época da organização da igreja católica esta era considerada uma seita (por ser minoritária) e, em termos mundiais, o cristianismo também o é, pois posui menos de 30% de adeptos.

    Especificamente no Brasil, ainda podemos considerar a igreja católica como grupo majoritário, sem dúvidas. Portanto, QUALQUER OUTRA RELIGIÃO enquadra-se na denominação SEITA.

    Infelizmente esta palavra também está associada à idéias pejorativas. Não é minha intenção usá-la aqui neste sentido.

    Quanto à origem da igreja mórmon, coloquei vários tópicos sobre Joseph Smith, as visões, o seekerismo e o LdM que apontam que várias idéias/crenças/documentos da época inspiraram o surgimento desta religião.

    Mas este é um longo debate. Fique à vontade para escrever e espero ter respondido sua pergunta.

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Prezado Aleph

    Estudei cuidadosamente seu post, e estava procurando respostas antes de escrever à você.
    Encontrei o seguinte em relação aos Adventistas:

    Miller "Somou 2.300 do ano 457 a.C., data que Esdras chegou a Jerusalém vindo de Babilônia. E encontrou o ano de 1843 A.D. Esta previsão fora feita em 1818. Tão grande foi o impacto causado por essa revelação de Miller, que muitos crentes, vindo de diferentes Igrejas, doaram suas propriedades, abandonaram os seus afazeres e se prepararam para receber o Senhor no dia 21 de março de 1834.

    "Como tal não aconteceu, Miller alegando erro de cálculo por ter usado o calendário hebraico em vez do romano, marcou nova data 22/10/1844. Tendo sido decepcionado outra vez, Miller teve que fugir de uma multidão enfurecida e frustada pela vã espera. Depois desses fracassos, Miller cessou suas atividades, desistiu da nova religião."

    Na realidade, seus cálculos o levaram para o ano de 1844, mas também para uma DATA ESPECÍFICA, com dia e mês. Talvez, se fosse apenas 1844, poderia dizer que era interessante, mas uma vez que o dia e mês não coincidem com a morte de Joseph, acredito que seja apenas uma questão de coincidência mesmo.

    Mas obrigada por contribuir com um assunto tão interessante! Sugestões de temas ou comentários são sempre bem-vindos.

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Irmã Investigadora, choro ao ver seus comentários, sei que dizes afirmar todas estas coisas, com base nos diários dos santos,e em jornais da igreja na época, sou de escolaridade humilde e baixa, já vi alguns desses comentários ou documentários sobre a vida do profeta na televisão BYU, sobre o profeta ter se envolvido com caçadores de tesouros perdidos dos antigos habitantes deste continente, e sei que ele firmou acordo com eles e tudo, tanto que estes homens ao saber das placas as queriam a qualquer custo e se achavam no direito. São muitas histórias, acontecimentos que não consigo entender direito e por que aconteceram, mas acredito em propósitos, propósitos que não conseguiremos entender nesta vida, como o fato da poligamia, para mim que sou membro da igreja desde nascida é algo que não aceito, e oro a Deus que um dia me faça compreender, pois sei que com o livre-arbítrio que temos, nunca o aceitarei por mim mesma, mas sei que o Livro de Mórmon é verdadeiro irmã, eu sei com todo sentimento do Santo Espírito que fala ao nosso espírito, eu sei que nosso Deus fala conosco e responde as nossas orações, por mais que há histórias confusas e contraditórias do começo da história da igreja, eu sei que o Livro de Mórmon é verdadeiro, acredito mesmo que tudo teve algum propósito, assim como a poligamia que não aceito, por não compreender qual o verdadeiro propósito, meu desejo sincero é que um dia nosso bom Pai Celeste me mostre este propósito e que eu seja humilde e que eu tenha capacidade o suficiente para compreender e aceitar.
    Tudo bem, acredito que para algumas mulheres, este fato possa ser aceitável e exista outro fato que ela ou algum irmão não aceite ou compreenda ainda, mas uma coisa eu não posso negar, o Espírito de Deus.
    Irmã, depois de ver tantos assuntos difíceis, comprometedores e de forte incompreensão, o que posso lhe dizer é que há a tristeza por estas coisas, sejam elas verdadeiras a tal ponto ou não, mas que há também em mim uma calma por ter orado ao Pai em nome do Senhor há, posso não compreender agora irmã, mas a mesma paz e tranqüilidade que o Senhor me dá e sempre me deu quanto a Doutrina que foi dada aos santos na época do profeta Joseph, sobre a poligamia, posso dizer a ti irmã, por agora eu posso esperar, e aceitar em paz, pois sei que o nosso Pai não ira me obrigar a nada, quanto a esta Doutrina ou qualquer outra, não que há em mim incompreensão sobre outra Doutrina, em mim não há.
    Olha, eu sei que a irmã é estudada, mas sei mais ainda irmã, que ao estudarmos o Livro de Mórmon nós recebemos de Deus respostas sinceras ao coração, as que mais importam. Um dia saberei, saberemos todas as respostas, agora me bastam as que consigo compreender na carne, ou nesta vida.
    Agradeço sua intenção em ajudar reunindo tantos materiais e traduzindo-os, mas confio verdadeiramente em Deus e que ele chamou o profeta Joseph Smith mesmo com todas suas falhas, pois acredito que homem algum seja perfeito, mas sei que o Livro de Mórmon é verdadeiro, mesmo sabendo que os profetas do livro sabiam que muitos nos dias de hoje, iriam achar falta e imperfeição em suas palavras, este livro é verdadeiro e foi trazido a luz e traduzido por este homem, Joseph Smith.
    Todo meu ser o diz e o sinto pelo Espírito de Deus irmã, digo isto a ti com toda amor e certeza que há dentro de mim, em nome de Jesus Cristo amém.

    ResponderExcluir
  11. Prezada Aurea

    Não pense que a escolaridade, neste caso, tem alguma importância. E não pense que é justamente por isso que me afastei.

    Apenas tive a oportunidade de ler em inglês coisas que jamais chegam ao Brasil...

    E acredite, chorei, não consegui aceitar, me revoltei, orei, e senti que nada disso é verdadeiro, nada disso teve um propósito a não ser suprir os desejos dos homens. E que esses mesmos homens usaram em vão o nome de Deus em proveito próprio.

    Não há objetivo na poligamia a não ser ter várias mulheres e cometer adultério sendo aceito pela igreja. Não há objetivo em caçar tesouros a não ser enriquecer. Não há objetivos a não ser servir aos desejos e paixões dos homens.

    Você pode ter sua fé, pode decidir "colocar de lado" várias coisas. É sua decisão e a respeito profundamente, pode ter certeza.

    Mas esta é a sua opção, e você, por conhecer essas coisas, teve a oportunidade de optar. Muito justo.

    Mas muitos nem ao menos tem a oportunidade de conhecer para optar. E este é o objetivo deste blog. Fornecer conhecimento para que as pessoas optem pelo que consideram melhor.

    Os diários e o Journal of Discourses, assim como algumas páginas de outros documentos, tenho colocado no blog a fim de facilitar a comprovação e não haver dúvidas de que estas coisas foram, de fato, ditas, que não é minha "invenção anti-mórmon".

    Espero que você continue sentindo paz, a mesma que eu tenho por ter certeza dos meus caminhos e escolhas.

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Olá, investigadora!
    Parabéns por seu blog e por sua dedicação em preparar e postar todo esse material.
    Sou ex- mórmon e desde q conheci o verdadeiro cristianismo, venho orando p/ Deus me usar no sentido de evangelizar pessoas q tenham o mesmo objetivo q sempre tive, ainda q na mentira: o de amar a Deus sobre todas as coisas! Deixei tudo p/ seguir o verdadeiro Jesus e sei q isso não é fácil! Porém, não me arrependo! Entendo bem o q se passa na mente de um mórmon e sei o quanto é difícil sair, mas hoje sei o quanto é bom ser livre da religiosidade, mas servo do verdadeiro Deus! Por isso, espero, de algum modo, contribuir neste blog e, pela graça de Deus, ajudar meus irmãos q , tal como eu, foram cegados pelas heresias mórmons!!!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada, Jane.

    Quanto à ter saído da igreja, senti-me exatamente como você - depois de muitas idéias de culpa, os conflitos são inevitáveis. Mas estar livre é a melhor coisa.

    Em relação à contribuir com o blog, a divulgação é a melhor maneira de fazê-lo. Oferecer à todos a verdade e, assim, permitir que decidam o que querem. É assim que entendo o livre-arbítrio.

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Querida Aurea,
    Fiquei bastante sensibilizada ao ler seu comentário, tanto que resolvi me inscrever aqui p/ compartilhar contigo algo que Deus colocou no meu coração.
    Primeiramente, devo te dizer q fui mórmon por quase 20 anos(como já havia dito acima).Fui missionária, passei pelo Templo e servi em vários cargos na igreja. Mas, há 5 anos, após muito pesquisar sobre as doutrinas estranhas à Biblia e q eram ensinadas na igreja, decidi sair e entregar minha vida somente a Cristo. Como vc deve imaginar, isso ñ foi nada fácil p/ mim e significou muitas perdas.
    Qd eu tive os primeiros contatos com as criticas ao mormonismo, minha primeira reação, como a da maioria, foi resistir, eu achava q tudo era perseguição à igreja e me fechava, porém eu resolvi pesquisar, pois sabia q a verdade resistiria a tudo. Além disso, me lembro q desde criança, eu orava e pedia ao Senhor q nunca me deixasse ser enganada, fiz isso durante anos e Ele me ouviu! Aos poucos, a s verdades foram vindo à tona. Isso era muito doloroso p/ mim e quase entrei em depressão c/ medo de perder a minha salvação! Orei muito e c/o coração aberto, passei a estudar a Bíblia de verdade e comecei a enxergar q ñ dava pra conciliar o evangelho puro q Jesus ensinou c/ o q Joseph Smith pregava:havia muita difernça nas doutrinas.
    Mas,eu ainda me perguntava:como o mormonismo pode ser mentira se me sinto tão bem lá? eu amava todas as pessoas,ñ me decepcionei c/ ninguém... Bem,a Palvra de Deus me ensina q o coração é enganoso(Jer.17:9),então eu acabei entendendo q ñ podia dar aos meus sentimentos o direito de decidir sobre algo tão grande como a minha salvação.Antes,eu agia como vc, Aurea,qd me deparava c/ algo q ñ entendia,achava q Deus iria me fazer entender no futuro e me apegava ao q sentia, mas lá no fundo, a gente sabe q incomoda,né? nunca é uma paz duradoura,sempre q nos questionam ñ podemos "dar a razão da nossa fé"(I Pe.3:15),como nos ensina a Bíblia, só podemos dar um testemunho embasado em sentimentos q a mesma Bíblia condena. Deus nos deixou um padrão perfeito q é a Sua Palavra, os homens são falhos,mas "ainda q passem os céus e a terra,a minha Palavra ñ passará"(Mt.24:35), então é nesse padrão,a Bíblia,q eu deveria me basear. Foi o q fiz e hoje posso te afirmar q valeu a pena, pois nada é mais importante q Aquele q morreu na cruz p/ nos salvar!E eu sei q ñ vou ser condenada por rejeitar os ensinos de um homem falho p/ seguir o único q foi perfeito, ao contrário,quem "crê em Jesus será salvo"(Mc.16:16)
    Mas,o q mais me chamou a atenção em vc,minha querida, foi sua humildade,por reconhecer a verdade dos fatos.Vc,ao contrário de tantos mórmons"estudados",mesmo c/ sua pouca escolaridade,admite a verdade,só está em conflito por causa dos seus sentimentos. Mas, do fundo do meu coração, eu a compreendo e oro p/q vc continue a buscar, ore sim, pois isso é muito importante,mas lembre-se de q Deus já deixou sua Palavra revelada e Ele ñ vai te responder através de sentimentos. Por isso, estude, v é muito capaz,independente da escolaridade. Busque como a coisa mais importante da sua vida,ñ se acomode em achar q um dia vc vai entender...o Deus q amamos ñ é de confusão,Ele é muito claro e vai te fazer entender dentro da Sua Palavra!
    Minha amiga,é grande o meu desejo de q vc encontre as respostas, como eu encontrei,mas a escolha é sua e só me resta interceder por ti p/q o Espírito Santo faça a obra em ti,pois esse papel ñ é meu,q Deus te permita ler essa mensagem e q o meu testemunho te estimule a buscar de todo o seu coração.Posso te dizer q hoje estou em paz de verdade, posso dar a razão da minha fé e tb o meu testemunho sem q esse dois se choquem.Sou muito feliz por isso e agradeço a Deus q tanto me amou,me libertou e me fez entender q JESUS CRISTO é o UNICO caminho da salvação!(Jo.14:6) Hoje vivo p/louvá-Lo e compartilhar c/todos os q O amam o q Ele fez por mim!
    Q Deus te abençoe,minha querida!!!

    ResponderExcluir
  15. Diante de tudo oque já li sobre o mormonismo,na internet ou livros, em comparação com a Biblia só tenho um comentário a fazer:

    Queridos, saiam dessa seita e busquem a Jesus. O LDM é falso, ninguém aqui diz isso com intenção de magoar ninguém, o que ganhariamos com isso???
    Busquem a verdade, só o fato do LDM não ter nenhum vestigio que comprove a existência dos povos e cidades nele mencionados já deveria ser o suficiênte pra todos entenderem!

    ResponderExcluir
  16. Nossa parabéns!
    Você explicou até a história de Miller.
    Eu já tinha lido isso em algum lugar sobre essa profecia de Daniel.

    ResponderExcluir
  17. Meus absolutos PARABÉNS pelo conteúdo de sua pesquisa: EXCELENTE! Ótimas fontes, e ótima qualidade! Incrível, Incrível e Incrível!

    ResponderExcluir
  18. Obrigada Rosaine!

    Apenas peço que ajude a divulgar o blog para aqueles que investigam a história SUD.

    Abs

    ResponderExcluir
  19. Olá amiga, eu traduzi vários documentários sobre Poligamia, o peso das placas, o livro de Abraão, e sobre o DNA e o livro de Mórmon, dá uma olhada no meu canal do Youtube, é Semeadora777. Acho que seria muito útil que seus seguidores do Blog tivessem acesso a isso em Português:
    http://www.youtube.com/results?search_query=levantando+o+v%C3%A9u+da+poligamia

    ResponderExcluir
  20. Rosaine

    O link que você postou aqui já está na minha lista de VÍDEOS.

    Obrigada por este material!!!

    Abs

    ResponderExcluir
  21. COMENTÁRIO MODERADO

    heberllima

    deixou um novo comentário sobre a sua postagem "JOSEPH SMITH - um profeta hermético

    ":

    Tipo, hoje são escritos jornais. Se eu escrever algo que entendi errado da doutrina. Daqui 500 anos alguém achar, poderá usar e dizer que era doutrina ensinada pela igreja? O simples fato de ser antigo ou da epóca não sup~~oes que seja verdade etc...? (coloco isso como pergunta). ...de onde voce teve acessos a esses materiais em ingles? eu quero ler os originais ?

    ResponderExcluir
  22. heberllima

    Como você mesma citou, aqui só uso livros DA IGREJA e jornais DA IGREJA.

    Naquela época, não existiam manuais, como hoje, para serem distribuídos para professores e alunos. A igreja, então, tinha jornais onde ela publicava as doutrinas e discursos do "profeta". Não cito jornais comuns a nõa ser que eles noticiem fatos que são negados pela igreja. Assim, é a história real, do que aconteceu naquela época, e a igreja falando outra coisa.

    Seria como todos os jornais do Brasil noticiarem que o Collor renunciou à Presidência da República e a igreja afirmar que ele foi retirado da presidêcia por impeachment. No que você acreditaria? Como provar que ele renunciou, a não ser por jornais da época?

    Espero ter respondido sua questão.

    Quanto aos livros, neste blog, há um ítem chamado LIVROS. Lá você econtrará o que deseja e o que uso.

    Abs

    ResponderExcluir
  23. Parabens pelo blog investigadora.Tenho a bíblia como única regra de fé,onde no livro de Apocalipse cap 22:18 diz " Se alguem lhe fizer qualquer acrescimo, Deus lhe acrescentará flagelos escritos nesse livro..." E para mim o livro de mórmons e qualquer outro adotado como regra de fé maior que o Santo livro de Deus, a bíblia, é apostasia. Quantos mórmons lêem a bíblia com tanta devoção quanto a esse outro livro que dizer ser sagrado? Deus tenha piedade dessas almas que no dia do julgamento, que será jugado Por Cristo, o único que está assentado ao lado do Pai!

    * saibam diferenciar livros para estudos, conhecimento,auto ajuda ou outro título que queiram dá com santidade que está unica e exclusivamente na Bíblia.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.