Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

JOSEPH SMITH - a violência do profeta


A VIOLÊNCIA DE JOSEPH SMITH


Enquanto muitos aceitam como verdade única apenas o que a igreja SUD decide publicar, muitos pesquisadores, com acesso à documentos exclusivos, tem descoberto facetas interessantes da história e dos personagens envolvidos.

Um deles, e sem dúvida, o mais contundente, é Joseph Smith. Atualmente, pode-se afirmar que o profeta Mórmon era claramente propenso à violência.

Enquanto o escritor mórmon John J. Stewart afirmou que Joseph Smith foi "talvez o mais homem mais cristão que viveu na Terra desde o próprio Jesus",  esta conclusão não é apoiada pela História de Joseph Smith:

"Eu não sou 'tão cristão' como muitos supõem que eu seja. Quando um homem tenta me subjugar como se eu fosse um cavalo, sinto-me disposto a chutá-lo e jogá-lo ao chão, e então subjugá-lo." (History of the Church, vol. 5, página 335)

Ao contrário do homem gentil e de fala mansa mostrado na Legacy, Joseph Smith foi sem dúvida um profeta briguento. Ele não gostava de lutar e provar sua força, mas às vezes ele chutava pessoas e feria a muitos.  


D. Michael Quinn observou-se que Smith foi um 
 
"presidente da igreja que agredia fisicamente os mórmons e não-Mórmons para insultá-los ..." (The Mormon Hierarchy: Origins of Power, 1994, pages 261-262)

Na data de 11 de março de 1843, encontramos esta passagem na História de Joseph Smith

Esporte de "puxar varas"

 "À noite, quando puxávamos varas, eu venci Justus A. Morse, o homem mais forte no ramo, com uma mão." (History of the Church, vol. 5, página 302).  







Dois dias depois foi registrado o seguinte: 

"Segunda-feira, 13 - Lutei com William Wall, o lutador mais experiente no ramo e eu o venci". (Ibid., 302)
 
Na data de 30 junho de 1843, encontramos o seguinte:

"Sinto-me forte como um gigante. Eu puxei varas com outros homens ao mesmo tempo, e eu derrubei com uma mão o homem mais forte que poderia existir. Então, dois homens tentaram, mas não conseguiram me vencer..." (Ibid., p. 466)


Sra. Mary Ettie V. Smith afirmou que:

"o Profeta Joseph Smith, um dia, quebrou a perna do meu irmão Howard, enquanto lutavam..." (Mormonism: Its Rise, Progress, And Present Condition, page 52)



John D. Lee relatou que um dia Joseph Smith e alguns de seus homens estavam lutando. Como era "o dia do sábado", Sidney Rigdon tentou interrompê-los. Joseph Smith, no entanto, 

"arrastou-o para dentro do círculo [da luta], sem chapéu, rasgou o elegante casaco de púlpito de Rigdon  do colarinho até a cintura. Então ele se virou para os rapazes e disse:

" 'Entrem [no círculo] meninos, e se divirtam'." (Confessions of John D. Lee, pages 76-78)

Jedediah M. Grant, um membro da Primeira Presidência de Brigham Young, falou sobre isso:
 
"O pastor Batista, que veio ver Joseph Smith .... o Batista estava diante dele, de braços cruzados e disse: 

" 'É possível que agora eu dê meu ponto de vista sobre o homem que tem conversado com o meu Salvador?'

" 'Sim', disse o profeta: 'Eu não sei, mas você decide. Você gostaria de lutar comigo?'

"Isso, veja, fez o sacerdote levar uma sova e cair direito no chão, e ele se tornou um perdedor na hora. Depois que ele rodopiou algumas vezes, como um pato com um tiro na cabeça, ele concluiu que a sua religiosidade tinha sido violentamente afetada... " (Journal of Discourses, vol. 3, pp. 66-67)

Embora isso possa ter parecido engraçado para o Presidente Grant, Joseph Smith tinha um temperamento violento que podia levar à violência física. Seu amigo Benjamin F. Johnson fez essa observação após a morte de Smith:
 
 
"Ainda, embora tão sociável e até amigável às vezes, ele não permitiria qualquer arrogância ou liberdade indevida. Críticas, até mesmo por seus associados, raramente eram aceitáveis. Oposições despertavam o leão que existia nele de uma vez. Ele não seria suplantado por nenhum de seus amigos....  

"Um ou outro dos seus companheiros, por mais de uma vez, e por imprudência deles, tinha sido protegido dos seus pés pela congregação.... 

"Ele violentamente golpeou seu irmão William...  

"Enquanto estávamos com ele em um humor fraternal, social e humor, por vezes, festivo, não podíamos então perceber plenamente a grandeza e a majestade de seu chamado." (Letter by Benjamin F. Johnson to Elder George S. Gibbs, 1903, as printed in The Testimony of Joseph Smith's Best Friend, pages 4-5).

Max Parkin, um escritor mórmon, referiu-se a um processo judicial contra Joseph Smith, em que Calvin Stoddard, cunhado de Joseph, declarou: 

"Smith, em seguida, aproximou-se e bateu na testa dele com a mão reta - o golpe o derrubou, e então Smith repetiu o golpe quatro ou cinco vezes, com muita força - isso o deixou cego - que Smith, mais tarde foi a ele e pediu o seu perdão ... " (Conflict at Kirtland, citing from the Painesville Telegraph, June 26, 1835)



Parkin também cita Luke S. Johnson, que serviu como apóstolo no início da Igreja mórmon, dizendo que, quando um ministro insultou Joseph Smith em Kirtland, Ohio, Smith:

" 'bateu nos [dois] ouvidos dele [ao mesmo tempo] com ambas as mãos, e virando seu rosto para a porta, chutou-o para a rua", pois faltava caridade naquele homem." (Ibid., p. 268)

Na História da Igreja, no ano de 1843, sabe-se de duas lutas que Joseph Smith tivera em Nauvoo:

"Josias Butterfield veio à minha casa e me insultou de forma tão ultrajante que eu o chutei para fora da casa, pelo quintal, até a rua." (History of the Church, vol. 5, página 316)

"Bagby me chamou de mentiroso, e pegou uma pedra para atirar em mim, isso enfureceu-me tanto que eu o segui e bati nele duas ou três vezes. Esquire Daniel H. Wells entrou  entre nós e conseguiu separar-nos .... Eu fui até o vereador Whitney ... ele aplicou uma multa, que eu paguei, e depois voltei para a reunião política". (Ibid., p. 524)

Em 13 de agosto de 1843, Joseph Smith admitiu que ele havia tentado sufocar Walter Bagby: 

"Eu encontrei-o, e ele usou de linguagem abusiva, pegando uma pedra para atirar em mim: eu o agarrei pelo pescoço para sufocá-lo". (Ibid., p. 531)

Depois que ele se tornou presidente da Igreja Mórmon, Brigham Young, comentou:

"Se vocês tivessem que lidar com o Profeta Joseph, vocês achariam que eu sou muito calmo.... Ele não suportaria o que eu tenho suportado e agiria como se fosse demolir todas as casas da cidade, e arrancar as árvores pelas suas raízes, se os homens se dirigissem à ele da mesma maneira que eles têm se dirigido à mim." (Journal of Discourses, vol. 8, p. 317-318) - figura abaixo.


Journal of Discourses, vol. 8, p. 317-318


Além de asfixiar, chutar as pessoas para fora das casas e da igreja, batendo-lhes na testa, nas duas orelhas, as evidências indicam que ele ameaçou a vida de algumas pessoas. Veja The Mormon Hierarchy, páginas 91-92.

Dr. Quinn relatou o seguinte acontecimento em 9 de junho de 1837, que terminou na corte de Chardon:

"Em um incidente sobre o qual o diário pessoal de Smith e história oficial são completamente omissos, ele foi absolvido em junho de 1837 de conspirar para o assassinato do 'anti-Mórmon' Newell Grandison. O silêncio pode ser devido ao fato de que as duas testemunhas de apoio do caso de Smith, ambos  apóstolos, reconheceram que o profeta discutiu com eles a possibilidade de matar Newell.

"O apóstolo Orson Hyde testemunhou que:

" 'Smith parecia muito animado e declarou que Newell deveria ser tirado do caminho, ou onde os corvos não poderia encontrá-lo. Ele disse que destruir Newell seria justificável aos olhos de Deus, e que essa era a vontade de Deus, etc'.  

"Hyde tentou ser útil, acrescentando que nunca tinha 'ouvido Smith usar uma linguagem similar antes'... 

"... O apóstolo S. Lucas Johnson reconheceu no tribunal que Smith havia dito:

" 'Se Newell ou qualquer outro homem dirigisse uma multidão contra ele, deveriam ser tirados do caminho, e seria o nosso dever fazê-lo.'

"No entanto, Johnson também afirmou

" 'Eu acredito que Smith é um homem de bom coração, humano'. 

"Quirendo ou não o Juiz concordar com a avaliação, o júri absolveu Smith porque não havia provas suficientes para sustentar a acusação de conspiração para cometer assassinato." (The Mormon Hierarchy, pages 91-92) 
 
Tensões em Kirtland levaram a um extraordinário esforço de intimidação dos líderes SUD para a justiça não-mórmon, em novembro de 1836. Setenta e um mórmons, liderados por Joseph Smith e outras autoridades em geral, assinaram um alerta de paz

"Saiam imediatamente de Kirtland." 

Uma dúzia dos que apoiavam Smith nessa causa, mais tarde uniram-se aos Danitas, em Missouri. John Whitmer era da opinião de que este evento foi o início das "combinações secretas" em Kirtland. (Ibid., p. 91)


Muitos podem arguir sobre estas situações, defendendo o comportamento de Joseph como sendo apenas"uma defesa". Mas perseguir alguém por fazer ameaça, bater em um pregador por não concordar com as mesmas coisas ou chutar pessoas para fora da congregação são atitudes de um homem que foi tocado e inspirado por Deus?

Interessante que estas atitudes são totalmente diferentes da forma como os como os atuais líderes mórmons agem.  

Por exemplo, desde outubro de 1993, a igreja excomunga estudiosos proeminentes e feministas que escreveram qualquer coisa que possa constranger a igreja. Os líderes, de fato, ter tomado uma posição inflexível contra aqueles que querem dizer a verdade nua e crua sobre a história da igreja e outras questões.  

Muitos estudiosos foram interrogados, e alguns foram excomungados ou desassociados da igreja. O expurgo continuou, e em dezembro de 1994, Brent Metcalfe, editor de novas abordagens para o Livro de Mórmon, foi excomungado por questionar a autenticidade do livro de Joseph Smith.



IR PARA SUMÁRIO
 
______________


Fontes:



CRISIS  AT  KIRTLAND  - chapter 4 - "A FIGHTING PROPHET"

19 comentários:

  1. Ainda bem que Joseph não sabia lutar karatê, Boxe, kung Fu, Jiu-Jitsu e Muai-Thai porque senão coitados desses homens.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Como diz o velho ditado: "Tem que rir para não chorar."
    Ótimo Post.

    ResponderExcluir
  2. Muita mentira, todas as referencias neste site são de fontes duvidosas, sou membro e nunca vi estas referencias ao Profeta Joseph Smith pelo contrario ele era uma pessoa mansa e bem humorado, que tinha preocupação pelo bem estar de seus irmãos, espero que a pessoa que postou estas mentiras possa ter coragem de encarar Deus no último dia e dizer que tudo isto é verdade!

    ResponderExcluir
  3. Josemilton

    History of the Church, Journal of Discourses.... espero que você tenha coragem de encarar seus líderes e dizer à eles que essas fontes são duvidosas....kkkkkkk

    Cada desinformado que aparece aqui, viu?

    Burrice não leva a lugar nenhum, meu caro. A não ser a vergonha pública!

    ResponderExcluir
  4. É provável que Joseph Smith sofria de transtorno bipolar, pois apresentava vários sintomas desta psicose como irritabilidade, idéias delirantes de grandeza, megalomania, comportamento impulsivo e agressivo, hipersexualidade, logorréia, taquipsiquismo, fuga de idéias, agressividade, desejo de relizar grandes feitos, etc. É fácil comprovar esses sintomas até mesmo em Doutrina e Convênios. Imagine uma pessoa assim sendo confrontada. Agride mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Nilde

    Concordo com você, que realmente havia algo errado.

    Discuto esse assunto um pouco mais neste post:

    http://investigacoessud.blogspot.com/2010/01/joseph-smith-mentalmente-doente.html

    Vale a pena dar uma olhadinha.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Investigadora, as correções e complementos do texto ficaram ótimos! Já editei o texto do meu blog.

    Obrigado pelo trabalho incansável. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Db

    Imagine.

    Juntamente com as traduções, estou revisando os primeiros postos, quando ainda nào tinha tanta experiência na tradução. Apesar do sentido ser basicamente o mesmo, nada como melhorar a gramática e sintaxe.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. percebi que até mesmo os que relatavam as lutas de smith não deixaram de enaltecer sua logaminidade e temperança. vejamos os antigos lideres espituais como os apostolos eles tambem se indignaram e reagiram a algumas provocações e preseguições. é só ler atentamente o novo testamento, é claro que isso não justifica aparentemente que alguem use de violencia com quem quer que seja, pode-se questionar o criador sobre o uso da violencia, e pelo que lee nos artigos postados aqui quase todos os adversarios de smthi não eram tão inocentes assim como na questão do velho testamento quando um profeta é chamado de calvo por crianças quando esse passava por eles, então a mando de deus um urso saiu e despedaçõu aquele grupo de meninos. até opovo comandado por josué foi instruido a dizima crinaças e mulheres na conquista da terra prometida, me parece que a violencia empregado por smith é nada comparada a esses relatos contidos na biblia. não quero me estender com esse assunto mais me parece muito mais justificado que deus como dono de toda a carne faça dela oque bem entender atraves de bichos ou homens.

    ResponderExcluir
  9. Rubio

    Isso só pode ser uma brincadeira...

    Acreditar em urso nessa região, em 40 e tantos meninos paradinhos sendo destroçados apenas por 2 ursos, sem nenhum tentar fugir...

    E vem aqui, depois dessas coisas pra defender Smith e sua violência gratuita. Esse povo tem mesmo senso de humor.

    ResponderExcluir
  10. Essas tentativas de tornar Joseph Smith um mortal como qualquer um é uma grande perda de tempo, pois na realidade, Joseph Smith ERA UM HOMEM COMUM !!!

    Um homem comum que foi chamado por Deus, mesmo sendo terreno, falho e imperfeito, para ser o profeta da restauração.

    Sou membro da Igreja SUD há 30 anos e tenho investigado todos os livros, sites e opiniões que eu consigo ter acesso, e só consegui achar 2 tipos: Os que o defendem e os que o odeiam. Trivial ! Pois o anjo Moroni disse justamente isso: "Que meu nome seria conhecido por bem ou por mal entre todas as nações, famílias e línguas, ou que seria citado por bom ou por mau entre todos os povos" (JS 2:33-34)

    Aprendi que Joseph Smith era um homem simpático, que adorava esportes e era um homem competitivo. Excelente escolha de Deus para restaurar Sua Igreja mais uma vez na Terra.

    A história da Igreja SUD está cheia de episódios onde Joseph Smith foi humilhado, cuspido, preso, ridicularizado e e ele não mecheu um só músculo.

    Aqueles que buscam sujar a imagem de Joseph Smith, esses também tem um perfil muito similar entre eles: Ex-membros que se aborreceram com a Igreja SUD e seus procedimentos, achando que são melhores que Jesus Cristo ou contrariando ordens e regras. Tiveram problemas com a castidade ou de outros tipos igualmente graves. Estão cheios de orgulho e passam a debochar daqueles que continuam no processo de aperfeiçoamento, considerando-os programados, com o cérebro lavado, subservientes e incapazes de tomar decisões por sí próprios, ou seja, um desrespeito com o próximo.

    Esse negócio de "acesso a documentos exclusivos" é estorinha ! Com o advento da Internet, já não é possível "amarrar cachorro com linguiça" !

    Engraçado que os anti-mórmons afirmaram que quando a Internet se tornasse popular, a Igreja SUD fecharia as portas...

    felizmente os pesquisadores

    Usam de mentiras e meias verdades para disseminar seu ódio e escárnio pela Igreja SUD

    ResponderExcluir
  11. Marcelo Carioca

    A postagem é justamente para dizer que Joseph Smith era um homem comum. Diferente do que a grande maioria dos SUDs acreditam – que ele era um semi-deus aqui na terra – ele tinha seus defeitos. Mas veja as respostas e perceberá que ninguém da sua igreja aceita isso.

    Quanto a Smith nunca ter reagido, ele fugiu de todas as prisões ou voz de prisão que recebeu. Fugiu até mesmo dos próprios mórmons, após levá-los a banca rota com o banco fraudulento que fundou, o Kirtland Safety Society. Ele também quase foi emasculado e recebeu piche e penas, assim como Rigdon, por motivos bem específicos. Caso tenha dúvidas, veja em

    Mas você deve conhecer bem estas histórias, pois nenhuma delas é escondida. Ou você conhece apenas a versão atenuada e florida da igreja? E nem venha dizer que há apenas uma versão.. assim como não há apenas uma versão da primeira visão e de tantas outras doutrinas e histórias da igreja.

    Falta de respeito é os mórmons, como você, que já deixaram comentários muito desagradáveis neste blog, e continuarem a ser mal educados e grosseiros, julgando e dizendo que “Tiveram problemas com a castidade ou de outros tipos igualmente graves. Estão cheios de orgulho e passam a debochar daqueles que continuam no processo de aperfeiçoamento”. Idiotices como estas só são válidas na cabecinha de quem as fala.

    E seria muito interessante você dizer onde eu afirmei ter acesso a documentos exclusivos. Mais uma distorção sua, já que quase todo texto aqui é TRADUÇÃO, inclusive com os links de onde foi traduzido. Que feio escrever besteiras assim, não?

    Bom, não vou encompridar essa história com você. Eu conheço muito bem pessoas assim, que AMAM uma briga, adoram discutir sem fundamentos, sem conhecimento, e distorcendo absolutamente tudo que é escrito. Encontra outro para brigar, aqui você não terá mais espaço. Até você escrever algum alrgumento de forma educada. Daí sim. E se você quiser seu direito de se expressar, faça como eu: crie um blog para falar mal dos “anti-mórmons” (como você, pejorativamente, adora se expressar em relação a quem não abaixa a cabeça e segue a igreja como uma ovelha).

    Boa sorte na sua opção de vida delirante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que os relatos aqui descritos sejam verdadeiros, a Igreja SUD deixaria de ser verdadeira porque? Joseph Smith deixaria de ser profeta porquê? Todas as pessoas tem qualidades e defeitos, se formos julgar cada uma só por seus defeitos então ninguém presta. Jesus Cristo foi o único que fez uma obra perfeita, pois ele era e é perfeito. No entanto, os demais servos de Deus não.

      Excluir
    2. Marcos

      Se todos os relatos aqui forem verdadeiros - e o são - a igreja SUD é a mais falsa e dissimulada que eu já conheci. Só isso.

      Sua questão nem merecia resposta, mas o nível intelectual demonstrado é tão absurdo que decidi postar esse comentário!

      Um pouco de lógica não faz mal a ninguém!

      Excluir
    3. Se a Igreja SUD é tão falsa e dissimulada como você diz, então porque você usa documentos oficiais da Igreja como O History of the Church e o Journal of Discurses? Se eu não fosse membro, eu não consultaria documentos de uma Igreja que só mente e tão pouco os divulgaria e os usaria para justificar minha opinião assim como você o fez em relação ao texto "A violência de Joseph Smith", afinal esses documentos não seriam nenhum pouco confiáveis. E porque você citou a página 335,que é pequena, de forma incompleta?

      Segue a citação completa da página 335:"Eu não sou 'tão cristão' como muitos supõem que eu seja. Quando um homem tenta me subjugar como se eu fosse um cavalo, sinto-me disposto a chutá-lo e jogá-lo ao chão, e então subjugá-lo.Como Davi fez e como fez Josué.Minha única arma é minha língua.Eu não iria comprar um imóvel no território de Iowa: Eu considero inclinar-me a aceitá-lo como um dom(History of the Church, vol. 5, página 335)".

      Ela está incompleta, segue-se o original:

      Excluir
    4. Marcos

      Por que eu uso os próprios livros da igreja para mostrar como a história e as doutrinas tem mudado com o tempo?

      Bom, como você parece ser tão racional, vou deixá-lo raciocinando sobre esse assunto até que chegue a uma resposta razoável!

      E eu citei apenas a parte que interessava. O restante que você traduziu não mudou ou acrescentou em nada a declaração, você não percebe isso?

      Afe!

      Excluir
  12. É muito gostoso ver o show de ódio que os Mórmons protagonizam. Eles são podres.

    ResponderExcluir
  13. Lucas Dias

    Eles seguem o profeta, seguem o profeta, seguem o profeta.... e são tão agressivos quanto o profeta que seguem.

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Marcelo Carioca abra teus olhos malandro! tudo que é publicado aqui pela investigadora é fonte da própria igreja, o ditado é certo "o pior cego é aquele que não quer ver".

    ResponderExcluir
  15. Rubio a palavra Deus se escreve com D maiusculo....

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.