Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

terça-feira, 18 de maio de 2010

A MORTE DE SMITH - Incidentes que levaram ao evento

Incidentes que levaram ao evento


Várias pessoas desapontadas com Smith associaram-se em Nauvoo e Hancock County, Illinois, para publicarem um jornal chamado Nauvoo Expositor. Sua primeira e única tiragem foi publicada e, 7 de junho de 1844. [1]

Alguns desses sócios alegaram que Smith tentara casar-se com suas esposas. Cerca de oito das esposas de Smith também estavam casadas com outros homens quando se casaram com Smith (quatro eram homens mormons bem situados, que em alguns casos foram testemunhas do casamento de Smith com suas esposas). 

Tipicamente, estas mulheres continuaram vivendo com o primeiro marido, e não com Smith. Algumas dizem que Joseph Smith teve relações sexuais com suas esposas, e uma delas, mais tarde, afirmou que ele era pai de crianças de um ou duas de suas esposas [2].

A maior parte do jornal foi dedicada a 3 críticas principais a Smith:

- Smith, uma vez sendo o verdadeiro profeta, havia caído defendendo a poligamia, exaltação e outras doutrinas controversas;

- Smith, como prefeito de Nauvoo e presidente da igreja possuia muito poder, que foi posteriormente consolidado pelo grande número de mormons nas cortes de como conselheiros da cidade, que pretendia estabelecer a teocracia através do Conselho dos Cinquenta; e

- Smith havia corrompido algumas mulheres forçando, coagindo ou introduzindo-as ao casamento plural.

Em resposta ao ultrage público gerado pelo jornal, os conselheiros da cidade de Nauvoo, todos SUDs, aprovaram uma declaração dizendo que o jornal era uma ofensa pública, feito para promover a violência contra Smith e seus seguidores.

Eles chegaram à essa decisão após longa discussão, incluindo a citação da obra legal de William Blackstone, que inclui a difamação pela imprensa como uma ofensa pública.

De acordo com as minutas dos conselheiros da cidade, Smith disse:

“.. prefiro morrer amanhã e esmagar isso, do que viver e continuar com isso, pois excita o espírito de oclocracia (semelhante à um anarquismo com uso de força bruta – NT) entre as pessoas, trazendo morte e destruição sobre nós.”[3]

Sob esta nova ordenança dos conselheiros da cidade, Smith, como prefeito de Nauvoo, junto aos conselheiros da cidade, ordenou que a milícia da cidade destruísse o jornal e a tipografia em 10 de junho de 1844. De acordo com a milícia da cidade, a destruição da tipografia foi ordenada e pacífica (?).

Entretanto, Charles A. Foster, um co-editor do Expositor, declarou em 12 de junho que, além da destruição da tipografia, um grupo que ele chamou de “várias centenas de civis... danificaram também a estrutura do prédio”.[4]

Assim, Smith ele violou o direito da imprensa. Alguns processaram legalmente Smith pela destruição da tipografia, incluindo processos por incitar baderna e traição.

Mandados de fora de Nauvoo foram feitos contra Smith e indeferidos nos tribunais de Nauvoo com habeas corpus. Smith declarou a lei marcial em 18 de junho [5], e chamou a Legião de Nauvoo, uma milícia organizada da cidade, com cerca de 5.000 homens [6], para proteger Nauvoo contra a violência de fora da cidade [5].

 


  IR PARA SUMÁRIO 

 ____________

Notas:

 

1 -  Smith Jr., Joseph; manuscript by Willard Richards, George A. Smith and their assistants as finished in 1858. Roberts, Brigham Henry. ed.
 History of the Church of Jesus Christ of Latter-day Saints. 6 e 7. Salt Lake City, Utah: Deseret Book Company. pp. Vol 6 pp. 430–432, 549 & 520, Vol 7& pp. 103 c. Volume = 6 pp. 620 620 Paragraph 5. http://byustudies.byu.edu/hc/hcpgs/hc.aspx. Retrieved 15 June 2009.  Provided by BYU Studies. Published in book form in 1902.
4- Tanner, 1981, Chapter 17, "Joseph Smith". The Changing World of Mormonism. http://www.utlm.org/onlinebooks/changech17.htm. Retrieved August 22, 2005. 
5 - Firmage, Edwin Brown; Richard Collin Mangrum (2001). Zion in the courts. University of Illinois: University of Illinois Press. pp. 114 & 115 of 430 pages. ISBN 0252069803. http://books.google.com/books?id=9AimifP2a-4C&printsec=frontcover&dq=Zion+in+the+courts#PPA114,M1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.