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segunda-feira, 2 de agosto de 2010

FACSÍMILE No. 1

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FACSÍMILE No. 1 – significados

 

Traduzido e adaptado de MormonThink e 20 Truths About Mormonism

 

Joseph Smith deu explicações para os12 elementos contidos nesta imagem. Porém, de acordo com as interpretações dos egiptologistas não mórmons, estas declarações são incorretas.  



Veja as comparações abaixo e a figura:



Figura
Explicação de Joseph Smith [1]
Explicação de egiptólogos (citações de Deveria 1860) [2][3][4][5][6]
1
O anjo do Senhor.
"A alma de Osiris (que deveria ter uma cabeça humana)"
2
Abraão amarrado sobre um altar.
"Osiris voltando à vida em seu sofá, que tem o formato de leão"
3
O sacerdote idólatra de Elquena tentando oferecer Abraão em sacrifício.

"O deus Anubis (que deveria ter uma cabeça de chacal) efetuando a ressurreição de Osiris"
4
 O altar de sacrifício dos sacerdotes idólatras diante dos deuses de Elquena, Libna, Mamacra, Corás e Faraó.
"A cama funerária de Osiris"
5
O deus idólatra de Elquena.
Jarro Canópico retratando Qebehsenuf com uma cabeça de falcão – um dos quatro filhos de Horus
6
O deus idólatra de Libna.
Jarro Canópico retratando Duamutef com uma cabeça de chacal – um dos quatro filhos de Hórus
7
O deus idólatra de Mamacra.
Jarro Canópico retratando Hapy com uma cabeça de macaco - um dos quatro filhos de Hórus
8
O deus idólatra de Corás.
Jarro Canópico retratando Imsety com uma cabeça humana - um dos quatro filhos de Hórus
9
 O deus idólatra do Faraó.
"O crocodilo sagrado, símbolo do deus Sedet"
10
Abraão no Egito.
"Altar rodeado de oferendas"
11
Desenhado para representar os pilares do céu, como os entendiam os egípcios.
"Um ornamento peculiar da arte egípcia"
12
Rauqueeian, que significa expansão, ou seja, o firmamento sobre nossa cabeça; mas neste caso, em relação a este assunto, os egípcios davam-lhe o sentido de Saumau, estar no alto, ou seja, os céus, que corresponde à palavra hebraica Saumaieem.

"Representação habitual do solo nas pinturas egípcias (a palavra  Shauman não é egípcia, e a palavra hebraica está mal escrita)"


Mesmo quando o papiro original ainda não havia sido descoberto, Lythgoe fez sua avaliação e notou problemas com certos aspectos do Facsímile. Por exemplo, Lythgoe salientou que o que Joseph interpretara como um sacerdote corrupto tentando sacrificar Abraão era, de fato, Anúbis:
"... O deus Anúbis, curvado sobre a múmia, está representado como um humano normal e com uma cabeça estranhamente não-egípcia, ao invés da cabeça de um chacal. E uma faca desenhada na mão desse deus". (The New York Times Magazine, dezembro, 1912).

Isto ecoou das observações de Deveria meio século antes, que também observou que, para o pássaro do Facsímile n º 1 representar corretamente a alma de Osíris, "deveria ter uma cabeça humana."
 
De acordo com as declarações feitas por Richard A. Parker, professor de Egiptologia e presidente do Departamento de Egiptologia da Brown University, no Dialogue: A Journal of Mormon Thought, Vol. 3, no. 2, Summer 1968, p. 86, lemos:


"Este é um cenário bem conhecido dos mistérios de Osíris, com Anubis, o deus com cabeça de chacal, na esquerda, ministrando o morto Osiris no esquife. A restauração à lápis está incorreta. Anúbis deveria ter a cabeça de chacal.







Cena semelhante em um sarcófago de madeira, cerca de 400BC. Foto tirada por andrevanb.


“O braço esquerdo de Osíris está, na realidade ao seu lado. A aparente mão erguida é parte da asa de um pássaro que segundo está pairando sobre o falo ereto de Osíris (parte rasgada). 


Acima, "restauração" de Joseph Smith. Abaixo, representação real da cena.


“O segundo pássaro é Isis e ela está magicamente grávida de Osiris morto e depois dá à luz a Hórus, que vinga o pai e assume a sua herança. O pássaro completo representa Néftis, irmã de Osíris e Ísis. 







“Sob o caixão estão os quatro vasos canópicos com cabeças representativas dos quatro filhos de Hórus: Imseti com cabeça humana, Hapy com cabeça de babuíno, Duanutef com cabeça de chacal e Kebehsenuf com cabeça de falcão. Os hieróglifos referem-se ao enterro, etc ...."


Vasos de vísceras (Canópicos) no Royal Ontario Museum (ROM) em Toronto. Na descrição abaixo dos vasos lê-se: "Egito, cerca de 600 aC. Os antigos egípcios mumificavam os órgãos internos do corpo e os colocavam em um conjunto de quatro vasos. As tampas dos vasos representam os quatro 'filhos de Hórus, deuses que protegiam.. os órgãos vitais preciosos da pessoa morta'."

As declarações feitas por Klaus Baer, professor adjunto de egiptologia no University of Chicago's Oriental Institute in the Dialogue: A Journal of Mormon Thought, Autumn 1968, pp. 118-119 :

"A vinheta no papiro de JS I é raro, mas existem paralelos nas paredes do templo Ptolemaico do Egito, sendo a mais próxima das cenas nas capelas de Osiris, no telhado do templo de Dendera.


Relevos de parede encontrados no Complexo do Templo de Dendera Hathor, no Qena, Egito, representando a ressurreição de Osíris.


“A vinheta mostra a ressurreição de Osiris (que é também o falecido proprietário do papiro) e a concepção de Hórus. Osiris (2) é representado como um homem em um sofá-leão (4) recebido por Anubis (3), o deus com cabeça de chacal, que garantia a ressurreição e a existência no futuro dos mortos e embalsamados.

“Abaixo do sofá estão os vasos canópicos para os órgãos internos embalsamados. As tampas são os quatro filhos de Hórus, da esquerda para a direita Imset (8), Hapi (7), Qebeh senuwef- (6), e Duwa-mutef (5), que protegem o fígado, pulmões, intestinos e estômago, respectivamente. Na cabeça do sofá há uma pequena mesa para oferendas (10) com um jarro e algumas flores sobre ela e dois vasos maiores ao lado. A alma de Osíris (1) está pairando sobre sua cabeça.

A cama Funerária de Herty (frente).Note as cabeças de leão perto do topo de cada perna.


“As versões do mito de Osíris diferem ao dizer como Seth eliminou Osiris após assassiná-lo, mas acreditava-se que Osiris fora cortado em pequenos pedaços, que se espalharam pelo Nilo, incubindo à Isis a tarefa de pescar para e montar os pedaços de seu irmão e marido, para que ele pudesse ser ressuscitado e gerar Hórus. Assim, ela foi ajudada por Hórus em forma de um crocodilo, que é representado na água (os zigue-zagues) abaixo da vinheta (9). Abaixo há um padrão decorativo derivado da fachada de um palácio egípcio.

“Existem alguns problemas sobre como restaurar as partes perdidas do corpo de Osíris. Ele estava quase certamente representado mostrando o pênis ereto, pronto para gerar Hórus, como em muitas outras cenas em Dendera.  

"Não conheço nenhuma representações de Osiris em um sofá com as duas mãos na frente de seu rosto. Seria de esperar que apenas uma mão estivesse na frente do rosto, enquanto a outra estivesse ou por baixo do corpo (impossível no P. JS I) ou segurando seu falo. E seria difícil evitar a sugestão do professor Richard A. Parker que, o que se parece ser a mão elevada de Osíris é realmente a representação da asa de  Isis como um falcão, pairando no ato da cópula".

Detalhe de uma cena que ilustra a ressurreição de Osíris. Aqui estão retratados as deusas Nepthys à esquerda e a deusa Ísis à direita. Ambas fazem gestos com as mãos para ajudar no fortalecimento de Osíris. Às vezes, Ísis é representada como um falcão.


Ísis representada como um falcão.



Egyptology.com mostra a mesma cena do Templo de Isis em Philae, que capta várias fases da morte de Osíris e sua ressurreição. Note a cena no canto inferior direito, com Anúbis realizando o embalsamento de Osíris no sofá de leão. No canto inferior esquerdo, vemos os quatro vasos canópicos embaixo do sofá de leão, sobre o qual está Osiris. Logo acima da cena, vemos a ressurreição de Osiris por Isis e Néftis, e as pernas de Osíris estão em posição semelhante ào do fac-símile 1. 

Images After H. Rosellini, Monumenti dell'Egitto e della Nubia, Vol. III (Pisa, 1844), Pl. XXIII.


________________
Notas:

1 - "Mediation and Atonement". Fundamentalist Church of Jesus Christ of Latter-day Saints. http://www.fldstruth.com/sysmenu.php?MParent=ARTICLES&MIndex=87&SParentID=60. Retrieved 2010-04-22.

 
3 -  Facsimile No. 1, http://scriptures.lds.org/abr/fac_1 , retrieved 2006-08-07 
4 - Explanations in this table are based on the observations of Egyptologists Theodule Deveria, Michael Rhodes, John Gee, Parker, and Sir E. A. Wallis Budge as indicated in the subsequent references.
5 - Stenhouse 1878, pp. 510–519

6 - Parker 1968, p. 864


Um comentário:

  1. O Pessoal não gosta de egiptologia?
    Cade os suds e seus comentarios? hahahahahah
    Ah! me descupe, tava esquecendo,o que rola entre os suds é só "sentimentos".Bem,eu também sinto ainda algumas coisas,mas essas coisas chamam se ,enganação ,manipulação, traição.. é assim que eu me sinto.Mas tudo bem,tudo passa...
    O importante é que a escama está sendo tirada de meus olhos...
    Até mais

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