Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

POLIGAMIA - O MANIFESTO

O MANIFESTO
Os membros da igreja mórmon praticaram a poligamia, oficialmente, entre 1843-1890. Esta prática cessou porque Wilford Woodruff, o presidente da igreja na época, teve uma suposta revelação em que a prática da poligamia divina  deveria ser interrompida.  
Críticos dizem ser uma coincidência inaceitável que Woodruff tenha recebido uma revelação para a extinção da poligamia ao mesmo tempo em que o governo perseguia polígamos.  
O Ato Edmunds, que foi aprovado em 1882, permitia ao Governo processar qualquer um que participasse da poligamia ou de "coabitação ilícita". Os mórmons ignoraram essa lei, especialmente por estarem extremamente isolados geograficamente.
John Taylor, o terceiro presidente da igreja, precisou manter-se foragido, pois havia um mandado de prisão contra ele por poligamia, em 1885. Após um ano foragido, o presidente SUD Taylor mostrou desafiar  a lei do governo ao casar-se com uma moça de 26 anos de idade, enquanto ele estava com seus 78 anos!  
O Governo estava inquieto com a rebelião dos SUDs, e aprovou o Ato Bill Edmunds-Tucker, em 1887. Este ato permitiria que os bens da igreja e dos praticantes da poligamia fossem confiscados. Assim, certamente a igreja seria levada à falência por suas práticas de poligamia.  
Em 1890, o Governo conseguiu apreender alguns bens da igreja. Neste ponto, o quarto presidente, Woodruff, viu que o Reino de Deus não teria escolha senão se render às exigências de Washington.
Abaixo, segue o Primeiro Manifesto, onde oficialmente os casamentos poligamos seriam extintos. Veja no site oficial da igreja SUD AQUI.
DECLARAÇÃO OFICIAL—1 
A Quem Interessar Possa:
 
Notícias da imprensa, provenientes de Salt Lake City foram amplamente divulgadas com propósitos políticos, declarando que a Comissão de Utah, em seu recente relatório ao Ministro do Interior, alega que ainda se realizam casamentos plurais e que quarenta ou mais casamentos dessa ordem foram celebrados em Utah desde junho passado ou durante o último ano; e também que em discursos públicos os líderes da Igreja ensinaram, incentivaram e estimularam a continuação da prática da poligamia— 
Eu, portanto, como presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pela presente e da maneira mais solene declaro serem falsas tais acusações. Nós não estamos ensinando poligamia, ou seja, casamento plural, nem permitindo que qualquer pessoa adote tal prática; e nego que quarenta ou qualquer outro número de casamentos plurais tenham sido celebrados durante esse período em nossos templos ou em qualquer outro lugar do Território. 
Relatou-se um caso em que as partes declaram ter sido o casamento realizado na Casa de Investiduras, em Salt Lake City na primavera de 1889, mas não consegui descobrir quem realizou a cerimônia; o que quer que tenha sido feito nesta questão, foi sem meu conhecimento. Em consequência dessa alegada ocorrência, a Casa de Investiduras foi, por ordem minha, demolida sem demora. 
Sendo que o Congresso promulgou leis proibindo o casamento plural, leis essas que foram pronunciadas constitucionais pelo tribunal de última instância, eu aqui declaro minha intenção de submeter-me a essas leis e de usar minha influência junto aos membros da Igreja que presido, para que eles façam o mesmo. 
Nada há em meus ensinamentos à Igreja nem nos de meus companheiros, durante o tempo especificado, que se possa razoavelmente interpretar como imposição da poligamia ou estímulo a ela; e quando algum élder da igreja usou palavras que pareciam transmitir tal ensinamento, foi prontamente repreendido. E agora declaro publicamente que meu conselho aos santos dos últimos dias é que se abstenham de celebrar casamentos proibidos pelas leis do país. 
Wilford Woodruff Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias 
O Presidente Lorenzo Snow apresentou o seguinte: 
“Reconhecendo Wilford Woodruff como Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e atualmente o único homem na Terra a possuir as chaves das ordenanças de selamento, proponho que o consideremos plenamente autorizado, em virtude de sua posição, a expedir o Manifesto que foi lido em nossa presença, datado de 24 de setembro de 1890; e que, como igreja reunida em Conferência Geral, aceitemos sua declaração concernente aos casamentos plurais como oficial e obrigatória.” 
O Voto para apoiar a moção foi unânime. 
Salt Lake City, Utah, 6 de outubro de 1890.
TRECHOS DE TRÊS DISCURSOS DO PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF A RESPEITO DO MANIFESTO
O Senhor jamais permitirá que eu ou qualquer outro homem que presida esta Igreja vos desvie do caminho verdadeiro. Isso não faz parte do plano. não é a intenção de Deus. Se eu tentasse fazê-lo, o Senhor me afastaria de meu lugar, o mesmo acontecendo com qualquer outro que tentasse afastar os filhos dos homens dos oráculos de Deus e de seus deveres. (Sexagésima Primeira Conferência Geral Semestral da Igreja, segunda-feira, 6 de outubro de 1890, Salt Lake city, Utah. Publicado no Deseret Evening news, 11 de outubro de 1890, p. 2.) 
Não importa quem viva ou quem morra, ou quem seja chamado para conduzir esta Igreja—eles têm que conduzi-la pela inspiração do Deus Todo-Poderoso. Se assim não fizerem, de forma alguma o conseguirão. (...) 
Ultimamente tenho recebido algumas revelações, que considero muito importantes, e relatar-vos-ei o que o Senhor me disse. Consideremos o que chamamos de manifesto. (...) 
O Senhor pediu-me que fizesse uma pergunta aos santos dos últimos dias, afirmando também que, se acatarem o que eu lhes disser e responderem, pelo Espírito e poder de Deus, à pergunta feita a eles, todos responderão da mesma forma e todos crerão da mesma forma em relação a este assunto. 
A Pergunta é: Qual o melhor caminho a ser seguido pelos santos dos últimos dias — continuar tentando a prática do casamento plural, contrariando as leis do país e enfrentando a oposição de sessenta milhões de pessoas, sofrendo o confisco e perda de todos os templos e a interrupção de todas as ordenanças neles realizadas tanto para os vivos como para os mortos, além da prisão da Primeira Presidência e dos Doze, bem como de chefes de família da Igreja, e também o confisco de propriedades particulares dos membros (o que acarretaria a interrupção dessa prática); ou, então, após fazer e sofrer o que fizemos e sofremos por termos aderido a esse princípio, abandonar tal prática e submeter-nos à lei, dessa forma permitindo que os Profetas, Apóstolos e pais de família permaneçam em seus lares, de modo a poderem instruir o povo e cuidar dos assuntos da Igreja, deixando também os templos nas mãos dos santos a fim de realizarem as ordenanças do Evangelho tanto para os vivos como para os mortos? 
O Senhor mostrou-me, por meio de visão e revelação, exatamente o que ocorreria se não abandonássemos essa prática. Se não a tivéssemos abandonado, esses homens do Templo de Logan (...) não teriam qualquer utilidade; pois as ordenanças seriam interrompidas em toda a terra de Sião. Reinaria confusão em Israel e muitos homens seriam encarcerados. O problema afetaria toda a Igreja e seríamos obrigados a abandonar a prática. A pergunta agora é se essa prática deveria ser interrompida dessa forma ou da forma que o senhor nos manifestou, deixando livres nossos Profetas e Apóstolos, bem como os pais de família, e deixando os templos nas mãos do povo para que os mortos sejam redimidos. Muitos já foram libertados da prisão do mundo espiritual por este povo; e o trabalho deve continuar ou parar? Esta é a pergunta que faço aos santos dos últimos dias. Tendes que julgar por vós mesmos. Desejo que respondais por vós mesmos. Não responderei a ela; mas digo-vos que essa seria exatamente a situação em que nós, como povo, nos encontraríamos, caso não tivéssemos agido como agimos. 
(...) Vi exatamente o que aconteceria se algo não tivesse sido feito. Venho sentindo esse espírito há muito tempo. Desejo, porém, dizer-vos isto: Eu teria deixado que os templos nos escapassem das mãos; teria ido eu próprio para a prisão e permitido que isso acontecesse a muitos de vós, não tivesse o Deus do céu me ordenado fazer o que fiz; e quando chegou a hora em que isso me foi ordenado, tudo ficou claro para mim. Dirigi-me ao Senhor e escrevi o que Ele ordenou que eu escrevesse. (...) 
Deixo-vos isto para que pondereis a respeito. O Senhor está trabalhando conosco. (Conferência da Estaca Cache, Logan, Utah, domingo, 1º de novembro de 1891. Publicado no Deseret Weekly, 14 de novembro de 1891.) 
Agora vos direi o que me foi manifestado e a participação do Filho de Deus nisto. (...) Tudo isso teria sucedido, assim como o Deus Todo-Poderoso vive, caso o manifesto não tivesse sido dado. Portanto o Filho de Deus sentiu que isto deveria ser apresentado à Igreja e ao mundo para propósitos que Ele conhecia. O Senhor decretara o estabelecimento de Sião. Decretara a conclusão deste templo. Decretara que a salvação dos vivos e dos mortos fosse oferecida nestes vales entre as montanhas. E o Deus Todo-Poderoso decretou que o Diabo não frustraria isso. Se o compreenderdes, aí está a chave. (De um discurso proferido na sexta sessão dedicatória do Templo de Salt Lake, abril de 1893. Transcrição dos Serviços Dedicatórios, Arquivos, Departamento Histórico da Igreja, Salt Lake City, Utah.)
Comentários:
1 - Woodruff mentiu ao afirmar que "Nós não estamos ensinando poligamia" ou que casamentos polígamos não estavam sendo realizados. Estes argumentos estão discutidos AQUI.
2 - Quanto aos trechos dos discursos de Woodruff, há pontos interessantes a serem notados:
A - Ao afirmar que:
"O Senhor jamais permitirá que eu ou qualquer outro homem que presida esta Igreja vos desvie do caminho verdadeiro."
vários membros da igreja já estavam presos por causa da poligamia.
B - Woodruff desafia os membros da igreja com tal frase:
"O Senhor pediu-me que fizesse uma pergunta aos santos dos últimos dias, afirmando também que, se acatarem o que eu lhes disser e responderem, pelo Espírito e poder de Deus, à pergunta feita a eles, todos responderão da mesma forma e todos crerão da mesma forma em relação a este assunto." 
Ao usar esse recurso de retórica, o presidente dirciona a opção e pensamento dos membros da igreja. Afinal, quem teria coragem de responder de forma distitna daquela que Deus espera?
C - Ao colocar a situação de forma bem clara: 
"A Pergunta é: Qual o melhor caminho a ser seguido pelos santos dos últimos dias — continuar tentando a prática do casamento plural, contrariando as leis do país ...sofrendo o confisco e perda de todos os templos...prisão da Primeira Presidência e dos Doze, bem como de chefes de família da Igreja, e também o confisco de propriedades particulares dos membros...ou, então...abandonar tal prática...permitindo que os Profetas, Apóstolos e pais de família permaneçam em seus lares... "
O maior questionamento, no caso, é: como um Deus onisciente, que já saberia de antemão as consequências de um mandamento contrário às leis dos homens, obrigaria (sim, obrigaria, pois era um mandamento) seus filhos a seguirem tal prática?
Por que antes foi profetizado que ninguém entraria no reino de Deus se não praticasse a poligamia, e esta profecia foi posteriormente revogada?
A resposta é óbvia.
E, de fato, é no mínimo interessante que Woodruff apenas viu o que aconteceria aos SUDs, se continuassem praticando a poligamia, quando parte dos bens da igreja foram confiscados.

10 comentários:

  1. Brigham Young:
    "Os únicos homens que se tornam Deuses, até mesmo os Filhos de Deus, são os que praticam poligamia". (Journal of Discourses, vol. 11, pág. 269, (19 de agosto de 1866).)

    Como é que os mórmons tem a esperança de se tornarem deuses?

    Para mim os verdadeiros mórmons são os fundamentalistas.
    Eles ainda praticam a poligamia.
    Eu estou acreditando que daqui há uns 30 anos o "deus" mórmon mudará de ideia e dará o Sacerdócio para as mulheres.

    Vou te fazer uma pergunta:
    Muitos dizem que ainda tem mórmons até mesmo em Utah que fazem isso.
    Será que ainda tem gente que pratica isso?

    ResponderExcluir
  2. Júlio

    Hoje eu não duvido de mais nada.

    Já soube de um caso onde um bispo da igreja mórmon começou a pagar terapia para a moça que trabalhava na casa dele. Na realidade, era uma mocinha do interior do nordeste e trazida para a cidade grande com promessas de estudo, de frequentar a igreja, etc.

    Mas.... tudo indica que ela era a segunda esposa desse bispo. E nào, não é da igreja Fundamentalista. É da SUD mesmo.

    Portanto, creio que ainda existam aqueles que praticam a "poligamia", mas na realidade é comcumbinato, pois o segundo casamento nõa é legal.

    Certamente a igreja nào está a par desses casos, e nào aceita que os membros vivam nesse tipo de relacionamento.

    Mas não duvide de nada....

    ResponderExcluir
  3. Eu vi num vídeo que fala que possivelmente em Utah tem polígamos mas, tudo por debaixo dos panos.
    E aqui na minha antigo Ramo tem um irmão que estava traindo a esposa com outra mulher.
    Pior que essa mulher é da Igreja.
    Essa é a herança de Joseph Smith e Brigham Young.

    Abs..

    ResponderExcluir
  4. Julio

    Essas coisas não conseguirão ser provadas, porque quem faz isso realmente esconde até mesmo da igreja. Mas ainda acreditam nas ínúmeras citações sobre a divindade da poligamia.

    E como os mórmons afirmam que todo homem terá um harém à seu dispor no mundo celestial, alguns, SEM O CONSENTIMENTO DA IGREJA, acham que praticar a poligamia é sagrado. E o fazem, com certeza!

    Quanto à traição... tem em todo lugar, em qualquer religiào. Isso é uma questão de valores pessoais, e não espirituais. Quero dizer, isso se traz de berço.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Sim.
    Má índole tem em várias religiões.
    E sobre serem deuses.
    Estava estudando alguns dias a trás os versículos da Bíblia que eles tentam provar isso e vi que é tudo má interpretação deles.
    Depois eu posto um comentário sobre isso.
    Abs...

    ResponderExcluir
  6. Júlio

    Seu comentário será muito bem vndo.

    Obrigada.


    Abs

    ResponderExcluir
  7. Investigadora

    Estarei criando um blog sobre as doutrinas bíblicas absurdas que são refutadas segundo a Bíblia.

    Tem muita coisa absurda.
    Tem até a Refutação dos negros serem amaldoçoados por causa de Caim.

    Vou criar em dezembro.

    Abs...

    ResponderExcluir
  8. Otimo, Júlio!

    Quando o fizer, coloque o link aqui.

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Esse é o blog.
    http://refutando-o-mormonismo-com-a-biblia.blogspot.com/

    Se vc quiser comentar alguma coisa seu comentário será bem vindo.
    Ainda tenho muito trabalho mas já comecei.
    De Apocalípse a Genesis tem muito chão.
    Abs...

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, júlio

    Estou seguindo o seu blog e ele também está na minha lista de blogs.

    Sugiro que você coloque um contador (o RevolverMaps é interessante porque mostra de onde as pessoas estão acessando seu blog).

    Parabéns novamente! E se precisar de algum post deste blog, fique à vontade. Apenas cite que você o retirou daqui, ok?

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.