Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

DOUTRINAS ESTRANHAS - O espiritismo

 O ESPIRITISMO E A IGREJA SUD

Existe alguma relação entre as doutrinas mórmons e as doutrinas das religiões espíritas?

A resposta é SIM. A seguir, examinaremos detalhadamente este assunto.

1 - A DOUTRINA DOS ANJOS DA GUARDA

Há alguma coisa de verdade na idéia de que temos anjos da guarda que cuidam de nós e nos protegem?

(Larry E.Dahl –Professor História e Doutrina da Igreja-BYU)
 
As escrituras mórmons contém muitas referências a ‘’anjos’’ e ‘’anjos ministradores’’. No entanto, o termo Anjo da Guarda não é usado. Um dos muitos exemplos está no Livro de Mórmon:

‘’É pela fé que os anjos aparecem e exercem seu ministério em favor dos homens. Portanto, ai dos filhos dos homens, se estas coisas tiverem cessado, pois isso terá acontecido em virtude de sua descrença.’’(Moroni 7:31).



De acordo com a igreja SUD, os anjos aparecem e ministram aos homens para:

--- Anunciar e testificar de acontecimentos relativo à obra e glória de Deus
(DeC 88:92-110)

--- Pregar o evangelho e ministrar ‘’aos filhos dos homens e darem-lhes instruções relativas à vinda de Cristo’’
 (Moroni 7:22).

--- Declarar ‘’a palavra de Cristo aos vasos escolhidos do Senhor, para que dêem testemunho d'Ele’’
(Moroni 7:31).

---Trazer à terra ‘’Seus direitos, Suas chaves, Suas honras, Sua majestade e glória, e o poder de Seu Sacerdócio’’
(DeC 128:21, 27:12, 110:11-16, e JS 2:68-70).

---Proteger e orientar os servos de Deus em tempos de tribulação, de modo que possam cumprir seus propósitos
(1 Nefi 3:29, e Helamã 5).

---Trazer conforto, instrução e advertências às pessoas fiéis em tempos de necessidade
(1 Nefi 11:14, 15:30, e Alma 8:14-18).

Quem são esses anjos? De acordo com  DeC 130:5:
‘’não há anjos que ministram a esta terra, a não ser aqueles que pertenceram a ela’’

Portanto, os mórmons crêem que esses personagens foram espíritos que ainda não nasceram na mortalidade, ou que viveram na terra, mas ainda não foram ressuscitados. Ou ainda, são os seres com corpos tangíveis, que foram ressuscitados ou transladados. (DeC 129:1-9).

O Presidente Joseph F. Smith explicou sobre os anjos que ministram aos que estão na terra:

‘’Os mensageiros enviados para ministrar aos habitantes desta terra não são estranhos, mas sim nossos familiares, amigos, companheiros e servidores. Os profetas antigos que morreram, foram aqueles que vieram visitar os seus semelhantes sobre a terra. Visitaram a Abraão, a Isaque e a Jacó...

"Tais seres... ministraram ao Salvador no Monte das Oliveiras...Os nossos pais e mães, irmãos, irmãs e amigos que passaram por esta terra, tendo sido fiéis e dignos de gozar desses direitos e privilégios, podem receber a missão de visitar os seus parentes e amigos na terra, trazendo da presença divina mensagem de amor, de advertência, ou reprovação e instrução àqueles que aprenderam a amar na carne.’’ (Doutrinas do Evangelho, p.399-400). Ênfase adicionada

Mas isto seria equivalente à afirmação de que cada um de nós tem determinado ‘’anjo da guarda’’ para nos acompanhar na mortalidade?

Em uma Conferência Geral, em 1973, o Presidente Harold B.Lee citou a respeito das bênçãos recebidas de um mensageiro celeste invisível:

‘’Eu sofria por causa de uma úlcera que a cada dia se agravava. Estávamos viajando em uma missão, minha esposa Joan e eu, quando sentimos, numa certa manhã, que deveríamos voltar para casa o mais rápido possível...

"A caminho de casa, ao atravessarmos o País, estávamos sentados na parte dianteira do avião, e alguns dos membros estavam na parte posterior. Em certo ponto da viagem, alguém colocou as mãos sobre minha cabeça. Olhei para ver quem era e não vi ninguém. Mais tarde, esse fato se repetiu antes de chegarmos em casa. Quem era, eu não sei. Porque aquilo havia acontecido, também não sei. A única coisa que sabia é que recebera uma bênção, e mais tarde verifiquei que precisava dela urgentemente.

"Logo que chegamos, minha esposa, preocupada, chamou o médico...Ele pediu para falar comigo pelo telefone, a fim de saber do meu estado, ao que lhe respondi: 'Estou um tanto cansado, mas creio que tudo está bem’. Pouco depois, comecei a ter hemorragias que, se tivessem ocorrido durante a viagem, eu não poderia estar falando-vos aqui, hoje’’. (Permanecei em locais sagrados, Liahona,03-1974, p. 46-47).

O Presidente Lee prometeu também aos jovens da Igreja a ajuda de um ‘’anjo de Deus’’:

‘’Jovens de hoje, viajamos juntos...Pode ser uma tempestade onde a fúria da natureza é desencadeada ou uma comoção mental ou emocional que ameaça destruição. Qualquer que seja a ocasião ou causa, podeis, pela fé, intensificada pelo jejum ou ‘havendo já muito que não comia’, como Paulo, ter a vosso lado durante a ‘noite’ turbulenta, um ‘anjo de Deus de quem (sois) e a quem (servis)’." (Decisions for Sucessful Living, Deseret Book, p.79-80).

Mas, de forma mais direta e esclarecedora, John A . Widtsoe explica se cada pessoa tem ou não um "anjo da guarda’’:

‘’Sem dúvida, anjos frequentemente nos guardam de acidentes ou do mal, da tentação e do pecado. Pode-se corretamente falar deles como anjos da guarda. Muitas pessoas prestaram e podem prestar testemunho das diretrizes e proteção que receberam de fontes além de sua visão natural. Sem a ajuda que recebemos da presença constante do Santo Espírito, e de possíveis anjos sagrados, as dificuldades da vida seriam muitas vezes multiplicadas.

"A crença comum, no entanto, de que cada pessoa nascida no mundo tem um anjo da guarda designado para estar com ela constantemente, não é confirmada pela evidência de que dispomos...Um anjo pode ser um anjo guardião, embora venha apenas conforme for designado para nos dar ajuda especial. Na realidade, a presença permanente do Santo Espírito parece tornar desnecessária essa companhia angélica constante.

"Assim, até que obtenhamos mais conhecimento, podemos dizer que anjos podem ser mandados para nos guardar, de acordo com nossa necessidade. Mas náo podemos dizer, com certeza, que haja um anjo da guarda especial, para acompanhar cada pessoa constantemente.’’ (The Improvement Era, 04-1944, p.225).

2 - A DOUTRINA DE MÚLTIPLAS VIDAS (REENCARNAÇÃO)


Se formos avaliar, a doutrina da reencarnação é pregada pela maioria das culturas e religiões antigas (na Índia, China, Egito, entre outros). Este conceito também fazia parte dos dogmas judaicos, principalmente dos cabalistas, sob o nome de ressurreição.

As igrejas católica e protestante, seguindo caminhos distintos, adotaram a crença de uma vida única e da ressurreição após a morte.

Atualmente a ressurreição supõe o retorno à vida do próprio cadáver, e a reencarnação é a volta da alma ou espírito à vida corporal, mas num outro corpo, novamente constituído, que não guarda nenhuma relação com o corpo anterior.

Nos dias atuais, a igreja SUD nega qualquer relação ou aprovação da doutrina de múltiplas vidas, mas sempre seus dirigentes tiveram esta postura. É provável que Joseph Smith acreditasse em reencarnação, mas como não tinha tanta certeza, acabou adotando na Igreja a doutrina da ressurreição.

Outros líderes, por vezes, se pronunciaram à favor de muitas vidas na mesma terra, em corpos diferentes. Vejamos algumas citações à seguir (ênfases adicionadas):

Joseph Smith

Muitos mórmons mais próximos e esposas plurais de Joseph Smith, mais tarde revelaram muitos dos seus ensinamentos privados. Dentre estes encontram-se: Proscenia Huntington Buell (esposa de Joseph Smith), George Q. Cannon, William Clayton, Orson Hyde, Heber C. Kimball, Helen Whitney Kimball (Esposa de Joseph Smith), Mary Elizabeth Rollins Lightner (esposa de Joseph Smith), Alexander Niebour (que ensinava Cabalah para Joseph Smith a partir do Zohar, Avô de Hugh Nibley), Charles W. Penrose, Orson Pratt, Parley P. Pratt, Joseph L. Robinson, Eliza R. Snow (esposa de Joseph Smith), Orson F. Whitney e muitos mais.

De fato, Joseph L. Robinson e Charles W. Penrose e suas esposas afirmaram que Joseph Smith foi a fonte para suas crenças nas provações plurais.

Eliza Snow – esposa plural de Joseph Smith

Ao longo de sua vida, Eliza se referiu ao amado marido Joseph Smith como seu primeiro e único amor:

"A escolha do meu coração e a coroa da minha vida". (Eliza R. Snow, "Past and Present", Woman's Exponent 15 (1 de agosto de 1886): 37).

Antes de morrer no dia 5 de dezembro de 1887, Eliza disse ao seu irmão Lorenzo Snow que ela

"era uma crente firme no princípio de várias provações... [Tendo] recebido isto de Joseph, o Profeta, seu marido".

Seu irmão Lorenzo Snow acreditava nesse conceito, mas nunca abertamente o ensinara como doutrina.

Prescendia Huntington Buell – esposa plural de Joseph Smith

Prescendia Huntington Buell, que se casou com Joseph Smith em dezembro de 1841, afirmava que Joseph falara com ela sobre "provações plurais” (reencarnação).

Brigham Young:

"Quando os elementos de uma forma organizada não chegam ao fim de sua organização, eles são unidos novamente, como a cerâmica antiga do irmão Kimball, para voltarem e serem feitos novamente". (Brigham Young, Journal of Discourses, v.1, p.275, 14 de agosto de 1853).

"Existem milhares de espíritos malígnos desencarnados - os quais há muito deixaram seus corpos aqui e nas regiões que nos cercam, entre nós e ao nosso redor, e estão tentando fazer com que nós e nossos filhos fiquemos doentes, tentando destruir-nos e fazer com que pratiquemos o mal. Eles tentarão por todos os meios possíveis desviar-nos do caminho da retidão". (Brigham Young, Journal of Discourses, v. 6, pg. 73-74)

Wilford Woodruff

“Duas semanas antes de sair de St. George, os espíritos dos mortos se reuniram ao meu redor, desejando saber por que não haviam sido redimidos.

"Eram eles os signatários da Declaração da Independência e ficaram esperando por mim durante dois dias e duas noites.
Wilford Woodruff cercado pelos espíritos dos signatários da Declaração da Independência

"Eu fui direto até a fonte batismal, chamei o irmão McAllister para me batizar pelos signatários da Independência e outros 50 homens eminentes, num total de 100, inclusive John Wesley, Colombo e outros. 

"Em seguida eu o batizei em lugar de todos os Presidentes dos Estados Unidos, exceto três, e se a causa deles for justa, alguém fará o serviço por eles" (Wilford Woodruff, Journal of Discourses, 19:229).

"O Presidente Young disse que Michael era um ser ressurreto e deixou Eloim e veio a esta terra com um corpo imortal. E assim continuou até que ele comeu o alimento terrestre e gerou filhos que foram mortais. (Mantenham isso para si). Então, eles morreram." (Woodruff, Wilford, Waiting For the World’s End, The Diaries of Wilford Woodruff, edited by Susan Staker, pg.247, January 27, 1860)

Woodruff também afirmou:

“Joseph Smith visitou-me muitas vezes após a sua morte, e ensinou-me muitos grandes e importantes princípios...

"Na última vez que o vi estava no céu. Na visão eu o vi à porta do templo no céu. Ele veio e falou comigo. Disse que não podia parar para falar comigo, porque estava com pressa.. Em seguida seguida, encontrei-me com o patriarca (Joseph Smith Sr.); ele não podia falar comigo porque estava com pressa. Encontrei meia dúzia de irmãos que tinham ocupado altas posições na terra, e nenhum deles podia parar para falar comigo, porque estavam com pressa. Fiquei muito admirado.

"Vi o Profeta outras vezes, e tive o privilégio de fazer-lhe uma pergunta. 

" ‘Bem’, disse-lhe eu, ‘quero saber porque vocês estão com pressa. Eu estive com pressa toda a minha vida, e esperava não precisar mais ter pressa, quando chegasse ao reino do céu, caso o fizesse.’

"Joseph disse: 

" 'Ouça, irmão Woodruff. Cada dispensação que teve o sacerdócio na terra e foi para o Reino Celestial, teve uma certa quantidade de trabalho a fazer, a fim de preparar-se para voltar à terra com o Salvador, quando ele for reinar no mundo. Cada dispensação teve muito tempo para realizar o seu trabalho. Nós não. Nós somos a última dispensação. Há tanto trabalho que precisa ser feito, que nós precisamos ter pressa para realizá-lo'.”(Wilford Woodruff, Obtain the Spirit of God, MillenialStar, 5 de out. de 1905, pp. 637-38.)

Orson Pratt

Orson Pratt ensinou que se a pessoa não foi bem sucedida nessa provação, ela pode ser transferida para um outro mundo e viver um outro estágio.

“...enquanto que aqueles que não puderam provar sua herança, ou que não ouderam provar que eles receberam qualquer parte da terra da promessa, serão lançados em outro reino ou mundo, onde, se ganharem uma herança, eles terão que ganhá-la mantendo as leis da mansidão durante outra provação. (Orson Pratt Journal of Discourses, vol. 1, p. 332-333,

Heber C. Kimball

Heber C. Kimball, um apóstolo mórmon e confidente de Joseph Smith, ensinou em diferentes circunstâncias o que significa as ‘várias provações mortais’.

“Ainda assim, acredito que a maior parte dos habitantes da terra serão redimidos, sim, todos serão finalmente resgatados, exceto aqueles que pecaram contra o Espírito Santo ou derramaram sangue inocente, e que nunca poderão ser resgatados até que a dívida seja paga. E eu não conheço nenhuma outra maneira de pagá-la, a menos que eles sejam trazidos de volta para uma existência mortal, e paguem a dívida que contraíram. Deus trará cada homem para pagar a dívida que contraiu, pois uma restauração deve existir. Isso é o que tem sido falado, pela boca de todos os santos profetas desde que o começo do mundo.” (Heber C. Kimball, Journal of Discourses, vol 6, p. 67)

"Se vocês não cuidarem de si mesmos, e cuidarem dos seus espíritos neste estado de existência, assim como há um Deus que Vive, vocês terão que ir para um outro estado de existência e tornarem seus espíritos em estado de submissão lá. Agora vocês podem refletir sobre isso, vocês nunca obterão seus corpos ressurretos até que vocês tornem seus espíritos submissos.

“Eu não estou falando desta casa terrena, nem estou falando de seus corpos, mas estou falando de seus espíritos. Eu não estou falando a respeito das pessoas que não estão em casa. Não estão os vossos espíritos em casa? Não são seus corpos suas casas, seus tabernáculos ou templos, o local para vossos espíritos? Olhai-os; reflitam sobre isso.

“Se vocês mantiverem seus espíritos treinados de acordo com a sabedoria e temor de Deus, vocês alcançarão a salvação, tanto do corpo quanto do espírito. Pergunto, então, é o seu espírito que deve ser levado em submissão? É, e se vocês não fizerem isso nestes corpos, então terão que ir para um outro fazê-lo. Vocês tem que treiná-los de acordo com a lei de Deus, ou vocês nunca irão conseguir seus corpos ressurretos". (Heber C. Kimball, Journal of Discourses, vol. 1. pg. 356 1852/11/14)

"Eu melhorei ontem: trabalhei e fiz todas as melhorias, fiz o melhor que pude, mas chegou a noite, e eu me deitei para tirar uma soneca, o que é semelhante a morte. Esta manhã, eu levantei e, novamente, fiz minhas obras, e estou buscando fazer o melhor, e fazer melhor do que fiz ontem. Mas eis que aparece mais uma noite de sono, o que considero semelhante à morte, e me levanto pela manhã, que é semelhante a ressurreição, e recomeço o meu trabalho.

"Eu tenho que começar de onde parei, vocês não podem dar um salto à frente, quando vocês deixarem seus corpos e irem para o mundo dos espíritos. Não será assim, pois vocês terão que começar de onde pararam." (Journal of Discourses, vol. 4, pág. 336)

Em outra ocasião, Heber C. Kimball afirmou:

"Em quantas formas vocês acham que serão colocados antes de se tornarem santos, ou antes de se tornarem perfeitos e santificados para entrarem na glória celestial de Deus?

"Vocês tem que ser como o barro nas mãos do oleiro. Vocês não sabem que o Senhor orientou os Profetas antigamente, para irem até a casa do oleiro e verem um milagre na roda? Suponha que o oleiro leve um pedaço de barro, e o coloque na roda, e trabalhe para moldá-lo em um vaso, e as obras são dessa forma. Mas a argila é refratária e mordaz, ele ainda precisa trabalhá-la, quebrá-la, amassá-la e a sová-la.

"Portanto, o oleiro trabalhará e trabalhará até que ele esteja satisfeito, ou ele não poderá moldar a argila na forma que ele deseja, e isso estragaria seu trabalho. Ele usa o seu instrumento, e então tira-a da roda, e a joga no moinho para moê-la novamente, até que se torne submissa (você não acha que vai para o inferno se não estiver submisso?). 

"Depois de moída por muitos dias, a argila torna-se submissa, o oleiro pega então a mesma massa e faz dela um vaso de honra. Agora vocês vêem, irmãos? Eu sei o que os oleiros podem. Eu lhes digo, irmãos, se vocês não estão submissos, vocês terão que ir para a usina, e, talvez, terem que ser moídos por mil anos, e depois o Evangelho será oferecido a vocês novamente, e então se vocês não aceitarem e não se tornarem submissos, terão que voltar para a usina novamente.

"Assim, vocês terão a oferta de salvação de tempos em tempos, até que todos os da família humana, exceto os filhos de perdição, sejam resgatados. Os espíritos dos homens com o evangelho, como nós, serão julgados segundo os homens na carne. Vamos ser submissos, e trilhar um caminho perfeitamente submissos." (Heber C. Kimball, Journal of Discourses, vol. 1, pág. 161. 1852/10/09)
  
Heber C. Kimball também falou como Joseph Smith ensinou que a humanidade é conduzida de um estágio de provação para outro estágio de provação na Terra - de uma dispensação para outra. 

“Joseph sempre disse que teríamos que passar pelos sentinelas, que são colocados entre nós e nosso Pai e Deus. Então, naturalmente, somos conduzidos ao longo deste estágio de provações, ou de uma dispensação para a outra, por aqueles que conduziram as dispensações. (Heber C. Kimball, Journal of Discourses 6:63). – Figura abaixo

"Talvez alguns não acreditem que, quando um homem é jogado de volta no moinho, ou vai para o mundo espiritual, ele nunca será resgatado. Mas ele será, se não tiver pecado contra o Espírito Santo. Ele irá trabalhar até se tornar submisso, e então Deus, através de seus servos, irá resgatá-lo e fazer dele um vaso de honra.

Uma grande parte irá para o inferno. E os mesmos homens que estão pregando a você agora irão visitá-lo e oferecer-lhe a salvação, após você estar lá, talvez, por milhares de anos, porque você deverá ficar no moinho até você se tornar submisso e obediente.

“Jeremias, ao comando de Deus, foi à casa do oleiro, onde este estava moldando o barro, e quando ele foi transformá-lo na roda tornou-se refratário e rebelde, e trabalhou com ele e suou sobre ele, mas depois de tudo continuava rebelde. O que ele fez então? Ele tirou-o da roda e jogou-o de volta para o moinho, e depois de trabalhar por algum tempo, fez dele um vaso de honra, por isso com a mesma massa com que ele fez um vaso de desonra, ele transformou num vaso de honra.

“Será que o oleiro faz disso uma desonra? Não, o barro se fez em desonra, mais numa próxima chance ele se tornou flexível e submisso, e o oleiro fez dele um vaso de honra, pois foi honrado e submisso". (Heber C. Kimball, Journal of Discourses, vol. 4, pg. 120, 1856/10/05) – Figura abaixo
Todos serão resgatados do moinho.

Abaixo, encontra-se parte de seu discurso na Conferência Geral em 1850 e posteriormente publicado no Journal of Discourses:

“Nós viemos aqui para nos acostumarmos a trabalhar para construir templos, e melhorar os elementos que Deus colocou ao nosso redor, e amanhã podemos nos tornar mais hábeis, através da experiência de hoje.

"O que eu não faço hoje, quando o sol se põe, eu me deito para dormir, o que é semelhante a morte, e pela manhã eu me levanto e começo o meu trabalho de onde eu parei. Este curso é típico das provações que temos. Mas suponha que eu não melhore hoje, eu acordarei amanhã e encontrar-me-ei em dívida, e então, se eu não me aperfeiçoar amanhã, e novamente me deitar para dormir, ao acordar, eu ainda estarei em dívida.

"Este dia de trabalho é semelhante a esta provação, e o sono de cada noite é semelhante à morte, e o levantar na parte da manhã é semelhante à ressurreição. São dias de trabalho, para sermos fiéis, hoje, amanhã e sempre". (Journal of Discourses: Vol. 4, pg 329, 1857/05/3).

A seguir, ele também explica:

"Eu costumava pregar em Nauvoo, e Joseph afirmou que era verdadeira essa interpretação. Agora, Jeremias era um homem como o irmão Brigham, irmão Heber, Amasa, e milhares de servos de Deus que foram valentes. 

"Existem milhares aqui que nunca viram a casa de um oleiro. Mas se eu estivesse em uma, poderia pegar um pedaço de barro e mostrá-lo a vós e, talvez, por estar sem prática, ficaria desfigurado em minhas mãos. Então eu o jogaria de volta no moinho e o moeria, e depois eu iria transformá-lo novamente em um vaso de honra. 

"E assim o Senhor disse a Jeremias:

“ ‘Como você pode ver que se desfigura o barro nas mãos do oleiro, assim será com a casa de Israel. Eles deverão ir para a prisão até eu trazê-los e transformá-los em um vaso de honra.’ 

"Isso será realizado nos últimos dias, quando o Senhor disser aos ossos secos: "Saiam", e assim por diante. Vá e leia a Bíblia, e você aprenderá sobre isso. Será apenas para milhares e dezenas de milhares de pessoas que abraçarem o "Mormonismo". Senão, eles voltarão para a fábrica de novo, por causa da sua desobediência”. [Esta e algumas destas citações de outros aqui não implica os filhos da perdição. Não são "milhares" e "dezenas de milhares" que viram o Pai e o Filho face a face no Mormonismo e negaram-no, como ensinou Joseph Smith, sobre quem se torna filho da perdição]." (Heber C. Kimball, Journal of Discourses, vol. 5, pg. 271. 1857/09/27)

"Vamos honrar nossos tabernáculos, vamos honrar a terra, e vamos honrar os céus, para que possamos desfrutar das bênçãos daí decorrentes. Pois o homem que desonra a sua tenda e a terra sobre a qual habita não habitará nela novamente por algum tempo." (Heber C. Kimball, Journal of Discourses, vol. 8, pg. 240. 1860/11/25)

". . . aqueles que mataram Joseph e Hyrum, e David W. Patten, e outros Patriarcas e Profetas, eu gostaria que eles estivessem no inferno. Embora eu não deseje que permaneçam no inferno eternamente, se eles não desceram literalmente ao inferno, eles irão, como vive o Senhor Deus, cada um deles, e todos aqueles que consentiram com seu ato de assassinato.

“Isso é amar os maus, para que sejam enviados no inferno, para serem queimados até que estejam purificados. Sim, eles deverão ir e lá premanecerem e serem queimados, como uma tubulação antiga que fede com o tempo, até que sejam extintos, e em seguida, os espíritos possam ser salvos no dia do Deus Todo-Poderoso." (Heber C. Kimball, Journal of Discourses, vol. 4, pg. 223. 1857/02/08)

Joseph F. Smith

"Até agora, tanto as fases de progressão eterna e realizações foram dadas ao nosso conhecimento através da revelação divina, devemos entender que apenas os seres ressuscitados e glorificados podem tornarem-se pais de filhos espirituais.

“Somente essas almas exaltadas atingiram a maturidade no curso vida da eterna. E os espíritos que nascerem deles nos mundos eternos passarão em sequências devidas por vários estágios ou estados pelos quais os pais glorificados atingiram a exaltação." (Joseph F. Smith, Improvement Era 19:942, 30 de junho de 1916)


George D. Smith, editor do An Intimate Chronicle: The Journals Of William Clayton, comentou sobre uma anotação no diário de William Clayton, que diz que a ressurreição será literalmente cumprida pelo nossonovo nascer, ou seja, “pelo renascimento literal através de uma mulher." (Sunstone Dec. 1991, p.35).


Hyrum Smith

Para ele, era bem possível que suas encarnações na Terra houvessem começado antes mesmo dos dias de Adão:

"Existiam profetas antes de Adão, e Joseph tem o espírito e o poder de todos os profetas." (Hyrum Smith, Millenial Star vol. 23, pg 406).

Orson Hyde também disse:

"O mundo era povoado antes dos dias de Adão tanto quanto era antes dos dias de Noé." (Journal of Discourses, vol. 2, pg 79) – Figura abaixo
O mundo era povoado antes de Adão


Doutrina (?) SUD

1 - Na LIAHONA – The Elders Journal,  de 1910 (vol.6, p.33), lemos:

"Quando Adão e Eva foram colocados no início, no Jardim do Édem, eles tinham corpos ressurretos..." – Figura abaixo.

Adão e Eva no Jardim do Édem com corpos ressurretos

A doutrina mórmom ensina que só podem ter corpos ressurretos aqueles que já viveram em uma terra, passaram por provações, foram dignos e ressuscitaram, tornando-se Deuses.

Portanto, se Adão e Eva tinham corpos ressurretos e, mesmo assim, nasceram nesta terra, esta seria no mínimo a segunda vida do mesmo espírito (reencarnação)!


2 - Em Mateus 17:10-13, lemos:

“E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem então os escribas que é mister que Elias venha primeiro?
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas;
Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem.
Então entenderam os discípulos que lhes falara de João o Batista.”

As revelações modernas dos SUDs selam a doutrina de que João Batista fora de fato Elias, o profeta.

Em DeC 2:1, lemos as palavras do anjo Morôni a Joseph Smith, em 1823:

“EIS que vos revelarei o Sacerdócio pela mão de Elias, o profeta, antes da vinda do grande e terrível dia do Senhor.” (grifo nosso)
João Batista ordenando JS ao
Sacerdócio Aarônico

E quem revelou - ou ordenou - o sacerdócio a Joseph Smith?

Todos os membros da igreja conhecem essa grande data em que o sacerdócio foi revelado: em 15 de maio de 1829, conforme registrado na seção treze de DeC

um anjo que se anunciou como João, o mesmo que é chamado João Batista no Novo Testamento” ordenou, com suas próprias mãos, Joseph Smith e Oliver Cowdery o sacerdócio Aarônico.


 DUALIDADE DA DOUTRINA?

Os SUDs utilizam uma passagem no diário de Joseph Smith, para “provarem” que esta é uma doutrina que jamais foi ensinada.

Em novembro de 1835, um homem que usava o nome de Joshua, pagou para visitar joseph. Este homem, evidentemente, discutiu alguns pontos interessantes com Joseph, pois ele disse que esse homem tinha “excelentes comentários”. Entretanto, ele suspeitou desse homem e descobriu que ele era Robert Mathias, de Nova York, que havia respondido por acusações de “assassinato, homicídio, desobediência ao tribunal, de chicotear sua filha, etc”.

Apesar disso, Joseph entreteu-se com ele por alguns dias, até que finalmente perguntou acerca da doutrina da ressurreição. Foi quando Mathias explicou seu ponto de vista e Joseph, em seu diário, anotou:

"Eu disse a ele que sua doutrina era do diabo, que ele estava, na realidade, na posse de um espírito mau e depravado, embora ele afirmava ser o Espírito da verdade em si, e disse também que ele possuía a alma de Cristo. (Joseph Smith, History of the Church, v . 2:304-7)"

Na realidade, vamos entender de fato o que Mathias afirmava:

(1) Ele era um descendente literal de Matias, o apóstolo de Jesus. 
(2) O espírito de Matias havia ressuscitado nele 
(3) O esquema da vida eterna era a reencarnação do espírito de pai para filho 
(4) Ele era o próprio Espírito de Verdade e possuía a alma de Cristo.

Sabendo de todas as acusações contra esse homem, e das doutrinas que iam contra aquilo que estava de acordo com o que Joseph ainda elaborava sobre isso, ele escreveu, indignado (vejamos a citação completa):

"Ele [Robert Matthews, aliás Robert Matthias, alias Joshua, o ministro judeu] disse que possuía o espírito de seus pais, que ele era um descendente literal de Matias, o apóstolo, que foi escolhido no lugar de Judas, que caiu, para que seu espírito fosse ressuscitado nele, e que esta era a forma ou regime de vida eterna, esta transmigração da alma ou espírito de pai para filho.

"Eu disse a ele que sua doutrina era do diabo, que ele estava, na realidade, na posse de um espírito mau e depravado, embora ele afirmava ser o Espírito da verdade em si, e disse também que ele possuía a alma de Cristo. (Joseph Smith, History of the Church, v7 . 2:307)"

Mesmo os crentes na doutrina da reencarnação rejeitariam facilmente, pelo menos, as 3 últimas suposições de Mathias. Portanto, não pode ser afirmado que Joseph disse que a “doutrina da reencarnação é uma doutrina do diabo”.

Porém, foi isso que muitos “entenderam” e passaram a professar. Vejamos abaixo:

"De vez em quando os crentes ouvem alguma história sobre pessoas que voltaram à Terra em outro corpo. O Profeta Joseph Smith diz que a reencarnação é uma doutrina do diabo... " (Elder Joseph Fielding Smith, Answers to Gospel Questions, vol. 5, Supposed Visions).

"A reencarnação é uma falsa doutrina. Os homens nascem, morrem e são julgados uma vez." (Élder Bruce R. McConkie, New Testament Doctrine Commentary, vol. 3)

Considerando o fato de que vários dos mais próximos colaboradores de Joseph Smith afirmaram que ele ensinou-lhes a doutrina das provações pluras (extremamente semelhante à reencarnação), devemos nos perguntar por que Joseph Smith não ensinou a doutrina publicamente. Sua declaração dá-nos esta informação:

"Nossa vida já se tornou comprometida, revelando os efeitos perversos e sanguinários dos nossos inimigos, e para o futuro, temos de deixar de fazê-lo. Tudo o que temos dito sobre eles é verdade, mas nem sempre é prudente ensinar toda a verdade.

"Mesmo Jesus, o Filho de Deus teve que se abster de fazê-lo, e teve que reprimir seus sentimentos muitas vezes para a segurança de si mesmo e de seus seguidores, e teve que esconder os justos propósitos do seu coração em relação a muitas coisas que pertencem ao reino do Pai (discursos de Joseph Smith, compilado por Alma Burton P. [Salt Lake City: Deseret Book Co., 1977], 302).

Curiosidade: O historiador mórmon Hugh Nibley disse que os ensinamentos dos essênios eram muito semelhantes ao da Igreja Mórmon. Earnest Renan disse: 

"Os essênios assemelhavam-se ao mestres Gurus do bramanismo".

Aqueles que leram o Bhagavad Gita irão lembrar-se que os princípios fundamentais dos ensinamentos de Krishna são de pureza de coração, a abnegação, o controle das paixões, a renúncia, o amor, e a realização da unidade da alma com o Pai. Em suma, a religião de Cristo antes dele foi ensinada por  Krishna na Índia.

Portanto, parece ter havido uma influência indireta do Bramanismo sobre a mente de Jesus através dos essênios, e especialmente através João Batista. Ainda, na cultura indiana, há vários relatos de um homem (com as características de Jesus) que ali viveu e preparou-se espiritualmente para sua missão!


3 - UMA ANÁLISE BÍBLICA

É interessante notarmos que a palavra ressurreição podia aplicar-se a Lázaro, mas não a Elias, nem aos demais profetas. Se João Batista era Elias, o corpo de João não podia ser o de Elias, pois que João tinha sido visto criança e seus pais eram conhecidos. João podia ser, pois, Elias reencarnado, mas não ressuscitado.

Lendo João 3: 1-12:
“Ninguém pode ver o Reino dos Céus, se não nascer de novo” e “Não te maravilhes de eu ter dito que é necessário nasceres de novo”.

Os cristãos entendem este versículo como a doutrina do batismo. Mas outros também acreditam que se trata da doutrina da reencarnação. E certamente, esta passagem específica pode ser entendida das duas formas.

Note que o texto primitivo diz simplesmente: “Não renascer da água e do Espírito”, enquanto, em algumas traduções, a expressão “Espírito” foi substituída por "do Espírito Santo", o que não corresponde ao mesmo pensamento.

Para compreendermos o verdadeiro sentido dessas palavras, é necessário nos reportarmos ao significado da palavra "água". Os antigos tinham conhecimentos imperfeitos sobre as ciências físicas, e acreditavam que a Terra havia saído das águas (talvez por causa do Dilúvio). Por isso consideravam a água como o elemento gerador absoluto.

É assim que encontramos no Gênesis: "O Espírito de Deus era levado sobre as águas", "flutuava sobre as águas", "que o firmamento seja feito no meio das águas", "que as águas que estão sob o céu se reúnam num só lugar, e que o elemento árido apareça", "que as águas produzam animais viventes, que nadem na água, e pássaros que voem sobre a terra e debaixo do firmamento".

Conforme essa crença, a água se transformara no símbolo da natureza material, como o Espírito o era da natureza inteligente. Estas palavras: "Se o homem não renascer da água e do Espírito", ou "na água e no Espírito", significam pois: "Se o homem não renascer com o corpo e a alma".

Entretanto, a passagem de Hebreus 9: 27 é tida como contrária à reencarnação, que diz:

“Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo, assim o Cristo se ofereceu uma só vez para tomar sobre si os pecados da multidão, e aparecerá uma segunda vez, não, porém, em razão do pecado, mas para trazer a salvação àqueles que o esperam”.

UMA ANÁLISE HISTÓRICA DOS PRINCÍPIOS DA MULTIPLICIDADE DE VIDAS

A palavra reencarnação (renascimento, ressurreição) é em Grego “paliggenesia”, em Português palingenesia ou paligênese. Deriva-se de duas palavras gregas: “palin”, de novo, e “gênesis”, nascimento. Significa a ação de renascer, ressurgir, surgir de novo.

O historiador judeu Flávio Josefo, quase contemporâneo de Cristo, registrou que ambos os essênios e os fariseus acreditavam na reencarnação. Ele nos diz que eles:

"dizem que todas as almas são incorruptíveis, mas as almas dos bons homens são apenas removidas para outros corpos, mas as almas dos homens maus estão sujeitas às punições duradouras para as idades".

Sabemos que o cristianismo foi reformulado para atender às idéias políticas do imperador Constantino e Eusébio, o mesmo que compilou o material para o Novo Testamento.

Esta reformulação ocorreu no Concílio Ecumênico de Constantinopla (553), e decretou ser condenável a doutrina de Orígenes da preexistência da alma, com relação à fecundação do corpo. Assim, sem essa preexistência, não poderia haver reencarnação.

Porém, muitos ainda acreditavam na doutrina da reencarnação: São Jerônimo,  São Gregório de Nissa, São Sulpício Severo, Clemente de Alexandria, Justino Mártir, entre outros.

Abaixo, vemos citações algumas citações à este respeito:

São Jerônimo (340-420):
"A doutrina de provações mortais foi secretamente ensinadas desde os tempos antigos para um pequeno número de pessoas, como uma verdade tradicional que não era para ser divulgado."

Pelas palavras de São Gregório, bispo de Nissa:
"É absolutamente necessário que a alma será curada e purificada e se ela não terá lugar em uma vida na terra, ele deve ser realizado no futuro, a vida terrena."

São Sulpício Severo (363-420):
"A filosofia fala de almas a serem preparadas por uma reencarnação claro... Quando primeiro vem à Terra, ela [a alma] embarca nesta espírito animal, tal como em um barco e, através dele é entrar em contacto com a matéria... A alma que não se voltar rapidamente para a região celeste a partir do qual ela foi enviada para a terra tinha que passar por muitas vidas de errante”.

Foi o mesmo ensino que ocorreram entre os primeiros cristãos, os essênios, os gnósticos, e os cátaros.

A confusão com a ressurreição do corpo físico veio aceitação de que a alma é, de alguma maneira, também composta por algum tipo de matéria física. É portanto entendida como corporalidade da alma, e foi aceita por muitos padres da Igreja Antiga: São Basílio, São Gregório Nazianzeno, São Cirilo de Alexandria, Bernardo, Stº Ambrósio, Evódio (bispo de Uzala), João de Tessalônica, Tertuliano etc. (Abrahm, liv. 2, parágrafo 58, Edição Beneditina, 1686).

Mas a corporalidade da alma tem vários nomes nas diversas culturas: Ochema, eidolon, somod, ferouer, lúcido, etéreo, aura, corpo sidéreo, ka, aromático, corpo astral, corpo bioplasmático (russo) ,“Corpo Espiritual” (de São Paulo) e “Perispírito” (de Kardec).

Vejamos uma citação de Tertuliano:

“Se a alma não tivesse corpo, a imagem dela não teria a imagem de corpos”

RELAÇÃO COM A IGREJA MÓRMON

Sabemos que, por mais interessado que Joseph Smith fosse em adquirir conhecimento, dificilmente estes textos teriam chegado às suas mãos. Então qual teria sido a influência que ele recebera para pensar e ensinar sobre as provações plurais?

Inicialmente, o que é a Cabala?

Basicamente, é uma compilação de vários ensinamentos hebraicos. Ela contém as chaves, que permaneceram ocultas durante um longo tempo, para os segredos do universo, bem como as chaves para os mistérios do coração e da alma humana.

Os ensinamentos cabalísticos explicam as complexidades do universo material e imaterial, bem como a natureza física e metafísica de toda a humanidade. A Cabala mostra em detalhes como navegar por este vasto campo, a fim de eliminar toda forma de caos, dor e sofrimento (fonte: Wikipédia).

O Zohar, que é apenas uma parte da Cabala, é o ensinamento esotérico dos Hebreus. Ele ensina que as almas devem reentrar no Absoluto, de onde elas surgiram.

Mas para conseguirem esse feito, os humanos devem desenvolver as perfeições, o germe do que é plantado neles. E se eles não desenvolverem essas características na vida, então eles devem começar uma segunda vida, uma terceira vida e assim por diante. Desta forma, devem continuar assim até que adquiram a condição que lhes permita associarem-se novamente com Deus.

Alega-se que a Cabala tenha sido transmitida pela tradição oral a partir de fontes angélicas, através de Adão, Noé, Abraão, Moisés, os setenta anciãos, a Davi e a Salomão.

(texto adaptado de "Joseph Smith and the Kabbalah: The occult conexion".)

COMO JOSEPH ENTROU EM CONTATO COM A CABALA?

Na primavera de 1841, chegou à Nauvoo uma biblioteca extraordinária de escritos cabalísticos pertencentes à um judeu europeu, Alexander Neibaur.

Ele fora convertido ao cristianismo e posteriormente, ao mormonismo e evidentemente conhecia muito bem as principais obras escritas do Cabala. Este homem logo se tornaria amigo e companheiro de Joseph.

Newel e Avery observaram na biografia de Emma Smith que:

"Através de Alexander Neibaur, Joseph Smith teve acesso aos antigos ritos judaicos chamados cabalismo ao mesmo tempo, ele alegava estar traduzindo os papiros das múmias egípcias [que se tornou o livro de Abraão]. " [1]

Em junho de 1843, Neibaur publicou no Times and Seasons um pequeno texto intitulado "Os judeus". O trabalho decorreu em duas partes, nas publicações de 1 de Junho e 15 de Junho. Quanto ao objetivo destes textos, ele afirmou apenas que o seu esforço fora inspirado por uma conversa com Joseph Smith. [2] Seu ensaio trata ostensivamente do conceito judaico da ressurreição.

Porém, sua maior discussão é sobre o conceito cabalista de gilgul, a transmigração e renascimento da alma. [3]  O ensaio é interessante não por causa de seus comentários sobre a ressurreição, mas por causa de suas citações repetidas de textos clássicos da Cabala judaica.  

Nas quatro páginas publicadas, Neibaur cita mais de duas dezenas de textos e autores. Das citações, foram identificadas pelo menos dez de autoria cabalística. [4] O tom de todo o texto e a utilização apropriada do material cabalístico mostram o respeito de Neibaur para com a Cabala.
 

NT. Por este texto ser apenas uma tradução, as fontes citadas pelos autores originais são verificadas. Algumas ainda encontram-se nesse processo.
 
___________________________
Notas:

Texto extraído e adaptado de José Reis Chaves “A Face Oculta das Religiões” (Ed. Martin Claret).

1 Newell and Avery, 325n36.

2 "The Jews," Times and Seasons 4 (1 June 1843): 220-22; 4 (15 June 1843): 233-34. The article is introduced by editor John Taylor: "The following very singular notions of the Jews, with regard to their resurrection, will no doubt, be read with interest by many of the curious, especially the lovers of Jewish literature." On the composition of this piece, we have only Neibaur's brief explanatory endnote: "Having commenced this sometime since--and having had the privilege, a few Sundays back, to hear our worthy prophet on the same subject, I was determined to go on with it, and hand it over to you. If you think it will be of any interest to your readers, I shall take another time to continue the subject, and tell you the means, as held by my brethren the Jews, whereby the Lord will bring to pass this glorious work." The proposed continuation never appeared.

3  See G. Scholem, "Gilgul: The Transmigration of Souls", in On the Mystical Shape of the Godhead (New York: Schocken Books, 1991), 197-250. The concept of transmigration of souls received further discussion in early Mormonism. William Clayton records in his diary arguments among Mormon companions over the idea of "baby resurrection," or rebirth as a mortal infant. See George D. Smith, ed., An Intimate Chronicle: The Journals of William Clayton (Salt Lake City: Signature Books in association with Smith Research Associates, 1991), 429-30.

4  Given the importance of this material to the discussion that follows, I have provided an Appendix to this essay listing each citation made by Neibaur in his Times and Seasons article.

49 comentários:

  1. Uhhmm. Fiquei curioso: qual a sua opinião a respeito do espiritismo, Alan Kardec, Chico Xavier... ein, investigadora?
    Entendo que a idéia da reencarnação talvez fosse mais lógica: ex:. uma criança nasce e morre antes dos dois anos de vida, para o catolicismo essa tal criança vai para o céu, e quem fica vivo nessa Terra com conhecimento de causa? Tem q ser provado em tudo para ver se pode atingir a vida eterna enquanto a criança que nada vez para merecer a vida eterna já a possui pq morreu sem conhecimento de causa...
    Estranho, né? Então seria melhor nascermos e morrermos logo para alcançarmos a vida eterna no paraíso imediatamente, sem o risco de sermos jogados no inferno!!!
    Meio louco, né???

    ResponderExcluir
  2. Luis Felipe

    Ri, porque, pela razão, você está certo. Melhor morrer ao nascimento para termos certeza de ganharmos o paraíso.

    Mas ri porque, quem disse que religião tem lógica?

    Eu conheço o espiritismo e gostaria muito que ele estivesse certo. Mas é uma questão de fé.

    Mas ainda creio que o melhor que podemos fazer é viver uma vida digna neste mundo, e ajudarmos a quem podemos. Viver uma vida plena, sem medos e correta, e ganharemos muito.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Correto. Uma coisa que todos falam é que não podemos procurar a veracidade de um fato porque simplesmente é questão de fé. Mas como dito a fé não pode contrariar a razão. Uma coisa que disseram no blog foi que "não temos provas da ressurreição de Jesus". Nisso temos de ter fé, mas é uma coisa que pode ter uma base. Você já ouviu falar do Santo Sudário? Até os mais renomados cientistas não consegue explicar a imagem do rosto de um homem gravada no sudário e verdadeiramente o homem q foi envolto com aquele pano sofreu as mesmas chagas q Cristo!
    Achei interessante esse vídeo, se vc puder olhar e me dizer o que acha:
    http://www.youtube.com/watch?v=3_sz2TvpR0A&NR=1
    E então, santo sudário, uma farsa ou uma prova da ressurreição de Jesus???

    ResponderExcluir
  4. Luis Felipe

    Já vi um especial sobre a reconstrução do rosto da pessoa do Santo Sudário. Um documentário extremamente interessante, mas que ainda dá margem a muita especulação.

    No que acredito? Não tenho fé, mas estou aberta às descobertas da ciência. Espero, aprendo, leio e me interesso, mas nào tenho fé pela fé.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Nossa Investigadora, obrigado por esse documentário elaborado sobre a crença Mormon, fiquei até em duvida sobre de que lado voce está !
    Que material maravilhoso, espero que quase tudo seja verdade pois gostei de quase tudo, vem de encontro com minha crença e inteligencia.
    Protestantes (Evangélicos etc.) gostam de dizer que anjos são criaturas à parte da criação humana, desculpe mas devo dizer o quanto acho infantil as vezes o modo de pensar e iterpretar as coisas, da parte dos Evangélicos, chega a ser melancólico.
    Claro que os anjos são sim como descritos nos depoimentos acima e muito sábia a citação de que ainda há muito que ser revelao arespeito disso e para mi é um prazer e uma grande alegria pertencer a uma Igreja que não é um "livro fechado", temos a chance de receber a qualquer momento mais revelaçoes a respeito desses e outros temas.
    Outra tese que acho muito infantil da parte dos Evangélicos é atribuir tudo que não tem explicação "visivel" como "milagres".
    No futuro a cicncia vai expliar que tudo que acontece na terra, inclusive os "fenomenos estranhos" ou "milagres" estão em perfeita harmonia com os principios da natureza crendo-se que Deus jamais ira ferir o estado de coisas que Ele mesmo criou.
    Fique a vontade.
    Felicidades.

    ResponderExcluir
  6. Maurício

    Na verdade, não apenas os evangélicos mas católicos também chamam de milagres....

    Se você pensar, há 150 anos atrás, ninguém sabia como as células se dividiam, como as características eram passadas...era um milagre!

    Hoje, temos tecnologia suficiente para ver os cromossomos se dividindo, temos como duplicar o DNA, e nada disso é milagre!

    Tudo que acontece tem uma explicação, apenas não sabemos todas as explicações. Hoje, por exemplo, sabe-se que a AIDS não está relacionada ao vírus HIV, mas mais à condição emocional do indivíduo. Estamos evoluindo, meu caro...engatinhando, mas estamos!

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Ah, sim, esqueci de reafirmar, Maurício:

    Estou do lado da verdade, apenas isso.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Olá,Investigadora, realmente, eu esquecí dos Católicos.
    Os Católicos têm seus Santos que na verdade são apenas bons homens que viveram aqui na Terra, são bons anjos, podemos nos tornar igual ou melhor que cada um deles.
    Sobre verdade vou ilustrar com uma historinha (real) :
    Eu tenho um gatinho de quatro messes de vida.
    A verdade dele é a comdinha que ponho no pote dele, o leite, as brincadeirinhas e as muitas mordidas que ele dá em mim(rs rs).
    Só que a partir dessa semana, meu gatinho fica alguns minutos por dia, no meio do quintal, olhando para o telhado. Ele está prestes a mudar a verdade dele.
    Eu tenho a opção de castra-lo mas, isso vai priva-lo de viver intensamente sua vida, não quero fazer isso.
    Mas o que será que essa historinha tem haver com o assunto ?
    Respeito sua verdade mas, se quiser olhar em volta, vai ver que muitos já olharam pro telhado e não quiseram ser castrados pelas idéias mundanas.
    Eu te digo novamente que apreciei muito essa parte aqui de seu blog, sem sarcasmo, me serviu muito para continuar minha jornada.
    Se sua intenção era causar algum tipo de medo sobre coisas "assombrosas" dentro da doutrina Mormon, saiba que as vezes o efeito se dá ao contrario pois está cheio de pessoas por aí, que estão cheias das ideías pré-concebidas que as religioes pré-historicas insistem em empurrar guelas-abaixo delas.
    Não ví seu blog todo mas, essa parte ficou sensacional, com o tempo vou ver as demais. Só fico pensando o que motiva uma pessoa a fazer um blog tão elaborado como esse, apenas com o intuito de mostrar "uma verdade", coisa que todos podem escobrir por sí proprios mas, enfim, voce deve ter os seus motivos e eu os respeito.
    Obrigado, fique a vontade ou então,
    felicidades e = }
    Ah, saiba que gostei de voce, investigadora, voce é especial.

    ResponderExcluir
  9. Maurício

    Seu exemplo do gatinho foi muito interessante, ainda mais por variar tanto dependendo do ponto de vista.

    Então exporei o meu:

    Um animal não castrado fica à disposição de seus hormônios. Se você tiver oportunidade de observá-los, verá que o comportamento deles muda completamente.

    Eles perdem a "razão" e os cuidados que tem com a própria vida, e arriscam-se mais do que nunca, expondo-se aos mais variados ambientes e situações em troca do acasalamento.

    Deixam de comer e beber, deixam de dormir, e assim, durante o cio, agem puramente pelo instinto da preservação da espécie.

    Nessa fase, ficam completamente incapacitados de verem ou perceberem qualquer outra coisa, pois os hormônios tomam conta, mesmo que por um curto período, de todos os seus instintos. Assim, é nesta fase eles encontram-se cegados. Tem a falsa ilusão de serem livres, mas agem de uma forma que colocam constantemente suas vidas em risco (quem já não viu brigas de cães ou gatos durante o cio?).

    Há ainda um fator que complica tudo isso: nas fêmeas, quanto mais tempo ficam expostas aos hormônios reprodutores, maiores são as chances de terem câncer de mama. Portanto, terão o tempo de vida minimizado quando comparadas às fêmeas castradas.

    Tenho gatos castrados, e eles andam pelo telhado, vão nos vizinhos, enfim, passeiam, mas não ficam dias fora, e não voltam magros e machucados depois de dias desaparecidos. Eles tem a verdadeira liberdade, pois suas vidas não são tomadas por hormônios.

    Logicamente que os hormônios, na tua e na minha histórias, tem várias conotações. Mas veja como tudo depende do ponto de vista. E tenha certeza que castrei meus animais assim que atingiram a idade recomendada, por amor à eles.

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Olá investigadora, ok voce está certa,não queria mas vou ter que castrar o bichinho pra não perder ele mas , já pensou se pudessemos perguntar a eles o que eles gostariam que fizesse-mos com eles?
    Tudo bem, o importante é que, tirando a parte da castração, voce entendeu o resto.
    Deus não castra seus filhos, eles vem pra cá, andam, se arrebentam e quando voltam tem historias para contar, historias de amor, egos, hormonios, vitorias, derrotas , desenvolvimento moral etc.
    A grande sacada dessa vida é quando estamos aqui com um véu de esquecimento e os méritos das vitorias e derrotas serão nossos. Nessa jornada as vezes pegamos alguns atalhos, outras vezes não, mas é isso, viemos pra ganhar experiencia.
    Mas no ponto do gatinho voce tem razão mas lembre-se: Será que nosso amor pelos bihinhos não é um pouco egoista, se for, estou entre eles.
    felicidades.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Investigadora, postei um comentario mas não sei o que aconteceu, ele não está aqui.
    seria o ultimo. Será que não foi postado com sucesso?
    Por favor retorne.

    ResponderExcluir
  12. Olá Maurício

    Não sei o que aconteceu, esses comentários não foram para meu email, mas ficaram no blogger. Obrigada por me avisar.

    Estamos ainda com dois pontos de vista distintos: você usa a castração como prisão e eu como de liberdade.

    Enfim, somos diferentes, e talvez o tempo mude isso, talvez não. Mas o mais importante nisso tudo é sempre analisarmos o que recebemos, o que ouvimos e lemos, e "reter o bem".

    Quanto à sua pergunta sobre amor egoísta, se for egoísta, não é amor, é possessão.

    E deixar um animal preso dentro de casa, à mercê de seus fortes impulsos reprodutores é falta de amor. E deixar um animal sair na rua, enfrentar brigas (e eles brigarão com outros animais de rua, com certeza), podendo pegar diversas doenças, como FIV e FELV (gatos), parvovirose e sinomose (cães), raiva, etc...isso não me soa como amor, mas como egoísmo.

    E este não precisa ser seu último post, esteja à vontade para comentar o que você desejar.

    Abs

    ResponderExcluir
  13. Investigadora, uma coisa eu sei de voce:
    De gatos voc entende (rs rs).
    Mas vou voltar um pouco à base. Sobre o tema dessa parte do blog que fala de Mormons e Espiritismo.
    Bem ,preguntei no outro coment. e aqui pergunto também ainda mais explicitamente :
    Hoje voce segue alguma religião ?
    O material que voce colocou aqui é muito rico.
    Por ironia do dstino voce me ajudou muito com seu blog, me tirou algumas duvidas que me aompanhavam a alguns anos e que eu tinha quase certeza, na verdade estudo muito a chamada "Doutrina Profunda", nome errado já que a doutrina é uma só mas na verdade isso me interessa mais do que o basico. mas na verdade ainda, quase tudo que está aqui já tinha passado meio por cima, um pouco aqui, um pouco ali.....
    Digo aqui também: Qualquer pergunta estamos aí.
    té +

    ResponderExcluir
  14. Investigadora, aconteceu de novo, verifique um ultimo coment. meu que não veio pra cá.
    obrigado

    ResponderExcluir
  15. Maurício

    Obrigada.

    Na realidade, quando faço um estudo sobre um tema da igreja, eu o faço profundamente, e muitas vezes isso vai contra o que é ensinado hoje.

    Por exemplo, se você pegar a citação sobre o anjo da guarda, de Widstoe:

    "Sem dúvida, anjos frequentemente nos guardam de acidentes ou do mal, da tentação e do pecado. Pode-se corretamente falar deles como anjos da guarda. Muitas pessoas prestaram e podem prestar testemunho das diretrizes e proteção que receberam de fontes além de sua visão natural. Sem a ajuda que recebemos da presença constante do Santo Espírito, e de possíveis anjos sagrados, as dificuldades da vida seriam muitas vezes multiplicadas."

    Leia-a, sem dizer quem a disse e pergunte ao seu bispo a qual igreja pertence. Ele jamais dirá que é à igreja SUD, pois essa doutrina não é ensinada, e muitas vezes é considerada "herética" dentro do mormonismo. É considerada doutrina espírita, e não mórmon.

    Eu apenas quis mostrar que essa idéia é errada, e faço isso com todos os demais posts.

    Muitas coisas foram mudadas, os chamados profetas fizeram predições erradas, eles cometeram erros, enfim, essas idéias que todos foram perfeitos, que a doutrina jamais mudou, que o LdM jamais mudou estão erradas e precisam ser desfeitas.

    Creio que, com isso, muitos mórmons tornarão-se mais humildes e serão mais bem-vistos. Digo isso porque alguns, por acreditarem que pertencem a algo perfeito e que são os únicos que contém toda a verdade, tornam-se assustadoramente arrogantes, indo de contramão a todos os ensinamentos cristãos.

    Isso corrompe a alma humana.

    Abs

    ResponderExcluir
  16. Investigadora, seu coentario foi bem sábio.
    Acredito em uma coisa, que aliás é dita meio que remotamente na Igreja:
    No seculo 19 houve uma especie de sopro de sabedoria que invadiu o mundo e atingiu pessoas distintas em situaçoes distintas, não sei se está entendendo, vou tentar ser mais claro ainda:
    Pessoas como Allan Kardec, outros em outras crenças como protestantismo etc também receberam desse sopro. As ideias sabias são emanadas não por um conduite que vai direto a tal pessoas mas como um fluido especial que invade as mentes mais receptivas. Parece meio louco ? Se parecer, toda loucura será sanada um dia, aliás muitos sabios foram parar em hospicios.
    Joseph Smith talves ficou com medo de morrer mais cedo ainda então ocultou tais ensinementos.
    A Igreja Mormon, pra mim ficou nivelada em ensinamentos que os mais humildes em sabedoria possam compreender, visto que nem todos estariam preparados para muitas coisas, inclusive coisas que foram retiradas como a Lei de Consagração.
    Mas conheço membros mais antigos e te digo que tenho conversas muito muito interessantes com eles e são pessoas que guardam consigo uma sabedoria imensa, limpa e tangivel, coisa linda mesmo .
    Eu entendí perfeitamente sua visão sobre o que a Igreja ensina na atualidade mas é isso.
    Joseph chegou o mais perto possivel, errou também varias vezes, foi punido outras vezes mas o legado de ideias que ele deixou para sempre é incrivel.
    Eu digo por mim que como "Igreja" essa é a mais perfeita da face da Terra.
    Será que me fiz compreender ?
    Té+

    ResponderExcluir
  17. Maurício

    Entendo perfeitamente teu comentário.

    De tempos em tempos, a terra é agraciada com mentes brilhantes, que promovem grandes mudanças na ciência, na política, na educação, na psicologia, etc.

    E o século XIX foi um desses. Creioq ue continuamos com o século XX, mas o XIX foi como um "renascimento", um florescimento de grandes idéias. Hoje, estamos num continum e mal percebemos quantas mudanças são feitas à nossa volta.

    Lembro-me deu avô, que faleceu com 97 anso de idade, lúcido, e penso quanto ele viu em seu quase um século de existência. E somos assim também, apenas não percebemos.

    E em muitas religiões, felizmente, existem pessoas que são sábias, que conseguem ter a sabedoria da vida, que é muito distinta da sabedoria secular. Mas quanto à Joseph Smith, discordamos diatralmente.

    E não é por eu ser uma ex-mórmon. É apenas por ter estudado muito a vida dele. Creio qeu minhas impressões estão claras neste blog, e não faz sentido eu explicar aqui.

    Abs

    ResponderExcluir
  18. Investigadora,prazer em falar com voce novamente.
    Olha só que interessante, voce nega que Joseph Smith e a Igreja Sud receberam desse sopro de sabedoria que citei, não é mesmo ?!
    Mas nessa propria pagina logo acima eu tenho tudo que preciso para fortalecer minha crença, veja bem, minha nao (mais) a sua.
    É por isso que digo que a Igreja Mormon é a "Igreja" mais perfeita da face da terra.
    E muitas coisas que aprendi na vida, inclusive fora do "mormonismo" me levam a acrediar nisso.
    Veja bem,não vou começar a querer dar testemunho aqui ! pode ficar tranquila.
    Se voce quiser afirmar que Joseph Smith era humano e errou muito eu concordo plenamente com voce só que o que apareceu para meu entendimento é uma coisa acima da reles forma mortal e intelectual de joseph.
    Esse é o ponto, até hoje os homens erram principamente quando querem pensar com suas humildes inteligencias mas Deus sabe fazer transmitir o que ele quer com o material que ele dispoe no momento, de ontem e de hoje porque, apesar de parecer que o homem avançou muito e até avançou mas, para Deus ainda somos criancinhas recebendo o b a ba do primário.
    Só por curiosidade, voce já analisou, não investigar mas, voce já pensou em tudo aquilo que está escrito nessa pagina ?
    Me diga se não há sabedoria demais para em réles caipira, no remoto seculo 19, no remoto interior quase animalesco dos EUA ?!
    té +

    ResponderExcluir
  19. Caro Maurício

    Não quero desmerecer sua fé, como já disse anteriormente.

    Mas pelos estudos aqui, tudo indica, de forma muito clara, que Joseph apenas compilou todos esses ensinamentos e conhecimentos que já existiam.

    Ele teve acesso ao View of Hebrews e aoManuscrito de Salomon Spauldin, que são as duas grandes fontes do LdM, além da Bíblia, claro.

    Ele estudou Cabala com um professor judeu, e esses ensinamentos são da Cabala. Ele teve acesso a um livro de Josephus (inclusive há o nome de Hyrum Smith na página de rosto), portanto, muitas, mas muitas coisas já existiam.

    Se você fizer um estudo mais profundo verá que ele compilou, uniu várias doutrinas, ensinamentos de várias fontes. Nada veio de sua mente ou de inspiração, e isso, para mim, hoje é fato.

    Certamente você pode não acreditar nisso, mas vale a pena você ir mais a fundo - se desejar - e verificar as reais fontes de todas as doutrinas, e nàoa penas acreditar que todas sairam de Joseph.

    Abs

    ResponderExcluir
  20. eh, mas sei lá, se procurarmos sempre encontraremos lacunas e erros em todas as religiões da face da Terra! Mas a SUD, como já vi em alguns links de posts é demais!
    Sobre o espiritismo, Investigadora, vc já leu alguma obra padrão do mesmo como o livro dos espíritos ou o Evangelho segundo o espiritismo?
    E eu também não confio muita nessa de que Alan Kardec foi investigar uma coisa que julgava ser um fenômeno e então "espíritos superiores"
    se manifestaram a ele, respondendo-lhe perguntas das mais variadas sobre celibato, fé, conhecimento, etc, etc...
    Você pode me dar sua opínião se há algo de verdade nisso tudo ou é mais uma história inventada como essa anedota dos mórmons???

    ResponderExcluir
  21. Oi, Investigadora.
    Claro, voce não está abalando minha fé, não é o caso, fique tranquila quanto a isso.
    Sobre Joseph ainda faltou voce dizer que :
    *ele foi maçon de grau 33
    * teve e cuidou de 33 esposas
    * foi candidato a presidente
    * dono de banco
    * dono de uma fabrica de tijolos
    * foi caçador de tesouros
    * ajudou a construir comunidades
    * ajudou a construir Templos
    E ainda, segundo a "fé" dos Mormons, foi profeta, traduziu o Llivro de Mormon e mais outras revelaçoes.
    Eu costumo dizer (brincando) que Joseph Smith teria que ter vivido uns 180 anos pra fazer tanta coisa, só que ele morreu mal chegando na eia idade e ainda por cima passou um teminho fugindo, depois na cadeia e or fim a morte.
    Ainda vamos supor que ele compilou tudo que se refere a Igreja Mormon, e olha que é muita coisa. mesmo assim ele precisaria de ajuda pois, como eu disse, um caipira do interior dos EUA não teria capacidade, e acrescento agora, nem de compilar tanta coisa pois, só a Investigação que fizeste sobre Joseph e A Igreja Mormon tomou e ainda toma seu precioso tempo até hoje, correto ?
    Mas com tudo isso que falei,não é minha intençao querer mudar seu modo de pensar assim como não é sua intenção a de interferir na fé de outros, uma vez que deixastes bem claro no inicio de seu blog.
    Apenas estamos trocando ideias enquanto voce ache que seja oportuno.
    Ah, aida esquecí que Joseph foi dono de jornal, warlok e perfurador de poços artesianos.
    E sobre as doutrinas ensinadas é claro que não sairam da cabeça de Joseph Smith e ainda aceitando que ele compilou quase tudo ele precisaria muita, mais muita ajuda mesmo pra conseguir "montar" esse quebra cabeça gigante que é a Igreja Mormon e ainda hoje estão faltando peças.
    Não é que eu não concorde com voce afinal, fizestes uma investigaçao, tomaste seu tempo e inteligencia e não vou simplesmente te desmetir e colar um bom testemunho sobre a Igreja e pronto, matei mais um com minha presunçao e soberba, não !!, prefiro ficar aqui enquanto sou aceito e conversar e entender voce porque gosto disso e tiro muitas liçoes disso também.
    Eu procuro entender as pessoas antes de me fazer entender.
    Bom, pra variar, falei demais .
    ATé mais, felicidades.

    ResponderExcluir
  22. Luis Felipe

    Como já falei, creio que todas as religiões são dos homens, e portanto, nào pertenço a nenhuma delas.

    Quanto ao espiritismo, já estudei alguma coisa, e o primeiro erro que todos cometem é dizer que foi Kardec quem recebeu orientações dos espíritos. Kardec nunca foi médium, mas compilou estudos e milhares de psicograficas, eliminando as contraditórias e mantendo as que eram concordantes.

    O espiritismo diz estar em constante evolução, e que as coisas só são reveladas de acordo com a capacidade de compreensão do homem. Dai fica a lacuna. O bom dele é dizer que todas as religiões tem sua função e são necessárias para o crescimento dos homens, portanto, nenhuma detém "toda a verdade", nem mesmo o próprio espiritismo.

    Enfim, fica a cargo de cada um examinar e determinar o que é melhor para si.

    Abs

    ResponderExcluir
  23. Olá Maurício

    Não citei essas coisas porque estão em outros posts :D

    Mas algumas de tuas informações estão erradas:

    - ele foi maçom grau 30, e alcançou esse grau em uma semana! Ficou na maçonaria por menos de 2 meses, e foi expulso por introduzir os ritos maçônicos no templo - http://investigacoessud.blogspot.com/2009/12/doutrina-sud-10-rituais-do-templo-e.html

    - Ele teve 33 esposas, mas cuidou de apenas uma, Emma Smith. Ela era extremamente ciumenta, e as esposas que ele tinha viviam com seus maridos (cerca de 11 já eram casadas) ou na casa dos pais. Lembre-se que ele praticava a poligamia de forma escondida, negando publicamente que o fazia!

    - Ele abriu um banco CONTRA a lei e o manteve aberto por um mês. Imprimiu dinheiro, também de forma ilegal. Ele sabia que o banco nào tinha dividendos suficiente, e faliu, usando o dinheiro de muitos SUDs e não SUDs para pagar as dívidas. Foi condenado pela justiça e teve que fugir de kirtland para escapar de ser preso.
    http://investigacoessud.blogspot.com/2010/10/o-banco-kirtland-safety-society.html

    -Ele foi caçador de tesouros como forma de ganhar dinheiro, e isso era comum na região onde ele vivia. Foi com a mesma Pedra do Vidente, que ele caçava tesouros, que ele traduziu o Livro de mórmon.

    -Ele nòa ajudou a contruir comunidades. Ele comendava que os SUDs fossem para tal cidade, e eles vendiam tudo que tinham e se mudavam. Neste quesito, devo admitir que Brigham Young fez mais em "construir comunidades", pois atravessou o oeste e dai sim, ajudou a contruir Salt Lake.

    - Ele foi cavar um poço, ainda em sua juventude, quando encontrou sua pedra de vidente. Mas não há mais referências sobre isso, portanto creio que ele fazia isos como bico, já que nòa possuía profissão. Era trabalhador braçal, e onde houvesse chance de ganhar alguma coisa, ele pegava. Isso ainda existe, e muito, e não faz da pessoa profissional.

    Quanto ao jornal, não conheço, vou procurar mais sobre isso. Sei que ele foi editor do Nauvoo Neighbour, mas só.

    Agora lembre-se: Joseph viva apenas em função da igreja.

    Quanto a ser um caipira e mal instruído, gostaria de esclarecer que a mãe dele, Lucy, era uma mulher muito bem instruída, e ela ensinou seus filhos a lerem e escreverem bem.

    Há um post que mostra como Joseph era capaz de expressar-se bem, e isso é adquirido ao longo dos anos, e não de uma hora para outra:

    http://investigacoessud.blogspot.com/2011/07/primeira-visao-escrita-pelo-proprio.html

    E ele certamente teve muita ajuda. Acredita-se, por exemplo, que parte do LdM seja de autoria de Cowdery (ou Rigdon), especialmente pelos estudos computadorizados que indicam estilo de escrita.

    Ele recebeu muitas influências, nào era esse ignorante que a igreja tenta mostrar e, de fato, tinha uma mente intrigante e excepcional. Mas eu o vejo usando-a em benefício próprio, infelizmente.
    http://investigacoessud.blogspot.com/2009/11/joseph-smith-4-ambicoes-presuncosas.html

    Abs

    ResponderExcluir
  24. Olá, investigadora !
    Estava aproveitando o fim de minhas ferias e estou de volta ao mundo mortal.
    Eu entendo seus argumentos sobre o referido Joseph smith mas ainda considero impossivel que um homem como ele e, mesmo aceitando que não seja tão ignorante, possa ter trazido tantas revelaçoes de fontes apenas terrenas, ou de compilaçoes das mesmas.
    O que se dá é que ele realmente recebeu ajuda do outro lado do véu, claramente sem a menor duvida, pelo menos da minha parte.
    Eu gostei muito de analizar seu blog e nele um pouco de sua personalidade.
    Voce pode reunir todos os argumentos que lhe são aprasiveis, pode ter todos os links, os ex mormons etc.
    Pois eu pergunto a cada ex-mormon, sem titubear,a cada ex membro que realmente viveu e guardou esse Evangelho por determinado tempo se tem coragem de me dizer que nunca viveu uma experiencia fortemente expiritual no tempo em que viveu esses preceitos, pergunto são não foram fortemente assistidos pelos espiritos bem feitores, inclusive os que chamais de ressuretos, se não foram em determinada hora guiados pela propria mão desses em algum momento de sua vida de "moormon" ?
    Negar essas coisas é negar o acrescimo de misericordia que Deus nos concede nessa terra cheia de provas e angustias.
    Eu sei que determinadas coisas podem as vezes ferir o orgulho das pessoas e também há muitos que saem por não achar determinadas respostas aos seus problemas e afliçoes particulares mas para esses eu digo que nem tudo foi dito ainda e prova disso é a propria pagina desse blog.
    Eu entendo voce e cada um que deixa de ser Mormon, como aqueles que saem e ainda deixam seus coraçoes lá dentro.
    Pessoas que saem e curiosamente sabem discursos, liahonas e outras coisas até melhor do que eu.
    Enfim, estamos no mundo, o "Paraiso" fica do outro lado.

    ResponderExcluir
  25. Olá Maurício

    É sempre bom aproveitar as férias :D

    Quanto à sua pergunta, pelo que entendi de seu texto, é: houve algo bom dentro da igreja? E a resposta sempre será sim. Veja bem, um local onde se fala de Deus, e se ensina coisas boas sempre haverá boas experiências.

    O problema é quando essas experiências são colocadas na balança com o conhecimento e analisadas à luz da razão. Alguns recusam-se a fazer isso, e se apegam fortemente às suas experiências. Outros apegam-se à razão. Mas o problema é que não acredito haver meio-termo.

    Vi uma vez certo argumento onde uma pessoa dizia que, após você descobrir que Papai Noel não existe, não tem mais como acreditar nele. Por melhores que tenham sido as manhãs de natal, ao pegar os presentes debaixo da árvore, não tem como me apegar à isso e continuar acreditando nele.

    Portanto, não há meio termo: depois de se conhecer as doutrinas e história da igreja, não consigo compreender como seria possível permanecer na igreja apegando-me apenas às boas experiências, e jogar o restante debaixo do tapete.

    E essas boas experiências não são exclusividade da igreja SUD, meu caro. TODAS as igrejas e religiões oferecem isso, e por isso elas existem. Caso não fosse assim, elas já teriam desmoronado há muito.

    Abs

    ResponderExcluir
  26. Ok, Investigadora, vejamos se me faço entender melhor.
    Não falo apenas de "algo de bom", falo em experiencias espirituais, dessas que outros chamariam até de misticas mas que não passam de boas experiencias, de coisas que não negam o poder desse evangelho.
    Quando uma coisa é verdadeira voce pode ter a prova dessa coisa através das realizaçoes daquilo que elas prometem.
    Quanto a ter bons momentos em outras religioes, sem duvida isso é certo mas ainda não é disso que estou falando.
    Eu fui espirita por 16 anos e isso me faz entender melhor o que se dá a respeito de religoes e suas verdades e isso me faz afirmar sem sombra de duvida que a Igreja Mormon é a que mais se aproxima de toda a verdade que há nesse mundo e que outras religoes ainda engatinham a passos lentissimos para esse fim.
    Quando lí sua pagina aqui de cima fiquei maravilhado com seus estudos pois nada mais fzem do que comprovar aquilo que sempre acreditei.
    Como disse em meu unimo coment. o "paraiso" fica dou outro lado, estamos muito longe da pefeição moral a que poderemos chegar um dia.
    E a Igreja Sud é um acrescimo demisericordia que o Senhor poe a nossa disposição, para que aqueles que estejam preparados possam usufluir de ensinamentos um pouco mais elevados, portanto digo e afirmo ue não existe outra "Igreja" na face da terra que tenha essas verdades, isso é fato.
    As pessoas esperam que as religoes vão responder tudo aquilo que esperam mas a coisas não funcionam assim.
    A diferença é que existem poucos canais abertos a novas revelaçoes e a Igreja Mormon, como "Igreja" é, digamos assim, unico nesse aspecto.
    Os seres humamnos não estão nivelados moral e intectualmente e por consequencia, as religoes tmbém não.
    É isso,ter sido Espirita por um bom tempo me faz olhar de cima sob um prisma diferente, o que os outros não conseguem enxergar, pelo menos por enquanto.
    Eu disse anteriormente que muitos procuram repostas para problemas intimos, entraves pessoais etc e quando não encontram resposta em rligioes entyram em desespero mas, acredito que tudo virá a seu tempo e todos vão poder conviver em harmonia quando compreenderem como realmente se dão as coisas aqui nessa Terra.
    Enquanto isso prosseguem os "Shows da Fé" e todo tipo de crenças a quem os homens se entregam, segundo suas habilidades intelectuais e a medida que progridem moral,intelecto e espiritualmente poderão compreender aquilo que outros já compreendem.
    O curioso nesse mundo é que muitas pessoas humildes, quase sem conhecimento, aceitam e praticam ensinamentos que muitos catedraticos não conseguem, como diz Jesus Crito: Sê humilde.
    Por isso: Moral, inmtelecto e, principalmente, espiritualmente que rima com humildemente.É por isso que o Senhor nega as vezes aos "sabios" e revela aos ignorantes.
    té mais.

    ResponderExcluir
  27. Caro Maurício

    Concordo plenamente quando você diz que a humanindade não está nivelada.

    Ao ler Marx, vi como esse home estava à nossa frente e como a humanidade comporta-se como criança, que é egoísta e nào consegue pensar nos outros.

    Os pensamentos de Marx, apesar de totalmente deturpados por ignorantes, expõe justamente o que os mórmons acreditam que viverão no Milênio: um mundo onde todos tem as mesmas coisas, onde todos tem o mesmo valor para uma sociedade justa.

    Mas nós, infelizmente não estamos preparados para vivermos isso. E alguns que nòa entenderam o valor humanista de Marx, tentaram implantar um regime à força, usando o nome e a ideologia dele. Muito triste.

    Quanto aos shows ou demosntrações sobrenaturais, jamais vi ou presenciei. Nem mesmo o "ardor no peito" que tanto se fala na igreja. Procurei muito, busquei muito, mas nunca experimentei nada disso.

    Creio que há pessoas que estejam mais pré-dispostas a passarem por estas experiências, e eu certamente não sou uma delas.

    Mas estes shows encantam, fascinam essa humanidade infantilizada, como fogos de artifício. O que, aliás, acontecia muito no início da igreja SUD: muitas visões, muita gente falando em línguas, etc. Muito disso, que era parte essencial da igreja, agora acabou.

    Eu apenas digo para você tomar cuidado com as tuas "certezas". Nós mudamos, amadurecemos - como seres humanos e também dentro da religião que escolhemos - e o que é certeza hoje pode mudar amanhã.

    Apenas esteja aberto para isso. Eu hoje, creio que fé e religião são duas coisas muito distintas: uma é nossa e outra é dos homens, corruptível e imperfeita. Talvez eu mude, talvez nào, mas nào me apego à isso como verdade absoluta.

    Acreditar que temos a verdade absoluta ou sabemos onde ela está é extremamente perigoso e prejudicial, e esta é a única certeza que tenho, por tudo que já vi e vivi.

    Abs

    ResponderExcluir
  28. Olá, Investigadora, sim, a humanidade realmente não está nivelada a não ser pelas paixoes,viscitudes mazelas, aí sim (niveladas para baixo).
    Quanto aos sentimentos, é interessante os depoimentos mais diveros que ouço, como o seu.
    No seu caso, se me perite, talvez faltou a fé.
    as pessoas não estão pré-dispostas e sim, preparadas, tudo vem ao seu tempo, sim mudamos, sempre pra frente.
    Ao contrario do que muitos gostam de dizer, eu acredito que a humanidade caminha sempre pra frente. Estamos num momento que eu considero uma especie de impasse, que antevém uma mudança que o homem vai decidir se será calma ou turbulenta.
    Ao contrario do que oce chegou a afirmar, o Profeta não faz apenas previsoes sobre perfumaria. Ele já está dizendo, nas entrelinhas, sobre esse momento; aliás não só ele mas outras inteligencias estão nessa mesma linha.Apenas veja e ouça com os sentidos do espirito e não como reles mortal.
    E a verdade absoluta, o que seria isso?
    Vivemos num mundo onde a matéria ainda predomina.
    Sobre as certezas, essas me vêm através do conhecimento, conhecimento que infelismente falta para muitas pessoas adquirirem mas.... tudo ao seu tempo.
    Sobre mudar, sim, as pessoas mudam sempre mas sempre pra frente mas, uma idéia bem adquirida jamais se perde, essa apenas se adapita às novas realidades a que vamos adentrando.
    Como eu te disse e agora já agradecendo, sou feliz por poder enxergar as coisas sob uma luz diferente.
    Vamos explanando mais um pouco e talvez me faço entender melhor, tinha mais coisas a falar mas estou sem tempo agora.
    até +

    ResponderExcluir
  29. Maurício

    Se você ler as respostas que os mórmons me dão, verá que o argumento de "falta de fé" é o mais usado. E isso é dito sem que ninguém me conheça, ninguém sabe o quanto de jejuns fiz, em quantas orações pedi.... Julgamentos apressados, sem saber absolutamente nada da pessoa invariavelmente termina em injustiça.

    Mas nõa me importo, apenas te digo que se você realmente tem essa visào "de outros êngulos", deve aceitar que muitos dentro da igreja, ao contrário do que você pensa, jamais recebem sequer um testemunho.

    E pior: o bispo sempre diz para prestarem um testemunho (que não tem) até adquirirem-no. Você entende a gravidade disso? Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade.... para a própria pessoa.

    A mentira não se tornou uma verdade para mim. Portanto, nào caia no erro da grande maiorira dos que vem aqui, sendo rápido em julgar ou supor. Ninguém sabe o que se passa dentro do coração do outro, e acusá-lo é mais fácil do que realmente pensar que, talvez, algo mais sério aconteceu: o espiírito Santo NUNCA deu esse testemunho.

    E não concordo que a humanidade esteja nivelada por coisas ruins. Quando disse que ela nào está nivelada, disse em todos os sentidos. Há pessoas boníssimas neste mundo, amigo. Verdadeiros "anjos" que desnivelam esse mundo, e para o bem.

    Há pessoas justas, pessoas que buscam serem corretas, que procuram nòa julgar mas aceitar. Então, nào nivele a sociedade nem para cima nem para baixo. Há extremos, mas a grande maioria encontra-se no meio-termo, como em uma curva de Gauss.

    Quem sabe daqui a alguns milênios o homem cresça mais e torne-se mais evoluído em consciência para com a sociedade, para com o próximo?

    Vi isso em alguns países que morei, mas são povos que vivem há milhares de anos, que tem muita história e tiveram tempo de saber o que é a convivência com o outro....

    Abs

    ResponderExcluir
  30. Olá, Investigadora.
    Parece que não estou me fazendo entender então vamos lá:
    Sobre a humanidae estar nivelada para baixo isso é tipico do tipo de mundo a que viemos e é claro que existem milhoes de pessoas que não estão nesse nivel. O que não devemos esquecer é que aqui é um lugar de espiaçoes, espiaçoes estas que estão resumidas em vencer as paioxes, vicios, mazelas etc, tudo provocado pelo proprio homem, não se esqueça disso.
    E sobre falta de fé, eu disse a palavra "talvez" então, longe de mim querer julgar alguém por algo que nem sei como se deu de sorte que agora sei pelas suas proprias palavras.
    Eu não te julgo, eu te aceito, senão não estariamos indo tão longe por aqui.
    Passado esse ponto vamos aos Bispos,terstemunhos repetidos etc.
    Quero te dizer que não sou uma maquina que diz sim para tudo. Conservo, como já disse anteriormente minha consciencia intacta. Eu vejo essas e outras coisas como erros de percurso.
    Querer incorajar uma pessoas a fazer ou ter o que ela não quer ou não tem é ralmente um erro mas isso não passa de teimosia humana.
    Procure separar o que é humano do que é divino e vai poder compreender melhor que cetas coisas não passam de entusiasmo e boa vontade levada ao extremo.
    Há uma coisa curiosa nisso tudo; certas pessoas quando começam a acreditar que podem fazer ou participar de coisas mais elevadas, de sentir algo mais sublime, assim acreditando, conseguem fazer coisas incriveis apenas por ter aguçado só um pouquinho sua inteligencia. É como Pedro dando uns passinhos por cima do mar, ele conseguiu enquanto acreditou depois.....
    Tudo bem, isso não tem haver com testemunhos mas é um resumo de como as vezes uma coisa repetida as vezes eleva o pensamento de muitos mas isso não é regra, que fique bem claro.
    Eu não sou rapido em julgar, sou bem lento que sejo a ser nulo, por isso faço amizades com qulquer pessoa. Ex-mormon pra mim não é ex-ser humano. Fique em paz quanto a isso.
    Caramba, escrevi expiação errado lá em cima, acho que preciso expiar mais um pouco (rs re), sem contar as letras que pulam, é a pressa mesmo....
    Se eu pudesse, pediria desculpas por cada pessoa que te ofendeu mas cabe a elas se melhorarem então eu só tenho que te dizer que sinto muito.
    Eu sei que muitos se machucam com homens e que existem erros humanos até grotescos dentro da Igreja e isso tem afastado milhares de pessoas desse caminho.
    Os ensinamentos da Igreja são, digamos assim, perfeitos pelo que se pode apregoar a essa palavra mas os homens, como sabes, estão bem longe de ser. Eu trocaria, na minha visão mais aguçada a palavra "pefeito" por adequadro a esse mundo que vivemos, fui claro ?
    Por isso que te perguntei se conheces a verdade ou perfeição absoluta. Conheces ?
    até mais irmã.

    ResponderExcluir
  31. Prezado Maurício

    Não deixei de publicar seu comentário, apenas estava refletindo sobre ele. A cada vez que o leio, vários pensamentos distintos me vêem à mente, pois você toca em diferentes assuntos ao mesmo tempo.

    Sim, de acordo com várias filosofias e religiões, esta é uma terra de expiações.... e se alguém falar ao contrário, não será aceito.

    Meu caro, a mente humana é capaz de coisas extraordinárias. Hoje, há grandes indícios que a AIDS não é provocada pelo HIV, mas sim pelo estado emocional que a pessoa fica após receber a notícia que é portadora do vírus. Sua mente destrói o seu próprio sistema imune, e assim como com esta doença, acontece com o câncer, com doenças auto-imunes e com tantas outras.

    Assim também acontecem as curas.

    De onde as pessoas conseguem a força mental para criar ou reverter essas doenças? Alguns chamam de fé, outros de uma capacidade mental ainda não conhecida.

    Nossa mente é poderosa, meu caro. Eu posso criar sentimentos, posso criar testemunho, amor, ódio, doenças...

    E devo discordar com você novamente sobre a doutrina da igreja SUD. Ela está longe de ser adequada aos seres humanos, pois usa de muita culpa, de muita obrigação. Isso prende o ser humano, a ponto de um mórmon achar que, se tomar um café, perderá a salvação.

    Isso são amarras que apenas aprisionam o ser humano. A vida é mais simples, não se resume a viver dentro de uma redoma de vidro, fazendo rituais templários que se modificam a cada 20 anos.

    A doutrina SUD tem passado por modificações constantes, por ajustes, por adaptações de acordo com as necessidades sociais, e infelizmente se denomina perfeita e imutável.

    Não existe perfeição pura e total. Perfeição é, talvez, a capacidade de assumir que houve um erro, voltar atrás e mudar.

    Abs

    ResponderExcluir
  32. Olá Investigadora.
    Coloquei alguns coments em outras partes do seu blog. Não são agressivos, são apenas minhas respostas às suas teses, só isso.
    Quanto ao fato de a Igreja Mormon não ser adequada aos seres humanos, voce está enganada.
    Ela é e vai ser o chão de muitas pessoas, Ela é necessária para o grau de adiantamento de muitos e é aí que mora seu engano.
    Ela existe do outro lado do véu e é aí outro ponto crucial. São feitas ligaçoes aqui na Terra que vão além desse plano, promessas que vão perdurar do outro lado do véu.
    Aqui está o ponto chave que diferencia a "Igreja Mormon" das outras "Igrejas".
    Lembra dessa palavra ? "Tudo quanto for ligado na terra será ligado no céu" ?
    Ela é mais profunda do que muitos supoem.
    Quando eu digo que essa Igreja é unica nesse aspecto talvez voce não saiba o quanto.
    Muitas Igrejas não vão passar das obras que são feitas aqui na Terra porque só buscam os bens e recompensas terrestres.
    As modificaçoes na Igreja são feitas e necessarias e eu acredito que vem muito mais por aí.
    Quanto a culpas, eu lembrei de uma frase muito dita a alguns anos atrás:
    "Deus é o freio da humanidade".
    Se há culpas, elas procedem, se não, seriamos devassos libertinos, beirando o canibalismo.
    Me desculpe mas o homem precisa de religião, e muito !
    Quem escreveu essa frase criticou Deus, talvez foi um ateu, não lembro mas quando o homem erra feio e solta aquela frase que já vem pronta:
    "Ai meu Deus !!!".
    Se uma pessoa é Mormon ela escolheu ser Mormon, tiradas todas as exortaçoes, a palavra final é dela.
    E isso pode fazer parte do seu plano de provas traçadas do outro lado do véu.
    Aí está o perigo quando desencaixa uma peça do quebra-cabeça.
    Fui claro ?
    Se quiser responder qualquer comentario aqui mesmo, ficaria agraecido, estou muuto atarefado, uffffaaaa.
    Felicidades !!!!

    ResponderExcluir
  33. Maurício

    Ao contrário de você, vejo a igreja SUD apenas como "mais uma" que se adequa ao grau de adiantamento do indivíduo.

    Mas ela e algumas outras pecam, e pecam muito por incultirem tanto medo de que a pessoa perderá todas as chances de ver Deus um dia se cometerem qualquer deslize ou se saírem dela.

    Outras igrejas, felizmente, não são tão radicais.

    E eu não acho que Deus é o freio do mundo, pois o deus bíblico atinge menos de 1/3 desse mundo! E os outros 2/3, como ainda não se devoraram como canibais, como não se auto-exterminaram?

    E os países com menor taxa de criminalidade, que são justamente os países com maiores taxas de ateus?

    Lamento, meu caro. O maior freio do homem é sua consciência.

    Sua visão é toda voltada para uma coisa que, para mim não tem mais o menor sentido, não passa de uma história para convencer alguns incautos. Lamento.

    Abs

    ResponderExcluir
  34. Prezada Investigadora,
    obrigado pelo elogio.
    Quanto aos ateus, esses novos ateus que trocam Deus por um punhado de dinheiro já tem seus destinos reservados.
    é melhor falar com os incautos, pelo menos esse estão com os coraçoes abertos, sem a dose de veneno que a meterialidade incute aos cegados pelo orgulho pois o ateu, pra mim, não passa de orgulhoso e cego pela paixoes desse mundo.
    Aliás, como já tentei te alertar e olha, nem é como mormon que o faço, cuidado para não ser a senhora do destino de um monte de ateus que, sem perspectiva quanto à fé dissolvida, caminham a passos largos a esse caminho.
    Mas dizem que se conselho fosse bom não era de graça mas, vai assim mesmo !
    Pois mesmo que voce diga que não é para os mormons etc etc, o que ví foram até coselhos familiares dados pela sua pessoa sore como se desassociar da Igreja, entre outras coisas.
    Lembre-se, a cada um segundo suas obras.
    felicidades.

    ResponderExcluir
  35. Maurício

    Ao contrário de você, não tenho minhas obras regidas pelo medo de um Deus que irá me castigar por agir de acordo com miha consciência. Portanto, o seu conselho de "Lembre-se, a cada um segundo suas obras", a mim, não faz sentido.

    E já expliquei que ninguém é senhor do destino de ninguém. Se alguém foi senhor do seu destino, lamento profundamente, mas não julgue os outros tomando a ti como medida.

    E quem é ateu, o é porque o é. Como muito bem colocado por um personagem de Tom Hanks, a fé é um dom que alguns tem. E ponto.

    E você já não é a primeira pessoa que me critica por eu ensinar como retirar o nome da igreja.

    Por que isso irrita tanto os mórmons?

    Por que preferem que os membros saiam e mantenham seus nomes lá, mesmo não participando e não tendo nada mais em comum com a igreja?

    Para, um dia, terem o prazer de excomungá-las? ou para amnterem uma lista de membros enorme, mesmo que inativos?

    Você, por acaso, sabe onde essas pessoas, que desejam essas informações, podem obtê-las?

    Sabe que, quando qualquer bispo é interrogado sobre isso, ele diz não ter a mínima idéia como proceder, e afirma que pode demorar ANOS?

    Sabe que Presidentes de Estaca só enviam as cartas se sofrem pressão do membro, dizendo que escreverá para o Presidente de Área?

    Oras, existe um descaso absurdo em atender aos direitos do membro que quer deixar de ter qualquer ligação com o que não mais acredita. E você acha que isso é correto?

    Acha que quem toma essa decisão é porque leu no blog e achou bonito?

    Você menospreza tanto assim a inteligência das pessoas?

    Pense muito sobre isso.

    ResponderExcluir
  36. Prezada Investigadora:
    Acho que as vezes não me faço entender bem etão vamos lá:
    Estou pouco me lixando com os nomes retirados.
    O conselho que te passei é quanto á formação de opinião.
    Mesmo que voce negue, voce se tornou uma formadora de opinião e isso parece não ter mais volta.
    Um nome no papel pra mim pouco importa, o que importa é o destino modificado e isso passa desapercebido para aqueles que deveriam ser os mais interessados.
    Pra cada ação, uma reação, se é que me compreende....
    Voce sabe que, geralmente, os que passam por aqui estão cheios de duvidas e não adianta voce negar a influencia que voce exerce sobre essas pessoas, voce é, no momento, formadora de opinião, quer queira, quer não.
    Decidí entrar no campo dos argumentos apenas para dar a essas pessoas uma chance de pesarem suas impressoes, por isso te agradeço a chance de falar por aqui.
    A maioria das pessoas que passam por aqui nem sequer tem um testemunho da Igreja, estão ainda confusas, buscando imformaçoes ao invéz de buscarem o espirito. São pequenos Tomés, nunca estive entre eles mas os compreendo.
    Felicidades.

    ResponderExcluir
  37. Maurício

    Se as pessoas que passam por aqui e estão cheias de dúvidas, podem esclarecê-las. Qual o problema? Estão com dúvidas porque o que ouviram dentro da igreja nõa satisfêz seu intelecto, e nada mais justo do que buscar mais informações. E é exatamente assim que deve ser.

    Aqueles que vc alega "já ter o testemunho" negarão tudo, absolutamente tudo que está escrito aqui, pois vai contra suas crenças, e dai entra a famosa dissonância cognitiva. Por mais óbvio e comprovado que seja, eles nào conseguem destruir suas crenças e negam a realidade.

    E buscar informação vem antes de tudo. Isso que vocês não compreendem. Tem que haver lógica, razão, ordem, sentido nas coisas. Caso contrário, ali não pode reinar o Espírito.

    Aqueles que apenas buscam o Espírito, sem ter o mínimo de ocnhecimento - que a igreja nega, pois pressiona o investigador a se batizar após 2 ou 3 palestras - não tem o espírito, lamento.

    Tenho vários posts sobre isso, não vou repeti-los aqui.

    Enfim, cada um busca o que lhe convém. E melhor encontrar essas informções aqui do que as que já encontrei por ai, distorcidas, associadas a cultos satânicos, a "obrigações" a fazer orações à Joseph Smith, entre outros verdadeiros absurdos.

    Abs

    ResponderExcluir
  38. Olá, Investigadora, já faz um tempinho...
    Nosso ponto de encontro é essa pagina aqui, foi onde voce chegou mais perto....
    continue investigando !
    Aliás, como vão as investigaçoes ? algo novo ?
    A novidade é que vamos ter um candidato Mormon à presidencia dos EUA, será que ele tem chances ?
    Acho que não, geralmente os presidentes cumprem dois mandatos mas do jeito que o Barack vai...
    Como é carnaval e nesse momento estou àtoa, vou passar na sua pagina inicial.
    até mais !

    ResponderExcluir
  39. Olá Maurício

    Ando ocupada também, por isso a desacelerada nos posts. Mas ainda há tantas coisas a serem traduzidas....

    Quanto ao Romney, nào creioq ue ele tenha muitas chanvces. Mesmo se ele for para as finais, o estigma de "mórmon" nos EUA é de nào-cristão, portanto, as chances dele sõa pequenas. E por outro lado, os independentes, que são os que realmente decidem as eleições, não votarão em uma pessoa que, apesar de ter sido um ótimo governador, é submisso às leis da igreja mórmon.

    Mas veremos... nada como o tempo, e surpresas podem acontecer, nào é?

    Abs

    ResponderExcluir
  40. É....
    Já pensou se ele guanhasse ?
    Daria uma boa pagina no seu blog, taí uma boa ideia !!!
    Como seria a pagina se um Mormon ganhasse a presidencia dos EUA ?
    Ou mesmo nao ganhando..... só como candidato....
    Tá perdendo tempo hein !!
    O Lula disse no ano passado que queria conhecer o profeta, como seria esse encontro ?
    Ahh, o Profeta visitou o Obama com a genealogia dele debaixo do braço, voce viu o encontro ? poe aqui no blog e comenta...
    Talvez o titulo fosse assim : "Conspiração Mormon" ou sei lá, vai pensando....
    Eu gosto daquela foto com dois missionarios de bicicleta aterrisados na Lua, é boa hein ?
    Sei lá, acho que ninguém mais segura...
    Dá-lhe MORMONS !
    E as brigas das Igrejas Malafaicas,macedas e valdomiras ?
    Vai sobrar mais espaço.... pros mormons é claro.
    Esse ano promete !

    ResponderExcluir
  41. Hehehehe, nada tão bombástico... não gosto desse tipo de notícias.

    Mas há um post que estou adiando há tempos, porque tenho bastante pesquisa apra fazer: sobre o White Horse. O problema é que muitos alegam que isso nunca foi doutrina da igreja, mas ao mesmo tempo, fala-se muito de um profeta mórmon que tomará a liderança mundial e instituirá uma teocracia. E muitos mórmons comentam que Romney seria esse mórmon! Mesmo negando essa ser uma doutrina, e mesmo essa profecia tendo vindo de Smith.

    Enfim, como não gosto de escrever coisas sem fundamento, ainda preciso pesquisar bastante para fazer este post.

    Um dia...

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUUMMM.....
      Será que eu entendí bem ?
      Isso que voce falou tá parecendo com o que eu ouví outro dia. Um simpatizante da sua causa quis dizer que o anti-Cristo seria um Mormon.
      Essa sua investigaçãso tem haver com o apocalipse?
      Mas acho que não.... O diabo não joga contra. O ano passado foi repleto de ensinamentos sobre apocalipse e anti-Cristo então não, não dá pra fazer uma ligação, acho que vou ter que continuar atento, pegando um ponto aqui e uma virgula alí. Como eu disse, esse ano promete, o clima tá pesado e eu sinto isso no ar e vejo que outros ao meu lado estão sentindo a mesma coisa, pena que voce não está por perto...
      Agora que eu não tiro o pé da Igreja de Cristo, agora que tá ficando interessante !
      Aqui no Brasil então....tá uma graça, parece que a coisa descambou mesmo !
      As religioes Evangelicas estão se diluindo. Já dizia no evangelho:
      "A casa dividida não prospera".
      Enquanto isso, minha ala "dividiu", voce sabe, uma virou duas. Quem está de fora não vai entender essa palavra "dividiu", o mais certo seria "expandiu".
      Sabe, eu te comparo a uma cientista só que a propria ciencia eu comparo a um quebra cabeça onde faltam peças e sei que alguém as têm então... vai procurando suas peças e veja se elas encaixam direitinho pois, se tiver uma peça quadrada e um ultimo buraco redondo.... vai começar tudo de novo.
      Ah, se eu pudesse te dar uma dica.... já te dei, aqui nessa pagina foi onde voce chegou mais perto, por isso gosto de comentar aqui, vai por esse lado que voce vai bem.
      quem avisa....
      felicidades.

      Excluir
  42. Maurício

    Eu não falei nada sobre anti-Cristo, tanto que nào acredito nisso. E por falar em divisão, a igreja SUD tem muitas, mas muitas facções também, então não fale das demais.

    E este blog nòa é para responder minhas dúvidas, portanto não é um quebra-cabeças que eu estou montando. Já tenho minha resposta há muito tempo, eu apenas estou compartilhando-a com quem quiser. Não há quebra cabeça a ser resolvido, não há indagações, da minha parte, em relação à essa igreja, pois tudo já está pelnamente respondido para mim, e há muito, muito tempo.

    Não começarei tudo de novo, pois os espaços não preenchidos exitiam quando eu estava dentro da igreja. E por incrível que possa parecer à você, isso acontece com muitos membros que aparentemente são ativos, mas que tem medo de pensar e perguntar. Tenho contato com alguns deles, que não acreditam em várias coisas, que não entendem e não aceitam mutas coisas, mas tem medo de Deus, e por isso continuam na igreja. E esse é o maior buraco que pode existir na vida de cada um.

    Você me avisar? Me dar uma dica? Por favor, não se julgue tão senhor e soberano de todo o conhecimento. Isso cheira a arrogância, e começo a vê-lo como todos os mórmons: dono da verdade. Uma pena se for assim.

    Mas como já disse, EU consegui minhas respostas, e nòa sigo as respostas de ninguém, as dicas e avisos de ninguém. Posso ouvi-los, mas vou estudá-los. E já pertenci, por tempo demais, à igreja SUD, para ouvir mais dicas e avisos de membros da igreja. Declino, portanto, sua oferta.

    Abs

    ResponderExcluir
  43. Olá,
    Sabe, senti uma forte impressão que tudo o que vocês dialogaram estava em perfeita harmonia, mas com o andar da carruagem, o que poderia ter sido o início de uma grande amizade, logo se transformou numa desconfiança mútua (pareceu que vocês pertenceram a mesma ala). Você deu muita atenção pra ele, ora por muito menos que isso você manda logo pra “A voz dos mórmons não é a voz de Deus”. Porém, o que me trouxe aqui foi o assunto do espiritismo, pois abracei esta doutrina as escondidas, assim como fiz com a doutrina teosófica, de Blavadski , enquanto estudava as doutrinas da igreja. Problema de quem costuma usar mais do lado direito do cérebro, sim, os que usam mais a emoção do que a razão. Por isso que cheguei ao extremo de dizer: não confiem na ciência! Espero que você tenha tirado essa péssima impressão ao meu respeito.
    Ao ler sobre o grande conselho dos céus, fiquei me perguntando qual teria sido o plano rejeitado, que teria causado tão grande divisão nos céus.Subitamente um pensamento delirante veio a minha mente: qual seria a proposta de Lúcifer ...Vejamos: todos se salvariam e nenhuma alma se perderia... A doutrina, hoje, mais difundida depois do cristianismo, é a doutrina da reencarnação, justamente isso: estaríamos fadados a voltar e a voltar até que nos tornássemos seres perfeitos. Dessa forma nenhuma alma se perderia. Porém, “nós” teríamos escolhido o plano da “quebra de karmas” retratado quando Jesus diz “que sofreu para que não precisássemos sofrer”.
    Aqui haverá um problema: estarei afirmando que o espiritismo é do diabo e entrarei para o rol dos arrogantes mórmons que afirmam terem a verdade absoluta.Assim, todos aqueles que rejeitaram o escolhido plano de Sant German foram expulsos;e houveram aqueles que não aceitaram o plano, mas mesmo assim ficaram do lado do mestre. Nasceram e, juntamente com a influência dos espíritos expulsos espalharam a doutrina da reencarnação. Allan Kardec teria sido dos que nasceram, que não aceitou o plano escolhido e que preferiu silenciar-se.
    Assim como eu criei essa estória, qualquer um poderá criar a sua. Eu concordo com você: se tudo que nós, mórmons, acreditamos, um dia puder ser provado, eu creio que será postado aqui, pois você está do lado da verdade.
    Estou adorando tudo, confesso que o que gosto de ler mais é sobre os comentários, deixa o blog mais humano, piegas e sentimental.

    ResponderExcluir
  44. Joze

    Concordo...minha conversa começou muito bem, mas descambou para um lado nada agradável, e fiquei profundamente irritada com isso...com lições de moral, com tentativas de me avisar, de me dar dicas...afe!

    Enfim...

    Bom, quanto aos seus comentários, pense o seguinte; os hebreus eram um povo politeísta, que só se tornaram monoteístas depois de seu cativeiro. Muitos, mas muitos negam isso, porém você pdoerá encontrar isso em vários livros que estudam religiào.
    De acordo com a bíblia, eles foram os primeiros povos. Mas a bíblia É RECENTE quando comparada aos escritos dos Vedantas (da India) que tem amsi de 5 mil anos ou aos escritos chineses, e por ai vai. E todos esses acreditam em reencarnação!!! Portanto, há povos que acreditam na reencarnaçõa MUITO ANTES da vida única. Esse conveito de vida única é recente.
    E o mais interessante é: onde, na bíblia, fala dessa guerra nos céus?

    Exato, há apenas uma passagem em Isaias, que fala sobre a queda do filho da manhã - isso foi corrigido. Na versão do King James, usada na época de Smith, falava sobre a queda de Lúcifer - a única passagem em toda a bíblia que fala de Lúcifer, por sinal! E há uma história fascinante sobre essa passagem, que foi "introduzida" por um escriba, mas que na realidade tratava-se da queda do rei da Babilônia.

    Veja só, de uma pssagem que fala sobre a queda do rei da Babilônia, para a queda do rei do filho da manhã (referindo-se à forma estravagante com que se vestia) chegando à queda do demoônio, em uma guerra dos céus!

    Portanto, toda essa distorção histórica explica a origem desse mito e perde seu sentido. Em nenhum outro lugar você encontrará essa tal guerra nos céus. Tudo isso veio apenas com Smith. Caberá a você, agora, decidir se foi uma interpretação dele e sua imaginação que deu continuidade à isso ou se foi inspiração.

    Para você ler mais detalhes sobre essa mudança, veja aqui:

    http://investigacoessud.blogspot.com/2010/02/livro-de-mormon-o-problema-com-lucifer.html

    Abs

    ResponderExcluir
  45. Apocalipse 12:07
    Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alves.

      Realmente nõa me lembrava dessa parte!

      Agradeço novamente!

      Abs

      Excluir
  46. Gostei das conversas acima, mas como o Mauricio pode dizer que os mórmons é a Igreja mais perfeita da Terra? Se fosse não estaria aqui , estaria no céu. Alguns pontos podemos ver que ele somente passa de um convecido e nunca um convertido. Seus argumentos são fácil de refutar; em pleno século XIX , onde o conhecimento bíblicos estavam ao alcance de todos e muito mais fácil criar religião baseando-se em informações bíblicas, queria ver JS criar o mormonismo antes da reforma religiosa. Montar uma religião baseando-se em uma doutrina de 01 profeta e 12 apóstolos(na verdade 14, tem os 02 conselheiros) , querendo imitar Jesus Cristo, colocar uma autoridade , como vemos no livro de hebreus sobre o sacerdócio, falar de João Batista de Pedro , Tiago e joão, escrever um livro muito mal feito , verdadeiro plágio bíblico, passagens copiladas diretamente da bíblia. Levando em consideração que a 1ª visão segundo JS , ocorreu em 1820, quando ele tinha 15 anos e 10 anos depois apareceu com o livro de mórmon, era tempo suficiente para elaborar uma religião escrever um livro, os restantes das doutrinas fora acrescentadas até a sua morte, até o mesmo o nome da Igreja demorou 06 anos após sua fundação para ser elaborado,dizer que a ciência não é valida ? Hoje para saber se uma pessoa é realmente filho de alguém , utiliza-se o exame de DNA, ele quer provar que o DNA é questionável, um livro que garante que é a história dos povos antigos da américa ,e que sua origem é hebraica, quando esta mais que provado que os povos antigos da américas são de origem siberiana, é ir de encontro à realidade , para viver uma ilusão. Negar a ciência é negar a própria religião , Se segundo a doutrina mórmon , a terra foi organizada não criada e que toda matéria já era existente, que Deus é inteligência,e para tudo foi usado a ciência, é ter falta de conhecimento do que fala. Ainda não levei em consideração os papiros egipcios, que revelam um sepultamento egipcios, mais que comprovado. Isto é não conseguir enxergar um palmo da verdade na sua frente. Cristo não pregou religião, ele pregou a verdade, ele disse: " Eu sou o caminho , a verdade a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim." Ele pregou ele, sou a luz do mundo . Não precisou provar para ninguém que ele era o filho de Deus. Há 182 anos , o mormonismo vem tentando provar para o mundo e para si mesmo que são a "igreja verdadeira" a "mais perfeita", pois temos "01 profeta e 12 apóstolos"(na verdade são 14 apóstolos), se fossem realmente a ígreja de Cristo, deveria agir como ele , não precisaria provar nada para ninguém. E de perfeita não tem nada , somente a arogância e falta de humildade.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.