Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Evidências contra o Livro de Mórmon no próprio Livro de Mórmon



Texto extraído e adaptado de A Verdade SUD

O apóstolo Orson Pratt escreveu o seguinte desafio:

"Este livro deve ser verdadeiro ou falso... Se for falso, é uma das imposições mais espertas, malignas, audazes e profundas, feitas ao mundo com o propósito de enganar e arruinar milhões que a receberão sinceramente como a Palavra de Deus, e pensarão estar seguramente edificados sobre a rocha da verdade até que, com suas famílias, sejam lançados no desespero total.

"A natureza de mensagem de O Livro de Mórmon é tal que, se verdadeira, ninguém poderá rejeitá-la e ainda salvar-se; se falsa, ninguém poderá recebê-la e salvar-se. Portanto, cada alma no mundo tem interesse igual tanto na determinação de sua verdade como de sua falsidade...

"Se, depois de um exame minucioso descobrir que é uma imposição, deve ele ser exposto ao mundo como tal; as provas e argumentos pelos quais a falsidade foi detectada devem ser claros e logicamente afirmados para que os que foram enganados, embora de boa mente, percebam a natureza do engano e sejam advertidos, e que os que continuam a publicar a ilusão sejam expostos e silenciados...mediante provas aduzidas das Escrituras e da razão." (Orson Pratt, Divine Authority of the Book of Mórmon)
 
Gostaria de hoje poder encontrar Orson Pratt e mostrar as provas existentes contra o Livro de Mórmon. Pratt foi, no mínimo, audacioso em seu desafio. 

Talvez ele jamais sonhasse que algum dia a ciência se voltaria contra o amado livro de Smith, ou que um dia qualquer pessoa com o desejo de saber a verdade pudesse encontrá-la sem sair de casa.


Nesse post serão listadas algumas provas de que o Livro de Mórmon não passa de ficção americana do séc. XIX. As evidências apresentadas se encontram dentro do próprio Livro de Mórmon, não usarei aqui referências que se encontrem fora de seu enredo.


1- Um Problema Linguístico

Néfi começa seu livro dizendo que está escrevendo a história de seu povo na “língua dos egípcios”. Isso é realmente muito estranho. Os israelitas consideravam a língua hebraica como sagrada, como sendo a língua de Deus. 


Seria impensável a um israelita escrever nas sagradas escrituras com uma língua obscena, pagã e idólatra como a egípcia. A totalidade da cultura egípcia era tão diferente da hebraica, que seria impossível para Néfi expressar muitos aspectos de sua complexa cultura e da Lei de Moisés na linguagem pictográfica dos egípcios. 


Por que, afinal Néfi mancharia seus registros sagrados escrevendo em uma língua pagã? (E como será que ele sabia escrever em egípcio?)


2- Fantásticos Viajantes

Néfi relata que sua família deixou Jerusalém com “tendas e provisões” e viajaram por três dias. 


Eles acamparam junto ao Mar Vermelho, perto de um rio que nele desaguava. 


Leí nomeou esse rio de Lamã (por causa de seu filho mais velho). Mas o referido rio nunca foi achado, e eles não poderiam ter viajado os mais de 220 km de montanhas e desertos que há entre Jerusalém e o Mar Vermelho em apenas três dias.


3- Um Assassinato Incrível

Outra parte do Livro de Mórmon difícil de ser aceita é o incidente da morte de Labão. 


Será que tiranos poderosos e paranóicos como Labão ficariam atirados nas ruas de Jerusalém, sem ao menos a proteção de um de seus guarda-costas? 


E como poderia a espada de Labão ser feita do “mais precioso aço” (1 Néfi 4:9), sendo que a fundição do aço ainda não era conhecida pelos hebreus? 


E como se corta a cabeça de um homem sem que suas roupas fiquem totalmente sujas de sangue? 


Lembre-se que Néfi, mais tarde, retira as roupas de Labão já morto e as usa.


Como Zorã, um dos mais próximos servos de Labão, não  percebeu que era Néfi, e não seu senhor, quem lhe dirigia a palavra? E como ele pode jurar lealdade ao assasssino de seu amo apenas alguns minutos depois? É realmente a história de um crime perfeito.

4- Esfera Mágica - a Liahona

 Essa espécia de “bússula” os guiava conforme sua retidão.

Mas onde será que encontramos relatos como estes nas escrituras? Será que Moisés tinha uma esfera mágica para o guiar no deserto? 


Será que profetas de Deus olham dentro de bolas de cristal, ou será que isso soa mais como uma história de caçadores de fortunas, videntes e outras práticas ocultistas?


5- O Arco de Aço

Seguindo a história lemos que a família de Leí quase morre de fome no deserto quando Néfi quebra seu arco. 
Mas será que é fácil quebrar um arco de aço? 


E onde será que Néfi buscou tecnologia para fazer um desses arcos, já que o aço não era conhecido pelos hebreus em 600 a.C.? 


Néfi era muito abençoado, pois era o único do Velho Mundo a possuir um arco feito de “aço puro”!


6- Abundância

A história do Livro de Mórmon nos conta outra coisa incrível. Leí e sua família descobriram uma terra com “muitos frutos” e “mel selvagem”. Leí chamou esse lugar de “Abundância”.

Estranhamente, esse lugar fértil perto do Golfo Persa, ao sul da Babilônia, era inabitado. 


Por que será que ninguém nunca descobriu esse pequeno e notável Jardim do Éden? 


Ainda, este lugar forneceu todos os minérios e madeira que Néfi necessitou para a construção de seu navio. O problema é que esse local jamais foi encontrado.

7- Incríveis Construtores

Depois de chegarem na terra prometida (América), Néfi, Sam, Zorã, José e Jacó construíram um templo “a maneira do templo de Salomão”.

A Bíblia nos informa que o templo de Salomão foi construído com a ajuda de Hyrum do Tiro e seus experientes pedreiros. Ele contava com cerca de 150 000 trabalhadores e cerca de 3 300 supervisores, e mesmo assim levou sete anos para ser concluído.

Quando Néfi escreveu estas palavras ele já tinha saído de Jerusalém havia trinta anos. Como a família de Leí ficou no deserto por oito anos, e levou mais alguns construindo o navio que os faria cruzar meio mundo, eles estavam na terra prometida a menos de vinte anos.

Nesses vinte anos Néfi e seu pequeno grupo de seguidores já tinham enterrado seu pai Leí, lutado contra os Lamanitas, se mudado algumas vezes, construído novas casas, plantado e colhido grãos, feito espadas ao modelo da de Labão, escrito sua história em dois registros de placas, cuidado de suas famílias, e, em seu tempo livre, construído o templo segundo o modelo de Salomão. 


Eles realmente eram grandes construtores.

8- Sedutores Incomparáveis

Há também a história das 24 jovens lamanitas sequestradas pelos sacerdotes nefitas do Rei Noé. 


Essas garotas inocentes estavam desprotegidas na selva, dançando e se divertindo, quando foram roubadas de sua terra e forçadas a terem relações sexuais com seus sequestradores. E mesmo assim essas jovens lamanitas se esqueceram de seu povo, de seus pais, de seus namorados, esqueceram que foram sequestradas e estupradas e se apaixonaram pelos seus captores!

Quando seus pais as encontraram, essas meninas lamanitas expressaram todo o seu amor por seus sequestradores nefitas e convenceram seus pais a aceitarem seus novos genros. 


E então, a parte mais absurda: os líderes lamanitas, de alguma forma, esqueceram séculos de ódio aos nefitas, não apenas aceitando os sacerdotes como membros de seu povo, mas ainda dando a eles posições de liderança e poder  em seu governo.


9- Superman Nefita

Outra história interessante é a de Amom, filho do Rei Mosias, que renunciou ao trono nefita para virar missionário entre seus inimigos lamanitas.


Depois de virar servo do Rei Lamoni, Amom sozinho cortou os braços de um grupo de ladrões que iria roubar os rebanhos de seu rei. 


Então Amom cuidou das carroças e cavalos do rei (não esqueçamos que os cientistas dizem que não havia cavalos, caroças e nem ao menos rodas na América pré-Colombiana).

O Rei Lamoni começou a pensar que Amom era uma espécie de deus. O Rei e a Rainha ficam em “transe”, se convertem enquanto estão nesse estado, e deixam que Amom converta um grande número de seus súditos em sua religião nefita. 


O interessante nessa passagem é o tema recorrente em todo o Livro de Mórmon: visões, sonhos, transes e conversões em massa.

10- Um Exército Indestrutível

A história dos “Guerreiros de Helamã” também não poderia deixar de ser abordada. 


Não é nada fácil crer que 2 000 homens nefitas poderiam se envolver em um combate corpo-a-corpo com hábeis guerreios lamanitas sem ao menos perderem um único homem.

Mesmo quando Deus decidia o rumo das batalhas bíblicas isso nunca ocorreu. Sempre havia mortos e feridos para os dois lados. Crer que todos os 2 000 jovens inexperientes sobreviveram a uma batalha contra seus irmãos sanguinários lamanitas é, no mínimo, ingenuidade.

11- Incríveis Submarinos

Outra história no Livro de Mórmon que chega a insultar a inteligência do leitor é o episódio dos Jareditas. Jarede, seu irmão e seus 22 amigos, junto com suas mulheres e crianças, foram salvos pelo Senhor de ter sua língua confundida no tempo da Grande Torre de Babel.

O irmão de Jarede então ora ao Senhor e recebe o mandamento de construir 8 pequenos submarinos. 
O problema é que o “Senhor” ainda aconselha Jarede que os “barcos” não poderiam ter janelas, pois elas seriam feitas em pedaços. 
Esse incidente supostamente acontece na época da Torre de Babel, milhares de anos antes de janelas que pudessem quebrar em milhares de pedaços (janelas de vidro, que foram inventadas pelos romanos).


Ainda, devido à escuridão no interior desse submarino, Deus iluminou "pedrinhas", que irradiavam luz!


Outro problema deveria ter sido a construção desses navios. 
Será que esses navios podiam suportar a pressão da água, sendo feitos de madeira? 


E como será que as pessoas e os animais que eles levavam respiravam dentro desses submarinos? (novamente, há menção de apenas uma abertura no alto, para permitir a entrada de ar).


A lista de evidências é conclusiva. E estas são somente algumas das coisas que eu achei dignas de nota, na realidade as provas saltam contra Smith de seu próprio livro.

Talvez alguns percam muito tempo prestando testemunho sobre a veracidade desse livro, enquanto outros, que estudam e procuram a verdade, tem de descobrir terríveis anacronismos e coisas sem sentido no Livro de Mórmon, esses são tidos como orgulhosos, apóstatas, enganados pelo demônio, etc, etc... enquanto aqueles que fecham seus olhos e se escondem da verdade são tidos como os “corretos”e os “santos de Sião”.

9 comentários:

  1. olá investigadora.


    tens este pequeno erro:


    O apósto Orson Pratt escreveu o seguinte desafio:

    "Este livro...

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei estranha a estória de Nefi que matou labão e a roupa de labão nem ficou manchada de sangue, essa estória é falsa ou na pior das hipóteses talvez os apologistas mórmons, o servo de Labão era cego, mas mesmo se fosse cego para que Nefi vestiria a roupa de Labão?
    O Livro de Mórmon está cheio de contradições e mentiras.
    Será que um dia os líderes mórmons admitirão tamanha mentira e fraude: O Livro de Mórmon? Acho que o orgulho, a arrogência e o achismo dos estadundenses não permitem admitir erros.
    Criaram um Cristo só deles, que apareceu só para eles. Criaram o Jardim do Eden no Missiouri, Estados Unidos, criaram o Livro de Mórmon centralizado nos Estados Unidos (Cumorah), enfim são xenófobos e se acham o centro do universo.
    A seita mórmon está em declínio. Mentem sobre números, fecham missões, reduzem missionários e tem a cara de pau de mentir, que no Brasil possuem mais de um milhão de membros, sendo que no Senso do IBGE apenas 200 mil pessoas de declararam mórmons. Onde estão outras 800 mil?

    ResponderExcluir
  3. Mário

    As outras 800 mil estão se arrependendo de terem sido batizadas....

    Abs

    ResponderExcluir
  4. E os mórmons ainda dizem que a constituição dos EUA foi elaborada por Deus. Tanto foi criada por Ele que não permite a prática da poligamia, incrível. Por que então não foi Smith chamado para elaborar a constituição? É que ele só sabia egípcio reformado...!

    ResponderExcluir
  5. Alexandre

    Eu tive que rir do seu comentário.... muito engraçado!

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Existe uma outra estoriazinha bem legal também.
    Martin Harris ajudou Joseph na tradução do livro de mórmon como escriba e financiador também. Mas sua família não gostava disso, nem do tempo perdido e muito menos do dinheiro gasto. Quando já possuiam 116 páginas traduzidas, Harris conseguiu permissão de Joseph para mostrar as páginas para sua família e convencê-los da grandiosidade de seu trabalho. De uma maneira não explicada, Harris perdeu ou teve roubadas as 116 páginas traduzidas por Joseph com co-participação de Deus. Porém Deus instruiu Joseph a não retraduzir as páginas perdidas porque, algumas pessoas influenciadas pelo diabo, publicariam essas páginas com alterações e isso desacreditaria Joseph.
    Peguntas sem respostas:
    Como é possível alterar um manuscrito de uma pessoa viva?
    Essas pessoas influenciadas pelo diabo não teriam que apresentar junto com as edições em gráficas, os originais escritos por Joseph e confrontá-los com os reescritos, caso Joseph os reescrevesse?
    Quem então seria desmascarado? Joseph ou as pessoas do mal?
    Será que Joseph não perdeu então sua chance de ouro?
    Ou será que ele sabia que não poderia escrever novamente tudo igualzinho já que tinha inventado e não tinha uma cópia?

    ResponderExcluir
  7. Nilde

    Para mim, a resposta é óbvia:

    Se as páginas aparecessem, ele não teria "traduzido" o mesmo trecho da forma exata, pois muita coisa foi feita da cabeça dele.

    Dai um monte de desculpas.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. O Livro de Mórmon é tão fantasioso quanto o Senhor dos Anéis, com algumas diferenças, o Senhor dos Anéis é bem escrito e te ensina uma lição de vida.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.