Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O LIVRO DE MÓRMON - Anacronismo - Palavras Estranhas

Texto extraído de A verdade SUD

Entre os anacronismos contidos no Livro de Mórmon, são notáveis os anacronismo em algumas palavras específicas.

Os profetas nefitas usaram palavras que não eram conhecidas, e nem seriam inventadas até vários anos mais tarde. Algumas palavras são:

IGREJA

A palavra igreja jamais foi mencionado no Velho Testamento. 
 
Etimologicamente, “igreja” deriva do grego “ekklesia”, que se traduz como “um chamado para fora”. “Ekklesia” era o nome que se dava na Grécia antiga para um grupo de cidadãos que se reuniam para tratar dos assuntos do Estado: eles saíam do meio do povo para se reunir numa assembléia.

Por extensão, a palavra grega é usada no Novo Testamento para o que era chamada a “assembléia dos justos” ou “congregação”.
 
Jesus Ensina em uma Sinagoga
SINAGOGA

A palavra “sinagoga”, vem do grego “synagoge” que significava assembleia; colheita; preparativos de guerra; aproximação. 
 
As sinagogas surgiram após a destruição do Primeiro Templo, durante o cativeiro da Babilônia, aproximadamente no século 6 a.C.

Logo, seria no mínimo estranho Néfi conhecer uma palavra que designava certos locais que não existiam quando ele deixou Jerusalém.

GENTIO

A palavra gentio designa um não-israelita e deriva do termo Latim "gens" (significando "clã" ou um "grupo de famílias") e é muitas vezes usada no plural. 
 
Os tradutores cristãos da Bíblia usaram esta palavra para designar coletivamente os povos e nações distintos do povo Israelita.

A palavra gentio é um termo usado somente no Novo Testamento, e, já que Néfi viveu em Jerusalém antes do cativeiro babilônico, como ele poderia conhecer o significado desta palavra?

BATISMO

Essa palavra vem do Grego "baptiso". O seu sentido etimológico, no grego clássico, era "imergir". Ela foi usada somente no Novo Testamento.

Néfi e outros profetas não somente conhecinham egípcio e hebreu, como ainda grego?

BÍBLIA

A palavra também tem sua origem no Grego. Usada somente em 400 d. C.

JESUS CRISTO

Talvez Smith não soubesse, mas a palavra "Cristo" é um título, também derivado do Grego, e não parte do nome de Jesus como afirma o Livro de Mórmon.


Conclusão:

Como poderiam os profetas do Novo Mundo estarem familiarizados com estes termos? Faria sentido Deus revelar palavras em línguas estranhas a eles? Deus usou palavras em Grego no Velho Testamente para ensinar os israelitas?

Faria sentido os profetas do Livro de Mórmon usarem palavras que não seriam entendidas pelos seus descendentes? Uma das razões da existência das placas era que fossem entendidas e transmitidas de geração em geração.

Talvez houvesse uma espécie de treinamento linguístico para quem fosse escrever nas placas, pois quem exercesse essa função deveria conhecer egípcio, grego, e ainda não utilizar sua língua-mãe em suas profecias e relatos. 

Algumas palavras podem invalidar O Livro de Mórmon? Sim, podem. Já que o livro afirma ser autêntico, ele deveria ao menos não ser contraditório. 

Gosto do exemplo do Evangelho de Barnabé. Os estudiosos descobriram que ele se tratava de uma fraude ao achar nele a palavra "barril", que não poderia estar num documento que alegava ser da época de Cristo. Uma simples palavra posta no lugar errado invalidou todo um livro. O mesmo não poderia ser aplicado ao Livro de Mórmon?

3 comentários:

  1. No Livro de Mórmon em várias partes dá a entender que, a palavra Cristo é o sobrenome de Jesus.
    Ao invés de Bíblia o certo seria "escrituras sagradas"
    Livro de Mórmon FAIL!

    ResponderExcluir
  2. Investigadora parabéns pelo seu trabalho!
    inspirado nele eu fiz um pequeno video sobre estes temas no you tube!
    se puder ver ficarei honrado link http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=I7Jt2qI4Geo!
    Medodaverdade

    ResponderExcluir
  3. Prezado medodaverdade

    Muito bom seu vídeo. Preciso, com informações importantes e muito esclarecedor.

    É bom saber que há pessoas que estão dispostas a divulgar a verdade, sempre.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.