Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O LIVRO DE MANDAMENTOS - outras alterações


Várias alterações foram realizadas no Livro de Mandamentos, que passou a se chamar Doutrina e Convênios. Abaixo, algumas delas:


Livro de Mandamentos (1835), Capítulo 10  

 “...e ele [Joseph Smith] tem um dom para traduzir o livro [de mórmon], e eu ordeno que ele não alegue ter qualquer outro dom, pois Eu não lhe concederei nenhum outro dom...”

Este, então, mudou para  Doutrina e Convênios 05:04  
E tens um dom para traduzir as placas; e este é o primeiro dom que te conferi; e ordenei-te que não afirmasses ter qualquer outro dom, até que meu propósito fosse cumprido nisso; porque não te concederei outro dom até que isto esteja terminado.

Livro de Mandamentos (1835), 7:3
"Você tem outro dom, que é o dom de trabalhar com a forquilha: eis que ela te diz coisas: eis que não há nenhum outro poder, exceto Deus, que podem fazer com que esta vara da natureza trabalhe em suas mãos, para a obra de Deus. "

Este, então, mudou para Doutrina e Convênios 8:6-7

6 Agora, este não é teu único dom; porque tens outro dom, que é o dom de Aarão; eis que esse dom tem manifestado muitas coisas a ti;
  7 Eis que nenhum outro poder existe, a não ser o poder de Deus, que faça com que este dom de Aarão esteja contigo.

 Forquilha a que se referia o Livro de Mandamentos.

Livro de Mandamentos (1835), Capítulo 6
 
Mais de 50 palavras adicionadas à revelação original, que alteram o significado e abre portas para Joseph ter revelações adicionais.

Comparar com: Doutrina e Convênios 7:1-8

 

Livro de Mandamentos, capítulo 24
Mais de 100 palavras adicionadas posteriormente a esta revelação, introduzindo termos e conceitos que não faziam parte da igreja mórmon quando ele foi organizada.

Tais inserções retroativas de termos como "sumo sacerdote", "élder presidente " e "sumo conselheiro" dão a falsa impressão de que estes elementos faziam parte da Igreja Mórmon desde o início.

Comparar com: Doutrina e Convênios 20:49-68

 

Livro de Mandamentos, Capítulo 28
Mais de 300 palavras sobre a restauração do sacerdócio Mórmon foram adicionadas (aparentemente por Joseph Smith e Oliver Cowdery) no final desta revelação.

Ao acrescentar a história de uma aparição sobrenatural de Pedro, Tiago e João em uma revelação datada de 1830, parece que a concessão do sacerdócio de Melquisedeque a Joseph e Oliver era conhecida desde então.

No entanto, nada se sabe ou nada foi escrito sobre esse evento até esta revisão ser adicionada em 1835.



The Evening and Morning Star, October 1832
Mais uma vez algumas centenas de palavras são adicionadas a uma revelação anterior. Essas políticas detalhadas dão orientações e retroativamente adicionam novos conceitos como "Presidência da Igreja" e "estacas", dando a aparência de que as estas idéias vieram diretamente de Deus através da revelação.

 

Citações:

"Em 1835, em Kirtland, outra comissão foi nomeada para arrumar as revelações para serem novamente impressas ... Eu estava frequentemente no escritório de Joseph, e sei com certeza que algumas das revelações foram tão alteradas, mutiladas e mudadas que um bom estudante dificilmente poderia reconhecê-las.

Em uma revelação, eu contei 20 alterações!
 
Assim, quem pode acreditar nelas? Eu não posso. Eu não irei.

Todos os seus problemas decorrem do uso daquela mutilada e alterada Doutrina e Convênios ". (Mormon Apostle William E. McLellin (1806-1883), Saint's Herald, verse 17, pages 556-557)

"Em 1835, iniciou-se uma política de edição retroativa de Doutrina e Convênios, revertendo os significados anteriores e acrescentando conceitos e parágrafos inteiros de textos de revelações publicadas anteriormente.
 
A alteração oficial pré-1835 das revelações é o contexto mais fundamental para o posterior padrão de  editar a História da Igreja." (D. Michael Quinn, “On Being a Mormon Historian (and Its Aftermath)”)

________________

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.