Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Referências raciais são retiradas do Livro de Mórmon


A Igreja Mórmon fez sutis, mas importantes mudanças nos cabeçalhos dos capítulos em sua versão online de sua escritura, O Livro de Mórmon, enfraquecendo algumas alusões racistas anteriores.

As palavras "pele escura" foram retiradas do resumo introdutório em itálico em 2 Néfi, capítulo 5, ao descrever a "maldição" que Deus colocou nos incrédulos lamanitas.



Formato atual do cabeçalho de 2 Nefi 5 - site oficial da igreja SUD


Na quinta Edição do Livro de mórmon, de 1971, lemos o seguinte no cabeçalho do mesmo capítulo:




Mais adiante, em Mórmon, capítulo 5, onde os lamanitas
são chamando de "um povo escuro, imundo e repugnante" será mudado para "por causa de sua incredulidade, os lamanitas serão espalhados, e do Espírito deixará de contender com eles."



Atualmente, a versão antiga ainda permanece on-line:


Os iníquos tornaram-se escuros, imundos e repugnantes.


Em ambos os casos, o restante do texto permanece inalterado.


Os membros da Igreja baseado em Utah de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acreditam que fundador, Joseph Smith revelou um conjunto de placas de ouro de uma colina em Nova York em 1827 e traduziu o texto antigo em inglês. 


Desde sua impressão inicial, milhões de cópias foram distribuídas em todo o mundo em mais de 160 línguas.

Resumos dos capítulos foram adicionados em 1920, depois reescritos pelo falecido apóstolo mórmon Bruce R. McConkie, em 1981. 


Nesse mesmo ano, um verso que usou "claro e agradável" para descrever o que vai acontecer com os povos de pele escura, quando se arrependem foi mudado para "puro e agradável."

Abaixo: versão de 1971

Versão de 1971 - Povo CLARO e agradável

A mudança:



Versão atual: "povo claro" mudado para "povo puro"

Críticos argumentaram que a alteração foi feita para resolver acusações de racismo, uma vez que a igreja baseada em Utah teve uma política racial que, até 1978, os negros eram impedidos de serem ordenados ao sacerdócio.

Não é assim, disse Royal Skousen, um professor de linguística na Universidade Brigham Young, que observou todas as alterações no texto de 1830 até o presente. 

Skousen disse Smith mudou de "brancos" para "puros" em 1840, mas deixou em outras partes do livro.
"Oito outros versos ainda usam a frase" Skousen disse. "Se [a Igreja] foi apenas de responder às sensibilidades, porque não teriam mudado todos os outros?"
Maldição foi mantida: os BRANCOS e agradáveis tiveram sua pele escurecida!

Uma década depois, a Primeira Presidência aprovou pequenas alterações em alguns capítulos do Livro de Mórmon, explicou o porta-voz da igreja Michael Purdy. Os ajustes descritos acima foram feitos em várias edições estrangeiras, incluindo português, espanhol e alemão. Os títulos originais permaneceram na maioria das edições em inglês até 2004, quando a editora Doubleday publicou a versão comercial do primeiro livro e implementou a edição.

Até este mês, os títulos de 1981 mantiveram-se na versão online da Igreja na lds.org. Quando a igreja atualizou seu site, as alterações da editora Doubleday foram incluídas online. A versão antiga continuará - por enquanto - nas versões impressas em inglês.  

"Quando estes tipos de alterações são feitas, são lançadas várias edições online e impressas, assim que estiverem disponíveis", 

disse Purdy em um comunicado. 

"Uma nova edição inglês de O Livro de Mórmon não está programada para ser impressa no momento. Uma vez que estas mudanças são tão pequenas, não é necessário incluí-las até que ele seja impresso."

Nathan Richardson, um estudante da BYU na época da edição da Doubleday, notou algumas mudanças e deciu fazer uma comparação lado a lado.
 
 Richardson, agora, uma fonoaudióloga e designer de livros em Orem, concluiu que as mudanças foram feitas para "clareza, mudança na ênfase e para ficar mais perto da linguagem das Escrituras." (Seu estudo pode ser visto no ldsphilosopher.com).

Skousen, editor de uma edição de Yale de 2009 do Livro de Mórmon, vê as mudanças como um aceno para os leitores contemporâneos.
 

Funcionários SUD não querem que os leitores se concentrem em "declarações abertas sobre a raça, que estavam nos  resumos de McConkie em 1981", disse ele. 

"Há uma interpretação [pessoal] simplesmente que você escolhe. Não é uma questão de desonestidade ou de tentar esconder as coisas."

Os títulos on-line também mudam muitas palavras da linguagem arcaica para a linguagem moderna, Skousen disse. 

"Dada a nossa época, eu acho que eles fizeram a coisa certa."

Para Grant Hardy, um historiador SUD na University of North Carolina em Asheville que editou uma edição "leitor" de O Livro de Mórmon em 2005, as mudanças são interessantes.
 

Ainda assim, Hardy não acredita que opiniões racistas são extraordinariamente importantes na escritura Mórmon.
 
"Mesmo que receba muita atenção, não há muitos versículos que falam sobre a cor da pele", disse Hardy. "A raça não é um tema principal de O Livro de Mórmon. Quando se está falando de lamanitas, são sobretudo as diferenças culturais e espirituais".

Há uma "tentação de ler textos antigos, em termos de pressupostos modernos. Provavelmente todos na história foram racistas em termos de América moderna".

Hardy pensa que os nefitas eram racistas? Bem, sim, disse
ele, mas isso não nos surpreende.

Superado este elemento, Hardy disse:


"Provavelmente, no geral, [o texto] se encaixa melhor no Livro de Mórmon."

Agora, os defensores alegam que não existe racismo no Livro de Mórmon e que "branco" realmente significa puro. Mas as provas estão contra eles.  

Há uma série de versículos do Livro de Mórmon, afirmando claramente que a pele escura dos lamanitas foi uma maldição de Deus e que foi um resultado da  maldade do povo. Ainda, quando o povo se arrependia, voltava a ficar branco, e extremamente formoso!

Vejamos estas citações:
 
2 Nefi 5:21:


"E ele fez cair a maldição sobre eles, sim, uma dolorosa maldição, por causa de sua iniqüidade. Pois eis que haviam endurecido o coração contra ele de tal modo que se tornaram como uma pedra; e como eram brancos, notavelmente formosos e agradáveis, a fim de que não fossem atraentes para meu povo o Senhor Deus fez com que sua pele se tornasse escura" (grifo nosso)


"E a pele dos lamanitas era escura, por causa do sinal que havia sido posto em seus pais como um anátema pela transgressão e rebeldia deles contra seus irmãos, que eram Néfi, Jacó e José e Sam, que foram homens justos e santos." (grifo nosso)



"E aconteceu que os lamanitas que se haviam unido aos nefitas foram contados com os nefitas;
E a maldição foi retirada deles e sua pele tornou-se branca como a dos nefitas;
E seus filhos e filhas tornaram-se sumamente belos e foram contados com os nefitas, sendo chamados de nefitas. E assim terminou o décimo terceiro ano." (grifo nosso)

Dizer que o texto do Livro de Mórmon não diz claramente que a pele escura dos lamanitas (nativos americanos) é o resultado de uma maldição de Deus, ou que isso é de pouca importância, é pura desonestidade! Nenhuma defesa apologética ou ignorância deliberada vai mudar isso.

Ou isso, ou o Livro de Mórmon, apesar do que clamam, não é o livro mais verdadeiro, e os líderes SUD estavam completamente errados sobre a questão racial desde Joseph Smith até Gordon B. Hinckley. Até agora, nenhum outro argumento foi convincente o suficiente para cobrir um século e meio de racismo, em nome de Deus.

Apesar de tudo, é válido que a Igreja tenha escolhido minimizar o racismo que está nas suas escrituras. Porém,  seria ainda melhor se: 


1) se pronuncisse de forma clara e repetidamente contra tais idéias

2) realmente removesse todo o conteúdo racista que está no livro, ao invés de apenas o que está nos cabeçalhos dos capítulos ou em um ou outro versículo.  

Não fazer isso demonstra que os líderes SUD realmente não querem desistir do racismo que o mormonismo tem ensinado desde o seu início.

_______________________
 
 

Texto traduzido por A; Flauber- Adaptado de: MormonThink - Brasil

Fontes:

1 - The Salt Lake Tribune, Lifestyle. Peggy Fletcher Stack. 20 DEZ 2010
http://www.sltrib.com/sltrib/home/50882900-76/mormon-book-church-lamanites.html.csp 




19 comentários:

  1. Investigadora:

    Sempre gosto de ler o seu blog, ele é excelente, pois você além de comentar, mostra as provas irrefutáveis da própria seita mórmon. Tudo é provado nos mínimos detalhes.
    Essa questão do racismo no livro de mórmon é algo sério. A seita mórmon, querendo se adequar a tudo o que ocorre de novo no mundo, tenta desesperadamente suprir passagens racistas do livro inventado por Smith e jamais reconhece tudo de mal que os pretensos lideres mórmons falaram a respeito dos negros.
    É uma seita covarde e continua tratando nossos irmãos negros de forma descabida, indo contrário a tudo o que a sociedade moderna mostra.
    Imagine só, se ainda vigorasse a proibição imposta pelos mórmons, o Obama por exemplo, se fosse Mórmon jamais poderia ser ordenado um sacerdote mórmon ou entrar num templo mórmon. Hoje os mórmons precisam conviver com a realidade: o homem da nação mais poderosa do mundo (Obama) é negro e é presidente dos EUA. Um golpe na doutrina racista dos mórmons!
    Na doutrina mórmon, a raça negra é almadiçoada, marcada com a pele negra (não sei de onde tiraram esse absurdo!), pois a bíblia nada cita de pele negra.

    ResponderExcluir
  2. Mário

    E eles negam, ah como negam essa doutrina. Li recentemente em um blog de um mórmon negro, defendendo a igreja com unhas e dentes e mostrando o quanto a igreja tem sido "bondosa" com os negros.

    Inclusive ele cita a história de Jane (aqui no blog, "Uma negra chamada Jane" que foi elada à família de Joseph. Mas nào fala que ELA não foi selada, e sim uma pessoa branca fez essa ordenança por ela (pois ela jamais entrou em um templo) e que foi selada como SERVA de Joseph Smith.

    Meias-verdades, mentiras... tudo para acobertar essa doutrina assustadoramente desumana!

    E a gora, o livro mais perfeito da terra, a pedra angular da religião mórmon, modificando descardamente o "branco e deleitável" para o "puro e deleitável".

    Tudo questão de perfeição.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. É sempre assim.... Sempre que uma mentira mórmon é desmascarada eles mudam o ldm pra adequa-lo às novas "revelações". Por isso os membros novos da sud não conseguem ver que são membros de uma das piores seitas do mundo.
    Se continuar assim, logo eles terão que descartar o ldm como o "mais perfeito da face da terra".

    ResponderExcluir
  4. Val

    Os novos membros que entram na igreja jamais saberão, pela igreja, das mudanças feitas.

    E os que continuam por lá, talvez nem notem, pois essas mudanças nào estarão comparadas nos manuais.

    Portanto, o livro continuará sendo o 'mais perfeito'.

    E a cegueira seguira...

    ResponderExcluir
  5. Sr(a): Tenho certeza de que o senhor esta muito enganado, e queria convida-lo a ir no próximo domingo a uma igreja sud e tirar suas dúvidas com o bispo da ala.

    ResponderExcluir
  6. Lucas

    Isso é uma piada de mau gosto, certo?

    Porque eu ri, e ri alto.

    ResponderExcluir
  7. investigadora vai em genesis que vc vai ver o que o senhor fez com Caim por ele ter matado Abel

    voce fika kerendo muda a cabeça dos outros.
    eu nao vou ser iludido por que eu sei que a igreja e verdadeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caim e Abel, será mesmo que eles existiram?Não eram filhos de Adão e Eva?Acordem p a realidade...O que tem a cor da pele a ver com o que a pessoa deveria sentir no coraçao?O corpo é apenas uma vestimenta,o que tem dentro desse corpo,que é o espirito é o que importa, é dessa maneira que eu acredito.A beleza não é importante, e Jesus trouxe lindos ensinamentos de amor ao próximo,humildade,caridade(algo muito raro hj em dia)Por que tantas desavenças? o caminho para o plano superior é apenas um,basta amarmos nosso próximo,respeitarmos e principlamente a prática da caridade.

      Excluir
  8. Renan

    Vá VOCÊ ler direito o que fala em Gênesis:

    Que Deus colocou UMA MARCA (e não uma maldição, e nem que colocou uma pele negra nele) PARA QUE NINGUÉM O MATASSE.

    Entender que essa marca é a pele negra é puro racismo.

    Por que então não entender que foi o albinismo?

    Ou os olhos puxados dos orientais? Ou seus longos e lisos cabelos?

    Ou uma tatuagem no meio de seu rosto, com o símbolo de Ying e yang?

    E quem disse que seus filhos herdaram essa marca????????

    Oras, deixe de ser racista, tenha vergonha e comece a pensar por si. Pare de repetir os absurdos que você ouve na igreja e pense. PENSE. Não dói, garanto!

    ResponderExcluir
  9. O que me alivia é que no dia do julgamento voce ira se sentir mal por escrever essas blasfemias assim desse jeito

    ResponderExcluir
  10. como voce tem odio pela igreja ... UMDIA SABERA A VERDADE

    ResponderExcluir
  11. ewew

    O que eu gosto mesmo é de ver esse amor cristão que vcs aprendem dentro da igreja...hahahahahah.... aiai! Me divirto!

    ResponderExcluir
  12. Aliás, na cabeça dos mórmons:

    verdade = ódio, perseguição

    falar amém para as coisas mais exdrúxulas = amar a Cristo.

    A lavagem cerebral anda dando certo!

    ResponderExcluir
  13. Acabo de abrir meus dois exemplares do Livro de Mórmon que tenho em mãos: um de 1981 e o outro de 2006. Engraçado que nunca pensei em compará-los, mas qualquer um que quiser perceber a diferença é só abri-los e lê-los. Uma prova em minha própria casa, emitida pela própria igreja. E ainda existem aqueles que dizem que o Livro de Mórmon é o mesmo ontem, hoje e para sempre, e que quaisquer argumentos que tentem provar o contrário são teorias de conspiração para destruir a "única e verdadeira igreja restaurada na face da Terra."

    ResponderExcluir
  14. Neor

    Exatamente! Basta uma breve comparação, e está tudo ali. Um pouquinho d eboa vontade dos mórmons e eles descobrirão quantas falhas há no livro de mórmon, mas adivinhe: eles JAMAIS aceitarão que essas mudanças tem valor.

    Ah sim: as partes antigas do LdM são no MEU livro antigo, que foram escaneadas.

    Abs

    ResponderExcluir
  15. Assim como também tem muitas coisas interessantes que não foram corrigidas: por Néfi ou por Zé smith, não importa. No capítulo 18 de 1 Néfi diz:

    18 Por causa de sua dor e do seu grande pesar e das iniqüidades de meus irmãos, chegaram quase ao ponto de serem levados desta vida para se encontrarem com seu Deus; sim, seus cabelos brancos estavam prestes a descer ao pó; sim, estavam prestes a ser lançados na sepultura das águas, por causa de seu pesar.
    Néfi teria escrito isso já seguro na tal terra prometida, se ele gravava em placas não tinha como passar uma borracha quando por um esquecimento pensou : meus pais quase desceram ao pó, ops nessa ocasião eles estavam em alto mar, não poderiam descer ao pó, vou gravar de novo : estavam prestes a ser lançados na sepultura das águas. Por que meu Zezinho não concertou isso já que ele escreveu ? Ele inventou mais nomes em aproximadamente em dois meses do que o professor e filólogo britânico J.R.R. Tolkien em seu maravilhoso Senhor dos Aneis nos seus quase 20 anos de pesquisa ! Tudo isso e muito mais é curioso. Sou seu fã, te adoro, bjs seja você homem ou mulher , como disse Zé Ramalho artista não tem sexo.

    ResponderExcluir
  16. Wellington

    Vejo a expressão "descer ao pó" como um simbolismo ao "do pó viemos, ao pó voltaremos", independente de onde estivermos. Portanto, creio que a intenção foi essa mesma, e nòa há nada para ser corrigido. Às vezes os críticos começam a ver chifre em cabeça de cavalo e perdem a credibilidade (nào estou falando de você). Mas também tem que haver certa flexibilidade.

    Essa história de 2 meses JAMAIS consegui acreditar. Desde a história da primeira visão, ele teve tempo de escrever o LdM, que foi publicado apenas em 1820. Realmente, nào acredito MESMO nos 2 meses....E grande parte dos nomes por ele inventados vem da Bíblia, onde ele acrescentou ou tirou algumas letras.

    Enfim... há muita discussão e essas coisas ficam no "achômetro" (menos os nomes). Mas o fato é que os erros enormes foram mudados e foram mais de quatro mil.

    Abs

    ResponderExcluir
  17. Boa Tarde.

    Não quero opinar, nem a favor nem contra as suas afirmações, pois não tenho material suficiente de pesquisas para tomar quaisquer partido. Porém, gostaria de informar que, independente de seu trabalho já ter um direcionamento, ou seja, você está focado(a) no que quer transmitir, ele serviu para me alertar que, depois de 8 anos afastado dos mórmons e uma trajetória anterior de 15 anos dentro da igreja SUD, eu nunca busquei realmente a veracidade das palavras que aprendi a repetir. Não quero estar sendo confuso. O que quero dizer é que quando eu dizia acreditar (por cegueira intelectual ou simplesmente pelo poder do espírito) eu nunca investiguei se realmente era verdade. E somente depois de ler este artigo me veio o vazio de que realmente, até hoje, eu não sei se é verdade ou mentira tudo que aprendi. Seu estudo me fez ficar curioso em também "investigar" sobre essas coisas. Buscando fontes diversas assim como você faz. Se eu conseguir, então voltarei aqui para dar minha opinião.

    Abraços,

    Cleber Farias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cleber

      Os livros citados podem ser facilmente encontrados na internet ou no link

      http://investigacoessud.blogspot.com.br/2010/12/livros-oficiais-da-igreja-sud.html

      Você ficará impressionado!

      Abs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.