Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Transferência de poder

Nos anos que antecederam sua morte, o Presidente Ezra Taft Benson sofreu vários problemas de saúde,  como AVEs causados por vários coágulos sanguíneos e  infartos.
  
Durante esse período, Benson dificilmente aparecia em público. Com isso, o seu então conselheiro Gordon B. Hinckley tomou frente de algumas decisões na Igreja, como o próprio Benson fez quando o Presidente Spencer W. Kimball adoeceu.

Mesmo Benson tendo as chaves do sacerdócio nas mãos, quem realmente mandava e ditava as ordens era  Gordon B. Hinckley e o segundo conselheiro na época,  o atual presidente Monson (foto abaixo).  
Monson e Hinckley
Ambos receberam o poder legal de cuidar das corporações da Igreja em nome de Benson. O interessante é notar que essa transferência de poder foi totalmente contra as regras da própria igreja.

O historiador D. Michael Quinn escreve que Thomas S. Monson (juntamente com seu colega e Primeiro Conselheiro da Presidência, Gordon B. Hinckley) secretamente conspiraram para colocarem-no na posição de Presidentes da Igreja de fato, em clara violação do protocolo oficial de governo da Igreja Mórmon:
"Em maio de 1989... os Conselheiros [Hinckley e Monson] sentiram a necessidade de produzir documentos legais, com Ezra Taft Benson dando-lhes uma procuração [que] não deveria ser afetada pela sua 'deficiência' ou 'incompetência'."


"No entanto, Benson já foi havia sido afetado por essa 'deficiência'."


"Apesar de uma declaração autenticada pelo secretário da Primeira Presidência, o Presidente Benson não assinava esses documentos. A máquina de assinaturas produzia assinaturas idênticas às de Benson nesses documentos legais."


"Sem o reconhecimento público, o documento assinado pela máquina terminou formalmente com a prática oficial de dissolver a Primeira Presidência, que estava impressa há 90 anos. Desde 1899, o livro 'Artigos de Fé', 'Written By Appointment; and Published By the Church,'  especificava que a 'Primeira Presidência é dissolvida pela morte ou incapacidade do Presidente'." (grifo nosso)

"No entanto, este documento de 1989 especificava que os conselheiros não dissolviam a Primeira Presidência ou  entregavam seus poderes apesar da 'incapacidade'  ou 'incompetência' do presidente da igreja."

"Os apóstolos atuais têm apoiado esta política, apesar de oficialmente a publicação no livro 'Artigos de Fé'  especificar que quando há 'impedimento do Presidente, a autoridade para  governar [a Igreja] reverte toda para o Quórum dos Doze Apóstolos'." (D. Michael Quinn, "The Mormon Hierarchy: Extensions of Power" [Salt Lake City, Utah: Signature Books], pp. 58-59,; fn. 243-245, p. 432)
Importantes documentos eclesiásticos e familiares continuaram a ser assinados em nome de Benson com um auxilio de uma máquina de assinaturas.

Existem sérias controvérsias a respeito da saúde de Benson. Segundo o porta voz da Igreja, Dom LeFevere, Hinckley e Monson reviam assuntos importantes com Benson, mesmo  quando ele estava doente em sua casa. 

No entanto, de acordo com o neto do profeta, Steve Benson (foto ao lado), seu avô, em 1993 estava vivendo de pijamas, sendo alimentado por outros incapaz de reconhecer as pessoas ou de falar de forma coerente. 


O ponto de vista de [Steve] Benson aparentemente foi verificado por um artigo no jornal Salt Lake Tribune, de Salt Lake City. Um repórter do jornal conseguiu algumas informações dos registros da Corporação de Utah. 

O relatório dizia que a Corporação que administra a Igreja SUD fez, em 1989, uma transferência dos poderes de Ezra Taft Benson para seus dois conselheiros, Gordon B. Hinckley e Thomas S. Monson. Isso foi feito no mesmo ano em que Ezra T. Benson foi visto em público pela última vez.

Os líderes da Igreja [Mórmon] reconhecem que, durante os últimos quatro anos, Gordon B. Hinckley e Thomas S. Monson mantiveram o controle legal absoluto da Corporação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Embora uma máquina de assinatura tenha sido usada para anexar a assinatura de Benson aos documentos de transferência de poder para Hinckley e Monson, estes documentos foram declarados legais. (in 'Salt Lake Tribune,' 15 August 1993, p. C 1)." (Timothy Oliver, Rick Branch, and James Walker, "Historical Events, Notable Doctrines: Mormonism Overview," in "Watchman Expositor," vol. 13, #4, 1996, at http://www.watchman.org/lds/ldshst96.htm)

O fato de que os conselheiros do presidente Benson (Hinckley e Monson) estarem tomando as decisões em nome de Benson era evidente, e chamou a atenção do Salt Lake Tribune:
"Documentos no arquivo do estado de Utah são uma forte evidência de que a empresa-mãe da Igreja Mórmon não está sendo dirigida pelo seu presidente, Ezra Taft Benson"

"É a primeira vez desde que a Corporação  foi fundada há 70 anos, que outra pessoa além do presidente da Igreja obteve total autoridade sobre a empresa mais poderosa de Utah"

"Os documentos, no Departamento de Comércio de Utah, foram assinados com uma máquina que duplica a assinatura  do Presidente Ezra Taft Benson, de 94 anos de idade. Eles foram preenchidos seis meses antes que o  profeta Benson ...fizesse seu último discurso público."

"Os líderes da Igreja disseram esta semana que o preenchimento e a utilização de uma máquina de assinatura são rotineiros, e são feitos com a aprovação do Presidente Benson .... Hoje, a corporação possui todos os bens da igreja - incluindo um portfolio multibilionário de participações financeiras e todas as suas propriedades."

"Intitulados 'Certificados de Autoridade' e datados de 23 maio de 1989, os documentos dizem  que os presidentes Hinckley e Monson tem total poder - mesmo se o Presidente Benson ficar incapacitado ou se for determinado por um tribunal que ele está incompetente .... a igreja não fez qualquer anúncio sobre uma mudança. Ela continua a representar o Presidente Benson como o poder supremo por trás assuntos da igreja ...."

"Fish Fran, administradora pública do Departamento de Comércio do Estado, disse que as assinaturas feitas à máquina são legais ..."

"Ainda assim, a Sra. Fish... disse que o uso de uma máquina de assinatura em documentos  de Empresas Corporativas 'é certamente fora do comum'... Steve Benson ... disse que seu envelhecido avô  já não possui as faculdades mentais para lidar com assuntos da Igreja."

" 'A igreja tem deturpado a condição de Presidente Benson e afirmado categoricamente que seu papel como profeta, de modo algum está impedido' Steve Benson disse esta semana. 'Meu avô tornou-se um manequim de vitrine, enquanto o negócio da loja é feito por trás de portas fechadas'."

"Ele disse que uma máquina de assinatura tem substituído a mão de seu avô em todas as correspondências pessoais e familiares. 'Evidentemente' Steve Benson disse, 'a máquina de assinatura não foi programada para assinar Vovô'." (Salt Lake Tribune, 15 de agosto 1993)
 
Exemplos de assinaturas do Presidente Ezra Taft Benson feitas pela máquina:
 


Steve declarou em varias entrevistas que ele não tinha mais um avó, mas sim um objetivo de figuração da Igreja, um homem velho que mesmo doente fazia suas orações e velava por todos os membros. 

Ele também afirmou que, em uma dedicação de um terreno para a construção de um templo em Utah, Benson foi retirado da cama, junto a pesados aparelhos, para tirar fotos segurando (ou se apoiando, com a pouca força que tinha) em uma pá. Ele realmente não sabia o que estava fazendo naquele momento. 

Atualmente as assinaturas digitalizadas são utilizadas inúmeras vezes. Um exemplo é a assinatura no chamado missionário. E as mães choram, imaginam a cena do profeta emocionado assinando o chamado do seu filho para a missão!

___________________

Agradeço à contribuição de Lucas pela tradução de parte do texto 

Texto de:

http://www.salamandersociety.com/legal/ 

http://www.mormoncurtain.com/topic_ezrataftbenson_section2.html

9 comentários:

  1. É triste saber que os mórmons fiéis pagadores do boleto da viagem para Kolob - quero dizer o santo dizimo, ainda acreditam na idéia do velho profeta que mesmo doente, vela por todos e administra com mãos de ferro o império de Sião.

    Obrigado pela citaçao!
    Visitem! http://humorexmormon.blogspot.com

    Muito grato, Lucas Almeida Dias.

    ResponderExcluir
  2. Luke

    Eu que agradeço pela inspiração!

    E o assunto seria cômico se não fosse trágico (ou vice-versa)!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Não sabia disso.
    "Passaram a perna" no Benson para administrar a Igreja Mórmon.
    Outra coisa que não sabia é que a Assinatura era digitalizada.
    Eu estava olhando meu Certificado do Instituto e vi que a assinatura do Supervisor do SEI, também é digitalizada.
    Tem um homem que me disse que no chamado dele a "assinatura" do Hincley tava meio torta pq na época ele já estava muito idoso e sua mão tremia muito.
    kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Júlio

    A quantidade de empresas que a igreja possui mais a quantidade de chamados que são assinados todos os dias.... impossível um homem fazer isso. Mesmo que ele passasse todas as 24 horas assinando papéis, não daria conta!

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Eu não sei não, mas quero que vcs saibam que o profeta não dita as regras da casa, pois ele apenas nos aconselha em relação as coisas referentes aos nosso padroes. Eles não mandam e nós fazemos. Nós que escolhemos se iremos ouvi-los ou não.

    ResponderExcluir
  6. Becky

    Perfeito.

    Mas se você decidir nòa seguir ao profeta, não terá recomendação para o templo, não terá cargos, etc...

    Então, as coisas não são tão simples assim!

    Abs

    ResponderExcluir
  7. O que você pretende com essa estória toda? Ganhar o prêmio de péssima escritora ou anunciar produtos pra ganhar um dinheirinho pela internet?
    Vicente

    ResponderExcluir
  8. vicenterio

    Nada disso. Só mostrar como a igreja manipula seus seguidores, tornando-os, às vezes, piores seres humanos, como você demonstrou acima.

    Obrigada por contribuir com este blog ao mostrar, na prática, o que tenho escrito na teoria.

    ResponderExcluir
  9. No meu chamado de missão já era assim, isso há muito tempo atrás, na época era uma carta padrão, (esta palavra mais falada dentro da igreja), onde colocovam meu nome e informava a missão onde iria e uma cópia da assinatura do presidente spencer W. kimball, a conclusão é, meu chamado nunca passou pela mão do "profeta", deve ter passado na mão de algum burocrata mórmon, que deve ter cantado na hora, " Mamãe mandou dizer , para mandar este idiota para ...".

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.