Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sábado, 8 de janeiro de 2011

DOUTRINA SUD - o papel da mulher no mormonismo - parte 2

Em um site mórmon, recentemente, li um texto sobre o sacerdócio (que é exclusivo dos homens) e as mulheres.

Fiquei impressionada como há um teor altamente machista, enganador e ainda tido como sagrado, para ser aceito e com júbilo, pelas mulheres. Transcreverei  cada parágrafo e farei os comentários abaixo deles (todos os grifos são nossos).

Mulheres E Sacerdócio

 

Tem uma pergunta que o mundo sempre faz de como as mulheres se encaixam na Igreja Mórmon. O sacerdócio é dado aos homens Mórmons dignos, mas o que é dado às mulheres? 

Absolutamente nada!  Alguns dizem que a mulher tem o poder de dar à luz. Assim, para equiparar ambos, foi dado o sacerdócio aos homens! Alguém pode acreditar nisso? Lembremos que todas as fêmeas do reino animal tem a mesma capacidade de gerar vida!

O mundo parece olhar para as mulheres Mórmons como se elas fossem diferentes dos homens. Nada está mais longe da verdade do que isso e existem inúmeros exemplos e conselhos dados para os homens e mulheres da Igreja através de apóstolos e profetas.

Longe da verdade? Vejamos.

‘Na verdadeira Ordem Patriarcal o homem porta o sacerdócio e é o cabeça do lar da fé, mas ele não pode ter a plenitude da alegria aqui ou a recompensa eterna sozinho. A mulher está ao seu lado como uma ajudadora idônea para ele na plenitude de todas as coisas. A exaltação e crescimento eterno é o seu objetivo assim como é o do homem. Ser deuses um dia não é somente para o homem; é para o homem e para a mulher juntos’ (Doutrina Mórmon, por Bruce R. McConkie, p. 844).

Está bem claro: o homem tem o sacerdócio e é o cabeça da família, enquanto a mulher é "uma ajudadora". O restante do parágrafo é apenas uma tentativa de dizer que a mulher também é importante.
‘O sacerdócio é… o poder de Deus delegado ao homem pelo qual o homem pode agir na Terra para a salvação da família humana’ (Joseph F. Smith, profeta Mórmon).

Veja... é o HOMEM que tem o poder de Deus na terra. O homem e mais ninguém! 

‘O Senhor tem designado ao homem a responsabilidade de chefe para governar e presidir os assuntos da Igreja e da família. Eles em troca devem usar esse poder sagrado para abençoar e beneficiar todos os membros da Igreja – homens, mulheres e crianças’ (Brigham Young, profeta Mórmon).

Que ótimo:  os homens podem governar e presidir não apenas a igreja, mas também a família! O restante, novamente, é para tentar convencer as mulheres que elas receberão as mesmas "bênçãos". Mas nada de presidir ou governar!
O sacerdócio é usado para o beneficio de todo a família humana. Os homens têm o seu trabalho a fazer e seus poderes para exercer para o benefício de todos os membros da Igreja… assim como é para com a mulher. As mulheres têm os seus dons especiais e devem ser usados para o benefício de toda a família humana.

O sacerdócio é apenas dos homens, mas tanto homens como mulheres tem seu trabalho na igreja. Ainda vejo diferenças óbivas entre homens e mulheres. 

Aliás, quais seriam esses dons especiais? Amor? Paciência? por acaso o homem não os possui? Engana-se quem diz que é diferente. Isso é apenas estabelecido pela sociedade, mas quantos pais solteiros vemos hoje que possuem capacidade de criar filhos de forma bem sucedida? Vários, com certeza!
As mulheres na Igreja têm sua própria organização, a Sociedade de Socorro, o qual abençoa as suas vidas, a Igreja, e todos ao seu redor. É o maior grupo de mulheres existente no mundo com mais de cinco milhões de membros em 170 nações.

A Sociedade de Socorro é presidida por uma mulher, que está sob a presidência do Bispo da Ala. Nenhuma atividade da Sociedade de Socorro pode ser planejada ou executada SEM a aprovação do Bispo (homem portador do Sacerdócio). Portanto, falar que a SocSoc é presidida por mulheres é apenas mais uma balela para acalentar os corações das mulheres SUDs.

Ah sim... os números são "oficiais da igreja", que diferem muito do número real do CENSO.
 ...

‘O homem porta o sacerdócio, realiza os deveres sacerdotais da Igreja, mas sua esposa goza com ele cada outro privilégio derivado da possessão do sacerdócio.

Como obedecer ao marido?
Isso é esclarecido, como exemplo, nos serviços dos templos da Igreja. As ordenanças dos templos Mórmons são distintas do caráter do sacerdócio, mas ainda assim mulheres têm acesso a todas elas, e as maiores bênçãos do Templo são conferidas sobre os homens e suas esposas juntos’ (O Sacerdócio e o Governo da Igreja, 1965, p. 83).

Vejamos. No templo, as ordenanças:

- são distintas para homens e mulheres
- as mulheres tem acessso à todas as ordenaças
- nem todas as bênçãos são dadas a ambos. O que eles consideram "maiores bênçãos" são dadas em conjunto.

Porém, esta informação, mesmo mostrando certo machismo, é totalmente incompleta.

Vejamos no que realmente os SUDs acreditam: 

Homens e mulheres recebem "um novo nome" no templo. Os homens serão chamados pelo próprio Deus (sim, o Criador de tudo) por este novo nome, para entrarem no reino Celestial. Já as mulheres, por sua vez, terão que se contentar com menos: será apenas seu esposo, e SE ELE ASSIM O DESEJAR, que a chamará, por seu novo nome, para entrar no reino Celestial.

Para que isso ocorra, a mulher não deve revelar seu novo nome a ninguém além de seu marido. E seu marido não deve revelar seu novo nome a ninguém, nem mesmo para sua esposa.

Quando conhecemos realmente a doutrina do templo, sabemos que há muito, muito machismo nela!

Cada um na Igreja se beneficia do sacerdócio, então cada um tem a responsabilidade de honrar e apoiar o sacerdócio.

Cada um?
No livro de Doutrina e Convênios 121:36 lemos: “… Que os direitos do sacerdócio são inseparavelmente ligados com os poderes do céu e que os poderes do céu não podem ser controlados nem exercidos a não ser de acordo com os princípios da retidão”. É aconselhado as mulheres a honrarem este sacerdócio, mostrar respeito aqueles que portam-no e a apoiá-los (significando apoiar, defender, promover seus interesses e causas).

Mulheres: respeitem e apóiem seus maridos! Promova seus interesses e suas causas! Viva para isso! (o contrário não está implícito)
É a responsabilidade do marido presidir e prover liderança no lar. Na perspectiva do evangelho, liderança não significa o direito de ditar, comandar ou ordenar. Do contrario, ele significa guiar, proteger, apontar o caminho, mostrar o exemplo, proteger, inspirar e criar um desejo de apoiar e seguir. Literalmente, o marido deve guiar o caminho’ (O Salvador, o Sacerdócio e Você, Curso para estudo do Sacerdócio de Melquisedeque, 1973-74, p.172).

Sejamos sinceros: um marido que guia, mostra o caminho, e cria o desejo que todos em sua casa o sigam... não soa como ditador? E se a mulher não seguir o caminho que o marido aponta, ela estará desrespeitando seu marido?

Nestas frases, a submissão pura está claramente implícita. E as mulheres SUDs continuam se regozijando!
O marido é o líder do lar e a esposa é sua companheira e parceira. Eles precisam trabalhar juntos para fortalecer a família e ensinar os seus filhos os princípios de retidão. Ao cumprir o seu papel como companheira do marido, a mulher reforça a posição do seu marido como o cabeça do lar e encoraja a unidade familiar (O Guia da Família, 1999, p.2).

Novamente: o marido é o líder, a mulher... o acompanha.

Eles precisam trabalhar juntos: o marido dizendo (apontando) o que fazer e a mulher seguindo-o, obedientemente, pois nào deve desrespeitá-lo.

E a mulher tem um papel: reforçar a posição de seu marido como o cabeça, o líder, o senhor da casa!

Não é inacreditável que em pleno século XXI ainda temos mulheres, com ensino superior, que aceitam esses ensinamentos como "divinos", ficam felizes por eles, e realmente os seguem?

Um discurso de Heber C. Kimball

"Diga sobre o amoroso Deus e seu povo!
"Se vocês não amam o homem que os governam, vocês não amam aquele ser que confere todas as bênçãos e privilégios que desfrutamos. Diga sobre amar a Deus, e não sobre amar ao homem que os dirige!
"Parem com essa coisa sem sentido!
"Isso se aplica aos élderes? Sim, e aos Setenta e ao Alto Conselho, Bispos, Professores  e todos os homens e mulheres. A algo mais? Sim, isso se aplica à vocês, senhoras, em suas famílias.
"Vocês não tem o sacerdócio, apenas estão conectadas [a ele] com os seus maridos. Vocês supõem que recebem o sacerdócio quando recebem suas investiduras, mas o sacerdócio está com seus maridos.
 "Vocês podem honrar Deus e o sacerdócio, e abusar de seus maridos como  demônios? Como vocês podem honrar o sacerdócio, exceto se vocês honrarem o homem com o qual estão conectadas?
"Estou falando de bons homens, não direi nada sobre maus homens. Como vocês podem honrar o sacerdócio, a não ser que vocês honrem aquele a quem vocês estão conectadas?" (Journal of Discourses, v.5, p. 31, Heber C. Kimball, July 12, 1857)

Absolutamente nada mudou...
 

6 comentários:

  1. Oi,aqui estou de novo. Estou viciado nos seus textos,pois eles são esclarecedores.Seus comentários são bons e verdadeiros. Também vejo que vc fica indignada com muita coisa,mas eu acho normal,pois também estou me sentindo assim.Falei para minha esposa que eu vou ler todos os seus posts.Tenho esse direito.
    Ontem fiquei indignado ao ler sobre o "campo de caça"que a igreja tem.Caramba,eles tem até missionários de tempo integral alimentando os bichinhos para serem sacrificados,apenas por prazer e dinheiro,nossa!indignação total.
    Bem,deram mais um chute no meu "castelinho de areia".
    E dou credibilidade para os seus posts,principalmente por que eles tem base,mas quando eu leio algo e vejo que está nos "Journal of Discurses eu fico I N D I G N A D O !!! Os caras com certeza ' bebiam e muito,pois pois uma pessoa em sua sã conciencia não falaria tanta abobrinha.
    Uma dica,voce deveria pegar todos esses posts e colocar num livro e com certeza eu seria uns dos primeiros a comprá-lo!!
    Indignação total!
    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Caro investigando

    Quase todos os meus posts me deixam indignada...hehe

    Mas o campo de caça realmente foi muito triste, pois tenho um amor muito especial pelos animais, e saber que uma igreja ganha dinheiro para que outros matem animais apenas por prazer.

    Mas posts como poligamia, racismo, empresa de Deus, todos dóem meu coração.

    E quanto a ler meus posts... eu tenho trabalho para uma vida e um pouco mais. Se você tiver paciência, será um prazer compartilhá-los.

    E eu tenho um compromisso comigo e com a sociedade de nào ganhar absolutamente nada em troca desse trabalho. Não é justo. É o mínimo que posso fazer por alguns poucos.

    Mas obrigada pela sugestão.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Eu sei que o que vc faz é simplesmente alertar as pessoas..Muito nobre de sua parte,mesmo que os bitolados não aceitem.Bem,se vc tem muito mais assuntos,manda,pois eu vou ler cada um deles.
    Eu vou fazer um belo de um dossie,pois existem coisas que as pessoas precisam ver e já que muitos não gostam de internet,vou ter as minhas provas bem nas mãos´principalmente as declarações loucas dos primeiros lideres.(tais como racismo,poligamia,machismo ,reencarnação etc.)
    Sabe o que é mais interessante,não preciso "ler,ponderar e orar" pra saber que o que vc traduz é correto,pois está bem evidente.
    Você não precisa agradecer em nada e sim nós é que te devemos essa.

    O motivo para eu colocar essa foto de um jegue ou jumento no meu perfil é porque eu me sinto UM!!!

    ATÉ MAIS!!

    ResponderExcluir
  4. Investigando

    Eu imaginei mesmo que fosse esse o motivo de sua foto...hehe.

    Mas sinta que AGORA você saiu dessa hipnose coletiva. E é exatamente ao contrário do que acha: você está acordando para a realidade, para liberdade.

    Mesmo os que decidem permanecer na igreja, após lerem o que coloco aqui, não os considero burros. São apenas opções de vida.

    E use o material que desejar, apenas cite a fonte da tradução e NUNCA use-o com fins lucrativos, ok?

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Gostei mais uma vez do que vc falou :"Mesmo os que decidem permanecer na igreja, após lerem o que coloco aqui, não os considero burros. São apenas opções de vida" Pelo que estou vendo,eu serei(não sei por quanto tempo)um desses que irá para a igreja por opção de vida.Mas confesso que eu estou mais frio que um iceberg, hehehe.
    Ainda vou comentar com vc sobre o que eu sinto agora com relação à adorável igreja.
    Não se preucupe,em nenhum momento irei usar seu material para fins lucrativos,ok?
    Até mais

    ResponderExcluir
  6. Investigando

    Obrigada pela compreensão.

    Assim como recebi esses textos de graça (apenas os traduzi ou compilei), creio que devemos divulgar a verdade de graça.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.