Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Doutrinas da Ressureição, Salvação e Exaltação em conflito

O Livro de Mórmon, talvez mais do que qualquer outra obra-padrão mórmon, afirma em vários versículos que todos serão ressuscitados depois da morte - os "justos" e "injustos" também.  

Ressurreição de todos os seres humanos

Na realidade, é entendido que a morte de Jesus Cristo deu à todos a possibilidade de ressuscitar - isto é, a salvação. Assim, o conceito de ressurreição universal é um aspecto importante da teologia SUD. 

Citando Alma 11: 41-42
Julgamento
  "41 Portanto os iníquos permanecerão como se não tivesse havido redenção, sendo apenas desatadas as ligaduras da morte; pois eis que dia virá em que todos se levantarão da morte e apresentar-se-ão perante Deus e serão julgados segundo suas obras.

  42 Ora, existe uma morte que é chamada morte física; e a morte de Cristo desatará as ligaduras dessa morte física, para que todos se levantem dessa morte física"

Antes da ressurreição de todos, haverá a restauração completa do corpo, ais especificamente, no mesmo capítulo, versículos 43 e 44:
 "43 O espírito e o corpo serão reunidos em sua perfeita forma; os membros e juntas serão reconstituídos em sua estrutura natural, tal como nos achamos neste momento; e seremos levados a apresentar-nos perante Deus, sabendo o que sabemos agora e tendo uma viva lembrança de toda a nossa culpa. 

44 Ora, esta restauração acontecerá com todos, tanto velhos como jovens, tanto escravos como livres, tanto homens como mulheres, tanto iníquos como justos; e não se perderá um único cabelo de sua cabeça, mas tudo será restaurado em sua estrutura natural, como se encontra agora, ou seja, no corpo; e todos serão levados perante o tribunal de Cristo, o Filho, e Deus, o Pai, e o Santo Espírito, que são um Eterno Deus, para serem julgados segundo suas obras, sejam elas boas ou más."

No Guia para Estudo das Escrituras (GEE), no website da igreja SUD, lemos:

"Em virtude da Expiação, todos os mortos se levantarão da tumba tendo um corpo imortal (I Cor. 15:22). A Expiação também proporciona o meio pelo qual o ser humano pode ser perdoado de seus pecados e viver para sempre com Deus. Todavia, a pessoa que alcançou a idade da responsabilidade e recebeu a lei só pode receber tais bênçãos se tiver fé em Jesus Cristo, arrepender-se de seus pecados, receber as ordenanças de salvação e guardar os mandamentos de Deus."

Humanidade ressurreta
Note que a salvação ou ressurreição universal é muito distinta da exaltação - a vida eterna com Deus e como deus. 

A salvação virá atrávés da expiação, e significa que todo o corpo será restaurado, e o espírito será reunido ao corpo. Independente do tipo de vida, da crença, de atitude, a ressureição será dada de graça à toda a humanidade.

Mas para que o ser humano possa ser perdoado e viver para sempre com Deus - e como deus, criando mundos e filhos - , ele precisa de fé, arrependimento, obras - guardar os mandamentos - e realizar os rituais e convênios do templo mórmon e, portanto, exclusiva para aqueles que abraçarem a fé SUD.

Novamente, sobre exaltação, no GEE:

Templo SUD - Salt Lake city
"Este termo refere-se a toda a humanidade, tanto homens como mulheres, pois todos são literalmente filhos espirituais do Pai Celestial. Ao nascerem na mortalidade recebem um corpo físico e mortal criado à imagem de Deus (Gên. 1:26–27). Os homens e mulheres que com fidelidade receberem as ordenanças necessárias, guardarem seus convênios e obedecerem aos mandamentos divinos entrarão em sua exaltação e serão como Deus."

Porém, em Doutrina e Convênios, seção 129, os três primeiros versículos afirmam:

1 NO céu existem duas espécies de seres, a saber: Anjos, que são pessoas ressuscitadas e que têm um corpo de carne e ossos—

  2 Por exemplo, Jesus disse: Apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.

  3 Segundo: Os espíritos de homens justos tornados perfeitos, aqueles que não ressuscitaram, mas herdam a mesma glória.


Anjos em volta de Jesus Cristo
  
Provavelmente muitos mórmons nunca notaram que DeC 129:3 está diretamente em conflito com a doutrina da ressurreição universal, assim como as passagens citadas em João 5:29; Atos 24:15; 2 Néfi 9:22; Mosias 15:20 e Moisés 7:62, dentre outras escrituras.
 
Vejamos novamente as palavras do versículo 3:

"homens justos tornados perfeitos, aqueles que não ressuscitaram"
Elas são claras: alguns homens sobrepujarão a ressurreição. Aqueles "tornados perfeitos" só pode acontecer àqueles que não eram perfeitos (i.e, "purificados espiritualmente").  
No entanto, a Igreja ensina que "nenhuma coisa impura" pode entrar no "Reino Celestial" (onde o Pai Celestial, Jesus Cristo, e os anjos vivem, de acordo com a doutrina da igreja).

Então, como espíritos de homens justos ficarão "perfeitos", sobrepujando a ressurreição, e herdando "a mesma glória" que os anjos e Jesus? 
 
Se aceitarmos que o livro de mórmon diz sobre a ressurreição universal como "verdade", esta situação extraordinária. envolvendo "espíritos dos justos" não pode existir.  Esta exceção simplesmente não faz parte do Plano de Salvação, e jamais é mencionada em qualquer lugar nas escrituras.

Plano de Salvação SUD.


Mesmo assim, Joseph Smith, em 09 de fevereiro de 1843, recebeu as "instruções" de DeC 129.
 
Imaginação?
Como Smith, o "Profeta da Restauração", foi incapaz de lembrar da doutrina da ressurreição universal, quando ele estava "dando a conhecer três importantes chaves por meio das quais se pode distinguir a verdadeira natureza dos espíritos e anjos ministradores"

Será que ouviremos novamente que essa é uma doutrina profunda que ainda será revelada? Ou foi apenas mais um erro de Smith ao ampliar as "doutrinas" de sua igreja?

Sempre opto pela resposta mais simples e óbvia.

____________________

Notas

Texto traduzido e adaptado de mormoncurtain
 By FreeAtLast 

Guia para Estudo das Escrituras: http://scriptures.lds.org/pt/helps/contents

9 comentários:

  1. Investigadora, creio que quando a escritura cita os 2 tipo de anjos, o segundo tipo AINDA não ressuscitou, como no caso de João, Morôni, ou dos Três Nefitas.

    Mas eles irão ressuscitar, logo as doutrinas não são conflitantes. Sempre lendo, sempre presente no blog, parabéns pelas pesquisas.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. DB

    Os espíritos não ressuscitados não podem viver em exaltação.

    E a escritura é clara ao dizer que são espíritos justos que foram tornados perfeitos e VIVEM NO CÉU.

    Ora, mesmo aqueles que morreram e "serão exaltados" vivem no mundo espiritual.

    Quanto à João e os 3 nefitas, ainda estão sobre a terra. E Moroni, pelo que me consta, tornou-se anjo, ressurreto - e não espírito. Mas, por jamais ter se casado, tornou-se anjo, pois a exaltação só é dada aos casados.

    Corrija-se se estiver errada e obrigada pela sua visão sobre essa escritura.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Investigadora, a minha visão da passagem é esta:

    A escritura diz: "Os espíritos de homens justos tornados perfeitos, aqueles que não ressuscitaram".

    Ela fala que esses homens AINDA não ressuscitaram, mas herdam a mesma glória dos que assim o fizeram. Se ela falasse "aqueles que não ressuscitarão", aí sim estaria em contradição.

    E eles não estão exaltados, porque a exaltação será dada só após o julgamento, e, até lá, talvez eles ressuscitem.

    A escritura explica os diferentes tipos de seres que ESTÃO no céu, neste momento, ou seja, alguns estão como anjos ressurretos e alguns estão como espíritos tornados perfeitos, "desfrutando" dele.

    Essa seção de D&C diz que existem dois tipos de seres no céu, nesse momento, e explica como diferenciá-los. Um tipo desses seres tem corpo, porque já foi ressuscitado, o outro não, mas nem por isso deixa de desfrutar as "bençãos" celestiais e poder vir ministrar na Terra.

    E com a palavra "céu" creio que a escritura fale de um modo genérico, pois existem 3 "céus" diferentes, e dentro do próprio Reino Celestial existem subdivisões.

    A exaltação é o "topo" do Reino Celestial, o lugar em que os homens justos poderão ter filhos e descendência. Espíritos não podem ter descendência, então eles não estão exaltados. (Não até que haja a união entre o seu espírito e seu corpo glorificado).

    ResponderExcluir
  4. Concordo que há conflito na idéia principal de mostrar quem irá receber exaltação ou não. Fica confuso essa história de classes hierarquicas angelicais como anjos, justos, seres ressurretos e espíritos. Não creio que possamos interpretar isso como doutrina profunda, uma vez que me parece mais um erro de ignorância mesmo de Joseph Smith. Ou talvez, ele mesmo tenha propositalmente misturado tudo para que ninguém pudesse entender essa parte da doutrina que ele esta implantando aos incautos e ingênuos prosélitos.

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de fazer um esclarecimento sobre Morôni:

    Existe, na igreja, uma expécie de "senso comum", uma opinião que se expalhou e se tornou verdade para alguns, como é o caso de Morôni.

    Todos já ouviram falar que quem não casa vai "tocar na banda de Morôni", e daí muitos concluem que Morôni não se casou.

    Na realidade, as escrituras não deixam claro se Morôni se casou ou não, tudo o que sabemos é que ele foi o último sobrevivente nefita, nada além disso.

    Ele poderia ter se casado, e mesmo assim aparecer a Joseph com forma anjelical, como um ser ressurreto.

    E, mesmo assumindo que ele não tenha se casado, ele terá a chance de o fazer no Milênio, assim como todas as pessoas "justas" que não se casaram.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Cara Investigadora,
    Quando se fala em Céu, não é a exaltação, mas o Paraíso, que fica no Mundo Espiritual, em oposição à Prisão Espiritual.
    Antes da distribuição dos homens em glórias, haverá o Milênio, quando Jesus Cristo vier pela segunda vez e viverão com Ele aqueles que participarem da primeira ressurreição. Depois destes mil anos de paz, haverá a ressurreição geral.
    O que Joseph Smith quiz ensinar em D&C 129 foi a existência de 3 tipos de espíritos diferentes.
    No Livro de Mormon, Alma explica ocorre com os corpos dos homens na ressurreição e que esta não acontece num mesmo momento, mas em épocas determinadas por Deus.
    Falamos que o anjo Moroni não será exaltado porque não se casou, de brincadeira para motivar os membros ao casamento, mas não é doutrina da Igreja.
    Um grande abraço,
    Jorge Augusto

    ResponderExcluir
  7. DB

    Novamente muito interessante seu comentário.

    Esta é uma escritura que dá muito mais espaço para interpretação do que se imagina, mas concordo com suas exolicações possíveis, exceto duas:

    Como espíritos foram tornados perfeitos?

    Só serão serem perfeitos ou nào depois da ressurreição.

    Ainda:

    Como ainda não houve o Julgamento, como se sabe que os "espíritos que herdam a mesma glória" dos anjos vivem juntos?

    Isso quer dizer, antes mesmo do Julgamento, que só Deus poderá fazer, já se sabe quem herdará a mesma glória, e eles já estão vivendo jutos?

    Ou justamente esta parte nos remete ao futuro, DEPOIS do julgamento?

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Antônio Carlos

    Exatamente

    É, ainda no meu entendimento, uma escritura mal feita:

    Usa-se Jesus para exemplificar um anjo, quando na verdade ele é um Deus;

    Fala que anjos e espíritos habitam o céu

    Fala que são espíritos que merecem a mesma glória dos ressurretos - referindo-se aos anjos com corpo.

    Para dizer que merecem a mesma glória, no mínimo, já foram julgados. Não há cmo determinar antes do julgamento quem merece o quê...

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Jorge e DB

    Vocês tem razão em relação ao Morôni e ele ser solteiro (a banda de Moroni).

    Jorge

    Eu entendo seus argumentos, e eu já os comentei nas respostas ao DB. Há ainda uma série de interrogações quanto à esta escritura. Mas obrigada pelos comentários.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.