Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

poligamia e escrituras - velho testamento

Poligamia: RELATADA na Bíblia X ORDENADA no Mormonismo!

* Existe uma grande diferença entre estabelecer como mandamento e apenas permitir. Um é ato ativo; o outro é passivo

* Práticas como a poligamia, concubinato e escravidão nada mais eram que costumes dos povos do antigo Oriente. Deus NÃO ORDENOU nenhuma delas, mas apenas regulamentou-as, tornando-as mais humanitárias (Êx. 21:1-16; Lv 25:39-40). Ele as tolerou apenas por algum tempo, por causa da dureza de coração, da teimosia humana, tal como foi o caso do divórcio (Mat. 19:8).

* Enquanto que foi DEUS quem estabeleceu e ordenou a monogamia (Gên. 2:24), criando e unindo UM HOMEM a UMA MULHER, foi o HOMEM (Lameque) quem iniciou a poligamia (Gên. 4:19). É interessante notarmos que a poligamia não começou com os verdadeiros adoradores de Jeová, mas com Lameque, descendente do INFIEL Caim

Também temos inúmeros exemplos de servos de Deus que foram monogâmicos, como Noé (Gen. 7:13). O próprio Abraão não buscou a poligamia, mas foi induzido a ela por sua própria esposa, Sara. Isaque também teve somente uma esposa.

Contudo, Jacó, traído pelo sogro, também acabou sendo induzido a se casar duas vezes (note que neste caso não era a vontade de Jacó ter duas mulheres, pois, desde o início, ele amou apenas a Raquel e com ela desejava se casar-se).

Daí surgem importantes perguntas:

ANTES DA LEI

Se a poligamia fosse um mandamento divino, uma conduta aprovada e incentivada por Deus, por que, então, TODOS os homens de Deus e não apenas alguns (e ainda contra a sua vontade) não a praticaram?

DEPOIS DA LEI

Por que não vemos a ordem de Deus: "Multipliquem mulheres"? Ao invés disso vemos: "NÃO multiplicarás mulheres" (Deut. 17:17).

Fica evidente que Deus tolerou a poligamia e não que a ordenou ou a abençoou, como querem os mórmons.

Ainda, nas escrituras SUDs:

"Na medida em que esta Igreja de Cristo tem sido censurada pelo crime de prostituição e de poligamia, nós declaramos que acreditamos que um homem deve ter uma esposa, e uma mulher apenas um marido, exceto no caso de morte, quando qualquer um está em liberdade para se casar novamente." (Historia da Igreja, Vol. 2, pág. 247)

Esta escritura Sud estava presente no Livro Doutrina e Convênios em todas as edições até o ano de 1876. Quando os mórmons resolveram incluir a seção 132 de D&C (que aprova a poligamia), esta seção de 1876 "misteriosamente" desapareceu das próximas edições do livro "sagrado" de Doutrina e Convênios...

O interessante é que a base do cabeçalho atual da seção 132 de D&C diz que:

"Embora a revelação tenha sido registrada em 1843, é evidente, pelos registros históricos, que as doutrinas e princípios envolvidos nesta revelação eram do conhecimento do Profeta desde 1831.”

Ora, se os princípios da doutrina do casamento plural eram conhecidos pelo profeta Joseph desde de 1831, então, por que ele deixou que uma revelação condenando este princípio permanecesse em um livro canônico do mormonismo até 1876, ou seja, por 45 anos?

Exemplos de homens polígamos do Velho Testamento:

1 - LAMEQUE

O primeiro relato de poligamia na Bíblia surgiu no contexto de uma sociedade em PECADO e em rebelião contra Deus, após a desobediência do homem, sem a ordem de Deus e pelas mãos do assassino Lameque (Gênesis 4:19-23)


2 - DAVI

Deus deu mulheres a Davi?

O texto de 2 Samuel 12:7-8 diz:

"Então disse Natã a Davi: Tu é este homem . Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul e te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas."

Ora, esse texto não é uma ordem para a prática da poligamia; não é um elogio de Deus a um rei polígamo e nem é a poligamia o assunto central do texto e de seu devido contexto.

Estabelecido isso, não podemos usar este texto para defender a tese mórmon de que Deus instituiu a poligamia.

Ao lermos todo o capítulo 12 de 2 Samuel, percebemos que Davi está sofrendo juízo de Deus por seus pecados. O foco do autor do texto bíblico é o PECADO de Davi e não o ensino poligâmico. Isso é de extrema importância para uma boa exegese e uma saudável hermenêutica.

Não se pode derivar uma lei poligâmica a partir de um texto cujo assunto principal é o PECADO de um rei...

Deus está falando, através do profeta Natã, que TUDO (casa, mulheres, reino, etc...) o que Davi possuía foi HERDADO de Saul e, por PERMISSÃO de Deus, administrado por Davi.

Conclusão!

O que esse texto diz é simplesmente que o rei Davi recebeu tudo o que tinha de seu antecessor. Nós podemos afirmar que ele recebeu todo o reino, mas entender que Davi tomou todas as mulheres de Saul como esposas é forçar a interpretação.

O professor W. Kaiser Jr. observa que “teu seio” contém a idéia de “teus cuidados”. Assim, o rei Davi teria as várias mulheres de Saul sob sua responsabilidade, sob os seus cuidados...

Esse texto, analisado dentro de seu respectivo contexto, não ensina e nem endossa a prática da poligamia, como querem os mórmons.

A - "se a poligamia era ilícita, então era adultério e, como tal, um pecado para apedrejamento..."

Mas não foi exatamente isso o que Davi cometeu; pecados de MORTE (segundo a lei de Moisés)?

No caso de Bate-Seba, Davi cometeu ADULTÉRIO e HOMICÍDIO, ambos pecados que, segundo a lei, deveriam ser punidos com a morte. Mas...Davi foi apedrejado até a morte? NÃO!

Por Deus não ter matado Davi, significa que ele concordou com seu pecado? NÃO!

"...Porém, essa coisa que Davi fez pareceu MAL aos olhos do SENHOR." (2 Samuel 11:27)

O que, então, podemos aprender?

Que o fato de Deus não julgar alguns pecados imediatamente, não significa que ele os aprove...Tolerar é diferente de aprovar

Pela Lei de Moisés, Davi deveria morrer; mas Deus, o verdadeiro ofendido com o pecado de seu servo, resolveu livrar Davi da pena capital.


Conclusão!

O que aprendemos?

Que manifestação do poder e das bençãos de Deus NÃO SIGNIFICA que Deus aprova o pecado. Deus abençoa o pecador por misericórdia e amor; não por seu pecado.
Deus abençoa APESAR do pecado e não POR CAUSA do pecado.

O que concluímos?

Que homens de Deus que praticaram a poligamia foram abençoados apesar do seu pecado e não por causa dele; que não é por que Deus abençoou estes homens que Deus aprova a conduta poligâmica deles

Abaixo, cito alguns argumentos SUDs e contra-argumentos sobre a poligamia:

ARGUMENTO SUD:

A Bíblia condenou Saul e este foi rejeitado como rei de Israel por fazer sacríficios não autorizados e por procurar a necromante de Endor, porém nenhuma linha da Bíblia o condena por suas várias mulheres


CONTRA-ARGUMENTO:


Saul era rei e aos reis foi ordenado para não multiplicar mulheres (Deut. 17:17).

Ora, se Saul multiplicou mulheres, logo, ele foi condenado sim por esta escritura que contém a Lei de Deus para os reis.

Não é por que Deus não repetiu esta condenação que Saul não foi condenado!

A Escritura é a palavra de Deus e, assim, não pode jamais ser anulada

ARGUMENTO SUD:

Como pode a Bíblia por exemplo dizer que o único pecado de David foi o pecado com Batesheba se David deve ter tido pelos menos de 8 a 10 esposas além desta?

O texto NÃO afirma isso. Vamos lê-lo com atenção...

 "Por quanto Davi tinha feito o que era reto aos olhos do Senhor, e não se tinha desviado de tudo quanto lhe ordenara em todos os dias da sua vida, senão só no negócio de Urias, o heteu." (1Reia 15:5).

 Ora, esse texto não pode ser interpretado de maneira ISOLADA. Ele está dentro de um contexto onde o assunto em foco é a IMPIEDADE do rei Abias.

Logo, esta referência sobre Davi NÃO TEM uma amplitude ABSOLUTA, mas sim RELATIVA a todos os pecados que o rei Abias havia cometido. Não podemos isolar o versículo 5 do seu contexto...

Esta frase "não se desviou" indica que Deus está falando da direção geralmente firme na vida de Davi (o que não ocorreu com o rei Abias), e não de pecados específicos. Isso poderia explicar por que os outros pecados de Davi não foram mencionados aqui; é por que esses pecados não impediram que Davi seguisse na vida de serviço ao Senhor (ao contrário do que ocorreu com Abias).

Mesmo polígamo, ele continuou sendo fiel ao seu Deus; as mulheres de Davi não conseguiram desviar o coração do rei Davi.

O que podemos entender é que mesmo quando Davi pecou ele fez o que era reto aos olhos do Senhor, pois, arrependeu-se imediatamente ao ser confrontado por Deus (2 Samuel 12:1; 1 Cr. 21:8).

É um erro supor que Davi não tivesse outros pecados!

O próprio Davi confessou a Deus outros pecados além do caso de Urias. Por exemplo, ao numerar o povo...

"Então disse Davi a Deus: Gravemente pequei em fazer este negócio...(1 Crônicas 21:8)

E, ainda:

"E disse Davi a Deus: ...Eu mesmo sou o que pequei"... (1 Crõnicas 21:17)

O detalhe é que o próprio Deus admite que Davi, de fato, pecou; Deus oferece três opções para o rei escolher de qual forma preferia a punição por este pecado cometido por Davi.

É só ler 1 Crônicas 21: 10-12; Davi deveria escolher entre três anos de fome, ou três meses de derrota para seus inimigos ou, ainda, três dias de peste...

Ora, Deus não só reconheceu que Davi pecou além do caso de Urias, como também puniu o seu pecado...

É evidente que a interpretação mórmon sobre Davi não ter pecados além dos de Urias carece muito de apoio contextual bíblico.

 ARGUMENTO:

O Novo Testamento não condenou muito menos aboliu a poligamia.

Todas as passagens que alguns citam que 'condenam ou cancelam' a poligamia, segundo estudiosos de teologia de muitas religiões, são incorretas.

Exemplos:

1 Timóteo 3 - apenas diz que os 'bispos' devem ter somente uma esposa.

Mateus 19 - Ensinamentos de Jesus Cristo sobre casamento e divórcio.

1 Coríntios 7 - Tornar-se UM cada um com sua própria esposa, ao invés de fornicar.

Mateus 5:27-28 - Adultério é ter olhos para pessoas CASADAS.

Efésios 5:23-24 - O homem é o cabeça da mulher, assim como Cristo o cabeça da Igreja.


Onde é que essas escrituras condenam ou cancelam especificamente a poligamia?

Em local algum, nem do VT ou do NT existe isso, nem em qualquer outra palavra vinda do Senhor. O NT não condena nem cancela a poligamia, mas prova que é uma escolha de casamento aceita em todas as eras, pois o que deixa claro é que o Casamento é a instituição fundamental do Plano divino. 


CONTRA-ARGUMENTO:


1 Timóteo 3:2, que afirma:

"Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível,marido de uma mulher..."

Esse texto é bem claro; não precisa falar mais nada; o bispo deve ser casado com UMA mulher e não com várias mulheres. Esta é uma passagem clara contra a poligamia na igreja de Cristo!

 Mateus 19 - Ensinamentos de Jesus Cristo sobre casamento e divórcio.

O texto fala sobre o divórcio, ratificando o casamento MONOGÂMICO e não a poligamia.

Repare que Jesus ratifica o ensino monogâmico criado por Deus desde Gênesis ao afirmar que o homem deixa pai e mãe e se uni a SUA(e não suas) MULHER( e não mulheres) e que DOIS (não três, quatro, cinco, trinta e dois, vinte e sete e etc...) formam UMA SÓ CARNE.

O homem só consegue ser UM quando se une em DOIS com sua MULHER. Assim, AMBOS se tornam UMA só carne.

Polígamos jamais serão UM, pois, estão em união a várias "carnes", extrapolando, assim, o modelo de DOIS criado por Deus...

1 Coríntios 7:2 - Tornar-se UM cada um com sua própria esposa, ao invés de fornicar.

"Mas, por causa da prostituição, cada um tenha A SUA PRÓPRIA MULHER e cada uma tenha O SEU PRÓPRIO MARIDO.

Esse texto também é muito claro que para escapar da prostituição cada homem deve ter A SUA (e não as suas) própria mulher. Não deve ter várias mulheres, pois, segundo o apóstolo, isso seria PROSTITUIÇÃO.


O NT não condena nem cancela a poligamia, mas prova que é uma escolha de casamento aceita em todas as eras, pois o que deixa claro é que o Casamento é a instituição fundamental do Plano divino.

O Novo Testamento não fala, sequer, uma só vez, nem normatiza ou ordena qualquer relacionamento polígamo. O relacionamento dos textos citados englobam a MONOGAMIA e nunca a poligamia.

Todas essas escrituras acima estão inseridas em um CONTEXTO MONOGÂMICO e não polígamo. Isso revela claramente que os conselhos de Jesus e do apóstolo Paulo sobre adultério e casamento são direcionados aos praticantes da monogamia e nunca à polígamos.

As Escrituras sagradas não cancelam especificamente a poligamia pelo simples motivo de que a poligamia nunca foi ordenada por Deus.

O grande problema da doutrina SUD dizer ter suas bases na Bíblia é que, muitas vezes, seus líderes desejam APENAS distorcer os textos bíblicos para tentar adaptá-los à SUA própria crença já concebida (EISEGESE).

Porém, extrair o máximo de detalhes possíveis de cada texto, objetivando entender o que o autor bíblico quis ensinar em um contexto real (EXEGESE) nem sempre acontece.


Para concluir,

Fontes:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=6278947&tid=2592887680190238454&na=4&nst=116&nid=6278947-2592887680190238454-5580984387215178109

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=6278947&tid=5581617563763855094&na=1&nst=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.