Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Joseph Smith abolicionista?


Em 1838, Joseph Smith respondeu a algumas perguntas que foram mais frequentes em relação à igreja. A pergunta número treze era sobre a escravidão: 
 
Treze - "Os mórmons são abolicionistas?" 

"Não, a não ser que libertar as pessoas do poder dos sacerdotes, e os sacerdotes do poder de Satanás seja considerado abolição. Mas nós não acreditamos na libertação dos negros."
Questão 13 - History of the Church, Vol 3, cap. 3


History of the Church, Vol. III - Chapter III -  READJUSTMENT AND SETTLEMENT OF AFFAIRS AT FAR WEST.
 
 


19 comentários:

  1. "negroes"? Isso parece estar fraudado...nunca ouvi falar em "negroes". Explica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha E só pq vc nunca ouviu falar, quer dizer que é uma fraude?

      A palavra NEGRO é uma palavra inglesa legítima, cujo plural é feito em -ES. Basta estudar melhor uma gramática de inglês.

      Muitas palavras terminadas em -O em inglês têm o plural em -ES.

      tomato - tomatoes
      potato - potatoes
      negro - negroes

      Eu acho engraçado pessoas que vêm com um argumento "Nunca vi, nunca li, então não existe".

      Excluir
    2. Jurupingo

      Nõa basta estudar a gramática inglesa, mas é encessário ter uma compreensão correta do uso da palavra. E nesse quesito você também erra. Converse com qualquer estadunidense e ele te dirá que "negroes" é a forma pejorativa e ofensiva, DESDE SEMPRE, de se dirigir/referir aos negros. Muito diferente das linguas latinas, que se referen à raça "negra" sem que isso seja pejorativo.

      Tome cuidado nos seus comentários.

      Excluir
    3. Conversar com um estadunidense??? E de que forma isso tem alguma coisa a ver com o que eu postei.

      1 - Um rapaz vem aqui desmentir o seu post, achando que é uma fraude por causa única e exclusivamente da palavra "negroes" que ele nunca "ouvir falar".

      2 - Eu vim aqui reafirmar que a palavra existe. (Não fiz julgamento se a palavra é pejorativa ou nao, apenas vim dizer que ela existe). Ou seja, vim confirmar que a suposta fraude na citação de Joseph Smith por uma tal suposta palavra "adulterada" e "inexistente" é pura balela de quem nao sabe inglês. Ou seja, vim defender o autor/autora do blog do argumento de quem nao sabe inglês.

      3 - Aí o/a autor/a do blog vem me dizer que a palavra é pejorativa. Tá, isso é FATO. A sociedade americana viveu uma sociedade racista e separatista até o século XX. Como esperar que uma citação de J. Smith (século XIX) contenha palavras menos racistas? Se até mesmo os livros de Monteiro Lobato (que era racista de carteirinha) contêm termos pejorativos para os personagens negros de seus livros, quanto mais um texto do século XIX. Mas até agora eu nao entendi o que isso tem a ver com meu comentário, que era apenas uma argumentação puramente linguística com o objetivo de mostrar que a palavra EXISTE, e nao falar sobre o seu uso e significado.

      Excluir
    4. Jurupingo

      Desculpe-me a má interpretação de seu post. A internet dá margem à isso, a má interpretação. E eu interpretei seu post como defendendo a palavra "negroes" apenas como uma tradução para o nosso "negro", que refere-se à uma raça.

      O que deve ser claro é que Joseph Smith era racista. E acho que foi ai que houve confusão.

      Desculpe-me novamente, e obrigada por esclarecer seu ponto de vista.

      Abs

      Excluir
  2. Investigadora, só queria que você soubesse que ainda leio seus posts. Muito bom esse, aliás. Sucesso no seu blog, minha carta de alforria da corporação está a caminho!

    ResponderExcluir
  3. Olá God Slayer

    Obrigada, e parabéns pela sua carta de alforria. Quando a receber, se quiser enviá-la, sem seus dados, ou qualquer dado pessoal, para ser aqui publicada, será uma honra para o blog.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. eraumavezchaplin

    Function: n
    pl Negroes ; sometimes offensive : a member of a race of humankind native to Africa and classified according to physical features (as dark skin pigmentation)

    Portanto, mostra a forma ofensiva e preconceituosa com que Smith dirigiu-se aos negros.

    Verifique neste dicionário:

    http://dictionary.reference.com/browse/negroes

    ResponderExcluir
  5. Quem tiver duvidas se Joseph Smith foi abolicionista, favor pesquisar no wikipedia o titulo "Abolicionistas dos Estados Unidos" e..... surpresa !, na letra J quem vai aparecer por lá ?
    Acho que é uma fonte confiavel....
    Oi, Investigadora, vai publicar esse ?
    esse ja´é de utilidade publica, ou será que o wikipedia não é confiavel ?
    sei lá... vai saber...

    ResponderExcluir
  6. Huumm,deixa eu ver....
    Meu comentario foi agressivo ? acho que não...
    foi desrespeitoso ? também não....
    Mentiroso ? xi, também não!....
    A fonte não era confiavel ? naaaao....
    ué, então por que será que não foi publicado ?
    Dá uma chance pros investigadores vai....
    Vou repetir o comentario:
    Quem tiver duvida se Joseph Smith foi abolicionista, favor pesquisar no WIKIPEDIA:
    "Abolicionistas dos Estados Unidos".
    Adivinhem quem voces vão encontar lá ?
    Tá até selecionado por ordem alfabetica, na letra J lá está ele, sim, nosso Joseph Smith... e não são tantos assim os mencionados....
    Agora, se voce não quer mais colocar esse e os outros comentarios que faltam ser postados me manda um comentario apenas com sua palavra: "declino sua oferta", vai ficar bom pra voce e eu não vou mais perder meu tempo aqui nesse espaço, vou brincar com meu gatinho, ele adora brincar com bolinhas !
    tchau, ou adeus ?

    ResponderExcluir
  7. Mauricio

    Não, teu post não foi oensivo, só irritante. Meu tempo nòa é dedicado apenas à este blog, pois também trabalho e tenho outros projetos em minha vida.

    Enfim, vamos lá:

    Wikipedia NÃO É confiável. Qualquer um, neste mundo, pode escrever na wikipedia. E aqui no Brasil, todas as páginas da wikipedia que falam da igreja sõa escritas pelos mebros da igreja, que ficam de plantão. Já arrumei algumas informações errôneas nestas postagens da wikipedia sobre a igreja e adivinhe só: elas sumiram!!!!

    A wikipedia na língua inglesa é mais confiável, mas também depende do assunto. Agora, se você quiser comparar o que as pessoas escrevem com um pronunciamento oficila de Joseph Smith, vá em frente. A opção é sua, e a procura de desculpas é eterna para isso.

    Vejo isso constantemente nos membros da igreja: buscam fontes FORA da igreja apenas para preencher seus desejos e suas necessidades de afirmação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu não sei mais no que acreditar....acho que vou desligar meu computador e voltar aos livros.
      Onde já se viu ?!, o wikipedia não é confiavel, oh my god ! i dont believe !
      Ai ai ai, eu buscando fontes fora da Igreja pra prencher meus desejos....e necessidades de afirmação ?
      Meu universo tá bem centrado tá ?
      Aliás, no testemunho 12 de Fernanda eu dei uma aula de como ser mormon e ser feliz mas voce não publicou, voce me pulou... não vou mais gastar meu mormonês com voce tá ?!
      Acho que a galera ia gostar de saber como é ser mormon de verdade, da uma chance pra eles vai....
      Ou voce tá correndo ? ahh não, voce é guerreira, não foje da luta, ou foje é com g, xí, fuji da escola faz tempo.
      Ah, desculpe minha soberba, eu não dou aula não, no máximo dei uma palhinha da coisa.
      Eu penso que, se todo mundo agisse como eu não ia ter testemunho no seu blog,ia ficar meio vazio,sei lá... voce não acha que religião demais faz mal ?
      É que eu acho que o brasileiro pegou aquele geitão de crente que fica bitolado o dia inteiro com Igreja e esquece que tem que viver, acho que tá meio assim não tá ?
      Daí povo se enche, fica magoado e pensa que foi enganado mas nenhum Profeta falou pra viver o dia inteiro de mormonismo, nem eles fazem isso.
      Mas, ô INVESTIGADORA, pula eu mais não tá ? pÔ, SOU um cara tão legal, maneiro, vê se nao me erra tá ?
      abraço fraterno.

      Excluir
    2. Maurício

      Seu post anterior está recehado de testemunhos sobre a igreja verdadeira...lamento, não é o objetivo deste blog. E se você acha que a wikipedia é confiável, esse é SEU padrão, nào o meu. Já expliquei o porque ela não pode ser confiável, e você vem com suas ironias..isso se torna extremamente irritante.

      Já foi a época em que discutir com você era agradável. E POR FAVOR, nào gaste seu mormonês comigo. Já o conheço de todos os ângulos, porque já falei mormonês também. Isso me cansa...

      Excluir
    3. Prezada Investigadora.
      Voce está ligeiramente equivocada.
      Meu post anterior não está recheado de testemunhos, não dou testemunho em blogs ou qualquer outra midia, testemunho só dou na Igreja.
      O que postei alé foram vivencias minhas, exemplos de pessoas bem sucedidas e algumas outras que não tem nada haver com testemunho.
      Se me permite dizer, eu acho que voce está generalizando muito as coisas em prol do seu lado, por favor seja mais imparcial.
      Qual o objetivo do seu blog então ?
      Se as pessoas não podem comentar livremente (exceto as observaçoes de linguajar e p. de baixo esc.), fica a impressão que seu blog é apenas para lobe anti-mormon.
      Defender o lado positivo e tudo que há de bom numa organização religiosa não é testemunho, não preciso te explicar como é uma reunião de testemunhos da Igreja, preciso ?
      Agora, se eu não puder mais defender minha causa aqui, nosso debate fica sem nexo e da minha parte nem quero mais discutir a questão.
      Sobre a questão ironica sabe...eu me inspirei em voce...
      Voce já parou para ver suas respostas ? Digo suas respostas àqueles que voce considera "delirantes" etc., mesmo que muitos mereçam.
      Aliás, onde será que eu estou com a cabeça pra partir para o lado da ironia ?
      Voce está certa, não preciso disso, o que eu preciso é de um bom debate onde os dois lados possam falar sem previas e cortes tendenciosos.
      Será que eu encontro isso aqui ?
      Pois aqui, no titulo, está escrito "investigadores"
      Acho que os investigadores iriam gostar de saber que existem pessoas que tem sucesso pessoal e profissional dentro da Igreja; e também historias "não melancolicas" também.
      O que voce chama de testemunho eu chamo de defesa; estou defendendo a minha causa assim como voce defende a sua.
      Eu tenho condiçoes de responder a cada pagina de seu blog sem nenhum problema e,pode ter certeza, não serão respostas do tipo: "Eu sei que a Igreja é Verdadeira...", isso jamais farei aqui por que "EU SEI", o que eu sei disso é pra mim e mais ninguém. E nem também aquelas do tipo: "volte !, estamos te esperando, ou, "voce está nas maos do maligno etc", não tenho essa inoscencia, que aliás até respeito,quando se trata de simples pureza de espirito ou da pessoa nem se tocar do que está falando, um misto de humildade e pueridade, salvo esses, o resto não tem cabimento.
      Enfim, eu te pergunto:
      Será que vai dar ou não ?
      Porque, se for um blog que mostra apenas um lado, estou fora...
      felicidades.

      Excluir
  8. Maurício

    Se você já leu as respostas que eu dou, uso de ironia para com aqueles que usam de ignorância e má educação comigo. Isso para nò usar a mesma moeda com eles.

    Aqueles que escrevem coisas erradas neste blog, ou eu nòa publico - mesmo sendo contra aigreja - ou eu os corrijo. Isso porque este blog é uma busca pela verdade e não um blog "anti-mórmon", como muitos gostam de dizer.

    Já me perguntaram aqui se os mórmons adoram à Satã dentro do templo e coisas do tipo. Faço questão de esclarecer o que sei edizer, de forma bem alta, um NÃO ao que está errado.

    Então se você acha que este blog mostra apenas um lado, é uma leitura sua. Por outro lado, não publicarei coisas que exaltam a igreja, pois isso ela já faz aos montes, assim como os membros SUDs que tem blogs. Todos já conhecem o lado oficial e maravilhoso que a igreja conta. Não repetirei isso, mas coloquei, desde o início desde, do lado esquerdo, o link para o site oficial da igreja. Quem desejar, veja lá as doutrinas e volte aqui para ter uma outra visão.

    Se você consegue rebater todos os posts que eu tenho, que ótimo! Mas sei de algumas das falácias usadas, pois já fizeram isso aqui. Depois voltaram e riram do que escreveram, dizendo que, mesmo sem acreditar nelas, usaram-nas para se convencerem da "verdadeira igreja".

    Mas os principais motivso de não ter publicado seu comentário foram não um, mas dois: estava sim recheado de testemunho - releia-o e você perceberá - mas pior: você estava desmerecendo o sofrimento daqueles que estão dentro da igreja e que entram em conflito. Você disse que sua forma de vida é a correta, deu exemplo de como você vive e que todos deveriam viver assim.

    Oras, isso é muita arrogância, você nào acha? Se você tem família dentro da igreja, verá que as coisas nào funcionam dessa forma. A família é uma pressão enorme para que você viva a igreja 24/7, e se sua família é da igreja e não é assim, te digo que é a exceção das exceções!!!!

    Então, antes de criticar quem sofre, ENTENDA! Suas críticas apenas destróem quem já está se sentindo mal, quem está perdido. Em nada ajuda. Imagine você chegar em um hospital, com um braço quebrado, e o médico ficar dando sermão ^de como você deveria ter vivdo sua vida, ao invés de tentar ajudá-lo!!! Um absurdo!

    Espero que você nunca passe pela dor e pelo sentimento de ter sido enganado, como a maioria daqui já passou. Ela é intensa e deve ser respeitada, e nào debochada ou um sermão deve ser dado para essa pessoa.

    Seja mais generoso quando ler as coisas ou quando perceber que alguém sofre. Se você nunca passou por isso, há outras pessoas que passam, e que sofrem muito.

    Só uma observação: infelizmente, na minha época, um membro que nòa viva e respirava a igreja 24/7 era considerado "fubeca". Eu odiava esse termo, mas muitos se referiam ao membro assim. Horrível, eu sei, mas tantos se esforçam para nòa serem fubecas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investigadora.
      Eu vou aceitar sua resposta.
      Eu sabia que voce iria enquadrar meu perfil como o de um fubeca, não teria problema nenhum mas não sou, sinceramemnte não.
      Quanto a aqueles que sofrem a minha arrogancia se devao quanto eu sinto muito por eles, é um sentimento que me deixa frustrado na qualidade de ser humano, saber que pessoas amam de verdade o Evangelho mas não sabem dosar a intensidade desse amor e, como em quase todo tipo de amor, se entregam de corpo e alma e depois se machucam se não recebem o mesmo amor de volta pois, em vez de esperarem em Deus, esperam em homens e organizaçoes, esse é o erro.
      Já que voce tocou em familia vou lhe dar um exemplo.
      Meu filho mais velho, quando tinha 14 anos tinha o maior desejo de ser o presidente dos diaconos, mas o presidente dos rapazes sempre escolhia outro.
      Ele, um dia chorou e disse que não era reconhecido pelo que fazia, ele ama a Igreja, ele ama o Evangelho, mas já estava começando a se machucar nas maos dos homens.
      Nesse mesmo dia, expliquei a ele como as coisas funcionam, quem ele ama de verdade e de quem ele deve esperar as respostas e pra quem ele estava fazendo o melhor e que a vida não se resumia apenas a servir bem muma capela mas servir bem no mundo em que se vive.
      Ele entendeu bem e ainda tinha outro problema, já estava apaixonado por uma moça que nem era da Igreja.
      Antes de pegar um manual de dever para com Deus ou algo parecido, eu peguei meu filho pelas maos e segurei ele com os braços, e, com a coerencia que faz parte do meu ser, permití que ele namorasse uma vez que, não é proibido mas, desaconselhavel o namoro antes dos 16, enfim, sempre deixei ele viver sua vida e hoje ele é grato por isso e até hoje ele nunca foi excomungado e nem vai ser . E mesmo se fosse excomengado, antes de qualquer coisa ele é meu filho, isso está em primeiro lugar.
      Talvez esteja nisso a grande diferença entre eu e maioria dos membros, eu sempre coloco minha familia em primeiro lugar, é o que a propria Igreja ensina.
      De que adianta eu colocar as "regras" em primeiro lugar e perder o amor e o respeito dos meus ? Esse é o verdadeiro amor, eu não amo regras, eu amo fazer bem a quem me ama.
      No capitulo das respostas, eu as tenho, sim eu as tenho para todas as paginas de seu blog. Não são respostas de que vou rir depois,são respostas de quem conhece algp além do proprio mormonismo.
      Não teria problema nenhum em responder. Isso vai ferir conceitos de Igreja mas não estou preocupado com isso, não posso desmerecer meu passado e todo conhecimento que adquiri ao longo dos anos, isso jamais. Sou eu mesmo sempre, não sou um embrulho bonito e oco por dentro.
      A vantagem é que aqui poderia falar o que quisesse e ninguém saberia quem sou eu e eu vou fazer isso, podes crer.
      Voltando aos fubecas, existem muitos deles que são enquadrados assim e dentre muutos deles estão os maiores adoradores de Cristo e de toda sua obra que se pode contemplar. São muiutos desses que conservam o seu "eu" diante de tudo e de todos e que vão ter grande sucesso na vida, com certeza e nem por isso amam menos a Criso, taí um dos sentidos, sacou ?
      É com muita coerencia que eu termino essa resenha(rsrs) dizendo que realmente de compreendo mais do que voce possa entender nesse momento mas farei o possivel para que voce possa compreender um dia, ou meu nome não é Mauricio ( vai saber hein ?).
      felicidades.

      Excluir
    2. Caro Maurício

      Você foi extremamente coerente em sua resposta. E quem dera as pessoas encontrassem esse meio termo, sem deixar que a religião guiassem suas vidas. Mas você sabe que não é assim. E eu usei o termo "fubeca" porque, dentro da igreja, quem não se dedica o tempo todo, tem todos os cargos, e praticamente vive pela igreja, acaba sendo considerado assim.

      Veja, alguns passaram por aqui e disseram que o que leram nào mudou em nada suas vidas. E eu disse que elas, então, deveriam continuar como estavam se estavam felizes.

      Não sou contra religião. Sou contra mentiras, sou contra o domínio das religiões e da manipulação que elas fazem com seus membros. E infelizmente é o que acontece em grande parte dos casos.

      E essas pessoas que se entregam de coração à igreja, de corpo e alma, simplesmente seguem os conselhos dos líderes, que consideram, também, pessoas inspiradas por deus. Veja, são apenas pessoas que crêem demais. Não devemos nos frustrar, apenas ajudar. Você está fazendo isso pela sua família, o que é uma grande coisa. Mas você sabe, você vê como as coisas são diferentes.

      Vivi muitos anos dentro da igreja. Tive minha familia dentro da igreja e gande parte de meus amigos foram da igreja. A mesma pressão que eu sofria, eles também sofriam. E uns cobravam dos outros o máximo do máximo.

      Um domingo de ausência na igreja era suficiente para todo mundo ficar em cima, especular...era horrível. E nada mudou, pois parte da minha família continua na igreja. Vejo a dinâmica, nada, absolutamente nada mudou. Vejo pelas pessoas que passam por aqui, ao descobrirem os erros, as coisas que jamais a igreja admitiu, e como ficam desesperadas. E eu lamento tanto pela dor que elas passam....

      Mas ainda creio que a verdade, por mais dolorosa que seja, é mais libertadora do que viver na mentira. Então, se depois de saber a verdade, a pessoa AINDA opta, pelaos motivos que for, por continuar na igreja, isso sim é livre-arbítrio. Ela conhece toda a verdade - no sentido literal da palavra - e fez uma opção.

      Mas a mentira nào é aceitável.

      E se você sabe medir até que ponto os líderes podem interferir na sua vida, parabéns! Novamente, são raríssimos os que conseguem isso, e digo não apenas dentro do mormonismo, mas em todas as religiões.

      Abs

      Excluir
    3. Eu estou admirado, você é muito humana e paciente,era isso que eu estava esperando, que eu não estava falando com uma máquina.A primeira impressão que eu tive foi de que muitas pessoas te ajudavam a fazer esse blog, a escrever e comentar.Devido as variações de resposta pensei tratar-se de alguém com distúrbio bipolar.Mas agora as respostas estão seguindo uma sintonia serena e tranquila.Continue com seu método de postagens, mas nunca deixe de alguma forma de nos ajudar e esclarecer. Nunca esquecerei o quanto polida você foi, respeitosa e sensata. Entreguei a ti a minha vida pessoal(confesso que te testei, pois queria saber qual seria a sua maior qualidade, ou se seria covarde, corri um risco muito grande!) e mesmo assim não me expos ao vitupério, opróbio dos homens. Agora posso afirmar que este bolg é extremamente confíável, pois pelas pequenas coisas tratou com seriedade. Estamos de olho, pois aqui no Brasil não temos acesso a tudo que os membros dos EUA tem. Até um livro de Brigham Young fui conseguir um dia desses´, que é o mais simples, aqui encontro o que eu sempre sonhei: uma biblioteca sensacional sud em português.Quanto aos posts não há muito o que rebater e sim acrescentar.

      Excluir
  9. Joze

    Não é uma máquina e nõa sõa várias pessoas que escrevem esse blog...hehehe

    Eu apenas me irrito profundamente quando pessoas entram aqui e afirmam coisas sem conhecimento. E defendem suas afirmações. Apenas isso. Entào respondo de forma muito direta e, digamos, ríspida, para nào ficar perdendo tempo com blá blá blá.

    Se a pessoa realmente quiser aprennder, ela buscará. Se ela estiver tão convicta que sabe a verdade, está perdendo tempo aqui, pois apenas quer massagear seu orgulho e mostrar o quanto sabe. Não tenho tempo nem paciência para isso. Entendeu?

    Mas aqueles que querem conversar, que realmente tem dúvidas... para estes, mesmo se acreditam na igreja, estou à disposição. Não me nego à uma conversa sincera. É sempre edificante, e não estou aqui apra fazer proselitismo contra a igreja, apenas para mostrar, a quem quiser, que a igreja tem duas (ou mais) faces. No final, a escolha sempre será da pessoa, e essa escolha, se a tornar feliz, eu também ficarei feliz por ela.

    Vivemos em um mundo difícil, então viver carregado de culpa e tristeza é, em minha concepção, inaceitável. O que te fizer feliz, desde que nào fira a felicidade de teu próximo e esteja dentro das leis humanas, deve ser vivido.

    Esteja sempre à vontade para escrever.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.