Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A CERIMÔNIA DE INVESTIDURA - parte 2

  PRÉVIO                                                                                                                   PROSTERIOR

A LEI DA OBEDIÊNCIA

ELOHIM: Visto que Eva foi a primeira a comer do fruto proibido, deste momento em diante ela obedecerá a lei do Senhor, e ouvirá os seus conselhos assim como você ouve os Meus, e se vocês entrarem no convênio a partir deste momento em diante, vocês obedecerão à Lei de Elohim. Daremo-lhes da Lei da Obediência e Sacrifício, e nós forneceremos um Salvador para vocês, através de quem vocês voltarão para a nossa presença, e com nós patilharão a vida eterna e a exaltação.

EVA: Adão, eu faço agora o convênio de obedecer a sua lei do Senhor e ouvirei teus conselhos assim como tu obedeces nosso ouves nosso Pai.

ADÃO: Elohim, agora eu faço um convênio contigo, que a partir deste momento em diante, obedecerei a Tua lei e guardarei os Teus mandamentos.

ELOHIM: Muito bem, Adão. Jeová, como Adão e Eva descobriram sua nudez, faça casacos de peles como uma cobertura para eles.

JEOVÁ: Assim será feito, Elohim.

(Nesse ponto, o filme faz uma pausa e as luzes se acendem.)

NARRADOR: Irmãos e irmãs, o garment que foi colocado sobre vocês na sala da Iniciatória é para cobrir a sua nudez, e representa o casaco de pele que foi falado. Antigamente era feito de peles. Você recebeu o garment, e também seu novo nome. O oficiante estará representando Elohim no altar. Um casal virá agora ao altar.

(Um  Casal-testemunha pré-selecionado vai para a fente e se ajoelha no altar, colocando suas mãos sobre ele, enquanto olham para o oficiante. O oficiante faz todos os movimentos e gestos como um modelo para os irmãos seguirem quando solicitado.)

NARRADOR: Irmãos e irmãs, este casal no altar representa todos vocês como se todos estivessem no altar. Vocês devem considerar-se como se fossem Adão e Eva, respectivamente.

ELOHIM: Vamos colocar as irmãs cada irmã sob o convênio de obedecer a lei de seus maridos do Senhor e dar ouvidos ao conselho de seu marido, como o marido ouve os conselhos do Pai. Irmãs, levantem-se e ergam o braço direito para o altar.

(As irmãs ficam em pé conforme a instrução.)

ELOHIM: Vocês e cada uma de vocês em solene convênio prometem diante de Deus, anjos e estas testemunhas neste altar que cada uma de vocês irá observar e manter a lei do seus maridos, do Senhor e honrar os seus ouvir os conselhos de justiça de seu marido como ele ouve aos conselhos do Pai. Cada uma de vocês abaixe a cabeça e diga "Sim".

MULHERES: Sim.

ELOHIM: Amém.

(As irmãs agora sentam-se em seus lugares.)

ELOHIM: Irmãos, levantem-se.

 (Os irmãos ficam em pé conforme a instrução.)

ELOHIM: Cada um de vós levante o seu braço direito. Vocês e cada um de vós , em solene convênio promete diante de Deus, anjos e destas testemunhas neste altar que obedecerá a lei de Deus, e guardará Seus mandamentos. Cada um de vocês abaixe a cabeça e diga "sim".

HOMENS: Sim.

ELOHIM: Amém.

(Os irmãos sentam-se em seus lugares.)

A LEI DO SACRIFÍCIO

ELOHIM: Irmãos e irmãs, vocês estão prestes a serem agora vamos colocá-los sob o convênio de obedecerem e manterem a Lei do Sacrifício, contida no Antigo e no Novo Testamento nas Sagradas Escrituras. Esta Lei do Sacrifício foi dada a Adão no jardim do Éden e, quando expulso do jardim, construiu um altar onde ele ofereceu sacrifícios. Depois de muitos dias, um anjo do Senhor apareceu a Adão, dizendo:

"Por que tu ofereces sacrifício sacrifícios ao Senhor?"

E Adão disse para ele:

"Eu não sei, a não ser que o Senhor me ordenou."

E então o anjo falou, dizendo:

"Esta coisa Isto é uma semelhança do sacrifício do Unigênito do Pai, que é cheio de graça e verdade. Portanto farás tudo o que tu fazes em nome do Filho, e tu deverás se arrepender e clamar a Deus em nome do Filho para todo o sempre."

A posteridade de Adão até Moisés, e de Moisés até Jesus Cristo ofereceu os primeiros frutos do campo, e os primogênitos do rebanho, que continuou até a morte de Jesus Cristo, que terminou sacrifício pelo derramamento de seu sangue. E como Jesus Cristo deu sua vida para a redenção da humanidade, este convênio é de sacrificar tudo o que possuímos, mesmo as nossas próprias vidas, se necessário, para mantermos e defendermos o Reino de Deus.

Todos por favor de pé, com o braço direito levantado em direção ao altar.

Você e cada um de vós faz o convênio e a promessa solene diante de Deus, anjos e as testemunhas neste altar que irão observar e manter a Lei do Sacrifício, contida no Antigo e no Novo Testamento nas Sagradas Escrituras, como foi explicado. Cada um de vós abaixe a cabeça e diga "sim".

IRMÃOS: Sim.

ELOHIM: Amém.

(Os irmãos retornam aos seus lugares.)


O PRIMEIRO SÍMBOLO DO SACERDÓCIO AARÔNICO

ELOHIM: Vamos agora dar-vos o primeiro símbolo do Sacerdócio Aarônico com seu nome, sinal e penalidade. Antes de fazer isso, porém, o desejamos marcar em sua mente o caráter sagrado do Primeiro Símbolo do Sacerdócio Aarônico, com o seu nome e sinal, e penalidade, bem como a de todos os outros símbolos do Santo Sacerdócio, com seus nomes, e sinais, e penalidades, que vocês receberão no templo nesse dia.

Eles são muito sagrados, e são guardados por convênios solenes e obrigações de sigilo para o efeito que feitos na presença de Deus, anjos e destas testemunhas para mantê-los sagrados e, sob nenhuma circunstância, mesmo com perigo de perder sua vida, nunca divulgá-los, exceto em um determinado lugar no templo que será mostrado a seguir. A representação da execução das penalidades indica diferentes maneiras que sua vida pode ser tomada.

O primeiro Símbolo do Sacerdócio Aarônico é dado unindo-se as mãos direitas e colocando a ponta do polegar diretamente sobre o primeiro nó da mão, desta maneira.



(O oficiante representando Elohim, pega a mão direita da testemunha masculina, que representa Adão no altar, e demonstra o Símbolo. A testemunha do sexo masculino, que permanece ajoelhada, levanta a mão acima da cabeça ao receber o Símbolo, permitindo assim que os irmãos vejam a maneira como o símbolo está sendo dado.)

ELOHIM: Adão, nós daremos o primeiro símbolo do Sacerdócio Aarônico. Todos nós desejamos recebê-lo. Levantai-vos.

(Conforme os irmãos se levantam, o casal-testemunha regressa ao seu assento. O oficiante e vários outros trabalhadores do templo circulam pela sala e administram o símbolo aos irmãos, que permanecem em seus lugares. Os oficiantes masculinos ensinam os homens, e as oficiantes do sexo feminino, as mulheres. O casal-testemunha também recebe o símbolo. Cada irmão senta-se depois de receber o símbolo).

ELOHIM: Se algum dentre vós não recebeu este símbolo, queira por favor levantar a mão.

O nome deste símbolo é o Novo Nome que recebestes no templo hoje. Se algum de vós esqueceu o Novo Nome, por favor levante-se.

O sinal é feito levantando o braço direito, a palma da mão para a frente, os dedos juntos e o polegar estendido.

(O oficiante, novamente no altar, demonstra o sinal e a penalidade conforme as descrições são dadas.)

ELOHIM: Este é o sinal. A execução da penalidade é representada ao colocar o polegar sob a orelha esquerda, a palma da mão para baixo, e puxando o polegar rapidamente através da garganta até a orelha direita, e deixando cair a mão ao lado.


Agora explicarei a aliança e a obrigação de sigilo que estão associadas a este símbolo, o seu nome, e sinal e penalidade, os quais serão requisitados que você tome sobre si. Se eu fosse receber minha própria Investidura hoje, e se tivesse recebido o nome "João" como o meu Novo Nome,  repetiria em minha mente estas palavras, depois de fazer o sinal ao mesmo tempo que represento a execução da penalidade:

Eu, João, faço o convênio diante de Deus, dos anjos e destas testemunhas de que jamais revelarei o primeiro símbolo do Sacerdócio Aarônico ou o nome que o acompanha e sinal e penalidade. Ao invés de fazê-lo, eu prefiro que minha vida seja tirada.

 (O oficiante demonstra a execução da pena.)

ELOHIM: Todos levantem-se.

(Todos os irmãos se levantam.)

ELOHIM: Cada um de vós faça o sinal do Primeiro Símbolo do Sacerdócio Aarônico, levantando o seu braço direito, a palma da mão para a frente, os dedos juntos e o polegar estendido. Este é o sinal. Agora, repitam em sua mente depois de mim as palavras do convênio, ao mesmo tempo que representam a execução da pena.

Eu ________, (pense no seu Novo Nome), faço o convênio diante de Deus, dos anjos e destas testemunhas que jamais revelarei o primeiro Símbolo do Sacerdócio Aarônico ou o nome que o acompanha, sinal e penalidade. Ao invés de fazê-lo, eu prefiro que minha vida seja tirada.




(Todos os irmãos se sentam.)

ELOHIM: Jeová, veja que Adão e Eva foram expulsos deste bonito jardim para um mundo triste e solitário, onde ele eles podem aprender com sua suas próprias experiências a distinguirem o bem do mal.

JEOVÁ: Assim será feito, Elohim.

(Conforme as luzes diminuem, a apresentação do filme continua.)

O MUNDO SOLITÁRIO E TRISTE: O REINO TELESTIAL

(Adão e Eva são mostrados de corpo inteiro pela primeira vez. Eles estão vestidos com peles de animais que cobrem seus corpos até seus joelhos. O mundo triste e solitário é representado por uma paisagem desértica. Adão ajoelha-se em um altar de pedra, levanta as mãos para o céu e piedosamente invoca o Senhor.)

NARRADOR: Iremos agora com Adão e Eva para o mundo solitário e triste. Irmãos e irmãs, isso representa o reino Telestial, ou o mundo em que vivemos hoje. Adão, ao encontrar-se no mundo  solitário e triste, construiu um altar e ofereceu uma oração, e estas são as palavras que ele proferiu:

ADÃO: Ó Deus, ouve as palavras da minha boca.
Oh, Deus, ouve as palavras da minha boca.
Oh, Deus, ouve as palavras da minha boca.

(Conforme Adão ora, Lúcifer se aproxima saindo detrás das sombras).

LÚCIFER: Eeeei, eu te ouvi, o que queres?

(Embora Adão já encontrado Lúcifer no jardim do Éden, ele não consegue reconhecê-lo nesta aparição.)

ADÃO: Quem és tu?

LÚCIFER: Eu sou o Deus deste mundo.

ADÃO: Tu, o Deus deste mundo?

LÚCIFER: Sim, o que queres?

ADÃO: Estou procurando mensageiros.

LÚCIFER: Ah, você quer alguém para pregar para você. Queres uma religião, não é? Terei pregadores aqui hoje. Haverá muitos dispostos a pregar-lhe as filosofias dos homens misturadas às escrituras.

(Lúcifer vira a cabeça quando um ministro sectário se aproxima.)

LUCIFER: Bom dia senhor!

MINISTRO SECTÁRIO: Bom dia!

(O pregador vira-se e olha para a câmera.)

MINISTRO SECTÁRIO: Uma boa congregação!

LUCIFER: Sim, eles são um povo muito bom. Eles estão preocupados com religião. Você é um pregador?

MINISTRO SECTÁRIO: Sim.

LUCIFER: Você foi para a faculdade e recebeu treinamento para o ministério?

MINISTRO SECTÁRIO: Certamente! Um homem não pode pregar a não ser que tenha sido treinado para o ministério.

LUCIFER: Você prega a religião ortodoxa?

MINISTRO SECTÁRIO: Sim, é isso que eu prego.

LUCIFER: Se você pregar sua religião ortodoxa para essas pessoas, e convertê-las, pagarei-lhe bem.

MINISTRO SECTÁRIO: Eu farei o possível.

(Lúcifer guia o pregador até Adão e Eva, que estão nas proximidades.)

LUCIFER: Aqui está um homem que deseja religião. Ele é muito estudado, e parece ser sincero.

(Conforme Lúcifer apresenta o pregador a Adão e Eva, ele recua e observa a conversa que se segue. O pregador soa sincero, embora equivocado e crédulo. Adão aparece humilde, fiel e imóvel em sua determinação de servir a Deus. Ele não é influenciado pelo pregador, e é surpreendido pelas doutrinas defendidas pelo pregador.)

MINISTRO SECTÁRIO: Eu entendo que você está perguntando sobre religião.

ADÃO: Eu estava chamando pelo Pai.

MINISTRO SECTÁRIO: Eu estou grato em saber que você estava chamando pelo Pai. Você acredita em um Deus que é sem corpo, partes ou paixões; que está sentado no topo de um trono; cujo centro está em toda parte e cuja circunferência está em nenhuma parte; que enche o universo, e ainda é tão pequeno que pode habitar em seu coração; que está rodeado por miríades de seres que foram salvos pela graça, não por qualquer ato deles, mas por sua boa vontade. Você acredita em tal grande Ser?

ADÃO: Não. Não posso compreender tal ser.

MINISTRO SECTÁRIO: Ai está a beleza. Talvez você não acredite em um demônio, e naquele grande inferno, o poço do abismo, onde há um lago de fogo e enxofre em que os ímpios são lançadas, e onde eles estão continuamente em chamas, mas nunca são consumidos?

ADÃO: Não acredito em um lugar assim.

MINISTRO SECTÁRIO: Meu caro amigo, lamento por você.

LÚCIFER: Eu sinto muito, muito, muito! O que você quer?

ADÃO: Mas estou procurando pelos mensageiros do meu Pai.

(A cena muda para uma visão do Reino Celestial, onde reina Elohim de um trono branco com altas colunas brancas. Ele está radiante como antes, e sua voz ressoa conforme ele fala com Jeová, que está diante dele.)

ELOHIM: Jeová, envie Pedro, Tiago e João para visitarem o homem Adão no Mundo Telestial, sem revelarem suas identidades. Ordene-lhes para observarem as condições em geral, ver se Satanás está lá, e saberem se Adão tem sido fiel para com os símbolos e sinais dados a ele no jardim do Éden. Faça-os retornarem em seguida, e tragam-me um relato.

JEOVÁ: Assim será feito, Elohim.

(Jeová vira-se e caminha para a borda da plataforma sobre a qual ele está. Ele ali encontra Pedro, Tiago e João, que aguardam seu comando. Eles estão vestidos como os judeus na época de Cristo.)

JEOVÁ: Pedro, Tiago e João, desçam e visitem o homem Adão no Mundo Telestial, sem que se revelem. Observem as condições em geral. Vejam se Satanás está lá, e se Adão tem sido fiel para com os símbolos e sinais dados a ele no Jardim do Éden. Em seguida, retornem e tragam-nos um relato.

PEDRO: Assim será feito, Jeová. Venha Tiago e João, desçamos.

TIAGO: Desçamos.

JOÃO: Desçamos.

(Os três viram-se e partem, e a cena volta para o mundo solitário e triste. Pedro sai de trás de uma grande rocha, seguido por Tiago e João. Eles aproximam-se de Adão, Eva e dos outros.)

PEDRO: Bom dia.

LUCIFER: Bom dia senhores.

PEDRO: O que você está fazendo aqui?

LUCIFER: Ensinando religião. Observando os ensinamentos dessas pessoas.

PEDRO: Que religião você ensina? está sendo ensinada?

LUCIFER: Ensinamos uma religião feita de filosofias dos homens, misturada com as escrituras.

PEDRO: Como a sua religião está sendo recebida por esta comunidade?

LUCIFER: Muito bem - com exceção, exceto por este homem. Ele parece não acreditar em qualquer coisa que nós pregamos que está sendo ensinado.

(Pedro, Tiago e João abordam Adão e Eva).

PEDRO: Bom dia. O que você acha da pregação destes senhores? O que está sendo ensinado?

ADÃO: Eu não consigo compreender.

PEDRO: Você pode nos dar alguma idéia?

ADÃO: Eles pregam um Deus que é sem corpo, partes ou paixões; que é tão grande que enche o universo, e ainda é tão pequeno que ele pode habitar em seu coração, e de um inferno, sem fundo, onde os ímpios são constantemente queimados, mas nunca são consumidos. Para mim, é uma grande confusão.

ADÃO: Estou à procura dos mensageiros de meu Pai para me ensinarem.

PEDRO: Isso é bom.

PEDRO: Não é de admirar que você não pode compreender tal doutrina. Você tem alguns Símbolos ou Sinais?

(Lúcifer anda até o lado de Pedro e interrompe sua conversa.)

LUCIFER: Você tem algum dinheiro?

PEDRO: Temos o suficiente para nossas necessidades.

LUCIFER: Você pode comprar qualquer coisa com dinheiro neste mundo.

PEDRO: Você vende seus símbolos ou sinais por dinheiro? Você os tem, eu presumo.

ADÃO: Eu os tenho, mas eu não os vendo por dinheiro. Eu manho-os sagrados. Eu estou procurando por mais luz e conhecimento que o Pai prometeu me enviar.

PEDRO: Está certo. Nós o elogiamos por sua integridade. Adão, provavelmene retornaremos.

(Pedro, Tiago e João saem. Lucifer olha para a câmera)

LUCIFER: Agora é o grande dia do meu poder. Eu reino desde os rios até os confins da terra. Não há ninguém que se atreva a me molestar, ou a colocar medo em mim.

MINISTRO SECTÁRIO: Será que algum dia teremos apóstolos ou profetas?

LUCIFER: Não. No entanto, pode haver alguns que professam revelação ou apostolado. Se for assim, vamos apenas testá-los, pedindo que eles realizem um grande milagre, como cortar um braço ou algum outro membro do corpo, e restaurá-lo, para que as pessoas saibam que eles vieram com poder.

(A cena muda para o Reino Celestial. Pedro, Tiago e João abordam Jeová com seu relatório.)

PEDRO: Jeová, visitamos o homem Adão no Mundo Telestial como havias ordenado. Encontramos Satanás, com seus ministros, pregando todo tipo de falsa doutrina, e se esforçando para desviar desviando a posteridade de Adão com todo tipo de falsa doutrina. Mas Adão tem sido verdadeiro e fiel aos símbolos e sinais dados a ele no Jardim do Éden, e está aguardando mais luz e conhecimento que prometestes a ele. Este é o nosso relato.

JEOVÁ: Bem feito, Pedro, Tiago e João

(Jeová vira-se e aborda Elohim)

JEOVÁ: Elohim, Pedro, Tiago e João desceram até o homem Adão no Mundo Telestial. Lá, descobriram Satanás, com seus ministros pregando todos os tipos de falsas doutrinas, e se esforçando para liderar a posteridade de Adão ao erro. Mas Adão foi verdadeiro e fiel aos símbolos e sinais dados a ele no Jardim do Éden, e ele está aguardando mais luz e conhecimento que prometestes enviar. Este é o relato deles.

ELOHIM: Bem feito. Jeová, instrua Pedro, Tiago e João para descerem em sua verdadeira imagem como apóstolos do Senhor Jesus Cristo, para o homem Adão e Eva e sua posteridade no Mundo Telestial, e expulsarem Satanás do seu meio. Instrua-os a darem para Adão e Eva e sua posteridade a sua Lei do Evangelho tal como consta no Livro de Mórmon e na Bíblia Escrituras Sagradas. Dêem também a eles a incumbência de evitarem todas as leviandades, gargalhadas, falar mal do ungido do Senhor, tomarem o nome de Deus em vão, e todos as outras práticas profanas e impuras. E façam com que tudo isto seja recebido por convênio. Instrua Pedro, Tiago e João, para vestirem Adão e Eva e sua posteridade com as roupas do Santo Sacerdócio, com o manto no ombro esquerdo, e para dar-lhes o segundo Símbolo do Sacerdócio Aarônico, com o nome que o acompanha, e sinal, e penalidade. Faça-os retornarem em seguida, e tragam-me um relato.

JEOVÁ: Assim será feito, Elohim. (Jeová vira-se, e aborda Pedro, Tiago e João). Pedro, Tiago e João, desçam em sua verdadeira imagem como apóstolos do Senhor Jesus Cristo ao homem Adão e Eva e sua posteridade no Mundo Telestial. Expulssem Satanás do seu meio. -lhes a Lei do Evangelho conforme consta no Livro de Mórmon e na Bíblia nas Sagrada Escrituras; também a incumbência de evitarem todas as leviandades, gargalhadas, falar mal do ungido do Senhor, tomarem o nome de Deus em vão, e todos as outras práticas profanas e impuras. Que eles recebam essas coisas por convênio. Vistam-nos com as roupas do Santo Sacerdócio, com o manto no ombro esquerdo, e dêem-lhes o segundo Símbolo do Sacerdócio Aarônico, com o nome que o acompanha, e sinal, e penalidade. Retornem, e tragam-nos um relato.

PEDRO: Assim será feito, Jeová. Venham Tiago e João, desçamos.

(A cena muda novamente para o mundo solitário e triste. Os três Apóstolos corajosamente abordagem Lúcifer.)

PEDRO: Eu sou Pedro.

TIAGO: Eu sou Tiago.

JOÃO: Eu sou João.

LUCIFER: Sim, eu pensei conhecer vocês. O que farão agora? (Ele se vira para o pregador.) Você sabe quem são esses homens? Eles dizem ser apóstolos. Experimente-os!

(O Pregador aborda Pedro.)

MINISTRO SECTÁRIO: Você professam serem Apóstolos do Senhor Jesus Cristo?

PEDRO: Sim.

MINISTRO SECTÁRIO: Este homem disse-me que nunca teremos qualquer revelação ou apóstolos, mas se houver um que professar ser apóstolo, eu deveria pedir-lhe para cortar um braço ou algum outro membro do corpo e restaurá-lo, assim as pessoas poderão saber que eles vieram com o poder.

PEDRO: Nós não satisfazemos a curiosidade dos homens dessa maneira. É uma geração má e adúltera que busca por um sinal. Você sabe quem é aquele homem? Ele é Satanás!

MINISTRO SECTÁRIO: O quê? O Diabo?

PEDRO: Este é um de seus nomes.

MINISTRO SECTÁRIO: Ele é uma pessoa completamente diferente do que ele disse que o diabo seria. Ele disse que o diabo tem garras como o de um urso em suas mãos, chifres na cabeça, e um pé de bode, e que quando ele fala ele ruge como um leão!

PEDRO: Ele disse isso para enganá-lo, e eu o aconselho a deixar de servi-lo.

MINISTRO SECTÁRIO: Seu conselho é bom, mas, se eu deixar este emprego, o que será de mim?

PEDRO: Pregaremos o evangelho a vós, com o resto da posteridade de Adão.

MINISTRO SECTÁRIO: Isso é bom. (Ele se vira para Lúcifer) Eu gostaria de ter um acordo. Eu quero que você me pague para eu pregar.

LÚCIFER: Eu estou pronto para manter a minha palavra e cumprir a minha parte do acordo. Eu prometi pagá-lo se você convertesse essas pessoas, e eles estão quase convertidos a você! Você pode sair do meu reino, eu não quero esse tipo de homem nele! (Conforme pregador se vira tristemente e sai, Lucifer aborda Pedro) Agora, o que vocês farão?

PEDRO: Nós vamos mandá-lo embora sem mais argumentos.

LUCIFER: Aah! Vocês viram todo o meu reino, e minha grandeza e glória. Agora vocês querem tomar posse de tudo. (Lúcifer vira-se, e olha para a câmera). Eu tenho algo a dizer sobre estas pessoas. Se elas não cumprirem cada convênio que fizeram nestes altares, neste templo, neste dia, elas estarão sob  meu poder!

PEDRO: Satanás, nós vos ordenamos que parta!

LUCIFER: Com qual autoridade?

PEDRO: (Com o seu braço direito erguido.) Em nome de Jesus Cristo, nosso Mestre. (Lúcifer fica visivelmente abalado enquanto se vira e vai embora. Pedro espera até que ele saia, e então se aproxima de Adão) Adão, somos os verdadeiros mensageiros do Pai, e descemos para dar-vos  mais luz e conhecimento que Ele prometeu enviar.

ADÃO: Como terei certeza que vocês são os verdadeiros mensageiros?

PEDRO: Ao dar-nos o símbolo e sinal de que você recebeu no Jardim do Éden.

ADÃO: (Segura a mão direita de Pedro) O que é isso?

PEDRO: O Primeiro Símbolo do Sacerdócio Aarônico.

ADÃO: Ele tem um nome?

PEDRO: Tem sim.

ADÃO: Queres dá-lo a mim?

PEDRO: Eu não posso, pois é o Novo Nome, e eu fiz um convênio de não divulgá-lo, mas este é o sinal (o braço direito levantado). E isso representa a execução da penalidade (Polegar da mão direita passando de um lado a outro da garganta).

ADÃO: Agora eu sei que vocês são os verdadeiros mensageiros enviados pelo Pai. (Para a platéia) Estes são verdadeiros mensageiros, exorto-vos a darem toda atenção aos conselhos conselho  e ensinamentos ensinamento deles, e eles os levarão para o caminho da vida e salvação.

NARRADOR: O oficiante representará Pedro no altar.

(Neste ponto o filme termina. O restante da Investidura é conduzido a partir de uma gravação de áudio.)

A LEI DO EVANGELHO

PEDRO: Um casal virá agora ao altar. (O casal vai ao altar como antes)

Irmãos e irmãs, este casal no altar representa todos vocês como se estivessem no altar, e vocês estarão sob as mesmas obrigações que eles. É-nos requerido a dar-vos a Lei do Evangelho conforme consta no Livro de Mórmon e da Bíblia nas Sagradas Escrituras. Daremo-vos também a incumbência de evitar todas as leviandades, gargalhadas, falar mal do ungido do Senhor, tomar o nome de Deus em vão, e todos as prática profanas e impuras, e vocês receberão isto por convênio.

Todos levantem-se.

(Todos os presentes levantam-se.)

Cada um de vós levante o seu braço direito.

(Isso é feito.)

Você e cada um de vós, sob o convênio, promete diante de Deus, anjos, e destas testemunhas, neste altar, que observará e guardará a lei do Evangelho e essa incumbência como foi explicada a você. Cada um de vós abaixe a cabeça e diga "sim".

IRMÃOS: Sim.

PEDRO: Amém. (Todos os irmãos se sentam.)


AS VESTES DO SANTO SACERDÓCIO

PEDRO: Somos instruídos a vestir-vos com as Vestes do Santo Sacerdócio. Coloquem o manto em seu ombro esquerdo. Coloquem o barrete em sua cabeça com a curva sobre a orelha direita, recoloquem o avental, amarrem a fita com o arco do lado direito, remova os sapatos de seus pés, e coloque-os novamente como parte da roupa do templo. Vocês podem agora se vestir.

(Os irmãos abrem os envelopes com suas roupas e vestem-se de acordo com as instruções.)


O SEGUNDO SÍMBOLO DO SACERDÓCIO AARÔNICO

PEDRO: Um casal venha agora ao altar. (O casal-testemunha ajoelha-se no altar como antes.)

O Segundo Símbolo do Sacerdócio Aarônico é dado unindo-se as mãos direitas e colocando a ponta do polegar diretamente entre as articulações dos primeiro e segundo dedos da mão, desta maneira.



(O oficiante e a testemunha masculina juntam as mãos no Símbolo, e levantam ligeiramente as mãos para demonstrarem para os irmãos.)

PEDRO: Nós desejamos que todos o recebam. Todos levantem-se.

(Enquanto todos os irmãos se levantam, o casal-testemunha retorna ao seu lugar, e os vários oficiantes do templo circulam pela sala ensinando este Símbolo como feito previamente.)

PEDRO: Se algum de vocês não recebeu este Símbolo, você por favor levante a mão. O nome deste Símbolo é seu primeiro nome próprio, se você estiver vindo ao templo para a sua própria investidura, ou, se você estiver passando pelos mortos, é o primeiro nome da pessoa para quem você está oficiando.

O sinal é feito trazendo a mão direita à sua frente, com a mão em forma de concha, o braço direito formando um quadrado, e o braço esquerdo sendo elevado. Este é o sinal.


(O oficiante o demonstra.)

A execução da pena é representada colocando a mão direita no lado esquerdo do peito, passando a mão rapidamente através do peito, e soltando as mãos lateralmente.



Agora explicarei o convênio e a obrigação do segredo que estão associados com esse símbolo, seu nome, e sinal, e pena, e o qual será solicitado que vocês tomem sobre si.

Se eu fosse receber a mina própria investidura hoje, e se o meu primeiro nome é "David", eu repetiria em minha mente estas palavras, depois de fazer o sinal, ao mesmo tempo representando a execução da pena:

Eu, David, faço o convênio diante de Deus, anjos e destas testemunhas, que nunca revelarei o segundo Símbolo do sacerdócio Aarônico, com o nome que o acompanha, e sinal, e pena. Ao invés de fazê-lo eu prefiro que minha vida seja tomada.

Todos se levantem. (Todos os irmãos ficam de pé.) Cada um de vós faça o sinal do Segundo Símbolo do Sacerdócio Aarônico, trazendo a mão direita à sua frente, com a mão em forma de concha, o braço direito formando um quadrado, e o braço esquerdo levantado. Este é o sinal.

Agora, repitam em suas mentes, depois de mim, as palavras do convênio, ao mesmo tempo representando a execução da pena.

Eu, _________, (pense em seu primeiro nome), solenemente faço este convênio diante de Deus, dos anjos e das testemunhas, que nunca revelarei o segundo Símbolo do Sacerdócio Aarônico, com o nome que o acompanha, e sinal e penalidade. Ao invés disto, prefiro que minha vida seja tirada. Isso eu farei.

(Todos os irmãos se sentam.)

PEDRO: Voltemos e relatemos. Jeová, descemos até o homem Adão e Eva e sua posteridade no Mundo Telestial, e expulsamos Satanás de seu meio. Nós demos-lhes a Lei do Evangelho conforme consta no Livro de Mórmon e na Bíblia nas Sagradas Escrituras. Também uma incumbência de evitarem todas as leviandades, gargalhadas, falarem mal do ungido do Senhor, tomarem o nome de Deus em vão, e todas as outras práticas profanas e impuras, e fizemos com que recebessem estas aliança por convênio. Também os vestimos com as vestes do santo sacerdócio e demo-lhes o segundo Símbolo do Sacerdócio Aarônico, com o nome que o acompanha, e o sinal, e a penalidade. Este é o nosso relatório.

JEOVÁ: Bem feito, Pedro, Tiago e João. Elohim Pedro, Tiago e João foram até o homem Adão e Eva e sua posteridade no Mundo Telestial, expulsaram Satanás de seu meio, e fizeram tudo o mais que lhes foi ordenado a fazer.

ELOHIM: Amém. Jeová, que Pedro, Tiago e João desçam de novo ao Mundo Telestial. Que Adão e Eva e sua posteridade mudem seu manto para seus ombros direito, preparando-os para oficiarem nas ordenanças do Sacerdócio de Melquisedeque. E apresente-os ao Mundo Terrestrial. Instrua Pedro, Tiago e João além, para darem a Adão e sua posteridade lhes dar a Lei da Castidade, e para colocá-los sob o convênio de obedecerem a essa lei, que é, que as filhas de Eva, e os filhos de Adão não terão relações sexuais exceto com seus maridos ou esposas, a quem eles estarão legalmente casados ​​e para-lhes o Primeiro Símbolo do Sacerdócio de Melquisedeque, ou o sinal do cravo, com o nome que o acompanha, e sinal e penalidade. Faça-os retornarem e repote-se a mim.

JEOVÁ: Que assim seja feito, Elohim. Pedro, Tiago e João, desçam novamente para o Mundo Telestial. Instruam Adão e Eva e sua posteridade para mudarem seus mantos para o ombro direito, preparando-os para oficiarem as ordenanças do Sacerdócio de Melquisedeque, e apresente-os ao Mundo Terrestrial. Dêem a eles a Adão e sua posteridade a Lei da Castidade, e coloque-os sob o convênio de obedecerem essa lei, que as filhas de Eva e os filhos de Adão não terão qualquer relação sexual, exceto as relações com seus maridos ou esposas, a quem estão legal e legitimamente casados​​. Dêem-lhes o primeiro Símbolo do Sacerdócio de Melquisedeque, ou o sinal do cravo, com o nome que o acompanha, e sinal, e penalidade. Voltem e reportem-se a mim.

PEDRO: Assim será feito, Jeová. Venham Tiago e João, desçamos. Fomos instruídos a fazer fazer com que vocês mudem removam o manto e mudem-no para o ombro direito, preparando-os para oficiarem nas ordenanças do Sacerdócio de Melquisedeque, e apresentá-los ao Mundo Terrestre. Vocês podem agora fazerem a mudança removendo o manto.



(Os irmãos levantam-se, e retiram seu manto, mudando-os para os seus ombros direito. Os irmãos do sexo masculino agora a viram seu barrete, de forma que o arco fique agora sobre a orelha esquerda, e a tira é amarrada no lado esquerdo. Os irmãos, em seguida, sentam-se.)

 O MUNDO TERRESTRIAL

NARRADOR: Agora entramos no Mundo Terrestrial. (Luzes adicionais são ligadas.)

A LEI DA CASTIDADE

PEDRO: Um casal vai agora ao altar.

(O casal-testemunha vai ao altar, como anteriormente.)

Fomos instruídos a dar-vos a lei da Castidade,  que eu explicarei. Para as irmãs é, que ninguém de vocês não deverão ter qualquer relação sexual, exceto com seu marido a quem você está legal e legitimamente casados. Aos irmãos, que nenhum de vocês deverão ter relações sexuais,  exceto com sua esposa, com quem estão legal e legitimamente casados​​. As irmãs Todos se levantem, por favor.

(Todos as mulheres ficam em pé.)

Cada um de vós levante o seu braço direito. Você e cada um de vós se compromete e promete diante de Deus, anjos e destas testemunhas neste altar que observará e cumprirá a Lei da Castidade, como foi explicado a você. Cada um de vós abaixe a cabeça e diga "sim".

TODOS AS IRMÃS: Sim.

PEDRO: Que assim seja.
(Todas as mulheres se sentam.)

Irmãos, por favor, levantem-se.

(Todos os homens ficam de pé.)

Cada um de vós levante seu braço direito. Você e cada um de vós se compromete e promete diante de Deus, anjos, e destas testemunhas neste altar que observará e cumprirá a Lei da Castidade, como explicado a você. Cada um de vós abaixe a cabeça e diga "sim".
Irmãos: Sim.

PEDRO: Que assim seja. (todos os homens se sentam.)


PRIMEIRO SÍMBOLO DO SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE OU SINAL DO CRAVO

PEDRO: Vamos agora dar-vos o primeiro símbolo do Sacerdócio de Melquisedeque, ou o Sinal do Cravo, com o nome que o acompanha, e sinal, e penalidade. Esse sinal é recebido ao trazer a mão direita para esta posição: a mão vertical, os dedos juntos e o polegar estendido, e a pessoa que dá o sinal coloca a ponta do dedo indicador  no centro da palma da mão direita, e o polegar no dorso da mão do que o recebe, desta maneira. Todos nós desejamos recebê-lo. Todos levantem-se.


(Depois que o oficiante e a testemunha do sexo masculino demonstram o Símbolo no altar, os oficiantes do templo circulam pela sala para administrarem esse Símbolo para os irmãos.)

PEDRO: Se algum de vocês não recebeu este Símbolo, por favor levante a mão. O nome deste símbolo é "o Filho", significando o Filho de Deus.

O sinal é feito ao trazer a mão esquerda à sua frente com a mão em forma de concha, o braço esquerdo formando um quadrado, a mão direita também é trazida à frente, a palma para baixo, os dedos juntos, com o polegar estendido, e o polegar é colocado sobre o quadril esquerdo.

 

(O oficiante faz o sinal.)

Este é o sinal. A penalidade é representada pelo passagem rápida do polegar através do corpo e soltando as mãos.


2 comentários:

  1. Muito boa essa postagem, mas saliento que, alguns destes símbolos e sinais não mais usados hoje. Na verdade, segundo os mórmons, apesar de ser uma ordenança sagrada (investidura), eles modificam-na ao seu bel-prazer.

    ResponderExcluir
  2. Manúbio

    Obrigada. As partes que foram retiradas em 1990 estão riscadas. Mesmo assim, achei interessante deixar essas partes, pois por muito tempo fizeram parte dos rituais.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.