Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cavalos unos e o Livro de Mórmon

 Texto traduzido e adaptado de Latayne.com

O apologista SUD Michael R. Ash tem um argumento muito interessante sobre o motivo de  não haver restos de cavalos encontrados nas Américas, que podem ser datados no período de tempo "histórico" do Livro de Mórmon. Ash diz (comentário completo em inglês aqui):


“Nos séculos IV e V, os unos da Ásia Central e Europa Oriental tinham tantos cavalos, que as estimativas sugerem que cada guerreiro pode ter tido até dez cavalos. Cavalos eram a base da sua riqueza e poder militar.

“De acordo com uma autoridade não-SUD sobre o registro zoológico da Ásia Central, no entanto, sabemos muito pouco sobre os cavalos dos unos, e nem um único osso de cavalo utilizável foi encontrado no território de todo o império do unos.

"Basedo no fato de que outros animais – que haviam prosperando – desapareceram (muitas vezes, deixando apenas vestígios), é razoável sugerir que a mesma coisa poderia ter acontecido com os ‘cavalos’ nefitas.”

No entanto, Ash está equivocado quanto ao fato de não haver evidências dos cavalos unos. Em 1990, arqueólogos escavaram o túmulo intacto de uma princesa una na Mongólia. Dentro de seu caixão, de acordo com a publicação Mongolia Today:

“A caixa de madeira dentro da qual o caixão foi colocado, continha uma jarra de bronze com grandes gravuras de vários animais, freios de metal, e detalhes de equipamentos usados em cavalos. A roda da carroça chamou a atenção de arqueólogos, pois tem mais de 40 furos para os aros e, portanto, a direção deveria ser muito grande.

“Cinco crânios de cavalos foram colocados ao lado noroeste para o enterro, com uma cabeça de cavalo voltada para o caixão. O crânio número 5 foi reverenciado pelos unos por causa da sua reverência especial à Constelação Cygnus. Uma cabeça de cavalo, em separado, provavelmente pertencia a um amado cavalo da princesa.

Observe quão cuidadosamente Ash redigiu seu argumento:

"Nem um único osso de cavalo utilizável foi encontrado..."

(Eu não tenho certeza o que torna um osso antigo "utilizável", mas ele colocou essa ênfase).

Enquanto túmulo da princesa una é notável porque continha um dos poucos restos de esqueletos de cavalos unos, também continha algo muito mais comum: equipamentos utilizados em cavalos, como freio e outros.

Aqui está a conclusão: É possível que algo frágil e passível de decomposição como ossos de cavalo quase desaparecem completamente depois de mais de mil anos. 

No entanto, é quase impossível que todos os equipamentos, normalmente de metal e couro - associados a grandes manadas de cavalos - também desaparecessem.  

E não existe nenhum equipamento utilizado em cavalos que tenha sido encontrado nas Américas e que date antes de Colombo.


Para mais informações, consulte The Mormon Mirage 3rd Edition:  A Former Member Looks at the Mormon Church Today (Zondervan, 2009). Também disponível como um audiobook e como um texto expandido-E-book para Nook, Kindle e outros dispositivos de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.