Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Leí, descendente de José e sem o poder do Sacerdócio



Texto traduzido e adaptado de:

Introdução

José
Alguns SUDs ainda afirmam que os nativos americanos não têm marcadores de DNA judeus porque Leí não era descendente de Judá, mas de José, que foi vendido para o Egito. 

Mais especificamente, Leí era descendente de Manassés. Bem, quem entende o mínimo de história bíblica, sabe que José e Judá eram irmãos e tinham os mesmos marcadores de DNA judeus, pois vieram do mesmo pai.

Porém, o que salta aos olhos é o fato de que Leí alegou descendência de Manassés, cuja mãe era egípcia. Essa mãe teria proibido Leí e todos os seus descendentes - todos os nefitas e lamanitas - de possuirem o sacerdócio. Bem, o efeito dominó é impressionante.

Imaginemos um suposto livro que Deus preservou com a finalidade de restaurar a autoridade da igreja, mas que foi escrito por um povo proibido de possuir essa autoridade, o Sacerdócio.

Temos então Joseph Smith, que alega descendência de Efraim, outro filho de José, que também era metade egípcio. Portanto, este livro para restaurar o evangelho ea igreja foi dado a alguém que não podia possuir a autoridade para restaurá-lo? Então, qual é a importância do LdM?

Todos os mórmons que afirmam, através de suas bênçãos patriarcais, que eles também são descendentes de Efraim, também os tornariam proibidos de possuirem o sacerdócio (pelo menos até 1978)!

Entendendo a história

Brigham Young
Brigham Young declarou que nenhum negro poderia receber o sacerdócio antes que todos os homens brancos recebessem, pois os primeiros eram descendentes de Caim. Caim, por sua vez, era amaldiçoado com a pele negra por ter matado seu irmão, Abel (Journal of Discourses, Vol.7, pp. 290-291). Havia ainda uma penalidade para a mistura de raças:

"Devo eu lhes falar da lei de Deus a respeito da raça africana? Se o homem branco, que pertence à 'semente' escolhida, misturar seu sangue com a semente de Caim, a penalidade, na lei de Deus, é morte na hora. Assim será para todo sempre”. (Journal of Discourses, vol. 10, página 110).

Joh Taylor
E John Taylor explicou:

''E após o dilúvio, nós aprendemos que a maldição pronunciada sobre Caim foi continuada através da esposa de Cão, pois ele tinha se casado com uma mulher daquela descendência. E por que a semente de Caim foi preservada durante o dilúvio? Porque era necessário que o diabo tivesse um representante na terra, assim como Deus.'' (Journal of the Discourses, Vol. 22, página 304).

Portanto, os Egípcios eram considerados descendentes de Caim, e estavam impedidos de terem o Sacerdócio sobre a terra. Isso também está bem claro em (Abraão 1:26-27):

“O Faraó... seu pai, que o abençoou com as bênçãos da terra e com as bênçãos da sabedoria, mas amaldiçoou-o com respeito ao Sacerdócio. Sendo o Faraó dessa linhagem pela qual ele não tinha direito ao Sacerdócio...”

Como estes tinham a mesma “maldição” dos descendentes de Caim, só receberiam esse sacerdócio após todos os homens brancos o terem recebido!

Vejamos as implicações disso: Quem eram Manassés e Efraim?

Potífera era um sacerdote da cidade de Om, do Antigo Egito, mencionado no livro de Gênesis (41:45,50). Ele era o pai de Azenate, que foi dada como esposa a José pelo faraó, e que gerou  dois filhos de José: Manassés e Efraim.

Representação mais próxima de Azenate - com a pele negra.
Portanto, Manassés e Efraim eram descendentes de uma portadora da "maldição" - Azenate - e portanto, estavam impedidos de possuírem o Sacerdócio!

Antes de qualquer acusação de que o sacerdócio não vem através da linhagem feminina, o problema é bem maior. 

Relembremos a doutrina de que uma única gota de sangue negro proibia o descendente de possuir o sacerdócio. 

De acordo com as escrituras SUDs, "todos os egípcios" seriam proibidos de possuirem o sacerdócio. Não há qualquer exceção nesta proclamação. Ela não diz que só são proibidos os que tem a sua linhagem negra/egípcia se ela for do pai.

Hugh Nibley e a descendência de Azenate:
Hugh Nibley


Alma 10:2-3:

1 - “Eu sou Amuleque... descendente de Aminádi ... E Aminádi era descendente de Néfi, que era filho de Leí, que saiu da terra de Jerusalém, que era descendente de Manassés, que era filho de José, que foi vendido no Egito pelas mãos de seus irmãos.”

“Ele estava orgulhoso de sua genealogia. E aqui temos uma nota genealógica extremamente importante. Leí era descendente de Manassés, que era metade egípcio. Sua mãe era Azenate, que era do sangue de Ham, um egípcio puro. Ela tinha que ser - seu pai era um sumo sacerdote de Heliópolis. Leí era descendente de Manassés, cujo irmão gêmeo era Efraim. Afirmamos que somos descendentes dele. Ele também era um filho de Azenate, a mulher egípcia..” ("Teachings of the Book of Mormon" — Semester 1: Transcripts of [29] Lectures Presented to an Honors Book of Mormon Class at Brigham Young University, 1988–1990. Introduction and 1 Nephi 1–Mosiah 5. By Hugh Nibley, FARMS, 1993).

2 - "Com quem José se casou? Ele se casou com Azenate, e isso nos leva direto para o Livro de Mórmon. Azenate teve dois filhos, vocês sabem. Um deles foi Manassés, e o Livro de Mórmon nos diz que Leí era descendente direto de Manassés. O outro foi Efraim, de quem alegamos ser descendentes. Eles eram os filhos desta Azenate, que era a filha do sumo sacerdote de Heliópolis.”

“Aqui está o Delta, que vai imediatamente até aqui ao longo da costa. Aqui embaixo está o Mar Vermelho. Mas a Delta está aqui. Na base do Delta está Memphis, e aqui está o Cairo. Em direção ao aeroporto do Cairo está Heliópolis. Essa é a On da Bíblia. Este é o lugar mais sagrado, mais antigo, o santuário mais duradouro de todo o mundo antigo. Este é o grande sol central de toda a humanidade.”

“... José era casado com Azenate, que era a filha do sumo sacerdote de Heliópolis e um descendente direto de Ham. E nós somos descendentes de Efraim, enquantoo povo de Leí são descendentes de Manassés." (Hugh Nibley, Teachings of the Book of Mormon - Semester 1: Transcripts of Lectures Presented to an Honors Book of Mormon Class at Brigham Young University, 1988-1990 Provo: Foundation for Ancient Re 20. vol.1, p.20)

No Nelsons Bible Dictionary:

"AZENATE [AS ih nath] esposa egípcia de José e mãe de Manassés e Efraim (Gn 41:45, 5052; 46:20). Azenate era filha de Potifera, sacerdote de On. O próprio Faraó se pode ter arranjado o casamento entre José e Azenate para ajudar José a adaptar sua vida no Egito" (Nelsons Bible Dictionary - Asenath).

"On-" Foi em On que José cortejou e ganhou Azenate, de pele escura, a filha do sumo sacerdote do grande templo." (Easton's Bible Dictionary - City of On).

De acordo com a Bíblia do Rei Thiago:

"Potífera - um sacerdote egípcio de On, pai de Azenate, a mulher que o faraó deu a José".(King James Hebrew Old Testament Lexicon & Strongs online, #6319)

"On - cidade do baixo Egito, terra vizinha de Goshen, centro de adoração do sol, a residência de Potífera (sacerdote de On e sogro de José)".  (Kings James Hebrew Old Testament Lexicon & Strongs, #204)

Portanto, não restam dúvidas, tanto para os SUDs, como para um estudioso da Bíblia, sobre quem foram os pais de Efraim e Manassés.

Então, são estes os problemas:

Leí
1 - Joseph Smith durante a criação do LdM, criou o personagem de Leí e, para justificar um hebreu escrevendo em "Egípcio Reformado", teve que dar a Leí uma ancestralidade egípcia. Portanto, Leí seria descendente de José através de seu filho, Manassés.

Joseph Smith

2 - Joseph Smith queria reivindicar as promessas feitas nas escrituras sobre Efraim, assim ele disse ser de descendência direta de Efraim, o outro filho gêmeo de José e de sua esposa egípcia, Azenate.

3 - Assim, tanto o pai dos que produziram o livro que Deus usaria para supostamente restaurar o verdadeiro cristianismo (o Livro de Mórmon) e o fundador da Igreja SUD (Joseph Smith) clamavam serem descendentes dos filhos gêmeos de José. Porém, eles estavam proibidos de portar a autoridade do sacerdócio necessária para restaurar a verdadeira igreja cristã.

4 -  Joseph Smith, mais tarde, produziu o Livro de Abraão, onde estabeleceu a doutrina racista que proibia os negros de possuirem o sacerdócio. Assim, ele inconscientemente amaldiçoou todos os egípcios, não percebendo que, ao fazer isso, ele embaralhou toda a trama mentirosa que teceu. (Abraão 1:21-27)

5 - Os profetas mórmons, muito tempo depois de Abraão, Isaac e Jacó/Israel, afirmaram que uma gota de sangue negro ou egípcio desqualificaria este como portador do sacerdócio, e só mais tarde, em 1978 AD isso foi mudado.

6 - A igreja SUD, desde o início, sempre foi basicamente uma igreja cheia de pessoas que afirmaram (e afirmam) ter o "sacerdócio" restaurado da Bíblia. Seu fundador alegou ser da descendência de Efraim, uma tribo NÃO sacerdotal, bem como a grande maioria dos mórmons, mas se chamam "sacerdotes".

 ________

Abraão 1:21-27

21 Ora, esse rei do Egito descendia dos lombos de aCão e, por nascimento, era participante do sangue dos bcananeus.
22 Dessa descendência nasceram todos os egípcios e assim se conservou o sangue dos cananeus na terra.
23 A terra do aEgito sendo, primeiramente, descoberta por uma mulher, que era filha de Cão e filha de Egitus que, em caldeu, significa Egito e quer dizer aquilo que é proibido;
24 Quando essa mulher descobriu a terra, a terra estava debaixo da água; posteriormente estabeleceu seus filhos nela; e assim nasceu de Cão a raça que conservou a maldição naquela região.
25 Ora, o primeiro governo do Egito foi estabelecido pelo Faraó, filho mais velho de Egitus, filha de Cão, e foi à semelhança do governo de Cão, que era patriarcal.
26 O Faraó, sendo um homem justo, estabeleceu seu reino e julgou seu povo sábia e justamente todos os seus dias, procurando sinceramente imitar a ordem estabelecida pelos pais nas primeiras gerações, nos dias do primeiro reinado patriarcal, sim, no reinado de Adão e também de Noé, seu pai, que o abençoou com as abênçãos da terra e com as bênçãos da sabedoria, mas amaldiçoou-o com respeito ao Sacerdócio.
27 Sendo o Faraó dessa linhagem pela qual ele não tinha direito ao aSacerdócio, embora os Faraós o reivindicassem por sua descendência de Noé através de Cão; assim meu pai foi desviado pela idolatria deles;


18 comentários:

  1. Postagem impressionante!
    Eu nunca tinha pensado nisso, mas ficou claro agora. Um bom argumento pra ser usado com aqueles que vierem em casa me encher... O meu medo é que tenham alguma resposta em contra-partida. Você sabe que QUASE SEMPRE eles tem, credo :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The Life

      O que eu vi, como argumento, foi que Azenate nào era màe de Efraim e Manassés e que o Sacerdócio nào vinha via linhagem maerna. Essas duas questões estão bem respondidas no post. Aliás, a questão de Azenate ser mãe de Efraim e Manassés está bem clara, e foi elucidada tanto por Hugh Nibley quanto por outras fontes e - mais importante - pela própria B;iblia.

      Abs

      Excluir
  2. Este é um exemplo do que a igreja faz com a cabeça das pessoas, quando era membro ativo, lembro que por diversas vezes quando via um individuo negro , vinha automaticamente um pensamento em minha mente: “Esta pessoa foi menos fiel na pre existência”. Me arrependo de um dia ter pensado assim, mas a igreja enfiava este tipo de pensamento na cabeça dos membros.
    Imagine se eu fundasse uma nova religião/doutrina e ensinasse que determinada característica física de um grupo étnico fosse uma marca, uma maldição de Deus. Eu tenho minhas características físicas, herdadas de meus antepassados e não gostaria que estas características fossem associadas a uma marca por eu ter sido menos fiel na pre existência. Esta doutrina mormon é muito ofensiva.
    Irônico que J.S. tenha se declarado como sendo de uma linhagem que, segundo a própria doutrina da igreja, foi proibida de receber o sacerdócio.

    Eu aprendi na igreja os seguintes “ensinamentos”:
    1.Os negros foram menos fiéis na pre existência;
    2.Deus reservou alguns dos espíritos mais valentes para nascerem nos últimos dias (última dispensação);
    3.Os espíritos mais valentes na pre existencia receberam o privilégio de nascer em famílias mormons;
    4.Os missionários foram espíritos valentes na pre existência, por isso receberam o privilégio de serem missionários aqui na terra;
    5.na pre existência o profeta, apostolos, presidentes de estaca, bispos, etc foram pre ordenados para serem lideres aqui na terra, porque eram espíritos valentes.

    Então eu perguntava na igreja, se o membro é negro, nasceu em família da igreja, foi missionário e se tornou um líder, na pre existencia, ele foi um espírito menos fiel e ao mesmo tempo ele foi um espírito muito fiel. Recebi diversas respostas para este questionamento, nenhuma resposta foi muito convincente, até porque essa doutrina, de espíritos mais valentes ou menos valentes na pre existência, é falsa.

    O fato é que a igreja não pode nem ao menos se desculpar com os negros, pois isto implicaria em reconhecer que a igreja é falsa.
    O fato de Brigham Young ser racista mostra o quanto ele era mesquinho, e que realmente ele não era profeta. E esta doutrina racista não era mera opinião pessoal de B.Y. conforme alegam alguns. Até porque se fosse opinião pessoal , então porque os negros foram proibidos de ter o sacerdócio até 1978.
    1978 – realmente a igreja manteve essa doutrina racista o quanto pode. Somente em 1978 é que houve a tal “revelação”.

    O racismo é algo terrível, o fato de ainda haver racismo em nossa sociedade mostra o quanto ainda precisamos evoluir. As igrejas deveriam ser as primeiras a combater o racismo. Mas quando uma igreja , ao invés de combater o racismo, cria uma doutrina incentivando o racismo, é porque tem algo errado.

    ResponderExcluir
  3. GM

    Igreja racista é a maior contradição, pois "Deus nào faz acepção de pessoas". E dai vem os mórmons dizendo que Jesus foi racista dizendo aos apóstolos apra pregarem sua palavra apenas aos judeus.

    É tentar justificar um erro, apontando outro, que nem foi erro, já que se você não estuda o contexto, não entende mesmo essa passagem.

    Enfim, discutir algo de 2 mil anos e compará-lo com algo recente, racista e terrivelmente degradante é absurdo.

    E vem a grande ironia: todos esses racistas até o último fio de cabelo eram descedentes de negros, "amaldiçoados" e sem poderem receber o sacerdócio.

    A ignorância impera no mormonismo!

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Investigadora ;
    Gostaria de lhe sugerir um novo post para o blog. Estou falando do suicídio de Chris Beers, membro SUD que era Gay. Ele sempre foi uma ótima pessoa, e agora está morto porque se sentia profundamente rejeitado pela Igreja por ser homossexual. Serviu missão e mudou a vida de muita gente!Ele sempre gostou de viajar muito, e passou por cinco continentes, pra você imaginar. Acredite investigadora: Ele mudou a vida de cada pessoa por onde ele passou! Meus olhos se encheram de lágrimas quando li o que as pessoas disseram sobre ele e o que ele fez por elas. Agora, Chris não está mais entre nós e tudo isso por culpa de uma maldita facção. Fizeram um memorial emocionante pra ele, dê uma olhadinha!
    http://www.chrisbeers.blogspot.com.br/
    me toquei profundamente e acho que isso daria um post emocionante, assim como o de Jane Haming...
    Como o memorial está em inglês, sua ajuda para as outras pessoas seria incrivel, para que elas possam ver também do que a Igreja é capaz de fazer na mente de pessoas que são fiéis.

    ResponderExcluir
  5. Embora você tenha postado muitas coisas interessantes, quanto ao fato de Efraim e manassés serem egípcios e portanto vetados do sacerdócio, há um equivoco, durante o período histórico em que José ficou no Egito, este era governado por um povo denominado Hicso, de origem semita, povo que havia invadido o Egito, que era dividido, , quando Moisés nascera o Egito sofrera uma revolta e os descendentes dos Egípcios primazes, voltaram ao poder, daí a expulsão dos hebreus e dos hicsos que foram enviados a canaã. Portanto Azenate era Hicsa. Embora acredite ser muito deprimente o fato da Igreja ter tido um período de preconceito sobre os Negros. gostaria de esclarecer os fatos históricos.
    Sou Mórmon, acho teu blog muito legal, esclarecedor, te dou meu maior poio, e acho que se a igreja abrisse o jogo e pedisse desculpas a sociedade por todas as besteiras que fez no passado, teria uma chance de conquistar um maior respeito. Sou ativo, tenho família na igreja, fiz missão, e acredito que no futuro teremos que em fim refletirmos mais como humanos, pensando mais no amor, no respeito e derrubando preconceitos e respeitando todas as crenças, pois afinal, verdade em sí já é algo muito complexo. tenho mais fé em Deus do que em uma instituição. Felicidades! E Egípcio Reformano é Besteira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto

      Eu, sinceramente, NUNCA vi tal explicação. Mas se Azenate possuia uma gota de sangue negro, de acordo com mais de 100 anos de doutrina SUD, ela era amaldiçoada, e seus descendentes não podiam possuir o sacerdócio. E é "fato" que a Bíblia afirma ela ser filha de um sacerdote negro. Portanto, qualquer que seja a explicação, isso teria impedido que seus descendentes tivessem o sacerdócio. Simples assim para os SUDs!

      Abs

      Excluir
    2. Roberto,

      Informaçoes sobre hicsos:

      Hoje é praticamente impossível mudar o hábito de se ver os hicsos como uma raça específica, quando hicso deve ter sido apenas o chefe.
      O governo dos hicsos ficou restrito ao Baixo Egito, ainda que o Alto Egito pagasse tributos aos reis estrangeiros. Embora eles tivessem adotado os costumes do país, o sonho de se tornarem verdadeiramente egípcios morreu em um século.
      Na realidade por mais força e poder que os estrangeiros tivessem, jamais foram capazes de subjugar o governo tebano, herdeiro de direito do orgulhoso sangue real dos faraós.
      Portanto é díficil rotular os hicsos de semitas, que na verdade era vários povos sem pátria( nomâdes), que já viviam no Delta do Nilo. Neste caso a informação de Azenate consiste como filha de um sacerdote negro.

      Excluir
  6. História sobre os "Hicsos", pesquisando sobre este povo, há poucas informações conclusivas, sem podermos afirmar se foram verídica ou fictícias, inclusive sua origem. Descobri seguinte informações abaixo:
    O "Período dos Hicsos" ainda obscuro da história do Egipto, é entendido muito imperfeitamente. É consensual que os Hicsos foram uma vaga de povos asiáticos do corredor sírio-palestino e dos desertos limítrofes que ocupou gradualmente o Delta do Nilo, em busca de alimentos. O período consistiu essencialmente na mudança de governantes e na forma de administração. Muitos comentadores bíblicos situam a entrada de José no Egipto, a sua ascensão a segundo governante do Egipto ou Vizir, a entrada de Jacó e sua família, no "Período dos Hicsos", no Segundo Período Intermediário. O livro bíblico de Génesis mostra que o Egito era bem receptivo aos estrangeiros desde o tempo de Abraão. Mas é bem possível que o relato sobre os Hicsos seja a versão egípcia oficial dos sacerdotes no esforço de justificar a permanência do povo israelita no Egipto durante 215 anos e no destaque que José e Moisés obtiveram (José, como Vizir, e Moisés, como um principe da Casa Real).
    Os hicsos assim como os filisteus seriam povos asiáticos de origem européia, que por sua vez teriam origem no eixo Ásia Central-Mar Negro, só que ao invés de aportarem na atual Palestina como fizeram os filistóides, estes teriam aportado bem nos limites entre a península do Sinai e a Cirenaica Líbia, tendo então fugido da escassez do deserto para adentrar no Baixo Egito se aproveitando da expansão civilizacional egípcia para o Centro e Sul (Alto Egito).

    ResponderExcluir
  7. Buscando mais informações sobre os "Hicsos".

    Provavelmente a "interface comercial" era de semitas e a "interface tecno-militar", de indoeuropeus migrantes do vale do Indo; os hicsos na origem eram mais uma aliança de povos e um evento cultural e tecnológico, mais do que invasores militares propriamente ditos. Em copta, Hakasu (Hicso): estrangeiros, pastores, nómades.
    Os historiadores modernos acreditam que as citações não são exatas ao associarem o termo "Hicsos" exclusivamente ao povo "semita". Mas, eles aceitam a ideia de uma conquista pelos Hicsos. Isto se deve principalmente a que podem achar pouca ou nenhuma informação nas antigas fontes egípcias para encher os registros do Segundo Período Intermédio que supostamente abrange da 14.ª Dinastia a 17.ª Dinastia. Por este motivo, os eruditos presumem que houve uma desintegração de poder egípcio. Os vestígios arquelógicos atualmente disponíveis conhecidos não confirmam e nem negam a ideia que os Hicsos tenham conquistado militarmente o Delta do Nilo; é certo que houve um sistema de fortalezas no Levante nos anos finais do período.

    ResponderExcluir
  8. FALUZ47

    Ótimas informações. E, independente delas, continua valendo o que eu e você postamos:

    "Neste caso a informação de Azenate consiste como filha de um sacerdote negro."

    Portanto, na época de JS e por mais de 100 anos, ter sequer uma gota de sangue negro era impedimento para possuir o sacerdócio e ponto!

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Alguém pode me dizer onde se encontra a genealogia de Potifera para que saibamos verdadeiramente que os gêmeos Manasses e Efraim são descendentes de Egitus, mulher de Cão. Caso contrário,tudo o que já foi dito é encher linguiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amaron

      Não há encheção de linguiça aqui. Estude um pouco mais e você encontrará a resposta.

      Às vezes, trilhar parte do caminho sozinho significa crescer. Que tal esse desafio?

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Amaron,

      Me mostre a genealogia de Joseph Smith como descendente direto de José do egito, que mostrarei a genealogia de "AZENATE", filha de um sacerdote egipcio da raça negra que segundo Joseph Smith e Brigham Young, uma raça inferior e amaldiçoada sem direito ao sacerdócio (mas que foi dado em 1978). Quanto a "POTIFERA", deveria ser negra também, era mulher do 1º dono de José , quando ainda era escravo. Provavelmente vc não leu o texto.

      Excluir
    3. FALUZ47

      É óbvio que ele nõa leu o texto, que cita vários autores da igreja falando sobre Azenate ser mãe de Efraim e Manassés.

      É de dar pena....

      Abs

      Excluir
    4. Desculpe meu erro, sobre "Potifera", fiz somente confusão com os nomes , (fui pela minha mente e não pesquisei) neste caso sendo nome de um sacerdote. A informação de 1ª esposa de Potifar é errônea, não leve em consideração. Gênesis 41:50-52

      Excluir
  10. Olá Investigadora, acompanho seu blog há tempos e até já postei.
    Há na Broadway um musical sobre os mórmons que está sendo muito assistido e premiado.
    Meu amigo ex-cego, ex-surdo, ex-mudo e ex-manipulável e que AGORA ACREDITA NA VERDADEIRA VERDADE, encontrou e editou o vídeo, com uma surpresa no final e ficou ótimo. Veja aqui e se for possível coloque-o em um lugar de destaque no blog Invetigações.
    Espero ter contribuído! Acho que você vai rir muito!
    Grande abraço!
    http://www.youtube.com/watch?v=V5gXPmCnPrU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayne

      Esse musical foi escrito pelo pessoal que faz o desenho "South Park" e é uma sátira, do começo ao fim, sobre o mormonismo. Eles mesmos disseram que o mais interessante é que um monte de mórmons vão assistir a peça e não percebem que é uma sátira!

      Isso para entendermos mais um pouquinho a mentalidade de alguns membros da igreja!

      Obrigada pelo vídeo! Adorei o final :D

      Abs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.