Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

POLIANDRIA - Brigham Young e a estranha revelação de adultério

A Reforma Mórmon, ocorrida entre 1856-1858, foi conduzida por Brigham Young e seu conselheiro Jedediah Grant. Resultou em um programa de rededicação de princípios religiosos, incluindo pureza pessoal e ordem em lares e comunidades.

Nesse período a doutrina do casamento plural foi reforçada para enfatizar a necessidade de crescimento da Igreja. Entre os fatos mais polêmicos, encontra-se a aprovação de Young para que esposas de homens estéreis tivessem relações sexuais com homens férteis com o intuito de engravidar. Nem a esposa do homem estéril, nem o homem fértil com quem ela tivesse relação, desde que aprovado pela Igreja, seriam considerados pecadores pelo ato (CAMPBELL, 1998).

Na realidade, tal caso não seria poliandria, já que nõahouve casamento envolvido, mas sim de adultério.

O livro, disponível no endereço eletrônico: http://www.signaturebookslibrary.org/EstZion/EZforeword.htm, afirma no capítulo 11:

"Uma das solicitações menos comuns envolveram uma mulher cujo esposo não podia gerar filhos. Young a instruiu a se aconselhar com seu marido para verificar se ele permitiria que algum bom irmão tomasse seu lugar, de forma que ela pudesse conceber, acrescentando que se ela, seu esposo e o Bispo concordassem e mantivessem o caso em segredo, não haveria pecado nisso (p. 198)."
E as seguintes escrituras, como se enquadram nesse contexto?

Mateus 5:27-28

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.


Paulo disse:

1 Corintios 6:10

Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

(Talvez a mais importante esteja em):

Hebreus 13:4

Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.


Tiago 4:4

Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

Parece que tudo é possivel quando se trata de Brigham Young. Ele disse para as suas esposas mais idosas: 

 

"É hora de vocês deixarem o campo livre para outras mulheres que possam me dar filhos. Mesmo que me tenham dado todos os filhos que puderam me dar, a lei celestial me ensinaria a tomar mulheres jovens que pudessem me dar filhos". (Journal of Discourses 4:55-57 e Deseret News 6:235-236).


 
_________________
Nota: 
CAMPBELL, Eugene E. “Establishing Zion: The Mormon Church in the American West, 1847-1869”. Signature Books: Salt Lake City, Utah, 1998.

Sobre o autor:

“Eugene E. Campbell (1915 – 1986) foi um professor americano de história na Brigham Young University. Cresceu em Tooele, Utah. Graduou-se e se tornou mestre pela Universidade de Utah e tornou-se doutor pela Universidade de Southern California. Ele foi membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (...). Antes de fazer parte do corpo docente da BYU, Campbell foi um instrutor no Seminário e Instituto da Igreja.

Ele foi presidente da Mormon History Association de 1967 a 1968. Ele escreveu o livro “Hugh B. Brown: His Life and Thought”. Ele também foi um dos editores da Utah`s History. Também foi editor do volume “The Essential Brigham Young”. Escreveu também “Establishing Zion: The Mormon Church in the American West, 1847-1869 (Salt Lake City: Signature Books, 1988)”
http://en.wikipedia.org/wiki/Eugene_E._Campbell

No site da BYU, indica-se que ele foi Professor Emérito da BYU, ou seja, um professor que reconhecidamente destacou-se em suas atividades acadêmicas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.