Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Razão x Testemunho – Um estudo Psicológico


Razão x Testemunho – Um estudo Psicológico

(Extraído do livro de Arza Evans, The Keystone of Mormonism)
Fonte:  A Verdade Sud

Joseph Smith disse a seus seguidores que eles poderiam saber a verdade sobre suas revelações e sobre o Livro de Mórmon por sincera oração . Algumas vezes jejum e oração juntos seriam necessários. Se uma pessoa orasse com real intenção em nome de Cristo, Deus faria com que um certo "sentimento" viesse sobre ela. Smith sempre ensinou a importância dos sentimentos e emoções como forma de discernir a verdade.

Um Testemunho

E mesmo agora, depois de todos esses anos, muitos membros da igreja ainda dizem: 
“Eu não dou importância para o quanto de evidências científicas há contra o Livro de Mórmon, o que realmente importa para mim é o sentimento que eu tive em meu coração enquanto lia esse livro e frequentava às reuniões de testemunho.”

Mesmo nos mais altos escalões da igreja, o testemunho, não a evidência científica ou pensamento lógico, predomina. Um bom exemplo disso ocorreu em 1922, quando B. H. Roberts (foto ao lado), talvez o maior historiador mórmon e seu mais celebrado intelectual, apresentou cinco questões sobre O Livro de Mórmon para a Primeira Presidência, ao Quórum dos Doze e o Conselho dos Setenta (do qual ele fazia parte):

1- Como pode haver tamanha diversidade de línguas indígenas no Hemisfério Oeste quando Leí e seus seguidores só estiveram aqui por um curto período de tempo?

 


2- Por que não havia cavalos na América quando os espanhóis aqui chegaram sendo que Leí e sua família tinham tais animais?


3- Néfi tinha um arco de aço quando registros históricos apontam que os judeus não possuíam conhecimentosobre o aço em 600 a.C.

4- As palavras “espadas” e “cimitarras” aparecem no Livro de Mórmon, mesmo que elas não tivessem sido registradas na literatura mundial até bem depois da Era Cristã.




5- Os nefitas possuíam seda em abundância quando esta aparentemente não era conhecida na América.
Roberts esperava que a sabedoria coletiva daqueles homens ou talvez uma revelação do Senhor pudessem responder suas perguntas. Depois de três dias de reuniões, Roberts contou o seguinte: 
“Em resposta eles simplesmente ficaram de pé, um por um, e prestaram seu testemunho sobre a veracidade do Livro de Mórmon”. 
Esse é o mesmo tipo de reação que a maioria dos membros da igreja tem hoje em dia quando confrontados com evidências científicas contra o Livro de Mórmon. O testemunho tem prioridade sobre a ciência.

Algumas Perguntas Sobre o Testemunho

Mas o que é mesmo um testumunho? É uma forma de comunicação divina ou uma poderosa experiência psicológica? Como um testemunho pode ser confiável quando testemunhos sinceros se contradizem? E por que o testemunho é considerado mais confiável do que evidências científicas e o pensamento lógico por muitos membros da igreja?

Apesar da grande evidência contra a autenticidade do Livro de Mórmon, muitos membros da igreja afirmam ter um “testemunho espiritual” que transcende a ciência. Muitos dos que assim se sentem não estão a par que durante toda a história mundial muitas pessoas tem acreditado fortemente em suas convicções, o suficiente para muitas vezes morrer por sua ideologia. 
Muitos grupos religiosos tem lutado e matado uns aos outros enquanto oravam fervorosamente a seu Deus pedindo ajuda. Milhares de homens e mulheres tem tido um “testemunho” forte o suficiente para oferecer seus próprios filhos em sacrifício para ídolos pagãos. 
Um testemunho pessoal em ação pode ser uma coisa muito assustadora. A razão humana pode não ser perfeita, mas o comportamento irracional e emocional tem enchido as páginas da história com um triste legado de violência, intolerância, ódio e guerra.

A Criação de Uma Forte Resposta Emocional

Apesar de seu estilo literário cansativo e repetitivo, o Livro de Mórmon possui uma incrível habilidade de criar poderosas respostas emocionais e espirituais. Tais sentimentos podem ser o que muitas pessoas clamam ser seu “testemunho”. Para elas o Livro de Mórmon parece verdade; tem um espírito familiar; traz lágrimas a seus olhos. Elas parecem pensar que se algumas de suas doutrinas são edificantes, então o livro deve ser autêntico.

Talvez O Livro de Mórmon toque o coração de muitas pessoas porque ele reafirma que algumas de suas convicções mais profundas são verdadeiras. Se uma pessoa quer desesperadamente acreditar em algo, isso normalmente cria uma forte resposta emocional quando ela lê ou escuta qualquer coisa que satisfaça esse desejo.

Por exemplo, pessoas ricas as vezes se sentem culpadas quando observam a relativa pobreza e privação que os rodeia por todos os lados. Eles comumente vivem em bairros exclusivos e comunidades fechadas. Eles frequentam círculos sociais onde são libertos da dor de observar a pobreza e degradação humana dos outros. 

Pessoas ricas podem achar conforto lendo um dos temas mais repetidos no Livro de Mórmon, a doutrina Calvinista de que riquezas são uma bênção de Deus. Pessoas boas tem a promessa divina de que irão “prosperar na terra” enquanto os que não cumprem os mandamentos de Deus serão “lançados fora”.

De acordo com o Livro de Mórmon, a prosperidade material é uma indicação da graça e favor de Deus não apenas nesse mundo, mas também no próximo. Deus e Mamom não são incompatíveis no final das contas. Eles não são os inimigos que as igrejas cristãs apóstatas (e o Novo Testamento) nos fizeram crer.

Por outro lado, os pobres também podem encontrar conforto nos tocantes sermões do Rei Benjamim, Alma, e Morôni. O pequeno livro de 4 Néfi descreve uma sociedade utópica onde não há ricos nem pobres. Todos dividem tudo como verdadeiros irmãos e irmãs. 

A “Irmandade dos Homens” (“brotherhood of man”, alusão a canção “Imagine” do beatle John Lennon) é uma realidade, não só algo falado no domingo. Essa doutrina por si só é capaz de trazer lágrimas aos olhos daqueles que tem vivido em pobreza por toda suas vidas. Muitos dos primeiros conversos vieram dos mais remotos lugares do Velho Mundo esperançosos em dividir a riqueza com os santos em Sião.

Místicos, espiritualistas, e visionários encontram identificação imediata com Leí, Néfi, e outros profetas do Novo Mundo. A narrativa de Smith ainda inclui uma bola mágica, pedras brilhantes, transes, visões, conversões em massa, tesouros enterrados e todos os tipos imagináveis de milagres. 

Uma das maiores mensagens do Livro de Mórmon é a de que visões, dom de línguas, e transes são para serem levados a sério. Aqueles que ridicularizam os místicos e visionários podem estar lutando contra a vontade de Deus. Tudo isso pode ser muito reconfortante para homens e mulheres visionários.

Muitos Cristãos ficam felizes em ter outro testemunho de que Jesus é o Cristo. Néfi e muitos outros profetas predisseram o nascimento de Cristo por uma virgem e sua missão divina. O livro de 3 Néfi oferece um relato da visita do Cristo ressurreto ao Novo Mundo.
Alguns dos ensinamentos do Novo Testamento são repetidos. Tudo isso propicia uma forte resposta emocional, conforto e reassegura as crenças Cristãs. 

As referências do Livro de Mórmon a uma “grande e abominável igreja” traz conforto adicional para muitos protestantes que veem isso como um suporte a suas crenças de que a Igreja Católica foi corrompida e apostatou nos tempos medievais.

Americanos nacionalistas podem se regozijar ao aprenderem que os EUA são “uma terra escolhida acima de todas as outras”, que eles tem uma missão especial para cumprir no mundo, e ainda que a ninguém será permitido vir aqui sem a permissão de Deus.
Estranhamente, americanos “gentios” são também reassegurados pelo Livro de Mórmon que ao matar os remanescentes dos lamanitas (americanos nativos) e ao tirar suas terras, estavam apenas cumprindo uma parte do plano de Deus, que os puniu por seus pecados.

Racistas podem ainda encontrar conforto na doutrina que diz que Deus pune pessoas pecadoras com pele negra. Os termos “brancos e aprazíveis” e “negros e desprezíveis” são música aos ouvidos racistas.

Os Anti-Maçons eram um grupo político e social muito importante na época de publicação do Livro de Mórmon. A condenação das sociedades secretas juntamente com seus sinais secretos, aperto de mãos, e palavras-passe é um dos maiores temas do Livro de Mórmon. No livro consta que o próprio Satã introduziu essas coisas a Caim. Por isso o livro apela também a sentimentos anti-maçons.

No topo de nossa lista temos aqueles que tem mais tendência a ter uma forte resposta emocional (testemunho): os próprios Santos dos Últimos Dias. Os mórmons tem uma assustadora necessidade de acreditar na autenticidade do Livro de Mórmon, pois não há outra saída.

Mesmo aqueles que nunca leram o Livro de Mórmon tem de levantar e prestar seu testemunho nas reuniões, tem de dizer que SABEM que o livro é verdadeiro.  
Como pode um SUD, um adolescente, por exemplo, que está lendo o Livro de Mórmon pela primeira vez, olhar o livro com honestidade e objetividade quando quase tudo o que ele é depende de seu veredicto? Rejeitar o livro significaria ir contra os pais, amigos e vizinhos e tê-los todos contra você. Isso significaria que todos os grandes sacrifícios feitos pelos seus ancestrais e pelos pioneiros foram em vão. Isso significaria que Joseph Smith e outros líderes da igreja foram e são culpados de fraude e mentira num nível quase além da compreensão humana.

Objetividade Quase Impossível

Antes mesmo da maioria dos jovens SUD começar a ler o Livro de Mórmon, eles já viram centenas de pessoas, incluindo seus próprios pais e familiares, ficarem de pé nas reuniões da igreja e com convicção em suas vozes ou mesmo lágrimas em seus olhos, dizerem que “sabem” que esse livro é verdadeiro e que “sabem” que Joseph Smith foi um profeta de Deus. Isso torna muito difícil a um jovem, pela primeira vez lendo o livro, considerá-lo honestamente, objetivamente e com real intenção como sugerido por Morôni. É quase impossível.

Objetividade e honestidade são ainda mais difíceis para os jovens SUD que saem em missão de tempo integral. Esses jovens ficam desconfortáveis rapidamente ao menos que possuam um testemunho. Quando todos dizem nas reuniões de testemunho coisas do tipo: “Eu sei sem sombra de dúvida que Joseph viu Deus e Jesus Cristo, que ele foi um profeta de Deus, que o Livro de Mórmon é verdadeiro, etc,etc...” seria muito vergonhoso levantar e dizer algo como: “Eu nem ao menos tenho certeza que haviam placas de ouro”. Seria também vergonhoso dizer algo como: “Eu acredito que Joseph foi um profeta de Deus e que a igreja é verdadeira”.  

Acreditar não é o suficiente. Um missionário deve saber.

Muitos missionários sofrem grandes pressões de suas famílias para saírem em missão. Uma vez fora de casa, eles são postos em uma situação em que simplesmente tem de adquirir um “testemunho” para poderem escapar da dor da incerteza e também evitar o sentimento de hipocrisia ao dizer aos outros sobre Joseph e o Livro de Mórmon sem ao menos saber se são verdadeiras essas coisas. Nessas estressantes situações, quase todo o missionário de alguma maneira adquire um “testemunho”.

Uma Experiência Missionária

Um missionário retornado contou uma experiência que ele teve enquanto servia em uma missão. Esse jovem rapaz estava trabalhando muito perto de seu Presidente de Missão quando de repente duas Autoridades Gerais vindas de Salt Lake City chegaram. Depois de entrevistar o Presidente da Missão e algumas sisteres (mulheres missionárias), uma das Autoridades Gerais saiu num avião direto para Salt Lake levando o Presidente da Missão consigo. O outro ficou para assumir a missão enquanto alguém não fosse designado para a presidência.

Foi revelado que o Presidente de Missão, um homem extremamente espiritual, tinha chamado secretamente sete sisteres em seu escritório, uma por vez. Depois de fazê-las jurar segredo ele contava a cada uma delas que o Profeta estava mudando a política da igreja e iria restaurar o casamento plural (poligamia). O Presidente também disse a cada uma daquelas jovens que elas deveriam orar e jejuar para poderem receber uma revelação do Senhor concernente a essa questão, e depois deveriam aceitar se casar com ele.

Seguindo o exemplo de Joseph Smith, ele falou a essas moças que elas deveriam saber a verdade por si mesmas. Ele as aconselhou a jejuar e orar com um coração sincero e com o desejo de saber a vontade do Senhor.

Então uma coisa impressionante aconteceu. Seis das sete moças retornaram ao escritório do Presidente de Missão alguns dias mais tarde e, com lágrimas em seus olhos, disseram ter tido a confirmação do Senhor. Elas haviam recebido um testemunho de que ele falava a verdade. Cada uma delas expressou seu amor e aceitação do casamento. Elas aceitaram casar-se com ele, um homem com mais de três vezes a sua idade!

O Presidente de Missão foi excomungado. Todas as sisteres foram enviadas para casa, exceto aquela que não pode programar sua mente para acreditar naquela insanidade. Ela quebrou sua promessa e ligou para seus pais para pedir conselhos. Seus pais ligaram para as Autoridades Gerais para resolver o problema de sua filha. As Autoridades foram imediatamente enviadas para resolverem o problema.

Mas como tudo isso pode ser explicado? Onde foi que as seis sisteres que aceitaram o casamento buscaram seu “testemunho”? Seu Presidente estava mentindo e, mesmo assim, essas moças de alguma maneira tiveram um testemunho de que ele estava falando a verdade. Como tudo isso foi acontecer? Parte da resposta poderia ser que é perigoso confiar em uma figura de autoridade mais do que confiar em seus próprios pensamentos.

Jogos Mentais

Talvez algo aconteça na mente da pessoa quando ela jejua, fica sem dormir direito, ora por horas e horas, e ainda experimenta grande estresse físico, emocional, mental e espiritual. 
Muitas pessoas que tiveram essa experiência descrevem o sentimento de grande paz que obtiveram quando finalmente tomaram sua decisão. Eles normalmente interpretam essa paz psicológica como um sinal de aprovação divina, uma resposta para suas orações. 
Mas será que botar grande pressão mental e emocional é mesmo o jeito de Deus quebrar a vontade humana e forçar as pessoas a obedecer e se conformarem? Será que Jesus faria isso? Ou será que isso é mais um jogo mental usado conscientemente por manipuladores?

Eu acredito que muito cedo em sua vida, enquanto ia em reuniões religiosas, Joseph Smith observou a poderosa experiência psicológica, emocional e espiritual chamada de “testemunho”. Passado algum tempo ele usou esse estranho fenômeno em sua nova igreja. 
Era realmente simples. Tudo que Smith precisava fazer era botar as pessoas em situações ou posições estressantes, onde elas tivessem que fazer uma decisão muito importante, que afetaria suas vidas e as de seus descendentes, e então dizer a eles para orarem e jejuarem sobre ela. Na maioria das vezes as pessoas adquiriam um testemunho que agradava Smith. Poderia ser sobre as Placas de Ouro, sobre o Livro de Mórmon, um chamado de missão, poligamia, ou qualquer outra coisa. Joseph transformou o “testemunho” na pedra de esquina de sua religião.

Cultos e Testemunho

Mas testemunho e espiritualismo são também o poder por trás de cultos e do fundamentalismo. Milhares de membros de cultos e membros da igreja mórmon fundamentalista são dedicados e sinceros em sua fé. De onde vem seu testemunho? E qual a explicação aos testemunhos conflitantes? Muitos homens e mulheres afirmam saber ser a sua religião a verdadeira, a única religião que Deus aprova. Então a resposta final é que testemunhos não são de forma alguma confiáveis. A maioria deles é baseado em ignorância, sentimentos, mentiras e enganação.

A Verdade ou Somente Um Princípio Verdadeiro?

Alguns SUD afirmam ter ganhado seu testemunho enquanto liam uma parte particular do Livro de Mórmon. Mas esses leitores parecem não fazer distinção entre a verdade contida no livro e a autenticidade do livro. Eles parecem não entender que o Livro de Mórmon, assim como muitos outros livros, podem conter verdades que trazem lágrimas a nossos olhos, mesmo não sendo autênticos. Pode ser que o leitor esteja tendo uma forte reação emocional ou mesmo recebendo uma revelação divina que o princípio sendo ali ensinado é verdadeiro. Mas isso não significa que o Livro de Mórmon ou qualquer outro livro que produza   tais sentimentos é de fato baseado em acontecimentos reais.  
Por exemplo, quem consegue ler o livro de Charles Dickens que conta a história de um velho e solitário homem mesquinho, que se transforma numa pessoa amável e generosa pessoa no Natal sem ter uma resposta emocional? Mas será que isso significa que os seus personagens eram reais, e que existiram em algum tempo na história?

Razão x Emoção

E finalmente, para enfatizar a importância da razão e o perigo de confiar apenas nas emoções e sentimentos, gostaria de usar uma citação de um mestre de manipulação e oportunismo, Adolf Hitler:

A razão pode traiçoeiramente enganar o homem, mas a emoção está sempre certa e nunca o deixa.”

Um dos braços direitos de Hitler, Rudolf Hess, falou o seguinte sobre seu amado Fuhrer para uma larga audiência de alemães:

Não procurem Adolf Hitler com seus cérebros, vocês o encontrarão com seus coraçoes.”

Sob esse clima irracional, anti-intelectual e emocional, ocorreu o holocausto, onde milhões de pessoas foram mortas em campos de concentração e mais de 45 milhões mortas em batalhas na Segunda Guerra Mundial. Isso é o que pode acontecer quando um grande número de pessoas confiam na emoção e deixam que líderes autoritários pensem por elas!

E finalmente, nunca nos esqueçamos dessas palavras diabólicas de Adolf Hitler, “A razão pode traiçoeiramente enganar o homem, mas a emoção está sempre certa e nunca o deixa.”

16 comentários:

  1. Fico feliz em poder ajudar com minhas traduções. O assunto psicologia do testemunho chama muito a minha atenção pois, como membro da igreja, sempre ignorava os fatos por causa de meu testemunho. O testemunho é uma forma de manipulação que a igreja usa, os membros nem percebem mas podem sentir e acreditar no que quiserem, a autossugestão ou “efeito placebo” do testemunho pode impressionar e converter milhares de pessoas. Eu fiquei chocado quando li que Hitler também se utilizava de um processo parecido para ludibriar as pessoas. É realmente incrível.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente. O apelo às emoções, que são manipuladas facilmente, obstrui qualquer racionalismo.

    Há uma pesquisa recente onde foi verificado, por PET Scan, que quando em oração, a parte cerebral responsável pela análise crítica, desliga-se.

    Por isso tantos deixam-se levar por suas emoções!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Investigadora, eu já havia lido esses posts sobre testemunho do seu blog, foram os que primeiro me chamaram a atenção.

    Eu ainda lembro do dia em que o Elder Dalin H. Oaks falou que quem não possui um testemunho pode adquirir um prestando, eu estava vendo a conferência geral na estaca e naquele momento eu pensei "algo aqui está errado".

    E o pior é ver os membros prestando o testemunho de que SABEM, quando na realidade estão sendo enganados! Por isso eu falto a reuniões de testemunho sempre quando posso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Caro DB

    A diferença entre saber e crer é enorme....

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Olá, companheiro!

    Eu gostaria que todos os mórmons com juízo pudessem conhecer pessoas como você. Sou o fundador do blog AnjoMoroni Brasil (www.anjomoroni.com) e tento responder muitas das perguntas que você levanta com um ponto de vista mais racional.

    Ainda não li o suficiente seu blog para encontrar qual é a solução, só li os problemas que você identificou. Gosto de uma boa discussão.

    Para acresentar ao seu post, não poderia acrescentar meu testemunho, porque você diz que isso não existe. Então vou acrescentar a minha dúvida: o que é verdade? Você acha mesmo que ela existe? Eu acho que não, ou você realmente tem certeza que o que está escrevendo é certo? Por exemplo, como você sabe mesmo que não tinha cavalo na américa? Você teve que crer no depoimento de alguém.

    E alguém pode ter inventado uma história que alguém aumentou e acabou chegando coisas distorcidas sobre a história da Igreja. Acho que nem sendo testemunha ocular se consegue afirmar algo com 100% de certeza. É como lembrar exatamente como foi seu almoço há um mês atrás exatamente e como foi servido. E aí?

    Meu testemunho é o seguinte: talvez não exista nenhuma verdade mesmo em tudo isso, mas se houver eu já sei qual é :)

    Um grande abraço e parabéns pela diligência invejável!

    Moroni Lemes
    AnjoMoroni Brasil

    ResponderExcluir
  6. Prezado Moroni

    Eu acredito na verdade sim, mas a verdade NUNCA pode ser contraditória.

    Quando há contradições, manipulações de informação, então considero isso muito longe da verdade.

    Espero que este blog seja útil para você pensar e buscar respostas. E se você continuar a lê-lo, verá que não há NENHUMA EVIDÊNCIA FÓSSIL da presença de cavalos nas américas antes de Colombo.

    Ainda, não há evidência de muitas coisas citadas no LdM.

    Veja novamente o texto acima, onde o próprio B.H. Roberts levanta questões sobre isso, sem nenhuma resposta racional (apenas testemunho) e este link: http://investigacoessud.blogspot.com/2009/11/evidencias-cientificas-contra-o-livro.html

    Espero que a leitura seja útil.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. olá investigadora, já lhe escreví em algumas ocasiões, sempre questionando qual a sua real postura religiosa; ainda não obtive resposta.
    você sempre critica o mormonismo dizendo que se baseia em delírios nos quais as pessoas aceitam testemunhos em detrimento da verdade científica.

    mas me responda: qual religião subsiste sem este tipo de crença? qual religião não se sustenta em delírios? as pessoas também não possuem provas sobre a existênia da arca de noé, a arca do concerto, o dilúvio ou a ressurreição de jesus. a isto dão o nome de fé! seu questionamento sobre o mormonismo entra neste terreno. não adianta dizer que as coisas são diferentes porque não são.

    não estou dizendo que o mormonismo é correto, só estou dizendo que não existe religião que se enquadre no conceito de verdade sem contradição o qual você tanto cobra.

    desta forma eu pergunto: porque questionar só o mormonismo? o catolicismo não cometeu barbaridades maiores no passado? não apoiou morticínio nas cruzadas e nas inquisições? não apoiou a escravidão dos negros durante a expansão marítima portuguesa e espanhola, alegando serem os negros descendentes de cam, o filho amaldiçoado de noé? os protestantes não apoiaram o trabalho em condições sub humanas nas fábricas durante a revolução industrial,alegando que o trabalho e a pobreza eram virtudes bem quistas por deus? a religião muçulmana também não é responsável por muitas mortes em nome de deus?

    então porque esta perseguição apenas ao mormonismo. sua postura não me parece imparcial. qual o motivo? confesso que não entendí qual é a sua. você é só inimiga dos mórmons ou do delírio religioso? você tem alguma tendência ateista? e se não, você ainda cultiva alguma religiosidade? em caso afirmativo, você assume que também vive em dealírio 'CONSENTIDO'? afinal a bíblia também se baseia na fé em coisas não provadas cientificamente e também contém contradições, tanto entre novo e velho testamento quanto entre os evangelhos e epístolas do novo testamento.

    você odeia apenas o mormonismo, é isto?

    só quero avisar que sua postura corre o risco de parecer hipócrita. o mormonismo em questão de crimes contra a humanidade tem concorrentes de peso infinitamente maior e você fica aí jogando pedra apenas neles? mais uma vez pergunto: qual é a sua? é motivo pessoal? porque se for fale logo: 'eu odeio o mormonismo e não me importa quantas seitas piores e assassinas existam, eu só me importo em perseguir um bando de gente que acredita em um livro que ninguem consegue provar ser verdadeiro, praticou poligamia e tem umas crenças sem coerencia nenhuma". é isso? só pode ser, porque você alega não estar ganhando nada com isso.

    sinceramente, eu acho meio contraproducente o que você faz. você não está só desistimulando a crença em uma religião, mas sim no próprio deus, uma vez que cada religião cristã se propõe a sustentar a fé em deus. ora, se você derruba uma delas e outras pessoas derrubam outras e outras, a qual religião devemos recorrer então? logo não há mais lugar que sustente uma fé coerente. o que você faz então, é matar a fé das pessoas, o que é mesquinho.

    quem é você na verdade? qual a sua? já lhe escreví antes mas não obtive resposta. espero poder ter este feedback pois é muito fácil pra você escrever o que quer aqui e só publicar os comentários depois de, e se, aprová-los. por enquanto é isto. grato

    ResponderExcluir
  8. Ropas

    Qual a importância se eu sigo ou nõa alguma religião? Aliás, explico isso no "Quem sou eu".

    Por que eu exponho o mormonismo? Porque foi a religião que vivi por mais de 12 anos.

    Tenho raiva do mormonismo? Não, apenas considero essa religião uma grande mentira, e assim como eu, muitos caem nas falácias mórmons. Após descobrir a verdade, a decepção é tão grande que muitos perdem seu chão, assim como eu perdi o meu.

    Então, por que não alertar ANTES que a pessoa tenha todo esse envolvimento? Se ela quiser, mesmo sabendo os dois lados da moeda, poderá exercer seu livre-arbítrio e se filiar à igreja.

    Os que estão na igreja, se desejam permanecer nela, ótimo. Mas nào podem viver em uma mentira.

    E como TODO mórmon dis: por que eu nõa falo sobre as outras igrejas?

    Vejamos, isso é uma deflecção do real problema: vamos esquecer a igreja mórmon e pensar em outras coisas. NÃO! Vamos falar da igreja mórmon SIM!

    E há tantos sites que já falam de outras igrejas. É só você procurar no google.

    Quanto à mim, sinto-me incapacitada de falar qualquer coisa sobre elas, pois não vivi dentro delas, não conheço suas doutrinas e nào sei o resultado de tais doutrinas sobre o ser humano. Tenho uma idéia, mas não vivi isso em nenhuma religião, só na igreja mórmon.

    Espero ter ajudado.

    Abs

    ResponderExcluir
  9. perguntei se você tem religião exatamente pelo fato de você criticar uma religião a qual participou.

    mormonismo faz parte do cristianismo, de ceta forma. assim, mesmo tendo em vista o fato de você não ter feito parte das outras correntes cristãs, é fato que você fez ou faz parte do cristianismo. assim, isto te habilitaria a expor certas práticas igualmente mentirosas e, digo mais, assassinas, de gente que se disse e diz cristã.

    mas tudo bem, é escolha sua. mas lembre-se que resolvida a questão mórmon, sobram outros "delírios" bíblicos. o que fazer com eles? ignorá-los?

    já que você me respondeu, o que agradeço de coração, vou dizer porque pergunto estas coisas: amo a doutrina cristã, e quando digo isto, não quero dizer igrejas cristãs e sim os ensinementos de jesus, que pra mim foi um gênio e maior expoente do que poderia vir a se tornar a raça humana. mas tenho encontrado muita contradição na religião, de forma que não dá pra acreditar em nada definitivamente. quando encontro alguém como você atacando ferrenhamente uma religião que parece ser muito boa, utilizando retórica e argumentos plausíveis, fico muito triste pois cada vez mais fica evidente que toda esta história de deus e escrituras não passam de invencionoce e que meu herói, jesus, foi apenas um homem muito mais elevado que os outros e não um deus entre homens.

    talvez pareça que eu quero jogar minha frustração sobre sua pessoa, investigadora, mas não é isso. há uma frustração sim, de minha parte, de forma que tendo neste momento, ao ateismo. mas esta frustração é por causa da morte de minha fé que cada dia encontra menos lugares para se refugiar.

    é importante expor a verdade mas também corremos o risco de matar a fé das pessoas, no próprio deus. isso é uma grande responsabilidade. comigo tem ocorrido isto. acho pequeno focar a descoberta da verdade em pesquisas sobre uma só denominação quando uma dúvida maior assola nossas mentes. assim como eu, muitas pessoas tem buscado uma prova verdadeira de deus e jesus. eu só gostaria de encontrar alguém que nos ajudasse a provar o que existe e não o que "não existe". sem delírios, sejam estes mórmons ou católicos ou mesmo protestantes.

    se você é cristã e investigadora, então talvez um dia, e espero que seja breve, que você possa abrir sua mente e sua investigação para algo maior e realmente importante que é ajudar pessoas com pouca, ou sem esperança, a investigar o que há de real na religião como um todo. quando este dia chegar eu ficaria feliz em manifestar meu apoio e se possível até ajudar. tenho pesquisado tudo, desde religiões misticistas até ateus. nada tenho achado de definitivo. talvez estejamos todos delirando nesta bola azul que provavelmente foi criada por um grande acidente. agradeço a você.

    ResponderExcluir
  10. Prezado Ropas

    Entendo perfeitamente sua frustração, mas se tem uma coisa que aprendi é: não precisamos de religião para sermos espirituais.

    Veja meu outro blog: http://investigacoesbiblicas.blogspot.com/

    Talvez você fique chocado, mas eu sinto que, a cada dia, estou me libertando mais e mais das correntes (crenças) impostas por nossa sociedade.

    Abs

    ResponderExcluir
  11. acho que já passei da fase de ficar chocado. tenho lido richard dawkins, voltaire e outros caras que dismistificam a religião.

    só fico triste em saber que passamos tanto sofrimento na terra e que isto pode ser gratuito. se não há deus, pra que tudo isto? sou cadeirante e tenho visto muita injustiça sobre este mundo. jesus sempre esteve ao lado de gente como eu, párias da sociedade. os ensinamentos dele não morrem com o tempo, nem assim as pessoas se dignam a dar atenção a eles.

    é possível ser espiritual sem as religiões? talvez sim, talvez eu descubra como se faz isto. mas ao passo que bíblias e livros caem por terra, a possibilidade de deus vai ficando mais e mais subjetiva, também solitária, o que é meio na contra mão da ideia passada por cristo nos evangelhos, se é que são de todo autenticos. talvez nem jesus tenha proposto uma religião e sim uma conduta superior para a humanidade. mas vendo o mundo como eu vejo hoje, só posso imaginar a figura de deus distante da gente, tão distante a ponto de parecer uma quimera. será que jesus sonhou com uma utopia? era ele outro delirante? espero que não. espero que estas injustiças, tanto humanas quanto cósmicas pelas quais passamos possam um dia acabar. espero um dia poder andar novamente, mas não sei não.

    hei. gostei de falar com você. talvez eu escreva mais. mas acho que por hoje já falei demais. então até mais. mas não me deixe de responder. tenho um blog também. é meio novo, falo de tudo, se quiser dar uma olhada: http://anarkhilopolis.blogspot.com/
    tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir
  12. Prezado Ropas

    Você já pensou que estamos nesse mundo para melhorá-lo? Para melhorar a humanidade, de forma geral, ajudando-a a pensar, a se questionar, ajudar as pessoas de acordo com suas necessidades?

    Leia o "Manifesto Humanista". Creio que vc entenderá que nossa função nesse mundo é muito maior do que obedecer à um deus por causa do medo.

    Talvez exista uma entidade superior. Mas devemos nos concentrar em fazer o melhor HOJE, nesta vida, e tenho certeza que ela será muito produtiva e prazeirosa.

    Você disse: talvez nem jesus tenha proposto uma religião e sim uma conduta superior para a humanidade.

    Perfeito! Assim como muitos outros homens também propuseram caminhos e maneiras, mesmo que muito utópicas para nós, nessa época, que melhorariam a qualidade de vida de todos da sociedade.

    Escreva sempre que desejar. Este é um assunto profundo, doloroso até certo ponto, mas muito engrandecedor.

    Abs

    ResponderExcluir
  13. Investigadora, que tal assistir ao documentário "Irreverente" que é sobre religião.

    Poderia posta-lo aqui depois como sintese e seus comentários...

    Tem muita coisa legal lá, SOBRE PRATICAMENTE TODAS AS RELIGIÕES...

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  14. Para DB:


    Faça como eu. Vá prestar testemunho dizendo assim:


    irmãos, EU TESTEFICO-VOS QUE A IGREJA NÃO É VERDADEIRA.

    ResponderExcluir
  15. Para Moroni:


    A VERDADE NÃO FALHA MORONI.


    Estude para encontrar a verdade. Procurar sabedoria é o caminho a seguir.

    Se você muito estudar vai chegar a esta conclusão:

    NINGUÉM PODE AO MESMO TEMPO AMAR A DOUTRINA MORMON E A DEUS. PORQUE OS DOIS SÃO OPOSTOS.

    ResponderExcluir
  16. Para Ropas:

    Amigo, não se sinta mal com Deus.

    VOCÊ JÁ ENCONTROU A VERDADE:

    Jesus Cristo disse:

    Eu sou o caminho, a verdade, e a vida.
    Eu sou...

    E outra vez disse:

    Não podeis dizer que o reino de Deus está aqui ou está ali, porque ele está dentro de vós.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.