Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

domingo, 31 de outubro de 2010

TEMPLO SUD - mentindo sobre a Maçonaria

 Texto extraído e adaptado de Paragem de Ouro Fino

Basta conhecermos um pouco das construções SUD mais antigas e do ritual de Investidura do templo SUD, e poderemos ver várias ligações com a Maçonaria.

De fato, Reed Durham observou:

"É também óbvio que a arquitetura do Templo de Nauvoo foi, pelo menos em parte, maçonicamente influenciado. Na verdade, parece que houve uma tentativa deliberada de utilizar símbolos maçônicos e motivos. O sol, a lua e as estrelas são exemplos. Um exemplo adicional foi o anjo usado no topo do templo. [Acima do anjo] há um belo compasso e esquadro, no típico estilo maçônico ". (Joseph Smith and Masonry: No Help for the Widow's Son, p.18)

Apesar de muitas pessoas estarem conscientes dos símbolos usados no templo de Salt Lake, estes também foram utilizados em outros edifícios SUD em Utah (Veja sobre os Símbolos Pagãos na Igreja SUD). 

O pesquisador mórmon Michael Homer discutiu o uso de símbolos maçônicos pelos mórmons: 

"Mesmo depois da virada do século e do abandono da poligamia, a mesma comparação [a Maçonaria] foi feita. 

A Primeira Presidência declarou em uma mensagem em 15 de outubro de 1911, que 'por causa de suas características maçônicas, as cerimônias do templo são sagradas e não para o público'. 

O uso de símbolos maçônicos pelos mórmons também tem sido reconhecido publicamente. No início os mórmons não eram nada discretos nas suas representações dos símbolos associados por muito tempo com a Maçonaria... incluindo o esquadro, o compasso, o sol, a lua e as estrelas, a colméia, o olho que tudo vê, toques de mão ritualísticos, dois triângulos entrelaçados formando uma estrela de seis pontas. 

Ainda, uma série de outros símbolos maçônicos em casas de endowment, templos, cooperativas, lápides, tabernáculos, capelas da igreja, cabeçalhos de jornais, hotéis, residências, dinheiro, logotipos e selos." ("Similarity of Priesthood in Masonry": The Relationship between Freemasonry and Mormonism, by Michael W. Homer, Dialogue: A Journal of Mormon Thought, vol.27, no.3, Fall 1994, p.73)

Ao tentar explicar as semelhanças entre Mormonismo e Maçonaria, um autor SUD escreveu: 

"Os maçons que visitam o Bloco do Templo em Salt Lake City ficam impressionados com o que eles chamam de emblemas maçônicos, exibidos do lado de fora do templo Mórmon. 

Sim, os ‘emblemas maçônicos’ estão exibidos nas paredes do Templo – o sol, a lua e as estrelas, a ‘Santidade ao Senhor’, as duas mãos direitas cumprimentando-se em comunhão, o olho que tudo vê, o Alfa e o Ômega, e a colméia. Os escritores maçons dizem que o ritual do Templo Mórmon e os seus próprios são muito parecidos em alguns aspectos. Sem desculpas estamos francamente admitindo que pode haver alguma verdade nestas declarações." (Mormonism and Masonry, Introduction, by E. Cecil McGavin, Bookcraft, 1956)

O Sr. McGavin declarou: 

"Na agenda de Benjamin F. Johnson, um amigo íntimo e colaborador de Joseph Smith, está registrado que 'Joseph disse-me que a Maçonaria era o endowment apóstata, assim como as religiões sectárias eram as religiões apóstatas.’ Élder Heber C. Kimball, que havia sido maçom por muitos anos, relatou que depois que Joseph Smith tornou-se um maçom, ele explicou a seus irmãos que a Maçonaria havia sido retirada do sacerdócio". (Mormonism and Masonry, p.199)

O problema com a posição do Sr. McGavin é que nem os rituais maçônicos ou mórmons podem ser demonstrados existirem na época do templo do Rei Salomão. Na verdade, a maioria dos historiadores colocam o início da Maçonaria Moderna nos anos 1700. 

O autor SUD Michael Homer escreveu: 

“Antes de 1860, a maioria dos escritores maçons aceitavam as lendas que alegavam que a Maçonaria teve origem na antiguidade. Embora estas alegações foram contestadas, em sua maioria, por escritores anti-maçons nos Estados Unidos, ... a maioria dos escritores maçônicos recusava-se a ouvir estas afirmações até que uma escola de investigadores ingleses começou a avaliar as minutas das Lojas, os antigos rituais e os registros municipais. Eventualmente esse movimento ... desmascarou a noção de que os rituais praticados na Maçonaria surgiram antes do século XVI."

Gould e outros argumentam que a melhor evidência indica que a Maçonaria originou-se com as corporações de comércio na Idade Média, e que o desenvolvimento da Maçonaria especulativa, com cerimônias e rituais semelhantes aos praticados hoje, começou no século XVII. 

Os rituais da Maçonaria nunca foram estáticos, mas evoluíram tanto no tempo e no espaço. Por exemplo, apenas após-1760 os rituais incluíram as obrigações distintas para os graus em conjunto com os sinais, as penalidades, toques e palavras, a forma encontrada na maioria dos rituais subseqüentes e no mesmo formato seguido pelo “endowment” no templo mórmon.

Uma vez que a Maçonaria data de 1700 e Joseph Smith era um maçom antes de introduzir os rituais do templo mórmon e construir o templo de Nauvoo, somos forçados a concluir que as semelhanças entre os dois grupos são devidas à elementos de “empréstimo” que Smith fez da maçonaria.

A relação que existiu e ainda perdura até nossos dias, entre a Maçonaria e A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é um tabu temido por alguns, odiado por outros, e por uma minoria bem pequena é compreendida. Até mesmo mórmons antigos que ocupam cargos de proeminência desconhecem esta relação, e sua importância histórica no estabelecimento da sua religião, e por desconhecê-la, repudiam. 

Tentar pesquisar sobre a relação mormonismo e maçonaria é algo extremamente penoso. O desrespeito, o descaso com a História é gritante. 

Se pegarmos velhos manuais da Igreja Mórmon, ou até mesmo livros escritos por antigos líderes, e compararmos estes a suas versões atuais, de forma desconcertante verificaremos que muito do que se refere à estadia dos precursores mórmons na Maçonaria, foi intencional e completamente ignorado. 

Quando algum escrito sobrevive ao zelo desconcertante de um ou outro historiador mórmon, atônitos podemos concluir que parte do texto foi editada, capítulos inteiros que tratavam desta temática foram reduzidos a 10 ou 15 linhas onde Maçonaria aparece como algo sem relevância, ou um acontecimento local. Esta cegueira intencional por parte de alguns líderes mórmons é algo que desconcerta e incomoda até mesmo ao mais desatento pesquisador da História Mórmon.

5 comentários:

  1. Cara Investigadora, há pouco tempo a capa de minha Bíblia descolou e, para minha surpresa, vi uma parte da palavra maçonaria escrita e o olho que tudo vê. Achei muito estranho, pois a Bíblia foi comprada por uma amiga no templo. Ninguém me deu uma resposta coerente sobre isso. Depois desse fato comecei a pesquisar mais sobre a igreja sud. tenho muitas dúvidas, mas quero saber toda a verdade. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Douglas

    Que história interessante!

    Fique à vontade para perguntar, e se ue souber, responderei com certeza.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Joseph smith era maçon, e introduziu os ritos maçonicos na sua seita, e foi morto pelos maçons na prisão?

    ResponderExcluir
  4. Caros amigos e investigadores, aconselho os senhores e senhortas a buscarem informações sobre o tema tratado aqui em fontes mais confiaveis. Ou voces não sãO capazes de pensar por si mesmos?

    ResponderExcluir
  5. Gilvan

    A fonte confiável, por um acaso, seria aquela que mente? Isso certamente não é uma atitude sábia!

    Há blogs sobre Mórmons Maçons, inclusive na minha lista de blogs.

    Seria interessante olharem esse blog, uma vez que um mórmon E maçom o escreve.

    E lógico que todos são capazes de ensarem, desde que tenham os dados para realizarem suas reflexões!

    Ou você só faz suas reflexões sobre o que a igreja publica como oficial?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.