Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

As 116 páginas perdidas - parte 2

  PRÉVIO                                                                                                                  POSTERIOR



O Manuscrito roubado:

Excerpt from The Golden Bible by Rev. MT Lamb,
1887, p. 118-126

Texto traduzido e adaptado de utlm

Estranhamente encontramos inseridos no meio do Livro de Mórmon, páginas 141-143 (LdM p. 143-45, ed.1981) um pequeno livro intitulado "Livro de Mórmon", ou "Palavras de Mórmon." 

É do suposto autor ou compilador de todo o livro, o profeta Mórmon.

Mórmon, que compilou todo o livro de Mórmon
Ele tem um livro de sua autoria, em seu devido lugar, perto do fim do trabalho, registrando sua própria vida e sua conexão com a história dos nefitas. 

Mas este pequeno livro, de apenas duas páginas, não tem nada a ver com o fio da história que está sendo narrada. Para um leitor comum do Livro de Mórmon, ele é totalmente inexplicável.

Torna-se compreensível, no entanto, quando ele é lido em conexão com um determinado evento desagradável que ocorreu durante a tradução do livro de Joseph Smith. Este evento, como relatado pelos amigos do Sr. Smith, é algo parecido com isto:

"Mr. Martin Harris, que foi empregado como escriba de Smith no início da tradução, tinha escrito com suas próprias mãos 116 páginas do manuscrito.

Durante uma longa e persistente persuasão, e com promessas de fidelidade e segredo, conseguiu a permissão do Sr. Smith para levar para sua casa o dito manuscrito, para sua esposa inspecionar - uma mulher de que é conhecida por seu temperamento muito irritável.

Antes de o precioso tesouro ser devolvido ao seu proprietário, uma triste briga doméstica provocou a Sra. Harris de tal forma, que em um momento de raiva ela acabou com o dito manuscrito para sempre."

A crença geral era que ela [a Sra. Harris] o queimou [o manuscrito]. Mas o profeta Joseph, evidentemente, tinha medo que ela não o tivesse feito, mas tivesse secretamente escondido as páginas, com a finalidade de pegá-lo em uma armadilha, por isso ele nunca deveria tentar reproduzir as páginas. 


Se o trabalho fosse realmente de Deus, o manuscrito poderia ser reproduzido, palavra por palavra, sem qualquer erro. Se, no entanto, Joseph escreveu por si mesmo, sua memória dificilmente seria capaz de tal tarefa, sem inúmeras modificações ou diferenças verbais - e, portanto, "teria se afastado" daquilo que ele professava em voz alta - que era ajudado o tempo todo "pelo dom e poder de Deus".


Inimigos conspirando para alterar a verdade!
O resultado foi que, no devido tempo, apareceu uma revelação pretendendo vir de Deus, de que fora Satanás quem colocara nos corações dos inimigos da verdade a idéia de alterar as palavras do manuscrito roubado. 


Assim, quando o Sr. Smith as reproduzisse, eles iriam mentir, e dizer que os dois manuscritos não coincidiam. (ver Doutrina e Convênios, p. 178-183, Liverpool Edition [DeC Seção 10 ])

Portanto, para contornar os ditos inimigos da verdade, o Senhor deu a Smith uma informação muito preciosa.

38 E agora, em verdade eu te digo que um relato daquelas coisas que escreveste e que saíram de tuas mãos está gravado nas placas de Néfi;
39 Sim; e lembra-te de que naqueles escritos se mencionava que um relato mais minucioso destas coisas fora feito nas placas de Néfi.
40 E agora, porque o relato que está gravado nas placas de Néfi é mais minucioso quanto às coisas que, segundo minha sabedoria, eu levaria ao conhecimento do povo neste relato—
41 Traduzirás, portanto, o que está gravado nas placas de Néfi, até chegares ao reinado do rei Benjamim, ou até a parte que traduziste, que está contigo;
42 E eis que o publicarás como registro de Néfi; e assim confundirei os que alteraram minhas palavras.
43 Não permitirei que eles destruam minha obra; sim, mostrar-lhes-ei que minha sabedoria é maior do que a astúcia do diabo.


Pode ser necessário explicar que Néfi supostamente registrou sua história em dois conjuntos de placas: um era um abreviado e curto registro contendo "mais partes do ministério", enquanto o outro conjunto de placas continha uma descrição mais completa do texto integral dos reinados dos reis, guerras, etc. 

Portanto, o primeiro conjunto continha principalmente a história religiosa, e o segundo conjunto, a história secular.

O antigo profeta Mórmon tinha tomado este segundo conjunto de placas, o relato mais completo ou mais secular, e o condensou em uma pequena porção, tornando-o cerca de cem vezes mais curto do que o original. 

Harris escrevendo a tradução das Placas de Leí
E foi justamente esse registro sintético da história secular dos nefitas que Joseph Smith havia laboriosamente traduzido com Martin Harris como seu escrevente.

A história era tão curta que as 116 páginas do manuscrito escrito à mão continham a história nefita até a época do rei Benjamin, enquanto a história como é agora encontrada no Livro de Mórmon requer 141 páginas de material impresso em letras pequenas para descrever a história no mesmo período, até a época do rei Benjamim.

Mas depois que estas 116 páginas, contendo o resumo de Mórmon da história secular de Néfi, foram roubadas e colocadas fora de alcance, Joseph foi informado, nesta preciosa revelação, que existia um outro registro que ele poderia usar, simplificado não por Mórmon, mas por Néfi, e que era, afinal muito melhor e mais desejável do que a história que foi roubada:

44 Eis que eles têm somente uma parte, ou seja, um resumo do relato de Néfi.
45 Eis que há muitas coisas gravadas nas placas de Néfi que lançam maior luz sobre meu evangelho; portanto, segundo minha sabedoria, deves traduzir essa primeira parte das gravações de Néfi e incluí-la nesta obra.
46 E eis que todo o restante deste trabalho contém todas as partes de meu evangelho que meus santos profetas, sim, e também meus discípulos pediram, em suas orações, que fossem dadas a este povo.

Agora, naturalmente, várias questões surgem:

1. Como Satanás poderia facilmente enganar o Senhor?

As placas de ouro, a partir das quais as 116 páginas foram traduzidas, haviam sido conservadas por 1.400 anos pela providência especial de Deus e foi cuidadosamente traduzida pelo dom e poder de Deus.

Mas agora, depois de todos esses problemas, o Senhor é enganado por uma mulher irada, e todo esse problema, trabalho e cuidadosa vigilância prova que "o trabalho de amor foi perdido"!

2. Como nem o próprio Deus, nem seus anjos descobriram que o Sr. Smith estava traduzindo as placas erradas até Martin Harris perder as 116 páginas?

3. Se Joseph Smith estava fazendo uma asneira em traduzir um conjunto de placas de segunda classe, que seria descartado, por que o Senhor tão terrivelmente repreendeu-o e o puniu por deixar o Sr. Harris levar o manuscrito para casa – uma vez que esta foi a melhor coisa que poderia ter acontecido pela causa da verdade?

4. Será que o próprio Senhor saiu deste caso ileso?

Ou Ele cometeu um erro em primeira instância, e teve que voltar e fazer a Sua obra mais uma vez - ou ele perpetrou uma fraude, um truque bobo que não tem nem o mérito de ser bom, "fino" na verdade, e nenhuma sutileza especial é necessária para enxergá-lo?

Mas agora, caro leitor, depois de saber todos esses fatos, você suporia que o Sr. Smith, até agora sem senso comum e bom senso, se afastaria completamente dessa história, tornando o antigo profeta Mórmon parte da fraude?

Pois isto é precisamente o que ele faz, inserindo após a página 141 [LdM p. 143-145, 1981 ed.] duas páginas intituladas "As Palavras de Mórmon" no ponto exato da tradução onde ele tinha chegado, quando Martin Harris levou as 116 páginas do manuscrito! Leia o que Mórmon diz:

3 E agora digo alguma coisa acerca do que escrevi; porque, depois de haver feito um resumo das placas de Néfi até o governo deste rei Benjamim de quem Amaléqui falou, examinei os registros que haviam sido entregues em minhas mãos e encontrei estas placas, que continham este pequeno relato dos profetas, de Jacó até o governo deste rei Benjamim, e também muitas das palavras de Néfi.
4 E as coisas que estão nestas placas me são agradáveis, por causa das profecias sobre a vinda de Cristo; e meus pais sabem que muitas delas se cumpriram; sim, e eu também sei que todas as coisas que foram profetizadas sobre nós, até este dia, se cumpriram; e que todas as que vão além deste dia certamente se cumprirão—
5 Escolhi, portanto, estas coisas para terminar meu registro sobre elas e este restante de meu registro tirarei das placas de Néfi; e não posso escrever nem a centésima parte das coisas de meu povo.
6 Mas eis que tomarei estas placas que contêm estas profecias e revelações e pô-las-ei com o restante de meu registro, porque me são preciosas; e sei que serão preciosas para meus irmãos.
7 E faço isto com um sábio propósito; pois assim me é sussurrado, segundo o Espírito do Senhor que está em mim. E agora, eu não sei todas as coisas, mas o Senhor sabe todas as coisas que hão de acontecer; portanto ele atua em mim, para que eu faça segundo a sua vontade.
8 E minha oração a Deus é referente a meus irmãos, para que voltem a ter conhecimento de Deus, sim, da redenção de Cristo; para que tornem a ser um povo agradável.
9 E agora eu, Mórmon, procedo à conclusão de meu registro, que tiro das placas de Néfi; e faço-o segundo o conhecimento e a compreensão que Deus me deu.

De tudo isso aprendemos que o próprio Mórmon, um profeta do Senhor, e levado o tempo todo e inspirado pelo espírito de Deus, também ajudado por um anjo do céu, cometeu o mesmo erro que Joseph Smith. 

Ele, exausto do monótono trabalho com sua ferramenta de gravação, usando o maior conjunto de placas de Néfi, resumiu-os até que eles atingissem o período do reinado do rei Benjamim. 


Nefi escrevendo as Placas Menores e mais religiosas.
Então ele descobre - o que não sabia antes - a existência de outras placas e mais resumidas de Néfi, mais religiosas em seu caráter e em suas declarações, notavelmente mais completas na doutrina cristã e nas profecias referentes a Cristo. 

E assim, deixando todos os seus trabalhos anteriores, ele adota esse tesouro recém-descoberto como a primeira parte de seu grande livro. Mas, muito estranhamente, a partir deste ponto em diante, até seu próprio tempo, não há um duplo conjunto de placas para ser selecionado e, portanto, como ele nos diz, ele tem que voltar ao seu primeiro plano, o laborioso trabalho de gravar a história mais completa, mas mais secular. 

1 -  Néfi escreve as Placas Menores, contendo um resumo dos ensinamentos espirituais.
2 - Mórmon faz um resumo das Placas de Leí, chamadas de Placas Maiores, pois continham, além dos ensinos espirituais, toda a história secular de seu povo. Neste resumo, estas placas ficam cerca de 100 vezes menores e ocupam exatamente as 116 páginas perdidas.


Singular que este velho profeta Mórmon, 1.500 anos atrás, descobriu essas outras placas de Néfi, e assim mudou a primeira parte inteira de seu livro, até o ponto preciso na história do Rei Benjamin, justamente a parte da história que Martin Harris perdeu - as 116 páginas do manuscrito!
 

E outro fato tão singular é que desde o início do Livro de Mórmon, em um grande número de lugares, estes dois conjuntos de placas são cuidadosamente distinguidos um do outro, e muito é dito sobre eles no mesmo período – até a história do rei Benjamim, onde o Sr. Harris roubou as 116 páginas. Desse ponto em diante, nada mais é dito sobre o duplo conjunto de placas.


Assim o próprio Néfi, seu irmão Jacó, e todos os escritores, até o rei Benjamim, foram preparando o caminho para essa grande mudança, necessária por causa do roubo do Sr. Harris! 

Mas, embora esses conjuntos duplos de placas sejam tantas vezes mencionados na primeira parte do Livro de Mórmon, e a característica de cada um claramente distinguida*, ainda é muito estranho que o profeta Mórmon não soubesse da existência de um conjunto contendo "mais partes do ministério", até que ele chegasse a esse ponto da história de sua nação - onde as 116 páginas de Martin Harris terminam!



*  1 E todas estas coisas meu pai viu e ouviu e disse enquanto vivia numa tenda, no vale de Lemuel; e também muitas outras mais que não podem ser escritas nestas placas.
  2 E agora, conforme falei sobre estas placas, eis que elas não são as placas nas quais faço um relato completo da história de meu povo; pois dei o nome de Néfi às placas nas quais faço um relato completo de meu povo; elas são, portanto, chamadas de placas de Néfi, segundo meu próprio nome; e estas placas também são chamadas de placas de Néfi.
  3 Não obstante, recebi um mandamento do Senhor para fazer estas placas, com o fim especial de deixar gravado um relato do ministério de meu povo.
  4 Nas outras placas deve ser gravado um relato do governo dos reis e das guerras e contendas de meu povo; estas placas tratam, portanto, na sua maior parte, do ministério, enquanto as outras placas tratam principalmente do governo dos reis e das guerras e contendas de meu povo.
  5 Ordenou-me portanto o Senhor que fizesse estas placas para um sábio propósito seu, o qual me é desconhecido.
  6 Mas o Senhor conhece todas as coisas, desde o começo; portanto ele prepara um caminho para realizar todas as suas obras entre os filhos dos homens; pois eis que ele tem todo o poder para fazer cumprir todas as suas palavras. E assim é. Amém. [1 Néfi 9:1-6]



Estas não são todas as coisas singulares que estão ligadas a este assunto.

Parece que o antigo profeta Mórmon, embora tivesse descartado seu primeiro esforço e adotado as Placas de Néfi como a primeira parte de seu livro, ainda assim, falhou em fazer com que seu filho Moroni compreendesse os fatos desse caso - pois Morôni, ao esconder estas placas na sagrada colina Cumora, tinha unido, com o livro, o primeiro esforço de seu pai [as Placas de Leí] como a PRIMEIRA PARTE do Livro de Mórmon. 

As testemunhas dizem-nos claramente de que forma o conjunto de placas foram encontrados.

"As placas que Mr. Whitmer viu eram no formato de um tablete, presas a três anéis, cerca de um terço dos quais parecia estar solto nas placas, as outras sólidas, mas com marcas perceptíveis onde as placas pareciam ter sido seladas, e que o guia apontou para Smith, e de forma muito impressionante lembrou que apenas as placas soltas deveriam ser usadas, a parte selada não deveria ser adulterada." (Myth of the Manuscript Found, page 82).

E Joseph Smith, inocentemente, começou seu trabalho de tradução nesta parte, até que ele tivesse passado para o inglês as 116 páginas, e o próprio Morôni, embora um dos filhos do grande profeta, e agora ressuscitado dentre os mortos com o objetivo especial de mostrar para o Sr. Smith onde as placas estavam ocultas, e ajudá-lo na tradução, estava evidentemente tão perdido quanto Joseph. 


Isso porque ele desconhecia a existência de outra e melhor primeira parte do Livro de Mórmon, até que esse conhecimento foi trazido à ele através do furto de Martin Harris.

Obviamente, ele não sabia, durante 1500 anos, que havia misturado as placas de ouro de seu pai, tanto que se não fosse pelo roubo do Sr. Harris, todo o mundo religioso de hoje teria como a primeira parte do Livro de Mórmon, um artigo muito inferior, perdendo muito do sabor e doçura do evangelho, e as profecias mais preciosas de Cristo que o livro agora, felizmente, contém. 
Suposto arranjo das placas de ouro, incluindo as placas cuja tradução foi perdida - O livro de Leí.

Realmente, os caminhos dos Mórmon são misteriosos, e assim eram os de Joseph Smith!

6 comentários:

  1. Ola investigadora;

    De uma olhada depois em meu blog http://sud-vs-rsud.blogspot.com/ na postagem "A Pedra Angular", e veja o tanto que os SUD e RSUD se divergem no que diz respeito ao Livro de Mórmon, talvez voce descubra novas coisas, Não sei se isto é possivel pq vc demonstra saber muito, mais olha lá.

    Seu amigo: Irmão R.

    ResponderExcluir
  2. Irmão R

    Eu estou SEMPRE aprendendo. Obrigada pelo link!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por mais este post das 116 páginas...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Missionário.

    Hoje creio que encerrei esse assunto com a parte 3.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou lendo seus comentários e gostaria de saber se você faz pesquisas sobre outras religiões ou somente sobre os Mormons?
    Se a reposta for somente sobre os Mormons, porque?
    Outra pergunta, você já estudou sobre os escritos dos Sumérios? Acha que é verdade?

    ResponderExcluir
  6. Estudioso

    Minha pesquisa é só sobre a igreja mórmon, pois fui membro desta por mais de 10 anos - está no meu perfil.

    Conheço a igreja por dentro, as mentiras que me foram ensinadas, assim como para todos os membros do que era minha Ala, e do que está nos manuais, que são muito distintos daverdade.

    Quando comecei a estudar um pouco mais, nos PRÓPRIOS LIVROS DA IGREJA, fiquei abismada com tamanha distância do que era ensinado e do que é ensinado hoje, e decido compartilhar com todos que quiserem saber.

    Jamais faria isso sobre outra igreja, pois não as conheço bem para ter tanta certeza do que escrevo.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.