Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Reservas de caça da igreja SUD


"Até que ponto deve o princípio do ‘respeito pela vida’ser estendido para aves e animais de criação? O que as escrituras, Joseph Smith, e outros líderes da Igreja ensinam sobre o grande projeto e propósitos das criações não-humanas de Deus?

"Ter ‘domínio’ sobre o reino das criaturas significa que somos seus predadores e exploradores ou isso sugere que uma relação de ‘mordomia’, em que nós nos tornamos seus cuidadores a fim de ajudá-los a ‘cumprirem a plena meta de sua criação’?

“Se as escrituras ensinam: ‘ai de homem que derrama sangue ou desperdiça carne e não têm necessidade’, e ‘o sangue de cada animal cobrarei de suas mãos’, qual lógica poderia ser usada para explicar as empresas de propriedade da Igreja, como a Deseret Land and Livestock e Westlake Hunting Preserve? Essas operações constituem sacrificar um princípio pelo lucro?" Sacrificing Principle for Profit: Church Wildlife Enterprises and Hunting Preserves, Sunstone Magazine


A Igreja SUD é proprietária e opera, pelo menos, duas Reservas de Caça: a Deseret Land and Livestock e a Westlake Hunting Preserve, no Condado de Utah.

Muitos mórmons possuem uma arma de caça e muitos participam de caça esportiva. Milhões de americanos caçam todos os anos e é uma grande indústria. Então, qual é o problema da Igreja lucrar com isso? Bem, quando nós consideramos as escrituras SUDs e as declarações de autoridades gerais abaixo, é claro que não estamos falando de "apenas uma outra empresa de caça:"


"E certamente, o sangue não deverá ser derramado, só para obter a carne, para salvar suas vidas; e o sangue de todo animal, Eu o cobrarei da tua mão." (Gênesis 9:11, JST)


Lorenzo Snow
Lorenzo Snow, que presidiu a Igreja no final de 1800, passou por uma metamorfose, desenvolvendo uma preocupação com o bem estar da vida animal, ainda quando jovem. Ele descreveu sua mudança, como segue:


"Matar por esporte é errado ... Um dia, enquanto o dia passava lentamente, tirei a minha arma com a intenção de entregar-me a um pouco de diversão caçando perus...

"Desde a infância eu era especialmente, e posso dizer estranhamente apegado às armas. Caçar nas florestas de Ohio era um passatempo que, para mim, possuia a atração mais fascinante.

"Nunca ocorreu em minha mente que isso era errado, que desfrutar do 'que era esporte para mim era a morte para eles'; que ao atirar em perus, esquilos, etc, eu estava tirando uma vida que eu não poderia dar. Assim, eu me deleitava em um esporte assassino sem o menor escrúpulo de consciência." Teachings of Lorenzo Snow, p.188-189


Joseph F. Smith
Joseph F. Smith era sobrinho do fundador da igreja, Joseph Smith, e no início de 1900 também foi presidente da igreja. Quanto à caça esportiva, ele disse:


"Eu nunca consegui ver porque um homem deve estar impregnado com o sedento desejo de sangue para matar e destruir a vida animal. Eu conheço homens - e eles ainda existem entre nós - que gostam do que é, para eles, o "esporte" de caça ...

“Eu não acredito que qualquer homem deva matar animais ou aves, a menos que ele precise delas para se alimentar .. . Eu acho que é crueldade dos homens a sede em suas almas de matarem quase tudo que possui vida animal. É errado ..." Answers to Gospel Questions, Vol.4, p.48


George Q. Cannon
George Q. Cannon, conselheiro na Primeira Presidência de Brigham Young e editor do Juvenile Instructor, provavelmente escreveu mais sobre o tratamento humanitário dos animais do que qualquer outro membro da Igreja.  

Em 1868, ele começou a escrever editoriais defendendo a bondade com os animais e em 1897 fundou uma Escola Dominical patrocinada pelo "Dia Humane", que se tornou um evento anual. A maioria dos membros da Igreja não sabem nada sobre isso, mas este programa continuou na Igreja nos próximos 20 anos.

Ele escreveu:


"Devemos, por todos os meios ao nosso alcance, impressionar a nova geração sobre o valor da vida e como é terrível o pecado de tirar a vida. A vida dos animais deve ser considerada muito mais sagrada do que elas são.

“Os jovens devem ser ensinados a serem muito misericordiosos para com a criação bruta e não tirar sua vida arbitrariamente ou por esporte. A prática da caça e o jogo de matar apenas por esporte devem ser desaprovados e não serem incentivados entre nós.

“Deus criou as aves e os animais para a conveniência e conforto do homem, para seu consumo no momento certo e nas circunstâncias adequadas. Mas Ele não justifica que os homens cruelmente matem essas criaturas que Ele fez e com a qual Ele tem suprido a terra." Gospel Truth, Vol. 1, p.30


Apesar destas e muitas outras afirmações fortes e claras dos antigos líderes da Igreja SUD, seus membros têm mantido diversas opiniões sobre a caça esportiva desde que a igreja foi formada em 1830. 

Spencer W. Kimball
Em 1978, no entanto, o presidente Spencer W. Kimball pediu em uma conferência mundial que os SUDs evitassem o abate de animais apenas por prazer, mas muitos mórmons ainda participam da caça recreativa.  


"Agora, eu também gostaria de acrescentar alguns dos meus sentimentos sobre o derramamento desnecessário de sangue e destruição da vida.

“Eu acho que cada alma deve estar impressionada com os sentimentos que aqui foram expressos pelos profetas. E não apenas com referência ao abate de aves inocentes, mas também com a vida selvagem do nosso país, que destróem pragas que são as reais inimigas do agricultor e da humanidade.

“Não é só maldade os destruir, é uma vergonha, na minha opinião. Penso que este princípio não deve se estender apenas para a vida das aves, mas para a vida de todos os animais " Fundamental Principles to Ponder and Live, Ensign (CR), November 1978, p.43.


A igreja permite o livre exercício da consciência pessoal nesta matéria, mas é espantoso saber que a própria igreja SUD tem lucro financeiro ao incentivar ativamente a caça esportiva.

Algo aconteceu entre os dias que essas declarações foram feitas e os dias de hoje, onde a caça desportiva com fins lucrativos dentro da Igreja foi subitamente considerada uma boa idéia - tanto assim que os missionários foram inicialmente enviados para cuidar do local.

Como partiram de uma época em que a Igreja promovia tanta consideração pela vida animal, que Joseph Smith impediu a matança desnecessária de cascavéis, quando os pioneiros colocavam suas mãos sobre seus bois para abençoá-los, quando os animais eram tidos como chave para suas sobrevivências, e a caça era feita apenas porque era necessária para sustentar suas vidas - para chegarem aos dias em que os animais são caçados por recreação e lucro? 

O que isso nos diz sobre a cultura e a religião SUD?

Em 08 de julho de 2000, um jornal de Salt Lake City, The Deseret News, publicou um artigo sobre essa área relativamente nova de negócios da igreja (veja AQUI).

O artigo descreve como a Farm Management Company (a subsidiária integral da igreja, que opera suas instalações agrícolas) estabeleceu reservas de caça privadas para os caçadores ricos em certas terras de propriedade da igreja para gerar receitas adicionais.


Para financiar sua expansão e um programa agressivo de construção, a igreja opera com empresas que complementem os dízimos e as ofertas recolhidas dos seus membros. Ao longo dos anos, a igreja tem acumulado propriedades e empresas como uma companhia de seguros, uma cadeia de lojas de departamento, um jornal e rede de TV e estações de rádio.

Nos últimos anos, entretanto, ela mudou e começou a vender as empresas que deixaram de desempenhar um papel central em sua missão. Por exemplo, a cadeia de lojas de departamento foi vendida recentemente.

Porém, ao contrário de outras empresas de negócios da Igreja, missionários foram enviados para "servir a Deus de uma maneira mais incomum", de acordo com este artigo de julho de 2000, no Deseret News sobre a reserva de caça da Igreja SUD.


Os missionários plantam grãos nos campos para atrairem um maior número de animais, e funcionam como anfitiãos para os caçadores, que pagam até US$11.500,00 mais taxas e licença, no ano de 2001, para utilizarem as instalações.

No artigo do Deseret News, referindo-se ao Elder Huff, que atendia à reserva Westlake, diz:


"Em vez de bater em portas, ele passa seu tempo andando pelo matagal ao longo da costa sudoeste do lago de Utah, procurando um lugar perfeito para alimentar seus pássaros com o plantio de inúmeras canteiros de centeio, milho e outros grãos ....

“Grandes tanques de retenção que não são mais utilizadas para a agricultura, agora fornecem estruturas de rega durante todo o período, atraindo não apenas aves, mas coelhos, coiotes e mesmo veados.”


É difícil imaginar a igreja possua reservas de caça sob a liderança dos citados acima, mas Gordon B. Hinckley, o presidente anterior da igreja SUD, certamente foi quem autorizou a criação das reservas de caça!

Jim Catano
Jim Catano diz que a igreja está muito tranquila sobre o assunto. Ele entrou em contato com o escritório de relações públicas, e após ser informado pelo diretor que ele iria responder às suas perguntas, foi atribuído a um de pessoal de segundo nível, manipulador da mídia, a informar-lhe, semanas mais tarde, que a igreja não responderia qualquer pergunta que ele havia apresentado para preparar seu artigo.

É um tanto irônico que os líderes da Igreja - nos dias em que os membros eram mais dependentes de animais para sua alimentação e roupas - eram tão eloquentes quanto ao tratamento humanitário dos animais, enfatizando que nunca deveriam tirar suas vidas, a menos que precisassem salvar a deles. 

Mas hoje - quando nós somos muito menos dependentes de animais para a nossa sobrevivência, e somos supostamente muito mais esclarecidos sobre a inteligência animal, sua emoção e sensibilidade à dor - os líderes da igreja estão, na sua maioria, em silêncio sobre a questão do bem-estar animal e vêem como um ajuste enviar missionários para cuidarem das áreas de caça esportiva.

Jim Catano sugere algumas abordagens que podem produzir resultados. Veja como você pode ajudar:

1. Se você conhecer pessoas SUDs, peça-lhes que saibam de seus líderes por que a Igreja está tentando lucrar com a caça recreativa, e que expliquem para você o que eles descobriram. 

Diga-lhes que você está ciente de que uma de suas responsabilidades é ajudar a construir o Reino de Deus sobre a Terra (ou Sião, como é comumente chamado), e Joseph Smith declarou em Doutrina e Convênios 105:5 que 

"Sião não pode ser construída a menos que seja pelos princípios da lei do Reino Celestial." 

Uma vez que, segundo a doutrina mórmon estabelecida, a caça esportiva não é uma atividade Celestial (ou seja, aquele que pertence à ordem mais elevada do céu), a Igreja SUD possuir reservas de caça está em conflito com seus objetivos.

2. Se você é um SUD, pergunte ao seu bispo, presidente de estaca e outras autoridades que descubram como a igreja pode operar esses lugares tendo em vista as fortes declarações contra de caça esportiva dos líderes do passado. Conforme você discute isso com eles, uma resposta típica pode ser:


"As reservas de caça são apenas  operações comerciais de propriedade da igreja, mas são dirigidas separadas da igreja".


Essa resposta é fácil, e destina-se a desviar a atenção das duas questões que são centrais:
 

"Pode uma igreja operar através de inspiração divina e ignorar a clara condenação da caça esportiva por vários dos seus ex-presidentes que eram considerados porta-vozes de Deus?"


Finalmente,


"É realmente bom para qualquer grupo religioso arrecadar dinheiro através da promoção de esporte de derramamento de sangue?"


1 de agosto de 2001:

Jim Catano teve tempo para ir à uma excursão na reserva de caça de propriedade da igreja em Westlake Hunting Preserve, Utah. Ele chegou de surpresa, mas foi recebido cordialmente por Kevin Albrecht, que é o gerente. Quase um ano atrás, ele e sua esposa substituiram o casal de missionários que tinham essa atribuição.

Kevin se ofereceu para levá-lo para um passeio, assim eles rodaram cerca de meia hora pela reserva para verem as plantações de grãos mistos que são plantados como uma atração para os pássaros. 

Faisões
Viram pombos, gansos, faisões e gaviões que Kevin disse que são abundantes na área, juntamente com uma grande população de águias americanas devido à grande população de aves de caça e de coelhos, que os habitats atraem. A temporada de caça às aves ocorre três meses por ano.

Os esforços de Jim Catano em chamar a atenção da hierarquia da Igreja quanto à oposição as reservas de caça já tiveram um impacto. 

Não só os missionários já não fazem parte dos que trabalham nas reservas, mas a "caça enlatada", onde as aves que foram criadas em cativeiro são libertadas pouco antes de serem caçadas já não acontecem mais. 

Kevin também informou como foi reforçada a aplicação das regras estritas e que os membros devem comunicar quando acreditam que pássaros estejam feridos, mas não consiguem encontrar como parte de seu limite diário. Ele está bastante confiante de que os membros fazem isso, embora Catano tenha suas dúvidas de que todos o façam.

Catano não mudou de opinião sobre o mérito da existência dessas reservas, mas diz estar um pouco satisfeito em saber que estas reservas podem ser o "melhor do pior."  

Isso porque o resultado final tem-se mantido inalterado: animais sendo caçados com fins lucrativos para a igreja. 

De fato, quem come coiote? E US$ 11.500,00 dólares por uns poucos bifes de alce?  

Essa discussão é muito séria e trata de animais sendo propositadamente multiplicados para criarem condições perfeitas e sendo atraídos para a reserva com a finalidade de serem mortos "apenas por diversão" - não porque eles precisam da carne para viver, como o presidente Smith declarou acima.

Ironicamente, The Humane Society dos Estados Unidos tem uma página na internet louvando a igreja SUD por seus ensinamentos sobre a vida animal. Será que ela merece esse louvor? Ou eles não fazem nada, mas o suposto respeito para com os animais e seu direito à vida é apenas da boca para fora?

Apesar dos ensinamentos e declarações das Autoridades Gerais do passado sobre a caça e tirar a vida animal, muitos não tem nenhum problema pessoal com a caça esportiva. Mas imaginemos as seguintes situações puramente hipotéticas:


- A Igreja prega contra o consumo de álcool, mas compra um vinhedo na Califórnia e lucra com a venda das uvas para a produção de vinho.

- A Igreja ensina que a pornografia é errada, mas tem uma participação em uma revista de moda popular com as mulheres escassamente vestidas e em poses sexuais.

- A Igreja se opõe ao aborto, mas possui uma propriedade na Flórida que aluga uma clínica de aborto.


Você estaria preparado para defender esses cenários hipotéticos, da mesma forma que você defende a reserva de caça da igreja?

De todas as boas maneiras de ganhar dinheiro, isso é o melhor que a igreja pode fazer? A igreja está ou não sacrificando seus princípios pelo lucro?

Gerald E. Jones declarou o seguinte, em um artigo na Ensign de agosto de 1972, chamado “The Gospel And Animals:”


"Os profetas têm sido consistentes em lembrar os homens do seu dever para com o mundo animal. Como o Senhor disse a Noé: '... o sangue de cada animal o cobrarei de suas mãos.' (JST, Gênesis 9:11.) É nossa mordomia sagrada cuidar da Terra e todas as criaturas sobre ela. "


A igreja tem sido consistente quanto à este ensinamento?

A liderança da igreja SUD deveria refletir um pouco mais sobre essa citação de Joseph F. Smith, de um editorial publicado no Juvenile Instructor em abril de 1927:


"... A destruição desnecessária da vida é uma perda espiritual distinta para a família humana. Os homens não podem adorar o Criador e olharem com indiferença descuidada para as Suas criações. O amor por toda a vida ajuda o homem a gozar de uma vida melhor. Exalta a natureza espiritual daqueles que precisam de favor divino."

______________________
Fontes:





6 comentários:

  1. Em relação à caça o que a SUD pratica contradiz suas próprias pregações, tudo por dinheiro.
    "Fundos para a Igreja" - adota o "os fins justificam os meio"

    (Silvius)

    ResponderExcluir
  2. Nem temos muito o que comentar, não é?

    É simplesmente abominável.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. De todas as sujeiras da corporação sud, desta eu não sabia. Obrigado, investigadora, por elucidar mais este fato.
    Mais uma prova que esta "igreja" deveria se chamar Mormon Inc.

    ResponderExcluir
  4. The god Slayer

    Infelizmente, há muitas outras....

    Dê uma olhadinha nesse post:

    http://investigacoessud.blogspot.com/2009/12/igreja-sud-11-empresa-de-deus-parte-2.html

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Na Igreja dos Mórmons tudo parece uma grande fantasia, até as bençãos que eles dizem que dão; para receber uma benção patriarcal dessas vc tem que pagar o dízimo todo mês, pelo menos por um ano! Você paga para ser enganado...

    E no final das contas vc não pode ver nada, porque o anjo Moroni levou as placas de ouro para o céu... além das placas ele levou os resquícios das nações nefitas e lamanitas, levou as moedas do livro de mórmon, as espadas de aço, o alfabeto agípcio reformado, e ele não esquece de levar o seu dinheiro todo mês, eita anjinho danado! ashuahsuahsuahsuhsuashuashuashu

    ResponderExcluir
  6. Sérgio

    Parece que o Moroni também leva a consciência dos líderes da igreja, principalmente quando dinheiro e lucro estão envolvidos.

    É um verdadeiro milagre!

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.