Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Profeta paranóico e polígamo, Joe, diz que sua esposa "Filha do Inferno" Emma envenenou seu café


Posted By Steve Benson 

Texto traduzido e adaptado de  http://www.mormoncurtain.com/topic_emmasmith.html


A reivindicação criativa e sensual de Joseph Smith de que Deus lhe ordenara a prática da poligamia acabou causando-lhe todos os tipos de problemas (contribuindo, inclusive, para sua morte em Carthage, Illinois, depois de ordenar a destruição da impressora de um jornal por ter exposto sua poligamia).

Antes, no entanto, Joe suspeitou que até mesmo sua esposa estava tentando matá-lo por causa de  seu comportamento mulherengo.

Em seu livro, "Mormon Enigma: Emma Hale Smith" os autores SUDs Linda Rei Newell e Valeen Tippetts Avery escrevem sobre a paranóia produzida em Smith devido à poligamia:

"Embora a tentativa de Emma a aceitar o casamento plural trouxe uma paz temporária para a família Smith, nem Emma se decidiu, nem a paz durou por muito tempo. Emily Partridge comentou que Joseph andava pela casa, com as mãos cruzadas para trás (a maneira como ele colocava suas mãos quando sua mente estava profundamente perturbada), seu rosto mostrando que ele estava pesado com algum fardo terrível. "

"A tensão na sua vida privada, juntamente com as ameaças de saqueadores e as dissensões dentro da igreja e da comunidade, começaram a afetar a saúde de Joseph. No domingo, 5 de novembro, Joseph sentiu-se subitamente doente e vomitou com tanta força que deslocou o maxilar e ‘expeliu sangue fresco’.

"Seu auto-diagnóstico foi que ele tinha todos os sintomas de envenenamento. Mas à noite, ele estava bem o suficiente para participar de uma reunião do Conselho da Investidura no quarto sobre a loja de tijolos vermelhos.

"Segundo a literatura médica atual, nenhum veneno disponível em 1844 seria cáustico suficiente para fazer jorrar sangue do estômago logo após sua ingestão, como os sintomas apresentados por Joseph, e ainda ser tão ineficaz para permitir que a vítima voltasse ao exercício de suas atividades normais dentro de poucas horas...

"Vinte e dois anos mais tarde, Brigham Young descreveu um conselho secreto’... no qual ele disse que Joseph acusou Emma da intoxicação e ‘mandou-a negá-lo se pudesse.... Ele disse que ela era uma filha do inferno, e, literalmente, a mulher mais perversa sobre a terra, que não havia ninguém mais perversa do que ela. Ele perguntou a ela onde ela conseguira o veneno, e como ela o colocou em uma xícara de caféDisse ele:   

'Você conseguiu esse veneno assim e assado, e eu bebi, mas você não pode me matar’. Quando ele entrou em seu estômago, ele foi até a porta e jogou-o fora. Ele falou com ela naquele conselho de uma forma muito severa, e ela nunca disse uma palavra em defesa. Tenho testemunhas ao meu lado, que podem testificar de que estou agora dizendo a verdade. Ela tentou matá-lo duas vezes.’

“[Young] não entrou em detalhes sobre a segunda ocorrência alegada, mas em 1866, a retórica de Brigham poderia muito bem ter sido mais forte que as palavras reais de Joseph, pois veio num momento em que Brigham estava particularmente hostil em relação a Emma.

"A evidência sugere que Joseph, de fato, acusou Emma de envenenar seu café. Registros em seu diário dizem que ele e Emma não participaram do círculo de oração na reunião....    

"Isto é particularmente importante porque os membros eram convidados a não aderirem ao círculo de oração se tivessem sentimentos de antagonismo em relação a qualquer outra pessoa no grupo. Somente circunstâncias incomuns teria restringido-os. Aparentemente Joseph acreditava, na época, que Emma o envenenara, mas uma forte evidência sugere que a seu auto-diagnóstico estava errado e, também, sua acusação contra Emma.

"Cinco semanas mais tarde, Joseph novamente sentiu náuseas e vômitos súbitos. ‘Acordei esta manhã com boa saúde, mas logo fui subitamente tomado por uma grande secura na boca e na garganta, e doença no estômago e vomitei.... Eu nunca fiquei tão prostrado, em tão pouco tempo, mas à noite estava consideravelmente bem’.

"Ele mencionou estarum pouco mal da saúde’ em 21 de janeiro, ‘um pouco indisposto’ em 2 de abril, ede repente doente’, em 28 de abril....

"Indigestão aguda, intoxicação alimentar, úlceras, cálculos biliares e outras doenças causam reações semelhante às de Joseph. Certamente a vida de Joseph foi preenchida com tensões emocionais e conflitos que tradicionalmente acompanham as úlceras. Quando ele teve o seu segundo ataque de vômitos, no início de dezembro, o seu diário afirma: minha mulher cuidou de mim, assistida pelo meu escrivão, Willard Richards, e seu irmão Levi, que administrou algumas bebidas leves dela.’ ... Neste caso Joseph retratou Emma como uma ajudante e enfermeira ao invés de acusá-la.

"Ele aparentemente não conseguiu modificar as conclusões de Brigham Young e John Taylor, pois Emma ficou para sempre como suspeita em suas mentes.

"Histórias de envenenamento atrairam outra suspeita: a filha de Samuel Smith, Mary, escreveu mais tarde à sua prima Ina Coolbrith, que Eliza R. Snow envenenara Joseph. Ela disse que, enquanto Eliza residia na casa de seu tio Joseph, Emma preparou para Joseph uma xícara de café e Eliza derramou algo nela, então Joseph bebeu e vomitou. Eliza não vivia na casa havia quase um ano.

"Desdemona Wadsworth Fullmer, um esposa plural casada com Joseph por Brigham Young, em julho, escreveu uma autobiografia em 1868 e relatou um sonho bizarro que pode ter sido motivada por rumores de Emma envenenando Joseph. Ela declarou:

‘Na origem da poligamia [Emma] Smith ia me envenenar. Eu disse [no sonho] ao irmão Joseph. Ele me disse que era verdade. Ela o faria se ela pudesse.'

"A conversa de envenenamento pode ter feito Emily Partridge a comentar, sobre este período: 

“ ‘Havia momentos, um em especial, que eu temi muito pela minha vida' ... Era muito mais provável que ela temesse Emma do que Emma fizesse algo contra ela. Mas a circulação de histórias de envenenamento deu origem à apreensão e desconfiança direcionadas contra Emma. " (Pp. 163-65)

BRIGHAM YOUNG TAMBÉM AFIRMOU QUE A MALVADA EMMA TENTOU CONTRA A VIDA DE JOSEPH, MAS FOI IMPEDIDA PELA FÉ

Um Brigham Young suspeito, e com a sua própria paranóia sobre Emma, declarou em um sermão de 1863 que ela tentou arrancar Young e seus amigos da Igreja, bem como tentou matar seu digno marido, Joseph:

"Nos dias de Joseph, ela [Emma] tentou tirar a mim, Br. Heber, Br. Willard Richards e os Doze Apóstolos da Igreja, e tentou destruir toda a igreja e eu sei disso.

"Joseph mesmo testificou diante do Elevado Céu mais de uma vez que ela tinha administrado veneno a ele. Há homens e mulheres hoje presentes que podem testemunhar o inferno nunca esteve tão envolto em qualquer ser humano como está nela. Ela deu-lhe uma dose muito grande e ele a vomitou e foi salvo pela fé." ("BYA," vol. 4 Gen. Conf. 7 Oct. 1863).

OUTRO MÓRMON TESTIFICOU QUE EMMA "ERA TÓXICA" PARA O PROFETA, MAS QUE DEUS FORNECEU O ANTÍDOTO

Em seu diário, Charles Lowell Walker escreveu:

"Irmão Snow... também relatou que quando Emma, a primeira esposa de Joseph, ouviu sobre a revelação [sobre a poligamia], ela perseguiu Joseph e tentou envenená-lo, mas ele foi protegido pelo Poder de Deus.” ("Diary of Charles Lowell Walker,” vol. 1, p. 438, 17 December 1876).

Independentemente de Emma haver ou não realmente tentado envenenar Joseph, obviamente Smith e os outros líderes acreditavam que fosse esse o caso. Ainda, essas acusações duras não apresentam, de forma alguma, uma imagem de felicidade conjugal.

Outras fontes:

Joseph Smith, History of the Church, Vol. 6, p.65, 
Brigham Young, conference address, 7 Oct. 1866, 
The Essential Brigham Young, p.188 (11)



8 comentários:

  1. Investigadora, obrigado por mais um post que lança mais luz sobre o que foi a vida deste "profeta". Olha, recebi o AR de volta da carta que enviei ao Elder Costa, mas até agora, nada de e-mail, nada de carta, nada de resposta. Acho que vou entrar em contato com o bispado da minha ex-ala.

    ResponderExcluir
  2. God Slayer

    É sempre um prazer trazer detalhes à tona sobre a vida e o casamento perfeitos de Joseph Smith.

    Quanto ao email da resposta do Elder Costa, o meu chegou cerca de 5 dias após o AR, então tenha um pouco mais de paciência. Talvez a secretária dele esteja mais ocupada do que nunca por causa deste blog...hehehe

    Abs

    ResponderExcluir
  3. É verdade, hehehehe...
    Caramba, mas faz quanto tempo que você se desligou oficialmente da igreja? Não pensei que você ainda poderia se lembrar... Sabe, eu tenho vários contatos aqui na imprensa local, já estava pensando em levar o caso à mídia, mas sua experiência me tranquilizou... vamos ver o que vai acontecer. Ainda tenho um contato no bispado também, vou checar com ele se sabe o que aconteceu, mas tenho quase certeza que a presidência da estaca está me enrolando. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. God Slayer

    Eu sai da igreja há mais de 20 anos, mas pedi meu desligamento oficial recentemente. :D

    Eu também era uma dessas que nào tinha idéia de como fazer isso, e só ouvia que era quase impossível conseguir tal desligamento. Então, nunca fiz parte dessa batalha. Quando decidi fazê-lo e descobri o caminho das pedras, publiquei aqui no blog.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Investigadora, num sei se vc ainda estar lembrada de mim, mas preciso muito de sua ajuda, vc pode me dar um e-mail pra contato? fique com Deus, e mais uma vez, parabens pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
  6. Cara Débora,

    Escreva enviando um email para contato - que não será publicado - e escreverei de volta para você.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. BlogSport

    Joseph não tomava café, não bebia vinho, não tomava cerveja e nem fumava. Também nõa tomava chá.

    Foi isso o que você aprendeu na igreja?

    E que tal ler os livros da época dele, o diário dele, a História da igreja original??? SIM, Joseph fazia tudo isso!!!

    Estude um pouco além do que te mandam e você descobrirá tudo isso. Aliás, tudo isso está aqui neste blog, com as referências apra você procurar por si mesmo.

    Você tem essa coragem?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.