Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Direito à sátira e à expressão

Desde o início do blog, recebemos comentários do mesmo teor: “Por que você não fala das outras igrejas?” ou “Por que você ataca nossa fé, difama a igreja de Jesus Cristo?”

A resposta para isso parece simples, não é? Aqueles que são maniqueístas, que só conseguem ter um pensamento infantilizado, a resposta já está em suas mentes: somos apóstatas a serviço do demônio. Mas aqueles que tem a mente um pouco mais avantajada há de raciocinar um pouco mais e perceberá que há respostas também simples, mas não idiotas.

Primeiro: escrevemos sobre a igreja SUD porque pertencemos à ela. Conhecemos como ela funciona, como os membros são tratados – os ricos e os pobres – e como a igreja os manipula, aos pouco, sem que percebam. Conhecemos as doutrinas, os fundamentos, e assim podemos falar de variados assuntos. Se outras igrejas fazem melhor ou pior, senhores Santos, isso não é motivo de desculpa para vocês fazerem tantas mazelas.

Segundo: Não difamamos a igreja SUD, apenas retratamos a verdade. Às vezes de forma mais ácida, às vezes de forma mais gentil, mas a verdade. E fazendo piada sim, fazendo sátira. Esse é um direito constitucional de todos os cidadãos brasileiros. Quem não gosta, que não leia. Interessante os SUDs dizerem que tem direito a crerem no que quiserem (e tem mesmo), mas que nós, seres humanos pensantes, não temos direito de rir do que acreditam. Querem respeito, mas não cansam de nos chamar de viciados, de nos jogar pragas, de nos chamar de servos do demônio, drogados, bêbados, fracos, viciados em sexo e as coisas mais vis que se imagina. Oras, nós respeitamos as pessoas, mas não respeitamso a instituição, não respeitamos como ela é conduzida e não respeitamos a lavagem cerebral feita em seus membros. Não respeitamos as grandes mentiras contadas pela igreja, não respeitamos as verdades distorcidas, ou como a própria igreja ensina, a mentira em um embrulho lindo para presente. Em compensação, os membros da igreja não respeitam os ex-mórmons, sempre inventando historinhas sórdidas para justificarem nossa saída da igreja. Quem não respeita quem agora?

Não, não fomos excomungados, não somos sórdidos, viciados em qualquer droga lícita ou ilícita, comerciantes de sexo ou qualquer outra coisa que justificasse nossa excomunhão.  Saimos da igreja porque sua história é suja, suas doutrinas são extremamente falhas e esforços e ginásticas para explicar o inexplicável chegam a ser hilários. E riremos disso, escreveremos sobre isso, até quando quisermos e quando acharmos conveniente. É nosso direito constitucional. Quanto às pragas que já jogaram sobre mim, em nome do Sacerdócio, digo que nenhuma funcionou e não funcionará. Portanto, não percam seu tempo aqui ou em qualquer outro blog com pragas, fica tão feio... E seguiremos nosso caminho!

18 comentários:

  1. Isso é algo que me deixa muito chateado com os membros! parece até "Testemunhas de Jeová" que se afastam dos menos ativos, poxa somos ensinados que se um membro enfraquecer ou até criticar a Igreja, devemos demonstrar amor por eles e orar pelos mesmos assim mesmo. Mas o que tenho visto nesse e em outros blogs, demonstram o quanto somos falhos como Igreja! estamos longe de viver o que ensinamos e isso é terrível!

    ResponderExcluir
  2. Ifac

    O que mais me irrita são os que pedem para eu falar mal de outras igrejas (sim, FALAR MAL!) ou os que vem aqui dizendo que não são mórmons, mas defendem ferozmente a igreja e usam as expressõe específicas que só são usadas dentro da igreja.

    Mentem sem necessidade, enganam e a troco do quê? Mas desses, eu tenho pena, pois são pessoas desencontradas, ainda nào entenderam nada.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Como membro, ao ler muito de suas críticas, penso no que devo melhorar como ser humano.Hoje pela manhã, minha filha não quis orar, e digo minha cara, ela não teve nenhuma sanção por isso! Ela é livre, ela não é obrigada! Digo isso porque domingo passado um certo irmão demonstrou o quanto estava decepcionado com seu filho por ele não ter casado no templo logo, optando pelo casamento civil,perguntando : se ele morrer amanhã? Espondo sua intimidade no púlpito. Não vou gerar expectativa pelos meus filhos, eu sigo minha fé e essa é minha decisão pessoal. Seu blog é esclarecedor e já estão descobrindo que ando por aqui, problema deles,que deixem de assistir novelas e que venham por a mente para funcionar aqui!

    ResponderExcluir
  4. Caro Wellington

    Fico feliz por você se sentir assim. Infelizmente, você é uma parcela minúscula dentro da igreja. Vejo pessoas que obrigam seus filhos à irem para a igreja de manhã, à tarde (ainda possuo familiares dentro da igreja) assim como fui obrigada, muitas vezes, quando nào tinha vontade alguma. Isso é uma constante.

    Você pode discordar de muitos posts daqui, como os que contém algumas suposições. Mas os que contém partes de discursos, partes de livros, escritos dos profetas como escrituras, isso simplesmente não tem como negar. A explicação pode ser a qual o membro desejar, mas o conhecimento é obrigatório.

    Apenas quando você possui o conhecimento, você possui o livre arbítrio. Mas alguns não estão sequer preparados para ter conhecimento....

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente a unica coisa bôa do mormonismo que eu tenho saudades,eram as atividades esportivas e culturais (show de talentos e bailes) que eu e minha irmã promovia-mos, foi nos palcos de show de talentos que surgiram grandes proficionais da arte aqui em Vitória - ES, eu mesmo aprendi a tocar violão,minha irmã também tocava e tinha um jovem na época, e hoje já falecido que tornou-se um músico proficional muito conceituado por aqui,tinha outro que nos bailes fazia narrações românticas e depois tornou-se um radialista conhecido de uma grande imissora de radio.Más tudo isto causava inveja nas pessôas e tinhas umas irmãs da FOC.FOC.que ficaram possessas de inveja e inventaram muitas fofocas e queriam manipular as atividades, lembro que uma vez eu convidei um grupo de jovens presbiterianos pra jogar voley e eles não foram bem recebidos e nunca mais voltaram, no final de tudo eu minhas irmãs e todos os artistas citados acima largaram o mormonismo, lá rola muita fofoca, intriga,picuinha,discriminação tanto racial e social e felizmente a maiorias das pessoas que possuem algum talento na arte e cultura não compactua com tais comportamentos negativos, ser artista é ser feliz e amor não combina com intrigas.

    ResponderExcluir
  6. Marcobagda

    Sei exatamente do que você está falando. É muita gente se metendo na vida do outro, e muita história sendo inventada. Um ambiente insalubre.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Querida investigadora, concordo 100% como o que você disse, o mal dessas desgraças de religiões, é que elas querem ser donas da verdade absoluta, não aceitam críticas, e sempre arrumam desculpas pra acobertar as falhas que elas possuem, na verdade as religiões juntamente com seus profestas e apóstolos inocularam o não a vida no mundo.
    vi a reportagem sobre os sud no jornal o globo, o jornalista foi imparcial, colou os dois lados da noticia sobre os mormons, o membros e ex membros.
    só esqueeram de mencionar que os membros é que pagam com dizimos e ofertas a boa vida dos missionarios no campo. e que a igreja são os membros, que em seu estado delirante, buscando um paraiso que só existe em suas cabeças atormentadas.
    fui cego assim também e consegui me libertar.
    fui mormom por 5 anos, e fui infeliz durante esse tempo.
    a verdadeira liberdade é aquela que nos liberta de todos os vicios....

    ResponderExcluir
  8. Investigadora, obrigado por mais um post. Sempre passo por aqui, mas dá uma tristeza quando vejo que não tem posts novos... sei que você anda bem ocupada. E sobre a matéria d'O Globo, notícias? Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Prezado god Slayer

    Sim, a matéria saiu aqui:

    http://oglobo.globo.com/pais/brasil-so-perde-para-eua-mexico-em-numero-de-mormons-3789430

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Caro Filósofo

    Infelizmente acredito que as religiões pertencem aos homens. Podem começar com boas intenções (raro, mas acontece), mas os homens sempre as distorcem, e sempre para favorecer apenas uma cúpula. É a índole da exploração que existe em tantos, mas que o fazem em nome de um ser supremo.

    O pior são as artimanhas usadas por várias delas, como culpa, medo de um futuro longe desse ser supremo, controle do que podem comer, beber, vestir, como se comportar e, o pior, os fazem acreditar que são os melhores, os escolhidos e que todos os demais são pobres coitados. Ah sim, os que abandonam esse grupo passam a ser a escória da humanidade!

    Isso acontece com a igreja SUD, com religiões orientais, outras ocidentais...enfim, é característico. Mas o nosso direito de expressão, por enquanto, está assegurado.

    Abs

    ResponderExcluir
  11. Investigadora, achei a matéria mais ou menos. Esperava mais acidez, mas foi boa. O que me surpreendeu foi que os caras entrevistaram ex-mórmons, como o Popinhaki e o carinha do Humor ExMormon. Isso foi legal. Agora me parece que vou rir muito e me indignar ao mesmo tempo com os comentários do povo lá. É uma pena que não estão mais aceitando comentários, senão adicionaria os meus. Obrigado pelo link, e tenho uma sugestão. Se tiver tempo, você poderia postar alguma coisa sobre Mitt Romney, porque acredito que ele tenha algum tipo de rabo preso. Sucesso!

    ResponderExcluir
  12. The god Slayer

    Também achei a matéria com erros, mas foi o suficiente para deixar os mórmons enraivecidos com as frases "adoram o profeta" "corporação", etc.

    Os comentários são péssimos. O jornal retirou comentários de agressão pessoal cotra o Gilberto, de calúnia, de coisas baixas, xingamentos com palavras de baixo calão...um verdadeiro lamaçal.

    Lamento que alguns usem a reportagem apenas para se promover - você verá ao ler os comentários.
    Eu, pessoalmente, sinto vergonha por estes que fazem isso. Fazem de seus blogs instrumentos de propaganda pessoal, e depois disso, vão atrás de dinheiro, com o sonho de enriquecerem apenas por serem ex-mórmons. Ser ex-mórmon não é uma qualidade, é apenas uma condição!

    Enfim, cada um age de acordo com sua consciência.

    Ans

    ResponderExcluir
  13. Minha Pesquisadora Favorita, muitos membros da Igreja já conhecem seu trabalho viu? daqui a pouco vc vai ficar tão conhecida entre os membros no Brasil quanto Sandra Tanner ou Fawn Brodie nos USA, rsrsrs! (brincadeira) mas vamos ao que interessa:

    Eu tava fuçando um dias desses na internet para saber mais sobre o Journal of Discourses e gostaria de compartilhar o que descobri com vc e os leitores do blog (se é que vc não já sabe,rsrs), sempre aprendi que o JD era uma publicação oficial da Igreja no passado mas daí me perguntei pq hj não temos acesso a ele? pq não é traduzido? Existem tantas citações dele em manuais do Instituto, etc. Então descobri que a própria BYU disponibiliza ele todo digitalizado nesse link:
    http://contentdm.lib.byu.edu/cdm/search/collection/JournalOfDiscourses3
    então fiquei alegre, pensei a Igreja realmente nada tem a esconder (afinal o JD pra quem conhece um pouco, tem muitos discursos proferidos por autoridades gerais que arrepiariam até o mais fanático KKK! rsrs!) mas qual não foi minha surpresa a ler no site oficial da igreja sobre o mesmo:
    http://www.lds.org/study/topics/journal-of-discourses?lang=por
    então fiquei muito chateado como esse documento é tratado hj pela Igreja. Quer dizer, não é uma publicação oficial? As transcrições são inexatas? então pq existem tantas citações do mesmo em manuais do Instituto e até em discursos n'A Liahona?
    parece que realmente a Igreja quer "negar a parte" com relação ao JD! um registro que anteriormente era considerada a voz do profeta Brigham Young para os ingleses hoje é tratada como um fato a ser desacreditado, não inspirado e inexato.

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. Caro Ifac

    É exatamente isso.

    O Journal of Discourses era uma forma de disponiblizar os discursos das autoridades da igreja, inclusive dos profetas, ao povo. Em vários discursos de Brigham Young ele afirma falar em nome de Deus, afirma dizer que suas palavras são escrituras.... e até mesmo esses discursos hoje são tidos como "opinião pessoal" dele.

    A igreja trata o Journal of Discourses com esse desdém porque ele está recheado de doutrinas e afirmações embaraçosas - inclusive o próprio Brigham Young afirmando que não foi Deus nem Jesus Cristo que apareceram à Joseph Smith na primeira visão, mas sim anjos. Assim, a igreja usa apenas as partes que lhe convém e descarta as demais afirmando nào ser doutrina da igreja.

    Essa, aliás, é a frase que mais se ouve nas bocas dos membros da igreja SUD: "nõa é doutrina". Pois é, não é MAIS doutrina, porque ela mudou de acordo com as necessidades dos homens. Portanto, passa longe de ser perfeita e imutável, não é?

    Algumas das doutrinas embaraçosas do JoD:

    http://investigacoessud.blogspot.com/2010/04/ensinamentos-importantes-do-journal-of.html

    Abs

    ResponderExcluir
  15. Não com a intenção de chatear o amigo Ifac, mas eu também já havia postado aqui nos comentários o link para o Journal of Discourses online. Investigadora, adorei os novos posts, muito elucidativos, obrigado, sempre visito o blog. Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. The god Slayer

    Na lista de livros da igreja deste blog, também consta o link do Journal of Discourses. Mas creio que quanto mais o publicarmos, maior a chance de alguém o acessar. Nunca é demais, nòa é mesmo?

    Os posts sõa dividiso em 4 ou 5 partes, mas como meu tempo anda escasso, estou traduzindo aos poucos. Achei melhor publicá-los em partes do que demorar demais e publicar tudo em um único bloco. Afinal, tem informações preciosas em trechos relativamente pequenos.

    Abs

    ResponderExcluir
  17. Ola investigadora...
    bem venho acompanhado seu blog ha 1mes..e graças a ele pode me libertar a tempo...
    eu e meu marido nos batizamos no dia 14/01 e uma semana depois achei o seu blog e me foi revelado muitas coisas...ex: garmet, que foi o que mais me motivou a continuar ler todos os outros posts...porq antes de batizar sempre perguntei sobre vestimentas e eles falavam que nao mudaria nada..como vc disse coisas que eles nunca irao falar antes do batismo..
    entao nos decidimos no mesmo dia q nao iriamos frenquentar a igreja...e agora depois de 1 mes os missionarios ainda ligam na vespera do domingo para irmos a reuniao...deixam bilhetinhos no portao...chegaram ate a perguntar se estavamos orando direito..nao esclarecem nada...mas a cada dia vejo q tomei a decisao certa..e que bom q fiquei somente uma semana como membra dessa igreja e pode sair sem culpa..sem medos...
    agora tenho q pedir para tirarem nosso nome dela..vamos ver se isso vai ser amigavel né...
    estou lendo a biblia e cada dia vejo que o que eles ensinam sao doutrinas de homens e nao de Jesus..
    muito obrigada por salvar pessoas deste vicio!

    ResponderExcluir
  18. Nanda

    Lembro-me quando você escreveu, assim que começou a ler o blog. Que bom que o descobriu antes que estivesse imersa nas doutrinas e repetições constantes e diárias de certos mantras.

    Entrar na igreja é muito fácil. Ter seu nomeretirado dos registros é uam tarefa árdua. Eu lembro que indiquei os links deste blog para você lê-los e proceder da forma que eles sugerem.

    Qualquer coisa, escreva.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.