Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Usando linguagem mais adequada?

Tenho lido algumas respostas indignadas de SUDs sobre as mudanças no livro de Mórmon - em especial, sobre o racismo. Eles tem alegado, com toda a prepotência, que é apenas uma "melhor adequação da linguagem do livro para a língua portuguesa", ou mesmo, para os dias atuais.

Na realidade, essas pessoas desconhecem que as mudanças foram feitas também em inglês. Portanto, não é um problema de tradução ou de necessidade de adequação de uma língua para outra.

Ainda, NÃO HOUVE, de acordo com a história oficial da igreja, qualquer erro na traduçõa feita por Joseph Smith.

Relembrando:

"Ele traduzia pondo o Urim e Tumim em um chapéu e colocava seu rosto nele, e no escuro aparecia uma frase com letras romanas. Depois ele ditava ao escriba e assim que estivesse terminado ele dizia que iria aparecer outra e assim por diante. Mas se não fosse escrito corretamente pelo escriba, a frase não desaparecia. Então nós vemos que foi maravilhoso. Foi assim que ele traduziu” [1]
Martin Harris, que foi um dos escribas de Joseph Smith, também disse:

Com a ajuda da Pedra de Vidente, apareceriam frases que eram lidas pelo profeta, depois escritas por Martin, e quando terminava este dizia ‘escrito’. Se aquela frase escrita estivesse correta, aquela frase desapareceria e outra apareceria em seu lugar. Mas se a escrita não estivesse correta, então ela permanecia até ser corrigida, de forma que a tradução era como estava gravado nas placas, precisamente no idioma então usado”. [2]
 
Vemos, portanto, que jamais qualquer erro foi cometido por Smith, pois caso este fosse cometido - mesmo que por seus escribas - a palavra correta não desaparecia do interior de seu chapéu mágico e de sua pedra do Vidente.

Quanto à essa necessidade de adequação para a lígua portuguesa, vejamos uma declaração do Manual de Instruções da Igreja: 

"A Igreja desencoraja que o Livro de Mórmon seja reescrito em um inglês mais familiar ou moderno."

A Primeira Presidência disse:
"Quando um texto sagrado é traduzida para outro idioma ou reescrito em uma linguagem mais familiar, há riscos substanciais de que este processo introduza erros doutrinários ou evidências obscuras de sua antiga origem.

"Para se proteger desses riscos, a Primeira Presidência e o Conselho dos Doze fazem uma estreita supervisão pessoal à tradução das escrituras do inglês para outras línguas e não autorizam tentativas de expressar o conteúdo doutrinário do Livro de Mórmon em inglês de maneira mais familiar ou moderna (Estas preocupações não se referem às publicações da Igreja para crianças, tais como Livro de Histórias Mórmon)."[3] 

Alguém, com bom-senso e racionalidade pode, por favor, de alguma forma, explicar as mais de 4 mil mudanças do Livro de Mórmon? Ou apenas a retirada das passagens racistas? (para mais detalhes, veja AQUI).

_________________
Fontes:
1. Citado in Dean Jessee, "Joseph Knight's Recollection of Early Mormon History," BYU Studies, vol. 17:1 (outono de 1976), p. 35.
2. Edward Stevenson, "One of the Three Witnesses," reimpresso do Deseret News, 30 nov. 1881 in Millennial Star, 44 (6 fev. 1882): 86-87.
3.declaração da  Primeira Presidência, Ensign, abril 1993, 74.

6 comentários:

  1. Ja li muito o livro de mormon ,nao duvido que seja sagrado. Mas nao acho que seja o livro mais correto da terra,tudo pode haver erros,nele ha mensagems bonitas mais eu amo abiblia esempre vai ser minha escritura preferida,e acho que na biblia ja tem tudo oque precicamos me sinto colocando deus em segundo plano colocando o livro de mormon em primeiro lugar. Eu tambem acho muito estranho eles pedirem a todo o istant que leiamos o ldm me sinto pressionada,eles nao dao muita importancia para a biblia nao e estranho?

    ResponderExcluir
  2. O grande comflito

    Não, nào é estranho. Uma das regras de fé da igreja SUD Diz que eles acreditam no livro de mórmon sobre todas as coisas, e na Bíblia, o quanto estiver correta a sua tradução...

    Isso já mostra muito bem mo que eles acreditam.

    E se você ler neste blog sobre o livro de mórmon, verá que não há absolutamente nada de sagrado neste livro.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por responder.
    Na verdade eu nao sei muito sobre o ldm ,eu estou com muitas duvidas na verdade sepre estive, nesses dois anos de membro nunca me senti envolvida com aigreja como as outras pessoas .

    Acho que sempre tem ago errado como as pessoas acreditam cegamente no que lhes ensinam,mais eu ainda nao consegui acreditar.

    Adorei oseu blog ja me esclareceu algumas duvidas ate soube coisas que eu nao sabia e acho que nunca chegaria asaber ,sobre os "negros". Estou ansiosa para saber mais...

    ResponderExcluir
  4. O grande comflito

    Que bom que você nào se envolveu. Isso permite que você esteja pronto/a para realmente ver o que se esconde por trás dessa igreja.

    No blog há vários temas interessantes, desde Joseph Smith, a farsa do Livro de Abraão, a farsa da primeira visão, a empresa de Deus, etc.

    Qualquer dúvida, escreva.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente eu me batizei nessa seita no dia 14/01/2012 e somente esse final de semana tive acesso a esse blog...estava buscando alguma coisa que me falasse como as mulheres la se vestem(uma vez que eles me falaram que nao mudava nada na maneira de vestir)porque vi que elas se vestem tampando os ombros..e por ironia caiu no seu blog na parte que fala o que os missionários nao vao te falar antes do batismo e estava o garment...entao começei a ler e ler tudo..e decidir sair desta seita o mais rapido possivel...
    somos eu e meu marido e creio que pelo fato de agente ainda nao ter ido no templo sera mais facil eles tirarem nosso nome né?
    Obrigada por ter aberto meus olhos!!
    e outra pergunta como agente preenche aquela ficha com todos nossos dados nao perigoso que eles usem para fazer algum mal para nos porq resolvemos sair?

    ResponderExcluir
  6. Cara Nanda

    A igreja SUD luta pra manter o nome de cada membro em seus registros, tenham eles passado pelo templo ou não. O caminho é longo, mas vale a pena.

    Há uma série de posts sobre "como REMOVER NOME da igreja". Começa com este:
    http://investigacoessud.blogspot.com/2011/08/semana-da-renuncia-mormon.html

    clique no canto superior direito, em "posterior", e leia todos os posts relacionados. Há algumas experiências que valem a pena serem lidas.

    Qualquer dúvida, escreva.

    Abs e boa sorte!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.